Notícias

por Interlegis — publicado 08/03/2016 17h31, última modificação 23/05/2025 11h04
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Carlos Murilo pede serviços de iluminação pública e limpeza para Fazendinha e bairros da zona norte de Macapá

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h05, última modificação 23/05/2019 12h05

O vereador Carlos Murilo (PROS) solicitou por meio de requerimento à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), serviços de limpeza, remoção de entulhos, terraplanagem e asfaltamento para as ruas: Oiapoque, Rio Bonito, Rio Pedreira, Rio Amapá e Avenida 26, no Distrito da Fazendinha.

O parlamentar fez ainda o mesmo pedido para as ruas Imaculada Conceição e Santo Cristo, além da avenida Cid Borges de Santana, no bairro Infraero II, zona norte da Macapá.

Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadora Patriciana Guimarães participa da cerimônia de entrega da Unidade Básica Fluvial

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h06, última modificação 23/05/2019 12h06

O evento ocorreu no início desta tarde ,17, na Rampa do Bairro Santa Inês e contou com a presença do Prefeito de Macapá, Clécio Luís, juntamente com os senadores Davi Alcolumbre e Randolfe Rodrigues, e o deputado federal André Abdon, além de vereadores de Macapá e secretariado municipal. A cerimônia também contou com a presença ilustre do Presidente STF, ministro Dias Toffoli.

A unidade terá a função ampliar o acesso da população ribeirinha a procedimentos como consultas médicas e atendimentos em saúde bucal.

A vereadora de Macapá Patriciana (PRB) por diversas vezes solicitou por meio de documentos legislativos atenção voltada para a saúde dos ribeirinhos. “ Quando eu vejo uma cerimônia de entrega deste tipo eu só posso acreditar ainda mais em uma Macapá melhor. Todos unidos em prol de uma cidade mais digna para todos”, disse Guimarães.

A unidade que levará o nome Dra. Célia Tresel, conta com consultórios, farmácia, laboratório e banheiros. A aquisição foi por meio do programa do Ministério da Saúde, que fez o repasse de R$ 1.879.450,00, e de contrapartida do município, de R$ 75.578.
Para o repasse do recurso e o seu efetivo funcionamento, a prefeitura contou com a articulação da bancada federal do Amapá. Os senadores Davi e Randolfe, e o deputado federal André Abdon destinaram emendas para a aquisição de materiais permanentes e uma embarcação de apoio. Após a cerimônia, a UBS Fluvial segue para o distrito do Bailique, onde fará atendimentos nas comunidades de Vila Progresso, Maranata, Arraiol do Bailique e Livramento, Boa Esperança e Itamatatuba. (Informações Ascom Prefeitura de Macapá).

Ascom Vereadora Patriciana Guimarães

Ruzivan Pontes aciona Caesa para atender a população da zona norte de Macapá

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h08, última modificação 23/05/2019 12h08

O vereador Ruzivan Pontes (SD), propôs por meio de indicação à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), a substituição e revitalização da rede de esgoto da rua José Rodrigues Leitão, bairro Jardim Felicidade, na zona norte.

O parlamentar solicitou ainda melhorias no serviço de abastecimento de água na avenida Inspetor Duarte Ramos Pinheiro e adjacências, bairro Novo Horizonte, também na zona norte.

“Enquanto parlamentar de Macapá, tenho recebido muitas reclamações a respeito da falta de água tratada ou deficiência no fornecimento de água em vários bairros da cidade”.

Ruzivan Pontes diz que está atento aos problemas da capital, sejam de responsabilidade do município ou do Estado.

Texto: Édi Prado Ribeiro
Fotos: Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadora Adrianna Ramos cobra melhorias para o Novo Horizonte

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h09, última modificação 23/05/2019 12h09

A vereadora Adrianna Ramos (PTB), busca melhorias para o bairro Novo Horizonte, zona norte da capital. A parlamentar teve requerimento aprovado esta semana, que pede a execução, de serviços de limpeza e asfaltamento da Avenida Glicério de Souza Figueiredo naquele bairro.

Segundo Adrianna Ramos, o trecho está intrafegável e neste período de inverno, a situação fica ainda mais complicada. “Os moradores da avenida Glicério de Souza Figueiredo estão sofrendo com a situação daquela via. Estamos cobrando serviços que possam resolver ou pelo menos amenizar esses problemas”.

O trecho indicado pela vereadora, que necessita de limpeza e de asfaltamento fica em frente à Escola Municipal de Ensino Fundamental Professor José Carlos Lima da Silva.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores fazem visita institucional ao TJAP

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h11, última modificação 23/05/2019 12h11

Em visita institucional ao Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), participou nesta segunda-feira, 20, de uma entrevista no programa Justiça no Ar, com transmissão pela Rádio Web e pela Rádio Universitária 96,9 FM.

A vereadora Maraína Martins (PR), que preside a Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), Adrianna Ramos (PTB), e Rinaldo Martins (PSOL), que integram a referida comissão, além do vereador Diego Duarte (Podemos), também participaram da entrevista.

Durante a entrevista, a vereadora Adrianna Ramos, vice-presidente da CMM, evidenciou os avanços e as pautas da Câmara na defesa dos direitos da mulher. Entre as prioridades estão a realização de audiências públicas com temáticas voltadas para as mulheres, visitas à Penitenciária Feminina, elaboração de leis de apoio a mulher e de um canal de comunicação que aproxime cada vez mais a Comissão dos Direitos da Mulher e a sociedade.

O presidente Marcelo Dias ressaltou que a Câmara Municipal de Macapá vive um novo momento. “Em breve iremos disponibilizar um aplicativo que vai possibilitar o contato direto com a população”.

Marcelo Dias destacou que as sessões ordinárias da CMM são transmitidas ao vivo pelo facebook e que em breve serão transmitidas também pelo rádio FM, com o objetivo de ampliar a comunicação entre o Legislativo Municipal e a sociedade.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores acompanham entrega de UBS Fluvial no Bailique

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h13, última modificação 23/05/2019 12h13

Representando a Câmara Municipal de Macapá (CMM), os vereadores Caetano Bentes (PSC), Nelson Souza (Rede) e Japão Baia (PDT), participaram no último neste final de semana, da inauguração da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), Doutora Célia Trasel, no Arquipélago do Bailique.

O vereador Caetano Bentes ressaltou que é imprescindível que a Câmara Municipal de Macapá acompanhe e fiscalize os investimentos municipais nos distritos e nos bairros da cidade. “A iniciativa da Prefeitura de Macapá foi decisiva para ampliar o atendimento de saúde aos nossos ribeirinhos”.

Na opinião do vereador Nelson Souza, Bailique ganha um reforço excepcional na área da saúde com a UBS Fluvial. “Todos estão de parabéns pela iniciativa. O prefeito de Macapá Clécio Luis e os três parlamentares federais do Amapá que articularam as emendas para a aquisição da UBS Fluvial estão todos de parabéns”. Nelson Souza argumenta que se sente em casa, estando no Bailique, devido a forte ligação que tem com aquela região.

O vereador Japão foi outro que reconheceu os investimentos que chegaram a região do Bailique. Ele tem consciência do grande beneficio que o esforço conjunto vai gerar para a população.

Os três parlamentares que integraram a comitiva a convite do prefeito Clécio Luis, também acompanharam a entrega de cinco geradores de energia elétrica para ajudar o Bailique que enfrenta sérios problemas de falta de energia elétrica.

Texto: Edi Wilson Silva.
Secretaria de Comunicação/CMM.
Fotos: Assessoria Vereador Caetano Bentes.

Presidente da CMM recebe representante dos travestis e transexuais

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h15, última modificação 23/05/2019 12h15

A mulher trans, Ivana Costa, presidente da ONG Articulação das Mulheres Travestis e Transexuais do Amapá (Arttrans), foi recebida nesta segunda-feira, 20, no gabinete da presidência da Câmara Municipal de Macapá (CMM) pelos vereadores Marcelo Dias (PPS) e Adrianna Ramos (PTB), presidente e vice-presidente da Casa, respectivamente.

Durante a conversa, Ivana Costa pediu apoio aos parlamentares para o cumprimento integral de Decretos Federal e Estadual que instituem a emissão da Carteira de Registro de Identidade Social para travestis e pessoas transexuais. Segundo a presidente da ONG, além do preconceito da sociedade com o segmento, ainda existem instituições públicas que não respeitam as leis.

Diante das dificuldades, Marcelo Dias vai propor por meio de requerimento que Ivana Costa use a tribuna da CMM na quinta-feira, 23, para expor o problema e debater com os parlamentares a elaboração de políticas públicas que possam assegurar os direitos das mulheres travestis e transexuais do Estado, residentes na capital.

Marcelo Dias também deverá propor por meio de Projeto de Lei (PL), a transformação da ONG Arttrans em instituição de utilidade pública.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento. 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores de Macapá discutem problemas da capital

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h18, última modificação 23/05/2019 12h18

Com transmissão ao vivo pelo facebook, a Câmara Municipal de Macapá (CMM), debateu e aprovou uma série de proposituras na sessão ordinária desta terça-feira, 21.

Os vereadores apresentaram 20 Indicações e aprovaram 63 Requerimentos. As matérias abordam questões como melhoria do sistema de água tratada, policiamento ostensivo, empreendedorismo, iluminação pública, limpeza, asfaltamento e transporte público.

As Indicações foram defendidas pelos vereadores Cláudio Góes (PDT), Ruzivan Pontes (SD), Patriciana Guimarães (Republicano), Rayfran Beirão (PR), Odilson Nunes (SD), Marcelo Dias (PPS), Rinaldo Martins (PSOL), Maraína Martins (PR), Japão Baia (PDT) e Antônio Grilo (PV).

Os Requerimentos aprovados em plenário são de autoria de Ruzivan Pontes (SD), Diego Duarte (Podemos), Cláudio Góes (PDT), Patriciana Guimarães (Republicano), Yuri Pelaes (MDB), Dreiser Alencar (Rede), Rayfran Beirão (PR), Odilson Nunes (SD), Dídio Silva (PRP), Maraína Martins (PR), Marcelo Dias (PPS), Rinaldo Martins (PSOL), Adrianna Ramos (PTB), Japão Baia (PDT), Antônio Grilo (PV) e Bruna Guimarães (PSDB).

Foram aprovados ainda quatro requerimentos de urgência para o uso da tribuna na quinta-feira, 23. Além disso, o município encaminhou em mídia digital à CMM, relatório trimestral financeiro da Prefeitura de Macapá e da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Foram lidos ainda projeto de lei da vereadora Adrianna Ramos (PTB) que declara de utilidade pública a Associação para Amar e Servir e projeto de resolução da vereadora Patriciana Guimarães (Republicano), que altera o Regimento Interno da Casa e cria a Procuradoria Especial da Mulher da CMM.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Semana da enfermagem é destaque na Câmara Municipal de Macapá

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h21, última modificação 23/05/2019 12h21

A convite do vereador Rinaldo Martins (PSOL), a professora e Doutora em Enfermagem, Marina Nolli Bittencourt, esteve na Câmara Municipal de Macapá (CMM), na sessão ordinária frsta terça-feira, 21, para destacar a Semana da Enfermagem. Ela fortaleceu a importância do vereador, enquanto representante do povo, no processo de valorização do profissional da enfermagem.

Marina Bittencourt enalteceu a importância do Sistema Único de Saúde (SUS) no Brasil, enquanto proposta de assistência à população carente. “Só no Brasil existe esse sistema. Mas é preciso que haja maior atenção, cuidado e investimentos. Tem sido a salvação de milhões de brasileiros”, enfatizou.

Marina realçou o valor do profissional de enfermagem no processo de recuperação do paciente. Mas criticou a falta de infraestrutura na reforma sanitária e psiquiátrica. “O paciente sai de uma área sem as mínimas condições sanitárias para tratamento e retorna curado para o mesmo espaço. Adoece novamente e volta a ocupar leito que deveria ser usado para emergência”.

Ela destacou ainda que, na Amazônia, mais de 90% da população deveria ter maior investimento, principalmente, maior tecnologia, local adequado e equipado. O profissional de saúde sofre quando precisa improvisar e não consegue atender de forma adequada e com qualidade os pacientes. Segundo ela, o médico vê o paciente de forma muito específica e é escasso em muitos lugares. O enfermeiro é formado para não só dar assistência, mas para promover a saúde. Trabalha a pessoa como um todo, muitas vezes vai além do papel dele.

A Semana da Enfermagem no Brasil foi instituída pelo Decreto Nº 48.202 de 12 de maio de 1960, celebrada anualmente de 12 a 20 de maio, datas em que ocorreram, respectivamente, o nascimento de Florence Nightingale, 1820 e o falecimento de Ana Néri, em 1880. Ana Néri foi a primeira enfermeira brasileira a se alistar voluntariamente em combates.

Texto: Édi Prado.
Fotos: Deco de França e Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Nelson Souza destaca investimentos no Bailique

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h26, última modificação 23/05/2019 12h26

Investimentos no Arquipélago do Bailique. Este foi o tema abordado pelo vereador Nelson Souza (Rede), na tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), durante a 21ª sessão ordinária, realizada nesta terça-feira, 21.

O parlamentar destacou que, além da entrega da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), Doutora Célia Trasel, ocorrida no final de semana, a Prefeitura Municipal de Macapá instalou 300 luminárias nas comunidades: Vila Progresso, Macedônia e Jaranduba. Ele destacou ainda as obras de reforma e ampliação de passarelas na região, executadas pela Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob).

Nelson Souza também citou a entrega de cinco geradores de energia elétrica para atender as comunidades Vila Progresso, Macedônia, Igarapé do Meio e Limão do Curuá. Os equipamentos, segundo o parlamentar, foram adquiridos por meio de emendas parlamentares dos senadores Davi Alcolumbre (DEM), Randolfe Rodrigues (Rede) e do deputado federal André Abdon (PP).

O vereador ressaltou os investimentos que a Prefeitura de Macapá, tem feito na área da saúde. O parlamentar declarou que além do Bailique, a UBS Fluvial vai atender toda a região ribeirinha da capital. O parlamentar evidenciou que o município já entregou 53 novas Unidades Básicas de Saúde (UBS,s) e Postos de Saúde, a última entrega ocorreu na segunda-feira, 20, na comunidade Ilha Redonda.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Adrianna Ramos e Maraína Martins buscam melhoria para a saúde bucal no município

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h30, última modificação 23/05/2019 12h41

Melhorias do atendimento de saúde bucal no município. Esta é uma das bandeiras de luta das vereadoras Adrianna Ramos (PTB), e Maraína Martins (PR). As duas parlamentares tiveram requerimentos aprovados em sessão ordinária desta terça-feira, 21, que preveem as melhorias, frutos de reivindicações da população.

A vereadora Maraína Martins ressalta que os pedidos elaborados conjuntamente propõe a Prefeitura de Macapá a implantação de Plantão Odontológico em Unidades Básicas de Saude (UBS,s) da área urbana e dos distritos da capital, instalação do Centro de Especialidades Odontológicas Municipal (CEO) e a criação da Coordenadoria da Saúde Bucal de Macapá.

“É imprescindível o fortalecimento desta rede de atendimento à saúde bucal em Macapá, devido a crescente demanda reprimida, existente na espera de atendimento”, destaca Maraína Martins.

Segundo Adrianna Ramos, os pleitos aprovados em plenário resultam de debates ocorridos durante audiência pública sobre Saúde Bucal, realizada no último dia 13 deste mês na CMM.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Professor Rodrigo Gomes evidencia diversos temas na tribuna da CMM

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h32, última modificação 23/05/2019 12h32

Fazendo uso da tribuna durante a 21ª sessão ordinária de terça-feira, 21, o vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede) abordou temas como: Suicídio, desemprego e campanha da Fraternidade 2019.

Rodrigo Gomes mencionou o projeto Entardecer pela Vida, que no sábado, 18, foi levado ao bairro Jardim Felicidade 2, zona norte. O projeto atua na prevenção do suicídio e valorização da vida.

O parlamentar também fez referência a campanha da Fraternidade 2019, cujo lançamento do Cartaz do Círio de Nazaré em Macapá, aconteceu no início desta semana. O tema da campanha deste ano é “Salve Maria, Rainha da Amazônia Missionária”. O vereador considera essencial o envolvimento cada vez mais forte da igreja católica nas temáticas sociais, ambientais e de preservação do meio ambiente.

Rodrigo Gomes também se mostrou preocupado com os índices negativos de desemprego no Amapá, especialmente na capital, onde o parlamentar atua. O desemprego aumentou significativamente, segundo o vereador, no primeiro trimestre deste ano em pelo menos 14 dos 27 Estados. O parlamentar ressalta que as maiores taxas de desemprego foram registradas no Amapá (20,2%), na Bahia (18,3%) e no Acre (18,0%). No Rio de Janeiro, a taxa de desemprego ficou em 15,3% e, em Minas Gerais, em 11,2%. O índice de desemprego no Amapá, de 20,2%, está acima da média nacional que é de 12,7%.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM//CMM.

Maraína Martins recebe representantes de idosos em reunião na CMM

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h37, última modificação 23/05/2019 12h37

Representantes de idosos de Macapá foram recebidos na terça-feira, 21, na Sala de reuniões da CMM, pela vereadora Maraína Martins (PR).

O encontro tratou sobre o Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa (15 de junho), que este ano trás como tema: “Respeitar as pessoas idosas é tratar o próprio futuro com respeito”.

A reunião contou com a presença da vice-presidente do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa, no Amapá, Goreth Espíndola. A pauta da conversa foi voltada para melhorias de tratamento, atendimento em órgãos públicos, respeito e garantia de direitos, elaboração e implementação de políticas públicas em defesa do idoso.

Maraína Martins se colocou a disposição e a Câmara Municipal de Macapá como um todo, para receber, debater, discutir e aprovar temas que sejam de interesse das pessoas idosos no Município de Macapá.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Patriciana Guimarães pede serviço de asfaltamento para ruas do bairro Araxá

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 12h38, última modificação 23/05/2019 12h38

Dona Maria Silva é moradora do bairro Araxá, zona sul da cidade, ela relata que as vias estão intragáveis, a situação piora em dias de chuvas .” Aqui no bairro nossas vias estão assim, cheias de buracos , lama e até mato. Os pedestres têm que dividi a via com motoristas” , disse a moradora .

