Notícias
Patriciana Guimarães leva gabinete móvel popular até a comunidade.
A vereadora e coordenadora do PRB/Mulher no Amapá, Patriciana Guimarães, esteve no final de semana com seu gabinete móvel popular, em vários bairros da capital.
O objetivo foi ouvir os munícipes e averiguar de perto os problemas pelos quais passam os moradores daqueles bairros.
Conforme a parlamentar, as maiores demandas são pontuais: falta de iluminação pública, limpeza, terraplanagem e passarelas que necessitam de revitalização.
Em um dos bairros, as moradoras Maria do Socorro e Nazaré descreveram algumas dificuldades pelas quais a população passa. “Temos uma creche que não funciona, nossas passarelas estão praticamente sem condições de uso, a iluminação pública nós quase não temos”, relatou Maria do Socorro.
“Precisamos de políticos que olhem por nós, que não venham até nós só em época de política, quando chegam pedindo nosso voto e depois somem”, disse Nazaré.
O gabinete móvel popular foi uma promessa de campanha da vereadora Patriciana. É onde o parlamentar e sua equipe se dirigem até ao povo para ouvir suas reclamações, suas necessidades e buscar soluções.
“Lugar de parlamentar é na rua, é ouvindo a população. Enquanto não sairmos de dentro de nossos gabinetes para irmos ao encontro do povo, ouvir as demandas dos munícipes, jamais saberemos o que é legislar para o povo.” Conclui Patriciana Guimarães.
Macapá sedia o I Encontro de Vereadores do Amapá
Vereadores de Macapá se mobilizam para participarem do I Encontro de Vereadores do Estado do Amapá. O evento acontece na próxima quarta-feira, 29, das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, situado à Avenida FAB. O encontro é realizado pela União das Câmaras e Vereadores do Estado do Amapá (UVEAP) em parceria com Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM).
O objetivo do encontro é debater o fortalecimento das Câmaras de Vereadores, e a modernização do processo legislativo. O debate prevê ainda contribuir para o desenvolvimento e a manutenção do legislativo municipal, gerando avanços e conquistas para o crescimento social nos municípios do Amapá.
O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, considera o I Encontro de Vereadores do Estado do Amapá, imprescindível para que as Câmaras Municipais se fortaleçam e atuem em sintonia. “Mesmo que cada município tenha suas peculiaridades, as demandas e desafios sociais são praticamente os mesmos”. Declarou Favacho.
Programação:
- Recepção
- Mesa de abertura -Governador do Amapá Waldez Góes, UVEAP, IBAM, UVB
- Os Vereadores e a Câmara Municipal (IBAM)
-A Modernização das Leis Orgânicas Municipais (IBAM)
- Almoço livre
- O Programa de Qualificação da Gestão Ambiental –PQGA (IBAM)
- Diagnóstico Ambiental dos Municípios Amapaenses (Sema)
- Orientações para o Legislativo (Ministério Público e Tribunal de Contas do Amapá)
- Encerramento e entrega de Certificados.
O vereador Acácio Favacho colocou a Câmara Municipal de Macapá à disposição da UVEAP para contribuir com a plena realização do evento
Patriciana Guimarães defende maior fiscalização no cumprimento de plantões médicos na saúde municipal.
Entre os Projetos de Lei (PL,s) defendidos pela vereadora Patriciana Guimarães (PRB), na Câmara Municipal de Macapá (CMM), está em pauta, um PL que cria mecanismos e estimula o usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), a também ajudar na fiscalização do cumprimento de plantões médicos na rede básica de saúde.
Segundo a vereadora, o Projeto de Lei obriga a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) a afixar em local visível, o nome dos médicos plantonistas e do responsável pelo plantão em Hospitais Públicos Municiais, Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde (UBS,s), e Ambulatórios de Macapá.
Conforme a matéria, a lista deve ser afixada em local visível, em tamanho e forma legível. Na lista deve conter o nome completo do médico, especialidade, registro profissional, nome dos responsáveis administrativos e dos médicos responsáveis pela chefia de plantão, além dos dias e horários dos plantões médicos.
Caso, a direção dos estabelecimentos hospitalares se recusem a cumprir o que o PL prevê, estará sujeita a aplicação de advertência, em caso de reincidência, ficará impedida de permanecer no cargo.
Patriciana Guimarães diz que o Projeto de Lei, que defende prevê entre coisas, o cumprimento da Lei de Acesso a Informação (LAI).
A lei permite, qualquer pessoa física ou jurídica, sem necessidade de apresentar motivo, receber informação de qualquer instituição pública nas esferas federal, estadual e municipal.
O Projeto foi apresentado e lido na sessão ordinária da CMM desta quinta-feira, 23. A matéria será apreciada pelas comissões permanentes, se receber parecer favorável, retornará a plenária para aprovação e posterior sansão do prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede).
Caetano Bentes propõe mais transparência na tramitação das proposições da Câmara de Vereadores
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Macapá, vereador Caetano Bentes, protocolou o projeto de resolução nº 003/17 nesta terça-feira, 21, propondo maior transparência na tramitação de proposições e acompanhando de matérias legislativas através do site da Câmara.
A proposta de Caetano é que o site mostre desde o protocolo das proposições, passando pela tramitação na secretaria legislativa, plenário, comissões até a sanção ou veto pelo poder executivo.
Para isso, o parlamentar propõe uma cooperação técnica sem ônus para a câmara com o Poder Legislativo Estadual. O sistema legislativo eletrônico da Alap implantado há cinco anos numa parceria com o senado federal é de vanguarda e considerado um dos mais completos do Brasil.
“O cidadão e até mesmo os parlamentares precisam saber como está a tramitação de suas proposições. Se temos essa tecnologia, por que não usá-la?”.
Vereadores participam da posse do desembargador João Guilherme Lages
Vereadores participam da posse do desembargador João Guilherme Lages.
O Tribunal de Justiça do Amapá empossou na manhã desta quinta-feira (23), o seu mais novo desembargador, o juiz João Guilherme Lages. Ele vai ocupar vaga deixada após a aposentadoria do desembargador Dôglas Evangelista.
A convite do egrégio tribunal, sob a presidência do desembargador Carlos Tork, os vereadores, Acácio Favacho, Marcelo Dias, Diego Duarte, Diogo Senior e Rayfran Beirão participaram da solenidade, no plenário do TJAP.
Durante sua fala, o vereador Acácio Favacho, presidente da Câmara Municipal de Macapá, enalteceu o trabalho da Justiça do Amapá, em especial ao novo desembargador João Lages. “O poder legislativo municipal deseja sabedoria, e boa sorte nessa nova empreitada.” Declarou Favacho.
A solenidade de posse do desembargador João Lages contou com a presença de autoridades dos poderes executivo, judiciário e legislativo. Familiares, amigos e alunos de cursos de Direito também acompanharam o evento.
Campanha da Fraternidade 2017: Audiência pública debate o Bioma Amazônia na Câmara de Vereadores
“Bioma Amazônia e defesa da vida no município de Macapá” é o tema da primeira audiência pública que visa refletir sobre Campanha da Fraternidade 2017.
O debate vai acontecer no dia 24 de março, a partir de 9h, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), e será realizado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Professor Rodrigo (Rede).
Audiência pública na Câmara de Vereadores debate o Bioma Amazônia
O mandato do vereador Prof. Rodrigo (Rede), realizou na manhã desta sexta-feira (24), no plenário da Câmara de Vereadores de Macapá, uma audiência pública com o tema “Bioma Amazônia e defesa da vida no município de Macapá”.
O evento contou com a participação do público e de diversas autoridades, como o coordenador da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Macapá, Padre Sisto; a promotora de justiça, Ivana Lúcia Franco Cei, do Ministério Público Estadual (MPE/AP); promotor Marcelo Moreira; Professora Ana Euler e o professor Dr. Ricardo Ângelo, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).
Participaram da audiência, os vereadores Dreiser Alencar (Rede), Patriciana Guimarães (PRB), Caetano Bentes (PSC) e Rivaldo Martins (PSOL).
Caetano Bentes presta homenagem a artistas e defende criação de espaço dedicado ao teatro experimental
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Macapá, vereador Caetano Bentes, prestou homenagem aos atores amapaenses pela passagem do Dia Mundial do Teatro, celebrado nesta segunda-feira, 27.
Caetano destacou que o Amapá possui grandes artistas e espetáculos que já foram premiados regional e nacionalmente. Para o parlamentar, é necessário se pensar na criação de um teatro experimental onde se possa fomentar a formação de novos atores e de plateias e a apresentação de espetáculos para públicos reduzidos. “É inadmissível que após mais de 20 anos da criação do estado só tenhamos o Teatro das Bacabeiras como espaço das artes cênicas”, destacou.
O vereador elogiou a iniciativa da prefeitura em utilizar o CEU das Artes, localizado na Zona Norte, como um espaço também dedicado ao teatro mas disse que a própria comunidade precisa se apropriar dessa proposta, promovendo apresentações organizadas por novos atores e autores, e não servindo apenas como plateia.
Origem da data
Em 1961, o Instituto Internacional de Teatro da Unesco (órgão das Nações Unidas voltado à educação, à ciência e à cultura), resolveu criar uma data dedicada às atividades culturais durante seu IX Congresso Mundial, em Viena. O dia da inauguração do Teatro das Nações, em Paris, França, foi escolhido para a realização da festa. A partir de então, a ONU envia uma mensagem sobre a importância da arte teatral aos seus países membros, que é lida por uma personalidade do mundo do teatro e/ou das artes.
Gabinete Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social
Vereadores fiscalizam o aterro sanitário de Macapá
Dez dos 23 vereadores de Macapá estiveram nesta segunda-feira, 27, no aterro sanitário da cidade, localizado no quilômetro 14, da BR -156.
O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), foi quem articulou a visita. O objetivo foi verificar in loco como funciona o serviço de recolhimento, tratamento e armazenamento do lixo despejado no local.
“É imprescindível que os vereadores de Macapá conheçam o aterro sanitário. Queremos saber da capacidade e da vida útil deste aterro sanitário”. Declarou Favacho.
Acácio Favacho ressaltou que uma das preocupações dos parlamentares, é quanto a estrutura e capacidade de expansão do aterro sanitário, que hoje recebe lixo das cidades de Macapá e Santana. A região metropolitana integra as três cidades Macapá, Santana e Mazagão.
Por intermédio de um Termo de Cooperação, que deverá ser assinado ainda este semestre entre as três prefeituras metropolitanas, todo lixo recolhido nas cidades de Macapá, Santana e Mazagão será despejado no aterro sanitário da capital.
Atualmente o aterro sanitário recebe em média 400 toneladas de lixo por dia, incluindo lixo doméstico, hospitalar, comercial e entulho.
Participaram da visita os vereadores Acácio Favacho (PROS), Odilson Nunes (PRB), Bruna Guimarães (PSDB), Patriciana Guimarães (PRB), Cláudio Góes (PDT), Auciney Maciel (PSDB), Diogo Senior (PMB), Rayfran Beirão (PR), Ruzivan Pontes (SD) e Rinaldo Martins (PSOL).
Indicação do vereador Rinaldo solicita recursos para construção do Laboratório Central do município de Macapá
Visando ampliar o atendimento gratuito para a população, o vereador Rinaldo (PSOL) entrou com uma indicação junto ao senador Davi Alcolumbre (DEM) para que o parlamentar direcione recursos federais para a construção do Laboratório Central do município de Macapá. Atualmente, os exames são feitos em apenas cinco UBS’s. A demanda foi elaborada junto com os profissionais de saúde do município ainda no período eleitoral de 2016.
A proposta do laboratório é também diminuir o tempo de espera dos resultados e a disponibilidade de novos exames na rede municipal de saúde. Segundo o vereador, a rapidez no resultado e a ampliação do número de exames otimizarão os diagnósticos no momento da consulta.
“Ter uma celeridade nos resultados ajuda o paciente começar mais cedo o tratamento. E aumentar as opções de exames fará com que as pessoas mais necessitadas não precisem pagar um laboratório particular”, argumenta Rinaldo.
As UBS’s Perpétuo Socorro, Lélio Silva, Marabaixo, Rubim Aronovitch e Marcelo Cândia possuem laboratórios e fazem aproximadamente 17 mil atendimentos por mês. Entre os exames estão PCCU, tipagem sanguínea, bacteroscopia de secreção, hemograma, EAS, EPF, VDRL, toxoplasmose, rubéola, citomegalovírus, PSA, T3 e T4, TSH e PSA.
“A Secretaria Municipal de Saúde tem corpo técnico para ampliar os atendimentos, mas falta a estrutura física adequada. Por isso, é importante alocar recursos federais para atender a população”, conclui o vereador.
Vereadores de Macapá são recebidos na Justiça Federal
O presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, vereador Acácio Favacho (PROS), acompanhado de um grupo de 10 parlamentares esteve reunido na tarde desta segunda-feira (27), na sala de reuniões da Justiça Federal, com o juiz João Bosco Costa Soares.
Os vereadores foram solicitar do juiz federal, a intermediação na aquisição de uma área pertencente à União, para a construção do novo prédio da Câmara de Vereadores de Macapá.
O vereador Acácio Favacho (PROS), que preside a CMM, disse que as instalações do parlamento não comportam a nova estrutura do legislativo municipal. “O nosso prédio tem 30 anos. A cidade cresceu, assim como o número de vereadores e precisamos ampliar nossa infra estrutura para melhor receber os nossos munícipes”. Argumentou Favacho.
O juiz federal, João Bosco Costa Soares, disse aos parlamentares que vai tomar informações sobre área federal, em Macapá, destinada a construção de prédio institucional. Ele colocou como alternativa, a existência de uma área no bairro Alvorada – área H – que poderia ser disponibilizada para tal construção. “Outra alternativa, seria uma reunião com a Dra. Liely Gonçalves, da Superintendência do Patrimônio da União no Amapá (SPU/AP), sobre outras áreas disponíveis às margens da rodovia Norte-Sul”. Pontuou o juiz federal.
Ficou acertado uma nova reunião, em data a ser definida pela Justiça Federal, com a presença dos vereadores, representantes da SEINF e da SPU/AP.
Hospital do Câncer
Outra pauta da reunião foi com relação ao prédio do Hospital do Câncer, na zona norte de Macapá. Uma obra que segundo os parlamentares tem sido objeto de inúmeras reclamações por parte da população. Os parlamentares querem uma definição para a obra que já dura mais de 15 anos, e pediram apoio da Justiça Federal para intervir neste imbróglio.
Durante o encontro, o juiz federal João Bosco Costa Soares, convidou os vereadores para participarem de uma audiência de conciliação, no dia 18 de abril, 10h, para tratar sobre questões relacionadas ao andamento das obras do hospital.
“O hospital está 80% concluído. Vamos ajudar a concluir essa obra”. Disse João Bosco.
Segundo informou o juiz federal, a estimativa de prejuízos no prédio, como furtos de equipamentos e nas instalações físicas, ultrapassa os R$ 10 milhões.
Norte-Sul
A conclusão das obras da rodovia Norte-Sul também foram tratadas com o juiz federal. A informação dada aos parlamentares, é que o Governo do Estado do Amapá contratou a empresa Maia Melo Engenharia, que ficará responsável por um projeto básico que vai readequar toda a extensão da rodovia e os encaixes na BR 156 e na rodovia Duca Serra.
“Até junho esse projeto vai ser entregue ao Governo do Estado. Daí segue para licitação, e ainda neste ano deve iniciar as obras”. Finalizou o juiz João Bosco.
Participaram do encontro, os vereadores Ruzivan Pontes, Diogo Senior, Gian do Nae, Auciney Maciel, Japão Baia, Odilson Nunes, Claudio Góes, Rayfran Beirão e Bruna Guimarães.
Vereadores debatem diversos problemas da cidade de Macapá.
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 28, da Câmara Municipal de Macapá (CMM), os vereadores aprovaram várias matérias de interesse da comunidade macapaense.
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) apresentou dois Projetos de Lei (PL,s). O primeiro propõe a criação do Sistema de Avaliação de Centro de Especialidades Odontológicas, Postos de Saúde, Unidades Básicas de Saúde e Ambulatórios, denominadas Fala Saúde. Em outro PL, Patriciana Guimarães, prevê disciplinar o uso de fogos de artifício silenciosos em eventos públicos e particulares.
Os vereadores apresentaram 12 indicações. As matérias, destinadas ao Governo do Estado, foram propostas pelos vereadores Bruna Guimarães (PSDB), Patriciana Guimarães (PRB), Cláudio Góes (PDT), Rayfran Beirão (PR), Antônio Grilo (PV), Ruzivan Pontes (SD) e Pastor Didio Silva (PRP).
Na ocasião foram aprovados também 52 requerimentos destinados a Prefeitura Municipal de Macapá. Os pleitos foram defendidos pelos vereadores Yuri Pelas (PMDB), Patriciana Guimarães (PRB), Bruna Guimarães (PSDB), Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade), Cláudio Góes (PDT), Rayfran Beirão (PR), Maraína Martins (PR), Rinaldo Martins (PSOL), Antônio Grilo (PV), Ruzivan Pontes (SD), Japão Baia (PDT), Marcelo Dias (PPS) e Pastor Didio Silva (PRP).
A maioria das demandas apontadas pelos parlamentares, são nas áreas de saúde, educação, energia elétrica, obras e infraestrutura.
Encontro de Vereadores
Nesta quarta-feira (29), vereadores de todos os municípios, participam do I Encontro de Vereadores do Estado do Amapá. O evento acontece das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, situado à Avenida FAB.
O encontro é realizado pela União das Câmaras e Vereadores do Estado do Amapá (UVEAP) em parceria com Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), e objetiva debater o fortalecimento das Câmaras de Vereadores, e a modernização do processo legislativo.
O debate prevê ainda contribuir para o desenvolvimento e a manutenção do legislativo municipal, gerando avanços e conquistas para o crescimento social nos municípios do Amapá.
Programação:
- Recepção
- Mesa de abertura -Governador do Amapá Waldez Góes, UVEAP, IBAM, UVB
- Os Vereadores e a Câmara Municipal (IBAM)
-A Modernização das Leis Orgânicas Municipais (IBAM)
- Almoço livre
- O Programa de Qualificação da Gestão Ambiental –PQGA (IBAM)
- Diagnóstico Ambiental dos Municípios Amapaenses (Sema)
- Orientações para o Legislativo (Ministério Público e Tribunal de Contas do Amapá)
- Encerramento e entrega de Certificados.
Vereador Diego Duarte solicita limpeza e desobstrução de manilhas no Bairro Araxá.
O pedido foi feito através de Requerimento de Urgência, endereçado à Secretaria de Manutenção e Urbanística - SEMUR. No documento, o vereador Diego Duarte, do PTN/MCP, solicita limpeza e desobstrução das manilhas que atravessam a Rua Setentrional, entre a 9ª e 10ª avenidas, no Bairro Araxá.
