Notícias

por Interlegis — publicado 08/03/2016 17h31, última modificação 23/05/2025 11h04
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Notícias

por Interlegis — publicado 08/03/2016 17h35, última modificação 26/12/2017 13h13
Notícias da Câmara Municipal de Macapá

Notícias - Leia mais…

Reajuste: Vereadores reúnem com representantes dos professores do município.

por danielle.duarte — publicado 04/05/2015 12h40, última modificação 04/05/2015 12h40


Os presidentes das Comissões de Educação, Cultura e Desporto-CECD, vereador Washington Picanço(PSB) e Tributária Financeira e Orçamentária-CTFO, vereadora Aline Gurgel(PR), estiveram reunidos extraordinariamente nesta quarta-feira(15), 9h, no plenário da Câmara Municipal de Macapá, para tratarem da atualização do piso nacional de magistério municipal proposto pelo sindicato da classe.

A secretária executiva do Sindsepeap, Lara Lúcia Marques e o assessor jurídico Antonio Batista apresentaram para os vereadores a proposta defendida pela categoria, que é de 13,01%.

A Câmara também vai participar oficialmente de todas as reuniões de negociação entre a categoria e o executivo, inclusive disponibilizando um servidor da Casa, para auxiliar tecnicamente acerca dos impactos na concessão do percentual defendido pelos educadores.

O técnico e contador, Ademir Santos, estará acompanhando as próximas mesas de negociações.

“O presidente Acácio Favacho disponibilizou um técnico, para que a Casa tenha informações precisas dos impactos desse reajuste no orçamento do município. O legislativo vai estar presente e também garantir os direitos dos trabalhadores. Não podemos permitir que uma paralisação prejudique mais de 34 mil alunos”. Disse a vereadora Aline Gurgel(PR).

Participaram da reunião, os vereadores Ruzivan Pontes(SDD), Carlos Murilo(PSC), Telma Nery(PP), Neuzinha Velasco(PSB), Gian do Nae(PMDB) e Professor Madeira(PSOL).


As sessões na Câmara Municipal de Macapá acontecem as terças e quintas-feiras, 9h.

A Câmara Municipal de Macapá definiu os membros das comissões permanentes para a 3ª. e 4ª. sessão legislativa, da 11ª legislatura biênio 2015/2016.

por danielle.duarte — publicado 04/05/2015 12h48, última modificação 04/05/2015 12h48

Durante solenidade de posse dos novos membros, o presidente da Casa, vereador Acácio Favacho(PMDB), pediu empenho de seus pares para acompanhar os assuntos da comunidades referentes a cada comissão.

“As comissões tem um papel importante na condução dos nossos trabalhos aqui no legislativo, uma vez que, seus membros vão até as comunidades para ouvir suas reivindicações e propor soluções e encaminhamentos. Isso fortalece o nosso trabalho”. Declarou Favacho.

Acácio Favacho(PMDB), também defendeu a realização de audiências públicas no município de Macapá e nos distritos, ainda neste semestre.

“Assim que passar este período de chuvas, vamos realizar várias audiências públicas em todo o município para ouvir o cidadão e buscar soluções para os diversos problemas de nossa comunidade”. Concluiu o presidente.

 

Comissões permanentes

As comissões permanentes da Câmara Municipal de Macapá são destinadas a realizar estudos, investigações, apresentar proposições à Câmara, realizar audiências públicas com entidades da sociedade civil e receber petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades públicas.

Essas comissões se manifestam emitindo opinião técnica sobre o assunto, por meio de pareceres, antes do mesmo ser levado ao Plenário.

A composição parlamentar desses órgãos técnicos é renovada a cada legislatura. Elas são divididas de acordo com temas, mas também são instâncias políticas. Por isso a legislação recomenda que sua composição seja feita de forma equitativa, respeitando as proporções das bancadas.

 

Confira abaixo a composição das Comissões Permanentes:

 

1- COMISSÃO DE CONSTITUIÇÃO, JUSTIÇA E REDAÇÃO-CCJR

 

Ver. Allan Ramalho(PSB) - Presidente

Vera.Adrianna Ramos(SDD)

Ver. Nelson Souza(PROS)

Ver. Diego Duarte(PP)

Ver. Eddy Clay Góes(PR)

Ver. André Lima(PSOL)

Ver. Ulisses Parente(PSDB)

 

2- COMISSÃO TRIBUTÁRIA, FINANCEIRA E ORÇAMENTÁRIA -CTFO

 

Vera. Aline Gurgel(PR) - Presidente

Ver. Ruzivan Pontes(SDD)

Ver. Ulisses Parente(PSDB)

Ver. Telma Nery(PP)

Ver. Washington Picanço(PSB)

 

3- COMISSÃO DE EDUCAÇÃO, CULTURA E DESPORTOS-CECD

 

Ver. Washington Picanço(PSB) – Presidente

Ver. Eddy Clay Góes(PR)

Ver. Aldrin Torrinha(PROS)

Ver. Prof. Madeira(PSOL)

Ver. Gian do Nae(PMDB)

 

4- COMISSÃO DE SAÚDE E ASSISTÊNCIA SOCIAL-CSAS

 

Ver. João Henrique(PR) – Presidente

Ver. Carlos Murilo(PSC)

Vera. Neuzinha Velasco(PSB)

Ver. Diego Duarte(PP)

Ver. Ruzivan Pontes(SDD)

 

5- COMISSÃO DE INDUSTRIA, COMÉRCIO E SERVIÇOS PÚBLICOS-CICSP

 

Ver. André Lima(PSOL) - Presidente

Ver. João Henrique(PR)

Ver. Auciney Maciel(PTB)

Ver. Lucas Barreto(PSD)

Ver. Ruzivan Pontes(SDD)



6 – COMISSÃO DE DEFESA DOS DIREITOS DA MULHER-CDDM

 

Vera. Adrianna Ramos(SDD) – Presidente

Vera. Aline Gurgel(PR)

Vera. Neuzinha Velasco(PSB)

Ver. Aldrin Torrinha(PROS)

Ver. Telma Nery(PP)

 

7 – COMISSÃO DE DIREITOS HUMANOS E CIDADANIA-CDHC

 

Ver. Nelson Souza(PROS) – Presidente

Ver. Lucas Barreto(PSD)

Ver. Prof. Madeira(PSOL)

Ver. Rocha do Sucatão(PT)

Ver. Washington Picanço(PSB)

 

8 – COMISSÃO DE DEFESA DO MEIO AMBIENTE-CDMA

 

Ver. André Lima(PSOL)

Ver. Antonio Grilo(PV)

Ver. Nelson Souza(PROS)

Ver. Rocha do Sucatão(PT)

Vera. Neuzinha Velasco(PSB)

 

9 – COMISSÃO DE LEGISLAÇÃO PARTICIPATIVA-CLP

 

Ver. Auciney Maciel(PTB)

Ver. Gian do Nae(PMDB)

Ver. Rocha do Sucatão(PT)

Ver. Antonio Grilo(PV)

 

10 – COMISSÃO DE VIAÇÃO E TRANSPORTES-CVT

 

Ver. Diego Duarte(PP) - Presidente

Ver. Allan Ramalho(PSB)

Ver. Eddy Clay Góes(PR)

Ver. Ulisses Parente(PSDB)

Ver. Lucas Barreto(PSD)

 

11 – COMISSÃO PERMANENTE DE ASSUNTOS INTERNACIONAIS-CAI

 

Vera. Adrianna Ramos(SDD)

Ver. Allan Ramalho(PSB)

Ver. Prof. Madeira(PSOL)

Ver. João Henrique(PR)

Ver. Carlos Murilo(PSC)

 

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Macapá acontecem as terças e quintas-feiras, 9h – com transmissão ao vivo em TV aberta, sinal analógico, no canal 24.

 

ASCOM – CMM

 

Vereadores participam do XI Encontro Nacional de Legislativos.

por danielle.duarte — publicado 04/05/2015 13h00, última modificação 04/05/2015 13h00

Iniciou nesta quarta-feira(23) e segue até a sexta-feira(24), no auditório do Brasília Imperial Hotel, em Brasília, o XI Encontro Nacional de Legislativos Municipais, que discute essencialmente a reforma política.

O evento é coordenado pela União dos Vereadores do Brasil-UVB, entidade que desde 1964, congrega mais de 57 mil parlamentares de todo o país.

Macapá está sendo representada pelos vereadores Eddy Clay Góes(PR), Neuzinha Velasco(PSB), Washington Picanço(PSB), Aldrin Torrinha(PROS), André Lima(PSOL), Rocha do Sucatão(PT), Ulisses Parente(PSDB), Adrianna Ramos(SDD) e Aline Gurgel(PR), que preside a União dos Vereadores do Amapá-UVEAP.

A proposta do Encontro é ampliar a discussão sobre a Reforma Política, apresentar um manifesto da UVB ao Congresso Nacional e fortalecer os Legislativos Municipais de toda Federação.

Na foto, os vereadores estão ao lado do Vereador Gilson Conzatti, Presidente Nacional da UVB.

Câmara Municipal de Macapá realiza sessão itinerante no Bailique.

por danielle.duarte — publicado 04/05/2015 13h19, última modificação 04/05/2015 13h19

A sessão ordinária da Câmara de Vereadores de Macapá desta quinta-feira(30), será realizada na comunidade da vila progresso, no arquipélago do Bailique, distante 160 quilômetros da capital, e com acesso somente por via fluvial.

Esta é a segunda vez, sob a presidência do vereador Acácio Favacho(PMDB), que o legislativo realiza sessão itinerante na comunidade. A anterior foi realizada em 15 de junho de 2013.

“No nosso primeiro ano, como presidente desta Casa, estivemos no Bailique, acompanhando de perto a situação de nossos munícipes e agora retornaremos para mais um encontro com o nosso povo”. Pontuou Favacho.

Para o presidente, este é um momento ímpar, onde estarão presentes a maioria dos vereadores, podendo nesta ocasião serem apresentadas as reivindicações de forma direta aos representantes do município.

Favacho frisou que é de suma importância essa aproximação com a população, pois é uma forma de fortalecimento dos poderes constituídos e ao mesmo tempo em que oportuniza a comunidade conhecer o trabalho de seus representantes.

Durante a sessão os vereadores deverão debater as reivindicações e ao mesmo apresentar projetos de leis que possam contribuir para resolver problemas da região.

“A expectativa é que haja uma interação maciça da comunidade neste encontro no Bailique, devendo marcar esta nova fase da Câmara Municipal, bem mais próxima do cidadão”. Disse o presidente.

O parlamentar lembrou também que, neste ano, a CMM deve realizar sessões itinerantes em todos os distritos e alguns bairros de Macapá.

O objetivo é um avanço na metodologia de atendimento da instituição, que busca cada vez a aproximação com a comunidade como forma resolver os problemas de forma rápida e eficaz, garantindo com isso a aplicação correta dos recursos públicos.

“Priorizamos a transparência na nossa administração”. Concluiu Favacho.

A comitiva do legislativo municipal desembarca na quinta, pela manhã, com vereadores, técnicos e assessores, que vão ouvir a população local e registrar os anseios da comunidade.

 

As sessões da Câmara de Vereadores de Macapá ocorrem as terças e quintas-feiras, as 9h da manhã.

 

ASCOM-CMM

Vereadores destinam 20% das emendas individuais para ações no Bailique.

por danielle.duarte — publicado 04/05/2015 13h26, última modificação 04/05/2015 13h26

A Câmara Municipal de Macapá realizou na sexta-feira(01), no centro comunitário da vila Progresso, no Bailique, uma sessão itinerante, sob a presidência do vereador Acácio Favacho(PMDB).

Os parlamentares foram até o arquipélago, distante cerca de 160 km da capital, e com ligação apenas por via fluvial, para ver in loco a situação dos moradores das principais vilas e comunidades da região.

Da tribuna popular, os moradores apresentaram suas reivindicações sobre vários setores e, por sua vez, o legislativo vai tomar providencias imediatas para a solução dos problemas apontados.

Emendas.

Durante a sessão, os vereadores assinaram um termo de compromisso, que destina o valor de 20% das emendas pessoais, de cada parlamentar, para serem destinadas a obras em prol da região do Bailique.

“Com esta medida, o parlamento garante que a comunidade do Bailique tenha verba para a manutenção e investimentos em obras estruturais”. Disse o Acácio Favacho.

Ao final da sessão, os vereadores também tiveram encontro com lideranças comunitárias, a fim de manter um relacionamento contínuo entre os moradores e o legislativo municipal no sentido de dar andamento as solicitações feitas.

Nos próximos dias, as comissões da Câmara vão realizar reuniões com seus membros, e promover encontro com secretários das pastas envolvidas no processo referente à cada solicitação e poder atender melhor as especificidades de cada localidade.

 

As sessões na Câmara Municipal de Macapá acontecem as terças e quintas-feiras, 9h.

 

ASCOM CMM

 

Audiência Pública vai debater transporte público e locomoção das pessoas em Macapá.

por danielle.duarte — publicado 05/05/2015 14h11, última modificação 05/05/2015 14h11
Os vereadores Diego Duarte(PP) e Marcelo Dias(PSDB), promovem uma audiência pública, nesta quarta-feira(06), 9h, na Câmara Municipal de Macapá, que vai possibilitar ampla discussão sobre a problemática que envolve o Transporte Público, a Acessibilidade e a Mobilidade Urbana da capital.

Os temas, atualmente se tornaram motivos de preocupação para os gestores e prejuízos para a população, que enfrenta diariamente enormes congestionamentos no trânsito, atraso e estrutura precária no transporte coletivo, além da fragilidade na execução das políticas que garantam a acessibilidade nas vias e nos transportes regidos por concessões públicas.

A intenção dos parlamentares é debater e formular, em conjunto com a população, propostas que possam pelo menos amenizar esses problemas, e que de fato, sejam viáveis para a implantação.

“É uma questão que estamos debatendo há bastante tempo, na Comissão de Viação e Transporte, a qual, eu presido aqui na Câmara, e que precisamos discutir junto com a sociedade, para que possamos encontrar as soluções necessárias”. Relata Diego Duarte.

“Essa discussão irá subsidiar os gestores da área. De lá sairá um relatório, com todas as propostas, que será encaminhado ao Poder Mas serão propostas que possam realmente ser implantadas. Nós estaremos cobrando”. Garante Marcelo Dias.

O encontro conta com a participação de todos os setores da sociedade e especialistas nos temas, que vão explanar as dificuldades e os avanços de cada setor.

Está garantida a manifestação de representantes de associações, entidades sociais e comunitárias.

            

    Vereadores destacam a importância das sessões itinerantes.

    por danielle.duarte — publicado 19/05/2015 14h15, última modificação 19/05/2015 14h20

    A Câmara Municipal de Macapá realizou na manhã desta terça-feira(05), a 18ª reunião ordinária, sob a presidência do vereador Acácio Favacho(PMDB).

    Durante a sessão os parlamentares destacaram os resultados da sessão itinerante realizada no arquipélago do Bailique, na semana passada. 

    A vereadora Neuzinha Velasco(PSB), elogiou a iniciativa da presidência da Casa, na realização das sessões e destacou a participação da comunidade nas discussões.

    A parlamentar socialista pediu apoio do governo para a reconstrução das passarelas, escolas e outros prédios que foram destruídos com a cheia dos rios e o fenômeno das terras caídas.

    “A prefeitura não tem condições de arcar com todas as demandas e é necessário o auxilio do estado”. Disse a vereadora.

    O vereador Aldrin Torrinha(PROS), chamou a atenção para a dificuldade que as pessoas tem para locomoção até a região do Bailique. E pediu atendimento imediato por parte do governo, no sentido de solucionar o problema da falta de energia elétrica, que está causando prejuízos na região. “Os comerciantes são os mais prejudicados com a falta de energia. É necessário que o estado apresente uma solução para o caso”. Disse Torrinha.

     

    Comunidade cobra melhorias nas vias durante audiência pública na Câmara de Vereadores.

    por danielle.duarte — publicado 19/05/2015 14h31, última modificação 19/05/2015 14h31

    Representantes de associações, entidades sociais e comunitárias lotaram as galerias da Câmara de Vereadores, durante audiência pública, realizada na manhã desta quarta-feira(06).

    A principal reivindicação das lideranças comunitárias é a melhoria das vias públicas da cidade de Macapá e a facilidade do acesso das pessoas com deficiência física em logradouros púbicos.

    Audiência Pública foi promovida pelos vereadores Diego Duarte(PP) e Marcelo Dias(PSDB), e contou com a presença do deputado estadual Pedro da Lua(PSC), representantes da comunidades, comandante da policia rodoviária estadual e diretores da CTMAC .

    O encontro garantiu a participação de todos os setores da sociedade e especialistas nos temas, que explanaram as dificuldades e os avanços de cada setor.

     

    ASCOM CMM

    Câmara de Vereadores media protesto de estudantes

    por danielle.duarte — publicado 19/05/2015 14h39, última modificação 19/05/2015 14h39

    Estudantes da rede pública de Macapá realizaram um protesto na tarde desta quinta-feira(14), na avenida FAB, em frente a Prefeitura de Macapá. Eles cobram do executivo melhorias no setor de transporte público e o não aumento da tarifa de ônibus na capital.

    O legislativo foi chamado pelos estudantes para mediar a crise gerada, após o possível aumento da tarifa nos coletivos que circulam em Macapá.

    O presidente da Câmara Municipal, vereador Acácio Favacho(PMDB), os vereadores Gian do Nae(PMDB) e Diego Duarte(PP), juntamente com representantes da classe estudantil, reuniram no fim da tarde com o prefeito de Macapá, Clécio Luiz(PSOL) e a presidente da CTMAC, Cristina Badinni.

    A reunião teve resultado positivo. Após inúmeras reclamações colocadas pelos estudantes, o executivo municipal se comprometeu em vários pontos, como: Total apoio ao não aumento da passagem sem que haja melhoria da qualidade; restituir a cadeira do movimento estudantil no Conselho de Transporte e Fazer uma exposição detalhada sobre o novo sistema de transporte a ser adotado no município.

    De acordo com o vereador Gian do Nae(PMDB), a Câmara dos Vereadores está tentando intermediar as negociações entre sindicato e o poder executivo. “Estamos cumprindo nosso papel enquanto parlamentares com o objetivo de não prejudicar ainda mais os estudantes que utilizam o transporte coletivo diariamente”. Disse Gean.

    O vereador Acácio Favacho(PMDB), disse que o legislativo municipal vai acompanhar o cumprimento dessas medidas.


    ASCOM CMM

    Fotos: Rosivaldo Nascimento

    Audiência pública vai debater inclusão de enfermeiros nas escolas municipais.

    por danielle.duarte — publicado 28/05/2015 19h29, última modificação 28/05/2015 19h29

    A Câmara Municipal de Macapá realiza nesta quarta-feira(20), 9h, uma audiência pública que vai discutir com vários segmentos da sociedade, sobre a inclusão de enfermeiros no quadro técnico das escolas do município.

    Por meio da frente parlamentar de combate ao HIV/Aids, hepatites e demais doenças sexualmente transmissíveis, a vereadora Neuzinha Velasco(PSB), é quem está propondo a audiência.

    Os convidados vão debater sobre: o papel do enfermeiro na educação, a inclusão no quadro técnico das escolas municipais do profissional de enfermagem e a proposta de encaminhamento do projeto para o Estado, com o objetivo de as escolas estaduais também serem atingidas.

    A vereadora socialista disse que, a audiência pública contribuirá para esse processo de reconhecimento e inclusão do profissional de enfermagem em âmbito educacional.

     

    Com informações: Ascom- Ver. Neuzinha Velasco(PSB)

      Câmara Municipal inaugura estação de rádio e lança jornal impresso.

      por danielle.duarte — publicado 10/06/2015 21h18, última modificação 10/06/2015 21h19

                        Câmara no Rádio. Esta é a mais nova ferramenta de divulgação dos projetos e ações dos 23 vereadores de Macapá. A inauguração da emissora aconteceu nesta terça-feira(2), em solenidade festiva na área externa da Câmara Municipal de Macapá. 

                       O presidente da CMM, vereador Acácio Favacho(PMDB) ressaltou que a iniciativa visa maior aproximação entre os vereadores e o cidadão. 

                       Além do projeto Câmara no Rádio, ocorreu também o lançamento do informativo A Voz do Parlamento, o boletim traz um resumo das principais ações dos parlamentares por intermédio das sessões itinerantes e de ações independentes de cada parlamentar. 

                       Durante a solenidade o presidente Acácio Favacho(PMDB) e o presidente da Assembleia Legislativa do Amapá, deputado estadual, Moises Sousa(PSC), assinaram um Termo de Cooperação para a execução do projeto Rádio Câmara. 

                     As transmissões acontecem de segunda a sexta-feira pelas emissoras 92.3 (Jovem Santana FM) e 99.9 (Forte FM). 

                     Favacho diz que tanto a Câmara no Rádio, quanto o informativo A Voz do Parlamento são instrumentos que servirão para avaliar o mandato de cada vereador, além de gerar maior discussão entre a comunidade e os parlamentares. 

                    Para o deputado estadual Moises Sousa a iniciativa do vereador Acácio Favacho demonstra a disposição da Câmara de Macapá em interagir com a comunidade. “A população precisa se apropriar da emissora, participar dos debates e conhecer melhor cada parlamentar”. Declarou Souza, durante seu discurso. 

                     A programação da rádio está sendo transmitida também via web radio, través do aplicativo Camara de Macapá. Basta baixar o app para o sistema android e em breve, também para IOS.

       

      Câmara anuncia audiência para discutir a LDO de 2016

      por danielle.duarte — publicado 10/06/2015 21h26, última modificação 10/06/2015 21h26

                        A Câmara Municipal de Macapá(CMM) realiza no próximo dia 22 deste mês, audiência pública para discutir as diretrizes da Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2016. A pauta foi definida nesta segunda-feira(8), durante reunião ordinária da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO) da Câmara de Macapá.

                        Segundo a vereadora Aline Gurgel(PR), presidente da CTFO, a audiência vai servir para avaliar, discutir e aprovar as diretrizes aprovadas durante a realização do Plano Plurianual Participativo (PPA) Municipal que recebeu as demandas das comunidades. A vereadora Aline Gurgel destacou que a LDO reúne as prioridades a serem executadas com a aprovação do orçamento do município para 2016.

                        “A audiência pública permite que tanto a Câmara de Vereadores, quanto a Prefeitura de Macapá possam emitir relatórios e pareceres a respeito do assunto em pauta. A população também terá a oportunidade de se manifestar e compreender melhor como funciona o mecanismo de receita e despesa do município. A população precisa entender como, a onde com que está sendo gasto o dinheiro do contribuinte”. Disse a parlamentar.

                         O relator da LDO é o vereador Ruzivan Pontes(SDD), eleito por unanimidade pelos demais integrantes da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária da Câmara.