A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) esteve na Décima Avenida do Araxá, e constatou o descaso com as ruas e avenidas do bairro.

“Um caos o passeio público, pedestres e motoristas tendo que dividi o pouco espaço que a via pública possui. Vamos encaminhar documentos legislativos aos órgãos competentes e assim dá resposta para os munícipes. Serviço de tapa buraco e asfaltamento imediatamente para o Araxá ”, disse Guimarães.

Ascom vereadora Patriciana Guimarães

Antônio Grilo busca melhoria para o Jardim Felicidade

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 13h48, última modificação 23/05/2019 13h48

O vereador Antônio Grilo (PV), está atendo aos problemas da capital. Esta semana, o parlamentar propôs por meio de requerimentos, serviços de asfaltamento na avenida Geribá Almeida de Azevedo Costa, bairro Jardim Felicidade.

O vereador ressalta que neste período de chuvas, a avenida Geribá Almeida de Azevedo Costa fica intrafegável. “O serviço de asfaltamento da avenida é necessário para que a população tenha maior comodidade ao utilizar o trecho”.

Antônio Grilo também sugere por meio de indicação, a manutenção corretiva do sistema de esgoto, próximo à rotatória de acesso ao Residencial Macapaba, na zona norte.

Antônio Grilo diz que tem visitado os bairros da capital, conversado com as pessoas e na condição de parlamentar, tem transformado as demandas dos bairros em requerimentos, indicações e até projetos de lei com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população macapaense.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Odilson Nunes quer melhorar a iluminação pública do Parque dos Buritis e Brasil Novo

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 13h50, última modificação 23/05/2019 13h50

O vereador Odilson Nunes (SD), chama a atenção da Secretaria Municipal de Iluminação Pública, quanto à necessidade de melhorar a iluminação nos bairros Parque dos Buritis e Brasil Novo.

Esta semana o vereador teve requerimentos aprovados na Câmara Municipal de Macapá que dão amparo legal aos pedidos feitos pelo parlamentar.

Odilon Nunes pediu serviços de substituição de luminárias da rua dos Abacaxis, bairro Brasil Novo e da rua Djanira Mendonça Palheta, bairro Parque dos Buritis. O vereador solicitou que as novas lâmpadas a serem instaladas nos locais sugeridos sejam de LEDs.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Japão Baia quer substituição de postes da Cea no Congós e Novo Buritizal

por adrianaramos — publicado 23/05/2019 14h16, última modificação 23/05/2019 14h16

O vereador Japão Baia (PDT), em visita aos bairros Novo Buritizal e Congós, zona sul de Macapá, recebeu vários apelos da comunidade quanto à questão da energia elétrica nos dois bairros.

Segundo o parlamentar, nos dois bairros existem áreas em que os postes em madeira, estão caindo, compromentendo o fornecimento de energia elétrica nesses locais.

Japão Baia aponta, por exemplo, que um desses problemas acontece nas passarelas das Avenidas 13 de Setembro e Aurora Ferreira Pires da Costa, bairro Novo Buritizal. ‘A mesma situação acontece em diversas passarelas do bairro Congós”, aponta o parlamentar.

Diante do problema, Japão Baia fez duas indicações à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), propondo a substituição dos postes de energia elétrica dos endereços mencionados. Japão Baia também protocolou cinco requerimerntos pedindo melhoria de outros serviços nos bairros Novo Buritizal, Congós, Universidade e Santa Rita.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Problemas de Macapá são debatidos na Câmara de Vereadores

por adrianaramos — publicado 24/05/2019 10h39, última modificação 24/05/2019 10h39

Na sessão ordinária desta quinta-feira, 23, os vereadores de Macapá, aprovaram dezenas de matérias pautadas nas reivindicações da população.

Durante a reunião, transmitida ao vivo pelo facebook, foram aprovados 63 requerimentos e a derrubada, por unanimidade, do veto integral do Execitivo Municipal, a um projeto de lei de autoria do vereador Marcelo Dias (PPS). Na oportunidade foram lidas 16 indicações e um projeto de lei do vereador Carlos Murilo (PROS).

As proposituras debatidas e aprovadas na reunião desta quinta-feira são de autoria dos vereadores: Patriciana Guimarães (Republicano), Ruzivan Pontes (SD), Cláudio Góes (PDT), Japão Baia (PDT), Rayfran Beirão (PR), Odilson Nunes (SD), Marcelo Dias (PPS), Dreiser Alencar (Rede), Auciney Maciel (PSDB), Antônio Grilo (PV), Nelson Souza (Rede), Diego Duarte (Podemos), Yuri Pelaes (MDB), Dídio Silva (PRP), Carlos Murilo (PROS) e Maraína Martins (PR).

A maioria das demandas contidas nas matérias aprovadas pelos vereadores, é recorrente e diz respeito a questões como: limpeza urbana, transporte público, abrigos de passageiros, iluminação pública, asfaltamento, água e esgoto e policiamento ostensivo.

A Câmara de Vereadores recebeu ainda quatro convidados para pronunciamentos na tribuna: Rosenilda Sandra Rocha (diretora da Escola Técnica Profissionalizante INTEGRARE), Emília Nazaré Menezes Ribeiro Pimentel (presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Amapá –COREN), Ivana Pereira Costa (presidente da ONG Articulação das Mulheres Travestis e Transexuais do Amapá- Arttrans) e Paulo Jorge Viana de Brito (diretor-presidente da Macapatur), que vieram a convite dos vereadores: Bruna Guimarães (PSDB), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Marcelo Dias (PPS) e Maraína Martins (PR), respectivamente.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Representantes de entidades se pronunciam na CMM

por adrianaramos — publicado 24/05/2019 10h45, última modificação 24/05/2019 10h45

Atendendo aos convites dos vereadores, quatro representantes de classes e órgãos públicos usaram a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), durante a 22ª Reunião Ordinária desta quinta-feira, 23.

A primeira que usou a tribuna foi Rosenilda Sandra Rocha, diretora da Escola Técnica Profissionalizante Integrare. Ela veio a convite da vereadora Bruna Guimarães (PSDB), e falou da massoterapia e da valorização da profissão. Além de exigir o cumprimento das leis que regulamentam o exercício profissional, Rosenilda pediu apoio dos parlamentares quanto a realização de concurso público municipal para a catergoria.

“Sempre se exercitou esse tratamento, que não só é destinado à estética, mas que também promove a saúde. Primeiro com as tradicionais puxadeiras e agora com massoterapêuticos especializados, adotando métodos científicos, de comprovada eficácia. Mas é preciso dar as condições necessárias para o desempenho das funções”, reivindicou.

A presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren), Emília Nazaré Menezes Ribeiro Pimentel, a convite do vereador professor Rodrigo (REDE), trouxe o tema: A importância da enfermagem para a promoção da saúde, em Macapá. Ela apontou graves problemas que afetam a categoria: Falta de pagamento do piso salarial, jornada excessiva, falta de equipamentos, escassez e até falta de medicamentos, valorização profissional e ainda cobrou a realização de concurso para ampliar o quadro de enfermagem na rede pública municipal.

Quem também usou a tribuna, a convite do vereador Marcelo Dias (PPS), foi Ivana Pereira Costa, presidente da ONG Articulação das Mulheres Travestis e Transexuais do Amapá (Arttrans). Ela relatou que das 25 mil pessoas transexuais, cadastrados no Amapá, apenas 2, 5 mil são filiados na ONG. “Precisamos fortalecer a categoria”, declarou.

Ivana Costa pediu respeito à categoria, maior divulgação e cumprimento das leis que legitimam o nome social, quando a pessoa tem o direito a registro do nome pelo qual pretende ser chamada, até para efeitos legais. Assim como, ocupar os mesmos espaços específicos e receber o tratamento médico com especialistas que escolherem.

“As pessoas desconhecem as leis. É preciso que essas leis sejam direcionadas para conhecimento de todas as pessoas que lidam com o público, em todos os órgãos públicos e privados. A ignorância das leis, não isenta de penalidades. Somos constrangidas, humilhadas e ridicularizadas em muitos locais públicos. Estamos exigindo os nossos direitos”, reforça Ivana Costa.

O presidente Marcelo Dias reforçou que a Casa continua de portas abertas para ouvir reivindicações e discutir propostas e soluções. “Temos o dever de promover debates que possam contribuir para o combate ao preconceito e à discriminação. Respeitamos e estamos aqui para trabalhar por todos”, afirmou Marcelo Dias.

O diretor-presidente da Macapatur, Paulo Jorge Viana de Brito, a convite da vereadora Maraína Martins (PR), também usou a tribuna da CMM e apresentou a programação turística do Município de Macapá para 2019. Informou que a programação está disponível no site da Prefeitura e nas redes sociais.

Paulo Brito ressaltou que por meio de articulação política o prefeito Clécio Luís capitaniou recursos para a retomada do carnaval em 2020.

“Estamos nos empenhando para transformar os espaços turísticos em mercado de trabalho e renda para os profissionais”, garantiu Paulo Brito.

Texto: Édi Prado 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores derrubam veto de PL que obriga uso de cadeiras de rodas em supermercados

por adrianaramos — publicado 24/05/2019 10h46, última modificação 24/05/2019 10h46

Os vereadores de Macapá derrubaram, nesta quinta-feira, 23, durante sessão ordinária, o veto integral da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), a um projeto de lei do vereador Marcelo Dias (PPS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), que gera obrigatoriedade aos supermercados e hipermercados da capital de disponibilização de cadeiras de rodas motorizadas para clientes com deficiência física.

Com a derrubada do veto, o PL de Marcelo Dias, continua com a aprovação mantida pelo plenário, dependendo apenas da sanção por parte do Executivo Municipal. Caso isso não ocorra dentro do prazo legal, a própria Mesa Diretora da CMM poderá fazer a promulgação, transformando o projeto em lei.

Projeto - O projeto de lei obriga supermercados e hipermercados da capital, a ofecerer cadeiras de rodas motorizadas com cesto acondicionador de compras para clientes portadores de deficiência física ou mobilidade reduzida.

Segundo Marcelo Dias há uma escassez dos equipamentos nesses estabelecimentos, que concentram grande número de pessoas. Ainda de acordo com o vereador, a falta das cadeiras de rodas, dificulta o acesso das pessoas com deficiência, que precisam fazer compras e nem sempre contam com outras pessoas para auxiliá-las.

A matéria estabelece que a quantidade de cadeiras de rodas motorizadas com cesto acondicionador a serem disponibilizadas em cada estabelecimento será a seguinte: Uma cadeira em supermercado de pequeno porte, duas em supermercado de médio porte e quatro cadeiras de rodas em supermercados de grande porte.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Câmara de Vereadores presta homenagem aos profissionais de Enfermagem

por adrianaramos — publicado 24/05/2019 10h48, última modificação 24/05/2019 10h48

O vereador Caetano Bentes (PSC) prestou homenagem nesta quinta-feira, 23, aos profissionais da área da saúde, especialmente do segmento da Enfermagem. Ele lembrou que o mês de maio é dedicado ao Enfermeiro (12 de maio) além do Auxiliar e Técnico de Enfermagem (20 de maio).

Na sessão desta quinta-feira, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem, Emília Nazaré Pimentel, usou a tribuna e destacou a importância do trabalho da categoria e da promoção da saúde nas unidades básicas através desses profissionais.

Caetano Bentes lembrou de sua luta em torno de abertura de vagas através de concurso público a esses profissionais. Ele participou ativamente de reuniões com a categoria e defendeu a substituição de contratos por concursados. Somente na última chamada ocorrida em abril, foram cerca de 100 profissionais, entre enfermeiros e técnicos.

Outra bandeira defendida por Caetano é a expansão da rede de atendimento à saúde para atingir moradores de rua e categorias socialmente segregadas, como gays e travestis, que muitas vezes sofrem constrangimento quando procuram a rede pública. “Vamos criar leis, garantir orçamento e se for o caso fazer novos concursos para atender esse público”, anunciou.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social.

Dídio Silva luta por asfaltamento para a avenida Tupiniquins

por adrianaramos — publicado 27/05/2019 12h42, última modificação 27/05/2019 12h42

O vereador de Macapá Dídio Silva (PRP), solicitou à Prefeitura de Macapá, por meio de requerimento, serviços de terraplanagem e asfaltamento para a avenida Tupiniquins, entre as ruas Santos Dumont e Hildemar Maia, bairro Buritizal.

O parlamentar garante que toda a extensão da avenida Tupiniquins está intrafegável, gerando muitos transtornos e reclamações de motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres. “É necessário uma intervenção urgente da Prefeitura de Macapá para resolver o problema”, sintetiza.

Dídio Silva também teve outros requerimentos aprovados em plenário na Câmara Municipal de Macapá, pedindo melhoria dos serviços públicos nos bairros Santa Rita, Residencial Macapaba e Congós.

Para o bairro Santa Rita, Dídio Silva pede sinalização vertical para o cruzamento da rua Manoel Eudóxio Pereira com a Avenida Henrique Galúcio. No Residencial Macapaba, requer a reforma e a revitalização de uma parada de ônibus. Enquanto que para o bairro Congós, o parlamentar requer serviços de limpeza, capina, terraplanagem e asfaltamento da 10ª Avenida daquele bairro.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Foto: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Marcelo Dias reivindica policiamento para o bairro Açaí

por adrianaramos — publicado 27/05/2019 12h44, última modificação 27/05/2019 12h44

O vereador Marcelo Dias (PPS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), recebeu uma série de apelos dos moradores do bairro Açaí, zona norte da capital, quanto à falta de policiamento em vários trechos do bairro.

Segundo Marcelo Dias, por ser um bairro afastado e que não dispõe de uma base ou posto policial permanente, o índice de violência urbana nas ruas e avenidas do Açaí é considerado alto.

Marcelo Dias defendeu esta semana no plenário da CMM, uma série de indicações que sugerem ao Comando Geral da Polícia Militar, reforço policial com rondas ostensivas no bairro.

O parlamentar enumera algumas das ruas e avenidas que segundo ele, necessitam de rondas policiais ostensivas durante a noite, são elas: Cupuaçu, Melancia e Abacaxi.

“Enquanto parlamentar, estamos atentos as demandas da sociedade. Este é o nosso papel, fiscalizar, propor e cobrar das autoridades a melhoria dos serviços públicos na capital”, finaliza.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Rayfran Beirão quer policiamento ostensivo no Brasil Novo

por adrianaramos — publicado 27/05/2019 12h45, última modificação 27/05/2019 12h45

Policiamento ostensivo para o Brasil Novo. O pedido é do vereador Rayfran Beirão (PR). O parlamentar recebeu esta semana várias reclamações a respeito da falta de segurança pública no referido bairro.

Rayfran Beirão propôs à Polícia Militar, por meio de indicação, rondas ostensivas mais constantes. Rayfan Beirão fez indicação ainda pedindo serviços de tapa buracos para a rua Adilson José Pinto Pereira, bairro São Lázaro e revitalização da praça do bairro Muca.

O parlamentar reivindicou também a implementação de ações sociais e de assistência ao idoso, à criança e ao adolescente em situação de vulnerabilidade e risco pessoal, no bairro Vale Verde, no distrito Fazendinha.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Auciney Maciel defende policiamento ostensivo para o bairro Marabaixo

por adrianaramos — publicado 27/05/2019 12h46, última modificação 27/05/2019 12h46

A violência no bairro Marabaixo, zona oeste de Macapá, levou o vereador Auciney Maciel (PSDB), a propor por meio de indicação a Polícia Militar do Estado, a fazer rondas ostensivas nas avenidas 3 e 4 daquele bairro.

“A comunidade do Marabaixo reclama de assaltos, roubos e pequenos furtos naquela região. A falta de uma base ou posto policial permanente no bairro facilita para a prática dos crimes. Pedimos a Polícia Militar que intensifique o policiamento no Marabaixo, que é um bairro bem afastado do centro”, enfatizou Auciney Maciel.

O parlamentar fez o mesmo pedido de reforço policial para a Rua Pau Brasil, no bairro Ipê, na zona norte. “Na verdade são mais de 60 bairros em Macapá, e nos últimos tempos tem aumentado muito a violência em nossa cidade. As pessoas não se sentem mais seguras em suas próprias casas ou bairros. A presença da Polícia Militar nestes bairros é fundamental”.

Auciney Maciel pediu ainda, por meio de requerimentos, mais investimentos para os bairros Araxá e Novo Horizonte. Ele requereu serviços de limpeza e capina para a avenida 7, no Araxá e a substituição de lâmpadas queimadas na avenida Pedro Wanderley Fernandes, no Novo Horizonte.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França. 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadora Adrianna Ramos avança nas discussões a respeito dos temas internacionais

por adrianaramos — publicado 27/05/2019 12h47, última modificação 27/05/2019 12h47

A vereadora Adrianna Ramos (PTB), que preside a Comissão Permanente de Assuntos Internacionais (CAI), da Câmara Municipal de Macapá (CMM), recebeu esta semana, o professor da Universidade Federal do Amapá (Unifap) Gutemberg Silva.

Durante o encontro os dois trataram de assuntos relacionados a questões internacionais, envolvendo o Estado do Amapá, a capital Macapá e o Platô das Guianas.

Segundo Adrianna Ramos, durante a conversa, Gutemberg Silva apresentou projetos voltados para estudos de fronteira em perspectiva multidisciplinar e multidimensional. Os dois trataram ainda a respeito do tráfico de mulheres, crime comum nas duas fronteiras e com relação aos cursos de mestrados da Unifap, como o de desenvolvimento regional, estudo de fronteiras e história.

Adrianna Ramos ressalta que tem buscado, enquanto parlamentar da capital e presidente da CAI, estreitar os esforços junto a Câmara de Vereadores e a comunidade acadêmica, na busca de benefícios sociais, políticos e econômicos para Macapá, na relação com o Platô da Guianas. “Temos a proposta de capacitar cidadãos através de um Centro de Formação Integrada para atender pessoas que passam pela nossa capital e seguem para as regiões de fronteira, visando gerar maior qualidade de vida aos macapaenses, turistas, trabalhadores e possíveis refugiados que entram em nosso país”, finalizou Adrianna Ramos.