As referidas tubulações são os únicos meios de escoamento das águas das chuvas no local. A falta de drenagem tem provocado constantes alagamentos das vias e casas das adjacências, contabilizando insatisfações e prejuízos aos moradores. Diego Duarte, que visitou a área no início da semana, justificou o pedido ilustrando a realidade do problema com fotografias e relatos de pessoas que sofrem com a situação.
“Nesse período invernoso, as casas são invadidas pelas enchentes quase que diariamente. Existe muita terra e lixo dentro das manilhas, impedindo a vazão normal da água, por isso estou pleiteando a drenagem urgente, para que a população não venha a ter mais prejuízos ainda” declarou o vereador.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e já seguiu para a SEMUR. A equipe de gabinete de Diego Duarte vai acompanhar a tramitação do pedido, visando o atendimento da demanda com a maior brevidade possível.
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773
Impasse entre diretora e professores da Escola Municipal Raimunda Lima Gudes volta a ser debatido na Câmara de Vereadores
O impasse entre a direção da Escola Municipal Raimunda Lima Guedes, professores e pais de alunos, voltou a ser debatido pelos vereadores de Macapá. O assunto foi abordado pelo vereador Marcelo Dias (PPS), durante sessão ordinária desta terça-feira, 28.
Marcelo Dias chamou atenção dos demais vereadores para a gravidade do problema. Segundo ele, a situação está insustentável. “Não existe diálogo nenhum entre a diretora da escola e os professores”, acrescentou Dias.
O vereador informou também que o caso está sendo avaliado pela Secretaria Municipal de Educação (Semed). “A expectativa é que em breve, o Secretário Municipal de Educação Moises Rivaldo se pronuncie a respeito do caso”, disse.
Ele completou que semana passada um grupo de vereadores - Marcelo Dias, Caetano Bentes (PSC), Patriciana Guimarães (PRB) e Yuri Pelas (PMDB) - fez uma visita surpresa à Escola Raimunda Lima Guedes. “A situação é gravíssima. Encontramos uma escola cheia de problemas, sem infraestrutura e com banheiros sujos”, concluiu.
Macapá sedia I Encontro de Vereadores do Estado do Amapá.
Nesta quarta-feira (29), vereadores de todos os municípios, participam do I Encontro de Vereadores do Estado do Amapá.
O evento acontece das 9 às 18 horas, no Centro de Convenções João Batista de Azevedo Picanço, situado à Avenida FAB.
O encontro é realizado pela União das Câmaras e Vereadores do Estado do Amapá (UVEAP) em parceria com Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM), com apoio da Câmara de Vereadores de Macapá, e objetiva debater o fortalecimento das Câmaras de Vereadores, e a modernização do processo legislativo.
O debate prevê ainda contribuir para o desenvolvimento e a manutenção do legislativo municipal, gerando avanços e conquistas para o crescimento social nos municípios do Amapá.
Acompanhe a programação:
-Recepção
-Mesa de abertura – com a presença do governador do Amapá, autoridades e representantes da UVEAP, IBAM e UVB
Temas
- Os Vereadores e a Câmara Municipal (IBAM)
- A Modernização das Leis Orgânicas Municipais (IBAM)
- Almoço livre
Temas
- O Programa de Qualificação da Gestão Ambiental –PQGA (IBAM)
- Diagnóstico Ambiental dos Municípios Amapaenses (Sema)
- Orientações para o Legislativo (Ministério Público e Tribunal de Contas do Amapá)
- Encerramento e entrega de Certificados.
Câmara Municipal de Macapá apóia Encontro de Vereadores do Amapá.
Vereadores dos 16 municípios do Amapá participaram nesta quarta-feira, 29, do I Encontro de Vereadores do Estado do Amapá, promovido pela União das Câmaras e Vereadores do Estado do Amapá (UVEAP) e o Instituto Brasileiro de Administração Municipal (IBAM). A realização do evento contou com o apoio da Câmara Municipal de Macapá (CMM), através de seu presidente, vereador Acácio Favacho.
A ex-vereadora de Macapá, Aline Gurgel (PRB), presidente da UVEAP, destacou que o encontro serviu para debater entre outros assuntos, o papel do vereador, os desafios, a reforma da Lei Orgânica dos Municípios (LOM), função do legislativo e o legado que cada vereador deixará para o seu município após o termino de seu mandato.
“Tenho certeza que os vereadores que participaram do encontro saíram daqui mais preparados, mais capacitados para representar as populações de suas cidades”, arrematou Aline Gurgel.
Para o vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, o encontro reafirma o compromisso da UVEAP, em qualificar cada vez mais o parlamentar. Acácio considera de fundamental importância que as Câmaras Municipais comecem, de imediato, a debater temas semelhantes e de interesse dos 16 municípios, entre eles, Lei Orgânica do Município, transporte, saúde e infraestrutura.
O encontro contou também com a presença de Gilson Gonzatte, presidente da União dos Vereadores do Brasil.
Há cada três dias um jovem é assassinado no Amapá, afirma presidente da CDH da Câmara
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara de Vereadores, Caetano Bentes, disse que não há muito o que comemorar neste 30 de março, quando é celebrado o Dia Mundial da Juventude. Para ele, se nos anos 80 e 90 o grande desafio da juventude era se inserir no mercado e não abandonar os estudos, o desafio deste século é simplesmente sobreviver.
Segundo Bentes, a violência é um dos problemas mais graves e presentes na vida dos amapaenses. Mas para a parcela de jovens da população, esse problema toma proporções de tragédia. Segundo os dados do estudo Mapa da Violência 2015: adolescentes de 16 e 17 anos do Brasil, as mortes de jovens por causas naturais diminuíram significativamente desde a década de 1980, em contraste com o aumento por causas não naturais, entre as quais se destaca a disparada no número de mortes por homicídios.
Embora o estudo revele que o Amapá apareça como um dos estados em que a morte de jovens reduziu, Caetano afirma que os números são ainda muito tímidos. Em 2005 foram 112 jovens amapaenses assassinados. Em 2015 esse número caiu para 99, mas dados não oficiais contabilizam mais de 100 óbitos em 2016.
Há duas semanas o vereador promoveu uma audiência pública onde a questão dos moradores de rua foi discutida, Pelo menos uma em cada quatro pessoas que moram nas ruas são jovens entre 17 e 30 anos. No caso dos homicídios, metade das mortes tem relação com drogas ou consumo de álcool.
“Não podemos ficar inertes. Esse é um problema que envolve todas as esferas de poder. Pelo menos na Câmara, não me calarei”, afirmou Bentes.
Gabinete Vereador Caetano Bentes
Texto: José Marques Jardim
Empreendedores participam de sessão na Câmara de Vereadores e cobram conclusão das obras no Mercado central de Macapá.
Dezenas de empreendedores que trabalhavam no interior e no entorno do Mercado Central de Macapá, ocuparam as galerias da Câmara de Vereadores, na sessão ordinária desta quinta-feira (30). Eles vieram cobrar a intermediação dos parlamentares junto à Prefeitura da capital, no que se refere a conclusão das obras do complexo.
A obra foi iniciada pela Prefeitura de Macapá em julho de 2015, com previsão de ser reinaugurado em maio de 2016. Posteriormente para setembro de 2016, e por último para março deste ano.
José Marcelo, representante dos empreendedores do Mercado Central, esteve na tribuna da Casa e, denunciou ao que chamou de “abandono” do logradouro público. “Estamos vindo à esta Casa, pedindo que os senhores possam nos ajudar para que esta obra seja concluída. Nem prefeito, nem secretário dão qualquer posicionamento sobre o andamento ou não”, acrescentou o representante.
O líder disse também que a paralisação das obras tem gerado prejuízos para todos. “Sapateiro, ourives, lojas, lanchonetes e restaurantes estão com quedas nas vendas, devido a estrutura precária montada pela Prefeitura”, denuncia Marcelo.
Segundo José Marcelo, com este período chuvoso, surgiu outro problema no que tange a saúde pública. Pois o esgoto a céu aberto exala mal cheiro e serve como criadouro de mosquitos causadores da Dengue, Zika e Chikungunya.
Em resposta aos empreendedores, os vereadores presentes na sessão, prometeram tomar providencias imediatas sobre o caso, inclusive convidando o secretário de obras do município, para prestar esclarecimentos sobre o assunto, na tribuna da Casa.
O investimento no valor de R$ 2,6 milhões para a obra de reforma do Mercado Central de Macapá, foi financiado pelo Programa Calha Norte, do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar.
Vereador Rinaldo reúne com moradores do distrito do Maruanum para conhecer as demandas locais
No sábado, 1º de abril, o vereador Rinaldo visitou o distrito do Maruanum e conversou com os moradores sobre as demandas locais. Em encontro com a comunidade, Rinaldo ouviu as solicitações e discutiu melhorias e sugestões para serem levadas para a câmara de vereadores.
Um dos pontos levantados durante reunião foi a ampliação da unidade básica de saúde, pois muitos moradores das proximidades se beneficiam da UBS.
A Prefeitura de Macapá reformou e abasteceu a unidade, mas uma das reivindicações é a ampliação das instalações. Outro ponto foi a reforma do centro comunitário do distrito, onde são realizadas as reuniões da comunidade e festas comemorativas e a arena de esportes, espaços muitos utilizados pelos moradores.
Rinaldo reiterou o compromisso e afirmou que as solicitações serão encaminhadas para as respectivas secretarias para que sejam inseridas no cronograma de atividade.
Assessoria do vereador Rinaldo
Vereador Acácio Favacho pede asfaltamento para o bairro Açaí
O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), está preocupado com a situação enfrentada pelas famílias do bairro Açaí, zona norte da capital.
Após verificar a dificuldade enfrentada pelos moradores, Acácio Favacho, fez uma série de requerimentos, propondo melhorias para o bairro Açaí. O parlamentar pede ao secretário municipal de obras e serviços públicos, Emilio Escobar, a execução de serviços de pavimentação em diversas ruas do bairro Açaí, zona norte da capital.
Entre os trechos que necessitam de serviços urgente de pavimentação estão, a Rua Murici, Ananás, Maracujás e Abacaxi, todas enfrentam sérios problemas com excesso de lama, poças de água e atoleiros.
“Enquanto parlamentar, estamos fazendo a nossa parte. Estamos cobrando da Prefeitura de Macapá, a melhoria dos serviços em todos os bairros de Macapá. O bairro Açaí é um deles”, finalizou Acácio
Favacho.
Os requerimentos defendidos por Acácio Favacho foram lidos e aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá desta terça-feira, 4.
Vereadores debatem políticas públicas para a pessoa autista.
Representantes da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), usaram nesta terça-feira, 4, a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM) para fortalecer a luta em defesa da pessoa autista.
Um dos convidados foi o advogado Cassius Clay Lemos Carvalho. Ele propôs aos vereadores a elaboração de leis que possam ampliar, agilizar e fortalecer as políticas públicas de atendimento a pessoa autista.
Segundo Cassius, que defende a criação de centros educacionais específicos para atender o autista, um dos maiores gargalos existente no Amapá é a falta de diagnóstico adequado e precoce para identificar a doença. “O Estado do Amapá precisa de uma política de saúde adequada para atender com dignidade nossos autistas”, pontuou.
Conforme estatísticas, no Amapá existem mais de 7 mil autistas, cerca de 4 mil destas pessoas estão em Macapá. No entanto pela falta de diagnóstico precoce, a AMA, atende apenas 35 crianças com autismo e o Centro Educacional Raimundo Nonato Dias Rodrigues, atende aproximadamente 180 crianças.
No próximo dia 18 de junho, Dia Municipal da Pessoa com Autismo - data foi criada por intermédio de Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Marcelo Dias (PPS), os representantes da AMA, anunciam uma grande programação alusiva a data, em parceria com a Câmara Municipal de Macapá.
Os representantes da AMA vieram ao parlamento municipal a convite do vereador Professor Rodrigo (Rede Sustentabilidade).
Vereador Cláudio intervém por melhorias para o Marabaixo.
Preocupado com os inúmeros problemas enfrentados pelas milhares de famílias residentes no bairro Marabaixo, zona oeste de Macapá, o vereador Cláudio (PDT), fez uma série de requerimentos à Prefeitura Municipal de Macapá.
O parlamentar pede ao presidente da Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac), André Lima, a pintura imediata de uma faixa de pedestre, localizada a Avenida 15, esquina com a Rua 5, em frente a Escola Estadual Nilton Balieiro Machado, no Marabaixo 3. O vereador diz que a falta de sinalização no local tem provocado a imprudência de muitos motoristas e até acidentes automobilísticos.
Cláudio também propõe ao presidente da CTMac, serviços urgentes de manutenção e reforma do Terminal de Passageiros de Ônibus, situado no final da Avenida 18, também no Marabaixo 3. Em outro requerimento, o vereador pede ao Secretário Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), Emilio Escobar, a execução de serviços de terraplanagem e asfaltamento da Avenida 14, entre as Ruas 5 e 9, no mesmo bairro. Segundo o parlamentar, o trecho está cheio de buracos, poças de lama e até atoleiros neste período de inverno rigoroso.
Cláudio endereçou ainda requerimento a Prefeitura de Macapá, pedindo a recuperação e instalação de iluminação pública em todas as comunidades do Distrito de Maruanum.
Membros da CCJR se reúnem para avaliar projetos
Membros da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), da Câmara Municipal de Macapá (CMM), se reuniram nesta quarta-feira, 5. A reunião ordinária iniciou as 10 horas e contou com a presença de cinco vereadores.
O vereador Nelson Souza (Rede), presidente da CCJR, ressaltou que durante a reunião, a comissão avaliou e emitiu pareceres referentes a Projetos de Leis (PL,s) que tramitam na CMM.
Nelson Souza destacou que das 16 matérias em pauta nesta reunião, 11 foram aprovadas. O vereador citou que dois PL,s foram retirados de pauta e dois foram rejeitados pela comissão.
As matérias apreciadas pela CCJR retornarão ao plenário da Câmara Municipal de Macapá para apreciação e votação final dos vereadores. Integram a CCJR, os vereadores Nelson Souza (Rede Sustentabilidade), Bruna Guimarães (PSDB), Victor Hugo (PV), Rayfran Beirão (PR), Pastor Didio (PRP), Gian do Nae (PT do B) e Odilson Nunes (PRB).
As reuniões da CCJR acontecem todas as quartas-feiras, às 10 horas.
Câmara de Macapá define membros e presidentes das comissões permanentes
Câmara de Macapá define membros e presidentes das comissões permanentes
A Câmara Municipal de Macapá definiu e empossou os membros das comissões permanentes da Casa. Foram instaladas 11 comissões para o biênio 2017/2018 e os integrantes foram escolhidos após várias reuniões entre os vereadores no parlamento macapaense.
MEMBROS DAS COMISSÕES PERMANENTES – CMM 1ª E 2ª SESSÕES LEGISLATIVAS – XII
LEGISLATURA BIÊNIO 2017 – 2018
I – COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO – CCJR
Ver. Nelson Souza – REDE (Presidente)
Verª. Bruna Guimarães – PSDB
Ver. Victor Hugo – PV
Ver. Rayfran Beirão – PR
Ver. Pastor Didio – PRP
Ver. Gian do Nae – PT do B
Ver. Odilson Nunes – PRB
II – COMISSÃO TRIBUTÁRIA FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA – CTFO
Verª. Patriciana Guimarães – PRB (Presidente)
Ver. Cláudio – PDT
Ver. Dreiser Alencar – REDE
Verª. Maraína Martins – PR
Ver. Ruzivan Pontes – SD
III – COMISSÃO DE EDUCAÇÃO CULTURA E DESPORTOS – CECD
Ver. Auciney Maciel – PSDB (Presidente)
Ver. Marcelo Dias – PPS
Ver. Rinaldo – PSOL
Ver. Japão – PDT
Ver. Professor Rodrigo – REDE
IV – COMISSÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL – CSAS
Ver. Ruzivan Pontes – SD (Presidente)
Ver. Odilson Nunes – PRB
Verª. Maraína Martins – PR
Ver. Rinaldo – PSOL
Ver. Diogo Sênior – PMB
V – COMISSÃO DE INDÚSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS PÚBLICOS – CICSP
Ver. Cláudio – PDT (Presidente)
Ver. Ruzivan Pontes – SD
Ver. Dreiser Alencar – REDE
Ver. Odilson Nunes – PRB
Ver. Diogo Sênior - PMB
IV – COMISSÃO PERMANENTE DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER – CDDM
Verª. Maraína Martins – PR (Presidente)
Ver. Nelson Souza – REDE
Verª. Bruna Guimarães – PSDB
Verª. Patriciana Guimarães – PRB
Ver. Rinaldo – PSOL
VII – COMISSÃO PERMANENTE DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA – CDHC
Ver. Caetano Bentes – PSC (Presidente)
Ver. Pastor Didio – PRP
Ver. Professor Rodrigo – REDE
Verª. Patriciana Guimarães – PRB
Ver. Rayfran Beirão – PR
VIII – COMISSÃO PERMANENTE DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE – CDMA
Ver. Professor Rodrigo – REDE (Presidente)
Ver. Cláudio – PDT
Ver. Caetano Bentes – PSC
Ver. Marcelo Dias – PPS
Ver. Victor Hugo – PV
IX – COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA – CLP
Ver. Dreiser Alencar – REDE (Presidente)
Ver. Gian do Nae – PT do B
Ver. Diogo Sênior – PMB
X – COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTE – CVT
Ver. Japão – PDT (Presidente)
Ver. Diego Duarte – PTN
Ver. Rayfran Beirão – PR
Ver. Auciney Maciel – PSDB
Ver. Antônio Grilo – PV
XI – COMISSÃO PERMANENTE DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS – CAI
Verª. Bruna Guimarães – PSDB (Presidente)
Ver. Diego Duarte – PTN
Ver. Marcelo Dias – PPS
Ver. Pastor Didio - PRP
Ver. Antônio Grilo – PV
Verª. Patriciana Guimarães – PRB
Ver. Gian do Nae – PT do B
As Comissões
Nas Comissões Permanentes são discutidas propostas legislativas, realizadas audiências públicas e analisadas a aprovação ou rejeição de projetos. Elas também fazem estudos, investigações, apresentam proposições à instituição, recebem petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades públicas.
Conforme regimento interno da Casa, cada vereador tem direito a participar de até 3 comissões. Porém só poderá presidir uma. A escolha do presidente é decidida entre os próprios representantes.
SECOM CMM
Vereador Nelson Souza reclama das condições do Aeroporto de Macapá
Preocupado com a falta de infraestrutura do Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá, o vereador Nelson Souza (Rede), debateu o assunto nesta quinta-feira, 6, na Câmara Municipal de Macapá (CMM) durante sessão ordinária.