                        Aline Gurgel antecipou que durante as discussões da LDO 2016, os vereadores poderão apresentar emendas parlamentares e a própria população em geral poderá propor indicações de projetos e melhorias para as suas comunidades. A vereadora reforçou o convite para a audiência pública do dia 22, com inicio às 9 horas, na Plenária da Câmara Municipal de Macapá, situada à Avenida FAB, no Centro.

                         Após a reunião da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária desta segunda-feira, os vereadores Aline Gurgel(PR), Ruzivan Pontes(SDD) e Ulysses Parente(PSDB) concederam entrevista a Rádio Câmara de Macapá, no programa “A Voz do Legislativo”, que vai ao ar de segunda a sexta-feira, das 8 às 12 horas.

      Câmara aprova reajuste linear de 4% aos servidores da rede municipal‏

      por danielle.duarte — publicado 10/06/2015 21h34, última modificação 10/06/2015 21h34

                    Os vereadores de Macapá aprovaram nesta terça-feira(09), durante sessão ordinária, projeto de Lei do Executivo Municipal que autoriza o reajuste linear de 4% a todos os servidores da Prefeitura Municipal de Macapá.O reajuste é concedido pelo prefeito Clécio Luis e passa a vigorar a partir deste mês.

                   Durante a sessão ordinária e antes de ser aprovado, o projeto do Executivo Municipal recebeu ainda uma emenda de plenário de autoria do vereador Nelson Souza (PROS),líder do Governo Municipal na Câmara. Depois de aprovada, a emenda garantiu a incorporação de 2% de progressão salarial.

                    Segundo o projeto aprovado, além do reajuste de 4%, os servidores da educação receberão mais 2% de progressão, prevista para ser paga em outubro deste ano.

                   Os vereadores Professor Madeira(PSOL) e Aline Gurgel(PR), divergiram dos demais parlamentares, por defenderem o pagamento do piso nacional de 13,01%, já aprovado pelo Governo Federal.

                   Segundo o presidente da Câmara Municipal, vereador Acácio Favacho (PMDB),a aprovação do projeto demonstra  o compromisso dos vereadores com os servidores municipais.

                   “Os servidores merecem reajuste salarial bem maior. Mesmo com o reajuste já garantido, a mesa de negociação com os trabalhadores da educação permanece e outras conquistas certamente virão e serão aprovadas nesta casa de leis”. Disse Favacho.

                   A sessão aprovou ainda mais nove projetos importantes de interesse da comunidade, entre eles, projeto que obriga hipermercados, supermercados e demais estabelecimentos comerciais de Macapá a contratarem funcionários capacitados para auxiliar pessoas com deficiência visual durante suas compras.

                Todos os projetos votados e aprovados na sessão desta terça-feira(09) ainda dependem da sansão do prefeito de Macapá.

       

      As sessões da Câmara Municipal de Macapá acontecem as de terças e quintas-feiras, das 9 às 12 horas. A transmissão ocorre simultaneamente pela TV canal 24 e pela Rádio Câmara de Macapá com retransmissão pela 92.3 (Jovem FM) e 99.9 (Rádio Forte FM) com a apresentação dos jornalistas Garcia Brito e Edy Wilson Silva.  

      João Henrique eleito presidente da Comissão de Saúde.

      por danielle.duarte — publicado 10/06/2015 21h42, última modificação 10/06/2015 21h42

                   O vereador João Henrique Pimentel(PR), foi eleito nesta quarta-feira(10), presidente da Comissão de Saúde e Assistência Social-CSAS, da Câmara Municipal de Macapá.

                  A escolha foi durante reunião extraordinária da comissão com a participação dos demais membros que integram o grupo.

                  A comissão reúne os vereadores João Henrique(PR), Carlos Murilo(PSC), Diego Duarte(PP),  Neuzinha Velasco(PSB) e Ruzivan Pontes(SDD).

                  Após sua posse, o vereador disse que uma das primeiras medidas a serem adotadas pela comissão será uma agenda de visita as Unidades Básicas de Saúde(UBS,s) de Macapá.

                  “Iremos inspecionar também a Central de Medicamentos da Prefeitura de Macapá, que segundo o próprio prefeito Clécio Luis está investindo na compra de medicamentos e equipamentos hospitalares”.  Garantiu.

                   Além da agenda de visitas as UBS,s, a Comissão de Saúde e Assistência Social da Câmara vai propor a Prefeitura de Macapá a exibição de peças publicitárias e campanhas educativas sobre prevenção de doenças.

                   “Hoje muitas destas Unidades Básicas de Saúde ainda não oferecem serviços e informações básicas aos pacientes. Isso poderia evitar significativamente a redução de doenças de média e alta complexidade”. Disse a vereadora Neuzinha Velasco.

                    João Henrique antecipou que está organizando uma audiência pública sobre o Hospital Metropolitano. ”Precisamos passar a limpo esse projeto. A população não pode pagar o preço de ter que esperar por uma obra inacabada há mais de dez anos”. Finalizou.            

      Vereadora palestra para estudantes sobre violência doméstica.

      por danielle.duarte — publicado 10/06/2015 21h51, última modificação 10/06/2015 21h51

                      “A violência doméstica contra a mulher”. Este foi o principal tema de uma palestra proferida pela vereadora Adrianna Ramos(SDD), na tarde desta quarta-feira(10), no Centro de Estudos Supletivos Paulo Melo(Antiga Escola Emilio Medici).Alunos do Centro Paulo Melo e da faculdade Estácio/Seama foram os expectadores da importante palestra.

                     Segundo Adrianna Ramos, a proposta foi levar ao conhecimento dos estudantes dados atualizados sobre a violência doméstica contra a mulher na capital com ênfase para as leis que preveem punição aos agressores. A exemplo da Lei Maria da Penha, que este ano completa nove anos.

                    Conforme Adrianna Ramos, a própria Câmara Municipal de Macapá (CMM) já vem debatendo essas temáticas por intermédio de suas comissões. A vereadora diz que é incabível que questões desse nível como violência contra a mulher, discriminação racial, preconceito entre outros assuntos.

                   Para a diretora do Centro de Estudos Supletivos Paulo Melo, professora Janaina Machado, as palestras ajudam os estudos na formação de um censo critico e aguçado para discutir e defender temas de interesse da sociedade.

                   A acadêmica de biomedicina Vanessa Soares, vê que a partir desse tipo de debate proposto em palestras, além do conhecimento adquirido, servi para observar quais são os avanços e conquistas em prol da defesa da mulher.  

       

      Câmara aprova projeto de lei que institui o Dia Municipal da Dança.

      por danielle.duarte — publicado 19/06/2015 12h26, última modificação 19/06/2015 12h26

      O legislativo municipal aprovou na manhã desta terça-feira(16), o projeto de lei do vereador Marcelo Dias(PSDB), que institui o “Dia Municipal da Dança”, a ser comemorado anualmente, no dia 29 de abril.

      “A dança sempre foi de suma importância para o desenvolvimento humano em todas as faixas etárias e esferas da sociedade”. Justifica o vereador.

       

      O vereador também teve aprovado pelos seus pares, o projeto de lei que institui a “Campanha Canais Limpo”, a ser realizada anualmente, preferencialmente na semana do dia 05 de junho, data comemorativa do Dia Nacional do Meio Ambiente.

       

      Grande expediente

      Durante o grande expediente, o vereador Nelson Souza(PROS), enalteceu a ação do executivo municipal ao fazer a entrega de uma patrulha mecanizada para o distrito do Coração, que irá beneficiar mais de 20 comunidades agrícolas, desde a comunidade de São José(na cabeceira do rio Matapí) até o Ilha Redonda.

       

      As sessões da Câmara Municipal de Macapá acontecem as terças e quintas-feiras, 9h30, e são transmitidas via TV aberta no canal 24, via web e via rádio na 92,3FM.

       

      Rádio Câmara consolida sua programação junto a comunidade.

      por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 12h52, última modificação 25/06/2015 12h52

      A Rádio Câmara de Macapá inaugurada no último dia 2 deste mês, por intermédio de parceria entre a Câmara Municipal de Macapá (CMM) e a Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) está em pleno funcionamento.

      Com sua grade de programação praticamente fechada, a emissora funciona 24 horas via web http://www.mediafire.com/?o9eed29amosqgpo e de segunda a sexta-feira com transmissão pelas rádios 92,3 (Jovem FM) e 99,9 (Forte FM).

      Conforme a programação, de segunda a sexta-feira, das 8 às 10 horas você acompanha “A Voz do Legislativo” com os jornalistas Edy Wilson e Daniele Duarte. O programa trás o dia a dia dos vereadores, informações sobre projetos e ações de cada vereador, entrevista do dia, além das notícias locais e nacionais.

      Nas terças e quintas-feiras, a Rádio Câmara transmite ao vivo pela rádio 92,3, as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Macapá estendendo o programa “A Voz do Legislativo” até às 12 horas.

      Na seqüência, das 12 às 13 horas acontece a transmissão do programa “Comissões em Debate”, pela rádio 99,9 FM, sob o comando dos jornalistas Edy Wilson e Dani Maciel. Um informativo que debate o papel de cada comissão permanente existente na Casa, com entrevistas no quadro “Vereador em Destaque”.

      Fechando a programação da Rádio Câmara de Macapá, o jornalista Garcia Brito apresenta o programa “Câmara no Rádio”, das 15 às 16h, também de segunda a sexta-feira pela 99,9 com informações, entrevistas e um resumo de notícias, com destaque para a atuação dos vereadores no decorrer do dia.

      Para o vereador Acácio Favacho, presidente da Câmara Municipal de Macapá, a emissora é mais uma ferramenta de aproximação dos 23 vereadores com o cidadão.

      “Estamos tornando nosso trabalho cada vez mais transparente e próximo do povo”, finalizou.

      app radio camara
      http://www.mediafire.com/?o9eed29amosqgpo

      Vereadores se manifestam sobre cancelamento de contrato da Unimed Macapá

      por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 12h56, última modificação 25/06/2015 12h56

      Os vereadores que integram a Comissão de Constituição, Justiça e Redação(CCJR), da Câmara Municipal de Macapá estiveram reunidos nesta quarta-feira(17), para tratar entre outros assuntos do cancelamento de um contrato entre a Câmara Municipal de Macapá e a Unimed Macapá.

      Segundo o vereador Nelson Souza(PROS), que é membro da CCJR, o cancelamento unilateral do contrato por parte da Unimed prejudicou diretamente cerca de 30 servidores da Câmara, que segundo ele, vinham pagando rigorosamente as mensalidades pelos serviços médicos ofertados pela empresa. Para o vereador nada justifica a quebra de um contrato sem que haja motivação.

      O parlamentar diz que, embora a Unimed se utilize de todos os argumentos nada vai amenizar o transtorno que esses usuários do plano de saúde vêm enfrentando à medida que buscam atendimento médico naquele hospital e o atendimento é negado.

      O representante da Unimed Macapá, Dionever Pacheco, presente na reunião tentou explicar que o cancelamento se deu por força de um processo de alienação compulsória que a empresa enfrenta com transferência de sua habilitação para a Fama, instituição que reúne as Unimed em todo o Brasil.

      Pacheco garante que o rompimento do contrato não ocorre por atraso de pagamento, mas sim por dificuldades financeiras enfrentadas pela Unimed. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de finanças, Jesus de Nazaré de Almeida Vidal.

      O vereador Nelson Souza antecipou que a Procuradoria Jurídica da Câmara Municipal e da Prefeitura de Macapá deverão representar judicialmente contra a Unimed para reparar os danos causados aos servidores que foram prejudicados com o cancelamento do convênio.

      Câmara Municipal apoiando o esporte macapaense

      por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 13h03, última modificação 25/06/2015 13h03

      O esporte tucujú ganhou mais um espaço para a divulgação dos eventos, campeonatos e para a informação a cerca da movimentação nos bastidores de todas as modalidades.

      Estreou nesta quinta-feira(18), 13h, na Rádio Câmara de Macapá, via web e 99,9 FM, o programa Esporte Legislativo, com apresentação do cronista esportivo Costa Filho e o vereador Gian do Nae(PMDB).

      O encontro abre espaço para as informações do esporte, com a participação de comentaristas e atletas.

      No programa de abertura, o futebol foi destaque, principalmente com relação ao campeonato amapaense. Não faltou também, uma análise sobre a participação da seleção brasileira na Copa América e a vinda do craque Zico, ao Amapá, para participar da inauguração da pista de atletismo do Zerão.

      O vereador Gian do Nae(PMDB), que é desportista nato, disse que apoiar e incentivar todas as modalidades é fundamental para o brilhantismo do esporte em Macapá.

      “O investimento em categorias de base é o melhor caminho para que um atleta passe a crescer e ter uma estrutura própria de trabalho”. Disse o parlamentar.

      O programa Esporte legislativo, vai ao ar todas quintas-feiras, as 13h.

      Rádio Câmara recebe a visita do prefeito de Macapá

      por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 13h10, última modificação 25/06/2015 13h09

      O programa Comissões & Debate, da rádio Câmara de Macapá, recebeu na tarde desta sexta-feira(19), a visita do prefeito de Macapá Clécio Luiz(PSOL).

      O prefeito foi recebido pelo presidente da CMM, Acácio Favacho(PMDB), que aproveitou a oportunidade para mostrar as dependências da emissora, instalada no prédio do legislativo municipal.

      “Passei por dois mandatos como vereador e confesso que estou surpreso com as mudanças feitas pelo presidente Acácio, durante sua administração nesta Casa. Está de parabéns pelas inovações e principalmente, pela implantação dessas ferramentas de comunicação que unem o legislativo a população”. Disse o prefeito Clécio.

      O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho(PMDB), agradeceu a cordial visita e disse que o legislativo está a disposição do prefeito, para dar ampla divulgação as suas ações.

      “Cada vez que divulgamos as ações, tanto do legislativo como do executivo, prestamos contas da nossa atuação e consolidamos a transparência de nosso mandato”. Concluiu Favacho.

      O programa “Comissões & Debate” vai ao ar de segunda à sexta-feira, as 12h, via web e 99,9 FM - com a apresentação dos jornalistas Ed Wilson Silva e Dani Maciel.

      Vereadores discutem prioridades para a LDO de 2016 durante audiência pública

      por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 13h14, última modificação 25/06/2015 13h14

      A Câmara Municipal de Macapá(CMM) realizou na manhã desta segunda-feira(22), audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentária (LDO) de 2016. A sessão iniciou às 10 horas com a presença de 13 dos 23 vereadores da capital. Líderes comunitários, presidentes de Associação de Moradores, sindicalistas, professores, além de representantes de instituições não governamentais, também participaram da audiência pública.

      A vereadora de Macapá Aline Gurgel(PR), presidente da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária-CTFO destacou que a audiência pública serviu para antecipar as discussões e prioridades há cerca das demandas que serão elencadas na LDO de 2016.

      “O cidadão macapaense tem papel fundamental na discussão e aprovação da LDO do ano que vem. Nós vereadores somos instrumentos que interliga os anseios comunitários com o executivo municipal”.

      Durante a audiência pública a população pode opinar, sugerir e indicar as prioridades a serem elencadas para o seu bairro, sua comunidade, seu distrito com o objetivo de assegurar a aprovação de suas propostas para serem executadas pela Prefeitura Municipal de Macapá-PMM no próximo ano.

      Comunidade
      As demandas mais recorrentes apresentadas pelas lideranças comunitárias foram a construção de creches nos bairros, de escolas de ensino fundamental, pavimentação de ruas e avenidas e revitalização de passarelas. 
      “A iniciativa da Câmara Municipal de Macapá em debater com a sociedade nossas prioridades é fundamental”. Assinalou o líder comunitário do bairro Marabaixo 3, Jairo Rodrigues Oliveira.

      Para o presidente da Associação de Moradores do Bairro Ipê, Renato Penha, o debate direto com a comunidade reforça o compromisso dos vereadores de Macapá com a comunidade. Enquanto que o presidente da Associação de Moradores do Bairro Cidade Nova 1, Edinaldo Guedes, também enalteceu a iniciativa da Câmara Municipal de Macapá, dizendo que o bairro Cidade Nova 1, defende prioridade no serviço de revitalização do posto de saúde e revitalização de passarelas.

      O vereador Ruzivan Pontes(SD), é o relator do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias, de autoria do executivo municipal. O projeto será votado antes do recesso dos vereadores e depois de aprovado seguirá para sansão do prefeito Clécio Luis.

      ASCOM CMM

      Câmara aprova projeto que institui o Plano Municipal de Educação durante sessão extraordinária

      por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 13h20, última modificação 25/06/2015 13h20

      Câmara Municipal de Macapá-CMM, aprovou na tarde desta quarta-feira(24), durante sessão extraordinária, o projeto de lei encaminhado pela Prefeitura Municipal de Macapá ao Legislativo, que institui o Plano Municipal de Educação-PME.

      O projeto foi protocolado na Câmara, na terça-feira(23), em regime de urgência, foi lido, mas não entrou na pauta de votação, devido ao pedido de análise por parte da Comissão de Educação, Cultura e Desportos-CECD e Comissão de Constituição, Justiça e Redação-CCJR.

      O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho(PMDB), disse que a complexidade do projeto e o curto espaço de tempo que os vereadores teriam para analisá-lo e aprová-lo no mesmo dia, adiou a votação para esta quarta-feira.

      Acácio Favacho destacou que antes da votação de qualquer projeto encaminhado para a Câmara, é necessário passar pela avaliação das comissões afins.

      “Este diagnóstico tem por finalidade precípua resguardar a constitucionalidade dos projetos de lei e neste caso, especificamente, deve estar em consonância com o que preceitua a Lei Orgânica do Município de Macapá e com a Constituição da República Federativa do Brasil”. Explicou Favacho.

      Após várias reuniões durante esta quarta-feira(24), as duas comissões - CECD e a CCJR, responsáveis pela observação do Plano Municipal de Educação-PME, emitiram parecer opinando pela aprovação e acolhimento de emendas.

      Após a aprovação do parecer lido em plenário, o PME foi aprovado pela maioria dos vereadores.

      O Plano Municipal de Educação foi elaborado por técnicos da Prefeitura Municipal de Macapá com a participação da sociedade civil, por meio de diversos segmentos que atuam na educação municipal. O documento contêm mais de 20 metas e cerca de 200 ações a serem executadas pela Prefeitura da capital nos próximos dez anos.

      Durante a sessão extraordinária desta quarta-feira, as galerias do plenário da Câmara Municipal de Macapá ficaram lotadas por segmentos religiosos, estudantis, sindicais e representantes de entidades LGBT,s.

      Parlamento Municipal

      por danielle.duarte — publicado 25/06/2015 13h33, última modificação 25/06/2015 13h33

      Centro das grandes decisões, fundamentadas nos princípios constitucionais do Estado Democrático de Direito e da Soberania Popular.

      Sessões as terças e quintas-feiras, a partir das 9:00h.

      Vereadores defendem presença da Guarda Municipal na fiscalização do trânsito de Macapá

      por danielle.duarte — publicado 20/08/2015 11h15, última modificação 20/08/2015 11h15

                Durante sessão ordinária desta terça-feira(30), na Câmara Municipal de Macapá(CMM), os vereadores presentes na reunião debateram diversos assuntos de interesse da comunidade. 
             Uma das questões debatidas na reunião diz respeito à presença da Guarda Municipal nos serviços de fiscalização do trânsito de Macapá. 
              A proposta dos vereadores é que seja assinado um convênio entre a Guarda Municipal e Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) para o fortalecimento das blitzes e fiscalizações no trânsito para reforçar o combate aos mototaxistas clandestinos e lotação.
           Os vereadores também destacaram questões como os freqüentes apagões de energia elétrica provocados pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). 
                 Para o vereador Antônio Grilo(PV), a situação está insustentável com a falta de energia elétrica todos os dias. O vereador João Henrique (PR) defendeu a melhoria de serviços na zona rural de Macapá, principalmente nas áreas de educação, saúde e segurança pública.
            O vereador André Lima(PSOL), demonstrou preocupação com os anúncios de demissão em massa de trabalhadores do comércio amapaense, que segundo informou o parlamentar, já foram mais de 3 mil demissões de lojistas só em 2015, reflexo da recessão e da crise econômica no país. 

      Projeto de Lei
      O vereador Marcelo Dias (PSDB) defendeu a implantação de um projeto de lei no âmbito municipal proibindo o uso de armas brancas em via pública. Dias garante que o objetivo é contribuir para a redução dos índices de violência na capital envolvendo crimes com o uso de facas. 
      Projeto similar foi aprovado este mês no Rio de Janeiro, estabelecendo multa que varia de R$ 2,4 mil a R$ 24 mil, à pessoas que forem pegas portando faca, punhal, ou similares, cuja lâmina tenha mais de dez centímetros de comprimento. Chefs de cozinha com facas na mochila, por exemplo, não serão punidos.

      Câmara de Vereadores de Macapá entra em recesso

      por danielle.duarte — publicado 20/08/2015 11h25, última modificação 20/08/2015 11h25

               O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM) vereador Acácio Favacho(PMDB), autorizou o chamado Recesso Legislativo no período de 01 à 31 do mês de julho.

              A ordem de serviço foi assinada neste último dia 29 de junho pelo próprio presidente.

                Segundo o documento, neste período funcionarão apenas os serviços essenciais da administração da Câmara Municipal de Macapá.

               Para garantir a continuidade dos serviços haverá regime de escala de servidores. A indicação para a escala de servidores será feita pelos chefes de divisão, diretores de departamentos e secretários.

               Durante o Recesso Legislativo, o acesso do público nas dependências do prédio da Câmara Municipal de Macapá será limitado e controlado pelo Gabinete da Guarda Municipal lotada na CMM.

       

             A primeira sessão ordinária após o período de recesso legislativo ocorrerá no dia 4 de agosto(Terça-feira).       

       

      ASCOM CMM


      Foto: Rosivaldo Nascimento

      Câmara Municipal retorna às sessões ordinárias com muitas demandas.

      por danielle.duarte — publicado 20/08/2015 11h34, última modificação 20/08/2015 11h34

                          A Câmara Municipal de Macapá retornou do recesso legislativo, na manhã desta terça-feira(11), com a realização da 30ª. Sessão Ordinária do ano de 2015.

                         A sessão desta terça-feira prestou homenagem aos advogados, estudantes e garçons, pela passagem da data comemorativa, ocasião em que o advogado e ex-deputado estadual, Paulo José, fez parte da mesa, como convidado especial da presidência.

      Tribuna

                        Para marcar as homenagens aos advogados com jurisdição em Macapá, o advogado e ex-deputado estadual Paulo José, pai da vereadora Adrianna Ramos(SD), usou a tribuna da Câmara Municipal. 

                         Segundo o advogado Paulo José, muitas das vezes o advogado é mal interpretado quando se propõe a defender os direitos de um cliente.                          “Não é o advogado que autoriza a soltura de um preso, mas sim o magistrado”. 
                       “Ser advogado no Brasil é motivo de orgulho para mim, poder atuar na defesa dos cidadãos brasileiros e dos seus direitos legais”. Disse Paulo José.