Texto: Edi Wilson Silva.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM
Fotos: Assessoria de Comunicação/Vereadora Adrianna Ramos.

Estudantes não terão mais limite diário de utilização da meia-passagem

por adrianaramos — publicado 27/05/2019 12h49, última modificação 27/05/2019 12h49

O vereador Caetano Bentes (PSC) anunciou nesta sexta-feira, 24, que os estudantes não mais terão limite de quatro passes diários na utilização do benefício da meia-passagem. Essa luta foi iniciada ainda no ano passado pelo parlamentar. Em fevereiro deste ano, ele protocolou projeto de lei acabando com a limitação, mas a pedido dos próprios estudantes, retirou o projeto de pauta para discutir uma regulamentação mais ampla do benefício.

Enquanto a nova regulamentação é discutida, Caetano solicitou a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac) e ao Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) que acabassem com a limitação pois principal argumento que era usado pelas empresas para fazer a restrição já pode ser combatido. “As empresas argumentavam que um mesmo cartão chegava a ser utilizado por até quatro pessoas ao longo dia. Com o sistema de biometria facial, somente o próprio estudante pode fazer uso do benefício”.

Caetano anunciou que entrará em pauta em junho a nova regulamentação do benefício da meia-passagem para estudantes. A lei que criou o benefício é de 1985 e a regulamentação atual completou 22 anos no último 28 de abril.

Bentes destaca que o benefício da meia-passagem é fruto de intensa luta do movimento estudantil e não é uma benesse pois seu custo é arcado pelos demais passageiros pagantes. Com a nova regulamentação, os estudantes terão mais garantias de algumas questões que hoje só estão garantidos através de termos de ajustes de conduta, como a quantidade de passes e os critérios de concessão.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social.

Foto: Deco de França

Gabinete Móvel Popular chega no bairro Marabaixo

por adrianaramos — publicado 27/05/2019 12h50, última modificação 27/05/2019 12h50

E dando continuidade às agendas do Gabinete Móvel Popular pelas ruas e bairros da capital, a vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) visitou bairro do Marabaixo, especificamente na Rua 18.

A via está intrafegável, uma cratera se formou no meio da via, dificultando o acesso de pedestres motoristas.

Seu Manoel Constantine de 79 anos diz que acidentes costumam acontecer, já que os motoristas e pedestres dividem o mesmo espaço.” É comum você ver pessoas andando ao lado dos veículos, todos querem andar pelo melhor lado, a pergunta é, qual o melhor lado? Não temos escolhas, temos que conviver com essa situação que piora em dias de chuvas”, disse o morador.

A vereadora gravou um vídeo mostrando a realidade dos munícipes da Rua 18. E frisou que levará até o secretário de transporte do Estado a situação. “Vamos encaminhar a Secretaria de Transporte do Estado documentos legislativos cobrando solução para a problemática. E vamos retornar ao local para saber se algo foi solucionado “, disse Guimarães.

Ascom Vereadora Patriciana Guimarães.

PL que autoriza prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto pelo município recebe pedido de vista

por adrianaramos — publicado 30/05/2019 17h02, última modificação 30/05/2019 17h02

A Câmara Municipal de Macapá (CMM), aprovou pedido de vista ao Projeto de Lei Nº 010/18, do Executivo Municipal, que autoriza a prestação de serviço público de abastecimento de água e esgotamento sanitário na capital. O PL busca a regulamentação, com amparo em Leis Federais, para que o Município de Macapá passe a prestar os serviços que hoje, são de responsabilidade do Governo do Estado, por meio da Caesa.

O pedido de vista foi feito pelo vereador Rayfran Beirão (PR), que alegou não ter tido tempo suficiente para analisar a matéria. Com a aprovação do pedido de vista, os vereadores terão 10 dias para analisar o PL e depois devolver para nova apreciação em plenário.

De acordo com a proposta, o Executivo Municipal ficará responsável pelo abastecimento de água e tratamento de esgoto sanitário na capital, que segundo dados do IBGE, concentra cerca de 70% da população de todo o Estado do Amapá.

O vereador Rinaldo Martins (PSOL), líder do Governo Municipal na CMM, ressaltou que a proposta é melhorar, qualificar e acelerar o fornecimento de água, o tratamento e a destinação de esgoto na cidade, visto que o serviço atual, segundo ele, fornecido pela Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), ligado ao Governo do Estado é precário.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores aprovam PL que trata da organização da assistência social em Macapá

por adrianaramos — publicado 30/05/2019 17h09, última modificação 30/05/2019 17h09

Organizar o Sistema Único de Assistência Social de Macapá. Esta é a proposta contida em um Projeto de Lei do Executivo Municipal, aprovado pelos vereadores da capital, durante a 23ª sessão ordinária desta terça-feira, 28.

A aprovação do PL, autoriza o município, a tratar da elaboração e organização da política de assistência social na capital.

Segundo o vereador Rinaldo Martins (PSOL), líder do Governo Municipal na Câmara, a organização deste serviço vai permitir que o Executivo Municipal melhore as políticas públicas voltadas à assistência social. “A ideia é melhorar, qualificar e aprimorar os serviços de assistência social que a Prefeitura de Macapá já vem ofertando a sociedade”.

O PL prevê ainda a inclusão e assistência mais efetiva de pessoas, segmentos ou grupos que estejam em situação de vulnerabilidade e risco social. A matéria quer o engajamento de cidadãos e cidadãs nas políticas públicas existentes e nas ações e programas a serem criados.

O projeto foi aprovada com os votos contrários dos vereadores Dídio Silva (PRP), Auciney Maciel (PSDB), Yuri Pelaes (MDB) e Rayfran Beirão (PR), que queriam vistas, mas tiveram o pedido recusado pelo plenário.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Patriciana Guimarães participa da 3ª edição da Virada Feminina

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h12, última modificação 01/07/2019 11h12

A vereadora de Macapá (PRB) , reservou seu tempo neste fim de semana para participar da 3• Virada Feminina, o evento ocorreu em São Paulo.

O evento contou com oficinas, debates e palestras sobre violência contra a mulher, inclusão social, cidadania, saúde, cultura, diversidade, empreendedorismo, tecnologia além de esporte. O encontro ocorreu na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo, e promovido pela Liga das Mulheres Eleitoras do Brasil (Libra).

A Virada Feminina teve como objetivo o incentivo e fortalecimento para o cenário feminino. Participaram do evento e contribuíram com depoimentos deputadas, vereadoras, prefeitas, escritoras,empresárias, jornalistas, artistas, atletas, arquitetas, professoras, sociedade no geral.

“ A mulher precisa ter seu espaço em todos os lugares, engana-se quem acredita que isso ocorre, o que ocorre é a presença da figura feminina, porém espaço e liberdade ainda é algo que precisa ser vencido. Isso é claro em todos os rumos e principalmente na política onde o efetivo ainda é pequeno em comparação aos homens. Vamos mudar! Eu creio nisso e confio nas mulheres que nos representam, e este evento é de extrema importância para nós mulheres”, disso Guimarães.

Ações sociais como vacinação, testes rápidos de HIV e orientações nutricionais também abrilhantaram o evento .

Ascom vereadora Patriciana Guimarães.

Vereadores debatem e aprovam proposituras defendidas na sessão de terça-feira

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h15, última modificação 01/07/2019 11h15

Em razão da votação em dois turnos do projeto de lei complementar, do Executivo Municipal, que reajusta o salário base de mais de 800 servidores da saúde municipal, a pauta da 25ª sessão ordinária desta terça-feira, 4, foi reduzida.

Durante a reunião, os parlamentares apresentaram quatro indicações. Houve ainda a votação em bloco de 27 requerimentos, de autorias dos vereadores: Caetano Bentes (PSC), Professor Rodrigo Gomes (REDE), Odilson Nunes (SD), Rayfran Beirão (PR), Japão Baía (PDT), Diego Duarte (PODEMOS), Ruzivan Pontes (SD), Adrianna Ramos (PTB) e Patriciana Guimarães (REPUBLICANO).

A maioria das proposituras aprovadas se refere a pedidos para execução de serviços públicos como: capina, limpeza, terraplanagem, asfaltamento, instalação e troca de luminárias, reforma de passarelas, instalação de abrigos de passageiros e de faixas para pedestres, além da melhoria dos serviços de fornecimento de água e tratamento de esgotos na capital. As indicações, lidas em plenário, seguiram para setores do Governo do Estado. Já os requerimentos, aprovados, foram encaminhados às Secretarias Municipais.

O vereador Yuri Pelas (MDB) usou a tribuna da Casa para esclarecer a respeito da ação do Ministério Público do Estado (MPE) que apura denúncias sobre o uso indevido de verbas indenizatórias. Yuri Pelaes foi citado pelo MPE, mas assegura que cumpre legalmente as regras estabelecidas para a utilização dos recursos da verba indenizatória.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Câmara de Vereadores aprova reajuste salarial para agentes de endemias

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h16, última modificação 01/07/2019 11h16

Foi aprovado em dois turnos nesta terça-feira, 4, o projeto de lei complementar que autoriza reajuste do salário base dos agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde. A lei, de autoria do Executivo Municipal, vai beneficiar mais de 800 servidores municipais.

As duas sessões, ordinária e extraordinária, respectivamente, que debateram e aprovaram a matéria foram presididas pelo vereador Marcelo Dias (PPS), atual presidente da Casa.

Segundo Marcelo Dias, devido a importância e a necessidade urgente de aprovação da matéria, a Câmara Municipal de Macapá acelerou a tramitação do projeto de lei nas três comissões permanentes que tiveram a responsabilidade de analisar, debater e aprovar o relatório e os pareceres favoráveis à aprovação do PLC. As comissões são as seguintes: Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS), Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO) e Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), que teve como relator do projeto, o vereador Cláudio Góes (PDT). “Quero aqui reconhecer o empenho e a celeridade de todos os vereadores que integram as três comissões, que foram subsidiadas inclusive em suas análises pelos representantes legais dos servidores”.

Marcelo Dias também parabenizou a categoria dos agentes de endemias, reforçando que as conquistas se constroem a partir do diálogo e das boas relações institucionais. “É nossa obrigação, enquanto parlamentares, debater e aprovar as pautas de interesse dos trabalhadores municipais e da população em geral”.

Os demais vereadores presentes às sessões, também opinaram a respeito do tema. Os servidores municipais que ocupavam as galerias da CMM durante a votação da matéria, vibraram e aplaudiram a iniciativa dos vereadores em aprovar o PLC por unanimidade e em tempo recorde.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadora Bruna Guimarães articula em Brasília recursos para asfaltar São Joaquim do Pacuí

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h20, última modificação 01/07/2019 11h20

A vereadora de Macapá, Bruna Guimarães (PSDB) cumpre agenda oficial em Brasília (DF). Na capital federal, a parlamentar se encontrou com o deputado federal pelo Amapá, Luis Carlos (PSDB). Os dois trataram de indicações de Bruna Guimarães, que buscam recursos financeiros para investir em obras de asfaltamento na capital.

Segundo a vereadora, trata-se de duas indicações já apresentadas no plenário da Câmara Municipal de Macapá e encaminhadas ao gabinete do deputado Luis Carlos, que busca a destinação de emendas parlamentares para a execução de obras de asfaltamento no distrito São Joaquim do Pacuí e do trecho de um ramal que vai desde a Vila Coração até as margens do rio Matapi.

Bruna Guimarães argumenta que o asfaltamento no distrito São Joaquim do Pacuí, vai melhorar o acesso àquela comunidade e gerar o crescimento do turismo na região, além fe facilitar o escoamento da produção agrícola da localidade. Melhorias semelhantes serão geradas com o asfaltamento do ramal da Vila Coração até as margens do rio Matapi, acrescenta a vereadora.

“Estamos aqui em Brasília para protocolar pessoalmente os nossos pedidos e sensibilizar o deputado federal Luis Carlos, quanto à importância de termos essas emendas parlamentares aprovadas e destinadas para nossa capital, o mais rápido possível”, declarou a vereadora.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Adrianna Ramos reivindica serviços emergenciais de asfaltamento e iluminação pública

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h28, última modificação 01/07/2019 11h28

A vereadora Adrianna Ramos (PTB), 1ª vice-presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), requereu à Prefeitura de Macapá, serviços de asfaltamento para a rua Raimundo Ramos, entre as avenidas Alzir da Silva Maia e Carlos Lins Côrtes, bairro Parque dos Buritis.

A parlamentar pediu ainda serviços de terraplanagem e de asfaltamento para a avenida Carlos Lins Côrtes, entre as ruas Londrina e Rio Branco, bairro Infraero 2. Os pedidos oriundos de requerimentos aprovados esta semana no plenário da CMM foram encaminhados a Secretaria Municipal de Obras e de Infraestrutura (Semob) propondo a execução dos serviços.

Adrianna Ramos também requereu a Secretaria Municipal de Iluminação Pública (SEIP), serviços de reposição de luminárias para a avenida Pedro Baião com a rua Hildemar Maia, bairro Central. “Vamos fiscalizar e cobrar o atendimento desses serviços. Iremos pedir para que as nossas solicitações sejam inseridas na pauta de serviços da SEIP, concluiu a vereadora.

Texto: Édi Prado Ribeiro
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Japão Baia quer policiamento ostensivo para o Vale Verde

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h30, última modificação 01/07/2019 11h30

A falta de policiamento no Vale Verde, distrito de Fazendinha, chamou a atenção do vereador Japão Baia (PDT). Após receber reclamações da população quanto à falta de segurança pública, o parlamentar fez indicação a Polícia Militar do Estado, propondo policiamento ostensivo em todo o bairro.

Segundo Japão Baia, a Polícia Militar precisa fazer policiamento ostensivo sistematicamente, de forma que possa dar mais tranquilidade e segurança aos moradores do local. “A população se sente acuada devido ao aumento dos casos de assaltos, roubos e furtos dentro do bairro”, argumentou o vereador.

Japão Baia propôs ainda a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), a troca urgente de um poste, que ameaça cair, na rua Claudomiro de Moraes com a avenida Diógenes Silva, bairro Buritizal.

“Temos percorrido os distritos e visitado os bairros da capital com o objetivo de levantar os problemas existentes nestas e enquanto vereador, tentar buscar as soluções”, finaliza.

Texto: Édi Prado Ribeiro
Fotos: Deco de França 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Prefeito em exercício recebe comissão de professores para tratar da pauta da categoria

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h31, última modificação 01/07/2019 11h31

Uma comissão de professores municipais foi recebida nesta quinta-feira, 6, pelo prefeito em exercício de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS). Na pauta da conversa estavam as reivindicações da categoria.

Após ouvir os professores, Marcelo Dias propôs à categoria o uso da tribuna da CMM pelo representante da classe para ampliar o debate com os demais vereadores e a sociedade em geral.

O prefeito em exercício também se comprometeu em pedir à Comissão de Educação, Cultura e Desportos (CECD), presidida pelo vereador Dreiser Alencar (Rede), o acompanhamento permanente das negociações entre os trabalhadores da educação e o Executivo Municipal.

O vice-presidente da executiva municipal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap), Iaci Ramalho, diz que a categoria pede um reajuste de 47% para os profissionais da educação e de 33% para serventes e merendeiras. “Existe um consenso da categoria de que o pagamento deste reajuste seja feito em parcelas”.

O reajuste salarial proposto pela categoria vai beneficiar cerca de 3 mil profissionais da educação municipal.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Cláudio Góes faz apelo à Caesa por melhoria no fornecimento de água para o bairro Muca

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h33, última modificação 01/07/2019 11h33

O vereador de Macapá, Cláudio Góes (PDT), fez duas indicações à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), pela regularização urgente no fornecimento de água tratada na passarela G, entre as ruas Remo Amoras de Oliveira e Teleclube, bairro Muca, e para a passarela Pastor Deucleciano, também no Muca.

As indicações foram lidas em plenário na 26ª sessão ordinária desta quinta-feira, 6. “A situação está caótica, sem água a vida se torna bem mais complicada”, apela o vereador.

Cláudio Góes busca ainda a execução de serviços nos bairros Zerão, Jardim Marco Zero e Central. Os requerimentos já aprovados em plenário pleiteiam serviços de asfaltamento na avenida Dom José Maritano, entre as ruas Inspetor Aymoré e José Caetano, no Zerão, e da praça do estacionamento do Estádio Zerão, no mesmo bairro.

O parlamentar requer também a reposição de luminárias na avenida Stephan Houat, no Jardim Marco Zero, e a execução de serviços de asfaltamento na rua Eliezer Levy, entre as avenidas Padre Júlio Maria Lombaerd e Feliciano Coelho, bairro Central.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Diego Duarte quer policiamento ostensivo para a praça Floriano Peixoto e asfalto para quatro bairros da capital

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h35, última modificação 01/07/2019 11h35

Policiamento ostensivo para a praça Floriano Peixoto. Este foi o teor da indicação apresentada esta semana pelo vereador Diego Duarte (Podemos) na Câmara Municipal de Macapá (CMM). O documento foi lido em plenário na 26ª sessão ordinária de quinta-feira, 6, e encaminhado ao Comando Geral da PMAP.

“A praça Floriano Peixoto está necessitando urgentemente desse policiamento ostensivo. A violência no local tem apavorado as famílias, casais e estudantes que frequentam o local”, reforça o vereador Diego Duarte.

Diego Duarte teve ainda quatro requerimentos aprovados na mesma sessão, pedindo a execução de serviços públicos para os bairros Santa Rita, Araxá, Pacoval e Marabaixo 3.

Para o bairro Santa Rita, o vereador pede à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura (Semob), serviços de recapeamento asfáltico para a avenida Procópio Rola, entre as ruas Santa Catarina e Paraná. O mesmo pedido de recapeamento asfáltico foi feito para a avenida Sergipe, entre as ruas Guanabara e Mato Grosso, no Pacoval, e para a avenida 18, no Marabaixo 3. Para o bairro Araxá, Diego Duarte requereu os serviços de limpeza, capina e retirada de entulhos na avenida Nove.