O parlamentar destacou que o Terminal de Passageiros de Macapá já foi considerado um dos piores do país. “O senador do Amapá Randolfe Rodrigues fez diversas gestões junto ao Ministério do Transporte, obtendo algumas conquistas para melhorar a infraestrutura do Aeroporto de Macapá, ainda assim muitos problemas continuam”, declarou Souza.
Segundo o parlamentar, entre os problemas detectados no Terminal de Passageiros do Aeroporto Internacional de Macapá destacam-se: A falta de plataformas (corredor que leva o passageiro direto do avião até o terminal de embarque e desembarque), falta de ônibus para transportar os passageiros do avião até o terminal, falta de um serviço de lanchonete adequado, e a demora excessiva na entrega das malas dos passageiros
Nelson Souza ressaltou que por intervenção do senador Randolfe Rodrigues (Rede), o Amapá, já dispõe por exemplo, de vôos diretos para Brasília sem escala exaustiva em Belém do Pará. “Pelo menos três companhias aéreas já fazem voo direto Macapá/Brasília”, concluiu.
Vereadores querem mais rigor para coibir lixeiras viciadas e acúmulo de lixo nos canais da cidade
A questão das lixeiras viciadas e do lixo acumulado em diversos pontos da cidade foi um dos temas debatidos nesta quinta-feira, 6, durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM). O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM, também se manifestou sobre o assunto.
Segundo Acácio Favacho, a questão das lixeiras viciadas e do acúmulo de lixo na cidade é assunto recorrente na cidade. “A população precisa colaborar, denunciando quem joga lixo na rua”, acrescentou.
Para Favacho, é necessário que a Prefeitura Municipal de Macapá intensifique as fiscalizações para evitar o acúmulo de sujeira nas ruas.
O vereador Rinaldo Martins (PSOL), protagonista do debate na sessão ordinária, disse que a Prefeitura de Macapá, tem feito sistematicamente a retirada de lixeiras viciadas e a limpeza dos canais da cidade, mas em poucos dias, após o serviço de limpeza, estes locais votam a acumular lixo e entulhos novamente.
Vereador Cláudio é recebido pelo prefeito de Macapá, Clécio Luis
O vereador Cláudio (PDT) foi recebido nesta quinta-feira, 6, pelo prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede). O encontro aconteceu às 11 horas, no gabinete do prefeito.
Os dois conversaram por cerca de uma hora. Embora, o vereador Cláudio não faça parte da base parlamentar aliada de Clécio Luis, o vereador ressaltou ao prefeito que seu mandato na Câmara Municipal de Macapá (CMM) também está à disposição do Executivo Municipal para ajudar no desenvolvimento e melhoria da cidade de Macapá.
O Vereador Cláudio(PDT), falou sobre a Comunidade de Itamatatuba, na localidade do Bailique, no que tange a construção do Posto de Saúde daquela localidade.
Cláudio, que é visto como um vereador popular destacou ao prefeito Clécio Luis, que em visitas aos bairros e distritos da capital, tem recebido muitas demandas da população, que segundo o parlamentar reclama da falta de serviços públicos essenciais.
“Toda e qualquer matéria ou Projeto de Lei vinda do Executivo Municipal que for para contribuir com a melhoria da qualidade de vida das pessoas, receberá o nosso apoio. Nosso papel é fiscalizar, inspecionar e debater os problemas da cidade. Desde o primeiro dia de nosso mandato na Câmara de Vereadores temos sido incessantes com o nosso trabalho”, arrematou o vereador.
Assessoria do vereador Claudio
Vereador Caetano Bentes promove audiência pública para debater Lei do Silêncio
O vereador Caetano Bentes (PSC) teve aprovado na sessão desta quinta-feira (06), da câmara de Macapá, o Requerimento 754/17 solicitando audiência pública para debater a Lei do Silêncio. A sessão vai acontecer no dia 5 de maio no plenário da CMM com a presença de representantes de órgãos de segurança, donos de bares, casas noturnas e apreciadores do som automotivo.
No mês passado o vereador participou de uma reunião que tratou do assunto na sede do Trem Desportivo Clube. Ele esteve ao lado dos vereadores Japão Baía e Victor Hugo, além do Secretário de Estado da Segurança Ericláudio Alencar, que participarão da audiência de maio.
A Lei do Silêncio chegou a ser protocolada na câmara de vereadores em março, mas acabou sendo tirada de pauta por conta das discussões que gerou.
Bentes chegou a declarar na época, que a audiência pública é a melhor forma de trazer o tema para a discussão com a participação ampla da sociedade. O vereador Victor Hugo, autor da lei compartilhou da mesma opinião.
As discussões para criar a lei do silêncio em Macapá se acirraram em 2013 quando moradores da orla do bairro Santa Inês se declaravam como os mais prejudicados pelo barulho dos aparelhos automotivos que viravam a noite, estacionados a poucos metros das residências em volume máximo.
As reclamações chegaram ao poder público, mas as providências foram paliativas com a colocação de placas proibindo o estacionamento durante o chamado período de descanso. Não adiantou.
Em 2015 a Polícia Civil chegou a sugerir a criação da lei que já existe em outros estados brasileiros e que desafogaria tanto o Batalhão Ambiental quanto a Delegacia do Meio Ambiente, que hoje recebem as reclamações de quem se sente incomodado com a poluição sonora.
A lei prevê aplicação de multas e apreensão de equipamentos de quem insistir no barulho. As vistorias e fiscalizações para coibir a poluição sonora também estão previstas na lei.
Desde que veio à tona o assunto está sendo bem recebido principalmente por quem mora perto de pontos turísticos como a orla de Macapá e algumas praças frequentadas pelos donos de som automotivo, mas não agradou em nada os proprietários de casas noturnas que sobrevivem de eventos onde a música é o carro chefe.
A legislação brasileira já prevê níveis máximos de ruídos no período diurno, estipulados em 65 decibéis; 60 durante o dia e 50 à noite. Em Macapá a situação se agravou a partir de informações estatísticas levantadas pelo Batalhão Ambiental.
Esses relatórios apontaram que a média diária de reclamações chega a 60, em um total de 1,5 mil por mês e mais de 24 mil por ano. Ainda de acordo com o batalhão, o ano de 2016 fechou com nada menos que 23.072 ligações que reclamavam de barulho.
Gabinete Vereador Caetano Bentes
Acácio Favacho participa de reunião com o governador do Amapá
Uma reunião na tarde desta sexta-feira (07), no palácio do Setentrião, sede do governo do Amapá, serviu para estabelecer um diálogo sobre futuras parcerias entre Prefeitura e Governo, em benefício da cidade de Macapá.
Durante o encontro, o governador do Amapá, Waldez Góes, ouviu atentamente as reivindicações feitas pelo prefeito da capital, Clécio Luiz e do presidente da Câmara Municipal, vereador Acácio Favacho. Eles buscam apoio financeiro do executivo estadual, para execução de futuras obras.
Na saída da reunião, o vereador Acácio Favacho falou sobre a expectativa de que convênios entre município e estado se concretizem para a retomada de várias obras, principalmente nas áreas da educação, saúde e infraestrutura urbana.
"Este tipo de reunião é muito importante para que o governador tenha conhecimento dos problemas da nossa cidade. O vereador é o porta voz da comunidade, por isso estamos em busca de soluções para os problemas da cidade de Macapá", declarou.
Participaram também do encontro, o secretário municipal de Assuntos Extraordinários, Evandro Milhomem e assessores do GEA e PMM.
Em reunião no MP, o vereador Diogo Senior busca informações de vagas no Ensino Municipal
Na sexta-feira, (7) os vereadores Diogo Senior (PMB) e Ruzivam Pontes (SD) estiveram reunidos com o Secretário do Conselho Superior do Ministério Publico (MP-AP), o promotor de Justiça Alexandre Monteiro, para tratar sobre as problemáticas que envolvem Ensino Infantil e Fundamental1 da Rede de Educação do município Macapá.
Durante a reunião, os vereadores pediram esclarecimentos sobre as ações do MP referente a obra de uma creche situada no bairro Cuba do Asfalto, localizada na Zona Sul de Macapá que está parada, e ainda sobre a conclusão da obra de duas creches, uma no bairro Renascer e outra no bairro Novo Horizonte, na Zona Norte da cidade.
O promotor de Justiça do MP, Alexandre Monteiro, reconheceu a carência de creches para atender as crianças do Ensino Infantil (de 1 a 5 anos de vida), e disse contar com o apoio da Câmara Municipal de Macapá (CMM), para ativar os dois espaços construídos na Zona Norte que já estão prontos para receber os alunos, pois segundo ele, o gestor da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), o promotor Moisés Rivaldo, explicou em reunião, que hoje município encontra dificuldades para ativar e manter esses espaços. Esclareceu que a falta de recursos para a aquisição mobiliária, bem como a contratação de pessoal são os principais entraves.
Porém, o promotor informou que nesse primeiro momento, a grande preocupação do Secretário da Educação Municipal é resolver o déficit de vagas, principalmente no Ensino Fundamental I, para diminuir o índice de crianças fora da escola. "Tanto que dos 100 processos que existiam no MP movidos por pais de alunos fora da escola, menos de 10 estão pendentes", confirmou o promotor Alexandre.
Alexandre explicou ainda que em razão disso, o MP deve trabalhar alinhado à problemática apresentada, pois entende que o Ensino Fundamental I (que atende crianças dos 6 aos 10 anos de idade e compreende as séries iniciais do 1. ao 5. Ano), além de ser responsabilidade do município, é obrigatório pelo MEC e de maior demanda na capital. "Não adianta garantirmos o ensino de crianças até seus 5 anos de idade, sendo que a partir desses 5 anos, quando o ensino é obrigatório, essa criança poderá estar fora da escola se não resolvermos primeiro a deficiência de vagas no ensino fundamental", observou o promotor Alexandre.
O vereador Diogo Senior enfatizou a problemática apresentando ao promotor do MP, os dados informados pelo secretário Moisés Rivaldo ao portal G1 Amapá, onde explica que a pré matrícula realizada em Macapá, via internet, registrou a demanda de 16.340 alunos pretendendo vagas no Ensino Fundamental, e que o município dispõe de aproximadamente 8 mil vagas apenas.
Em seguida, o vereador Diogo Senior pediu sugestão do promotor Alexandre para resolver o problema, e que o mesmo apontasse algum avanço nesse sentido.
Na oportunidade, o promotor do MP sugeriu como solução, o empenho dos parlamentares presentes, na construção de mais escolas para o município e apontou como um grande avanço no processo de matrícula, a inscrição via internet com a exigência do CPF do próprio aluno. "Antes quando era exigido o CPF dos pais ou responsáveis apareciam mais de 5 crianças inscritas no mesmo número. Agora com a exigência do CPF da própria criança, facilitou o controle das vagas e mais crianças foram matriculadas", finalizou o promotor de Justica do MP Alexandre Monteiro.
Assessoria do vereador
Câmara de Vereadores ainda não recebeu oficialmente proposta de reajuste de tarifa de ônibus
A Câmara Municipal de Macapá (CMM), ainda não recebeu oficialmente nenhum documento com proposta de reajuste de tarifa de ônibus, na capital. A informação é do presidente da CMM, vereador Acácio Favacho (PROS).
Acácio Favacho ressaltou que pela Lei Orgânica do Município (LOM), a aprovação do parecer do Conselho Municipal de Transporte, propondo o aumento da passagem, primeiro deve ir para o prefeito Clécio Luis, que deve encaminhar a proposta para esta casa de leis. Na Câmara, o parecer será analisado pela Comissão de Viação e Transporte (CVT).
O presidente da CVT da CMM, vereador Japão Baia (PDT), adianta que a comissão vai ouvir o SETAP, que terá que explicar como chegou a este valor, ouvir a CTMac, e a população para poder dar o parecer e depois enviar ao plenário para discussão e votação da matéria.
Pela planilha aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes, a tarifa de ônibus deveria ser reajustada de R$ 2,75 para R$ 3,25.
Patriciana Guimarães trabalhando junto aos bairros de Macapá
A vereadora e coordenadora do PRB/MULHER no Amapá, Patriciana Guimarães está nos bairros, ouvindo as demandas dos munícipes e fiscalizando! Sim, fiscalizando, pois dos inúmeros requerimentos que foram dado entrada por ela, alguns já estão sendo atendidos.
A Escola Municipal José Duarte de Azevedo, localizada no bairro do Pacoval estava com suas aulas comprometidas, devido aos inúmeros problemas pela qual a escola passava. Transformador queimado, salas de aula com falta de climatização, teto precisando de reparos.
Patriciana Guimarães foi verificar as reclamações do corpo docente e discente daquela escola e, logo após se dirigiu à Secretaria Municipal de Educação (SEMED)
O Secretário Municipal de Macapá, Moisés Rivaldo Pereira se comprometeu com a Vereadora que o problema da escola seria solucionado em tempo hábil.
Quinze dias, foi o tempo necessário para que os alunos pudessem usufruir de uma sala climatizada, o restante da problemática está sendo resolvido gradualmente.
Patriciana Guimarães retornou à Escola Municipal José Duarte de Azevedo para conferir a realização do trabalho feito.
“Trabalhar pelo povo é isso! É sair do Gabinete e ir para as ruas, ouvir a população, tomar ciência dos anseios daqueles que tanto necessitam de um político que realmente trabalhe por eles. Agradecemos a Prefeitura Municipal de Macapá pela agilidade na resolução do problema”, finalizou a Vereadora.
#LutarPeloPovoéMinhaMissão
#GabineteMóvelPopular
#NãoBastaFalaréPrecisoTrabalhar
Assessoria da vereadora
Caetano Bentes propõe título de utilidade pública ao Instituto Inova
O vereador Caetano Bentes apresentou o projeto de lei nº 038/17, declarando o Instituto Inova como de utilidade pública no âmbito do município de Macapá. A instituição, dirigida pela administradora Fabiola Ribeiro, já possibilitou o ingresso no mercado de trabalho de milhares de jovens, através de qualificação, encaminhamento e acompanhamento desse público.
Segundo informações da Câmara de Macapá, o título de utilidade pública confere credibilidade à entidade, pois é um reconhecimento oficial do serviço prestado por ela. De posse do título, o Instituto Inova poderá reivindicar, nos órgãos competentes, isenção de contribuições destinadas à seguridade social e de pagamento de emolumentos (taxas cobradas por cartórios). Nos casos de entidades de assistência social e de educação, o título garante imunidade fiscal.
Podem obter a titulação, as instituições sem fins lucrativos- aquelas capazes de reverter em finalidades estatutárias ou em manutenção e expansão do próprio negócio todos os lucros obtidos em atividades desenvolvidas por ela. A característica principal das entidades sem fins lucrativos é a restrição de distribuição de lucros, onde nenhum dos associados tem direitos legais sobre o saldo financeiro positivo da empresa, como é o caso do Instituto Inova.
Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social
Vereadores de Macapá voltam a debater sobre reajuste de tarifa de ônibus
Os vereadores de Macapá voltaram a debater nesta terça-feira, 18, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), o eventual reajuste da tarifa de ônibus na capital de R$ 2,75 para R$ 3,25.
A maioria dos vereadores presentes na sessão ordinária desta terça-feira, se posicionaram a respeito do assunto. O vereador Caetano Bentes (PSC), anunciou a realização de uma audiência pública para o dia 26 deste mês, às 9h, quarta-feira, no prédio da Câmara Municipal de Macapá.
A proposta é debater o transporte de passageiros em Macapá. O parlamentar defende uma discussão mais ampla sobre o sistema de transporte público, envolvendo tarifas, mobilidade urbana, acessibilidade, condições de abrigos e terminais, frota, e principalmente a responsabilidade de cada ente público e privado na melhoria do transporte coletivo.
Para os vereadores, o reajuste da tarifa de ônibus deve ser debatido com todos os segmentos interessados. O vereador Japão Baia (PDT), presidente da Comissão de Viação e Transporte (CVT) garantiu que a CMM, ainda não recebeu nenhum documento oficial que trate da proposta de reajuste da passagem de ônibus. Japão Baia, diz que assim que a CVT receber o documento, a Câmara Municipal, vai iniciar os debates sobre o assunto.
Programa ID Jovem é debatido na Câmara Municipal de Macapá
A secretária extraordinária da juventude, Joelma Santos, esteve na Câmara Municipal de Macapá (CMM) nesta terça-feira, 18, durante a sessão ordinária para explanar sobre o Programa Identidade Jovem (ID Jovem).
Joelma Santos usou a tribuna a convite do vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM. O parlamentar defende políticas públicas desse nível para a juventude. Acácio Favacho calcula que só na capital cerca de 35 mil jovens serão beneficiados com o ID Jovem.
Segundo a secretária Joelma Santos, em todo o Estado mais de 80 mil jovens terão acesso ao Programa. Ela ressaltou que o Amapá foi o primeiro Estado a aderir ao Programa Identidade Jovem (ID Jovem). O programa garante o pagamento de meia entrada de jovens de 15 a 29 anos, de baixa renda, em teatro, cinema, shows, museus, jogos de futebol, além de reservas de duas vagas gratuitamente e duas com desconto de 50% em passagens de ônibus interestaduais ou em embarcações e trens.
Joelma Santos diz que o benefício é disponibilizado aos jovens que integram famílias com renda mensal de até dois salários mínimos, inseridas no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnicio). A emissão da Identidade Jovem é gratuita.
Acácio Favacho reforça que o ID Jovem, representa um ato de respeito e valorização a juventude. “Meu mandato é pautado também nos anseios da juventude. Só em Macapá são cerca de 35 mil jovens a serem beneficiados”, enfatizou o parlamentar.
O documento de identidade do jovem de baixa renda será emitido de forma virtual, através de um aplicativo para smartphones com sistema Android, IOs e Windows Phone, desenvolvido pela Caixa Econômica Federal. Para emitir a identidade será utilizado o Número de Identificação Social (NIS) do cidadão. As inscrições podem ser feitas pelo site: www.caixa.gov.br
Vereador Rinaldo solicita reforma da UBS do Distrito do Maruanum
Após plenária feita no dia 1º de abril, no distrito do Maruanum, o vereador Rinaldo (PSOL) encaminhou à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob) solicitação de reforma da Unidade Básica de Saúde da comunidade São Pedro do Caranã, no distrito do Maruanum, distante 80 km da capital.
Na reunião, os moradores reivindicaram melhorias na UBS, que atende a população que reside no entorno do distrito. Alegam que o espaço já não comporta a atual demanda.
Além da reforma da unidade, foi solicitada a implantação do Centro Odontológico. Assim, os moradores não precisarão se deslocar até a capital para fazer o tratamento.
Assessoria do Vereador
Escritor presenteia Acácio Favacho com livro de sua autoria e agradece pelo incentivo à cultura
O historiador Dorival Santos, o “Nei”, esteve nesta quinta-feira, 20, na Câmara Municipal de Macapá (CMM) para agradecer pessoalmente ao vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM, pelo incentivo à cultura amapaense.