                 O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho(PMDB), enalteceu a todos os advogados da capital, reconhecendo a importância da profissão para o fortalecimento da democracia e do estado de direito. 

                  Favacho também manifestou votos de reconhecimento aos estudantes e garçons de Macapá.

                        O professor Rodrigo Souza Gomes, membro da pastoral da família no Amapá, da Diocese de Macapá, leu uma mensagem do bispo Dom Pedro Conti, alusivo a Semana Nacional da Família, que tem como tema “O amor é a nossa missão: A família plenamente viva”.

                     O vereador Alan Ramalho(PSB), usou a tribuna e chamou a atenção sobre o caso dos 323 servidores da área de saúde, lotados no Estado que hoje estão a disposição do município de Macapá.

                    Segundo o vereador, o GEA ameaça cortar os benefícios de insalubridade e gratificações de servidores que não aceitarem ser remanejados de volta para o Estado.

                       Os servidores atuam nas Unidades Básicas de Saúde, e, segundo o vereador a saída dos profissionais pode prejudicar o funcionamento das unidades.

                            O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho(PMDB), disse que vai falar pessoalmente com o secretário estadual de saúde, Teles Junior, para buscar uma solução sobre essa problemática. Afirmou também que, vai solicitar uma audiência com o governador do estado, Waldez Góes, para tratar sobre este assunto.

                           “Já estamos numa situação difícil na área de saúde pública e com a saída desses servidores, é provável que ocorra o fechamento de no mínimo cinco UBS de Macapá e, não queremos que isso ocorra de jeito nenhum”. Alertou o presidente.

                      Durante o grande expediente, foram lidos várias indicações e requerimentos que visam a melhoria da qualidade de vida da população.

      Vereadores aprovam projeto de lei que beneficia pessoas com autismo em Macapá

      por danielle.duarte — publicado 20/08/2015 11h49, última modificação 20/08/2015 11h49

                   Pessoas com autismo em Macapá ganharam uma atenção especial do legislativo e apoio para as suas ações a partir de agora. É que a Câmara Municipal de Macapá (CMM) aprovou nesta terça-feira(18), durante a 32ª sessão ordinária, projeto de lei de autoria do vereador André Lima(PSOL) instituindo a Política Municipal dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, no município macapaense.

                Segundo o autor do projeto, a proposta é que pessoas com diagnóstico de autismo em Macapá tenham direitos básicos assegurados pelo poder público municipal como acesso à educação, saúde e assistência social.

                      “Essa rede de atendimento precisa efetivamente funcionar para que estas pessoas tenham acesso a estes serviços, principalmente crianças e adolescentes com autismo”. Pontuou Lima.

                 A presidente da Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá (AMA), Jane Betânia Souza Capiberibe, usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá e ressaltou que a instituição atende mais de 100 crianças com autismo e mais 40 estão cadastradas na AMA aguardando por atendimento.

                   Estima-se que hoje existam mais de 4 mil pessoas no Amapá com autismo. Jane Souza Capiberibe pediu apoio dos vereadores para que façam articulação política para que seja restabelecido em Brasília um convênio entre a AMA e a Petrobras, que foi cancelado este ano.

                  A presidente da AMA explicou que mesmo com o título de instituição de utilidade pública, a AMA enfrenta muita dificuldade para assinar convênios com o Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá, o atraso no repasse dos recursos conveniados seria um dos principais problemas.

                Os vereadores de Macapá se comprometeram em fazer pleitos junto ao prefeito Clécio Luis(PSOL), para que os recursos previstos em um convênio vigente entre a Prefeitura de Macapá e a Associação de Pais e Amigos dos Autistas do Amapá sejam liberados sem atraso.

                O projeto aprovado na sessão ordinária desta terça-feira ainda depende da sanção do executivo para entrar em vigor.


      Líder do governo municipal faz balanço de investimentos em diversos setores

      por danielle.duarte — publicado 20/08/2015 11h55, última modificação 20/08/2015 11h55

                O vereador Nelson Souza(PROS), líder do governo municipal na Câmara, usou a tribuna da Casa, na 32ª sessão ordinária desta terça-feira(18), e aproveitou o grande expediente para ressaltar que dos 25 postos de saúde existentes em Macapá, de responsabilidade da Prefeitura Municipal de Macapá, 15 já receberam obras de reforma e adequação nos últimos dois anos e meio. O vereador reconhece que ainda há muito a se fazer pela saúde municipal.

               Segundo o parlamentar, outro dado positivo vindo do executivo municipal diz respeito à redução dos índices de dengue na capital desde o inicio do ano, comparado ao mesmo período do ano passado.

                A queda nas estatísticas de acidente de trânsito em Macapá com vítima fatal foi outro tema tratado por Nelson Souza, que, segundo ele, as ações educativas da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e da Guarda Municipal com apoio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran) refletiram na diminuição de acidentes automobilísticos em Macapá.

                   O líder do executivo na CMM aponta que em dois anos e meio, a Prefeitura de Macapá conseguiu tirar 13 das 14 pastas responsáveis pela captação de recursos financeiros, que encontravam-se inadimplentes.

                 “Hoje o município está adimplente e com respaldo para captar recursos do Governo Federal, uma vez que não existe contrapartida do Governo do Estado”. Arrematou o vereador, anunciando que o município deverá entregar até o final do mandato do prefeito Clécio Luis(PSOL), cerca de 3,5 mil unidades habitacionais a população carente da capital.

      Estudantes do Bailique usam a tribuna da Câmara de Vereadores para denunciar mazelas na ragião.

      por danielle.duarte — publicado 20/08/2015 12h34, última modificação 20/08/2015 12h34

                 Alunos da Escola Bosque, no Arquipélago do Bailique, distante cerca de 12 horas de barco pelo rio Amazonas, também fizeram uso da tribuna da Câmara Municipal de Macapá, na sessão ordinária desta terça-feira(18).

                Eles aproveitaram a oportunidade para reclamar contra a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) pelos constantes apagões que tem ocorrido no Bailique. 

               “A última vez que faltou energia elétrica, o Bailique ficou cinco dias no escuro”. Disse o aluno.

               O grupo de alunos reivindicou em nome da comunidade, a instalação de um pólo da Universidade Estadual do Amapá(UEAP) no Bailique.

               Neste ano, só a Escola Bosque do Estado está com cinco turmas de alunos que estão concluindo o ensino médio.

               “A maioria não tem condições alguma de se deslocar para vir estudar em Macapá. Hoje são em média 100 alunos que se formam a cada ano e ficam praticamente impedidos de ingressar em uma faculdade por falta de oportunidade”. A declaração é do estudante Michel Kingler Maciel Quaresma, da Escola Bosque, que fez uso da tribuna para denunciar os problemas enfrentados pelo Bailique.

             A falta de telefonia móvel e de internet na região foi outro assunto levantado pelos estudantes.

             O Bailique conta hoje de aproximadamente 15 mil habitantes e cerca de 8 mil são eleitores de Macapá.

             A vinda dos estudantes à Câmara Municipal de Macapá recebeu apoio da União dos Estudantes dos Cursos Secundários do Amapá (UECSA).

      Vereadora intensifica ações de fiscalização na saúde municipal

      por danielle.duarte — publicado 27/08/2015 09h43, última modificação 27/08/2015 09h43

      A melhoria do atendimento básico de saúde em Macapá, tem sido a principal bandeira de luta da vereadora Neuzinha Velasco(PSB) nesta legislatura.

       

      Neuzinha tem como foco principal o fortalecimento e ampliação das ações preventivas relacionadas à saúde da mulher no combate ao câncer de mama, de colo de útero, HIV e Sífilis.   

       

      A vereadora socialista, que integra a Comissão de Saúde e Assistência Social(CSAS), da Câmara Municipal de Macapá (CMM), tem intensificado as visitas e fiscalizações em Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde(UBS,s), com o objetivo de verificar in loco a qualidade dos serviços básicos de saúde ofertados à população.

       

      Neuzinha Velasco(PSB) avalia que houve melhorias em alguns serviços de saúde, mas diz que a Prefeitura Municipal de  Macapá ainda precisa fazer mais.

       

      Segundo a parlamentar, em visita aos postos de saúde, as principais reclamações diz respeito a falta de médicos, demora no atendimento, falta de atendimento 24 horas e a falta de oferta de exames básicos de saúde.

       

      Ela aponta que Macapá lidera o ranking nacional de crianças infetadas com sífilis congênita. “Isso é uma estatística negativa para a nossa cidade”. Pontuou a socialista.

       

      “É necessário e urgente que a Prefeitura de Macapá fortaleça as ações de assistência ao pré-natal, de responsabilidade da Atenção Básica, ampliando a oferta do teste rápido para HIV e Sífilis. Independente de repasse de recursos do Governo Federal e do Governo do Estado, a Prefeitura de Macapá precisa fazer a parte dela”. Observou Neuzinha.

       

      Integram a Comissão de Saúde e Assistência Social da CMM, os vereadores João Henrique(PR), presidente, Carlos Murilo(PSC), Neuzinha Velasco(PSB), Diego Duarte(PP) e Ruzivan Pontes(SD).              

       

      Vereador intensifica articulação pela concessão de sinal FM para a Rádio Câmara

      por danielle.duarte — publicado 27/08/2015 09h53, última modificação 27/08/2015 09h53

      A concessão, via Ministério das Comunicações, para a instalação definitiva da Rádio Câmara de Macapá, via FM(Frequência Modulada). foi outro assunto debatido durante a 33ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) ocorrida nesta terça-feira(25).

       

      O empenho do presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho(PMDB). em garantir a liberação do sinal FM para a Câmara de Macapá ganhou adesão de outros vereadores.

      O vereador João Henrique(PR) se colocou a disposição de Favacho para engrossar as articulações há cerca da liberação de uma concessão própria para o efetivo funcionamento da Rádio Câmara de Macapá, que já funciona 24 horas, via internet.

       

      Favacho tem feito articulação com a bancada federal do Amapá, em Brasília, na tentativa de alcançar a concessão da emissora, justificando a necessidade urgente do funcionamento da Rádio Câmara de Macapá com o objetivo de aproximar a população do legislativo municipal, além de utilizar a emissora para fazer a prestação de contas dos mandatos dos 23 vereadores de Macapá.

       

      “Hoje nosso objetivo é assegurar a população macapaense, a transmissão das sessões ordinárias toda terça e quinta-feira, tanto pelo rádio, quanto pela televisão. O nosso trabalho precisa e deve ser o mais transparente possível. Vamos lutar pela concessão da nossa própria emissora de rádio”. Destacou Acácio Favacho.

       

      O suplente do Senador Davi Alcolumbre(DEM), empresário Josiel Alcolumbre, esteve presente na sessão desta terça-feira(25), e manifestou apoio a luta dos parlamentares pela concessão do canal de rádio.

      Vereadores homenageiam maçons do Amapá com entrega de Título de Louvor

      por danielle.duarte — publicado 27/08/2015 09h59, última modificação 27/08/2015 09h59

                  A Câmara Municipal de Macapá homenageou nesta terça-feira(25), durante a 33ª sessão ordinária, as lojas maçônicas do Amapá.

       ]      Os homenageados receberam Título de Louvor concedido pelos vereadores presentes a sessão. 

                     A iniciativa partiu dos vereadores André Lima(PSOL) e Lucas Barreto (PSD) pelo Dia do Maçon, comemorado Dia 20 de agosto passado.

              O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho(PMDB), aproveitou para parabenizar todos os maçons do Amapá, reconhecendo a luta da maçonaria pela bem estar da humanidade. Favacho colocou a Câmara Municipal a disposição dos maçons para outras programações futuras.

                 Durante a sessão ordinária da CMM, o professor José Odair da Fonseca Benjamim, Grão Mestre da Grande Loja Maçônica do Amapá usou a tribuna para ressaltar os trabalhos dos maçons no Estado.

                      Ele destacou que a Grande Loja Maçônica do Amapá existe há 27 anos. “Hoje estamos em Macapá, Santana, Laranjal do Jari e Porto Grande. São onze lojas maçônicas em todo o Estado com 340 obreiros”. Disse o Grão Mestre.

                    Segundo o Grão Mestre José Odair da Fonseca o papel da maçonaria é fazer o bem, trabalhar o ser humano, inclusive com ações de caráter social.

                O presidente da Academia Amapaense Maçônica de Letras, Wilson Queiroga, também destacou os avanços da maçonaria no Amapá. Segundo ele, a academia integra 33 membros da maçonaria, todos com formação acadêmica ou em fase de conclusão.

               Wilson anunciou que até o final deste ano, a Academia Amapaense Maçonaria de Letras estará lançando uma obra literária que resgata a história da maçonaria no Estado.

      Vereadores pedem melhorias para a região de São Joaquim do Pacuí

      por danielle.duarte — publicado 27/08/2015 10h26, última modificação 27/08/2015 10h26

                   Durante a 33ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, desta terça-feira(25), os vereadores se manifestaram para reclamar das dificuldades existentes para trafegar nos ramais e nas vicinais de acesso a região de São Joaquim do Pacuí, zona rural de Macapá.

                   A vereadora Telma Nery(PP) classificou o trecho como um verdadeiro caos.Segundo a parlamentar, os agricultores e feirantes residentes na região enfrentam muita dificuldade para fazer o escoamento de seus produtos agrícolas para Macapá.

                  Ela relembrou que dia 28 de julho foi o Dia do Agricultor, trabalhadores, que segundo a vereadora vem sofrendo o descaso do poder público há bastante tempo.

                O vereador João Henrique(PR), outro que conhece muito bem a região do Pacuí, comunga da mesma opinião de sua colega de partido. 

      Para ele, é necessária a execução de serviços urgentes por parte do Governo do Estado para melhorar as condições da Rodovia AP 70.

                  O vereador destacou que existem trechos na região do Pacuí que se encontram intrafegáveis. A preocupação do progressista é quanto o eventual desabastecimento de medicamentos em postos de saúde onde os carros não conseguem trafegar.

                  A mesma preocupação de JH foi compartilhada pelos vereadores Rocha do Sucatão(PT) e Gian do Nae(PMDB). Os dois também reivindicam melhorias para aquela região.

                    Segundo o vereador Nelson Souza(PROS), líder do governo municipal na Câmara de Vereadores de Macapá, quanto a medicação não há risco de desabastecimento. O vereador citou que a Prefeitura de Macapá efetuou a compra de medicamentos suficientes para abastecer todos os Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde (UBS,s) da capital e da zona rural por um ano.

      Vereadores debatem sobre a qualidade da saúde municipal

      por danielle.duarte — publicado 02/09/2015 22h40, última modificação 02/09/2015 22h40

      Entre os temas debatidos durante a 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira(27), o destaque foi para a melhoria do sistema de saúde municipal.

      Os vereadores Auciney Maciel(PTB), Neuzinha Velasco(PSB), Professor Madeira(PSOL) e Aline Gurgel(PR) apontaram deficiências, segundo eles, ainda existentes nos serviços ofertados em Postos de Saúde e Unidades Básicas de Saúde(UBS,s) da capital.

      Neuzinha Velasco(PSB) e Aline Gurgel(PR) apontaram alguns avanços na saúde municipal, mas defendem um serviço mais eficiente.

       Para o vereador Carlos Murilo(PSC), a Prefeitura Municipal de Macapá tem feito a parte dela, com aplicação dos recursos disponíveis para a saúde, mas, sem o apoio do Governo do Estado os investimentos municipais são insuficientes.

       “A Prefeitura de Macapá aguarda pela parceria com o Governo do Estado, que tem como lema cuidar das cidades e das pessoas”. Pontuou Murilo.

      O vereador Antônio Grilo(PV) informou que tem visitado os Postos de Saúde, e percebido os avanços, mas sem o apoio do Estado é mais complicado.

      Segundo o vereador Nelson Souza(PROS), líder do governo municipal na Câmara, os investimentos na saúde municipal tem ocorrido. Ele destacou a segunda entrega de equipamentos médico-hospitalares e mobiliários para as UBS,s da capital e zona rural.

       A última entrega recebeu investimento de R$ 1 milhão, proveniente de emenda parlamentar do deputado federal Vinicius Gurgel(PR).

      O vereador também acrescentou a contratação de 54 médicos cubanos que hoje reforçam o atendimento na rede básica de saúde de Macapá.

            

        Vereadores buscam solução para melhorar vida de feirantes de Macapá

        por danielle.duarte — publicado 02/09/2015 22h44, última modificação 02/09/2015 22h44
                      Por intermédio do projeto “Vereadora na Comunidade”, a vereadora Aline Gurgel(PR) manifestou sua preocupação com os trabalhadores que atuam na Feira do Produtor, no Buritizal, zona sul de Macapá.  

                       Durante a 34ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira(27), a parlamentar republicana ressaltou que após visitar a Feira do Produtor e ouvir os feirantes, recebeu reclamações da falta de limpeza da feira e dos banheiros do local, além da desorganização do estacionamento.

                             A partir da informação, o vereador Ruzivan Pontes(SD) sugeriu que a Câmara Municipal de Macapá realize audiência pública para debater sobre a funcionalidade das Feiras do Produtor existentes em Macapá.

                           O vereador Lucas Barreto(PSD) reforça que por intermédio de uma audiência pública, a CMM poderá convocar representantes do Governo do Estado, responsável pela Feira do Produtor, da Prefeitura de Macapá e representantes dos feirantes e agricultores, principais interessados na melhoria da infraestrutura das Feiras do Produtor da capital.

                           Aline Gurgel(PR) concluiu dizendo que esses problemas tem provocado 
        redução do número de clientes, haja vista que muitas pessoas optam em comprar em outros locais mais organizados.   

          Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da Câmara de Macapá leva ação às internas do Iapen.

          por danielle.duarte — publicado 02/09/2015 22h49, última modificação 02/09/2015 22h49

          Internas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá-IAPEN, zona oeste de Macapá, receberam na última sexta-feira(28), orientação jurídica e saúde por meio de palestras. A iniciativa foi da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher(CDDM) da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

          As vereadoras Adrianna Ramos(sem legenda) e Neuzinha Velasco (PSB), integrantes da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, participaram da programação.

          Segundo a vereadora Adrianna Ramos, que preside a Comissão, o objetivo foi levar orientação jurídica, de saúde e informação, por meio de palestras destinadas as internas do Iapen. “Estamos no Mês Nacional do Interno. Iremos aproveitar para levarmos apoio e assistência a essas mulheres, que muitas vezes são esquecidas pela sociedade e pela própria família”. Pontuou a parlamentar.

           A vereadora ressaltou que a proposta foi auxiliar para que os processos jurídicos, envolvendo as internas do Iapen sejam mais ágeis e céleres. Durante a ação, 30 internas receberam atendimentos jurídicos. Das 125 internas do Iapen, 50 delas assistiram a uma palestra sobre sexualidade.

          A palestra foi proferida pelo psicólogo Altiere Ponciano, Presidente da Associação Brasileira de Psicologia Jurídica. O tema foi tratado com descontração, inclusive com a participação das internas.

          Um dos problemas enfrentados pelas internas, é que mesmo com a liberação das visitas íntimas às internas do Iapen, a freqüência com que elas recebem visitas de maridos ou namorados é bem menor que os homens no presídio.

          As ações da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher dentro da Penitenciária Feminina receberam apoio da Associação dos Advogados Criminalistas do Amapá(ACRIMAP), por intermédio dos advogados Fernando Secato e Anselmo Ávila.

          Para a coordenadora da Penitenciária Feminina, Patrícia Vales Gonçalves Batista, considera a parceria fundamental para ajudar inclusive no processo de ressocialização das internas.

          No final da visita, houve sorteio de Kits de higiene pessoal. Até o final deste ano, a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher cumpre uma extensa agenda de trabalho na luta pelo bem estar e cuidado com as mulheres macapaenses.

          Integram a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher As vereadoras Adrianna Ramos(sem legenda), Aline Gurgel(PR), Neuzinha Velasco (PSB), Telma Nery(PP) e o vereador Aldrin Torrinha(PROS).

            Vereador ouve moradores do Zerão e busca melhorias para o bairro

            por danielle.duarte — publicado 02/09/2015 22h55, última modificação 02/09/2015 22h55

                      O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho(PMDB), tem cumprido uma extensa agenda de visitas nos diversos bairros de Macapá.

                        Nesta semana, o parlamentar esteve no bairro Zerão, na zona sul da capital, com o propósito de ouvir os moradores da comunidade quanto aos problemas que afligem aquelas famílias. 

                          Após inúmeras reuniões, o vereador assegurou que, por intermédio de seu mandato vai enviar requerimentos ao sistema de segurança pública do Governo do Estado, indicando o aumento do efetivo policial no bairro.

                        Acácio Favacho disse que, a falta de segurança no Zerão é preocupante. Segundo ele, relatos de moradores apontam que os índices de assaltos, roubos e furtos no bairro aumentou significativamente.

                            “Embora seja uma questão de responsabilidade do Governo do Estado, enquanto fiscal do povo iremos pleitear a melhoria da segurança no Zerão”. Destacou o vereador.

                            O parlamentar também informou aos moradores que já enviou requerimento a Prefeitura Municipal de Macapá, pedindo serviços de limpeza e tapa buracos em ruas e avenidas do bairro Zerão. 

                             A medida se baseia nos relatos de moradores, dando conta que vários trechos do bairro estão intrafegáveis.

              Vereador propõe audiência pública para discutir municipalização da iluminação pública e apagões de energia elétrica

              por danielle.duarte — publicado 02/09/2015 22h59, última modificação 02/09/2015 22h59

                          Os vereadores de Macapá vão realizar ainda este semestre audiência para discutir os problemas que envolvem a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). A audiência foi proposta pelo presidente da Câmara Municipal de Macapá(CMM), vereador Acácio Favacho(PMDB), durante a 35ª sessão ordinária desta terça-feira, 1º de setembro.

                       O objetivo é discutir questões como as constantes interrupções no fornecimento de energia elétrica que afeta Macapá e o processo de municipalização do serviço de iluminação pública. Questões que atingem diretamente a população de Macapá.

                     “É imprescindível que os diretores da CEA possam vir a Câmara Municipal de Macapá esclarecer a população acerca destes problemas, que colocam a empresa com a oferta de um serviço precário à comunidade”. Justificou o parlamentar.

                      Acácio Favacho(PMDB) disse que, Macapá apresenta um déficit de pelo menos 50% de pontos de iluminação pública, alguns ainda por serem instalados. O vereador destacou que na legislatura passada juntamente com o vereador Gian do Nae(PMDB), foi feito proposituras pela municipalização do serviço de iluminação pública da capital.

                      A audiência pública ainda sem data definida contará com a presença dos 23 vereadores, representantes da CEA, do Governo do Estado, da Assembleia Legislativa do Amapá, além dos deputados federais e senadores do Amapá, em Brasília.

