Vereador Yuri Pelaes preside audiência pública que debateu os direitos da Guarda Municipal.

por danielle.duarte — publicado 22/05/2017 10h29, última modificação 22/05/2017 10h29

“O debate sobre o papel da Guarda Civil Municipal foi positivo. Iremos avançar agora com os encaminhamentos retirados desta pauta”. A declaração é do vereador de Macapá Yuri Pelaes (PMDB).

O vereador presidiu nesta sexta-feira, 19, audiência pública, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), que debateu “O novo papel das guardas municipais’ e o cumprimento da Lei 13.022/2014 – A Guarda Municipal no contexto da Segurança Pública Nacional”.

Segundo Pelaes, a partir de agora será instituída uma comissão de vereadores que terá o compromisso de cobrar da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) as principais reivindicações da categoria.

Armamento
Yuri Pelaes destacou que entre os pleitos da categoria, o armamento da Guarda Civil Municipal é o principal. “Hoje o Guarda Municipal trabalha desguarnecido, refém dos criminosos que atuam em Macapá. É imprescindível que a Prefeitura de Macapá, cumpra a Lei Federal, que autoriza o uso do armamento para as Guardas Civis Municipais de todo o país”, acrescentou.

Durante o debate foram tratados também de questões como progressão salarial, condições de trabalho e equipamentos.

O guarda municipal, Márcio Roberto, cobrou mais empenho da CMM, no auxílio das conquistas pleiteadas pela categoria. “O município tem sido omisso no cumprimento da Lei 13.022/2014, até o Sindicato da Guarda Civil Municipal, que deveria nos representar é omisso também, quando se cala diante de nossos problemas”, declarou.

Presença
Participaram do debate, os vereadores Yuri Pelaes (PMDB), Antônio Grilo (PV), Dreiser Alencar (Rede Susentabilidade), Ruzivan Pontes (Solidariedade), Pastor Didio Silva (PRP), Japão Baia (PDT), Patriciana Guimarães (PRB), Professor Rodrigo (Rede Sustentabilidade), Cláudio (PDT), Gian do Nae (PT do B) e Victor Hugo (PV), além de representantes de instituições públicas direta ou indiretamente envolvidas com as questões da Guarda Municipal de Macapá.