Dorival Santos lançou no último dia 31 de março deste ano, o livro intitulado “Entre a tortura e a Matinta Pereira – Uma abordagem cultural da Ditadura Militar, no Amapá.
O escritor ressaltou que a obra retrata os anos 60 e 70, em plena ditadura militar, de um olhar cultural, baseado nas lendas e no imaginário amapaense contado à época. Dorival Santos, diz que a pesquisa foi resultado de sua dissertação de mestrado do curso de historia social pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
“O vereador Acácio Favacho é meu amigo pessoal. Ele foi um dos principais incentivadores deste meu projeto. Fiz questão de vir até aqui a Câmara Municipal e agradecê-lo pessoalmente pelo apoio”, disse o poeta, que autografou um livro especialmente para Favacho.
Diego Duarte propõe criação de Capela Mortuária Pública em Macapá.
O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Macapá, Vereador Diego Duarte, do PTN, está propondo a criação de uma Capela Mortuária Pública no Município de Macapá. O Projeto de Lei que dispõe sobre o serviço foi protocolado na Casa em março e tramita nas comissões, com expectativa de ser votado em plenário no início de maio.
Pela redação da matéria, considera-se Capela Mortuária Pública a edificação de espaço para velório, com salas para administração, repouso, sanitários e cozinha, de uso especial, com finalidade de proporcionar funeral humano e outros atos de encomendação, sem distinção de raça, cor e credos religiosos ou ideologia política.
Diego Duarte argumenta que está propondo o serviço por causa da necessidade, principalmente das pessoas mais carentes que nem sempre têm condições financeiras, em arcar com as despesas de velório de seus entes queridos.
“Muitas famílias não têm espaços para velar seus entes queridos e nem condições financeiras para custear capelas mortuárias particulares. Vejo que essa dificuldade é constante e crescente em Macapá, por isso, elaborei esse projeto e estou apresentando aqui na Câmara.” justifica o vereador.
Pelo projeto, a administração e permissão para a utilização da Capela Mortuária será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, mediante lavratura de Termos de Permissão. A proposta autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com interessados na administração da Capela Mortuária, depois de construída.
“Espero contar com a sensibilidade dos demais vereadores na aprovação do projeto e depois com a sanção do prefeito. Entendo que esse serviço, que já existe em muitos municípios brasileiros, é importante e necessário também para a nossa população.” conclui o vereador.
A Capela Mortuária é mais um projeto de relevância social de Diego Duarte, que tem outras matérias tramitando na Casa, como: Creche para Idosos, Teste do Coraçãozinho nos Postos de Saúde, Adaptação de Veículos de Auto-Escolas para deficientes físicos e Serviço de Optometria no Município de Macapá.
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE Tels: 99147-9106 / 99115-7773
Acácio Favacho continua articulação pela construção do novo prédio da Câmara Municipal de Macapá
O juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, recebeu nesta quinta-feira, 20, o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Acácio Favacho (PROS), para tratar da aquisição de um terreno para a construção do novo prédio da CMM. Ele estava acompanhado dos vereadores Rayfran Beirão (PR), Ruzivan Pontes (Solidariedade), Diogo Senior (PMB), Odilson Nunes (PRB), Japão Baia (PDT) e Claudio (PDT).
Durante o encontro, no prédio da Justiça Federal, o juiz João Bosco Soares, se comprometeu em intervir junto à União para a concessão de um terreno à Câmara Municipal, localizado no bairro Alvorada.
“Vamos intervir para que a União repasse essas terras ao município. Desta forma, a Prefeitura de Macapá, poderá designar uma área específica para a construção da nova Câmara de Vereadores. A população, os vereadores e os servidores do Legislativo Municipal precisam de um prédio amplo e que atenda a todos”, frisou João Bosco Soares.
Ainda durante o encontro, Favacho pediu ao juiz, apoio para que o município possa reaver determinadas áreas de terras que foram doadas há muito tempo atrás e que continuam obsoletas. “O município tem dificuldade para construir creches, escolas ou qualquer prédio público por falta de espaço. A Prefeitura de Macapá precisa reaver esses lotes urgentes”, declarou Acácio.
Na oportunidade, Acácio Favacho aproveitou para entregar ao juiz João Bosco Soares, o certificado que concedeu votos de louvor ao magistrado. O voto de louvor foi proposto pelo por Acácio Favacho, e aprovado na sessão ordinária desta quinta-feira, 20, da Câmara Municipal de Macapá.
Maraína Martins tem solicitação atendida pela prefeitura
A vereadora de Macapá Maraína Martins (PR), depois de uma visita no bairro Novo Horizonte elaborou um requerimento (586/17) e solicitou à prefeitura de Macapá (PMM) através da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB) a reforma da passarela do Cai N’àgua atendendo as reivindicações dos moradores.
Em resposta ao seu requerimento a parlamentar foi comunicada que será construída uma nova passarela na localidade e que as obras terão início na primeira semana de abril.
“Logo após reunirmos com os moradores formalizamos o pedido através de requerimento e fizemos contato com o prefeito Clécio que foi extremamente sensível a necessidade dos moradores que precisam com urgência do serviço. O próximo passo agora é acompanhar esta obra”, declarou a vereadora.
A parlamentar se mostrou otimista com o resultado da proposição e afirmou continuar esse trabalho de visita nas comunidades e articulações junto as autoridades para agilizar o retorno à população.
“Irei continuar as visitas nos bairros e solicitar o apoio necessário dos órgãos competentes para que o problema possa ser resolvido, buscando alternativas viáveis e céleres. Nós temos que dar resposta ao cidadão”, finalizou.
Destaque
Requerimento 554/2017- CMM de minha autoria solicitando sinalização na nossa cidade. Propositura atendida com com sucesso. Agora os pedestres podem atravessar na faixa com maior segurança na Av. Raimundo Álvares da Costa com a Rua Odilardo Silva. Quero agradecer em especial ao diretor da CTMAC, André Lima e toda sua equipe.
Conferencia
Uma grande honra fazer parte da mesa oficial de abertura da 1• Conferência Municipal de Saúde das Mulheres. Onde serão abordados vários temas, dentre eles a vulnerabilidade e equidade na vida e na saúde das mulheres. Convido todas as macapaenses para participarem e contribuírem na elaboração das propostas que serão aprovadas.
Assessoria da vereadora Maraína Martins
Gabinete Móvel Popular fiscalizando unidades básicas de saúde!
A coordenadora e vereadora do PRB/Mulher no Amapá, Patriciana Guimarães, esteve com o seu Gabinete Móvel Popular na sexta-feira (21) atuando em alguns bairros de Macapá.
A vereadora iniciou a fiscalização pela manhã na UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro Perpétuo Socorro, a pedido dos munícipes daquele bairro que necessitam do atendimento médico daquela UBS.
A vereadora Patriciana Guimarães e sua equipe foi recebida pela enfermeira de plantão. Foi solicitado à mesma, que acompanhasse a parlamentar e sua equipe na visita ao prédio.
Houve certa resistência durante a fiscalização realizada pelo Gabinete Móvel Popular (promessa de campanha da Vereadora). Ao entrar em uma sala onde estavam armazenados alguns medicamentos, a vereadora aproveitou para verificar a data de validade dos mesmos, mas logo em seguida foi “convidada” a se retirar da sala e impedida de visitar o 2º andar do prédio.
A vereadora Patriciana Guimarães tendo o seu direito constitucional e parlamentar tolhido, pois foi impedida de continuar a visita no prédio daquela Unidade Básica de Saúde, se dirigiu à recepção, para ouvir dos munícipes que lá se encontravam em busca de atendimento médico, as suas reclamações.
Várias são as reclamações. “A falta de médicos e o mal atendimento por parte de alguns servidores da Unidade Básica de Saúde”, relatou a senhora Ana Regina Jesus e o senhor Ailson Costa. Todas as reclamações foram recebidas pela equipe do Gabinete Móvel Popular e, serão encaminhadas à SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde).
A vereadora e sua equipe se dirigiram à UBS do bairro Cidade Nova, onde puderam constatar que o prédio está em reforma, funcionando em um anexo para atendimento, em horário comercial.
E o feriado de Tiradentes continuou com mais fiscalizações. O Gabinete Móvel Popular saiu da zona norte e se dirigiu à zona leste da cidade. Dessa vez a fiscalização foi na UBS Dr. Rubim Aronovith.
A vereadora e sua equipe foram recebidas pela enfermeira chefe, que se prontificou a acompanhar a visita ao prédio daquela Unidade.
Algumas falhas foram verificadas durante a fiscalização, tal como o armazenamento do lixo hospitalar e o banheiro para pessoas com acessibilidade limitada.
As falhas serão encaminhadas à SEMSA (Secretaria Municipal de Saúde), pedindo que sejam retificadas em tempo hábil, pois os munícipes necessitam de um atendimento de saúde e, é dever do Município prestar dentro de suas Unidades Básicas de Saúde, um serviço de qualidade.
Projeto Cine Solidário proporciona "Um dia Especial" para crianças em Macapá
A vereadora Maraína Martins (PR) recebeu na tarde de domingo (23), um grupo de crianças, entre 5 e 12 anos, do Bombeiro Mirim Músico e do Projeto Esportivo Leões do Norte juntamente com seus professores, para uma sessão gratuita de cinema repleta de muita diversão, com direito a pipoca e refrigerante.
No cinema os alunos e professores assistiram a divertida animação, Os Smurfs.
Esta ação da sessão gratuita de cinema faz parte de mais uma edição do Projeto Cine Solidário, através de parceria com a Rede de Cinema Cine Imperator, que acontece todo o mês, com o objetivo de levar a magia e experiência do cinema ao maior número de crianças carentes possível.
O projeto já compartilhou a magia do cinema com crianças autistas e está em sua segunda edição.
ASCOM Vereadora Maraína Martins
Fotos: Kelwyn Melo
Por intermédio de Maraína Martins, feirantes vão ganhar local digno para trabalhar
Em reunião nesta terça feira, 25, a vereadora Maraína Martins, do Partido Republicano – PR, recebeu a garantia do Secretário do Desenvolvimento Econômico de Macapá, Lucas Abraão, de que os feirantes que comercializam produtos às margens da BR 210, próximo ao bairro Infraero II, serão remanejados para a Feira Municipal do Jardim Felicidade I, onde existem as condições adequadas para o desempenho das atividades.
A intervenção da vereadora pelos feirantes, junto à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico – SEMDEC, se deu através de um requerimento aprovado na Câmara Municipal de Macapá na semana passada. A parlamentar justificou o pedido, relatando as dificuldades que os feirantes enfrentam para vender seus produtos.
“No local onde eles estão não há condições para armazenamento e manuseio adequado dos produtos. Além disso, esses feirantes ficam expostos ao sol, chuva e ao risco do trânsito intenso da BR. Eles precisam de um espaço mais digno para atuar com seus empreendimentos”, concluiu a vereadora.
Durante a reunião desta terça feira, o secretário Lucas Abraão confirmou que todas as providências já estão sendo tomadas para o atendimento do requerimento. Segundo ele, dentro de poucos dias os feirantes já estarão no novo local, onde terão condições de trabalhar com mais comodidade e segurança, facilitando o acesso dos clientes e o aumento das vendas.
ASCOM
Gab. Ver. MARAÍNA MARTINS
Câmara de Vereadores homenageia integrantes da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal.
Durante a audiência pública desta sexta-feira, 28, que debateu o Policiamento Escolar com o tema “O papel do policiamento escolar na segurança pública”, a Câmara Municipal de Macapá (CMM) homenageou com o Mérito em Segurança Pública e o Mérito Policial, 58 integrantes da segurança pública entre policiais militares e guardas civis municipal. A audiência pública foi presidida pelo vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM.
Acácio Favacho homenageou o coronel José Carlos Correia de Souza, coronel Rodolfo Pereira de Oliveira Júnior, capitão Jeann Robert Bezerra da Fonseca, 2º tenente Anderson Montoril Sales, 2º tenente Vanessa Catriny Serra Machado, capitão Alex Sandro de Souza Chaves, 1º sargento Ivanhoé da Costa Ramos e o soldado Rerivan Serique da Costa Gato. Ele também homenageou os guardas civis municipal, Josimar de Queiroz Ataide, Eliana Leite Pantoja, Fábio Madson Monteiro da Silva, Danilo Ferreira da Costa, Ariomar dos Santos Souza, José Denis Ferreira dos Santos, Wellington de Oliveira Viana e Ivan dos Santos Palmerim.
O vereador Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade), homenageou o soldado PM, Emanuel da Silva Picanço, soldado PM, Moacir Borges, tenente PM, Marcelo Moraes dos Santos, tenente-coronel PM, Erielton Gonçalves de Oliveira e o tenente-coronel PM, Aldinei Borges de Almeida.
Enquanto que o vereador Diogo Senior (PMB), homenageou o soldado PM, Rayllan Leitão dos Santos, sub-tenente PM, Lucivaldo Tiago de Souza, tenente PM, Silvio dos Santos Ferreira, sargento PM, Noá da Silva Fernandes, 2º sargento PM, Elizonete das Merces Ribeiro e o soldado PM, Alexander Jhonata da Silva Batista.
O vereador Japão Baia (PDT), homenageou o delegado Ericlaudio Alencar Rocha (deputado estadual licenciado e atual secretário de Estado da Justiça e Segurança Pública), soldado PM, Eduardo Filipe Doebeu Matias Antunes, coronel PM, Petrucio Renato Alves de Santana, tenente-coronel PM, Claudio Braga Barbosa, tenente-coronel PM, Jones Miguel Pereira da Silva, tenente PM, Edivaldo Alves de Almeida e a major PM, Marizete Góes de Magalhães.
O vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), homenageou o sargento PM, Alcilandra Santos do Rego, 1º sargento PM, Rosângela Alves do Nascimento, sargento PM, Marlon Oliveira Farias e o Soldado PM, Fábio Henrique Baia dos Santos.
O vereador Antônio Grilo (PV), homenageou o 2º sargento PM, Emerson Picanço Sampaio, 2º sargento PM, Dilson Costa Moita, sargento PM, Marcio Rogerio de Oliveira Coutinho, soldado PM, Marciara Chagas Sampaio, soldado PM, Wenderson Monteiro da Silva e o soldado PM, Jeisiane Cordeiro Ferreira.
O vereador Caetano Bentes (PSC), homenageou o sargento PM, Edivaldo Silva Cavalcante, sargento PM, Raimundo Socorro de Oliveira Chagas, subtenente PM, Rodrigo de Almeida Monteverde, tenente PM, Andrei Oliveira Vieira, soldado PM, Uillian Rilque Leite Dias e o soldado PM, Jonathan de Carvalho Tavares.
O vereador Rayfran Beirão (PR), homenageou a soldado PM, Denise Freitas Costa, soldado PM, Danubia Sá Cavalcante, soldado PM, Rosiany dos Santos Alves, cabo PM, Erivan Alves de Lima, sargento PM, Sayonara dos Socorro Bruno Quaresma e o 3º sargento PM, Raimundo Barros Almeida.
O vereador Victor Hugo (PV), homenageou a soldado PM, Iane de Menezes Richene e a guarda civil municipal, Gardene dos Santos.
Projeto de lei que cria a Capela Mortuária Pública é aprovado na Câmara de Vereadores.
O Projeto de Lei, de autoria do Vereador e Vice-Presidente da Câmara Municipal, Diego Duarte, do PTN, que propõe a criação de uma Capela Mortuária Pública em Macapá, estava em tramitação nas comissões da Casa, desde fevereiro deste ano.
A matéria foi aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária desta terça-feira, 02, e vai seguir para a apreciação do prefeito da capital. A expectativa de Diego Duarte é de que o projeto seja sancionado pelo chefe do executivo municipal, considerando a importância do serviço, principalmente a população mais carente.
“Muitas famílias não dispõem de espaços para velar seus entes queridos e nem condições financeiras para custear capelas mortuárias particulares. Entendo que esse serviço, de caráter social, possa resolver essa dificuldade enfrentada por muitas pessoas no Município de Macapá.” justifica o vereador.
O projeto considera Capela Mortuária Pública a edificação de espaço para velório, com salas para administração, repouso, sanitários e cozinha, de uso especial, com finalidade de proporcionar funeral humano e outros atos de encomendação, sem distinção de raça, cor e credos religiosos ou ideologia política.
De acordo com a redação da matéria, a administração e permissão para a utilização da Capela Mortuária será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, mediante lavratura de Termos de Permissão. A proposta autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com interessados na administração da Capela Mortuária, depois de construída.
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773
Vereador Diogo Senior opina sobre o papel do policiamento escolar
O vereador Diogo Senior (PMB) participou na sexta-feira, 28, de audiência pública na Câmara Municipal de Macapá (CMM), que debateu o “O papel do policiamento escolar na segurança pública”. O debate foi presidido pelo vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM.
Segundo Diogo Senior, o policiamento escolar tem papel decisivo no combate a criminalidade nas escolas e nos bairros. “O trabalho desses nobres policiais tem um alcance social enorme e faz muita diferença na vida destes estudantes”.
Diogo Senior ressaltou que o policiamento escolar é uma ferramenta importante nas escolas. “A comunidade, os pais de alunos, as famílias precisam conhecer esse trabalho e apoiar o policiamento escolar”.
O parlamentar relembrou que quando era conselheiro tutelar da zona sul de Macapá, conheceu de perto a atuação da Polícia Militar nas escolas. “A presença do policial na escola gera segurança para o aluno, professores e a comunidade em geral. Nosso mandato de vereador de Macapá está à disposição da Polícia Militar e da Guarda Civil Municipal”, observou.
Ascom do vereador Diogo Senior
Câmara de Vereadores aprova passe livre para escoteiros e alunos de programas sociais
O vereador Marcelo Dias (PPS) conseguiu aprovar Projeto de Lei, de sua autoria, que institui o passe livre a alunos inscritos em projetos sociais desenvolvidos na capital. A matéria foi votada e aprovada pelos vereadores presentes a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) desta terça-feira, 2.
Segundo o parlamentar, o PL, prevê a garantia de passe livre nos ônibus urbanos de Macapá, aos alunos de grupos de escoteiros, desbravadores e alunos integrantes dos projetos sociais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros. Para ter acesso ao benefício, todos devem estar devidamente uniformizados e identificados.
Marcelo Dias destacou que com a garantia dessa isenção no pagamento da tarifa no transporte público, haverá também uma redução na evasão de adolescentes inscritos nestes projetos sociais. O Projeto de Lei segue para a sanção do prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede Sustentabilidade).
O vereador diz que muitos adolescentes e jovens são prejudicados porque não dispõem de dinheiro para pagar a tarifa de ônibus todos os dias. “O nosso Projeto de Lei assegura a eles o direito de acessar os ônibus urbanos de Macapá, com a isenção da tarifa. Para isso precisam comprovar que estão indo participar dos referidos projetos sociais defendidos em nosso projeto”, concluiu o parlamentar.