                Vereador recorre ao Executivo Estadual para assegurar doação de terreno da Câmara Municipal de Macapá

                por danielle.duarte — publicado 03/09/2015 12h24, última modificação 03/09/2015 12h24

                          O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho (PMDB). pediu apoio dos seus colegas vereadores presentes na 35ª sessão ordinária desta terça-feira, 1º de setembro.

                               A pauta foi a instituição de uma comissão de vereadores de Macapá para intervir junto ao governador do Estado, Waldez Góes(PDT) propondo ao Executivo Estadual a doação definitiva do terreno onde funciona à Câmara Municipal de Macapá.

                             A proposta é que o Governo do Estado envie a Assembleia Legislativa do Amapá, projeto de lei que oficialize a doação definitiva do terreno à Câmara Municipal.

                           Com aprovação do projeto, diz Acácio Favacho, que assegura a doação legítima do terreno à Câmara, será possível investir em obras de ampliação do prédio da CMM.

                        “A proposta é investir na construção de um anexo da Câmara e um terceiro piso para atender com mais conforto, a população em geral, servidores da casa e vereadores”. Pontuou o presidente.

                       Favacho encerrou a sessão com o compromisso de agendar uma audiência com o governador Waldez Góes, para tratar deste assunto, antecipando que, três dos oito deputados federais do Amapá, em Brasília, manifestaram interesse em destinar recursos de emendas parlamentares para investir na Câmara de Macapá.

                          Os deputados Cabuçú Borges(PMDB), Roberto Góes(PDT) e Marcivânia Flexa(PT), apóiam a iniciativa do vereador.

                   

                  Câmara de Vereadores aprova lei que institui o Dia Municipal de Educação Física

                  por danielle.duarte — publicado 03/09/2015 12h29, última modificação 03/09/2015 12h29

                                 Nesta terça-feira, 1º de setembro, Dia Nacional do Profissional de Educação Física, a Câmara Municipal de Macapá(CMM), aprovou projeto de autoria do vereador Allan Ramalho(PSB) que institui o Dia Municipal de Educação Física. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores presentes na 35ª sessão ordinária desta terça.

                                Segundo o vereador Allan Ramalho, o projeto propõe a valorização dos profissionais de educação física, buscando maior visibilidade a uma atividade tão importante no aspecto de auxiliar as pessoas no alcance ou manutenção da qualidade de vida, por meio de atividades físicas, sob orientação de um profissional de educação física.

                                 O coordenador do Conselho Regional de Educação Física-Seccional Amapá, Aldir de Azevedo Dantas, disse que a iniciativa da CMM demonstra exatamente o reconhecimento que a categoria busca desde a instituição da lei 9.696, de 1º de setembro de 1998, que tornou obrigatório no país o reconhecimento da profissão de educação física.

                           Dantas destacou que uma das atribuições da Seccional Amapá é fiscalizar o exercício legal do profissional de educação física. Ele relatou que em visita de fiscalização em 87 academias de Macapá, 85 delas estavam irregular, atuando com pessoas que não são profissionais de educação física.

                              O vereador Acácio Favacho(PMDB), presidente da Câmara Municipal de Macapá, aproveitou para homenagear a todos os profissionais de educação física que atuam em Macapá, se colocando a disposição para apoiar outras iniciativas positivas que venham ajudar esses profissionais.

                          O projeto do vereador Allan Ramalho, ainda depende da sanção do prefeito de Macapá Clécio Luis(PSOL). 

                   

                  Vereador se mobiliza contra demissão de servidores federais a disposição do Estado

                  por danielle.duarte — publicado 03/09/2015 12h40, última modificação 03/09/2015 12h40

                            Na última sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, ocorrida na terça-feira, 1º de setembro, o vereador Marcelo Dias(PSDB), se mostrou preocupado com a situação dos 1.050 servidores do quadro federal ameaçados de demissão pelo Governo Federal.

                            Segundo o vereador, são servidores federais que estão à disposição do Governo do Estado há mais de 20 anos. “Imagine o transtorno e o caos que será a vida destas famílias, caso as demissões se confirmem”. Disse o parlamentar.

                           Os servidores ameaçados de demissão prestam serviços em hospitais, escolas e secretarias de governo.

                           Para reverter o quadro, o vereador propõe uma grande articulação política em Brasília.

                       “Iremos buscar apoio dos nossos deputados federais e senadores do Amapá, em Brasília. Porém, a mobilização começa por aqui com os nossos colegas vereadores e deputados estaduais, todos precisam se mobilizar”. Declara Dias.

                         Marcelo Dias também vai cobrar uma posição do Governo do Estado, haja vista que os 1.050 servidores estão há bastante tempo exercendo suas atividades no Estado.

                    Vereador consegue aprovar pacote de requerimentos que beneficiam bairros da zona norte

                    por danielle.duarte — publicado 09/09/2015 11h54, última modificação 09/09/2015 11h54

                               Entre os inúmeros requerimentos aprovados na quinta-feira(03), durante a 36ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá(CMM), quatro ganharam destaque. Trata-se de requerimentos do vereador Auciney Maciel(PTB), propondo melhorias nos serviços prestados à população macapaense.

                            Segundo os documentos, o vereador propõe a presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá(CTmac), Cristina Baddini, a instalação de um semáforo na esquina da Rua Aquariquara com à Rodovia do Curiau, trecho que permite o acesso aos bairros Ipê e Conjunto Mestre Oscar Santos, zona norte de Macapá.

                           Maciel também propôs a Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana(Semob), serviços de pavimentação asfáltica da Rua José de Anchieta, entre as Avenidas Professor Tostes e Hildemar Mais, bairro Jesus de Nazaré.

                         O parlamentar requer ainda à construção de uma arena esportiva no Conjunto Mestre Oscar Santos, haja vista que segundo o vereador, o local não dispõe de locais adequados para a prática esportiva, entretenimento e o lazer.

                           Durante as comunicações parlamentares, Auciney Maciel propôs também a realização de uma audiência pública no dia 25 deste mês, na Câmara Municipal com o objetivo de debater a valorização do atleta amador, no âmbito de Macapá.

                     

                    Vereadores consideram abusivo o aumento da passagem de ônibus em Macapá.

                    por danielle.duarte — publicado 09/09/2015 12h04, última modificação 09/09/2015 12h04

                          A Comissão de Viação e Transporte da Câmara de Vereadores de Macapá–CVT, presidida pelo vereador Diego Duarte(PP), esteve reunida nesta sexta feira(04), em caráter ordinário, para discutir as providências que serão tomadas diante do novo reajuste na passagem de ônibus na capital.

                             Para os integrantes da comissão, o aumento homologado pela justiça, é abusivo, sendo mais uma tentativa das empresas de passar por cima do órgão competente para discutir o assunto, que é a Câmara de Vereadores.

                            A CVT argumenta que desde o ano passado o SETAP tem sido chamado a participar de debates na Câmara, para que, junto com os vereadores, possa realizar os estudos necessários e, posteriormente, construir uma tabela de reajuste que seja viável, tanto para as empresas como para os usuários do transporte coletivo.

                          “Apesar dos inúmeros convites e convocações, o sindicato das empresas nunca demonstrou interesse de discutir a questão. A impressão que temos é de que as empresas querem mesmo é a imposição diante da prefeitura e da câmara, que são os órgãos competentes para editar as regras referentes ao transporte coletivo do município”. Explica Duarte.

                        O vereador questiona um posicionamento mais firme e providências necessárias, por parte da Prefeitura, para combater o “radicalismo dos empresários”. Ele entende que a PMM, sendo a dona da concessão do serviço, deveria editar regras e exigências, tanto para os valores das tarifas, como para a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas.

                           Para Diego Duarte, o argumento do SETAP de comprar ônibus novos, não justifica o reajuste de R$ 0,65 (Sessenta e cinco centavos) em cima do atual valor da passagem. “Mas foi com essa proposta que os empresários conseguiram a autorização da justiça para aumentar a passagem, e pior, com a concordância da prefeitura”. Declara o vereador.

                         “A aquisição de ônibus novos deve ser uma obrigação das empresas, que precisam renovar as frotas, substituindo os veículos que já estão com tempo de uso ultrapassado, assim como também as empresas, precisam melhorar a qualidade dos serviços oferecidos à população, mas a conta dessa substituição de veículos não pode ser atribuída ao usuário. Não podemos concordar com esses acordos que só representam prejuízos para a população, principalmente nessa época de crise”. Aditou o presidente da CVT.

                               A Comissão de Viação e Transporte da CMM pretende travar um amplo debate no plenário da Casa nas próximas sessões, no sentido de cobrar providências urgentes para o ajustamento definitivo da questão.

                         Os vereadores querem que a prefeitura assuma o seu papel de regulamentar e gerir o sistema de transporte no Município de Macapá.

                          

                      Câmara de Vereadores vai ingressar com mandado de segurança contra o reajuste da tarifa de ônibus em Macapá

                      por danielle.duarte — publicado 09/09/2015 12h10, última modificação 09/09/2015 12h10

                              O presidente da Câmara Municipal de Macapá(CMM), vereador Acácio Favacho(PMDB), garantiu nesta terça-feira(08), durante a 37ª sessão ordinária, que a CMM vai ingressar com mandado de segurança contra a decisão judicial homologada na última quinta-feira(03), que reajustou a tarifa de ônibus de R$ 2,10 para R$ 2,75.

                              Segundo o vereador Acácio Favacho, o aumento é abusivo e contraria a Lei Orgânica do Município, haja vista que a Câmara Municipal de Macapá não foi consultada antes da decisão bilateral homologada pela justiça, entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTmac).

                           O presidente disse que, o reajuste surpreendeu a todos, inclusive os vereadores. “É inadmissível que em tempos de crise econômica, a população, incluindo trabalhadores e estudantes sejam prejudicados com esse reajuste”. Pontuou Favacho.

                           Discussão- Acácio Favacho defende que a matéria do reajuste do transporte coletivo seja amplamente discutida. O parlamentar diz que o reajuste deveria ser escalonado. “Conforme as empresas de transporte forem cumprindo as exigências estabelecidas entre a CTmac e o Setap, o aumento da tarifa seria debatido”. Disse o presidente.

                           Acácio salientou que é papel da CMM, tratar deste tipo de matéria, conforme prerrogativa da Lei Orgânica do Município e que, hoje, as empresas tem uma dívida de aproximadamente R$ 25 milhões de ISS com a Prefeitura Municipal de Macapá(PMM). “Com esse recurso de impostos, daria para a PMM melhorar boa parte da malha viária de Macapá”. Concluiu o vereador.

                           A Câmara Municipal de Macapá tem 120 dias para ingressar com o mandado de segurança contra o reajuste da tarifa de ônibus. A prerrogativa de ingressar com o documento é exclusiva do presidente do legislativo municipal.

                       

                       

                          

                      Atendimento ao idoso: Câmara aprova Projeto de Lei de autoria do vereador Diego Duarte.

                      por danielle.duarte — publicado 09/09/2015 12h15, última modificação 09/09/2015 12h15

                             Na sessão desta terça feira(08) no plenário da Câmara Municipal de Macapá, os vereadores aprovaram por unanimidade o Projeto de Lei nº 023/2015, de autoria do vereador Diego Duarte, do Partido Progressista – PP, que cria o programa Creches para Idosos.

                              A proposta, protocolado na Casa em junho deste ano, recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação – CCJR, que opinou pela aprovação, sem emendas. O vereador André Lima, do PSOL, que atuou como relator da matéria, justificando em seu relatório que, depois de concretizada, a iniciativa atenderá uma parcela importante da sociedade macapaense.

                            O projeto prevê a implantação de creches municipais para idosos, com idades a partir de 60 anos, que terão atendimento em período diurno, enquanto seus familiares estiverem trabalhando. A idéia é proporcionar proteção, melhor qualidade de vida, integração e bem estar social aos idosos, com acompanhamento médico e nutricional, através de profissionais de áreas específicas. O serviço será voltado para as famílias comprovadamente carentes, que não têm quem cuide de seus idosos, enquanto trabalham.

                            O autor da iniciativa justifica que decidiu apresentar o projeto por causa das inúmeras notificações de acidentes, ocorridos com idosos que passam a maioria do tempo sozinhos em casa, enquanto as famílias trabalham. “Por ficarem desacompanhados em casa, esses idosos, que muitas vezes possuem mobilidade reduzida e visão comprometida, ficam expostos a acidentes e vulneráveis à violências. Para esses casos de extrema necessidade de acompanhamento e cuidados especiais, como: alimentação e medicação, eu penso que o município tem a obrigação de prestar assistência”, argumenta Diego Duarte”.

                            A palavra “Creche” sempre foi usada para denominar espaços e instituições que, durante o dia, cuidam de crianças, cujos pais possuem atividades fora do lar. Mas esse conceito foi mudado. Já existem no Brasil as creches para idosos, locais públicos que oferecem abrigo e cuidados para os idosos que não contam com assistência, enquanto seus familiares trabalham.

                                  A expectativa de Diego Duarte, após a aprovação do projeto, é de que o prefeito compreenda a relevância do programa e sancione a lei, para que o município possa começar a trabalhar na implantação das creches. “Estou muito grato a todos os vereadores e vereadoras que apoiaram a idéia e possibilitaram a aprovação aqui neste plenário. Agora, é esperar que a lei seja sancionada pelo prefeito e que os nossos idosos possam contar com esse atendimento o mais breve possível”, aditou o vereador.


                      Sessão Solene homenageia os 62 anos do Mercado Central.

                      por danielle.duarte — publicado 09/09/2015 12h18, última modificação 09/09/2015 12h18

                                O vereador Marcelo Dias(PSDB), propôs e a Câmara Municipal realiza nesta sexta-feira(11), 9h, uma sessão solene em homenagem aos 62 anos de fundação do Mercado Central.

                           Durante o evento serão homenageadas personalidades ilustres e empreendedores que fazem parte da história do monumento. Dentre eles, o fundador da Associação Amigos do Mercado Central, Sr. Antonio Maria Menezes de Macêdo e o idealizador do projeto Samba no Mercado, João Carlos do Rosário Souza.

                            Confirmaram presenças na sessão, o deputado estadual Michel JK(PSDB), o diretor presidente do Macapatur, Raimundo Sergio Lemos e a secretária municipal de desenvolvimento econômico, Sueli Colares.

                                 O Mercado Central é considerado como um dos símbolos da história da cidade de Macapá. O prédio foi inaugurado no dia 14 de setembro de 1953 pelo governador Janary Gentil Nunes.

                      Vereadora se manifesta contra o reajuste da tarifa de ônibus

                      por danielle.duarte — publicado 14/09/2015 19h44, última modificação 14/09/2015 19h44

                      O reajuste abusivo da tarifa de ônibus em Macapá de R$ 2,10 para R$ 2,75, provocou a reação sumária da maioria dos vereadores de Macapá. A pauta foi debatida nesta terça-feira, 8, durante sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

                      O reajuste aconteceu na última quinta-feira, 3, por meio de decisão judicial, homologada a partir de acordo bilateral entre o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) e a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTmac). 

                      Segundo a vereadora Adrianna Ramos (sem legenda) as negociações para se chegar ao reajuste, contraria os preceitos da Lei Orgânica do Município, que estabelece a competência deste tipo de matéria à CMM e posteriormente ao prefeito do município. “Sequer fomos ouvidos. A própria Comissão de Viação e Transporte da CMM não foi consultada”.

                      Adrianna Ramos diz que o aumento é absurdo e não agrada o trabalhador macapaense, haja vista que a qualidade do transporte público em Macapá é muito precária. “Para se alcançar um valor justo da tarifa é preciso que as empresas invistam mais na qualidade do serviço, e que todos fiscalizem”. 

                        Acácio Favacho ouve reivindicações de moradores do Jardim América

                        por danielle.duarte — publicado 14/09/2015 19h50, última modificação 14/09/2015 19h50

                        Após ouvir reclamações de moradores do bairro Jardim América (Marabaixo 4), zona oeste da capital, o vereador Acácio Favacho (PMDB), presidente da  Câmara Municipal de Macapá, iniciou as intervenções junto às autoridades públicas da esfera municipal, Estadual e federal com o objetivo tentar minimizar os problemas que afligem aquelas famílias.

                        Para o vereador, um dos problemas mais gritantes que afeta as famílias do Jardim América é a falta de iluminação pública. Segundo Acácio Favacho, o bairro dispõe de sistema de energia elétrica, mas a maioria das luminárias dos postes estão queimadas ou danificadas.

                        Na sessão ordinária da última terça(08), Acácio Favacho conseguiu aprovar indicação de sua autoria propondo a Companhia de Eletricidade do Amapá(CEA), a execução dos serviços de reparo e reposição de lâmpadas em diversas ruas e avenidas do Jardim América.

                        Outra questão que preocupa o vereador Acácio é a falta de limpeza de ruas e avenidas do bairro, além da dificuldade que os moradores enfrentam com relação ao serviço de transporte coletivo, que atende apenas os Marabaixo 1,2 e 3.  

                        Câmara Municipal cria Coordenadoria de Mobilização para fortalecer contato com a população

                        por danielle.duarte — publicado 28/09/2015 17h06, última modificação 28/09/2015 17h06

                        Além da Rádio e TV Câmara, ferramentas que permitem a transmissão ao vivo das sessões ordinárias as terças e quintas-feiras, a Câmara Municipal de Macapá (CMM) conta a partir de agora com a Coordenadoria de Mobilização Social (CMS).


                        O presidente da CMM, vereador Acácio Favacho (PMDB) destacou que o objetivo é aproximar cada vez mais os 23 vereadores da população macapaense, de maneira que o legislativo possa se antecipar as problemáticas que afligem a população de Macapá.

                        “A Câmara Municipal de Macapá estará em todos os bairros da capital, levantando as demandas dos bairros para que cada vereador se aproprie dos problemas de sua cidade”. Disse o presidente.

                        Coordenador

                        O coordenador da CMS é Pedro Lourenço da Costa Neto, o “Pedro Filé”, experiente militante estudantil. Segundo ele, os trabalhos da Coordenadoria de Mobilização Social começam pelo bairro Boné Azul, zona norte de Macapá.

                        “Iremos provocar uma maior interação dos vereadores de Macapá com a comunidade. Quem ganha com esta iniciativa é o povo, que terá um contato mais direto com o mandato de cada vereador”. Destaca o coordenador.

                         

                        “Pedro Filé”, reforçou que na prática a Coordenadoria de Mobilização Social, da Câmara estará nos 28 bairros oficias da capital e nos 32 bairros não oficiais com diversas atividades entre elas, o cadastramento de associações de moradores e de instituições de utilidade pública.

                        Além disso, a CMS fará uma espécie de diagnóstico de cada bairro levantando suas prioridades. As demandas serão enviadas aos gabinetes dos vereadores e posteriormente transformadas em requerimentos, indicações e até projetos de Lei.

                         

                        A Coordenadoria de Mobilização Social vai buscar também maior interação com os segmentos religiosos, estudantis, sociais com o objetivo de difundir para a população as leis que são aprovadas na CMM.

                         

                         

                         

                        Vereadora Neuzinha permanece firme na luta contra a propagação de DSTs em Macapá

                         

                        Na manhã desta terça-feira (15), a vereadora Neuzinha Velasco(PSB), usou a tribuna da Câmara de Vereadores para falar sobre a atuação da Frente Parlamentar de Combate ao HIV, que foi criada através de seu mandato.

                         

                        A vereadora socialista afirmou que as atividades da Frente foram e são limitadas por conta da falta de participação de gestores que seriam importantes no processo, bem como da população que ainda desconhece os serviços da mesma.

                         

                        Segundo Neuzinha, foram encaminhados diversos documentos à Prefeitura de Macapá, e muitos ainda estão sem resposta, mas destaca a participação intensa do coordenador municipal de DST, Jean Trindade.

                        “A partir do mês que vem, estaremos propondo parceria com a 

                         

                        Coordenação de Mobilização Social da CMM para montarmos uma caravana de educação sexual e prevenção de DSTs nas escolas do nosso município. Educar e alertar nossos jovens e adolescentes é uma das principais medidas de prevenção. ” Destacou a vereadora que já tem promovido oficinas de capacitação para palestrantes na área.

                        Dados

                        Observando-se a epidemia de Aids por região em um período de 10 anos, a taxa de incidência caiu no Sudeste de 22,9 para 21,0 casos por 100 mil habitantes. Nas outras regiões, cresceu: 27,1 para 30,9 no Sul; 9,1 para 20,8 no Norte; 14,3 para 17,5 no Centro-Oeste; e 7,5 para 13,9 no Nordeste. Dentro deste crescimento na região norte, destacamos, infelizmente, o aumento do número de casos no Amapá, que já está no ranking nacional de estados com maior incidência de Aids.

                         

                        “Muitas pessoas nem sabem que são portadoras do vírus. A nossa missão é educar e gerar condições de realização de testes. Nossa meta é ajudar a reduzir esta incidência em Macapá”. Destacou a vereadora.

                         

                         

                         

                        Vereadores aprovam criação da Coordenadoria de Mobilização Social

                         

                        A iniciativa do presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Acácio Favacho (PMDB) de instituir a Coordenadoria de Mobilização Social (CMS), ganhou a adesão dos demais vereadores presentes na sessão ordinária desta terça-feira, 15.

                         

                        Os vereadores presentes na sessão desta terça-feira foram unânimes em afirmar que a criação da Coordenadoria de Mobilização Social é uma ferramenta há mais para o fortalecimento e divulgação de seus mandatos.

                         

                        O vereador Washington Picanço (PSB) que também aprovou a iniciativa chegou a sugerir ao presidente Acácio Favacho, que a CMS promova maior interação com movimentos estudantis, sociais e populares com a proposta de trazer estes segmentos para dentro da Câmara Municipal de Macapá afim de que possam conhecer a dinâmica e os trabalhos desenvolvidos pelos 23 vereadores de Macapá, por intermédio de seus mandatos.

                         

                        Washington Picanço(PSB) enalteceu a iniciativa do vereador Acácio Favacho, classificando de ousada a ideia de colocar em prática ação tão arrojada.

                        “O presidente Acácio Favacho literalmente escancara as portas da Câmara Municipal de Macapá para que a população conheça nossos mandatos, por meio do rádio, televisão, impresso e agora com a criação desta Coordenadoria de Mobilização Social”, observou.

                        Audiência Pública discute melhorias para o bairro do Congós.

                        por danielle.duarte — publicado 28/09/2015 17h10, última modificação 28/09/2015 17h10

                        A Câmara Municipal de Macapá, Associação de Moradores do Bairro Congós e o mandato do vereador Marcelo Dias(PSDB), realizaram na noite de ontem, quarta-feira(16), na quadra da escola Irineu da Gama Paes, na zona sul da capital, uma audiência pública, com o objetivo de ouvir as reivindicações dos moradores e das lideranças do bairro.