“Este é o meu papel enquanto vereador de Macapá, buscar melhorias para os bairros e acompanhar as ações do Executivo Municipal”, finaliza Diego Duarte.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Antônio Grilo recorre ao Senado Federal para construção de arena esportiva

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h36, última modificação 01/07/2019 11h36

O vereador de Macapá Antônio Grilo (PV) faz articulação para a construção de uma arena esportiva conhecida como Pedregulho, anexo à Escola Municipal Professor Raimundo Oliveira Alencar, bairro Novo Buritizal.

Em uma indicação apresentada e lida em plenário na 26ª sessão ordinária de quinta-feira,6, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), Antônio Grilo propôs ao senador Davi Alcolumbre (DEM), atual presidente do Senado Federal, a viabilização de recursos, por meio de emenda parlamentar para a construção da arena esportiva.

“Os alunos e a comunidade em geral do Novo Buritizal necessitam de mais opções de lazer e esporte. A juventude precisa de mais ocupação para que fique longe dos caminhos errados”, acrescenta o parlamentar.

Antônio Grilo busca ainda por meio de outra indicação, desta vez destinada à Polícia Militar do Amapá, por reforço policial para os distritos de São Joaquim e Santa Luzia do Pacuí. A indicação sugere policiamento ostensivo na região para reduzir os índices de violência e de poluição sonora, que segundo ele, está se tornando comum nesses lugares.

Texto: Édi Prado Ribeiro.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Nelson Souza intercede por mais infraestrutura nos bairros Pacoval, Buritizal e Trem

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h38, última modificação 01/07/2019 11h38

Por meio de requerimentos endereçados à Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Semob), o vereador Nelson Souza (Rede), está pedindo serviços de reparo e manutenção das avenidas Rio Grande do Norte, Amazonas e Bahia, bairro Pacoval, na zona norte.

Segundo o vereador, a situação precária das avenidas exige uma atenção especial por parte do Executivo Municipal, para que as pessoas tenham condições normais de trafegabilidade pelas avenidas indicadas. Pedido similar foi feito para a Avenida Tiago Flexa, bairro Buritizal, zona sul da cidade.

Nelson Souza recorreu ainda a Secretaria Municipal de Iluminação Pública (SEIP), pedindo a reposição de três luminárias na Avenida Desiderio Antônio Coelho, entre a Rua Professor Tostes e o canal, bairro Trem. “A situação neste trecho durante a noite é muito difícil, escuridão total. Os moradores estão em pânico devido ao problema, que facilita a ação dos marginais”, atesta o vereador.

Texto: Édi Prado Ribeiro 
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Adrianna Ramos conduz reunião extraordinária da Comissão Internacional

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h39, última modificação 01/07/2019 11h39

A vereadora de Macapá, Adrianna Ramos (PTB), presidiu nesta segunda-feira, 10, a 1ª reunião extraordinária da Comissão Permanente de Assuntos Internacionais (CAI), da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

Segundo a parlamentar, durante o encontro foram tratados diversos assuntos de interesse comum entre o Amapá (Brasil) e o platô das Guianas (França).

A política de imigração em Macapá foi um dos temas debatidos pelos integrantes da Comissão de Assuntos Internacionais. “Estamos buscando informações oficiais e atualizadas sobre o perfil dessas pessoas junto ao Executivo Municipal”, relata a vereadora.

Durante a reunião houve a exibição de um vídeo que denuncia a precariedade e a lentidão no atendimento dispensado na sede do Consulado Brasileiro, em Caiena. “Isso é uma denúncia grave e já enviamos expediente ao Ministério das Relações Exteriores, comunicando o fato”. A denúncia, segundo a parlamentar foi feita pelo senhor Gilmar Vieira Alves, brasileiro que reside há muito tempo em Caiena.

A Comissão de Assuntos Internacionais é composta pelos seguintes vereadores: Adrianna Ramos (PTB), Antônio Grilo (PV), Auciney Maciel (PSDB), Diego Duarte (Podemos) e Japão Baia (PDT).

Ao final da reunião foi lançado o primeiro canal de comunicação municipal (facebook, instagram e whatsapp) da CAI, com o objetivo de facilitar a interlocução entre a sociedade e a comissão, principalmente com brasileiros que estejam no platô das Guianas.

Acesse: 
facebook e instagram: caimacapa
E-mail comissaoaicmm@gmail.com 
WhatsApp: (96) 99967 – 0977


Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores aprovam PL que autoriza a oferta dos serviços de água e esgoto pela Prefeitura de Macapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h40, última modificação 01/07/2019 11h40

A Câmara Municipal de Macapá (CMM), aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Nº 010/2018, que autoriza o Município de Macapá a oferecer serviços de abastecimento de água tratada e tratamento e destinação de esgotamento sanitário.

O PL, de autoria do Executivo Municipal, retornou ao plenário na 27ª sessão ordinária desta terça-feira, 11, após receber pedido de vista no dia 28 de maio passado, feito pelo vereador Rayfran Beirão (PR), que tinha dúvidas a respeito do assunto. Rayfran Beirão, que votou a favor da matéria, chegou a propor a supressão do Artigo 12 do PL, que autoriza a criação de autarquia municipal com objetivo exclusivo de regulamentar e fiscalizar os serviços públicos de abastecimento de água e de tratamento de esgoto sanitário em Macapá, mas a proposta do parlamentar foi rejeitada.

De acordo com a proposta, o Executivo Municipal assume os serviços de abastecimento de água, tratamento e destinação de esgoto sanitário na cidade, que concentra cerca de 70% da população do Estado do Amapá, segundo dados do IBGE.

O líder do governo municipal na CMM, vereador Rinaldo Martins (PSOL), destacou que, com autorização do serviço, a Prefeitura Municipal de Macapá vai poder melhorar e regular os serviços de abastecimento de água, tratamento e a destinação de esgoto sanitário na cidade. Os demais vereadores presentes à sessão ordinária, e, que também votaram a favor do PL, foram unânimes em reconhecer que a oferta dos dois serviços contidos no Projeto de Lei, é ineficiente atualmente.

A matéria, depois de aprovada, segue para a sanção do prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede), que deverá sancioná-lo o mais rápido possível.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento e Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

PL da vereadora Patriciana Guimarães que institui o dia municipal dos surdos em Macapá é aprovado na CMM

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h42, última modificação 01/07/2019 11h42

A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) teve o projeto de lei de número 004/19, que institui no calendário da capital o dia Municipal dos surdos a ser comemorado no dia 26 de setembro, o projeto foi aprovado em sessão plenária na Câmara de Vereadores nesta terça-feira(11).

Segundo a parlamentar este projeto tem como objetivo principal desenvolver reflexão sobre os direitos e inclusão das pessoas com deficiência auditiva na sociedade.

“Todos nós temos um espaço na sociedade e todos devemos ser respeitados. Ter uma data na capital é mostrar o compromisso do poder municipal com os deficientes auditivos. Estamos aqui para somar e avançar para com um todo”, destacou a parlamentar.

No Brasil
A data foi oficializada por meio do decreto de lei nº 11.796, de 29 de outubro do ano de 2008. A escolha do 26 de setembro, foi na verdade uma forma de homenagear à criação da primeira Escola de Surdos no país em 1857. 
No Brasil estima-se que existam aproximadamente 45 milhões de brasileiros com algum grau de deficiência auditiva.

Uma das principais conquistas dos surdos ao longos dos anos foi o reconhecimento nacional da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais), através da lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002 e do Decreto nº 5.626/2005. ( Informações Ministério da Saúde)

Ascom Vereadora Patriciana Guimarães

Vereadora Maraína Martins dispensa licença maternidade e continua trabalhos na CMM

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h43, última modificação 01/07/2019 11h43

A vereadora de Macapá, Maraína Martins (PR), dispensou a licença maternidade, que teria direito constitucionalmente, após dar a luz a um menino, que completou nesta quinta-feira, 13, dez dias de nascido.

Maraína Martins participou normalmente da 28ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM). “Estou muito bem, meu filho nasceu saudável e forte. Estou com muita disposição para o trabalho e por isso, não precisarei da licença”.

De acordo com Maraína Martins, ela não se afastou da atividade parlamentar por ter “assumido um compromisso em trabalhar pela população macapaense”, mesmo que a legislação ainda a garantisse 6 meses de licença: “Eu pensei assim, já estou me sentindo bem, meu filho, graças à Deus veio com saúde, posso continuar ajudando meu município”, comentou.

Comissões - Atualmente Maraína Martins é presidente da Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM), da Câmara de Vereadores, e integra ainda as Comissões de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), de Saúde e Assistência Social (CSAS). Seu afastamento poderia acarretar, em prejuízo para encaminhamentos de pautas relevantes deliberadas por estas comissões.

Maraína, no entanto, não é contra a Licença Maternidade, direito trabalhista adquirido e garantido na CLT. “Toda mãe tem direito, pois diversas situações exigem que elas passem esse tempo – da licença – com seus filhos”. “É bom para a mãe, para a criança e para toda a família”, justifica.

A vereadora considera que devido à atividade legislativa não exigir uma dedicação exclusiva, ela consegue conciliar a atividade política com a maternidade.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Diego Duarte sobe à tribuna da CMM para cobrar monitoramento eletrônico nos cemitérios de Macapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h44, última modificação 01/07/2019 11h44

Durante a sessão ordinária desta quinta feira, 13 de junho, o vereador Diego Duarte (Podemos), utilizou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), para reivindicar a implantação do serviço de monitoramento eletrônico nas dependências dos três cemitérios existentes na capital.

O parlamentar teve o pedido aprovado pelo plenário da CMM no dia 19 de fevereiro de 2019, por meio do requerimento nº 129/2019, destinado à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística – SEMUR.

Durante a fala na tribuna, Diego Duarte lembrou que a apresentação do requerimento foi motivada pelas inúmeras ocorrências de assaltos, furtos, depredação e violação de sepulturas e cadáveres dentro dos cemitérios, que não possuem um sistema de vigilância eficaz a ponto de evitar ou inibir a prática de vandalismo.

O vereador citou os casos de maior repercussão, como, a violação da sepultura da policial Emilly Miranda, ocorrida no início de 2019, e de uma senhora de 57 anos, cujo corpo foi retirado do local e carbonizado. Nos dois casos, a polícia não conseguiu identificar os autores dos crimes, devido a falta de testemunhas ou imagens que pudessem servir como provas.

Segundo Diego Duarte, outros crimes de menores repercussões, mas que representam prejuízos e danos emocionais às famílias, ocorrem com freqüência dentro dos cemitérios. A fala do parlamentar na tribuna teve intervenção de vários outros vereadores que apóiam a iniciativa, inclusive do líder no governo municipal na CMM, que se comprometeu em ajudar na sensibilização do Executivo para implantar o serviço o mais breve possível.

Texto: 
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE 
Tels: 98110-1067 / 99115-7773
Foto: Rosivaldo Nascimento e Deco de França.
Secretaria de Comunicação-SECOM/CMM.

Caetano tem requerimentos aprovados e projeto que beneficia servidores municipais lido durante sessão na Câmara de Vereadores

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h45, última modificação 01/07/2019 11h45

O vereador Caetano Bentes (PSC) teve aprovado nesta quinta-feira, 13, requerimento solicitando uma nova pavimentação da avenida Minas Gerais. A via liga os bairros Nova Esperança, Buritizal e Conjunto Açucena e durante o período chuvoso tem sofrido com crateras que até já causaram acidentes, como um que ocorreu recentemente e vitimou um mototaxista. No mesmo bairro, Caetano solicitou o serviço de tapa-buracos na Rua Padre Vitório Galianni.

Na Zona Norte, Caetano Bentes fez requerimento que foi aprovado, solicitando a Secretaria de Manutenção Urbanística que retire uma lixeira viciada localizada na avenida Itaquatiara, no bairro Amazonas. Na Avenida Sergipe, bairro do Pacoval, Caetano solicitou drenagem, terraplenagem e asfaltamento da via.

Já no bairro do Buritizal, Caetano recebeu pedido de pais de alunos da escola Gonçalves Dias. É que a avenida Caramuru, que passa ao lado da escola está intrafegável, devido ao grande número de crateras. Ele solicitou o serviço de tapa-buracos para a via.

Benefício aos servidores:
Também na sessão desta quinta-feira, 13, foi lido o projeto de lei complementar de autoria do vereador Caetano Bentes que garante a concessão de horário especial ao servidor que possuir deficiência física, visual, mental severa ou profunda ou autismo. O benefício também é extensivo quando a pessoa com deficiência for filho ou dependente do servidor. O projeto seguiu para as comissões.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social

Bruna Guimarães pede reconhecimento do massoterapeuta na PMM

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h46, última modificação 01/07/2019 11h46

A vereadora Bruna Guimarães (PSDB), atendendo aos pedidos da categoria de massoterapeutas, propôs a inclusão destes profissionais no quadro de servidores públicos da saúde municipal de Macapá. 

O pedido feito pela parlamentar, por meio de indicação ao Executivo Municipal, se baseia no artigo 104 do regimento interno da Câmara Municipal de Macapá. Na proposta encaminhada à Prefeitura de Macapá e lida em plenário nesta quinta-feira, 13, a vereadora sugere a viabilidade de um estudo para verificar a possibilidade de incluir os massoterapeutas no quadro de servidores e no plano de cargos e carreiras do município. A indicação assinada pela vereadora foi endereçada direto ao prefeito da capital Clécio Luis (Rede). 

“Esse encaminhamento demonstra o nosso apoio à categoria dos massoterapeutas”, reforça. 

Massoterapia- Entende-se por massoterapia todas as práticas oriundas da massagem, aplicáveis na área de saúde, que trabalham com socorro de urgência ou com relaxamento e técnicas corporais e integrativas. Como o nome sugere, massoterapia é a terapia ou tratamento realizado através da massagem. O objetivo é reduzir e controlar dores diversas, melhorar a flexibilidade do corpo, fortalecer o sistema imunológico, beneficiar a circulação sanguínea e eliminação de toxinas; além de aliviar as tensões físicas e mentais, promovendo a saúde e o bem estar do indivíduo.

O massoterapeuta ou técnico em massoterapia é o profissional de saúde que realiza massagens ocidentais e orientais com a finalidade de promover relaxamento, saúde e bem estar. Ele utiliza diversas técnicas aprendidas, de acordo com a necessidade do paciente. Um atendimento nunca será igual ao outro, pois cada um tem uma necessidade diferente. Isso é o que distingue a massoterapia de uma massagem comum. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento. 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Marcelo Dias reforça pedidos de serviços às comunidades de Macapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h51, última modificação 01/07/2019 11h51

O vereador Marcelo Dias (PPS), apresentou três indicações durante a 28ª sessão ordinária, realizada nesta quinta-feira, 13, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), todas propondo execução de serviços essenciais.

Marcelo Dias propôs à Secretaria de Estado da Infraestrutura (SEINF), serviços de recuperação da passarela da avenida Violeta Mont´Alverne, bairro Muca e da passarela da avenida 29 de Julho, também no Muca. “As passarelas precisam de manutenção permanente. A madeira não suporta muito tempo de uso, quando fica enfraquecida com a ação do tempo os acidentes são inevitáveis, principalmente com crianças, idosos e pessoas com dificuldade de locomoção, residentes nestes locais”.

O vereador Marcelo Dias destinou ainda outra indicação à Polícia Militar do Amapá, sugerindo ronda policial ostensiva no bairro Pedrinhas e adjacências. “O bairro Pedrinhas precisa de uma atenção especial da polícia. São muitas as reclamações de moradores do local em relação às ocorrências de assaltos, roubos e furtos no bairro”, observa o vereador.

Texto: Édi Prado Ribeiro
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

PL que nomeia avenida como Professora Zelinda Fonseca é aprovado na CMM

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h52, última modificação 01/07/2019 11h52

Projeto de Lei de autoria do vereador Rinaldo Martins (PSOL), altera o nome da avenida Cupuaçus para Professora Zelinda Fonseca de Souza, bairro Açaí, zona norte da cidade.

A matéria foi aprovada por unanimidade nesta quinta-feira, 13, durante a 28ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM). Segundo o parlamentar, a iniciativa visa reconhecer os relevantes serviços que a professora Zelinda Fonseca prestou à educação do município de Macapá.

Segundo Rinaldo Martins, é o mínimo que o Legislativo Municipal pode fazer por quem já fez muito pela educação amapaense. O parlamentar ressalta que a professora Zelinda Fonseca lecionou em diversas escolas do Estado e da capital. Rinaldo evidenciou ainda que a mudança no nome da avenida Cupuaçus para avenida Professora Zelinda Fonseca de Souza foi feita em consenso com as famílias residentes no local, a partir da assinatura de um abaixo-assinado propondo a alteração na nomenclatura da via.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Audiência Pública debateu a LDO de 2020

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h53, última modificação 01/07/2019 11h53

A Câmara Municipal de Macapá (CMM), pretende votar em dois turnos, nos dias 25 e 29 deste mês, respectivamente, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2020. O tema foi debatido nesta segunda-feira, 17, durante audiência pública presidida pelo vereador Gian do Nae (Avante).

Segundo Gian do Nae, que preside a Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO), da CMM, o debate desta segunda-feira é previsto no Regimento Interno da Casa e visa dar publicidade ao tema, discutir e ajustar com o a sociedade civil em geral, as metas e prioridades a serem executadas pela Prefeitura de Macapá em 2020.

O debate aconteceu no plenário da CMM e reuniu vereadores de Macapá, sindicalistas, presidentes de bairros, conselheiros tutelares, presidentes de ONG's, servidores públicos e gestores municipais, entre eles, o secretário municipal de planejamento e coordenação geral (SEMPLA), Paulo Sérgio Abreu Mendes, que foi sabatinado por vereadores e representantes da sociedade. “É imprescindível o empenho de todos nós vereadores e do relator da LDO para que possamos votar e aprovar a matéria sem atrasos e sem prejuízos” reforça Gian do Nae.

O vereador ressalta ainda que entre as prioridades elencadas durante a audiência pública destacam-se: concursos públicos, valorização e capacitação do servidor municipal, investimentos em construções e reformas de escolas, postos de saúde, creches e aquisição de medicamentos.