Vereador Cláudio propõe melhorias para Macapá
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) desta terça-feira, 2, o vereador Cláudio (PDT), apresentou duas indicações de sua autoria, propondo ao Governo do Estado reformas de passarelas.
A primeira propõe a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf), serviços de reparos e manutenção de passarela situada à Avenida Tupis, trecho que da acesso à Avenida 18 de Julho, bairro Muca. A outra indica também reparo e manutenção de passarela de madeira localizada à Avenida Goitacazes, entre às Ruas Santos Dumont e Carlos Drumont de Andrade, no Muca.
Em outra indicação a Polícia Militar do Amapá, Cláudio, propõe policiamento ostensivo com rondas de viaturas permanentes à Rua Luiz Lino dos Santos, próximo a Ponte Sérgio Arruda, zona norte de Macapá.
Requerimentos- Cláudio também aprovou vários requerimentos que pedem serviços de limpeza, tapa-buracos e recapeamento asfáltico de ruas e avenidas da cidade. O parlamentar pede a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), o recapeamento asfáltico da Avenida Saúde Pimentel Canto, entre as Ruas Claudomiro de Moraes e Área de Ressaca, bairro Novo Buritizal. Ele também solicitou a Semob, serviços de tapa-buracos na Avenida Raul Monteiro Valdez, no mesmo bairro.
Cláudio enviou requerimentos ainda para a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), pedindo serviços de limpeza da Rua Raimundo Ramos da Silva, bairro Parque dos Buritis e a limpeza das Ruas Cajueiro e Bananeiras, bairro Brasil Novo.
“Enquanto vereador de Macapá, vamos continuar visitando os bairros e os distritos para conversar com as pessoas e tentar ajudá-las naquilo que cabe ao vereador que é fiscalizar e propor melhorias dos serviços básicos a população”, finalizou.
Vereador Dreiser Alencar intervém por moradores dos bairros Jardim Felicidade I, Pacoval e Laguinho
Preocupado com a melhoria dos serviços públicos que chegam até os bairros da capital, o vereador Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade), fez um série de pedidos a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), propondo a execução e melhorias dos serviços já existentes nestes locais. Os requerimentos foram lidos e aprovados durante a sessão ordinária desta terça-feira, 2, da Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Dreiser Alencar enviou requerimento a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), propondo serviços de limpeza e capina na Avenida Geribá Almeida de Azevedo Costa, no bairro Jardim Felicidade I. O parlamentar propôs também a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), revitalização urgente das faixas de pedestres existentes na Rua Mato Grosso, bairro Pacoval.
Em outro requerimento, Dreiser Alencar, propõe a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), serviços de operação tapa-buracos na Avenida Pará, entre as Ruas Mato Grosso e Guanabara, no Pacoval e a execução do mesmo serviço na Avenida Pedro Américo, entre as Ruas Eliezer Levi e General Rondon, bairro Laguinho.
Gabinete nos Bairros- Dreiser Alencar deverá iniciar ainda este mês de maio, uma série de visitas aos bairros de Macapá para debater com a comunidade e levantar as demandas mais emergentes que afetam as populações residentes nestes locais. A estratégia marca a implantação do projeto “Gabinete nos Bairros”, capitaneada pelo parlamentar.
Vereador Japão Baia pede afastamento da Secretária de Saúde Municipal, Silvana Vedovelli
O vereador de Macapá Japão Baia (PDT), deverá protocolar, nesta sexta-feira (05), 10h, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), requerimento que pede o afastamento do cargo da secretária Municipal de Saúde, Silvana Vedovelli.
Japão Baia ressaltou que o pedido se baseia no Regimento Interno da CMM e na Lei Orgânica do Município, que ampara o pedido de afastamento de qualquer gestor municipal, em caso de desobediência à uma convocação de um vereador.
O parlamentar apontou que Silvana Vedovelli não atendeu à uma convocação feita por ele, com base em requerimento, aprovado pela CMM, para que ela viesse a tribuna desta Casa de Leis, prestar informações sobre o sistema de saúde municipal.
Por outro lado, o vereador diz que em visitas sistemáticas nos Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS,s), em bairros e distritos de Macapá, detectou várias irregularidades, entre elas, precariedade no atendimento e Postos de Saúde fechados nos finais de semana e feriados.
O parlamentar reforça que já tem oito assinaturas favoráveis ao afastamento da secretária da Semsa. O vereador vai precisar de 12 votos para ter o seu requerimento aprovado pela Câmara Municipal de Macapá.
Fátima Pelaes visita a Câmara de Vereadores de Macapá.
O legislativo municipal recebeu na manhã desta quinta-feira (04), a visita da ex-deputada Fátima Pelaes (PMDB-AP), Secretária de Políticas para Mulheres, vinculada ao Ministério da Justiça, do Governo Federal.
A ministra foi recebida pelo presidente da CMM, vereador Acácio Favacho (PROS), na sala de reuniões da Casa. Durante o encontro, Fátima Pelaes externou seu apreço ao vereador e enalteceu o trabalho que o parlamento municipal vem desenvolvendo nas últimas legislaturas.
Acácio Favacho agradeceu à Fátima Pelaes, e ressaltou a importância da presença da amapaense no Governo Federal. “A visita da ministra em nossa Casa enobrece nosso trabalho e nos incentiva a trabalhar ainda mais pelo nosso município”, declarou Favacho.
Fátima Pelaes
Fátima Lúcia Pelaes é amapaense, socióloga e ocupou a presidência nacional do PMDB Mulher. Foi deputada federal pelo Amapá e é Secretária Especial de Políticas para as Mulheres no governo do presidente Michel Temer.
Vereador Rayfran Beirão intermedia doação de lote para a construção de um Centro Comunitário no Conjunto Habitacional Macapaba.
Na tarde desta quarta-feira (4), o vereador Rayfran Beirão (PR) participou do evento de assinatura e entrega do título definitivo de domínio por doação não onerosa, de um lote no conjunto habitacional Macapaba, zona norte de Macapá.
O lote foi uma solicitação da Mitra Diocesana de Macapá juntamente com a comunidade do conjunto, que desde a sua inauguração desenvolvem vários projetos sociais no local, e atualmente estão sendo realizados debaixo de uma tenda de circo.
‘‘Estamos imensamente gratos a todos os envolvidos, este é um sonho sendo realizado. Iremos construir primeiramente um Centro Comunitário para a realização dos projetos sociais e culturais desenvolvidos pela paróquia, e em seguida a Igreja de São João Paulo II. ’’ Declarou o Pároco Estevão Stefano Bertoni.
A doação não onerosa foi concedida pelo Poder Executivo Estadual, e aconteceu por intermédio tanto do Vereador quanto da Deputada Estadual Raimunda Beirão. A área fica entre o Macapaba I e II, possuindo cerca de 1.617 metros quadrados.
O evento contou com a presença do Governador do Estado do Amapá da Deputada Estadual Raimunda Beirão dos Vereadores de Macapá Diogo Sênior, Ruzivan Pontes, Japão e Vereadora Vera do Mazagão, além dos representantes da Mitra Diocesana de Macapá e da comunidade do conjunto Macapaba.
Ascom Vereador Rayfran Beirão
Foto: Marcelo Loureiro
Clube de Boxe Nelson dos Anjos recebe doação de alimentos
A vereadora Maraína Martins (PR), a deputada estadual Luciana Gurgel (PMB) e a Secretária de estado do Trabalho e Empreendedorismo Luciana Araújo, na noite desta quinta-feira, 04, fizeram a entrega de mais de trezentos quilos de alimentos não perecíveis para o Clube de Boxe Nelson dos Anjos, localizado no bairro Zerão.
Os produtos foram arrecadados durante o evento em homenagem ao Dia do Trabalhador, no Estádio Zerão, realizado pela SETE. Os atletas que participaram da competição no ato da inscrição tiveram que doar dois quilos de alimentos. Foram arrecadados mais de seiscentos.
“Estou muito feliz em poder fazer parte desse momento. Esse trabalho realizado pelo seu Nelson é um exemplo de amor e solidariedade para todos nós. Ele merece todo o nosso apoio. Não é fácil atender diariamente 70 pessoas em um espaço filantrópico” destacou a vereadora.
A deputada Luciana Gurgel disse ter ficado muito satisfeita com o resultado.
“É uma grande satisfação ter contribuído com a programação e agora está aqui nesse espaço que ajuda tanta gente sob a coordenação do seu Nelson que é um exemplo de ser humano , extremamente generoso”, disse a deputada.
A secretária Luciana Araújo disse que o resultado da mini maratona transformado em doação para academia estimula a todos a continuar unindo forças para realizar grandes eventos.
“Estar aqui nos motiva a trabalhar cada vez mais. Temos muito orgulho de poder ajudar o Clube Nelson dos Anjos, através do resultado da nossa programação que superou a expectativa de público. Foi um trabalho recompensado”, declarou.
Assessoria da Vereadora
Rinaldo solicita da prefeitura manutenção dos balneários do Distrito do Maruanum
Os balneários do Distrito do Maruanum têm um papel importante para a comunidade, não só no que tange o turismo local, mas também do deslocamento dos moradores que residem no entorno.
Os atracadores são utilizados para o embarque e desembarque de estudantes, pessoas que vêm receber atendimento no posto de saúde, transporte de alimentos e utilidades gerais para a comunidade.
Por tudo isso, o vereador Rinaldo (PSOL) solicitou da Secretaria municipal de obras para que fizesse a reforma e manutenção dos balneários e com isso garantir melhor mobilidade e o fomento do turismo, já que inicia em junho a programação do Macapá Verão.
Assessoria do Vereador
Com auxilio do Vereador Victor Hugo Prefeitura entrega novo canil municipal
A prefeitura de Macapá inaugurou no sábado (6), no Distrito da Fazendinha, o novo Canil Municipal. O lugar que foi totalmente reestruturado pode abrigar até 35 cães e terá ações educativas mais pontuais para a população.
A reforma foi feita com recursos do Ministério da Saúde, no valor de R$ 96,7 mil e contemplou o conserto da estrutura, instalações elétrica e hidráulica, reparos e adaptação de salas.
De acordo com a prefeitura, serão ofertados a partir de segunda-feira (8) orientações médicas, cuidados que se devem ter com os animais, vacinas antirrábicas e, posteriormente, até pequenas cirurgias de castração animal.
“Esse é um grande presente pra população. Agora teremos um apoio da prefeitura, veterinários e instrutores, além disso, vamos poder levar animais resgatados lá para atendimento”, ressaltou o vereador Victor Hugo (PV) que é um dos articuladores para o novo canil.
Uma das grandes novidades do canil é que a chamada “carrocinha”, que levava animais ao possível extermínio, foi substituída por carros intitulados “trans-pet’s”. Lá, os bichinhos serão acolhidos, observados e submetidos a possíveis procedimentos cabíveis às sequelas.
“Vamos poder fazer um melhor controle de doenças, assistência. Tudo com mais praticidade e rapidez”, destacou o vereador.
O espaço do canil ainda poderá ser usado por Organizações Não Governamentais (ONGs) para a realização de eventos, feiras e até atividades pra comunidade que tenham como foco os animais.
Nos próximos meses, a prefeitura de Macapá fará um processo licitatório para realizar castração. O edital ainda deve ser publicado no site da prefeitura.
Projeto de Lei que institui a Semana da Família Cristã será sancionado nesta sexta-feira
O PL é de autoria do vereador Pasto Didio Silva (PRP). Nesta sexta-feira, 12, o prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede Sustentabilidade), sanciona o Projeto de Lei 017/2017, que institui a Semana da Família Cristã, em Macapá. A solenidade acontece às 16 horas, na Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).
O Projeto de Lei é de autoria do vereador Pastor Didio Silva (PRP). Segundo o parlamentar, com a sanção da Lei, a Semana da Família Cristã, será realizada anualmente, sempre na última semana de maio. A proposta da Lei é difundir a valorização da família, promovendo eventos para a integração da comunidade em geral.
Entre as programações previstas pela Lei, que será sancionada nesta sexta-feira, destacam-se: A realização de peças teatrais, exposição de simpósios, palestras, seminários, conferências, feiras itinerantes e apresentações musicais, além de áreas para exposição e vendas de produtos voltados a família cristã.
A organização da Semana da Família Cristã ficará a cargo de uma comissão de lideres religiosos, previamente indicados pelas igrejas.
Odilson Nunes, lança o projeto “Vereador Amigo da Escola”.
O vereador Odilson Nunes (PRB), vem fazendo um mandato popular, com foco na saúde, social, esporte, religião e infra-estrutura, e principalmente nas escolas da Rede Municipal de Educação.
O Parlamentar diz que durante a campanha teve a oportunidade de visitar muitos bairros e distritos de Macapá e ver de perto todas as situações. “Em minhas andanças pelos bairros conheci a realidade e as demandas mais emergentes de cada local por onde passei principalmente nas escolas ”, pontua Nunes.
Assim que tomou posse como vereador por Macapá, Odilson Nunes, tomou a decisão de doar 100% do seu salário todos os meses, durante 1 ano, para beneficiar escolas que precisem de reparos de urgência.
A primeira escola a ser beneficiada foi a Josafá Aires da Costa, no bairro Infraero I, na zona norte da capital. A escola passa por reformas no telhado, banheiros, pintura e iluminação. O vereador também vai doar uniformes para os 765 alunos.
Junto com a melhoria na parte interna, a Escola ganhará uma nova faixa de pedestres e iluminação decorativa nas árvores em frente ao prédio. Todo o investimento terá a devida prestação de contas junto ao Ministério Público
As obras começaram no mês de março, quando o vereador decidiu doar o valor integral do seu salário, e iniciar o projeto VEREADOR AMIGO DA ESCOLA, para beneficiar alunos e professores das escolas da rede municipal.
A entrega da reforma da escola está prevista para o dia 26 de junho, e contará com a presença de autoridades políticas do município.
O vereador Odilson Nunes, tomou a iniciativa de levar outros vereadores para visitar a escola com o intuito que eles abracem a ideia do VEREADOR AMIGO DA ESCOLA, para que outras escolas também possam ser beneficiadas pela iniciativa.
Vereadores aprovam PL, que trata de vagas em estacionamento para pessoas com necessidades especiais.
Entre as matérias aprovadas na sessão ordinária desta quinta-feira (11), na Câmara Municipal de Macapá (CMM), os vereadores aprovaram Projeto de Lei (PL), do vereador Professor Rodrigo (Rede Sustentabilidade).
O PL, defendido pelo parlamentar, propõe, a regulamentação e a uniformização dos procedimentos para sinalização e fiscalização das vagas nos estacionamentos destinadas à pessoas com necessidades especiais, inclusive as pessoas com transtorno de aspectro autista.
Na ocasião, foram aprovados ainda, dois Projetos de Lei, do Executivo Municipal, que tratam da prorrogação na redução temporária de salários dos cargos comissionados CC-5, CC-4, CC-3 e CC-2, além da doação de área de terra pertencente ao município para o Fundo de Arrendamento Residencial (FAR), representado pela Caixa Econômica Federal (CEF).
Vereador Diego Duarte solicita serviços de capina, limpeza e revitalização da praça e do complexo da Fazendinha.
Quem freqüenta o Balneário da Fazendinha, em Macapá, reclama constantemente do mato alto e acúmulo de lixo no local. A situação se estende por todo o entorno do complexo e na estrutura da praça, que inclui a arena e a quadra esportiva do balneário.
Em visita recente à comunidade, o Vereador Diego Duarte constatou o problema e transformou a reivindicação em requerimento de urgência, apresentado e aprovado no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, durante a Sessão Ordinária desta quinta-feira, 11/05.
Pelo requerimento, o vereador solicita à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística – SEMUR, capina e limpeza de todo o complexo e revitalização dos brinquedos e demais espaços da praça que atende a demanda da comunidade e aos freqüentadores do balneário.
Outros dois requerimentos de autoria do parlamentar foram aprovados na mesma sessão. Um solicita da Secretaria de Governo da Prefeitura – SEGOV, reposição de luminárias públicas na Avenida Violeta Mont’Alverne, no Bairro Buritizal, onde a iluminação está comprometida pela falta de manutenção. O outro é endereçado à CTMac e solicita restauração da faixa de pedestres, na Rua Claudomiro Moraes, entre as avenidas 28 e 29 de Julho, no Conjunto Laurindo Banha. A faixa está apagada, dificultando a travessia dos transeuntes no referido trecho.
Depois de aprovadas na Câmara, as demandas serão acompanhadas junto às secretarias, para que os serviços sejam determinados pelos gestores e executados o mais breve possível.
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773
Vereador Nelson Souza aposta no Programa Macapá Luz
O vereador Nelson Souza (Rede Sustentabilidade), considera que com a iluminação pública, sob a responsabilidade da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), a população terá um serviço mais eficiente e de qualidade.
Segundo o parlamentar, com o lançamento oficial do Programa Macapá Luz, ocorrido nesta quinta-feira, 11, na orla da cidade, a Prefeitura de Macapá assume definitivamente o serviço de manutenção da iluminação pública da cidade.
“A ordem Ordem de Serviço foi assinada nesta quinta-feira, autorizando a empresa contratada a iniciar as atividades de manutenção”, destacou o parlamentar.
Nelson Souza ressaltou que a PMM, assumiu o serviço de iluminação pública, por meio de assinatura de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com o Ministério Público do Amapá e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), ocorrido no dia 10 de março deste ano.
O vereador diz que hoje cerca de 60% do parque de iluminação da capital apresenta defeito. “O prefeito Clécio Luís, por meio do Macapá Luz, pretende em seis meses recuperar todos os pontos de luz que estão desligados. O serviço de recuperação da iluminação pública começa pela Orla de Macapá, um dos principais cartões postais da capital”, pontuou.
Assessoria do vereador
Prefeito sancionou lei que instituiu a Semana da Família Cristã;
A Lei é de autoria do vereador Pastor Didio Silva (PRP)
O prefeito de Macapá Clécio Luís (Rede Sustentabilidade) sancionou nesta sexta-feira, 12, Projeto de Lei 017/2017, de autoria do vereador Pastor Didio Silva (PRP), que instituiu a Semana da Família Cristã. A solenidade ocorreu às 17h, na Sala de Reuniões da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).
Segundo o parlamentar, agora com a lei sancionada, a Semana da Família Cristã, acontece sempre na última semana do mês de maio. O objetivo é difundir a valorização da família, promovendo eventos de integração, entretenimento e fortalecimento do convívio familiar.
O vereador Pastor Didio Silva aproveitou para convidar a todos os segmentos religiosos presentes na solenidade para a abertura da Semana da Família Cristã, que acontece de 22 a 27 deste mês, a abertura será às 9 horas, na Câmara Municipal de Macapá.