                        Cerca de 150 moradores estiveram presentes no encontro, que contou com a presença de secretários municipais, representantes da Polícia Militar, Caesa e coordenadores de Projetos Sociais.

                        A comunidade criticou a ausência do representante da Companhia de Eletricidade do Amapá-CEA. A falta de energia elétrica e as constantes interrupções são considerados um dos maiores problemas enfrentados pelos moradores na região.

                        O vereador Marcelo Dias(PSDB), autor da audiência pública, agradeceu a participação da comunidade e disse que este é um momento importante para cidadão expressar seus anseios e a partir das demandas, o legislativo transformar em requerimentos em busca de solução para os problemas.

                        “Quero agradecer a todos da comunidade que compareceram e, que contribuíram para o sucesso de nossa Audiência pública. Esperamos ter contribuído da melhor forma, para conseguirmos melhorias para o bairro do Congós”. Disse Marcelo Dias.

                        Os assuntos mais abordados durante a audiência foram referentes à educação, saúde, segurança pública, pavimentação asfáltica, construção de creche, escola e a revitalização de passarelas.

                        Os moradores do bairro do Congós, através da presidente Marcione Costa, agradeceram pela iniciativa do vereador Marcelo Dias.

                        O Congós, conforme dados do IBGE, é o quinto maior bairro de Macapá, por número de habitantes

                        Vereadores vão à justiça pedir a anulação do acordo que aumentou a passagem de ônibus na capital.

                        por danielle.duarte — publicado 28/09/2015 17h16, última modificação 28/09/2015 17h16

                        A Comissão de Viação e Transporte da Câmara de Vereadores de Macapá – CVT, presidida pelo vereador Diego Duarte, do Partido Progressista(PP), esteve reunida na manhã de terça feira(15), em caráter extraordinário, para discutir os encaminhamentos que fará para invalidar o acordo que aumentou de maneira absurda a tarifa do transporte coletivo, no início deste mês.

                        Durante a reunião, os membros da Comissão receberam das mãos do Procurador Geral da CMM, Dr. Diogo Grunho, cópias integrais do processo judicial nº 0043338-75.2014.8.03.0001 (que trata da homologação do acordo entre a Prefeitura e o SETAP), assim como, parecer jurídico, orientando sobre a medida judicial cabível para anular a decisão homologatória da justiça.

                        Com esses elementos, a CVT acredita que conseguirá suspender a homologação do acordo. O principal argumento do pedido a ser protocolado na justiça, será a usurpação de competência, uma vez que o procedimento que culminou na homologação, não passou pela apreciação da Câmara de Vereadores.

                        “De acordo com Lei Orgânica do Município, qualquer reajuste na tarifa do transporte coletivo, precisa da aprovação da Câmara de Vereadores. Isso não aconteceu no caso desse acordo que foi homologado pela justiça. Por tanto, nós entendemos que houve a usurpação da competência”, explica o presidente da CVT, Diego Duarte.

                        Já na manhã de quarta feira(16), os integrantes da Comissão reuniram com movimentos estudantis para repassar informações sobre os procedimentos que estão sendo adotados. Após o encontro, uma recomendação foi deliberada ao presidente da Casa, vereador Acácio Favacho(PMDB), para que em nome da Mesa Diretora, efetive em caráter de urgência, o protocolo da medida judicial cabível, no sentido de evitar que a população continue pagando a nova tarifa, que pela CMM, tem sido considerada ilegal.

                        A CVT argumenta que desde o ano passado o SETAP vinha sendo chamado a participar de debates na Câmara, para que junto com os vereadores, pudesse realizar os estudos necessários e, posteriormente, construir uma tabela de reajuste que fosse viável, tanto para as empresas, quanto para os usuários do transporte coletivo da capital.

                        Os vereadores entendem que a PMM, sendo a dona da concessão do serviço, deveria editar regras e exigências, tanto para os valores das tarifas, como para a qualidade dos serviços oferecidos pelas empresas. 

                        Para eles, o argumento do SETAP de comprar ônibus novos, não justifica qualquer reajuste de passagem, uma vez que isso deveria estar condicionado nos contratos que autorizam a prestação dos serviços.

                         

                        Com informações: ASCOM Ver. DIEGO DUARTE(PP)

                         

                         

                        Vereadores denunciam situação de abandono no prédio da “Caesinha” no Perpétuo Socorro

                         

                        Durante a 40ª sessão ordinária desta quinta-feira(17), na Câmara Municipal de Macapá(CMM), os vereadores Antônio Grilo(PV) e Telma Nery(PP), se manifestaram a respeito das problemáticas que afetam o bairro Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, zona norte da capital.

                        Os dois parlamentares destacaram a situação do antigo prédio da “Caesinha”, abandonado desde a década de 90. Segundo Antônio Grilo, o local se transformou numa verdadeira lixeira a céu aberto.

                        “O lixo acumulado no local é despejado pelos moradores de outros bairros”. Denuncia Grilo.

                        Antônio Grilo citou que a Prefeitura Municipal de Macapá(PMM) tem feito a coleta regular do lixo no bairro Perpétuo Socorro, mas segundo ele, as pessoas voltam a despejar lixo no entorno do prédio da “Caesinha”.

                        A vereadora Telma Nery ressaltou que além da sujeira, o prédio da “Caesinha”, tem atraído a presença de marginais, gerando insegurança aos moradores do Perpétuo Socorro.

                        “Visitei a comunidade do Perpétuo Socorro e vi de perto a dificuldade de quem mora no entorno daquele prédio. É importante que as autoridades policiais reforcem o policiamento no local”. Concluiu.

                         

                        Vereadora representa a Câmara Municipal na Conferência de Políticas Públicas para as Mulheres

                         

                        Representando o legislativo municipal, a vereadora Adrianna Ramos(sem legenda), participa nesta quinta-feira(17), 16h, na Faculdade Fabran, da 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres. O tema do encontro será “Mais direito, participação e poder para as mulheres”.

                        Durante o encontro serão debatidos diversos temas relacionados aos direitos da mulher.

                        Na condição de presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher(CDDM), da Câmara Municipal de Macapá, Adrianna Ramos, ressaltou que durante os dois dias de conferência defenderá a construção de políticas públicas mais efetivas em defesa da mulher.

                        “É importante a participação efetiva em encontros deste nível, dos deputados estaduais, federais, vereadores e de representantes de instituições que atuam em defesa da mulher”. Pontua a vereadora.

                        Pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher, os vereadores que integram a CDDM, defendem o fortalecimento da rede de atendimento a mulher com ações preventivas e de combate a violência contra a mulher, saúde preventiva nas escolas e ações voltada às internas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá(Iapen), além da participação mais efetiva da mulher na política.

                        A 4ª Conferência Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres acontece nesta quinta e sexta-feira. A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher é composta pelas vereadoras Adrianna Ramos(sem legenda), Aline Gurgel(PR), Neuzinha Velasco(PSB), Telma Nery(PP) e pelo vereador Aldrin Torrinha(PROS).

                        Vereadores cumprem agenda oficial em Brasília-DF

                        por danielle.duarte — publicado 28/09/2015 17h18, última modificação 28/09/2015 17h18

                        O vereador Acácio Favacho(PMDB), presidente da Câmara Municipal de Macapá, acompanhado dos vereadores Aldrin Torrinha(PROS) e Aline Gurgel(PRB), estão em Brasilia-DF, participando de várias reuniões com a bancada federal do Amapá, objetivando a destinação de recursos federais para investimentos na infra estrutura do legislativo municipal.

                        A atual administração da Câmara Municipal tem trabalhado incansavelmente para modernizar o prédio, com o propósito de 

                        dar mais comodidade para os 23 vereadores e atender com mais celeridade as demandas da comunidade.

                        Câmara Municipal recebe o prefeito de Macapá para falar sobre cortes de gastos no executivo

                        por danielle.duarte — publicado 28/09/2015 17h28, última modificação 28/09/2015 17h28

                        O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho (PMDB) recebeu nesta segunda-feira(210, em reunião no plenário da CMM, o prefeito da capital Clécio Luis(PSOL).

                        Acompanhado de secretários e servidores municipais, o prefeito fez uma breve explanação sobre as medidas de contenção de despesas anunciadas pelo executivo.

                        Clécio Luiz(PSOL), anunciou de pronto a redução de 20% no salário do prefeito e do vice-prefeito, 15% no salário dos secretários e 10% nos cargos comissionados. Além disso, anunciou cortes com despesas de aluguel de veículos, energia elétrica, água e contratos de serviços.

                        Segundo Clécio Luis, a medida será temporária. A previsão é que em oito meses, a PMM alcance uma economia de aproximadamente R$ 17 milhões, o equivalente a R$ 2 milhões por mês.

                        O presidente Acácio Favacho(PMDB), com apoio dos demais vereadores, ressaltou que a Câmara Municipal de Macapá, apóia as medidas da PMM. 

                        “Neste momento em que o país enfrenta a prior crise de sua história, enquanto fiscais do povo não poderíamos nos furtar em estimular o desenvolvimento do município, que hoje concentra 70% da população do Estado”. Disse Favacho.

                          Audiência pública na Câmara Municipal vai discutir a valorização do atleta amador

                          por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 11h35, última modificação 02/10/2015 11h40

                          O mandato do vereador Auciney Maciel(PTB), realiza na próxima sexta-feira(25), 9h, no plenário da Câmara Municipal de Macapá, a audiência pública “Importância e a Valorização do Atleta Amador”.

                          Durante a audiência serão debatidos os avanços já conquistados e os desafios ainda enfrentados pelo atleta amador em Macapá.

                          Segundo Auciney Maciel, a proposta é fazer um breve diagnóstico da situação dos atletas amadores na capital, a fim de apontar os principais problemas como falta de incentivo, dificuldade para acessar patrocínio, baixo rendimento, entre outras questões.

                          O parlamentar ressaltou que pelo menos 21 representantes de Federações de Esporte Amador foram convidados para a audiência pública. Além de atletas amadores que atuam no voleibol, basquetebol, futebol, futebol de salão, natação, boxe, tênis de mesa,Taekwondo, dentre outras modalidades.

                          Participam da mesa que irá coordenar a audiência pública, o vereador Acácio Favacho(PMDB), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), Auciney Maciel(PTB), deputado estadual Jaime Perez(PRB), Agostinho Lopes Henrique Neto, Presidente do Conselho das Federações de Esporte Amador, Júnior Maciel, Técnico da Seleção Brasileira de Taekwondo, Edinoelson Pereira da Trindade, Secretário de Estado do Desporto e Lazer(Sedel) e Naldima Maria Nascimento Flexa, Coordenadora Municipal de Esporte e Lazer(Comel).   

                           

                          Audiência pública levanta prioridades para melhorar o esporte amador em Macapá

                          por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 11h40, última modificação 02/10/2015 13h26

                          Dezenas de atletas e representantes de Federações de Esporte Amador, participaram na manhã desta sexta-feira(25), na Câmara Municipal de Macapá (CMM) de audiência pública que discutiu a “Importância e Valorização do Atleta Amador”. O tema foi “Esporte como política pública de inclusão social e desenvolvimento humano”.

                          Segundo o vereador de Macapá Auciney Maciel (PTB), protagonista da audiência pública, o encontro serviu para avaliar a real situação do esporte amador na capital. A partir da análise, o vereador se comprometeu em transformar os apelos em requerimentos e indicações que serão enviados à Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e Governo do Estado (GEA).

                           A falta de incentivo e de maior investimento no esporte amador em Macapá foi um dos principais pontos abordados durante o encontro. Auciney Maciel considerou o encontro positivo. O vereador reforçou que a participação maciça dos atletas demonstra que ainda existe muito a se fazer pelo atleta amador.

                          O deputado estadual Jaime Perez(PRB), presente no encontro destacou que as demandas que cabem ao Estado serão levadas para serem debatidas na Assembleia Legislativa.

                          Entre os representantes de Federações de Esporte Amador presentes no encontro estavam atletas amadores do voleibol, basquetebol, futebol, futebol de salão, natação, boxe, tênis de mesa, Taekwondo, dentre outras modalidades.

                          Câmara Municipal recebe imagem peregrina da virgem de Nazaré

                          por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 11h43, última modificação 02/10/2015 11h43

                          O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Acácio Favacho (PMDB), recebeu nesta segunda-feira, 28, das mãos do padre Francivaldo Lima, a imagem peregrina de Nossa Senhora de Nazaré.

                          A programação alusiva ao Círio 2015, contou com missa solene celebrada pelo padre Francivaldo Lima e homenagens ao vereador Acácio Favacho, que nesta segunda-feira, completa 32 anos de idade.


                          Mais Homenagens

                          O advogado e ex-servidor da CMM, Alã Penafort de Lima Ramos, falecido em maio deste ano, e filho de família tradicional na política amapaense, também recebeu homenagens póstumas. Antes da missa, Acácio Favacho, fez o descerramento da placa da Sala do Legislativo, que passou a chamar-se Alã Penafort de Lima Ramos.

                          Devoto da virgem de Nazaré, Acácio Favacho visivelmente emocionado, agradeceu aos fieis, aos servidores da Câmara Municipal e aos seus familiares que também participaram da celebração da missa.

                          A imagem de Nossa Senhora de Nazaré permanece no prédio da CMM até esta manhã de terça-feira, 29. Depois a imagem segue para outras instituições públicas.

                          A procissão do Círio de Nazaré acontece dia 11 de outubro, com saída às 7 horas, do Santuário de Nossa Senhora de Fátima e chegada na Igreja de São José.

                          Este ano, o Círio de Nazaré cumpre o seguinte itinerário: Avenida Cora de Carvalho/Rua Hildemar Maia/ Avenida Mendonça Furtado/Rua Hamilton Silva/Avenida Presidente Vargas/Rua Cândido Mendes/Avenida Mário Cruz e chegada na Igreja São José.

                          Câmara aprova projeto que institui a Semana Setembro Dourado.

                          por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 11h49, última modificação 02/10/2015 11h49

                          Reforçar as políticas públicas de prevenção e combate ao câncer na idade infanto juvenil. Este é um dos propósitos do Projeto de Lei apresentado e aprovado na 43ª sessão ordinária desta terça-feira, 29, na Câmara Municipal de Macapá (CMM) que institui e inclui no calendário de eventos de Macapá, a Semana Setembro Dourado.

                          O projeto foi proposto pelos vereadores André Lima e Aline Gurgel. 

                          O projeto propõe à Prefeitura Municipal de Macapá à implementação efetiva de políticas públicas de prevenção e diagnóstico do câncer ainda na idade infanto juvenil.

                          “O diagnóstico precoce da doença reduz em até 95% os casos de câncer na idade adulta. A prevenção é imprescindível”. Alertou o vereador André Lima.

                           

                          A proposta é que as ações preventivas iniciem ainda nas escolas públicas e nas Unidades Básicas de Saúde (UBS,s) e Postos de Saúde. “Quanto mais cedo se inicia a prevenção, mais são as chances de se evitar a doença”. Arrematou Aline Gurgel.

                          O projeto prevê também a capacitação de profissionais de saúde para que a partir de simples exames laboratoriais, seja possível detectar o câncer.

                          O diretor-presidente do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), Padre Paulo Roberto da Conceição de Souza, usou a tribuna da CMM nesta terça-feira para expor as dificuldades que a instituição enfrenta. Segundo o líder religioso, a iniciativa dos vereadores de Macapá demonstra o compromisso com as causas sociais.

                          Vereadora Adrianna Ramos participa de Conferência na Penitenciária Feminina

                          por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 12h00, última modificação 02/10/2015 12h00

                          Discutir as problemáticas enfrentadas pelas internas do Instituto de Administração Penitenciária do Amapá(Iapen). Este é um dos objetivos da Conferência Livre de Políticas para as Mulheres Privadas de Liberdade.

                          O encontro acontece nesta quarta-feira(30), na Penitenciária Feminina, das 8 às 13 horas. A vereadora de Macapá Adrianna Ramos, que preside a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher(CDDM) da Câmara Municipal, participará do evento representando à CMM.

                          Segundo a vereadora, durante a conferência serão levantadas questões como dificuldades e problemas que afetam as aproximadamente 130 internas do Iapen.

                          ”Não se trata apenas da privação de liberdade, mas de direitos constitucionais que quase não chegam até essas mulheres”. Destaca a parlamentar.

                          Adrianna Ramos citou que o fortalecimento de políticas públicas visando à redução de penas e a ressocialização das internas também estará na pauta da conferência.

                          “O importante é que essa mulher não se sinta excluída. Entendo que mesmo cumprindo pena judicial, as internas precisam de ocupação profissional que visem reeducá-las de maneira que ao saírem da cadeia sejam aceitas novamente pela sociedade, sem o peso da discriminação e do preconceito”. Disse.

                          A Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher da CMM tem atuado sistematicamente com ações de assistência jurídica e de saúde dentro do Iapen Feminino.

                          As vereadoras Adrianna Ramos, Aline Gurgel, Neuzinha Velasco, Telma Nery e o vereador Aldrin Torrinha, integram a Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher.

                          Vereador Lucas Barreto defende maior apoio para o Ijoma

                          por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 12h02, última modificação 02/10/2015 12h02

                          O vereador de Macapá Lucas Barreto presente na 43ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), também manifestou apoio as reivindicações feitas na tribuna da CMM pelo padre Paulo Roberto da Conceição de Souza, diretor-presidente do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma).

                          Segundo o vereador Lucas Barreto, embora a situação da saúde pública no Brasil ser bem complicada, o Amapá precisa somar esforços pela garantia de uma assistência de saúde mais ágil e eficiente. “Prevenir é fundamental. Sem prevenção e sem diagnóstico é complicado conter a doença”. Diz o vereador.

                          “Reconhecemos o esforço do padre Paulo Roberto a frente do Ijoma na luta contra o câncer. Acredito que o projeto aprovado hoje aqui nesta casa de Leis, que reforça as ações de prevenção do câncer na infância, é um grande aliado contra esta doença. O nosso mandato se coloca a disposição do Ijoma para que possamos nos engajar cada vez mais nesta luta”. Pontuou.

                          Lucas Barreto se dispôs a fazer articulações junto a Prefeitura Municipal de Macapá(PMM) e ao Governo do Estado (GEA) em busca de apoio institucional para o Ijoma, que segundo o padre Paulo Roberto, sobrevivi apenas de doações voluntárias.

                          Padre Paulo Roberto do IJOMA usa a tribuna da Câmara Municipal de Macapá

                          por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 12h10, última modificação 02/10/2015 12h10

                          O diretor-presidente do Instituto do Câncer Joel Magalhães (Ijoma), Padre Paulo Roberto da Conceição de Souza, usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM) nesta terça-feira(29), durante a 43ª sessão ordinária, para expor as dificuldades enfrentadas pela instituição.

                          Antes de apresentar as problemáticas do IJOMA, o padre Paulo Roberto agradeceu a Iniciativa da Câmara Municipal de Macapá em aprovar projeto que institui e inclui no calendário de eventos de Macapá, a Semana Setembro Dourado.

                          Segundo Paulo Roberto, o IJOMA atende atualmente cerca de 500 pessoas com câncer no Amapá. “O nosso trabalho é bem maior, levamos atendimento também aos familiares destes pacientes, contabilizando milhares de atendimentos”. Disse o padre.

                          Conforme o diretor-presidente do IJOMA, a maior dificuldade está na falta de apoio institucional, recursos que segundo Paulo Roberto, seria utilizado para custear despesas com os projetos desenvolvidos pelo Ijoma. “Os recursos que chegam até o IJOMA são doações de empresários e da população em geral”. Descreveu.

                          Paulo Roberto aproveitou para pedir aos vereadores de Macapá que abrace a causa de combate ao câncer, intensificando seus trabalhos em prol de uma saúde mais acessível aos pessoas que necessitem de prevenção e tratamento.

                          “É imprescindível que Governo do Estado e Prefeitura se unam para oferecer um atendimento de saúde de qualidade e eficiente a população. O cenário da nossa saúde pública piorou, mesmo com o novo governo as dificuldades são maiores”. Finalizou.


                            1º. de Outubro: Câmara Municipal presta homenagens aos vereadores e idosos.

                            por danielle.duarte — publicado 02/10/2015 12h14, última modificação 02/10/2015 12h14

                            No Dia Nacional do Vereador, 1º. de Outubro, a Câmara Municipal de Macapá prestou justa homenagem aos parlamentares da XXI legislatura, que é presidida pelo vereador Acácio Favacho(PMDB), que nesta data está como prefeito em exercício, devido a ausência do prefeito Clécio Luiz, que aderiu a paralisação de alerta das 16 prefeituras do Estado.

                            A pedido do presidente Acácio Favacho, o cerimonial da CMM fez a leitura de uma mensagem pela passagem do Dia Nacional do Vereador e do Idoso. Na mensagem Acácio Favacho reconhece e agradece o empenho de cada vereador de Macapá em defesa dos interesses do povo.

                            Para ele, o vereador é o elo entre a população e o poder legislativo. “O vereador é o espelho da comunidade, o ponto de referência dos anseios populares. A responsabilidade do vereador vai além da função de fazer leis e fiscalizar os atos do Executivo Municipal”. Sintetizou o presidente.

                            Na seqüência os demais vereadores da CMM, também fizeram suas homenagens pela passagem do Dia Nacional do Vereador e do Idoso. Entre eles, Adrianna Ramos, Aldrin Torrinha, Aline Gurgel, Allan Ramalho, André Lima, Antônio Grilo, Auciney Maciel, Carlos Murilo, Diego Duarte, Eddy Clay Góes, Professor Madeira, Gian do Nae, João Henrique, Lucas Barreto, Marcelo Dias, Nelson Souza, Neuzinha Velasco, Rocha do Sucatão, Ruzivan Pontes, Telma Nery, Ulysses Parente e Washington Picanço.

                            Idosos

                            Quanto aos idosos, o legislativo municipal também reconhece a importância que os mesmos têm no desenvolvimento da capital e do Estado.

                            A Câmara Municipal, através de seus parlamentares, tem defendido a implementação e execução de políticas públicas mais eficientes para a pessoa idosa.

                            A CMM também aderiu à campanha outubro rosa, que atua na prevenção do câncer de mama. Na recepção dos vereadores feita na manhã desta quinta-feira(01) pelo cerimonial da Casa, os servidores vestiam camisetas rosa que simbolizava à adesão a causa contra o câncer de mama.

                             

                            Prevenção: Teste do coraçãozinho é aprovado em Macapá.

                            por danielle.duarte — publicado 14/10/2015 22h16, última modificação 14/10/2015 22h16

                                   Foi aprovado por unanimidade na manhã desta terça-feira(06), durante sessão ordinária da Câmara de Vereadores, o projeto de Lei nº 021/2015-CMM, de autoria do vereador Diego Duarte, que obriga a realização do exame de Oximetria de Pulso, no âmbito do município.