O secretário Paulo Sérgio Abreu anuncia que o orçamento previsto na Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2020 é de aproximadamente R$ 950 milhões. O relator da LDO, vereador Rinaldo Martins (PSOL), garante que conclui a relatoria dentro do prazo previsto, e que matéria entrará em na pauta para votação nas datas indicadas pelo presidente da CTFO, vereador Gian do Nae.

Participaram do debate os vereadores Gian do Nae (Avante), Marcelo Dias (PPS), Diego Duarte (Podemos), Dreiser Alencar (Rede), Rinaldo Martins (PSOL), Nelson Souza (Rede), Cláudio Góes (PDT), Rayfran Beirão (PR), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Bruna Guimarães (PSDB) e Patriciana Guimarães (Republicano).

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Lei vai permitir horário especial para servidores municipais que possuem filhos com deficiência

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h54, última modificação 01/07/2019 11h54

Servidores municipais que tenham algum tipo de deficiência ou que possuam filhos com deficiência física, visual, mental ou autismo terão garantida a redução de 50% de sua jornada de trabalho, sem prejuízo de seus vencimentos. A proposta de Lei Complementar 001/2019 é do vereador Caetano Bentes (PSC) e tramita na Câmara de Macapá desde a semana passada, alterando o Estatuto dos Servidores Públicos do Município.

Caetano explica que a lei estadual 1967 de 22 de dezembro de 2015 já garantiu este direito aos servidores públicos estaduais. “Vamos agora estender esse benefício aos servidores da Prefeitura de Macapá”, defende, acrescendo que a falta de lei municipal sobre redução da jornada de trabalho de servidor para cuidar de filho com deficiência não impede a concessão do benefício. “A Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que passou a integrar o ordenamento jurídico pátrio, com força de Emenda Constitucional, garante o interesse primordial da criança com deficiência, objetivando não só o exercício dos direitos, mas principalmente a efetiva integração social das pessoas com necessidades especiais”, diz o parlamentar na justificativa do projeto.

A redução de jornada também pode ser justificada com base no Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 12.146/2015). A norma determina ser “dever do Estado, da sociedade e da família assegurar à pessoa com deficiência, com prioridade, a efetivação dos direitos”. “Uma vez que as pessoas com deficiência gozam de proteção especial, nos termos da Constituição Federal, da legislação ordinária e de Tratados Internacionais, por uma interpretação teleológica e sistemática são indispensáveis os cuidados da genitora com seu filho, o que torna necessária a redução da jornada de trabalho para efetivação da norma protetiva, sem necessidade de compensação nem redução do salário”, afirma Caetano.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social

Marcelo Dias visita Marabaixo 4 e recebe reclamações de moradores

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h56, última modificação 01/07/2019 11h56

Em visita recente ao bairro Marabaixo 4 (Jardim América), zona oeste da capital, o vereador Marcelo Dias (PPS), atual presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), recebeu uma série de reclamações quanto à situação a respeito de ruas e avenidas do bairro.

Marcelo Dias observou que, em determinados trechos de acesso ao Marabaixo 4, o tráfego de veículos é praticamente impossível. “Imagine as dificuldades enfrentadas por centenas de famílias que residem nesse local. Fizemos vários requerimentos pedindo a execução de serviços urgentes em ruas e avenidas do bairro”.

Durante a 29ª sessão ordinária da CMM, realizada nesta terça-feira, 18, Marcelo Dias pediu destaque para a aprovação de quatro requerimentos, propondo serviços de capina, limpeza e de terraplanagem para o bairro. As solicitações foram direcionadas as secretarias municipais de manutenção urbanística (Semur) e de obras e infraestrutura urbana (Semob).

As vias indicadas nos requerimentos de Marcelo Dias são: avenidas Zolito Nunes, Sol Nascente, Manoel Brasão, Dioclynton, Rio Solimões e Porto Alegre, além das travessas Flamengo, Monte Negro, Cabo Alves, Liberdade, Raimundo Jansen de Almeida, Aurélio da Gama e Mário Veloso, todas no Marabaixo 4.

“As secretarias precisam programar um mutirão para tentar resolver esses problemas, que causam transtornos e contribuem para agravar os problemas de saúde da população, em especial as gestantes, idosos e crianças, que são mais vulneráveis às contaminações de doenças”, argumenta o vereador.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Dídio Silva cobra serviços para os bairros de Macapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 11h58, última modificação 01/07/2019 11h58

O vereador Dídio Silva (Patriota), fez uma série de intervenções junto a Prefeitura de Macapá, pedindo serviços públicos para os bairros Novo Horizonte, Renascer, Zerão e Centro.

Para o bairro Novo Horizonte, Dídio Silva pede serviços de terraplanagem e asfaltamento da avenida Glicério Souza Figueiredo, entre as ruas Fernando Alves de Oliveira e Maria da Conceição dos Santos. O parlamentar solicita ainda serviços de tapa buracos na avenida Oséas de Oliveira Pimentel, entre as ruas João Paulo de Souza e Socialismo, no o Renascer.

Para o bairro Zerão, o pedido foi de serviços de manutenção e troca de luminárias queimadas na avenida Belas Artes. Já para o bairro Central, o vereador pediu limpeza e campina no canal da Mendonça Furtado.

Dídio Silva também fez duas indicações à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), propondo a regularização e manutenção no fornecimento de água tratada na rua Santa Maria, bairro Cidade Nova e na rua Carlos Lins Côrtes, bairro Infraero, o último endereço indicado apresenta vazamentos já há alguns dias.

“A Caesa precisa priorizar os serviços de reparo e manutenção em vazamentos que são detectados na cidade. O desperdício de água tratada é muito grande em Macapá”, relata o parlamentar.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Diego Duarte pede asfaltamento para seis bairros da capital

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h00, última modificação 01/07/2019 12h00

O vereador Diego Duarte (Podemos), articula por meio de requerimentos, a melhoria de serviços públicos em seis bairros da capital. Os pedidos foram apreciados e aprovados durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), desta terça-feira, 18.

Em todos os requerimentos, Diego Duarte pede a execução de terraplanagem e de asfaltamento para ruas e avenidas dos bairros Beirol, Perpétuo Socorro, Renascer, Jardim Felicdade, Muca e Trem.

Para o bairro Beirol, Diego Duarte pede asfaltamento da avenida Timbiras. Ele pede o mesmo serviço para a rua Raimundo Ramos dos Passos, entre as avenidas Vereador José Tupinambá e Ana Nery, no Perpétuo Socorro. Diego Duarte solicita ainda terraplanagem e asfaltamento da avenida José de Oliveira, que corta os bairros Renascer e Jardim Felicidade. O parlamentar requereu também serviços de asfaltamento para a avenida Tembés, entre as ruas Professor Tostes e Santos Dumont, no Muca e da avenida Pedro Baião, entre as ruas Hamilton Silva e Manoel Eudóxio Pereira, bairro Trem.

“Estamos atentos as necessidades da população. As fortes chuvas que ainda caem sobre a cidade, têm piorado a situalção das nossas ruas e avenidas. Vamos acompanhar o atendimento de nossas solicitações junto ao Executivo Municipal”, finaliza Diego Duarte.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Patriciana Guimarães requer asfaltamento para o bairro Universidade

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h02, última modificação 01/07/2019 12h02

A vereadora de Macapá, Patriciana Guimarães (Republicano), teve aprovados esta semana, vários requerimentos pedindo melhorias nos serviços públicos para o bairro Universidade, zona sul de Macapá.

Por meio dos requerimentos, Patriciana Guimarães solicitou serviços de terraplanagem e asfaltamento para a rua Benjamim Constant. Ela pede ainda o asfaltamento da avenida Francisco Matos e serviços de terraplanagem e de asfaltamento da Travessa 31 de Março, também no bairro Universidade.

“Em visita ao bairro Universidade, nos deparamos com a precariedade. É o nosso papel enquanto parlamentares, intervir de pronto, para que as problemáticas existentes nos bairros sejam sanadas pela Prefeitura de Macapá”, acrescenta a vereadora.

Patriciana Guimarães fez ainda duas indicações esta semana. A primeira dirigida à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), propondo a substituição da tampa de um bueiro na avenida Josefa Pelaes de Souza com a rua Turíbio Orivaldo Guimarães, bairro Cidade Nova. O segundo foi para a Polícia Militar, pela reforço de policiamento ostensivo na avenida Sebastião Lamarão, bairro Novo Horizonte.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Rayfran Beirão articula a pavimentação do loteamento Seringal

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h03, última modificação 01/07/2019 12h03

O vereador de Macapá, Rayfran Beirão (PL), está propondo por meio de emenda parlamentar, a execução de serviços de pavimentação em bloquetes no bairro Jardim Marco Zero.

Segundo Rayfran Beirão, as obras de pavimentação se concentrarão em ruas, avenidas e travessas do loteamento Seringal, no Jardim Marco Zero. A proposta do vereador foi direcionada ao senador pelo Amapá, Davi Alcolumbre (DEM), presidente do Congresso Nacional, por meio de indicação.

No documento, Rayfran Beirão sugere ao senador Davi Alcolumbre que apresente proposta de emenda ao orçamento da união de 2020, para garantir os recursos destinados a execução dos serviços indicados para o loteamento Seringal.

Em outra indicação, o parlamentar sugere ainda à Polícia Militar do Amapá, rondas ostensivas nas ruas e avenidas do loteamento Morada das Palmeiras.

Rayfran Beirão também teve esta semana quatro requerimentos aprovados no plenário da Câmara Municipal de Macapá. Os pedidos são pela instalação de lixeiras com tampas nas praças e na orla da cidade, serviços de limpeza e manutenção de ruas e avenidas do bairro Ipê, além de reforma e construção de abrigos de passageiros na rua Cândido Mendes, próximo ao Ginásio Avertino Ramos. O vereador pede ainda, iluminação pública para o ramal do pólo hortifrutegranjeiro, com implantação de novos pontos de iluminação pública, no distrito Fazendinha.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Bancada feminina da CMM se une em prol das mulheres

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h04, última modificação 01/07/2019 12h04

A bancada feminina da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vai intensificar políticas públicas em prol das mulheres da capital.

Nesta quarta-feira, 19, durante reunião das quatro vereadoras de Macapá, Adrianna Ramos (PTB), Bruna Guimarães (PSDB), Maraina Martins (PL) e Patriciana Guimarães (Republicano), ficou estabelecida a intensificação de uma agenda para destacar os direitos da mulher parlamentar e conquistas.

Na opinião da vereadora Adrianna Ramos, atualmente a CMM vive uma nova era no que diz respeito a mulher e principalmente a bancada feminina. “Aqui em Macapá nós temos 23 vereadores, apenas quatro são mulheres. A gente observa a grandeza dessas quatro parlamentares, que são responsáveis por multitarefas, que nos diferenciam como mãe, esposa, profissional em diversas áreas e parlamentar”.

Para a vereadora Bruna Guimarães, apesar dos parlamentares atuarem em áreas diferentes, as vereadoras estão unidas. “Nós buscamos discutir diversos temas femininos. Os homens precisam compreender que o espaço da mulher é ao seu lado em todos os setores. Nós estamos unidas aqui na Câmara de Vereadores de Macapá”, completa a parlamentar.

Mãe recente, que deu à luz a um menino, a vereadora Maraína Martins, concilia o papel de mãe e as atividades parlamentares. “A mulher vem quebrando paradigmas, superando preconceitos. A mulher adentrou na política e faz a diferença. Nós mulheres, temos a competência de administrar várias atividades ao mesmo tempo e cumprir o compromisso para o qual fomos eleitas, pois, lugar de mulher é onde ela quiser”, afirmou a vereadora.

Já a Vereadora Patriciana Guimarães, saiu em defesa de Maraína Martins. “Quando alguém agride uma parlamentar mãe, no exercício da função, ela está agredindo qualquer pessoa e a todas nós vereadoras. A vereadora Maraína está vindo ao parlamento provando assim, que não pensa só no seu filho e sim em toda a população do nosso município de Macapá”.

Ao final, as parlamentares ressaltaram que vão multiplicar essa pauta de debates em defesa da mulher e com a participação efetiva da sociedade macapaense.

Texto: Leonardo Trindade
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Patriciana Guimarães (PRB), recebe em seu gabinete Lilian Franken- presidente do Conselho Comunitário da região do Pacuí e Hildo Pantoja - vice presidente.

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h06, última modificação 01/07/2019 12h06

A pauta da reunião foi a solicitação de um requerimento de urgência quanto pavimentação do ramal Armentino.

Segundo os membros da diretoria o ramal necessita de limpeza, asfaltamento e terraplanagem, já que a via está intransitável. “A comunidade depende deste acesso , já que por ali sai e entra economia para o Estado no setor da agricultura. Só precisamos o que é nosso por direito “, destacou o presidente.
Um vídeo já foi gravado e divulgado nas redes sociais mostrando a realidade da comunidade. “ Fizemos o vídeo para mostrar para o poder público o estado caótico do ramal. Acidentes já aconteceram e tememos o pior”, disse Hildo Pantoja .

A vereadora já esteve no local e reafirmou seu compromisso com a comunidade .“ Já estivemos lá e vamos voltar novamente, porém neste momento a solicitação é bastante pertinente já que os agricultores e moradores dependem da via. Vamos encaminhar documentos a Prefeitura de Macapá e ao Governo do Estado, alguém terá que nos dá uma resposta plausível “, enfatizou Guimarães.

Ascom Vereadora Patriciana Guimarães.

Vereador Professor Rodrigo Gomes pede investimentos para os bairros Jardim Marco Zero e Beirol

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h07, última modificação 01/07/2019 12h07

O vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede), reclama da falta de policiamento no bairro Jardim Marco Zero, zona sul da capital.

Rodrigo Gomes propõe por meio de indicação, policiamento ostensivo na rua Samuel Trajano de Souza, entre a rodovia Juscelino Kubitschek e avenida Equatorial. “A população do Jardim Marco Zero, tem reclamado muito da falta de policiamento neste trecho. A sensação de insegurança é constante no bairro", argumenta o vereador.

O parlamentar é autor também de requerimentos, já aprovados em plenário na Câmara Municipal de Macapá, que buscam melhorias para o bairro Beirol. Rodrigo Gomes pede à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), serviços de asfaltamento para a avenida Aimorés, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado. O mesmo serviço ele requisita para a avenida Tupis, entre as ruas Hamilton Silva e Leopoldo Machado.

O vereador diz que durante visitas nos bairros de Macapá, as reclamações quanto à situação de ruas e avenidas são frequentes. “Vamos acompanhar o andamento de nossos pedidos e esperamos que sejam atendidos logo para darmos uma resposta às famílias dos bairros visitados”, observa.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Foto: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Cláudio Góes quer reposição de luminárias na Duca Serra

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h07, última modificação 01/07/2019 12h07

O vereador Cláudio Góes (PDT), encaminhou indicação à Secretaria de Estado do Transporte (Setrap), propondo a reposição de luminárias na rodovia Duca Serra, às proximidades do quilômetro 9, zona oeste da capital.

Segundo o vereador, a maioria das lâmpadas deste trecho, está queimada ou danificada. Ele diz que isso tem gerado insegurança a condutores que utilizam a rodovia devido aos constantes riscos de acidentes automobilísticos, principalmente à noite.

Em outra indicação, Cláudio Góes, propõe à Polícia Militar, policiamento ostensivo para a avenida Henrique Galúcio, bairro Buritizal. “Mesmo com as rondas policiais sistemáticas, os marginais continuam atuando na Henrique Galúcio. É necessário que a Polícia Militar reforce o policiamento neste trecho”, argumenta o parlamentar.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Auciney Maciel pede limpeza para o conjunto Mestre Oscar

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h09, última modificação 01/07/2019 12h09

O conjunto Mestre Oscar, zona norte de Macapá virou tema de debate na 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), realizada nesta terça-feira, 25.

O tema foi levantado pelo vereador Auciney Maciel (PSDB). Ele pediu por meio de requerimento, serviços de limpeza em todas as ruas e avenidas do Mestre Oscar. Segundo Auciney Maciel, o bairro carece de maior atenção por parte do Executivo Municipal.

O vereador solicita ainda a retomada das obras de uma creche e a construção de uma arena esportiva no bairro Sol Nascente. O parlamentar pede também serviços de capina na Vila dos Oliveiras, no bairro Pedrinhas e de asfaltamento da avenida Ravena, no bairro Renascer.

“São serviços essenciais que a população precisa acessar com facilidade. Estamos atentos às problemáticas da capital. Basta visitarmos qualquer bairro de Macapá para verificarmos de perto as demandas apontadas pela sociedade”, reforça o vereador.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Nelson Souza requer melhorias para o Cabralzinho

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h10, última modificação 01/07/2019 12h10

O vereador Nelson Souza (Rede), teve seis requerimentos aprovados nesta terça-feira, 25, durante a 30ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM). Os pedidos, desta vez se voltaram para o Conjunto Cabralzinho, na zona oeste da capital.

Nelson Souza aponta por meio dos requerimentos, os problemas enfrentados pela população do Cabralzinho, e que segundo ele, precisam ser sanados com urgência. Ele solicita a reposição de luminárias em ruas e avenidas do bairro, além de serviços de reparo e manutenção das alamedas Amapá, Macapá, Mazagão e Campo Belo.

Segundo Nelson Souza, é a partir das demandas vindas dos bairros que o parlamentar consegue cumprir uma de suas missões, que é a de legislar em beneficio da coletividade. “Nós temos mais de 60 bairros em Macapá e sabemos dos avanços dos serviços da Prefeitura de Macapá, em muitos deles, mas temos consciência que ainda precisa avançar mais”, declara o parlamentar.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Dreiser Alencar busca melhorais para os bairros Santa Rita e Jardim Felicidade

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h11, última modificação 01/07/2019 12h11

A Prefeitura de Macapá recebeu esta semana requerimentos do vereador Dreiser Alencar (Rede), pedindo melhorias em ruas e avenidas dos bairros Santa Rita e Jardim Felicidade.