Câmara Municipal debate transporte público e o combate a clandestinidade; O debate foi provocado pelo vereador Caetano Bentes (PSC)
As galerias da Câmara Municipal de Macapá (CMM) ficaram lotadas nesta sexta-feira (12), durante a audiência pública, de autoria do vereador Caetano Bentes (PSC), que debateu transporte público e o combate a clandestinidade. O debate envolveu mototaxistas, taxistas e representantes de usuários do transporte público da capital.
O vereador Caetano Bentes considerou o debate positivo. O parlamentar ressaltou que entre os encaminhamentos extraídos da audiência pública, estão, a elaboração de um Projeto de Lei, que assegure punições mais rígidas para combater o transporte clandestino, em Macapá. Bentes, diz que mesmo com as fiscalizações a esse tipo de contravenção, o número de motoqueiros clandestinos é bem maior que a de mototaxistas legalizados.
“Em dois meses, pretendemos aprovar nesta Casa de Leis, um Projeto de Lei, que respalde legalmente as ações dos órgãos fiscalizadores. Iremos também defender a ampliação das campanhas de conscientização de combate aos clandestinos”, acrescentou.
O diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), André Lima, diz que a fiscalização será reforçada, mas que não será suficiente. Para ele, a Câmara de Vereadores, tem papel decisivo em alterar as leis municipais, autorizando a punição e apreensão dos transportes clandestinos.
Participaram também da audiência pública, os vereadores Cláudio (PDT), Japão Baia (PDT), Professor Rodrigo (Rede Sustentabilidade), Patriciana Guimarães (PRB), Pastor Didio Silva (PRP), Bruna Guimarães (PSDB), Gian do Nae (PT do B) e Rinaldo Martins (PSOL).
Câmara de Vereadores homenageia mães servidoras do Legislativo Municipal.
Palestras, música ao vivo, homenagens e atendimento básico de saúde, marcaram nesta segunda-feira, 15, a programação da Câmara Municipal de Macapá (CMM) em homenagem as mães que trabalham na Casa de Leis.
A sessão solene, presidida pela vereadora Maraína Martins (PR) iniciou às 10 horas e contou com a presença dos vereadores Bruna Guimarães (PSDB), Patriciana Guimarães (PRB), Rinaldo Martins (PSOL), Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade), Gian do Nae (PT do B) e Pastor Didio Silva (PRP).
Segundo Maraína Martins, que preside a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) da Câmara Municipal, o objetivo foi homenagear todas as mães que são servidoras públicas, assessoras ou colaboradoras da CMM. “O papel da mulher/mãe é imprescindível na vida e na formação do caráter dos filhos. O amor de mãe é incondicional”, declarou Maraína Martins.
O enfermeiro obstetra Cesar Augusto da Silva Melo, palestrou sobre saúde da mulher. Ele chamou atenção das mães quanto à prevenção da saúde.
Durante a programação foram ofertados testes rápidos de hepatite B e C, sífilis, pressão arterial e glicemia e vacinação contra gripe.
Integram a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher, os vereadores Maraína Martins (PR), Nelson Souza (Rede Sustentabilidade), Bruna Guimarães (PSDB), Patriciana Guimarães (PRB) e o vereador Rinaldo Martins (PSOL).
Diretor da CTMac usa a tribuna da CMM para falar da campanha Maio Amarelo
O diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), vereador licenciado, André Lima, esteve nesta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Macapá (CMM). Ele explanou sobre a campanha Maio Amarelo, que prevê uma ampla mobilização pela redução de acidentes de trânsito na capital.
Durante sua fala, André Lima, apresentou aos vereadores, o projeto Agente Mirim de Trânsito. O trabalho consiste em despertar nas crianças o cumprimento das regras de trânsito e a conscientização para um ambiente mais harmonioso nas ruas. Os agentes mirins são orientados pela equipe de arte-educadores da CTMac, e com um bloquinho de multas nas mãos, irão autuar os pais e responsáveis quando cometerem alguma infração no trânsito.
André Lima destacou que a proposta é envolver a sociedade civil, órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, estudantes e trabalhadores em geral para debater o trânsito que temos hoje e o trânsito que queremos. O presidente da CTMac confirma que nos últimos três meses, Macapá apontou uma redução de acidentes de trânsito, mas tem consciência que ainda precisa avançar e que a conscientização de todos para um trânsito seguro é fundamental.
Opinião - O vereador Caetano Bentes (PSC), responsável pela vinda do presidente da CTMac, a Câmara Municipal, também defende a ampliação das campanhas educativas, buscando um nível de conscientização que permita a redução dos acidentes. “Ainda é muito comum o flagrante de pessoas dirigindo embriagadas, o uso de celulares quando estão dirigindo e falta do uso do cinto de segurança, esses hábitos devem ser banidos”, completou.
Vereador Rayfran Beirão traz representante da Unicef à Câmara para falar sobre o “Selo Município Aprovado”
O diretor regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, Fábio Atanásio de Moraes, fez uma explanação nesta terça-feira, 16, durante a 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), sobre o programa “Selo Município Aprovado”. Ele veio a convite do vereador Rayfran Beirão (PR).
A proposta foi sensibilizar os vereadores quanto ao reforço das políticas públicas voltadas para o atendimento de crianças e adolescentes em Macapá. “Esperamos que Macapá, possa mais uma vez ganhar o reconhecimento da Unicef, a exemplo do que ocorreu na edição anterior “Selo Município de Macapá”, fortalecendo as ações do município em defesa das crianças e dos adolescentes”, arrematou.
Fábio de Moraes reforçou ainda, que o “Selo Município Aprovado”, prevê a ampliação de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, esporte, lazer, cultura, entre outros serviços. “O empenho de todos reforça o compromisso dos municípios no cumprimento dos direitos de crianças e adolescentes”, sintetizou.
Reconhecimento - O vereador Rayfran Beirão reconhece o trabalho da Unicef em prol das crianças e adolescentes, no Brasil. “É fundamental que nós parlamentares tenhamos o compromisso de sensibilizar nossos gestores quanto à adesão e a formatação de políticas públicas para atender com dignidade nossas crianças e adolescentes”, destacou.
Fábio Atanasio de Moraes, veio a Câmara Municipal, acompanhado da secretária de Estado da Inclusão e Mobilização Social (Sims), Maria de Nazaré Farias do Nascimento.
Vereador Acácio Favacho comenta sobre os temas debatidos na sessão ordinária de terça-feira
“A Câmara Municipal de Macapá tem travado debates importantes, pautados nas necessidades e interesses da população. Enquanto presidente desta Casa de Leis, é nosso papel mediar esses debates”. A declaração é do vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM.
O vereador Acácio Favacho ressaltou que durante a 22ª sessão ordinária desta terça-feira, 16, foram debatidos vários temas relevantes, que segundo ele, demonstram o compromisso dos parlamentares com as demandas que afligem a população de Macapá.
Favacho citou que entre os temas abordados estavam o lançamento da campanha Maio Amarelo, cujo objetivo da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) é ampliar as ações educativas para reduzir os acidentes de trânsito na capital.
Segundo o presidente do legislativo, outra pauta debatida na CMM nesta terça-feira foi sobre os avanços obtidos pelo Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação do Amapá. A categoria, que envolve garis, maqueiros, recepcionistas e agentes de portaria, fez um balanço das conquistas a partir da criação da Lei, de autoria do vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), que instituiu o Dia Municipal dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, celebrado dia 16 de maio.
A Câmara Municipal debateu ainda, sobre o fortalecimento de políticas públicas em defesa das crianças e dos adolescentes em Macapá. O tema foi defendido pelo diretor regional do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), no Brasil, Fábio Atanasio de Moraes, Ele veio a CMM, a convite do vereador Rayfran Beirão (PR).
Vereador Odilson Nunes defende melhorias para a população
O vereador Odilson Nunes (PRB), pleiteia por meio de indicação, a execução de obras de reforma e ampliação do sistema de abastecimento de água, na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, no Igarapé dos Porcos.
Segundo o parlamentar, o documento, endereçado à Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinf) foi apresentado e lido nesta terça-feira, 16, durante a 22ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM). “É necessário que a Seinf autorize serviços de reforma e ampliação deste sistema para que a população tenha um serviço de fornecimento de água de qualidade”, pontuou o vereador.
Nunes também defendeu três requerimentos aprovados na sessão desta terça-feira. O primeiro pede a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), serviços de tapa-buracos na Rua Pedro Afonso da Silveira, bairro Jardim Equatorial. Em outro requerimento, Odilson Nunes, pede a construção de uma Unidade Básica de Saúde (UBS), na comunidade de Nossa Senhora da Conceição, no Igarapé dos Porcos, com o objetivo de melhorar a oferta do serviço de assistência básica de saúde aquela comunidade.
O parlamentar também requer junto a Semob, o recapeamento asfáltico da Avenida 13 de Setembro, entre as Ruas Claudomiro de Moraes e Trinta de Outubro, bairro Novo Buritizal.
Vereador Dreiser Alencar comenta sobre a campanha Maio Amarelo
O vereador Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade) considera fundamental as ações da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), voltadas para a conscientização no transito macapaense.
Dreiser Alencar entende que a educação no trânsito se faz com a participação de todos. A campanha Maio Amarelo, coordenada pela Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) reforça o compromisso de todos nós por um trânsito saudável e seguro.
“É imprescindível que todos se envolvam, escolas, associações, sindicatos, igrejas, federações, instituições públicas, empresas e a sociedade em geral. Para termos um transito melhor, todos devem se mobilizar”, destacou.
O vereador também defende amplas campanhas educativas, mas entende que os órgãos fiscalizadores do trânsito em Macapá, devem ser rígidos e aplicar as leis com aqueles que insistem em cometer abusos no trânsito.
Projeto de lei do vereador Rinaldo visa oferecer repouso digno aos servidores que atendem em UBS 24h
Atendendo às reivindicações dos profissionais da saúde, o vereador Rinaldo (PSOL) apresentou na Câmara de Vereadores, nesta terça-feira, 16, o projeto de lei “Repouso Digno”, que visa proporcionar mais conforto para os servidores que trabalham em unidades básicas de saúde que atendem 24h.
Em visita às UBS da cidade, Rinaldo conversou com os servidores sobre a rotina de atendimento e de descanso nos plantões. De acordo com a legislação trabalhista, a cada 12h trabalhadas, o servidor tem 1h de descanso e alimentação. Porém, as unidades que atendem 24h não possuem instalações adequadas para receber os profissionais. Com isso, há um desgaste físico e psicológico pela falta de repouso adequado. Resultado: a produtividade do servidor fica comprometida.
Para o vereador Rinaldo, é de suma importância oferecer espaços que possam dar comodidade para as equipes. Como enfermeiro e profissional que vivenciou durante mais de 20 anos essa realidade, Rinaldo sabe o quanto um descanso inadequado pode comprometer o atendimento à comunidade.
“Precisamos oferecer ao servidor instalações dignas para que ele se restabeleça de um plantão de 24h. Não podemos esperar que ele se dedique à população que procura as UBS com toda a disposição. Precisamos criar mecanismos para que esse servidor se sinta acolhido. Com isso ele se sentirá mais motivado. Quem ganha são os moradores de Macapá”, explica Rinaldo.
O diretor da UBS Lélio Silva, Emanuel Pantoja Martins, ressalta a importância de um espaço para acomodar os servidores. “Esse projeto reflete em uma maior valorização do servidor, haja visto que termos um local digno para repouso dos funcionários é fundamental para a melhoria do serviço também”.
As UBS Lélio Silvas e Marcelo Cândia são duas unidades que atendem 24h. São considerados plantonistas: diurno, todos os profissionais da saúde que começam o labor ininterrupto das 07:00h ás 19:00h; e noturno, todos os profissionais da saúde que começam o labor ininterrupto das 19h:00min às 07h:00min. O projeto prevê ambiente físico proporcionando conforto térmico e acústico, poltronas reclináveis ou camas, roupas de cama, equipamento de refrigeração e conservação temporária de alimentos perecíveis e água;
“Se quisermos que o sistema de saúde do município continue avançando, precisamos cuidar de quem cuida da comunidade. Profissional motivado é profissional produtivo”, frisa o vereador.
Assessoria do Vereador
Lei do vereador Ruzivan Pontes que beneficia trabalhadores em asseio e conservação é debatida na CMM
A convite do vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), o presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Asseio e Conservação do Amapá, Wilson Leitão Silva Júnior, esteve nesta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Macapá (CMM) para falar dos avanços da categoria.
Na ocasião, Wilson Leitão Júnior, agradeceu ao vereador Ruzivan Pontes, autor da Lei 1915/2011, que instituiu o Dia Municipal dos Trabalhadores em Asseio e Conservação, celebrado anualmente no dia 16 de maio. O sindicalista diz que com a instituição da lei, a categoria obteve conquistas importantes como o pagamento 100% de horas extras e data-base salarial.
Wilson Leitão ressaltou que a Lei ampara trabalhadores como garis, maqueiros, recepcionistas e agentes de portaria.
Ruzivan Pontes reforçou que a proposta é contribuir com estes trabalhadores para que tenham seus direitos trabalhistas assegurados, reforçando as condições de trabalho e a organização da categoria.
“A nossa lei existe há seis anos e, hoje são mais de 15 mil trabalhadores beneficiados com essa iniciativa, que o nosso mandato transformou em Lei Municipal”, finalizou.
Vereador Nelson Souza apoia mais ações educativas para o trânsito de Macapá
Macapá tem contribuído com a redução de acidentes de trânsito, no Estado nos últimos dois anos. A declaração é do vereador Nelson Souza (Rede Sustentabilidade). Ele aposta nas ações educativas que a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) vem implementando com o objetivo de reduzir as taxas de violência no trânsito da capital.
Nelson Souza ressaltou que as sistemáticas campanhas educativas, aliadas as ações de fiscalização desenvolvidas pela Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac), Macapá fechou o ano de 2015 como a terceira capital brasileira que menos mata no trânsito. “Isso tirou a nossa capital daquela incômoda posição no ranking nacional de três anos atrás como a capital brasileira que mais matava no trânsito, e hoje somos a terceira que menos mata”, arrematou.
O parlamentar diz que além das ações educativas, a CTMac, investiu também na segurança no transito com a instalação de novos semáforos, instalação e pinturas de faixas de pedestres, entre outros investimentos.
Nelson Souza diz a campanha Maio Amarelo reforça as investidas já protagonizadas em prol de um trânsito mais seguro e consciente. Para o vereador, a presença dos dirigentes da CTMac, nesta terça-feira na Câmara Municipal de Macapá, para apresentar a campanha educativa aos vereadores demonstra uma administração municipal comprometida com o bem estar e a melhoria da qualidade de vida das pessoas.
Assessoria do Vereador
Requerimentos feitos pelo vereador Japão Baia, são executados pela PMM.
No último final de semana o vereador Japão Baía (PDT), voltou ao Distrito do Pacuí, para verificar o andamento de requerimentos solicitados pelo parlamentar, principalmente na oferta dos serviços básicos a população daquela comunidade pela prefeita de Macapá.
Segundo o parlamentar, houve melhoria na coleta seletiva do lixo hospitalar e doméstico e limpeza do balneário local. “A transformação já é visualmente percebida pelos moradores", descreveu.
Japão, também observou melhorias no ambiente do Posto de Saúde. “Estamos cumprindo o nosso papel de fiscalizar, denunciar e cobrar das autoridades públicas melhorias na oferta destes serviços, Isso é resultado de nossas visitas e de nossos requerimentos protocolados nesta Casa de Leis”, acrescentou.
O parlamentar reforçou que continuará com sua agenda de visita e fiscalização das ações da Prefeitura Municipal de Macapá, nos distritos e bairros da capital.
Câmara de Vereadores volta a debater a tarifa de ônibus em Macapá
Os vereadores de Macapá voltaram a discussão sobre a proposta de reajuste da tarifa de ônibus na capital. O debate foi provocado pelos vereadores Japão Baia (PDT) e Rayfran Beirão (PR), com a presença de dois representantes legais dos estudantes, durante a 23ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) desta quinta-feira, 18.
O presidente da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (Uecsa), Renan dos Santos Costa, cobrou um posicionamento dos vereadores acerca do assunto.
Segundo Renan Costa, é imprescindível que a Câmara Municipal de Macapá, se aproprie deste debate. “Os vereadores de Macapá tem papel fundamental neste debate e na fiscalização quanto à péssima qualidade do transporte público em Macapá”, destacou.
Acordo
O coordenador Geral da Federação dos Estudantes Universitários do Amapá (Feuni), Pedro Filé Lourenço, também defende um amplo debate sobre o tema. Ele ressaltou que desde o último reajuste da tarifa de ônibus para R$ 2,75 a Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac) e o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap), não cumpriram o acordo estabelecido, que previa a aquisição de 80 ônibus novos com ar condicionado, wi-fi e a construção de 30 abrigos de passageiros.
Posicionamento
O vereador Japão Baia, presidente da Comissão de Viação e Transportes (CVT) da CMM, ressaltou que a planilha aprovada pelo Conselho Municipal de Transportes, ainda não foi enviada ao legislativo municipal. “Quando o projeto chegar aqui na CMM, ninguém vai se furtar deste importante debate para a vida dos estudantes e trabalhadores”, pontuou.
A proposta defendida pelo Setap e CTMac, eleva o valor da tarifa de ônibus R$ 2,75 para R$ 3,25.
Os vereadores de Macapá presentes na sessão ordinária desta quinta-feira, se posicionaram contrário ao reajuste da tarifa de ônibus.
Vereador Japão Baia se posiciona sobre o reajuste da tarifa de ônibus, em Macapá
Durante o debate ocorrido nesta quinta-feira, 18, sobre o reajuste da tarifa de ônibus na capital, o vereador Japão Baia (PDT), se posicionou sobre o assunto.
Japão Baia, que preside a Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara Municipal de Macapá (CMM), diz que o Legislativo Municipal ainda não recebeu oficialmente a proposta de reajuste da tarifa de ônibus para ser analisada.
“A manifestação de estudantes, trabalhadores e de todos que usam o transporte público em Macapá, é válida. Mas precisamos conhecer e avaliar detalhadamente essa planilha que propõe o reajuste” arrematou.
Japão aproveitou para questionar a legitimidade do Conselho Municipal de Transporte. Segundo o parlamentar, todos os membros indicados para a composição do conselho deveriam ter sido sabatinados pela Câmara Municipal, antes de assumirem a função, conforme prevê o regimento interno daquela Casa de Leis.
Japão destacou que foi o Conselho Municipal de Transportes, que aprovou parecer favorável ao reajuste da tarifa de R$ 2,75 para R$ 3,25 , proposto pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) e pela Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac).
Vereador Odilson Nunes solicita reforma de passarelas à Seinf.
O vereador Odilson Nunes (PRB), esteve na manhã desta quinta-feira (18), na Secretaria de Infraestrutura do Governo do estado do Amapá, e foi recebido pelo secretário João Henrique Pimentel.