                                   De acordo com o texto da matéria, o Exame de Oximetria de Pulso (conhecido também como Teste do Coraçãozinho), deve ser realizado, obrigatoriamente, por todos os hospitais e casas de saúde de Macapá, em crianças ainda nos berçários, ou alojamentos conjuntos, após as 24 horas de vida da criança.

                                Esse procedimento indolor consiste na verificação dos níveis de oxigênio no sangue e pode detectar alterações sugestivas de doenças do coração e possibilitar que a criança seja encaminhada para diagnóstico e tratamento, antes mesmo de apresentar sintomas do problema.

                                 O autor da matéria, explica que a elaboração do projeto foi baseada nas informações da Sociedade Brasileira de Pediatria. Os dados apontam que, em cada mil crianças nascidas vivas, de uma a duas apresentam algum tipo de doença cardíaca congênita grave. O diagnóstico precoce, feito de preferência, antes que o recém-nascido receba alta da maternidade, é muito importante para reduzir as taxas de mortalidade por essas patologias.

                                   “Esse teste é uma medida extremamente importante para o acompanhamento da saúde das crianças, como forma de aumentar as oportunidades para que elas tenham melhor qualidade de vida. Ouvi isso de todos os médicos e especialistas, com quem conversei antes de elaborar esse projeto”. Afirma Diego Duarte.

                                   Por falta de ações preventivas, ainda é comum ocorrer que recém-nascidos tenham que retornar ao hospital após curto espaço de tempo com problemas, muitas vezes graves, que poderiam ter sido detectados e investigados antes da alta pós-parto.

                                  A Oximetria, conforme inúmeros estudos realizados dentro e fora do Brasil é uma dos mais eficazes procedimentos para evitar essa realidade.

                                    Após a aprovação na Câmara de Vereadores, o projeto segue agora para análise e sanção do prefeito da capital.

                             

                            Com informações: ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE

                            Autoridades e familiares prestam últimas homenagens a Zeca Madeireiro na Câmara de Vereadores de Macapá.

                            por danielle.duarte — publicado 14/10/2015 22h22, última modificação 14/10/2015 22h22

                            O prefeito eleito de Laranjal do Jarí, Zeca Madereiro, que faleceu após acidente, na tarde de terça-feira(06),  recebeu as últimas homenagens de amigos, políticos e familiares, durante o velório no plenário da Câmara Municipal de Macapá, na manhã desta quarta-feira(07).

                            Zeca Madeireiro era presidente do Diretório Municipal do PROS(Partido Republicano da Ordem Social), de Laranjal do Jarí e estava afastado do cargo por decisão judicial.

                             “É uma grande perda para a política amapaense, especialmente para o nosso partido e para a população do Jarí, onde era um grande líder”. Disse o vereador Aldrin Torrinha, da executiva do PROS-AP.

                            O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho, também lamentou a morte de Zeca. “Tive a oportunidade de conviver com Zequinha e estivemos reunidos semana passada na sede do PROS. Sou testemunha de sua dedicação ao trabalho político e social”. Declarou Favacho.

                            Várias lideranças políticas estiveram presentes durante o velório, que durou até as primeiras horas da tarde.

                            O corpo do prefeito seguiu ainda à tarde para o município de Laranjal do Jarí, onde também receberá homenagens.

                            Acácio Favacho usa a tribuna para destacar projeto de Lei que doa terreno à Câmara Municipal

                            por danielle.duarte — publicado 14/10/2015 22h30, última modificação 14/10/2015 23h21

                            O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Acácio Favacho(PMDB), usou a tribuna do legislativo, durante a 46ª. sessão ordinária, nesta quinta-feira(08), para falar sobre o projeto de Lei do Executivo Estadual que autoriza a doação à Câmara Municipal de Macapá (CMM) do terreno onde está instalado o prédio da instituição.

                            O presidente Acácio Favacho, ressaltou que o projeto tramita na Assembleia Legislativa para aprovação. Ele acredita que nenhum deputado estadual fará objeção ao projeto, que depois de aprovado pela AL, segue para a sanção do governador Waldez Góes(PDT).

                            Acácio Favacho também pediu apoio dos demais vereadores da CMM para sensibilizar os deputados federais e senadores do Amapá que destinem emendas pessoais ou de bancadas para investir em obras de construção e ampliação do prédio da Câmara Municipal de Macapá. Neste sentido Acácio Favacho, propôs um café da manhã com toda a bancada federal no prédio da CMM, para discutir sobre a destinação de emendas parlamentares para o parlamento municipal.

                             

                            Reconhecimento

                            Os demais vereadores presentes na sessão desta quinta-feira(08), foram unânimes em reconhecer o empenho do presidente Acácio Favacho, pela melhoria dos serviços oferecidos pela CMM à população, a começar pela adaptação do prédio para acomodar com dignidade a população, servidores e os 23 vereadores.

                            Acácio Favacho destacou que, durante a entrega do novo plenário da Câmara Municipal, já na sua gestão ouviu de uma servidora a seguinte frase, “Tinha que vir um moleque para cá, para resolver o problema da Câmara Municipal”. Acácio diz que não se sentiu ofendido pelo “moleque”, pelo contrário, ficou fortalecido para continuar trabalhando em prol da população macapaense.


                            Gian do Nae vai realizar audiência pública para discutir horário de bares e boates em Macapá.

                            por danielle.duarte — publicado 14/10/2015 22h38, última modificação 14/10/2015 22h38

                            O Vereador de Macapá Gian do Nae, realiza nesta quarta-feira(14), 9h, na Câmara Municipal de Macapá, uma audiência pública com a temática sobre o horário de funcionamento de bares, boates e similares, no âmbito do município de Macapá.

                            O objetivo é discutir com a comunidade, empresários e demais vereadores, os horários estabelecidos para funcionamento de bares, boates e similares, em Macapá.

                            Segundo o vereador Gian do Nae, a reunião contará com a presença de representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público do Estado, Tribunal de Justiça do Amapá e representantes dos órgãos responsáveis pela fiscalização desses estabelecimentos comerciais.

                            “É necessário essa discussão mais ampla com a sociedade, acerca de um problema que preocupa a todos nós que moramos em Macapá. Existem exageros quanto a horário de funcionamento e até de venda e consumo de bebida alcoólica, gerando outra problemática maior, que são os acidentes de trânsito de madrugada, inclusive com vítima fatal”. Justifica o vereador.

                            Representante de Igreja usa a tribuna para divulgar projeto Mãos que Ajudam.

                            por danielle.duarte — publicado 14/10/2015 22h45, última modificação 14/10/2015 22h45

                            A Câmara Municipal de Macapá(CMM), recebeu na manhã desta terça-feira(13), durante a 47ª sessão ordinária, o representante da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, Rodrigo dos Santos Jansen, que usou a tribuna para destacar o projeto Mãos que Ajudam.

                            Os membros da igreja vieram à Câmara de Macapá atendendo convite do vereador André Lima, que se propôs defender em breve no legislativo municipal, a aprovação de um projeto de Lei denominado “Aclamação do Mundo a Família”,que valoriza iniciativas positivas, a exemplo das ações humanitárias desenvolvidas pela Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

                            Segundo Rodrigo dos Santos, a igreja não atua apenas na evangelização, mas também com ações sociais voltadas aos menos favorecidos.

                            O líder religioso destacou que ao longo dos anos o projeto Mãos que Ajudam, já atendeu com doações de equipamentos alguns hospitais públicos, escolas públicas e o Instituto do Câncer Joel Magalhães(Ijoma), além de doação de mais de 500 cadeiras de rodas para o Centro de Referência em Reabilitação do Amapá(Creap).

                             

                             



                            Vereadores aprovam projeto de Lei que torna utilidade pública à Associação Filarmônica Equinócio das Águas.

                            por danielle.duarte — publicado 14/10/2015 22h51, última modificação 14/10/2015 22h51

                                  A Câmara Municipal de Macapá aprovou por unanimidade na manhã desta terça-feira(13), durante a 47ª sessão ordinária, projeto de Lei de autoria do vereador Aldrin Torrinha(PROS), que torna a Associação Filarmônica Equinócio das Águas, como instituição de utilidade pública.

                                  O parlamentar ressaltou que acerca de cinco anos, o ex-vereador e hoje deputado estadual Jaime Perez, propôs a aprovação de projeto similar, beneficiando a Associação Filarmônica Equinócio das Águas, mas não obteve êxito.

                                     O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho(PMDB), disse que, com a aprovação do projeto e posterior sanção do prefeito de Macapá Clécio Luis, ficará mais fácil para que a Associação Filarmônica Equinócio das Águas a busca de parcerias com a Prefeitura Municipal de Macapá(PMM), Governo do Estado(GEA) e o Governo Federal, com o objetivo de capitanear recursos para a manutenção da Orquestra Filarmônica Equinócio das Águas.

                                      Para o maestro Marcos Ribeiro, que é regente da orquestra, a iniciativa dos vereadores reforça o compromisso de cada um deles com a cultura macapaense. 

                                     Este momento é histórico para nós, músicos, que há mais de cinco anos aguardávamos por esse presente”. Disse Ribeiro.

                                     A Orquestra Filarmônica Equinócio das Águas existe há seis anos e reúne cerca de 40 músicos, em sua maioria vindos de bairros de periferia de Macapá.

                            Vereadores rendem homenagens aos professores no dia do mestre.

                            por danielle.duarte — publicado 16/10/2015 11h26, última modificação 16/10/2015 11h26

                            No Dia do Professor – 15 de Outubro - a 48ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) foi dedicada aos profissionais. O presidente da CMM, vereador Acácio Favacho e a vereadora Aline Gurgel homenagearam alguns professores com o Título de Reconhecimento pelos relevantes serviços prestados ao município de Macapá. A secretária de Estado da Educação, professora Conceição Corrêa Medeiros, participou da solenidade.

                            A sessão desta quinta-feira foi presidida pelo vereador Aldrin Torrinha (PROS), segundo vice-presidente da CMM. Durante a reunião vários educadores foram homenageados com o Título de Reconhecimento, entre eles: Érica Alessandra da Silva Araújo, Julieta Ataíde da Costa, Charles Gomes de Souza, Alcileia Maria Araújo Ferreira, Benedito Amarildo da Costa Araújo, Conceição Corrêa Medeiros, Maria José Figueira e o professor Josiney Souza Moreira.

                            O Título de Reconhecimento entregues aos professores presentes na sessão foi extensivo a todos os professores da rede pública municipal.

                            Reflexão

                            O vereador Acácio Favacho, entende que o Dia do Professor marca uma trajetória de luta e conquistas de uma das classes de trabalhadores mais importante do país. “É inegável que todos nós não tenhamos um carinho especial por cada professor que convivemos ou aprendemos em sala de aula. Que o dia seja também de reflexão e estimulo para que os professores continuem firmes no propósito por melhores salários e melhores condições de trabalho”. Declarou.

                            Acácio diz que a Câmara Municipal de Macapá tem cumprindo seu papel enquanto casa de Leis, responsável pela aprovação de leis e projetos de interesse da população. “Nós vereadores de Macapá sempre mantivemos diálogo aberto com a classe dos professores quando há necessidade de discutir alguma pauta de interesse da classe”. Finalizou.

                             

                            A secretária Conceição Medeiros agradeceu a todos os vereadores pelo convite que recebeu do vereador Aldrin Torrinha para participar da sessão desta quinta-feira, e assegurou que o Governo do Estado tem atuado com políticas públicas que possam garantir melhorais na qualidade do ensino-aprendizado na educação amapaense.

                             

                             

                            Sebrae reconhece empenho de vereadores no incentivo à educação empreendedora

                            por danielle.duarte — publicado 16/10/2015 11h29, última modificação 16/10/2015 11h29

                            O superintendente do Sebrae/AP, João Carlos Alvarenga usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá(CMM) durante a 48ª sessão ordinária desta quinta-feira(15), Dia do Professor. O superintendente aproveitou a data em homenagem aos professores para comemorar o sucesso do Programa Nacional de Educação Empreendedora, nas escolas.

                            Segundo João Alvarenga, a Câmara Municipal de Macapá teve papel decisivo neste contexto, aprovando em março de 2013, um projeto de Lei, de autoria do vereador Eddy Clay Góes, estabelecendo a inclusão da educação empreendedora nas escolas da rede pública municipal. Alvarenga reforçou que em dois anos de execução, o projeto já atendeu cerca de 5 mil alunos da rede municipal e capacitou aproximadamente 170 professores.

                            Por intermédio do Programa Nacional de Educação Empreendedora, o Sebrae em parceria com as escolas municipais tem levado informação e conhecimento há cerca de educação empreendedora a milhares de estudantes. “Inclusive a proposta também foi concebida pelas escolas da rede estadual, hoje já somam quase 30 mil alunos em todo o Estado que foram capacitados”. Pontuou Alvarenga.

                             

                            Projeto
                            O projeto tem o objetivo de ampliar, promover e disseminar a educação empreendedora nas instituições de ensino, por meio da oferta de conteúdos de empreendedorismo nos currículos, objetivando a consolidação da cultura empreendedora na educação.

                            João Alvarenga concluiu dizendo que os conteúdos de empreendedorismo repassados aos alunos e professores geram reflexão sobre projeto de vida e carreira futura, e desenvolvem competências empreendedoras para que o estudante decida por fazer parte de um negocio ou ser o seu próprio negócio, a partir dos conhecimentos adquiridos durante as aulas.

                            O vereador Eddy Clay, autor da lei que incentiva a educação empreendedora nas escolas municipais, reconhece o sucesso do projeto, ciente que a iniciativa visa apenas nortear o aluno para um futuro promissor com perspectivas de decidir o seu futuro ainda no presente.

                            Além do superintendente do Sebrae, no Amapá, a Câmara Municipal de Macapá também recebeu um grupo de alunos de escolas da rede municipal e professores.

                             

                            Fique por dentro das informações da Câmara Municipal de Macapá‏

                            por danielle.duarte — publicado 20/10/2015 13h17, última modificação 20/10/2015 13h17

                            Fique por dentro das informações da Câmara Municipal de Macapá 

                                    Acompanhe as notícias da Câmara Municipal de Macapá(CMM), diariamente, pelas redes sociais e com transmissão ao vivo das sessões ordinárias as terças e quintas-feiras, pelo canal 24-analógico e Rádio Jovem FM 92,3.

                                   Durante a transmissão das sessões ordinárias, a população pode acompanhar ao vivo os debates, discussões e bastidores de tudo o que acontece na Câmara Municipal de Macapá.

                                   As sessões tratam de apreciação e aprovação de projetos de Lei, requerimentos, indicações e uso da tribuna por vereadores, autoridades municipais e estaduais, e representantes da sociedade civil organizada. 

                                      Textos jornalísticos e imagens da cobertura das sessões ordinárias são postados todos os dias no Facebook - no perfil Câmara Municipal de Macapá e no site www.macapa.ap.leg.br 

                                    O objetivo é tornar cada vez mais transparente as ações e demandas dos 23 vereadores que integram a XI legislatura da Câmara Municipal de Macapá, facilitando também o acesso a informação para os gabinetes dos vereadores, assessores de imprensa e aos colegas jornalistas de todas as mídias.

                                   Todo material produzido está sob a responsabilidade da Coordenadoria de Comunicação Social da CMM, dirigida pela jornalista Germana Duarte. A produção de textos é dos jornalistas Clay Sam e Edy Wilson Silva com registro fotográfico de Rosivaldo Nascimento.  

                                  A transmissão das sessões ordinárias, as terças e quintas-feiras, é feita pelo jornalista Garcia Brito, com participação do jornalista Edy Wilson Silva e a atualização do site www.macapá.ap.leg.br é feita pela colaboradora Danielle Duarte.

                             

                            Vereador Acácio Favacho defende aprovação de mais três projetos de sua autoria.

                            por danielle.duarte — publicado 23/10/2015 12h04, última modificação 23/10/2015 12h04

                                 Três importantes projetos de autoria do vereador Acácio Favacho, presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), deverão ser votados na sessão ordinária desta próxima quinta-feira(22). As matérias foram lidas na 49ª sessão ordinária desta terça-feira(20).

                                 O primeiro projeto lido em plenária dispõe sobre a implantação e regulamentação do estudo prévio de impacto de vizinhanças na cidade de Macapá. O segundo concede o direito ao aleitamento materno no município de Macapá, incentivando hospitais e maternidades para que se tornem Hospitais Amigos da Criança, mudando condutas e rotinas, evitando o desmame precoce.

                                   Outro projeto de Lei de autoria de Acácio Favacho, concede o Título Honorífico de Mérito da Juventude, a jovem Bárbara da Costa Amoras, 15, de anos. A estudante amapaense foi selecionada entre 50 mil inscritos no Programa Brasilitas, da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. Ela defendeu proposta com interesse na pesquisa voltada para projetos e a iniciação científica.

                                      A aluna Bárbara Costa, cursa o 2º ano na Escola Estadual Professora Esther da Silva Virgolino, na zona Norte de Macapá.

                                  

                              Nelson Souza realizou audiência pública para debater violência contra a pessoa idosa.

                              por danielle.duarte — publicado 23/10/2015 12h09, última modificação 23/10/2015 12h09

                                     Presidida pelo vereador de Macapá Nelson Souza(Rede Sustentabilidade), a Câmara Municipal de Macapá (CMM) realizou nesta quarta-feira(21), audiência pública sobre a violência contra a pessoa idosa.

                                  A reunião ocorreu no plenário da CMM e contou com a presença de dezenas de idosos, representantes dos poderes municipal e estadual, e de instituições que atuam na defesa da pessoa idosa.

                                    Segundo o vereador Nelson Souza, os índices de violência contra a pessoa idosa no Estado são alarmantes. “Existe uma violência aguda e progressiva contra a pessoa idosa. Infelizmente os dados apontam que os culpados são pessoas que estabelecem relação de confiança e cumplicidade com os idosos”. Disse Souza.

                                    Nelson Souza defende a execução de políticas públicas com foco para a prevenção e a educação no combate a violência contra o idoso. “As mudanças só virão com educação nas escolas e nas comunidades”. Declarou.

                               

                              Problemas
                              Entre as problemáticas que afligem os idosos e que foram debatidas na audiência pública, destacam-se: a falta de respeito aos idosos no transporte coletivo, no atendimento bancário, nos hospitais, e nos próprios lares.

                              Os vereadores Lucas Barreto e Gian do Nae, também participaram do evento. Os dois sugeriram a intervenção dos vereadores e do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI) pela garantia de um representante dos idosos no Conselho Municipal de Transporte Público e a criação de uma comissão especial para fiscalizar e exigir das agências bancárias atendimento digno aos idosos.






                              Índice de violência contra idosos no Amapá é alarmante, diz conselheira.

                               

                              Durante a realização da Audiência pública que debateu a violência contra a pessoa idosa, ocorrida nesta quarta-feira(21), na Câmara Municipal de Macapá (CMM), foram divulgados os índices atualizados que tratam deste tema. A audiência foi presidida pelo vereador Nelson Souza.

                               

                              A presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (CEDPI) Nádia Costa da Silva Souto, presente no evento divulgou que este ano já foram registrados 241 casos de violência contra o idoso no Amapá. Ela ressaltou que ano passado de janeiro até outubro foram contabilizados 222 casos, contra 129 registrados em 2013.

                               

                              A preocupação aumenta, diz Nádia Costa da Silva, quando a estatística aponta quem em 2014 foram contabilizados 10 mortes de idosos, contra 48 já confirmadas este ano em todo o Estado, relacionadas à violência contra a pessoa idosa.

                               

                              Nádia Costa diz que a falta de uma delegacia de polícia especializada para atender esse tipo de crime dificulta muito o atendimento aos idosos. Para ela, é necessário que o Governo do Estado e os municípios se organizem para a criação da Rede Estadual de Atendimento a Pessoa Idosa, sem essa articulação entre as instituições das esferas municipal, estadual e federal, o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, fica peregrinando para resolver ou encaminhar questões relacionadas aos idosos, no Estado.

                               

                              Segundo a conselheira, 90% dos casos de violência contra a pessoa idosa envolvem pessoas ligadas aquele idoso, o motivo é quase sempre o mesmo, fator financeiro. Segundo ela, pessoas da própria família que se apossam dos salários e dos benefícios que os idosos recebem da aposentadoria.

                               

                              A aposentada Elza Calandrini dos Quadros Rocha, usuária do transporte coletivo em Macapá, reclama da falta de respeito e da imprudência de alguns motoristas de ônibus na capital. Ela conta que já presenciou por diversas vezes, motoristas obrigando idosos a descerem do ônibus por terem esquecidos a carteirinha do idoso que garante o passe livre no coletivo. Isso é um absurdo, e os nossos cabelos brancos, nossas rugas não revelam nossa idade”, finalizou.


                              Câmara Municipal vai convocar secretários de Clécio Luis para esclarecer sobre medidas de contenção de despesas.

                              por danielle.duarte — publicado 23/10/2015 12h17, última modificação 23/10/2015 12h17

                                          Os vereadores de Macapá aprovaram nesta quinta-feira(22), durante a 50ª sessão ordinária, requerimento de urgência, solicitando a presença de três secretários da administração do prefeito Clécio Luis para uso da tribuna.

                                   Segundo o documento, a Câmara Municipal de Macapá pede esclarecimentos mais detalhados sobre o desdobramento das medidas de contenção de despesas anunciadas pelo próprio prefeito Clécio Luis, no plenário da CMM, dia 21 de setembro passado.

                                  Os gestores convidados foram o secretário Municipal de Administração(SEMAD), Carlos Michel Miranda da Fonseca, Secretário Municipal de Finanças (SEMFI), Jesus de Nazaré de Almeida Vidal, e o Secretário Municipal de Planejamento e Coordenação Geral (SEMPLA), Paulo Sérgio Abreu Mendes.

                                          Os vereadores querem informações acerca das medidas anunciadas. “Queremos saber de fato se os cortes em cargos comissionados, em contratos e serviços, além de outras despesas já foram colocados em prática”. Enfatizou o vereador Acácio Favacho, presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

                                            Os três secretários deverão usar a tribuna da CMM, ainda este mês. O requerimento de urgência aprovado nesta quinta-feira recebeu a assinatura de 16 dos 23 vereadores.

                              Câmara debate com empresários o horário de funcionamento de bares e boates.

                              por danielle.duarte — publicado 27/10/2015 15h20, última modificação 27/10/2015 15h20

                              Debater a regularidade de horários de funcionamento de bares e boates de Macapá. Este foi o tema da audiência pública ocorrida nesta sexta-feira(23), na Câmara Municipal de Macapá(CMM). O debate foi promovido pelo vereador Gian do Nae.

                              O encontro mobilizou empresários donos de bares e de boates, DJ,s, além de representantes da Polícia Militar, Prefeitura Municipal de Macapá(PMM), Polícia Ambiental, e dos vereadores Professor Madeira e Ruzivan Pontes.