Em um dos requerimentos, Dreiser Alencar pede serviços de terraplanagem e de asfaltamento para a rua Santa Catarina, entre as avenidas Vereador Orlando Pinto e Reinaldo Damasceno, no Santa Rita. Segundo ele, o trechoestá comprometido e requer uma ação rápida para melhorar a trafegabilidade de veículos no local. “Esse trecho é utilizado inclusive por várias linhas de ônibus que passam diariamente por lá”.

O vereador também requer serviços de tapa buracos para a avenida Geriba Almeida de Azevedo Costa, esquina com a rua Antônio Osmar, no bairro Jardim Felicidade 1. Dreiser Alencar ressalta que o local está intrafegável, o que segundo ele, dificulta o fluxo de veículos que trafegam com frequência pela avenida.

“Temos intensificado nossas visitas aos bairros da capital com o objetivo de ajudar a população no encaminhamento e resolução dos problemas que afetam as comunidades”, finaliza o vereador.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores aprovam as últimas matérias antes do recesso parlamentar

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h13, última modificação 01/07/2019 12h13

Faltando menos de uma semana para iniciar o recesso parlamentar, dezenas de proposituras foram aprovadas na sessão ordinária desta quinta-feira, 27, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), entre elas, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2020, que foi votada e aprovada por unanimidade em primeiro turno.

Os vereadores aprovaram também em primeiro turno proposta de emenda de autoria do vereador Diego Duarte (Podemos) e 1/3 dos vereadores, que altera parcialmente o artigo 172 da Lei Orgânica do Município. Foram aprovados ainda projeto de lei do vereador Cláudio Góes (PDT), criando estacionamento temporário e rotativo na área do Aeroporto Internacional de Macapá e dois projetos de decretos legislativos da vereadora Patriciana Guimarães (Republicano), que concede títulos honoríficos Mérito da Educação à personalidades macapaenses.

Proposituras- Durante a reunião, os parlamentares aprovaram ainda 62 requerimentos. Na oportunidade foram lidas e apresentadas quatro indicações, dois ofícios do Executivo Municipal apresentando prestação de contas da Secretaria Municipal de Educação (Semed), do primeiro quadrimestre deste ano, e da Fundação Parque Zoobotânico Municipal (FPZM), referente à maio, também deste ano.

Foram lidos três projetos de leis, dois da vereadora Adrianna Ramos (PTB), e um do vereador Rinaldo Martins (PSOL).

Tribuna- Três convidados fizeram uso da tribuna na reunião desta quinta-feira. O primeiro foi Felipe Góes Ferreira. A convite do vereador Yuri Pelaes (MDB), Felipe Ferreira falou sobre ecossistema de inovação no Amapá. O segundo foi o professor Jadson Porto, que a convite do vereador Rinaldo Martins (PSOL), tratou do tema “Macapá 75 anos da capital amapaense”. A última convidada foi Tarcila Rego da Silva, líder comunitária do bairro Sol Nascente. Ela falou das problemáticas enfrentas pela população daquele bairro. Tarcila da Silva foi convidada pelo vereador Auciney Maciel (PSDB).

Os vereadores que apresentaram proposituras nesta quinta-feira foram: Adrianna Ramos (PTB), Rinaldo Martins (PSOL), Patriciana Guimarães (Republicano), Yuri Pelaes (MDB), Diego Duarte (Podemos), Victor Hugo (PV), Cláudio Góes (PDT), Caetano Bentes (PSC), Dreiser Alencar (Rede), Nelson Souza (Rede), Odilson Nunes (SD), Japão Baia (PDT), Marcelo Dias (PPS), Maraína Martins (PL), Bruna Guimarães (PSDB) e Dídio Silva (Patriota).

Texto: Edi Wilson Silva 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

LDO é aprovada em primeiro turno na Câmara de Vereadores

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h14, última modificação 01/07/2019 12h14

Aprovado em primeiro turno, projeto que trata da elaboração e execução da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2020. A votação ocorreu na 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) realizada nesta quinta-feira, 27.

Antes de ser aprovada em plenário, a LDO recebeu pareceres favoráveis da Comissão Permanente de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO), da CMM.

O vereador Rinaldo Martins (PSOL), líder do Executivo Municipal, na CMM, destaca que a aprovação da LDO é prevista no Regimento Interno da Casa e antecipa as prioridades e metas apontadas pelas secretarias municipais e pela sociedade em geral para a execução municipal em 2020.

Segundo Rinaldo Martins, a aprovação da LDO prevê entre outras questões, propostas de reajuste salarial das categorias, realização de concursos públicos e chamada de novos concursados, investimentos na saúde, educação, infraestrutura, transporte e outros setores municipais. “A Câmara Municipal de Macapá realizou audiência pública e debateu o tema com a sociedade. A LDO ainda precisa ser aprovada em segundo turno, votação que deverá ocorrer na próxima semana”, enfatizou o parlamentar.

A aprovação da LDO em dois turnos serve para nortear a execução da Lei Orçamentária Anual (LOA), matéria que deve ser obrigatoriamente debatida e aprovada no segundo semestre.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Requerimentos solicitando pavimentação nos bairros Zerão, Universidade e Novo Buritizal são aprovados na Câmara

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h15, última modificação 01/07/2019 12h15

Depois de visitar os bairros Universidade, Zerão e Novo Buritizal, o vereador Caetano Bentes (PSC) conheceu de perto as dificuldades que motoristas e até mesmo pedestres enfrentam em algumas vias, que necessitam de recapeamento asfáltico.

Nesta quinta-feira, 27, os requerimentos apresentados pelo parlamentar em favor desses bairros foram aprovados. O primeiro deles vai garantir a drenagem, terraplanagem e asfaltamento da Rua Zeca Serra, uma das principais vias do bairro do Zerão. Caetano também estendeu o pedido da chamada “operação tapa-buraco” a todas as vias dos bairros Zerão e Universidade, requerimento também aprovado por unanimidade.

Outro trecho crítico que mereceu atenção do parlamentar foi a Avenida José Augusto Façanha, entre as ruas Raul Monteiro Valdez e Tiago Flexa, no Novo Buritizal. Caetano solicitou o serviço de tapa-buraco no trecho e teve o requerimento aprovado.

Mesmo durante o recesso parlamentar, que inicia nos próximos dias, Caetano continuará percorrendo os bairros, distritos e comunidades de Macapá e durante a sessão pediu que a população acione seu gabinete agendando as visitas que achar necessário.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social.

Sessão Solene marca os 10 anos da Comunidade Evangélica Cristã Vila da Penha em Macapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h16, última modificação 01/07/2019 12h16

O vereador de Macapá Yuri Pelaes (MDB), realiza nesta sexta-feira, 28, sessão solene para homenagear os dez anos de criação da Comunidade Evangélica Cristã Vila da Penha em Macapá.

A reunião acontece às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Macapá e contará com a presença de vereadores, representantes da comunidade evangélica, servidores e assessores parlamentares.

Segundo Yuri Pelaes, a comunidade cumpre importante missão na propagação da palavra de Deus, resgatando vidas e restituindo a dignidade à centenas de pessoas.

Yuri Pelaes destaca ainda que a Comunidade Evangélica Cristã Vila da Penha em Macapá, desenvolve inúmeras ações sociais na capital e atua na formação de líderes religiosos que auxiliam famílias desestruturadas, com o objetivo de difundir princípios de amor e de paz na sociedade, buscando alcançar maior estabilidade a núcleos vulneráveis.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Marcelo Dias assume Prefeitura de Macapá por três dias

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h17, última modificação 01/07/2019 12h17

O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), assume mais uma vez o cargo de prefeito em exercício da capital. Ele fica à frente da pasta nos dias 28, 29 e 30 deste mês, sexta, sábado e domingo, respectivamente.

Segundo o ofício assinado pelo secretário municipal do gabinete do prefeito, Raimundo Sérgio Moreira de Lemos, o prefeito Clécio Luis (Rede), cumpre agenda oficial em Brasília (DF), neste período.

Conforme o ofício, Clécio Luis vai tratar de questões e articulações relacionadas à capital Macapá. O documento foi protocolado na manhã desta sexta-feira, 28, no gabinete da presidência da CMM.

Durante os três dias em que Marcelo Dias ocupa o cargo de prefeito em exercício, a vereadora Adrianna Ramos (PTB), 1ª vice-presidente da mesa diretora, assume a presidência da Casa.

Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Deco de França 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Yuri Pelaes homenageia a Comunidade Evangélica Vila da Penha que completa 10 anos no Amapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h18, última modificação 01/07/2019 12h18

Diversas lideranças religiosas participaram nesta-sexta-feira, 28, da sessão solene em homenagem aos 10 anos de criação da Comunidade Evangélica Cristã Vila da Penha em Macapá. Os dirigentes da igreja no Estado se emocionaram com a iniciativa da CMM em celebrar uma década de trabalho evangélico e social no Amapá.

Segundo o vereador Yuri Pelaes (MDB), que presidiu a sessão solene, o mínimo que o Legislativo Municipal pode fazer é reconhecer o importante papel da Comunidade Evangélica Cristã Vila da Penha, na capital. “São homens e mulheres que, além de evangelizar, propagando a palavra de Deus nos quatro cantos da cidade, desenvolvem ações sociais voltadas às populações mais vulneráveis”.

Yuri Pelaes destaca que a reunião contou coma presença de diversas lideranças evangélicas entre elas, o presidente da Comunidade Evangélica Cristã Vila da Penha, pastor Luis Antônio.

A sessão solene foi uma maneira que a Câmara Municipal de Macapá encontrou para reconhecer o trabalho humanitário e espiritual realizado pela igreja, destacaram os vereadores Carlos Murilo (PROS), e Patriciana Guimarães (Republicano), que também são evangélicos e também participaram da homenagem.

O encontro contou com momento de louvores, orações e depoimentos de pastores, relatando a experiência de uma década dedicada à missão Comunidade Evangélica Cristã Vila da Penha, em Macapá.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França e Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Confraternização junina anima servidores da Câmara de Vereadores de Macapá.

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 12h20, última modificação 01/07/2019 12h20

Após o expediente desta sexta-feira, 28, o Presidente da Câmara Municipal de Macapá, Marcelo Dias, com apoio dos demais vereadores, reuniu servidores e seus familiares, no estacionamento da CMM, para uma festa junina regada a iguarias típicas e muita alegria.

Em meio a animação teve até concurso de dança e a escolha da miss e do mister caipira. Foi um momento descontraído e agradável entre todos que trabalham na instituição.

"É uma forma de valorizar os servidores com esse momento de lazer e alegria. Não podemos só exigir o trabalho dos servidores, precisamos proporcionar também esses momentos de confraternização", disse o presidente Marcelo Dias.

O evento não gerou despesa para a Câmara, visto que foi realizado no próprio estacionamento da Casa, fora do expediente de trabalho e com colaboração dos vereadores e servidores.

Texto e fotos: Leonardo Trindade.

Vereador Odilson Nunes busca soluções para problemas da zona norte

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 23h57, última modificação 01/07/2019 23h57

O vereador Odilson Nunes (SD), busca a execução de serviços urgentes para os bairros Jardim Felicidade 2 e Infraero, na zona norte de Macapá. 

O parlamentar pediu por meio de requerimentos a implantação de lixeiras fixas em uma praça, localizada ao lado do projeto Minha Gente, no Jardim Felicidade. Ele também solicitou limpeza emanutenção da praça. 

Segundo Odilson Nunes, a praça do projeto Minha Gente precisa de manutenção e limpeza urgente. “A praça está suja, sem cuidados e é o único ambiente de lazer de muitas famílias naquele bairro”. 

Em outro documento, Odilson Nunes fez apelo pelo serviço de iluminação pública. Ele pediu à Secretaria Municipal de Iluminação Pública (SEIP), a substituição das lâmpadas danificadas da praça anexa ao projeto Minha Gente. 

O vereador também solicitou à Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a revitalização de faixa para pedestres em frente à Escola Municipal de Ensino Infantil Josafá Aires da Costa, localizada a rua 1º de janeiro, no bairro Infraero 1. 

Ele alertou para os riscos de acidentes automobilísticos em frente à escola municipal pela simples ausência de uma faixa para pedestre. 


Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Câmara aprova PL que cria estacionamento provisório na área do Aeroporto de Macapá

por adrianaramos — publicado 01/07/2019 23h58, última modificação 01/07/2019 23h58

Aprovado por unanimidade, projeto de lei do vereador Cláudio Góes (PDT), que cria estacionamento temporário e rotativo de veículos na área do Aeroporto Internacional de Macapá. O PL foi votado e aprovado na 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), realizada na quinta-feira, 27.

Segundo Cláudio Góes, a aprovação da matéria, autoriza o Executivo Municipal, a criar estacionamento privativo de veículos na rua Hildemar Maia, trecho compreendido entre as avenidas Raimundo Alvares da Costa e José Tupinambá com permanência máxima de uma hora. 

O parlamentar ressalta que a proposta é facilitar o embarque e desembarque de pessoas que frequentam o aeroporto todos os dias. “A lei vai beneficiar passageiros e pessoas que utilizam a área para caminhar ou praticar exercícios físicos que não tem onde estacionar. O estacionamento do aeroporto é pago e nem sempre o cidadão tem dinheiro para pagar a taxa”, argumenta Cláudio Góes. 

O PL ainda precisa da sanção do prefeito Clécio Luis (Rede), para se tornar lei e entrar em vigor. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadora Maraína Martins pede iluminação pública para os bairros Cidade Nova e Jardim Felicidade

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 00h00, última modificação 02/07/2019 00h00

A escuridão em determinados trechos da zona norte da capital, levou a vereadora Maraína Martins (PL), a pedir à Secretaria Municipal de Iluminação Publica (SEIP), manutenção e troca de lâmpadas na rua São Brás, bairro Cidade Nova 2, e na rua Raimundo Castro Pontes, no Jardim Felicidade. 

Segundo Maraína Martins, os locais indicados estão completamente escuros, gerando medo e insegurança à população residente nestas regiões. “É necessário que a SEIP faça uma ação urgente nestes locais para que a população volte a ter tranquilidade.

Maraína Martins destaca que um bairro iluminado gera uma sensação maior de segurança a todos que residem no local. “Mas sem luminárias nos postes, os delinquentes aproveitam a escuridão para praticar delitos”, finaliza. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Rayfran Beirão quer emissão de identidade para presos do IAPEN

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 00h01, última modificação 02/07/2019 00h01

O vereador Rayfran Beirão (PL), quer garantir o mínimo de dignidade aos detentos que cumprem pena no Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (Iapen). 

Rayfran Beirão propõe a realização de um mutirão dentro do Iapen para a emissão de carteira de identidade aos presos que ainda não dispõe do documento. A indicação é direcionada à Polícia Técnico-Científica do Amapá (Politec). 

O parlamentar defende ainda maior reforço policial nas ruas e avenidas do bairro Amazonas. A indicação feita pelo vereador foi encaminhada à Polícia Militar do Estado. Segundo Rayfran Beirão, a população do Amazonas tem reclamado bastante dos casos de roubos, assaltos e furtos que vêm ocorrendo naquele bairro. 

Rayfran Beirão também busca a execução de serviços públicos para os bairros Universidade, Jardim Marco Zero, Araxá e Buritis. Por meio de requerimentos, ele solicitou serviços como: reforma de passarelas, tapa buracos, capina e retirada de entulhos de ruas e avenidas dos bairros enumerados. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Dreiser Alencar reivindica benefícios para os bairros Congós, Jardim Felicidade e Santa Rita

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 00h03, última modificação 02/07/2019 00h03

A situação de ruas e avenidas do bairro Congós, zona sul de Macapá, levou o vereador Dreiser Alencar (Rede), a pedir a execução imediata de serviços de terraplanagem e asfaltamento em vários trechos do bairro. 

Nos documentos, Dreiser Alencar pede terraplanagem e asfaltamento para as avenidasBem-Hur Corrêa Alves, Padre Ângelo Biraghi e 10ª Avenida do Congós. Ele também requer os mesmos serviços para a rua Doutor Manoel Brasil, no mesmo bairro. 

Dreiser Alencar também requisitou serviços de tapa buracos na avenida Euclides da Cunha, entre as Ruas Hildemar Maia e Santos Dumont, bairro Santa Rita. O vereador também pede a substituição de lâmpadas para a avenida Maria das Graças Picanço, entre as ruas Vereador Júlio Maria Pinto Pereira e Raimundo Coelho, bairro Jardim Felicidade. 

Os requerimentos foram aprovados em plenário na quinta-feira, 27, durante a 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Diego Duarte luta por melhorias em bairros da capital

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 00h04, última modificação 02/07/2019 00h04

Os bairros Infraero, Beirol, Congós e Açaí, recebem atenção especial do vereador Diego Duarte (Podemos). Esta semana, o parlamentar fez uma série de reivindicações pela melhoria da oferta dos serviços públicos nestas regiões.

Os requerimentos foram aprovados em plenário durante a 31ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá.

Nos pedidos, Diego Duarte requer asfaltamento para a rua João Ferreira da Paz, bairro Infraero 1 e para a rua Manoel Eudóxio Pereira, entre as avenidas Pedro Lazarino e Caramuru, bairro Beirol. Ele também solicitou serviços de terraplanagem e pavimentação da 8ª avenida do bairro Congós.

Diego Duarte também busca melhoria para o loteamento Açaí, zona norte da capital. Ele pediu serviços de troca de lâmpadas queimadas, terraplanagem e asfaltamento da avenida das Jacas e Taperebá, no mesmo bairro.

Diego Duarte tem percorrido os bairros e conversado com a população, que segundo, ele, tem inclusive ajudado na elaboração de requerimentos, indicações e outras proposituras defendidas pelo parlamentar no plenário da CMM.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Marcelo Dias cobra solução para problemas que incomodam a população

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 00h06, última modificação 02/07/2019 00h06

Em visitas aos bairros da capital, o vereador Marcelo Dias (PPS), tem recebido uma série de reclamações a respeito de problemas que interferem diretamente na da população.

Na semana passada, o parlamentar recebeu diversos pedidos vindos dos bairros Jardim Marco Zero, Jardim Felicidade 2 e Muca. Nos três bairros, os problemas são recorrentes e a maioria é referente à falta de limpeza pública.