Durante a audiência, o parlamentar solicitou do titular da pasta, informações sobre sua indicação encaminhada à Seinf, pedindo a reforma das passarelas do bairro São Lázaro, na Zona Norte da capital.
O secretário João Henrique, se comprometeu em dar uma atenção especial ao pedido do parlamentar, dentro das limitações orçamentárias em que o estado se encontra.
Na companhia de Odilson Nunes, estava ainda, o vereador de Cutias do Araguari, Dione Brito, e o prefeito do município de Amapá, Carlos Sampaio, que aproveitando a ocasião, também fizeram solicitações em nome de seus municípios.
Vereador Yuri Pelaes preside audiência pública que debateu os direitos da Guarda Municipal.
“O debate sobre o papel da Guarda Civil Municipal foi positivo. Iremos avançar agora com os encaminhamentos retirados desta pauta”. A declaração é do vereador de Macapá Yuri Pelaes (PMDB).
O vereador presidiu nesta sexta-feira, 19, audiência pública, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), que debateu “O novo papel das guardas municipais’ e o cumprimento da Lei 13.022/2014 – A Guarda Municipal no contexto da Segurança Pública Nacional”.
Segundo Pelaes, a partir de agora será instituída uma comissão de vereadores que terá o compromisso de cobrar da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) as principais reivindicações da categoria.
Armamento
Yuri Pelaes destacou que entre os pleitos da categoria, o armamento da Guarda Civil Municipal é o principal. “Hoje o Guarda Municipal trabalha desguarnecido, refém dos criminosos que atuam em Macapá. É imprescindível que a Prefeitura de Macapá, cumpra a Lei Federal, que autoriza o uso do armamento para as Guardas Civis Municipais de todo o país”, acrescentou.
Durante o debate foram tratados também de questões como progressão salarial, condições de trabalho e equipamentos.
O guarda municipal, Márcio Roberto, cobrou mais empenho da CMM, no auxílio das conquistas pleiteadas pela categoria. “O município tem sido omisso no cumprimento da Lei 13.022/2014, até o Sindicato da Guarda Civil Municipal, que deveria nos representar é omisso também, quando se cala diante de nossos problemas”, declarou.
Presença
Participaram do debate, os vereadores Yuri Pelaes (PMDB), Antônio Grilo (PV), Dreiser Alencar (Rede Susentabilidade), Ruzivan Pontes (Solidariedade), Pastor Didio Silva (PRP), Japão Baia (PDT), Patriciana Guimarães (PRB), Professor Rodrigo (Rede Sustentabilidade), Cláudio (PDT), Gian do Nae (PT do B) e Victor Hugo (PV), além de representantes de instituições públicas direta ou indiretamente envolvidas com as questões da Guarda Municipal de Macapá.
Sessão Solene marca a abertura da Semana da Família Cristã
O vereador Pastor Didio Silva (PRP), presidiu nesta segunda-feira, 22, sessão solene, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), que marcou a abertura da Semana da Família Cristã.
Durante a solenidade, cerca de 70 pessoas foram homenageadas com votos de louvor. O parlamentar destacou que a iniciativa foi valorizar as lideranças religiosas que atuam em defesa das famílias.
Segundo Didio Silva, a Semana da Família Cristã, foi instituída com o objetivo de fortalecer as famílias, restituir princípios e valores, que muitas das vezes se perdem ao longo da vida. “A família é instituição de Deus. Uma família em comunhão com Deus, jamais será abalada ou atingida diante dos desmandos que o mundo nos apresenta”, arrematou.
Didio Silva destacou que os homenageados foram líderes evangélicos e católicos, pastores, missionários, além de representantes de escolas públicas e particulares que atuam na valorização da família.
Programação- Durante toda a semana, a programação continua, com a realização de blitz educativas e adesivaço pelas ruas de Macapá, com temas como trânsito e o combate a violência doméstica, palestras em escolas e igrejas e o casamento comunitário de 100 casais, que acontece no sábado, 27, na boate Golden House.
A Semana da Família Cristã é resultado de um Projeto de Lei, de autoria do vereador Pastor Didio Silva, sancionado pelo prefeito Clécio Luís, no dia 12, deste mês.
Projeto de Lei que trata de vagas em estacionamento para pessoas com necessidade especial é aprovado na Câmara
Vereadores da Câmara Municipal de Macapá (CMM) aprovaram o Projeto de Lei nº 029/17-CMM do vereador Professor Rodrigo (Rede / Sustentabilidade), que institui a regulamentação e a uniformização dos procedimentos para a sinalização e fiscalização das vagas nos estacionamentos para pessoa portadora de necessidade especial, inclusive as pessoas com transtorno do espectro autista (TEA).
A ideia do projeto surgiu a partir de solicitação de representantes das Associações Amapá Azul (Amazul) e de Pais e Amigos dos Autistas (Ama) em que relatava sobre a falta de esclarecimentos dos direitos à sociedade. “Através da solicitação eles ressaltaram que mesmo eles tendo direitos de estacionamento nos locais destinados à pessoas com necessidades especiais, isso não estava muito claro para a sociedade, tanto que em algumas circunstâncias quando estacionavam nas referidas vagas eram interpelados por alguns cidadãos como se estivessem fazendo algo irregular, uma vez que os níveis de autismo são diferenciados, e nem sempre fica evidente num contato visual”, ressaltou o vereador.
A regulamentação se dará por meio de credencial que deverão ser identificadas juntamente com as vagas reservadas para veículos que transportem pessoas com deficiência e pessoas com dificuldade de locomoção. A emissão da credencial será realizada pela Companhia de Trânsito e Transportes De Macapá (CTMAC) e emitida em nome da pessoa autista, para ser utilizada em qualquer veículo que o conduza com validade de cinco anos.
Assessoria de Comunicação - Vereador Professor Rodrigo
Vereadores participam de evento que celebrou parceria para retomada das obras do Hospital Metropolitano.
Os vereadores de Macapá participaram nesta terça-feira (23), no prédio da Justiça Federal, da solenidade de assinatura de convênios entre o Governo do Estado e a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), para a retomada das obras do Hospital Metropolitano, na zona norte da capital.
O juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal do Amapá, foi quem interviu nas negociações para que a assinatura do Termo de Cooperação Técnica fosse celebrada entre Estado e Prefeitura.
O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM) e o vereador Rinaldo Martins (PSOL) assinaram como testemunhas o documento que estabelece a parceria.
Opinião
Segundo Acácio Favacho, a retomada das obras do Hospital Metropolitano é fundamental para que Macapá, com população estimada em mais 400 mil habitantes, tenha mais uma opção de atendimento de saúde pelo Sistema Único de Saúde (SUS). “Enquanto vereador de Macapá iremos acompanhar de perto a execução deste convênio. Quem ganha com este Hospital Metropolitano é a população que tem dificuldade para acessar serviços de saúde de média e alta complexidade”, destacou.
Pelo convênio, a Prefeitura de Macapá vai concluir o projeto, as obras físicas e equipar o hospital. O Estado assume a responsabilidade de gerenciar os serviços depois do hospital pronto.
Comitiva
Participaram da solenidade, os vereadores Acácio Favacho (PROS), Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade), Vitor Hugo (PV), Auciney Maciel (PSDB), Antônio Grilo (PV), Ruzivan Pontes (Solidariedade), Cláudio (PDT), Pastor Didio Silva (PRP), Diogo Senior (PMB), Rayfran Beirão (PR), Marcelo Dias (PPS), Japão Baia (PDT), Professor Rodrigo (Rede Sustentabilidade), Patriciana Guimarães (PRB), Bruna Guimarães (PSDB), Maraína Martins (PR), Caetano Bentes (PSC), Nelson Souza (Rede Sustentabilidade) e Rinaldo Martins (PSOL).
Vereador Nelson Souza intervém por famílias ameaçadas de despejo no Alvorada
O vereador de Macapá Nelson Souza (Rede Sustentabilidade), preocupado com a situação de 52 famílias ameaçadas de despejo, interveio em favor delas junto a Justiça Federal.
Segundo Nelson Souza, após conversa mantida nesta terça-feira, 23, com o juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal do Amapá, responsável pela ordem de despejo, o magistrado, garantiu que nenhuma família ficará sem moradia.
O vereador Nelson Souza diz que se trata de 52 famílias residentes em uma área no bairro Alvorada. A questão é que segundo, o juiz João Bosco Soares, as casas foram construídas em uma área de terra por onde vai passar as obras da Rodovia Norte Sul, o que inviabiliza a permanência das famílias no local.
Nelson Souza destacou que ao demonstrar preocupação quanto ao novo local que seria destinado a essas famílias, o juiz João Bosco Soares, confirmou que as 52 famílias serão contempladas com apartamentos no Residencial Macapaba, previsto para ser entregue ainda neste semestre. “Resolvemos interceder por entendermos que são 52 famílias que precisam do amparo institucional do Estado e do Município”, concluiu.
Assessoria do vereador
TRE-AP inocenta vereador Odilson Nunes da acusação de compra de votos
O Juiz Eleitoral da 2ª Zona de Macapá, Adão Joel Gomes de Carvalho, inocentou o vereador Odilson Nunes (PMB) acusado no Tribunal Regional Eleitoral (TRE/AP) por suposto abuso de poder econômico, corrupção e fraude nas eleições municipais de 2016.
A sentença inocentando o parlamentar foi assinada no último dia 19 deste mês. No despacho, o juiz Adão Joel de Carvalho, considerou improcedentes as denúncias por ausência de provas robustas e incontroversas acerca do pedido de impugnação do mandato eletivo de Odilson Nunes.
A denúncia contra o parlamentar foi feita por uma ex-candidata ao cargo de vereador por Macapá, pela Coligação Juntos Vamos Renovar Macapá, formada pelo PP/PRB/PTB/PMB, mesma coligação que elegeu Odilson Nunes ao cargo de vereador.
Vereador Dreiser Alencar participa de entrega de novas viaturas à CTMac
O vereador de Macapá Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade), participou na última segunda-feira, 22, da solenidade de entrega de novas viaturas à Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac).
A entrega das viaturas foi feita pelo prefeito da capital, Clécio Luís (Rede Sustentabilidade). Ele aposta que com a aquisição dos veículos, os serviços de fiscalização e monitoramento do trânsito e dos logradouros públicos de Macapá, ganham maior reforço.
Compromisso- Para o vereador Dreiser Alencar, a iniciativa do prefeito Clécio Luís, com a entrega das novas viaturas à CTMac, demonstra o compromisso do gestor municipal com um trânsito mais seguro e saudável. “Estamos na Campanha Maio Amarelo. A Prefeitura de Macapá, por meio da CTMac, tem massificado as campanhas educativas com o objetivo de sensibilizar a todos por um trânsito sem violência”, acrescenta.
Dreiser Alencar diz que um trânsito seguro se faz com a participação de todos. “A medida que todos se envolvem com o mesmo objetivo, e neste caso, a redução de acidentes, os resultados são alcançados sem dúvida. No trânsito, a responsabilidade é de todos nós”, pontuou.
Foram entregues quatro viaturas, duas pick-ups, quatro motocicletas e uma van, equipadas com dispositivos de iluminação, sirene, rádio comando e alto falante.
Por meio de um Termo de Cessão, a CTMac, cedeu à Guarda Municipal, uma pick-up e duas motocicletas, que serão utilizadas nos serviços de fiscalização e ordenamento do trânsito.
Vereador Cláudio visita o distrito de Maruanum
No último domingo, 21, o vereador Cláudio (PDT), conhecido como o “vereador do povo”, visitou o distrito do Maruanum, distante cerca de 70 quilômetros de Macapá.
O parlamentar foi recebido pelos líderes comunitários Matias Pereira Gomes, o “Matião” e Maria José Dias Gomes, a “Dona Zezé”.
Após verificar e conhecer de perto as dificuldades enfrentadas pela comunidade do Maruanum, o vereador decidiu intervir junto às autoridades públicas, com o objetivo de cobrar da Prefeitura Municipal de Macapá, ações mais rápidas e eficientes para melhorar a infraestrutura do local.
Requerimentos- Cláudio antecipou que está elaborando vários requerimentos para serem aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), propondo melhorias para o Maruanum.
Entre os pedidos que serão feitos pelo vereador estão: A instalação do serviço de iluminação pública da Arena Ball, a única do distrito e também do balneário do local, que estão às escuras. O parlamentar vai propor ainda, serviços de reforma do balneário e da Arena Ball.
Vereadores intervém por famílias do Alvorada ameaçadas de despejo
A Câmara Municipal de Macapá (CMM) interveio em favor das 54 famílias residentes no bairro Alvorada, que receberam ordem de despejo da Justiça Federal para deixar a área ocupada até o dia 30 de junho.
Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 25, as famílias arroladas nesta questão ocuparam as galerias da Câmara Municipal de Macapá (CMM), pedindo apoio dos parlamentares, para que a decisão do juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal do Amapá, em remanejá-las para o Conjunto Macapaba, seja revista com urgência.
A convite dos vereadores Acácio Favacho (PROS) e Cláudio (PDT), um dos representantes do grupo usou a tribuna da Casa para debater o assunto. O advogado Mário Milton destacou que nenhuma das 54 famílias quer ser remanejada para o Macapaba. Segundo ele, a área ocupada por estas famílias pertence ao município de Macapá e não a União, como teria alegado o juiz João Bosco Soares, para sentenciar o despejo das famílias. “Tenho em minhas mãos aqui documento que comprova que as terras são de domínio do município de Macapá”, acrescentou.
Compromisso- Após ouvir as familiais, os vereadores se comprometeram em intervir junto à Prefeitura Municipal de Macapá e a Justiça Federal com o objetivo de reverter a situação, buscando uma solução definitiva que garanta moradia digna e de qualidade para as familiais que sofrem ameaças de despejo judicial.
A vice-presidente da Associação de Moradores do Bairro Alvorada, Ester dos Santos Maciel, diz que uma das alegações feitas pelo juiz João Bosco Soares, é de que a área ocupada pertence à União e por lá vai passar as obras da Rodovia Norte/Sul. Ester dos Santos ressaltou que o envolvimento dos vereadores de Macapá nesta questão é fundamental.
Vereador Acácio Favacho apóia a luta das famílias do bairro Alvorada.
Após ouvir os representantes das 54 familiais ameaçadas de despejo de uma área localizada no bairro Alvorada, sob alegação de que o local ocupado pertence à União, o vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), se manifestou sobre o assunto.
Segundo Acácio Favacho, a Câmara Municipal, de posse das informações detalhadas sobre o caso, vai intervir junto ao prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede Sustentabilidade) e ao juiz federal João Bosco Costa Soares da Silva, da 2ª Vara Federal do Amapá, para ajudar a resolver o impasse.
Acácio Favacho anunciou a criação de uma comissão composta por vereadores e representantes das famílias envolvidas no litígio das terras do Alvorada, para tratarem destas questões juntos aos órgãos competentes.
Os demais vereadores presentes à sessão ordinária desta quinta-feira, 25, também comungaram da opinião de Acácio Favacho, de que é necessário que tanto a Prefeitura de Macapá, quanto a Justiça Federal, se manifestem oficialmente sobre o assunto na tentativa de minimizar o sofrimento das 54 familiais que por ordem judicial devem desocupar o local até o dia 30 de junho.
Audiência Pública debate o fortalecimento do empreendedorismo nos Conjuntos Habitacionais.
“Debater o empreendedorismo nos Conjuntos Habitacionais de Macapá, possibilita que as famílias residentes nestes ambientes tenham alternativa de renda para melhorar o orçamento e sua qualidade de vida”. A declaração é do vereador Diogo Senior (PMB).
Nesta sexta-feira, 2, o vereador presidiu audiência pública que tratou do “Empreendedorismo nos Conjuntos Habitacionais de Macapá”.
A proposta defendida pelo parlamentar para estimular o empreendedorismo individual dentro dos Conjuntos Habitacionais, ganhou a adesão dos representantes das famílias residentes nestes ambientes.
Segundo Diogo Senior, a partir de amplos debates e o envolvimento das instituições nas esferas federal, estadual e municipal, que trabalham políticas de incentivo ao empreendedorismo, as propostas apresentadas durante a audiência pública, ganham mais força para serem implementadas.
Opinião
O presidente da Associação de Moradores do Conjunto Macapaba, Denny Carvalho, enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal de Macapá em debater o empreendedorismo para as famílias residentes nestes locais. “A falta de ocupação ou de oportunidade gera problemas, inclusive com a perda de jovens e adolescentes para o mundo do crime”, acrescentou.
Entre as propostas defendidas pelo parlamentar, está a implantação da Feira de Empreendedorismo nos ambientes, mas, com definições de critérios para funcionamento, prazos de construção e entrega.
Participaram da Audiência Pública, representantes do Governo do Estado (GEA), da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e moradores dos Conjuntos Habitacionais instalados na capital.
Vereadora Patriciana Guimarães e seu Gabinete Móvel em Ação!
Vereadora Patriciana Guimarães (PRB), cumprindo o que havia prometido em uma visita anterior feita por seu Gabinete Móvel Popular aos bairros Marco Zero e Nova Esperança, levou o Secretário Municipal de Obras (SEMOB), o senhor Emílio Escobar na manhã do dia 24.05, para que o mesmo pudesse pessoalmente, ver e ouvir as necessidades dos moradores daqueles bairros.
A senhora Heloina Brito entrou em contato com a vereadora através das redes sociais, solicitando a presença do Gabinete Móvel Popular no Marco Zero, bairro onde a mesma reside há mais de vinte anos. A mesma expôs à vereadora Patriciana Guimarães e ao secretário Emílio Escobar, algumas das várias demandas que necessitam os moradores. A maior reclamação foi quanto aos alagamentos, pois na época de chuva, os moradores padecem em suas residências, muitas vezes perdendo móveis e eletrodomésticos e o que é pior, colocando sua saúde em risco.
O Secretário da SEMOB se comprometeu em levar uma equipe técnica para avaliar a situação e buscar soluções para os problemas que foram colocados pelos próprios moradores.
Patriciana Guimarães também conversou com a Maria Luísa Rodrigues, moradora do bairro Nova Esperança há mais de vinte e sete anos, que também colocou ao Secretário da SEMOB, as dificuldades pelas quais eles têm passado. O mesmo se prontificou também em enviar uma equipe técnica para avaliar as problemáticas daquele bairro. Dentre as várias demandas questão dos alagamentos, também foi citado a falta de terraplanagem, asfaltamento e solicitaram um trabalho de escoamento das águas no período da chuva.
O Gabinete Móvel Popular está nas ruas, nos bairros e também nas comunidades mais distantes, levando o mandato da vereadora Patriciana Guimarães até ao munícipe, para que o mesmo possa reivindicar melhorias para o seu bairro.
Ascom da vereadora
Maraína Martins participa de debate sobre saúde neonatal.