                              O vereador Gian do Nae disse que, a proposta foi discutir diversas temáticas de interesse dos segmentos convidados. O parlamentar avaliou positiva a audiência publica e disse estar convencido da necessidade de uma revisão urgente na Lei Municipal 027, que normatiza as questões de horários de funcionamento de bares e boates, alvarás, licenças ambientais, entre outros.

                              Para o parlamentar, a lei em vigor está defasada e precisa ser revista com urgência. “Iremos ampliar esse debate com os demais colegas vereadores para que possamos propor mudanças na lei 027”, sintetizou.

                               

                              Empresariado

                              O empresário Jean Alex Nunes, que participou dos debates na Câmara Municipal de Macapá, considerou a audiência pública importante. Para ele, debater este assunto demonstra a preocupação de empresários, gestores públicos e dos vereadores com a questão da segurança, cumprimento da lei e geração de emprego nestes segmentos noturnos.


                              Segurança Pública

                              O tenente-coronel da Polícia Militar Elvis Murilo citou que cerca de 90% das ocorrências que chegam a PM pelo 190, é de perturbação ao sossego e de poluição sonora.

                              O coronel Carlos Sousa, comandante geral da PM, ressaltou que as operações desencadeadas pelas instituições de segurança pública têm refletido na redução de até 30% nos atendimentos no Hospital de Emergências (HE) em pessoas vítimas de acidentes de trânsito ou de violência urbana.


                              Acácio Favacho anuncia aprovação de projeto de Lei pela ALAP que assegura doação de terreno à Câmara

                              por danielle.duarte — publicado 27/10/2015 15h26, última modificação 27/10/2015 15h26

                              O vereador Acácio Favacho(PMDB), presidente da Câmara Municipal de Macapá, anunciou nesta terça-feira(27), a aprovação pela Assembleia Legislativa do Amapá(ALAP), do projeto de Lei de autoria do Governo do Estado, que autoriza a doação definitiva do terreno onde está erguido o prédio do legislativo municipal à CMM.

                              A notícia foi dada por Acácio Favacho durante a 51ª sessão ordinária da CMM. O projeto foi aprovado pelos deputados estaduais na sessão ordinária da ALAP desta terça-feira(27). O projeto segue agora para sanção do governador do Amapá Waldez Góes (PDT).

                              Acácio Favacho destacou que a prioridade será para as articulações, já iniciadas junto à bancada federal, em Brasília com o objetivo de conseguir recursos de emendas parlamentares ou pessoais para as obras de construção e ampliação do prédio da Câmara Municipal, orçada em R$ 8 milhões.

                              Favacho citou que quatro dos oito deputados federais do Amapá, em Brasília já sinalizaram positivo para disponibilizar verbas de emendas para as obras da CMM, são eles: Roberto Góes, André Abdon, Marcos Reategui e Cabuçú Borges.

                              Após a notícia de aprovação do projeto de Lei, que assegura a transferência do terreno para a Câmara Municipal, os vereadores presentes na sessão ordinária da CMM, desta terça-feira, opinaram acerca do assunto.

                              João Henrique defende o cumprimento da gratuidade no transporte coletivo.‏

                              por danielle.duarte — publicado 09/11/2015 10h20, última modificação 09/11/2015 10h20

                                     O vereador João Henrique Pimentel(PDT), defendeu durante a 52ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira(29), o cumprimento de leis que asseguram a gratuidade no transporte público em Macapá. 

                                       Segundo João Henrique, leis que deveriam beneficiar idosos, doadores de sangue, agentes de segurança, entre outras categorias, muitas das vezes deixam de ser cumpridas pelo sistema de transporte público na capital. 
                                   João Henrique diz que são constantes os relatos de pessoas, a maioria idosos acima de 65 anos de idade, que são desrespeitados diariamente nos ônibus porque esqueceram ou não tem a carteirinha que isenta o idoso do pagamento da tarifa de ônibus. “Idosos que apresentam apenas a identidade como documento pessoal é barrado nos ônibus de Macapá”. Denuncia o parlamentar. 

                                   O vereador diz que vai requerer por meio de oficio explicações e informações consistentes acerca da política de gratuidade no transporte público. Os documentos serão enviados a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá(Setap), instituições que atuam no gerenciamento do transporte público de Macapá. 

                                     “Como se não bastasse o aumento abusivo da tarifa de ônibus em Macapá para R$ 2,75. As pessoas que tem direito gratuidade nos ônibus não estão sendo respeitados, principalmente os idosos”. Observou JH.

                              Washington Picanço questiona contrato feito pela Macapá Previdência.

                              por danielle.duarte — publicado 15/12/2015 22h59, última modificação 15/12/2015 22h59

                                                   O vereador Washington Picanço(PSB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá, nesta terça-feira(24), durante a 59ª. sessão ordinária, para questionar um contrato entre a Fundação Macapá Previdência e uma empresa de consultoria.

                                                       Segundo o vereador socialista, a empresa teria sido contratada sem licitação para gerenciar investimentos da Macapá Previdência que somam cerca de R$ 84 milhões. “O estranho é que para gerenciar esse serviço a empresa de consultoria foi contratada para receber apenas R$ 600,00 por mês”. Denuncia Picanço.

                                              O parlamentar pediu apoio dos demais vereadores presentes a sessão ordinária, para que apurem mais informações acerca do contrato, que na opinião de Washington Picanço ainda está muito obscuro.


                              Comissão

                              Neste sentindo, o presidente da CMM, vereador Acácio Favacho, sugeriu a criação de uma comissão constituída por vereadores para apurar as denúncias apresentadas por Washington Picanço. “No enfrentamento desta grave crise financeira que passa o país, não podemos ficar dúvida do gasto e do investimento desses R$ 84 milhões”.  Disse Favacho.


                              O parlamentar ficou surpreso com a denúncia apresentada na Câmara Municipal. “É muito estranho, realmente, uma empresa receber apenas R$ 600,00 por mês para gerenciar esse volume de recursos que é do nosso servidor municipal”. Finalizou Acácio Favacho.         

                              Audiência pública sobre a “Realidade do Câncer Infantil no Amapá”

                              por danielle.duarte — publicado 15/12/2015 23h07, última modificação 15/12/2015 23h07

                              A Câmara Municipal de Macapá será o ambiente para uma ampla discussão sobre a situação das pessoas que estão portadoras de câncer, no âmbito do município de Macapá, bem como em outras regiões do estado.

                              Os vereadores André Lima, Aline Gurgel e Neuzinha Velasco, em parceria com a ONG Carlos Daniel, realizam nesta quarta-feira(25), 9h, audiência pública “A Realidade do Câncer Infantil no Amapá”.

                              O oncologista infantil Renato Melaragno, do Hospital Santa Marcelina, em São Paulo, está em Macapá para participar do evento. O médico foi homenageado pela Câmara de Vereadores, na sessão ordinária desta terça-feira(24). Ele recebeu o Mérito da Medicina e o Mérito em Saúde Pública –Hospital Santa Marcelina.

                              Durante a audiência pública, o especialista vai compartilhar com os presentes, as experiências vividas e da realidade das crianças acolhidas pelo Hospital Santa Marcelina(Itaquera–SP).

                               

                              ONG Carlos Daniel

                              Agenilson Pereira, presidente da ONG, Carlos Daniel também participou da sessão desta terça-feira(24). Ele diz que a presença do médico Renato Melaragno no Amapá será fundamental para ajudar tanto o Estado, quanto o município na organização de dados e informações sobre o câncer infanto juvenil no Estado.

                              Hoje cerca de 40 crianças do Amapá com diagnóstico de câncer são assistidas pelo Hospital Santa Marcelina. 

                               

                              Hospital Santa Marcelina

                              O Hospital Santa Marcelina é um dos quatro hospitais de grande porte na cidade da capital paulista, administrado pela Congregação das Irmãs de Santa Marcelina. Atende, diariamente, cerca de três mil pessoas. Hoje cerca de 40 crianças do Amapá com diagnóstico de câncer são assistidas pelo Hospital Santa Marcelina. 

                              A Oncologia Pediátrica do Hospital Santa Marcelina em parceria com a TUCCA proporciona, anualmente, a mais de 300 pacientes carentes de todo o Brasil acesso a modernos exames de diagnóstico, como citogenética e biologia molecular, mesmo que não sejam cobertos pelo sistema público de saúde. Além disso, fornece, gratuitamente, todos os remédios necessários ao tratamento, elevando assim a qualidade de vida e as chances de cura de crianças e adolescentes com câncer.


                              TUCCA

                              A TUCCA (Associação para Crianças e Adolescentes com Câncer) foi fundada em 1998 por médicos, pais de pacientes e representantes da sociedade civil, com a proposta de elevar as taxas de cura e melhorar a qualidade de vida de crianças e adolescentes carentes com câncer.

                              O nome TUCCA teve origem na expressão “Tumor Cerebral em Crianças e Adolescentes”, não mais utilizada pelo fato da Associação ter ampliado o tratamento a pacientes com todos os tipos de câncer da infância e da adolescência.

                               

                               

                              Informações a imprensa

                              Audiência Publica “A REALIDADE DO CÂNCER INFANTIL NO AMAPÁ”.

                              Data:        25 de Novembro de 2015(quarta-feira)

                              Local:        Câmara Municipal de Macapá – Avenida FAB

                              Hora:        9h

                               

                              Sugestões de entrevistas:

                              Vereador André Lima

                              Vereadora Aline Gurgel

                              Vereadora Neuzinha Velasco

                              Dr. Renato Melaragno, médico onco-pediatra, do Hospital Santa Marcelina(SP)

                              Agenilson Pereira, presidente da ONG, Carlos Daniel  

                               


                              Vereadores aproveitam o feriado para visitar Postos de Saúde de Macapá.

                              por danielle.duarte — publicado 15/12/2015 23h27, última modificação 15/12/2015 23h27

                                           Os vereadores de Macapá João Henrique(PDT) e Neuzinha Velasco(PSB), visitaram na sexta-feira(20), Dia da Consciência Negra, cinco Unidades Básicas de Saúde (UBS,s) da capital.

                              '             A visita faz parte da agenda de compromissos dos vereadores que integram a Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS) da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

                                            A primeira visita foi no Posto de Saúde(PS) do Perpétuo Socorro, que se encontra fechada para reforma. Em seguida os dois vereadores visitaram o prédio do antigo 6º Batalhão da Polícia Militar(PM) onde funciona provisoriamente o Posto de Saúde do Perpétuo Socorro, que no feriado também estava fechado.

                                            Na seqüência visitaram a UBS do bairro Cidade Nova, também fechada no feriado. No bairro Cidade Nova, os dois vereadores fizeram uma rápida visita ao antigo prédio onde funcionava a UBS do bairro. O prédio, segundo o vereador João Henrique, foi demolido há três anos e até hoje se encontra abandonado.

                                             As duas últimas unidades de saúde visitadas pelos dois parlamentares foram a UBS Rubim Aronovitch, no bairro Santa Inês e a UBS das Pedrinhas, a última encontrava-se fechada.

                                            O vereador João Henrique, que preside a Comissão de Saúde da CMM, considera inadmissível que três das quatro unidades de saúde visitadas, estivessem fechadas durante o feriado. “O pior que as pessoas vêm em busca de atendimento e batem com a cara na porta”. Disse o parlamentar.

                                            Segundo os parlamentares a única UBS que estava funcionando era o Rubim Aronovitch, mas enfrentava problemas com falta de correlatos como gaze e esparadrapo para fazer curativos.

                                            O pescador Manoel Carlos do Nascimento, com um corte profundo no pé esquerdo, precisou ir até o Hospital de Emergência(HE) por falta de correlatos no Rubim Aronovitch.

                               A vereadora Neuzinha Velasco(PSB), diz que no final das visitas às UBS,s e Postos de Saúde de Macapá, Comissão de Saude da CMM, vai emitir um relatório indicando as deficiências e exigindo da Prefeitura de Macapá a resolução dos problemas.

                                Auciney Maciel propõe audiência pública para discutir abandono de animais domésticos

                                por danielle.duarte — publicado 15/12/2015 23h39, última modificação 15/12/2015 23h39

                                             A Câmara Municipal de Macapá (CMM), realiza nesta sexta-feira(27), audiência pública para debater sobre a superpopulação de animais (cães e gatos) abandonados nas ruas de Macapá. A audiência acontece às 9 horas, no prédio da CMM, situado à Avenida FAB, no centro.

                                             A iniciativa é do vereador Auciney Maciel(PTB). O parlamentar diz que abandono constante desses animais representa um risco a saúde e a segurança pública.

                                               Para o vereador, a situação se agrava com a falta de políticas públicas voltadas para o controle da natalidade desses animais e a falta de campanhas educativas para sensibilizar a população para o acolhimento responsável de seus animais de estimação.

                                               A falta de um Centro de Controle de Zoonoses, segundo Auciney Maciel, é outro fator que agrava o problema de abandonos de animais domésticos em ruas e avenidas da cidade. “O único Canil Municipal não dispõe de infraestrutura adequada, e nem de pessoal suficiente para atender a demanda de animais abandonados”. Denuncia o parlamentar.

                                              Auciney Maciel espera que, a partir deste debate, tanto as instituições públicas municipais, quanto as instituições que atuam em defesa dos animais de estimação abandonados, cheguem a um consenso pela garantia de um tratamento mais adequado e humanizado a cães e gatos que são hostilizados em Macapá.

                                             O abandono de animais de estimação fere a Constituição Federal, que preconiza a proteção da fauna e proíbe as práticas que submetam os animais à crueldade. A conseqüência do abandono são as mais diversas possíveis como: zoonoses, mordeduras, atropelamentos envolvendo pessoas e animais e maus tratos incluindo frio, fome, sede e violência humana.

                                 

                                     

                                Acácio Favacho conquista doação definitiva do terreno para a Câmara Municipal de Macapá.

                                por danielle.duarte — publicado 15/12/2015 23h45, última modificação 15/12/2015 23h45

                                             O governador do Amapá Waldez Góes(PDT), sancionou a lei que autoriza a doação do imóvel estadual à Câmara Municipal de Macapá (CMM). Trata-se da Lei N 1956, de 19 de novembro de 2015. A lei repassa de maneira definitiva o terreno e o prédio onde hoje funciona à CMM para a própria instituição.

                                           A informação foi divulgada na manhã desta quarta-feira(02), pelo próprio presidente da CMM, vereador Acácio Favacho.

                                             Segundo Favacho, principal articulador deste projeto, com a lei sancionada, os vereadores de Macapá agora se sentem verdadeiramente em casa. “A partir de agora tanto o terreno, quanto o imóvel é legitimo da Câmara Municipal de Macapá”. Pontou.

                                               Acácio Favacho destacou que com a posse definitiva do terreno e do prédio da CMM, o empenho para as obras de reforma e ampliação do prédio será redobrado. A proposta diz Acácio Favacho é ampliar os gabinetes dos vereadores que hoje trabalham em gabinetes minúsculos, além de ampliar a sala da plenária e as galerias para acomodar a população com maior conforto e comodidade.

                                             A construção de um auditório também faz parte do projeto. “A intenção é gerar maior segurança e comodidade aos servidores da Câmara Municipal, vereadores e a população em geral, haja vista que aqui é a verdadeira casa do povo”.

                                              Favacho citou que os investimentos previstos para as obras de reforma e ampliação da Câmara Municipal giram em torno de R$ 8 milhões, recursos provenientes de emendas pessoais e de emendas de bancadas dos deputados federais do Amapá, em Brasília.

                                           O vereador Acácio Favacho salientou que a luta pela doação do terreno à Câmara Municipal contou com o empenho dos demais vereadores de Macapá. Segundo ele, foram feitas diversas articulações junto ao Governo do Estado (GEA) e a Assembleia Legislativa do Amapá (ALAP) para assegurar a elaboração e aprovação do Projeto de Lei, respectivamente.



                                 

                                Membros da CTFO recebem professores da rede pública municipal.

                                por danielle.duarte — publicado 15/12/2015 23h59, última modificação 15/12/2015 23h59

                                                    Os vereadores que integram a Comissão Tributária, Orçamentária e Financeira-CTFO, da Câmara Municipal de Macapá (CMM) estiveram reunidos nesta terça-feira(15), com representantes da classe dos professores municipais.

                                                     Segundo a vereadora Aline Gurgel, presidente da CTFO, o objetivo foi ouvir dos professores os principais pleitos indicados pela categoria para serem incluídos e assegurados no Projeto de Lei Orçamentária Anual-LOA 2016, de autoria do Executivo Municipal.

                                                    Após ouvir os professores, Aline Gurgel e os demais vereadores presentes a reunião, se comprometeram em solicitar da Prefeitura Municipal de Macapá(PMM) o detalhamento do orçamento previsto para a educação municipal para 2016.

                                                   O vice-presidente da Executiva Municipal do Sindicato dos Professores, Ailton Costa, salientou que a pauta de reivindicação é extensa. Ele pontuou que entre as prioridades destacam-se o cumprimento do piso salarial que é de R$ 1.917,00, criação de um piso salarial para o cargo de auxiliar educacional, cumprimento do plano de gestão democrática que estabelece eleição direta para diretor de escola, pagamento das progressões e publicação das tabelas salariais.

                                                  Participaram da reunião, além da vereadora Aline Gurgel, os vereadores Ruzivan Pontes, Telma Nery, Ulysses Parente, Washington Picanço e Professor Madeira.

                                                  Os vereadores que integram a Comissão Tributária, Orçamentária e Financeira-CTFO, da Câmara Municipal de Macapá (CMM) estiveram reunidos nesta terça-feira(15), com representantes da classe dos professores municipais.

                                                Segundo a vereadora Aline Gurgel, presidente da CTFO, o objetivo foi ouvir dos professores os principais pleitos indicados pela categoria para serem incluídos e assegurados no Projeto de Lei Orçamentária Anual-LOA 2016, de autoria do Executivo Municipal.

                                               Após ouvir os professores, Aline Gurgel e os demais vereadores presentes a reunião, se comprometeram em solicitar da Prefeitura Municipal de Macapá(PMM) o detalhamento do orçamento previsto para a educação municipal para 2016.

                                              O vice-presidente da Executiva Municipal do Sindicato dos Professores, Ailton Costa, salientou que a pauta de reivindicação é extensa. Ele pontuou que entre as prioridades destacam-se o cumprimento do piso salarial que é de R$ 1.917,00, criação de um piso salarial para o cargo de auxiliar educacional, cumprimento do plano de gestão democrática que estabelece eleição direta para diretor de escola, pagamento das progressões e publicação das tabelas salariais.

                                              Participaram da reunião, além da vereadora Aline Gurgel, os vereadores Ruzivan Pontes, Telma Nery, Ulysses Parente, Washington Picanço e Professor Madeira.

                                 

                                Interrupção no fornecimento de energia elétrica resulta no cancelamento de sessão solene.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h09, última modificação 08/03/2016 10h09

                                A sessão solene programada pela Câmara de Vereadores de Macapá, para ser realizada nesta quinta-feira(04), 15h, foi transferida para o dia 16 de fevereiro, 9h, na abertura do ano legislativo 2016.

                                O motivo, foi a interrupção do fornecimento de energia elétrica no prédio do legislativo municipal. Um transformador da Companhia de Eletricidade do Amapá-CEA, foi danificado.

                                O presidente da Câmara Municipal, vereador Acácio Favacho, criticou a postura da CEA, esclarecendo que o Legislativo Municipal já havia informado várias vezes à prestadora de serviço, sobre este problema no perímetro, em que encontra o prédio da Câmara.

                                “Existe um transformador, que está entre as árvores, próximo ao prédio. A Companhia não tomou as providências, quanto a poda das árvores, resultando nesta interrupção”. Disse o presidente.

                                Uma equipe da CEA esteve no local, mas não conseguiu reestabelecer o fornecimento de energia, prejudicando a programação oficial da Câmara de Vereadores.

                                Cerca de 170 autoridades e personalidades, além de convidados, estavam presentes para receberem honrarias dos vereadores.

                                Acácio Favacho destaca projetos aprovados e transformados em leis.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h12, última modificação 08/03/2016 10h12

                                O vereador Acácio Favacho, que preside a Câmara de Vereadores de Macapá, tem se destacado no parlamento municipal, pela sua grande atuação no legislativo, e uma grande liderança entre seus pares. Favacho teve inúmeros projetos de leis que foram aprovados, em sua maioria por unanimidade, e transformados em leis municipais, que auxiliam o cidadão macapaense em vários setores da sociedade.

                                Merecem destaque na gestão do vereador Acácio Favacho, muitos projetos, entre eles, a Lei nº 3.689/2009, que institui 17 de novembro como o Dia de Prevenção, Orientação e Combate ao Câncer de Próstata. Data que chama a atenção para a prevenção desta doença que tem ceifado a vida de vários homens da nossa cidade. Assim, tanto a população masculina como os setores da saúde estão procurando diminuir os impactos causados pelo câncer.

                                Ainda no setor de saúde, a Lei nº 1753/2009 cria o Programa de Prevenção e Erradicação do HPV (Human Papiloma Virus), que tanto tem prejudicado as mulheres cidadãs.

                                Na área de Educação, a segurança de alunos e servidores da Rede Municipal ganhou reforço com a instalação de câmeras de vídeo, nas entradas e saídas das escolas públicas, graças à Lei nº 1995/2012, de sua autoria. Assim, os alunos passam a estudar com mais tranquilidade, diminuindo a violência nas escolas.

                                No âmbito social, os pacientes portadores de câncer de Macapá vão poder circular nos ônibus urbanos sem pagamento de taxa. Além disso, eles irão receber uma ajuda-alimentação; é o que dispõe a Lei nº 2018/2012.

                                No meio ambiente, o Municipio de Macapá tem a sua Coordenação Municipal de Defesa Civil, e assim as políticas e ações de prevenção do cidadão macapaense frente a desastres naturais, têm uma instituição permanente de força-tarefa, graças à Lei nº 2018/2012, de sua autoria.

                                No setor cultural, Acácio Favacho coordena o projeto Clube Social, que atende crianças, adolescentes e seus familiares com a oferta de cinema gratuito. O projeto acontece nos dias de terça, quinta e sábado. O objetivo é garantir o acesso da população a projetos culturais.

                                Na próxima terça-feira(16), 9h, a Câmara Municipal incia o ano legislativo, com uma sessão solene, onde serão homenageadas várias personalidades do município de Macapá, pelos grandes serviços prestados em pról da população.

                                Câmara de Vereadores realiza sessão solene para homenagear personalidades.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h20, última modificação 08/03/2016 10h20
                                Pelo menos 170 pessoas serão homenageadas nesta terça-feira(16), 9H, pela Câmara Municipal de Macapá com a entrega de títulos honoríficos, entre eles, o de Cidadã e Cidadão Macapaense e o Mérito da Comunicação Dione Amaral.

                                O presidente da Câmara Municipal, vereador, Acácio Favacho, ressalta a justa homenagem dedicada as mulheres e homens, que tem contribuído para o desenvolvimento da capital e a melhoria da qualidade de vida dos munícipes.