Marcelo Dias encaminhou quatro requerimentos, todos aprovados em plenário, à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), pedindo serviços de limpeza na avenida Equatorial, no Jardim Marco Zero, Avenida Alexandre Ferreira da Silva, trecho da rua Guilherme Coelho até a rua Francisco Xavier das Chagas, no Jardim Felicidade 2.

O Vereador também requereu serviços de limpeza para as avenidas Raimundo Ferreira da Silva e José de Paula Lobo, no Muca. Os trechos estão sujos e necessitam de uma ação urgente da Semur para que os locais ganhem um aspecto melhor. O parlamentar pediu também que a população ajude o município, denunciando os eventuais “sujões” que insistem em jogar lixo nas ruas.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadora Adrianna Ramos reivindica asfaltamento para ruas de Macapá

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 00h07, última modificação 02/07/2019 00h07

A vereadora Adrianna Ramos (PTB), elaborou requerimentos pedindo uma série de serviços para os bairros de Macapá. 

Os pedidos se concentram nos bairros Infraero 1, Santa Rita, Trem, Buritizal e Central. As demandas na maioria são por serviços de terraplanagem e de asfaltamento nestes bairros. 

Através dos requerimentos, Adrianna Ramos pede terraplanagem e asfaltamento para a rua 1º de Janeiro, próximo ao 2º batalhão da Polícia Militar, no Infraero 1. Os mesmos pedidos foram feitos para a avenida Henrique Galúcio, entre as ruas Professor Tostes e Hildemar Maia, no Santa Rita; avenida Cônego Domingos Maltez, entre o canal do Beirol e a rua Santos Dumont, no Trem. 

Na sequência, Adrianna Ramos propõe asfaltamento da avenida Procópio Rola, entre as ruas Hildemar Maia e Santos Dumont, no Santa Rita, avenida Maria Quitéria, entre as ruas Santos Dumont e Professor Tostes, no Buritizal, assim como, avenida Rio Maracá, entre as ruas Tiradentes e São José, bairro Central. 

“Nossas ruas e avenidas precisam de manutenção urgente. Terraplanagem, asfaltamento e limpeza. E é isso que estamos buscando junto ao Executivo Municipal, que tem a prerrogativa de executar os serviços”, argumenta. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereador Dídio Silva defende melhorias para quatro bairros da capital

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 00h08, última modificação 02/07/2019 00h08

Atento aos apelos da população, o vereador Dídio Silva (Patriota) pede à Prefeitura Municipal de Macapá, maior atenção para os bairros Novo Buritizal, Perpétuo Socorro, Brasil Novo e Central. 

Segundo Dídio Silva, são bairros populosos e antigos, mas que apresentam problemas recorrentes. “Enquanto vereador de Macapá, estou visitando os bairros e apontando os problemas para que o Executivo Municipal possa resolvê-los”. 

Requerimentos- Por meio de requerimentos Dídio Silva pede operação tapa buracos para o bairro Novo Buritizal, na avenida João Batista Coutinho, esquina com a rua Raul Monteiro Valdez e serviços de terraplanagem e asfaltamento da avenida Moacir Braga Coutinho, no Perpétuo Socorro. “São bairros, cujas ruas e avenidas necessitam de manutenção permanente”. 

O mesmo serviço foi solicitado para a rua Mamoeiro, no Brasil Novo. 

Dídio Silva também pede serviços de tapa buracos para a avenida Presidente Vargas, entre as ruas General Rondon e Tiradentes, bairro Central, e limpeza e capina de uma praça, localizada em frente à Escola Estadual Professora Benigna Moreira de Souza, no Novo Buritizal. “Todos os dias temos contato direto com a população, ouvindo os clamores do povo e buscando soluções para os problemas apresentados”, finaliza. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Josiel Alcolumbre é recebido por Vereadores na CMM.

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 17h38, última modificação 02/07/2019 17h38

O Presidente da Câmara Municipal de Macapá, Marcelo Dias, acompanhado de vários vereadores, recebeu na manhã desta terça-feira, 2, a visita do empresário da comunicação e 1° Suplente de Senador, Josiel Alcolumbre (DEM).

Logo após um rápido bate papo sobre a nova fase administrativa da CMM, a atual conjuntura política do Estado, e principalmente da capital, Josiel Alcolumbre foi convidado à acompanhar a sessão ordinária em plenário.

Vereadores de Macapá encerram primeiro semestre com aprovação da LDO 2020

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 17h40, última modificação 02/07/2019 17h40

Durante a 32ª sessão ordinária da CMM, realizada nesta terça-feira, 2, os vereadores da capital deliberam e aprovaram diversos projetos de leis. A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), proposta pelo Executivo Municipal, constou na pauta de votação e foi aprovada em segundo turno.

Entre as matérias votadas, consta também a aprovação do veto integral do Executivo Municipal, alegando inconstitucionalidade, à um projeto de lei do vereador Dreiser Alencar (Rede), que obrigava estabelecimentos comerciais da capital a informarem a presença de lactose nos alimentos destinados ao público. O veto foi aprovado com votos contrários dos vereadores Dreiser Alencar (Rede), Dídio Silva (Patriota), e Bruna Guimarães (PSDB).

Os parlamentares aprovaram ainda quatro projetos de leis, entre eles a LDO que estabelece as diretrizes para a discussão, votação e aprovação da Lei Orçamentaria Anual (LOA) prevista para ser executada ano que vem. Dois dos PL,s aprovados eram dos vereadores Professor Rodrigo Gomes (Rede), que denomina de Maria das Graças Flexa de Almeida, a Unidade Básica de Saúde (UBS), do bairro Brasil Novo e Gian do Nae (Avante), que denomina de Maria Manuela Rodrigues, a Unidade Básica de Saúde (UBS), de Ilha Redonda, na área rural da capital. O vereador Rinaldo Martins (PSOL), teve PL aprovado, que cria o titulo honorífico “Mérito Personalidade Negra” no Município de Macapá.

Foram votados e aprovados ainda 38 requerimentos dos vereadores Nelson Souza (Rede), Dídio Silva (Patriota), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Cláudio Góes (PDT), Diego Duarte (Podemos), Marcelo Dias (PPS), Maraína Martins (PL), Patriciana Guimarães (Republicano), Odilson Nunes (SD), e VIctor Hugo (PV). Foram apresentadas também nove indicações dos vereadores Cláudio Góes (PDT), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Dídio Silva (Patriota), Patriciana Guimarães (Republicano), Marcelo Dias (PPS), e Odilson Nunes (SD).

Tribuna- O atleta de MMA, Willian Nonato Ramos da Silva, o “Pitchula”, usou a tribuna para pedir apoio aos parlamentares para representar o Amapá no evento de MMA, Locked Loaded (bloqueado e carregado), que ocorre dia 13 de julho, em Trinidad e Tobago, na região do Caribe. Ele foi convidado pelos vereadores Maraína Martins (PL), e Caetano Bentes (PSC). Os vereadores Rinaldo Martins (PSOL), e Yuri Pelaes (MDB), também usaram a tribuna.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Presidente Marcelo Dias anuncia recesso parlamentar

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 17h46, última modificação 02/07/2019 17h46

Após o esgotamento das pautas referentes ao primeiro semestre deste ano e a aprovação em segundo turno da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), de 2020, o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), anunciou o inicio do recesso parlamentar.

O recesso parlamentar inicia nesta quarta-feira, 3. O anuncio foi feito durante a 32ª sessão ordinária da CMM, realizada nesta terça-feira, 2, que contou inclusive com a presença do empresário da comunicação macapaense e suplente de senador, Josiel Alcolumbre (DEM).

Segundo Marcelo Dias, durante o período do recesso parlamentar, ficam suspensas as sessões ordinárias realizadas em plenário. Ele ressalta que as atividades internas da Casa serão mantidas, e até mesmo reuniões extraordinárias das Comissões Permanentes, caso sejam necessárias.

Marcelo Dias avalia de maneira positiva as atividades desenvolvidas pela CMM neste primeiro semestre. Ele cita a aprovação da LDO, em dois turnos e dentro do tempo regimental. “Debatemos e aprovamos diversos projetos de leis, requerimentos e indicações de interesse popular. Neste novo tempo, a Câmara de Vereadores, abriu literalmente as portas para que a população possa acompanhar de perto os trabalhos parlamentares de cada vereador”.

Segundo o presidente Marcelo Dias, a Câmara de Vereadores, atua como uma espécie de caixa de ressonância dos problemas da capital, que concentra cerca de 70% da população. A declaração de Marcelo Dias foi feita no momento em que agradecia a presença de Josiel Alcolumbre em plenário. Josiel também agradeceu a recepção que recebeu dos parlamentares e relembrou que frequenta a CMM desde 2000, época em que seu irmão Davi Alcolumbre foi o vereador mais votado da capital com 2.317 mil votos. Josiel enalteceu o empenho e celeridade da CMM na aprovação das matérias, com destaque para a aprovação da LDO em tempo regimental, assim como, a divulgação das atividades e a transmissão ao vivo das sessões ordinárias, via facebook.

Ao final da sessão, Marcelo Dias anunciou que consta na pauta de prioridades da CMM, para o segundo semestre, a reformulação do Regimento Interno da Casa e a elaboração do Edital para a realização do concurso público da Câmara Municipal de Macapá.

O presidente adiantou que já está buscando informações técnicas junto à Assembleia Legislativa e outras instituições públicas, que possam auxiliar no processo de elaboração do edital.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Caetano Bentes pede informações sobre processo que determina retirada de famílias e comerciantes do Igarapé do Jandiá

por adrianaramos — publicado 02/07/2019 18h04, última modificação 02/07/2019 18h04

O vereador Caetano Bentes (PSC) solicitou informações durante sessão deliberativa nesta terça-feira, 2, na Câmara de Vereadores sobre o processo judicial que tramita na Justiça Federal e que determina a retirada de centenas de famílias que ocupam uma área de aproximadamente 5 quilômetros de extensão que inicia às proximidades do aeroporto de Macapá, na avenida Princesa Isabel, no bairro Santa Rita, e segue até o rio Amazonas, no bairro Cidade Nova.

O pedido de retirada foi formulado pelo Ministério Público Federal contra os ocupantes da área. Como o chamado Igarapé do Jandiá passa por áreas que são de responsabilidade da União, do Estado e do município, os três entes foram arrolados também como réus no processo.

A retirada iniciou no dia 6 de julho do ano passado mas foi interrompida porque não havia apartamentos suficientes para abrigar os moradores nos conjuntos Macapaba 1 e 2. Os remanscentes aguardam para ocuparem moradias no conjunto Miracema, na rodovia Norte-Sul.

Além de retirar os moradores, o MPF quer que o Estado e a Prefeitura de Macapá transfiram o comércio de madeiras para o Distrito Industrial, em Santana, e que concluam o cadastro social para incluir as famílias em programas de habitação e/ou aluguel social.

A Ação Civil Coletiva 1000605-77.2017.4.01.3100 foi proposta pelo procurador da República Joaquim Cabral da Costa Neto. Na área localizada atrás do aeroporto de Macapá, no final da Rua Professor Tostes, residem famílias que ocupam a área há mais de 20 anos e alegam não ter para onde ir. Os moradores reconhecem que a ocupação é irregular mas só aceitam sair com a garantia das moradias. A Defensoria Pública da União formulou pedido nesse sentido, solicitando a interrupção da desocupação até uma definição sobre o destino dos moradores. O pedido foi negado pelo juízo da 2ª Vara Federal.

No ano passado, o vereador Caetano Bentes chegou a reunir com o juiz João Bosco, antes do início da desocupação e demolição das casas e intercedeu pelos moradores. O parlamentar defende que o tema seja discutido na Câmara pois parte da área desocupada ao longo do Igarapé do Jandiá pertence ao município.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social.

Marcelo Dias participa de solenidade e pede núcleo do projeto Anjos da Guarda para o Jardim América

por adrianaramos — publicado 03/07/2019 21h50, última modificação 03/07/2019 21h50

O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), participou na manhã desta quarta-feira, 3, da solenidade de apresentação do projeto Anjos da Guarda, desenvolvido pela Guarda Civil Municipal de Macapá (GCMM).

O evento aconteceu no pátio da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), e contou com a presença do prefeito da capital Clécio Luis (Rede). O objetivo foi apresentar ao prefeito da cidade e demais autoridades, o novo uniforme utilizado pelas 291 crianças e adolescentes que integram o projeto. A aquisição dos uniformes resulta de uma parceria com o Tribunal de Justiça do Amapá (TJAP), por meio da Vara de Execuções Penais Alternativas (VEPMA).

Social- O presidente Marcelo Dias ressalta o alcance social de um projeto desta envergadura, que segundo ele, influencia positivamente na formação ética, moral e cidadã dos integrantes. “Projetos desse nível são fundamentais e se somam ao apoio dos familiares de cada aluno aqui presente”, argumenta Marcelo Dias.

Pedido- Durante a solenidade, Marcelo Dias solicitou ao prefeito Clécio Luis, a implantação de um núcleo do projeto Anjos da Guarda no bairro Jardim América (Marabaixo 4), na zona oeste de Macapá. “É uma comunidade muito carente que aglomera muitas crianças e adolescentes. A extensão de um núcleo do projeto Anjos da Guarda dentro do Jardim América seria imprescindível”.

Acompanharam o presidente Marcelo Dias, na solenidade, os vereadores: Rinaldo Martins (PSOL), Antônio Grilo (PV), Gian do Nae (Avante), Rayfran Beirão (PL), e Caetano Bentes (PSC).

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Presidente Marcelo Dias recebe visita de novos dirigentes da CEF no Amapá

por adrianaramos — publicado 04/07/2019 12h05, última modificação 04/07/2019 12h05

O novo superintendente da Caixa Econômica Federal (CEF), no Amapá, Clemilson Andrade de Carvalho e o correspondente regional, Jonathan Nascimento Oliveira, foram recepcionados na quarta-feira, 3, pelo presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS). O encontro ocorreu no gabinete da presidência.

Durante a visita institucional, o vereador Marcelo Dias solicitou a implantação de correspondentes bancários da CEF, nos distritos do Bailique e São Joaquim do Pacuí, ambos pertencentes à Macapá.

Marcelo Dias argumenta que as pessoas residentes nestas comunidades enfrentam muitas dificuldades para se deslocarem até à capital para receber benefícios ou efetuar pagamentos bancários.

Os dois dirigentes da CEF se comprometeram em iniciar os procedimentos que indiquem a necessidade e possibilite a implantação dos serviços das agência bancárias nos dois distritos, com o objetivo de atender o apelo feito por Marcelo Dias, em favor das populações das duas localidades.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Mário Wesley Santos.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Marcelo Dias faz avaliação de seus dois meses e meio à frente da Câmara Municipal de Macapá

por adrianaramos — publicado 11/07/2019 17h38, última modificação 11/07/2019 17h38

Em entrevista concedida à um programa de rádio local, o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), fez um balanço das ações da CMM, durante os dois meses e meio em que está no comando da gestão. Neste período, a Casa com apoio de todos os vereadores, apreciou 1.232 requerimentos, 309 indicações, 51 projetos de leis e 73 pareceres de comissões. 

Marcelo Dias ressaltou que a reforma administrativa da CMM, prevê a oxigenação, modernidade e agilidade na prestação de serviços à sociedade. Ele destacou os avanços alcançados durante os dois meses e meio da nova gestão, entre eles: A transmissão ao vivo pelo facebook das sessões legislativas que ocorrem às terças e quintas-feiras, disponibilidade de cópias do regimento interno da Casa para cada parlamentar durante as sessões e a instalação de cadeiras (poltronas) nas galerias para receber com maior comodidade e conforto à população. As poltronas foram doadas por meio de um termo celebrado entre a CMM, deputado federal Vinícius Gurgel e deputada estadual Luciana Gurgel. 

Concurso público- O presidente também confirmou que o concurso público e a reforma do regimento interno da CMM, são prioridades da gestão para o segundo semestre. “Após o recesso parlamentar, iremos nomear as pessoas que vão integrar a comissão responsável pelos estudos preliminares à respeito do certame, previsto para ser realizado até o inicio do próximo ano”, afirma o parlamentar. 

Segundo Marcelo Dias, a atualização do regimento interno da CMM, vai permitir, por exemplo, que sejam feitos descontos nos salários de Vereadores que faltarem nas sessões legislativas sem justificar as faltas. “Nós vereadores fomos eleitos para servir o povo, somos servidores públicos igual a qualquer outro, não podemos ter privilégios”. 

Novo tempo- “A Câmara de Vereadores vive um novo tempo. As mudanças que vêm ocorrendo são necessárias e pensadas para melhorar os serviços que os 23 vereadores, através de seus mandatos disponibilizam à sociedade”, argumenta. 

O presidente anunciou ainda a realização de sessões itinerantes nos bairros e distritos da capital, a partir do segundo semestre. 

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Lei que instituí o Dia Municipal dos Surdos em Macapá é sancionada

por adrianaramos — publicado 11/07/2019 17h39, última modificação 11/07/2019 17h39

O prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede), sancionou na manhã desta quarta-feira, 10, a lei que institui 26 de setembro como o Dia Municipal dos Surdos. O Projeto de Lei (PL), é de autoria da vereadora Patriciana Guimarães (PRB), e foi aprovado em plenário na Câmara Municipal de Macapá (CMM), dia 11 de junho passado.

A cerimônia aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), e reuniu dezenas de pessoas surdas e representantes das comunidades surdas na capital.

Patriciana Guimarães ressalta que a lei prevê uma maior reflexão a respeito dos direitos e da inclusão das pessoas surdas na sociedade. “A lei sancionada hoje demonstra o nosso compromisso e do prefeito Clécio Luis com as pessoas surdas. Vivemos em uma sociedade onde todos precisam de espaço e de respeito”, argumenta a vereadora.

O dia 26 de setembro (Dia Municipal dos Surdos em Macapá) é a mesma data em que é celebrada o Dia Nacional dos Surdos, data instituída pela lei nº 11.796/2008.

No Brasil, segundo dados do Ministério da Saúde existem cerca de 45 milhões de pessoas com problemas de surdez, uma média de 14% da população brasileira. Em Macapá são aproximadamente 4 mil surdos, com cerca de 50 crianças surdas matriculadas regularmente em escolas públicas municipais.