A vereadora Maraína Martins, do Partido Republicano – PR, participou na manhã desta sexta-feira, 02 de junho, da Audiência Pública que debateu o tema "Assistência ao Parto e ao Nascimento no Estado do Amapá: avanços e desafios".
O evento, realizado no Plenário da Assembleia Legislativa, contou com a participação especial do Dr. Herdy Alves, enfermeiro obstetra, pesquisador e professor titular da Universidade Federal de Fluminense/RJ.
Maraína Martins destacou a importância do Legislativo Municipal na discussão, visto que, o primeiro contato da grávida é com o atendimento nos postos de saúde de seu bairro, cuja estrutura é mantida pelo município e fiscalizada pelos vereadores.
“Na Câmara de Vereadores, farei ecoar todas as demandas e necessidades expostas nesta audiência, para que possamos também contribuir e avançar nestes serviços que precisam chegar com eficiência à população”, argumentou a vereadora.
A parlamentar agradeceu o convite feito pela Deputada Luciana Gurgel, sempre sensível às causas sociais nas diversas áreas, e a excelente profissional e amiga Enfermeira Ediane Andrade. A vereadora também parabenizou o Deputado Estadual Dr. Furlan, pela autoria do requerimento que solicitou a audiência.
ASCOM
Vereadora MARAÍNA MARTINS
Caetano Bentes defende que a história e a cultura do Amapá sejam questões obrigatórias nos concursos públicos
O vereador Caetano Bentes (PSC) defendeu a obrigação dos editais de concursos públicos estabelecerem nas questões de suas provas, conhecimentos sobre o Estado do Amapá, sua cultura e história. O parlamentar também destacou o trabalho de pesquisa de historiadores como Fernando Rodrigues, Edgar de Paula Rodrigues, Nilson Montoril, dentre outros, que se dedicam há várias décadas a divulgar a historiografia local.
O parlamentar saudou o projeto de lei nº 117/17 apresentado nesta terça-feira pelo deputado Paulo Lemos (PSOL) no parlamento estadual e propôs iniciativa semelhante em nível de município pois é importante que mesmo aqueles que vêm de outros estados para concorrer a vagas nos certames locais, tenham conhecimento da história e da cultura amapaense.
Caetano Bentes lamentou que não haja uma política de publicação de obras históricas e literárias locais pois caso houvesse esses livros poderiam ser difundidos desde cedo nas escolas e ainda nos primeiros anos do Ensino Fundamental, os alunos teriam contato com os personagens que fizeram e fazem a história do Amapá.
Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social
O Vereador Rinaldo (PSOL) faz visita técnica
Em visita técnica realizada no mês de maio, o vereador Rinaldo (PSOL) detectou algumas necessidades estruturais na Escola Municipal Profª Lúcia Neves Deniur, no bairro Liberdade, zona norte de Macapá.
O primeiro ponto, e o principal , é que a escola não tem refeitório. Além do refeitório, Rinaldo solicitou reparos elétricos, hidráulicos e serviços de pintura. Um ambiente agradável resulta num melhor rendimento dos alunos
Gabinete vereador Rinaldo Martins
Assessoria de Comunicação Social
Vereadoras participam de Seminário na OAB/ Ap
O termo violência contra a mulher é correntemente utilizado para designar práticas como as do uso da força física, psicológica ou intelectual para obrigar a mulher a fazer algo contra sua vontade. Em outras palavras, significa incomodar ou impedir o outro de manifestar seu desejo e sua vontade, sob pena de viver gravemente sob ameaça ou sob violência.
A “violência doméstica” ocorre dentro de casa, nas relações entre as pessoas da família, seja a que ocorre entre homens e mulheres, entre pais e filhos, entre jovens e idosos. Contudo, cabe ressaltar, que independente da faixa etária, as estatísticas demonstram que a mulher é o principal alvo da violência doméstica.
A Coordenadora e vereadora do PRB/MULHER no Amapá, Patriciana Guimarães participou na manhã de quinta-feira (01.05) na OAB /AP, do Seminário Violência Doméstica – Faces da invisibilidade da Mulher frente à Violência. Iniciativa da Prefeitura Municipal de Macapá, através da CMPPM (Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres) e seus CRAMS (Centro de Referência de Atendimento à Mulher).
Patriciana participou da “Roda de Conversa” com o tema “Violência Doméstica como desafio na Sociedade Contemporânea”. Também fez parte da roda de conversa, a Dra. Roseane Barbosa, Presidente da Comissão de Mulheres Advogadas OAB/AP, Dra. Júlia Lima Barros, psicóloga do Juizado de Violência Doméstica, vereadora Maraína Martins (PR), presidente da Comissão das Mulheres da Câmara de Vereadores e a senhora Mary Cruz, diretora do CRAM- zona sul (Centro de Referência e Atendimento à Mulher) e a Coordenadora do CMPPM, Anne Pariz.
“Mudando a cultura machista na sociedade, através de políticas educacionais voltadas para um assunto tão sério, como o da Violência Doméstica. Só assim conseguiremos diminuir as estatísticas relacionadas ao assunto em questão”, pontuou a vereadora Patriciana Guimarães.
Gabinete vereadora Patriciana Guimarães
Assessoria de Comunicação Social
Articulação garante parcerias entre associação e empresa para reaproveitamento de caroços de açaí
O açaí fruto típico da região amazônica, é um dos principais alimentos na mesa do nortista. Conhecido por ser muito nutritivo, também é fonte de renda para centenas de famílias no Estado. Porém, o que poucos sabem é o quanto o caroço do açaí pode ser reaproveitado. Em busca dessa nova destinação e reaproveitamento, foi que o vereador Professor Rodrigo (REDE) articulou uma nova parceria entre a Associação dos Produtores do Mini Polo da Fazendinha (ASSOPRO) e a empresa Açaí Amazon LTDA.
“É muito importante criar essa relação entre o produtor rural e os empresários. Essa parceria garante não só o crescimento da nossa economia como a preservação dos espaços urbanos”, diz Professor Rodrigo.
Existente desde 2007, a ASSOPRO trabalha na produção de hortaliças, mudas de plantas, frutas, adubos orgânicos, biofertilizantes e biomassas. E com o objetivo de garantir a produção de forma sustentável, a Associação buscou junto ao parlamentar novos meios de conseguir material para produção de adubos. “O caroço do açaí é um rico fertilizante e nós utilizamos ele para a produção de adubos orgânicos. Procuramos o vereador Rodrigo para que nos indicasse como e onde conseguir um maior número desse material. Foi aí que conhecemos a empresa Açaí Amazon, uma nova parceria que com certeza ajudará no crescimento da nossa produção”, explica o presidente da Associação, Domingos Gomes.
Apesar de ter um baixo valor nutricional, o caroço do açaí assume um papel muito importante na produção de compostas orgânicas, pois depois de decomposto torna o solo com melhor qualidade. “O que é problema ambiental aqui é fonte de economia fora do país. O açaí da nossa região, 88% morre no chão, porque não é coletado por falta de logística. Ter visão de negócio e acesso aos projetos garantem maior produtividade”, ressalta o empresário Walber Dias.
Associação dos Produtores do Mini Polo da Fazendinha, além de plantar frutas e hortaliças, realiza um trabalho educacional e recebe acadêmicos, estudantes, para orientar sobre a produação de biofertilizantes, controle de água, adubo orgânico e biomassa.
Assessoria de Comunicação
Gabinete Vereador Professor Rodrigo
Câmara Municipal de Macapá está entre as quatro que dispõe do sistema Interlegis
Das 16 Câmaras de Vereadores do Estado do Amapá, apenas quatro dispõe do sistema Interlegis, ferramenta que interliga os poderes legislativo (Federal, Estadual e Municipal), por meio de uma rede de comunicações e de informações. A Câmara Municipal de Macapá (CMM) está com o Portal Modelo Interlegis atualizado.
O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM, participou nesta segunda-feira, 5, de uma reunião coordenada pelo senador do Amapá Randolfe Rodrigues (Rede Sustentabilidade) para tratar sobre a implantação do Interlegis nas Câmaras Municipais. Participaram do encontro, representantes da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), da Assembleia Legislativa e de Câmaras Municipais.
A reunião serviu para estabelecer metas e compromissos, visando a integração das Câmaras Municipais, a partir da implantação do Interlegis.
Favacho destacou que entre os compromissos definidos na reunião estão a capacitação de servidores das Câmaras Municipais nos meses de agosto e setembro, em Macapá, com objetivo de preparar os servidores para receber os serviços oferecidos pelo Interlegis e adequar as Câmaras Municipais para informatizar os trabalhos legislativos.
Rádio e TV
O vereador Acácio Favacho, pediu apoio do senador Randolfe Rodrigues, quanto a liberação de um sub-canal da Rádio e TV Senado para as transmissões das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Macapá. Após ouvir o vereador Acácio Favacho, o senador Randolfe Rodrigues, se comprometeu em intervir junto ao Senado Federal para que o pedido feito pela Câmara de Vereadores de Macapá seja agilizado.
Consenso
Os vereadores Dreiser Alencar, Nelson Souza e Professor Rodrigo, todos da Rede Sustentabilidade, participaram da reunião. Os três também defendem a universalização, a divulgação maciça e a transparência das informações referentes aos trabalhos da Câmara de Macapá.
Vereadores defendem dezenas de matérias em favor da população
Entre as matérias defendidas e aprovadas nesta terça-feira, 6, pelos vereadores de Macapá, estão 16 indicações, 80 requerimentos e diversos projetos de Leis e Projetos de Decretos Legislativo.
Durante a sessão ordinária, os parlamentares debateram e aprovaram temas relacionados a saúde, educação, habitação, esporte, saneamento básico, transporte, infraestrutura, pavimentação, limpeza de ruas, construção de creches, além de reforma de escolas e de centros comunitários.
Segundo o vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM, a quantidade expressiva de indicações e de requerimentos aprovados, demonstra a atuação dos parlamentares em visitas nos bairros da capital ou recebendo as lideranças comunitárias na Câmara Municipal de Macapá.
Acácio Favacho destacou que as matérias aprovadas, especialmente requerimentos e indicações são destinados aos respectivos secretários municipais ou estaduais. “Cabe a nós vereadores acompanhamos o andamento destes pleitos para sabermos se os gestores vão atender ou não os clamores da comunidade”.
Favacho reforçou que as sessões ordinárias acontecem dias de terça e quinta-feira, com inicio às 9 horas. As reuniões são abertas ao público que nos dias de sessão podem ocupar as galerias.
Combate as drogas
Durante a sessão desta terça-feira, o ex-vereador Tom Sobral, também usou a tribuna. Ele foi pedir apoio dos parlamentares quanto ao fortalecimento de políticas públicas de combate as drogas. Tom Sobral destacou que dia 26 de junho é o Dia Internacional de Combate as Drogas. O ex-vereador foi a CMM, a convite do vereador Pastor Didio
Vereador Dreiser Alencar intervém pelas famílias do Laurindo Banha e Congós
O vereador de Macapá Dreiser Alencar (Rede Sustentabilidade), interveio por melhorias para os bairros Laurindo Banha e Congós, zona sul da capital. Os pleitos foram levantados pelo parlamentar e sua equipe durante a execução do projeto Gabinete nos Bairros.
As demandas recebidas pelo parlamentar durante visita que fez nos dois bairros foram transformadas em requerimentos e indicações, aprovadas recentemente em sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Para o bairro Laurindo Banha, o requerimento aprovado pede com urgência serviços de reforma e manutenção de 200 metros da passarela da Avenida 25 de Julho, onde residem cerca de 150 familiais.
No bairro Congós, Dreiser Alencar teve requerimento aprovado que pede a substituição de luminárias de 34 dos 36 postes do Canteiro Central da Rua Claudomiro de Moraes, trecho compreendido entre a 4ª e a 24ª Avenida, que segundo o parlamentar, estão todas apagadas, aumentando os índices de criminalidade no bairro.
Ainda no Congós, Dreiser Alencar, propôs, por meio de indicação, já aprovada na CMM, a reativação da Base da Polícia Militar, desativada há sete anos. “Iremos levar o nosso projeto Gabinete nos Bairros em diversos bairros e distritos da capital”, finalizou.
Assessoria de Imprensa/Vereador Dreiser Alencar.
Vereador Acácio Favacho pede asfaltamento para Ruas do Jardim Felicidade e Novo Buritizal
Os bairros Jardim Felicidade 1, na Zona Norte e Novo Buritizal, Zona Sul de Macapá, deverão receber benefícios de terraplanagem e pavimentação asfáltica. O pedido foi feito pelo vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Acácio Favacho teve dois requerimentos aprovados na sessão ordinária desta terça-feira, 8, que propõe a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), serviços de pavimentação asfáltica para os dois bairros. Para o Jardim Felicidade 1, o vereador solicita asfaltamento para Rua Clodoado Alves e para o bairro Novo Buritizal, o mesmo serviço foi requerido para a Avenida Municipalista.
Acácio Favacho diz que tem conversado com as pessoas, e ouvido delas muitas reclamações sobre a precariedade de ruas e avenidas da cidade, no transporte público e das luminárias dos bairros de Macapá. “Todas essas demandas são transformadas em requerimentos e indicações. Vamos continuar lutado pela melhoria de nossa cidade, inclusive intensificando as fiscalizações das ações da Prefeitura de Macapá, afinal é nosso papel enquanto vereador defender os interesses do povo”, finalizou
Vereador Rinaldo Martins anuncia Projeto de Lei para instituir o uso da fitoterapia na saúde municipal
O vereador Rinaldo Martins (PSOL) anuncia a elaboração de um Projeto de Lei, que tratará da instituição de políticas públicas para o uso de medicamentos fitoterápicos na rede municipal de saúde. O anuncio é resultado de uma audiência pública ocorrida nesta sexta-feira, 9, na Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Segundo o parlamentar, inicialmente será formada uma comissão com representantes de instituições que debatem o assunto. “A proposta é reunirmos o máximo de informações possíveis para a elaboração de um Projeto de Lei, que defenda a implementação de políticas públicas para o uso de fitoterapia”.
Politicas Públicas- Rinaldo Martins defende que o município avance nas discussões sobre o uso de fitoterapia em tratamentos medicinais. Segundo ele, as iniciativas que existem neste sentido são individuais. O parlamentar diz que está comprovada cientificamente a eficácia da fitoterapia no tratamento de doenças.
O professor José Carlos Tavares palestrou sobre o tema. Além dele, participaram da audiência pública, representantes de órgãos da área da saúde, acadêmicos dos cursos de farmácia, enfermagem, técnicos de enfermagem, medicina e representantes da comunidade.
O ex-secretário municipal de saúde, enfermeiro Dorinaldo Malafaia, apóia a iniciativa do vereador Rinaldo Martins. Ele considera importante a implantação de políticas públicas para o uso regular destes medicamentos fitoterápicos. “Países como China e Japão são milenares no uso da fitoterapia”, pontuou.
Medicina Tradicional- A fitoterapia faz parte da tradição dos povos da Amazônia. Por meio de experiências empíricas e conhecimento herdado de gerações, muitas doenças foram curadas com a ajuda da flora amazônica. Além de complementar os tratamentos de saúde, fomenta o empreendedorismo local.
Estudos científicos foram feitos para comprovar a eficácia dos fitoterápicos e hoje Macapá possui dezenas de farmácias de manipulação que fornecem os medicamentos de acordo com a receita expedida pelos médicos. Na audiência, será discutida a utilização dos fitoterápicos no Sistema Único de Saúde (SUS), para atender a comunidade em geral.
Assessoria de Comunicação/ASCOM/CMM.
Vereadora Patriciana Guimarães realiza audiência pública para debater o combate as drogas em Macapá
Nesta segunda-feira, 12, a vereador Patriciana Guimarães (PRB), realiza Audiência Pública com o tema “Drogas em Macapá e entorno” . O debate acontece às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM).
A vereadora Patriciana Guimarães defende uma ampla discussão envolvendo representantes do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Macapá, das Polícias Civil, Federal, e Militar e representantes de instituições que combatem o uso de drogas.
Segundo Patriciana Guimarães, a morte do jovem Jeferson de Souza Medeiros, ocorrida Recentemente em uma festa “rave”, e que a polícia investiga com a suspeita de ter sido provocada por uso de drogas sintéticas, foi o estopim para provocar esse amplo debate sobre o combate as drogas.
Juventude- Patriciana Guimarães diz que está muito preocupada com o crescente envolvimento de jovens com o consumo de drogas em Macapá. Em recente visita aos distritos de Bailique, Abacate da Pedreira, Lontra da Pedreira, Santo Antônio da Pedreira, entre outros, a comunidade, segundo a parlamentar, pede socorro as autoridades públicas. “Em todos estes distritos percebemos o envolvimento de muitos jovens com drogas”.
Participam da audiência pública, delegados de polícia, psicólogos, acadêmicos de direito, de psicologia, enfermeiros, representantes do judiciário e de instituições públicas e particulares que trabalham no combate as drogas e no resgate dos jovens envolvidos com drogas.
Assessoria de Comunicação/ASCOM/CMM.
Maraína Martins faz entrega de fraldas arrecadadas em seu aniversário solidário, ao Hospital da Criança.
Uma iniciativa da vereadora de Macapá, Maraína Martins (PR) demonstrou que há lugar para os bons exemplos na esfera política. Na última sexta-feira, 09, a parlamentar esteve no Hospital da Criança e Adolescente (HCA) para fazer a entrega das doações de fraldas descartáveis. Os produtos foram adquiridos durante a realização do seu aniversário solidário, no último dia 06, em que, ao invés de presentes, os convidados levaram fraldas infantis de todos os tamanhos.
Ao lado da sua equipe, a vereadora fez a entrega dos donativos no hall de entrada da unidade hospitalar, e espera que seu gesto incentive a população a apoiar outras entidades. "É muito importante fazer esse trabalho social. Sempre realizei essas ações mesmo antes de ser vereadora. Fiz o que a sociedade espera dos políticos. Eu vim para a política com a proposta de ser diferente. É importante despertar na sociedade o interesse em ajudar instituições como a pediatria. Doar é um ato de consciência e amor ao próximo. Seja você também um semeador de boas ações”, disse a vereadora.
O ato rendeu agradecimentos da diretora do hospital, doutora Zoraide Maramalde. "Recebo de coração aberto toda e qualquer doação para o hospital, mesmo sendo mantido com os recursos do Governo do Estado. É importante dizer que para nós qualquer tipo de doação é sempre muito bem- vinda. Este tipo de atitude merece ser destacada.”, declarou a pediatra.
O Hospital da Criança e Adolescente é a maior unidade hospitalar infantil do estado. Muitas crianças são carentes e, dependendo do tempo passam até meses em tratamento na unidade. As 3.300 fraldas arrecadadas foram entregues ao serviço social do hospital, que destinará às mães de crianças carentes em tratamento no local.
ASCOM Vereadora Maraína Martins - PR
Ações do documento