                                A sessão solene para a entrega dos títulos estava agendada para o dia 4 de fevereiro, data alusiva aos 258 anos de Macapá, mas uma pane na rede de distribuição de energia elétrica as proximidades da Câmara, interrompeu o fornecimento de energia no prédio, obrigando o presidente da casa, transferir a solenidade.

                                Na quinta-feira(18), o parlamento municipal realiza a primeira sessão ordinária referente ao primeiro período do legislativo de 2016, com a presença do prefeito de Macapá Clécio Luis, que fará a leitura da mensagem municipal, marcando oficialmente a abertura dos trabalhos da Câmara Municipal de Macapá.

                                 

                                 

                                Trabalho Comunitário tem feito a diferença.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h25, última modificação 08/03/2016 10h25

                                A atuação do vereador Antonio Grilo(PV), tem sido reconhecida pela comunidade e feito a diferença em vários bairros da Zona Norte da cidade.

                                Com um jeito simples e carinhoso, o “sumano”, como é chamado pelos moradores, vem desempenhando um serviço em parceria com a sua comunidade, com a execução de várias frentes de trabalho, que resultam no recolhimento de lixo, limpeza e manutenção de ruas, avenidas e passarelas, no bairro Perpétuo Socorro. Local onde mora com sua família.

                                No próximo sábado(20), Grilo e seus “sumanos”, completam 287 mutirões de limpeza, que culminaram em mais de 8 mil metros cúbicos de lixo retirado das vias públicas. São 9 anos de intenso trabalho, junto com a comunidade, que objetiva o bem estar da população.

                                “Sinto-me gratificado em ver o resultado do nosso trabalho. Todos os sábados estamos desde cedo da manhã neste mutirão. Aqui é na fé e na força de vontade, para ver nosso bairro mais bonito”. Declara o parlamentar, que está em seu terceiro mandato consecutivo.

                                Ministério Público recomenda prazo de 90 dias para repasse de terrenos de creches ao município.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h27, última modificação 08/03/2016 10h27
                                O Ministério Público Estadual(MPE) recomendou um prazo de 90 dias para que o Governo do Estado repasse à Prefeitura Municipal de Macapá(PMM), a titularidade do terreno de duas creches desativadas, situadas nos bairros Renascer e Novo Horizonte, zona norte de Macapá.
                                O pedido foi feito nesta segunda-feira(15), pela Comissão de Educação, Cultura e Desportos-(CECD, da Câmara Municipal de Macapá.

                                Participaram da audiência os vereadores Washington Picanço(PSB), presidente da CECD, Alan Ramalho(PSB), Professor Madeira(PSOL) e Neuzinha Velasco(PSB). As secretárias de educação Dalva Figueiredo(Macapá) e Conceição Medeiros(Estado), também estiveram na audiência com os representantes do MPE.

                                Segundo o vereador Professor Madeira, os dois prédios das creches em questão, foram entregues há mais de um ano, mas nunca funcionaram.
                                “Os prédios estão sendo sucateados por vândalos. Enquanto muita gente está precisando de seu funcionamento”, concluiu o vereador Madeira.

                                Câmara Municipal de Macapá homenageia personalidades durante sessão solene.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h31, última modificação 08/03/2016 10h31

                                Reconhecimento aos relevantes serviços prestados à capital Macapá. Este foi o foco principal da sessão solene da Câmara Municipal de Macapá, desta terça-feira(16).

                                Aproximadamente 170 pessoas receberam títulos honoríficos, entre eles, o de Cidadã e Cidadão Macapaense e o Mérito da Comunicação Dione Matos Amaral. A festa, foi  alusiva aos 258 anos de Macapá, que foi cancelada no dia 4 de fevereiro, devido a uma pane no fornecimento de energia elétrica no prédio.


                                Para o presidente da Casa, vereador Acácio Favacho, a solenidade representa a entrega da maior comenda da história da Câmara Municipal de Macapá. “Nossas homenagens e agradecimentos aos  servidores da Câmara Municipal, gestores, colaboradores, vereadores e a população de Macapá”. Disse o presidente.

                                Acácio Favacho ressaltou que a Câmara Municipal de Macapá recomeça as ações legislativas com o mesmo empenho do ano passado. “Em 2016, iremos continuar atuando na fiscalização em defesa dos interesses da população macapaense”. Destacou Favacho.               


                                Homenageados

                                Entre os homenageados com a entrega de títulos honoríficos pela Câmara Municipal de Macapá (CMM), na sessão solene desta terça-feira(16), destacam-se jornalistas, empresários, advogados, profissionais da saúde, desportistas, policiais militares e estudantes.


                                A estudante amapaense Bárbara da Costa Amoras, 15, classificada entre 50 mil estudantes para estudar em Harvard University, nos Estados Unidos, recebeu o Título Honorifico da Juventude, indicado pelo vereador Acácio Favacho. Bárbara considera o prêmio relevante e um incentivo há mais para a sua projeção acadêmica em caráter nacional e internacional.


                                O chefe de cozinha Luiz Fernando Pinto Garcia Júnior, também indicado por Acácio Favacho, recebeu o Título Honorifico Cidadão de Macapá. Natural do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Garcia está há 24 anos em Macapá atuando na área de gastronomia.


                                Outro homenageado, foi o capitão da Polícia Militar, Pedro David Soares Bezerra. Ele, que também é jornalista recebeu o Título Honorifico Mérito da Comunicação Dione Matos Amaral. Pedro David comemorou a comenda, destacando que o mérito foi uma justa homenagem não só apenas aos que receberam o prêmio, mas a jornalista já falecida Dione Amaral, com quem conviveu quatro anos na academia. 


                                A tenente-coronel do Corpo de Bombeiros, Márcia Cristiane Santos Correa, recebeu o Título Honorifico Mérito Policial, indicada pelo vereador Nelson Souza. Enquanto que Celisa Pena Melo Capelani ficou com o Título Mérito da Mulher, indicação do vereador André Lima. O enfermeiro Vencelau Jackson da Conceição Pantoja, recebeu o Título Honorifico Mérito em Saúde Púbica, com indicação da vereadora Neuzinha Velasco.       

                                O ex deputado e empresário Bruno Mineiro, também foi homenageado pelo parlamento municipal e usou a tribuna da Câmara para agradecer a honraria.

                                Câmara de vereadores retorna às sessões ordinárias nesta quinta-feira.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 10h50, última modificação 08/03/2016 10h50
                                A Câmara Municipal de Macapá retoma nesta quinta-feira(18), 9h, às sessões legislativas do primeiro semestre de 2016, sob a presidência do vereador Acácio Favacho, que fará a leitura da mensagem que marca a abertura dos trabalhos legislativos da CMM.

                                O prefeito de Macapá, Clécio Luis, também participa da primeira sessão ordinária deste ano. Ele vai usar a tribuna da Casa para fazer a leitura da mensagem do Executivo Municipal.
                                A reunião será transmitida pelo programa Câmara no Ar, na TV aberta, no canal 24 (analógico) e pela Rádio Câmara, via aplicativo.
                                O presidente da Câmara Municipal, vereador Acácio Favacho, disse na tarde desta quarta-feira(17), que este ano o Legislativo Municipal deve intensificar o seu papel de fiscalizar, acompanhar e sugerir melhorais nas ações do poder público municipal com o objetivo de garantir a execução de serviços e a conseqüente melhoria da qualidade de vida da população.

                                Quanto às eleições municipais deste ano, Favacho disse que o parlamento deve se comportar de maneira ímpar, e que não haverá nenhuma alteração no calendário do legislativo. “É um ano de grande expectativa devido às eleições, mas nossos parlamentares sabem de suas responsabilidades com a sociedade”. Pontuou o presidente.

                                A Câmara Municipal de Macapá aumentou o número de 16 para 23 parlamentares e precisou de grandes investimentos em sua infra estrutura para comportá-los.

                                O vereador Acácio Favacho preside o parlamento municipal pela segunda vez consecutiva.

                                 

                                Câmara de Vereadores volta do recesso e realiza a primeira sessão ordinária de 2016.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 11h12, última modificação 08/03/2016 11h12
                                A Câmara Municipal de Macapá realizou na manhã desta terça-feira(23), no plenário Stephan Houat, a primeira sessão ordinária do ano. A reunião marca o reinicio dos trabalhos legislativos de 2016.

                                A reunião foi bastante concorrida e contou com a presença da maioria dos vereadores, autoridades, secretários municipais, do prefeito de Macapá, Clécio Luis e a comunidade que lotou as galerias.

                                O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho, recepcionou a todos lendo uma mensagem de boas vindas e pedindo o empenho de todos os seus pares na condução do legislativo municipal. “Esta Casa volta a ser palco das principais demandas da população macapaense e com projetos em prol da comunidade”. Pontuou o presidente.

                                Favacho também agradeceu o apoio da mesa diretora, aos servidores e aos demais vereadores. “Desejo a Deus que possamos continuar nossa jornada com determinação e disposição para trabalharmos em defesa do povo macapaense”. Concluiu.
                                Acácio destacou que entre as ações de 2015, uma das mais relevantes foi a conquista definitiva do terreno e do prédio da CMM, cedido pelo Governo do Estado.

                                Durante o grande expediente, foram lidos várias indicações e requerimentos que visam a melhoria da qualidade de vida da população, que foram lidos e aprovados.

                                Executivo
                                O prefeito de Macapá, Clécio Luis, que utilizou a tribuna da Casa, para a leitura da mensagem do executivo, fez uma avaliação dos três anos e dois meses de sua administração. Para o prefeito, mesmo com a crise institucional e financeira instalada no país, que afeta diretamente as prefeituras municipais, sua administração teve um saldo produtivo em 2015.
                                O prefeito também destacou a boa relação institucional estabelecida entre a Prefeitura Municipal de Macapá e a Câmara Municipal de Macapá. “Existe uma relação republicana e de respeito entre os dois poderes. Fui vereador aqui nesta casa de leis e hoje existe um clima de respeito e reciprocidade, mesmo com as cobranças, as fiscalizações e intervenções feitas pelos vereadores no cumprimento de seu papel”. Finalizou.

                                Apoio
                                O presidente da Câmara Municipal, Acácio Favacho e o prefeito de Macapá, Clécio Luis, pediram mais apoio do Governo do Estado, no sentido de formalizar parcerias com o município, para a realização de obras e serviços públicos que beneficiem a população.
                                Para os líderes, é imprescindível a participação do Governo do Estado na administração municipal. ”Vivemos um momento de fragilidade econômica e o nosso município precisa de apoio do executivo estadual para avançar”. Finalizou Acácio Favacho.

                                Todas as informações do parlamento municipal são divulgadas através do site, pelas redes sociais, jornal impresso e a Rádio Câmara de Macapá(via web radio no link http://05.stmip.net:8226/listen.pls?sid=1).
                                Além disso, as sessões são transmitidas ao vivo, pelo canal 24-analógico, na TV Aberta.

                                Câmara de Vereadores aprova inúmeros requerimentos e indicações nesta quinta.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 11h45, última modificação 08/03/2016 11h44

                                A Câmara Municipal de Macapá aprovou nesta quinta-feira(25), durante a 2ª. sessão ordinária deste ano, 22 requerimentos e duas indicações. Os pedidos se baseiam em relatos, reclamações e queixas feitas pela própria comunidade macapaense.

                                Durante a sessão desta quinta-feira, a tribuna da CMM contou com a presença de dois convidados. A primeira foi Ana Claudia Penafort, presidente da Associação dos Artesãos do Amapá, que defende maior apoio por parte da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) para a exposição e comercialização do artesanato produzido em Macapá. Outro convidado foi Mário Teixeira de Mendonça Neto, coordenador do Programa de Mediação Escolar, pelo Tribunal de Justiça do Amapá. O programa atende hoje cinco escolas estaduais e abrange mais de 500 alunos.

                                O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho, disse que este é o papel dos vereadores, debater projetos e propostas de interesse da população macapaense. “Somos vereadores eleitos pelo povo e para servir o povo. Este ano, a Câmara Municipal será palco de muitos debates em prol da melhoria dos cidadãos e cidadãs macapaense”, Pontua Acácio Favacho.

                                Apoio ao artesanato é debatido na Câmara Municipal de Macapá

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 11h49, última modificação 08/03/2016 11h49

                                A presidente da Associação dos Artesãos do Amapá, Ana Claudia Penafort, usou a tribuna da Casa, durante a 2ª. Sessão Ordinária, nesta quinta-feira(25), para destacar o tema artesanato.

                                A artesã veio à Câmara de Macapá a convite do vereador Allan Ramalho. Entre as demandas apresentadas pelos artesãos aos vereadores presentes na sessão foi a falta de espaço público para exposição e venda dos artesanatos produzidos em Macapá.

                                Segundo Ana Claudia, hoje são mais de 350 artesãos cadastrados. “Queremos autorização da Prefeitura de Macapá para utilizarmos as praças, logradouros públicos da cidade e realizarmos feiras itinerantes de artesanato”.

                                O vereador Allan Ramalho com apoio dos demais vereadores se comprometeu em cobrar do município uma posição há cerca das demandas apresentadas pelos artesãos durante a sessão desta quinta-feira.

                                Câmara Municipal debate programa de Mediação Escolar

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 11h55, última modificação 08/03/2016 14h29

                                O programa de Mediação Escolar, do Tribunal de Justiça do Amapá-TJAP, foi uma das pautas de debate desta 2ª. Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, desta quinta-feira(25). O coordenador do programa, Mário Teixeira de Mendonça Neto, usou a tribuna da CMM para explanar sobre o tema.

                                Segundo Mário Teixeira Neto, a proposta é desenvolver uma educação cultural entre os indivíduos, reduzindo os conflitos pessoais e coletivos.

                                Mário Teixeira ressaltou que o programa de Mediação Escolar foi criado em julho do ano passado, e segundo ele, tem contribuído para a redução de processos nos Tribunais de Justiça.

                                O projeto é desenvolvido em cinco escolas da rede estadual de ensino: Escola Estadual Raimundo Virgulino, Escola Estadual Maria de Nazaré Pereira, Escola Estadual Professor Raimundo dos Passos, Escola Estadual Carmelita do Carmo e a Escola Estadual Azevedo Costa, com a participação de aproximadamente 500 alunos.

                                O vereador Acácio Favacho, presidente da Câmara Municipal de Macapá, destacou a importância do programa nas escolas. O vereador tem expectativa que a proposta comece a ser desenvolvida nas escolas da rede municipal em breve. O coordenador do programa de Mediação Escolar, veio à CMM, a convite do vereador André Lima.

                                Nelson Souza fala da oferta de exames preventivos na saúde municipal.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 11h58, última modificação 08/03/2016 11h58

                                Durante a 3ª. Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá desta terça-feira(01), o vereador Nelson Souza, usou a tribuna para falar dos avanços da saúde municipal na oferta de exames preventivos.

                                Souza disse que, a Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA) tem priorizado o atendimento as mulheres quanto a oferta do exame de PCCU, que detecta o câncer do colo de útero. “Mulheres diagnosticadas com a doença são encaminhadas imediatamente para acompanhamento e tratamento de saúde”. Pontuou.

                                Nelson Souza diz que hoje a realidade é diferente. As mulheres tem acesso a informação, acompanhamento e tratamento de eventuais doenças.

                                O vereador relembrou que há cerca de três anos, mais de 5 mil exames preventivos de PCCU ficaram armazenados sem o devido analise laboratorial, segundo Nelson Souza, por falta de iniciativa da gestão municipal anterior. “Hoje a Prefeitura de Macapá faz a coleta do PCCU e a entrega do resultado deste exame em pouco tempo”. Finalizou.

                                Acácio Favacho pede providências para contenção de buracos no Cidade Nova.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h05, última modificação 08/03/2016 12h54

                                O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho, está preocupado com os eventuais acidentes automobilísticos por conta de buracos em vias públicas de Macapá.

                                Na sessão ordinária desta terça-feira, 1º. de março, Acácio Favacho, teve três requerimentos aprovados, endereçados à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana(SEMOB), pedindo em caráter de urgência, a contenção e fechamento de buracos existentes na Rua Beira Rio, bairro Cidade Nova, às margens do Rio Amazonas, próximo ao complexo turístico do Jandiá.

                                Favacho justifica em seu requerimento que o local, além de oferecer sérios riscos para ocorrência de acidentes automotivos, está sendo usado para despejo de lixos e carcaças, conforme relato da própria comunidade. “É necessário uma ação imediata da SEMOB para resolver esta situação”. Salientou o presidente.
                                O vereador solicitou ainda a continuação dos serviços de asfaltamento em um trecho da Rua Djalma Nascimento, bairro Zerão, zona sul de Macapá.

                                Acácio Favacho também teve aprovado, requerimento endereçado à Secretaria Municipal de Saúde(SEMSA), solicitando informações sobre as atividades de controle do vetor Aedes Aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica Vírus.

                                Neuzinha Velasco na defesa dos direitos da mulher.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h05, última modificação 08/03/2016 12h05

                                Na Sessão Ordinária desta terça-feira(01), a vereadora apresentou dois projetos de Leis na Câmara de Vereadores de Macapá.

                                O primeiro trata-se da criação da Patrulha Maria da Penha, que segundo a vereadora, será a capacitação para a Guarda Municipal atender e orientar sobre a Lei que nomeou o Projeto. Além disso, o projeto prevê capacitação especialmente às mulheres da Guarda Municipal para acolhimento e cuidado das mulheres vítimas de violência na capital.

                                O segundo Projeto diz respeito a criação de um programa de Combate ao suicídio na capital, tendo como ponto de partida as escolas, os adolescentes e jovens do município.

                                "A questão do suicídio não tem sido tratada com a devida seriedade do assunto. Os índices aumentam e acabamos por ter acesso somente às estatísticas. Precisamos ter em mente que o suicídio é pensado, e nasce de alguma forma. Nossa expectativa através desse projeto é prevenir que isso aconteça, e por isso iremos iniciar na parcela mais atingida da população: a juventude". Ponderou a vereadora.

                                Ambos projetos foram lidos hoje em plenário e seguem para debate e aprovação das comissões da Casa para posteriormente, seguir para a Prefeitura de Macapá e almejar a sanção do prefeito.

                                Diego Duarte pede melhoria das ruas e avenidas do Conjunto Macapaba

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h10, última modificação 08/03/2016 13h11

                                Por meio de requerimento aprovado na Sessão desta quinta-feira(03), e encaminhado à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística–SEMUR, o vereador Diego Duarte solicita limpeza e retirada de entulhos nas vias e logradouros do Conjunto Macapaba, inaugurado à cerca de dois anos. O pedido atende a uma reivindicação dos moradores, que reclamam da quantidade de lixo e mato, acumulados ao longo das ruas e avenidas do conjunto.

                                Considerando o grande número de pessoas que residem no local, o parlamentar também cobra a instalação de lixeiras e coletores em pontos estratégicos para que a população possa depositar as quantidades maiores de resíduos, facilitando dessa forma o trabalho dos garis que atuam na área.

                                Outro requerimento de Diego Duarte, aprovado e encaminhado à SEMUR, propõe a instalação de lixeiras em praças e nas principais ruas e avenidas da capital . O vereador argumenta que, por causa do crescimento constante da população que transita diariamente nas vias da cidade, aumenta também a quantidade de lixo jogado aleatoriamente nas calçadas, principalmente pela falta de recipientes adequados para o depósito das substâncias e materiais descartáveis. Diego Duarte acredita que, com a instalação das lixeiras, haverá diminuição na quantidade de lixo, que muitas vezes, acaba indo parar nos canais e nas vias de escoamento das águas, provocando alagamentos e outros prejuízos.

                                Transporte Público
                                Na condição de presidente da Comissão de Viação e Transporte da Câmara Municipal de Macapá, o vereador Diego Duarte, pediu através de requerimento aprovado na Sessão desta quinta feira, 03 de março, informações detalhadas da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá – CTMac, sobre o cumprimento das determinações do acordo extrajudicial, firmado com o Sindicato das Empresas de Transporte e Passageiros do Estado do Amapá – SETAP. Diego Duarte quer saber quais medidas estipuladas no acordo, já foram providenciadas e as que ainda estão pendentes, uma vez que a população usuária dos transportes coletivos, ainda reclama da má qualidade dos veículos e do alto preço da passagem, diante dos serviços que são oferecidos.

                                Você pode acompanhar ao vivo as Sessões da Câmara de Vereadores da capital, às terças e quintas, a partir das 09h00, pela TV, no canal 24, assim como através do rádio, nas freqüências: Rádio Câmara de Macapá/aplicativo na internet, e 92,3 FM.

                                Ulysses Parente defende criação de comissão dos direitos do consumidor, da criança e do adolescente.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h23, última modificação 08/03/2016 12h23

                                O vereador Ulysses Parente tem direcionado seu mandato em defesa dos interesses dos consumidores, da juventude e da mulher. A declaração foi dada pelo próprio vereador em entrevista nesta quinta-feira, 3, à Rádio Câmara de Macapá.

                                Segundo Ulysses Parente, tramita nas comissões da Câmara de Macapá, Projeto de Lei, assinado por ele, e pelas vereadoras Neuzinha Velasco e Adrianna Ramos, que propõe a criação de comissões em defesa dos direitos dos consumidores, da criança e do adolescente e da juventude.

                                Parente disse que, o objetivo é garantir que estes segmentos tenham seus direitos assegurados, e que haja cumprimento destas leis. “Este ano iremos continuar focado nestas pautas, mas também vamos atendendo as demandas vindas das comunidades”. Pontuou.

                                Ruzivan Pontes faz balanço de sua atuação na Câmara Municipal.

                                por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h37, última modificação 08/03/2016 12h37

                                Durante entrevista à Rádio Câmara, nesta quinta-feira(03), o vereador Ruzivan Pontes fez um balanço do seu trabalho na Câmara Municipal de Macapá no ano passado. Ele comentou sobre as principais demandas que chegam a seu gabinete e dos problemas existentes nos bairros da capital.

                                Ruzivan Pontes enumera que entre os bairros visitados destacam-se: Congós, Pacoval, Amazonas, Zerão, Beirol, Brasil Novo e Jardim Felicidade I e II. As principais demandas apontadas pelo vereador são pelos serviços de construção e reforma de passarelas, limpeza de bairros, terraplanagem e asfaltamento.

                                O vereador disse também que este ano, haverá uma ação mais efetiva de seu mandato pela regularização de diversos projetos de sua autoria, transformados em lei municipal, mas que segundo ele, ainda precisa de maior atuação da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) na execução e expansão destas leis.

                                Entre os Projetos de Leis já sancionados pelo Executivo Municipal estão: Projeto de Lei que autoriza a venda de produtos de conveniência em farmácias de Macapá, Núcleo de Saúde do Trabalhador, Reconhecimento do Futlama como modalidade esportiva, Adaptação das Brinquedotecas e o projeto de instalação de escovódromos nas escolas da rede municipal.

                                Ações do documento