Texto: Edi Wilson Silva 
Fotos: Rosivaldo Nascimento 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Presidente Marcelo Dias recebe sindicalistas rodoviários

por adrianaramos — publicado 11/07/2019 17h40, última modificação 11/07/2019 17h40

O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), recebeu nesta quarta-feira, 10, no gabinete da presidência, representantes do Sindicato dos Rodoviários do Amapá.

Os sindicalistas pediram apoio dos parlamentares à respeito de uma demissão em massa de 22 colaboradores de uma empresa de ônibus de Macapá, que segundo a categoria teria ocorrida no sábado, 6.

O motorista de ônibus Genival Cruz, vice-presidente do Sindicato dos Rodoviários do Amapá, confirmou as demissões e disse que as mesmas ocorreram sem nenhuma justificativa prévia. “Estamos buscando as instituições representativas da sociedade e dos trabalhadores para tentar reverter essa situação”, acrescentou o sindicalista.

O presidente da CMM Marcelo Dias, que estava acompanhado dos vereadores Diego Duarte (Podemos) e Gian do Nae (Avante), se comprometeu em interceder junto à empresa e à Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), responsável pelo gerenciamento do transporte público na capital, para tentar buscar uma solução para o impasse.

Texto: Edi Wilson Silva 
Fotos: Rosivaldo Nascimento 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Presidente Marcelo Dias recebe representantes de técnicos em saúde bucal

por adrianaramos — publicado 05/08/2019 11h06, última modificação 05/08/2019 11h06

Membros do Sindicato dos Técnicos e Auxiliares em Saúde Bucal (SINTASB), no Amapá, foram recebidos na manhã desta terça-feira, 30, pelo presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS). O encontro aconteceu na sala da presidência da CMM.

Durante a conversa, a presidente do SINTASB, Elza Lopes, pediu apoio da Câmara Municipal de Macapá para sensibilizar a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM), a criar o quadro efetivo de técnicos em saúde bucal.

“Hoje, apesar da necessidade, o município não dispõe em seu quadro efetivo de servidores do cargo de técnicos em saúde bucal. No Amapá existem centenas de profissionais formados que estão desempregados ou em serviços temporários pelo próprio Município ou pelo Estado”, completa Elza Lopes.

Após ouvir as sindicalistas, o presidente Marcelo Dias se colocou à disposição para debater o assunto de maneira mais ampliada assim que terminar o recesso parlamentar, inclusive fazendo intervenções junto ao Executivo Municipal a respeito do tema.

Elza Lopes estava acompanhada da secretária do sindicato Maricele Ramos.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Presidente Marcelo Dias recebe pedido para encaminhar projeto que visa a redução de suicídios na capital

por adrianaramos — publicado 05/08/2019 11h09, última modificação 05/08/2019 11h09

O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), recebeu nesta terça-feira, 30, a promotora de justiça Fábia Nilci Santana de Souza, titular da Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Macapá.

Durante o encontro, a promotora Fábia Nilci Santana pediu apoio à Marcelo Dias para a aprovação em plenário de um projeto de lei voltado para a redução de suicídios na capital. Segundo a promotora, a proposta é fortalecer as políticas públicas do Executivo Municipal para combater o suicídio em Macapá.

“O Executivo Municipal precisa intensificar as ações de prevenção e combate ao suicídio em toda a capital, com ações voltadas inclusive aos servidores e colaboradores municipais, a partir do fortalecimento de campanhas educativas em escolas, postos de saúde e centros comunitários”, reforça a promotora.

Ao final do encontro, o vereador Marcelo Dias convidou a promotora Fábia Nilci para usar a tribuna da Câmara na próxima quinta-feira, 8 de agosto, com o objetivo de expor aos 23 vereadores, mais detalhes acerca da proposta que ela defende para combater o suicídio.

Fábia Nilci é uma das protagonistas do projeto ‘Atuação pela Vida’, criado pelo Ministério Público do Estado (MP/AP) que atua focado na redução dos índices de suicídio, no Amapá. O jornalista André Trigueiro, especialista em palestras sobre suicídio esteve recentemente em Macapá onde proferiu palestras a respeito do tema.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Prefeito de Porto Grande faz visita institucional ao presidente da CMM

por adrianaramos — publicado 05/08/2019 11h11, última modificação 05/08/2019 11h11

O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), recebeu na manhã desta quarta-feira, 31, no gabinete da presidência, o prefeito de Porto Grande, José Maria Bessa de Oliveira (PDT).

O prefeito José Maria Bessa ressaltou que esta foi a primeira visita institucional que fez a CMM, na gestão do presidente Marcelo Dias. “Estamos cumprindo agenda oficial na capital Macapá e aproveitamos para visitar o presidente da Câmara de Vereadores e parabenizá-lo pela condução desta casa de leis”.

Marcelo Dias destacou que tem um carinho especial pelo município de Porto Grande. “É sempre uma honra receber um prefeito nesta casa de leis. A Câmara Municipal de Macapá estará sempre à disposição dos prefeitos e dos vereadores dos 16 municípios”, finalizou.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Marcelo Dias assume novamente o cargo de prefeito em exercício de Macapá

por adrianaramos — publicado 05/08/2019 12h24, última modificação 05/08/2019 12h24
Em razão de agenda do prefeito Clécio Luis (Rede), fora do Estado, o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), assumiu novamente o comando da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM). 

Marcelo Dias está no cargo de prefeito em exercício, desde o último sábado,3, e permanecerá até a próxima quarta-feira, 7. 

Neste período, a vereadora Adrianna Ramos (PTB), 1ª vice-presidente da mesa diretora, assumiu a presidência da CMM. A presidente em exercício deverá conduzir nesta terça-feira, 6, a primeira sessão ordinária dos vereadores de Macapá, após o recesso parlamentar. 

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
 

Prefeito em exercício, Marcelo Dias, reúne com Sinsepeap e servidores da Educação de Macapá para tratar sobre movimento de greve

por adrianaramos — publicado 06/08/2019 16h57, última modificação 06/08/2019 16h57

Acompanhado de uma comitiva de vereadores e do diretor-presidente do Instituto Municipal de Promoção da Igualdade Racial-IMPROIR, Maycon Magalhães, o prefeito de Macapá, em exercício, vereador Marcelo Dias (PPS), reuniu na manhã desta terça-feira, 06, com a comissão que representa os servidores municipais da educação, que estão em greve há 42 dias.

O encontro aconteceu na sala de reuniões da Prefeitura de Macapá e contou também com a presença da Diretoria Executiva Municipal do Sindicato dos Servidores Públicos em Educação do Amapá (Sinsepeap).

Segundo o vice-presidente da entidade, Iaci Ramalho, os trabalhadores cobram uma pauta de reivindicações que inclui incorporação de gratificações, plano de aposentadorias, pagamento de insalubridade e reajustes salariais. “Entendemos as dificuldades da prefeitura, mas precisamos garantir o mínimo de direitos extremamente importantes para a nossa sobrevivência, como por exemplo, as gratificações, as reposições e os reajustes salariais”, argumenta.

De acordo com o diretor-presidente do Improir, Maycon Magalhães, a PMM tem mantido diálogo permanente com a categoria e está buscando formas para chegar a um acordo satisfatório. Ele adiantou que uma proposta do Município será apresentada em uma nova reunião, marcada para a tarde desta quarta-feira, 07. “A PMM já conseguiu atender alguns pontos da pauta e amanhã, na Semad, vamos dialogar novamente no sentido de avançarmos na negociação”, declarou.

O prefeito em exercício, Marcelo Dias, disse que o objetivo foi ouvir a categoria e acompanhar o processo, juntamente com a Câmara de Vereadores, para que a situação possa ser resolvida o mais rápido possível, dentro das possibilidades da prefeitura e sendo satisfatória aos trabalhadores. “A prefeitura tem dificuldades, como todas as outras do país inteiro, mas eu acredito que através do diálogo, será possível chagar a um acordo bom para ambas as partes”, finalizou.

Participaram da reunião os vereadores: Dídio Silva, Auciney Maciel, Rinaldo Martins, Nelson Souza, Caetano Bentes, Adrianna Ramos e Carlos Murilo. Marcelo Dias também convidou os trabalhadores a participarem das discussões sobre a Lei do Orçamento Anual para 2020 – LOA, que devem acontecer neste segundo semestre, na Câmara Municipal de Macapá.

Texto: Garcia Brito.
Fotos: Rosivaldo Nascimento. 
Secretaria de Comunicação - SECOM/CMM.

Câmara de Vereadores aprova diversos requerimentos de Dreiser Alencar

por adrianaramos — publicado 06/08/2019 16h58, última modificação 06/08/2019 16h58

Instalação de faixa para pedestres, limpeza de ruas e serviços de tapa buraco são alguns dos pleitos defendidos pelo vereador de Macapá Dreiser Alencar (Rede). Os requerimentos do parlamentar foram aprovados em plenário na 33ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Macapá (CMM) desta terça-feira, 6. 

Conforme os requerimentos Dreiser Alencar pediu a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), serviços de pintura de faixa para pedestre na Rua Rio Maracá, entre as Avenidas Tiradentes e Henrique Galúcio, bairro Central. “O fluxo de veículos e de transeuntes neste trecho exige um cuidado maior na hora de atravessar a rua. É imprescindível uma faixa para pedestre naquele trecho”. 

Dreiser Alencar também propôs à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), serviços de limpeza na rodovia Curiaú até a entrada do bairro Ipê, zona norte da capital. 

Em outro requerimento destinado à Secretaria Municipal de Obras e infraestrutura Urbana (Semob), o parlamentar pede serviços de tapa buraco nas avenidas Desiderio Antônio Coelho, entre as ruas Leopoldo Machado e Hamilton Silva, no Trem, Almirante Barroso e avenida Duque de Caxias, entre as ruas Hildemar Maia e Santos Dumont, as duas últimas no bairro Santa Rita, zona sul de Macapá. “Essa foi nossa primeira sessão ordinária após o recesso parlamentar. Estamos com vontade e muita disposição para continuar nossa empreitada em defesa da sociedade macapaense”, observa. 

Assessoria de Comunicação/Vereador Dreiser Alencar (Rede).

Patriciana Guimarães acompanha andamento de obras na feira do Novo Horizonte

por adrianaramos — publicado 08/08/2019 17h25, última modificação 08/08/2019 17h25

A Vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) usa tribuna da Câmara Municipal de Macapá -CMM, na sessão ordinária de terça-feira, 06 de agosto, para agradecer aos feirantes do bairro Novo Horizonte, em nome do representante da categoria, Társio Maia, que na oportunidade a convidou para participar da reunião entre trabalhadores e representantes da Prefeitura de Macapá, para tratar da obra que está sendo realizada na feira. A reunião ocorreu no último dia 2.

Segundo a parlamentar, o encontro teve como principal objetivo informar aos feirantes quanto o prazo de conclusão da obra na feira. Além de enfatizar o quantitativo de números de box.

A obra tem o prazo de 06 meses para ser concluída e entregue os trabalhadores, e conta com recursos oriundos de emenda federal do Presidente do Senado, Senador Davi Alcolumbre.

Durante a reunião dados da estrutura da feira foram repassados pelo representante da Secretaria Municipal de Desenvolvimento -SEMDEC, Secretário Isaías, entre eles o quantitativo de box e bancas.

“ Hoje estou usando está tribuna para informar aos senhores e sociedade quanto ao andamento de uma obra que irá beneficiar pais de famílias , além da geração de enconomia para a capital.Eu fiquei extremamente feliz em ser a represente legislativa da categoria. E podem ter certeza que estarei cobrando constantemente aos órgãos responsáveis pela obra. O prazo de conclusão são de seis meses”, disse a parlamentar.

Estiveram presentes representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento -SEMDEC, Isaías , Secretaria de Obras, David e Secretaria Especial 
das Subprefeituras (Zona Norte) Buba.


Obra
19 boxes fechados 
09 boxes alugados
23 boxes comprados
07 bancas de peixes

Além disso a vereadora também ressaltou que foi proposto aos secretários para que a Prefeitura de Macapá faça a reforma por etapas para não prejudicar os feirantes.

Agradecimento

A vereadora de Macapá também aproveitou o momento para agradecer ao empenho da Companhia de Água e Esgoto de Macapá-Caesa, para resolver um vazamento água tratada Rua Professor Toste com Clodóvio Coelho.

“ No último dia 27, estava transitando na via quando me deparei com a situação. Fiz a cobrança e no dia 2 deste mês os trabalhadores da Caesa realizaram o serviço, e assim quem ganha com isso é a população”, disse a vereadora.

Ascom Vereadora Patriciana Guimarães.

Vereadores aprovam leis e debatem suicídio em sessão legislativa da Câmara Municipal de Macapá

por adrianaramos — publicado 08/08/2019 17h27, última modificação 08/08/2019 17h27

Durante a 34ª sessão legislativa da Câmara Municipal de Macapá (CMM), realizada nesta quinta-feira, 8, os vereadores da capital apreciaram dezenas de matérias. No total foram aprovados sete projetos de lei, um projeto de decreto legislativo e 55 requerimentos. Também foram lidas 11 indicações de serviços, destinadas à administração estadual.

Segundo o presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (PPS), as pautas aprovadas em plenário refletem a necessidade de maior investimento em serviços básicos da capital, como saúde, educação, infraestrutura, asfaltamento, transporte, geração de emprego, cultura, valorização do servidor municipal, esporte, limpeza urbana e melhorias de serviços de responsabilidade do Governo do Estado, principalmente na segurança pública, água tratada e energia elétrica.

“O vereador é o porta voz do povo. Agora com as transmissões ao vivo das sessões legislativas pelas redes sociais, a população pode interagir direto com os vereadores e inclusive apontar as deficiências existentes nos bairros”, reforça Marcelo Dias.

Foram lidos ainda dois projetos de decreto legislativo e um projeto de lei que seguem para as comissões e, posteriormente para votação em plenário. O vereador Marcelo Dias também apresentou moção de apoio ao projeto de lei Nº 72/2012, da deputada federal Gorete Pereira (PL/CE), que inclui os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais no Programa Saúde da Família (PSF).

TRANSPARÊNCIA e INOVAÇÃO- Uma das novidades anunciadas por Marcelo Dias é a publicação na página do facebook da Câmara Municipal de Macapá, da pauta com os temas que serão tratados pelos 23 vereadores durante as sessões ordinárias, que acontecem às terças e quintas-feiras, a partir das 9 horas, com transmissão ao vivo pelas redes sociais.

TRIBUNA- Fizeram uso da tribuna da CMM, nesta quinta-feira, a promotora de justiça Fábia Nilci Santana de Souza, titular da Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Macapá, que falou a respeito do suicídio que atinge índices alarmantes. Em seguida o vereador Rinaldo Martins (PSOL), denunciou a falta de energia elétrica há 15 dias no arquipélago do Bailique. Na sequência foi a vez da vereadora Bruna Guimarães (PSDB). Emocionada, a parlamentar agradeceu a todos pelo apoio e solidariedade prestados em razão do falecimento recente do irmão, o ex-vereador de Macapá, Ulysses Parente. O último parlamentar que usou a tribuna foi Rayfran Beirão (PL). Ele pediu apoio dos demais parlamentares para evitar o reajuste da tarifa de ônibus na capital, de R$ 3,25 para R$ 3,60, cuja decisão judicial deve sair nesta sexta-feira, 9.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento. 
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Vereadores manifestam apoio ao PL que beneficia fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais

por adrianaramos — publicado 08/08/2019 17h35, última modificação 08/08/2019 17h35

Proposto pelo presidente Marcelo Dias(PPS), durante a 34º sessão legislativa desta quinta-feira, 8,a Câmara Municipal de Macapá, se posicionou favorável ao pedido de moção de apoio ao projeto de lei Nº 72/2012, da deputada federal Gorete Pereira (PL/CE). 

Segundo Marcelo Dias, a matéria proposta pela deputada prevê a inclusão no Programa Saúde da Família (PSF), dos profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais. “A aprovação deste PL significa que os profissionais fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais farão parte do PSF e poderão, inclusive, fazer visita domiciliar aos pacientes atendidos pelos SUS”.         

                                                                                      

O projeto de lei ainda tramita nas comissões da Câmara Federal, e se for aprovado, vai beneficiar fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais de todo o país, a partir da adequação da lei federal no âmbito municipal.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Promotora de justiça pede apoio da Câmara para aprovação de PL visando a redução do suicídio em Macapá

por adrianaramos — publicado 08/08/2019 17h38, última modificação 08/08/2019 17h38

A convite do presidente Marcelo Dias (PPS), a promotora de justiça Fábia Nilci Santana de Souza, titular da Promotoria de Defesa da Saúde Pública de Macapá, usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira, 8, para falar a respeito do suicídio na capital.

Durante a explanação, Fábia Nilci Santana demonstrou a preocupação do Ministério Público e da sociedade com os elevados índices de suicídio no Amapá. “O suicídio tem tirado a vida de nossos jovens. A depressão é uma doença. Isso é uma questão de saúde pública. Precisamos reforçar e melhorar as políticas públicas voltadas para o combate ao suicídio” argumentou a promotora.

Ela também pediu apoio aos vereadores para a aprovação em plenário, do projeto de lei com políticas públicas claras no combate e redução ao suicídio. A promotora Fábia Nilci diz que a proposta é fortalecer as políticas públicas do Executivo Municipal no combate ao suicídio em Macapá.

O vereador Marcelo Dias ressaltou que o projeto de lei, sugerido pela promotora Fábia Nilci Santana, lido em plenário na sessão anterior. tramita nas comissões permanentes da Casa para apreciação e depois segue para votação em plenário. “A Câmara de Vereadores está à disposição e tenho certeza de que todos os vereadores vão aprovar esse projeto”, finalizou.

Texto: Edi Wilson Silva. 
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.

Caetano Bentes solicita limpeza do Campo do Ypê e pavimentação de ruas no Nova Esperança. Requerimentos foram aprovados nesta quinta

por adrianaramos — publicado 08/08/2019 17h41, última modificação 08/08/2019 17h41

A Câmara de Vereadores de Macapá aprovou nesta quinta-feira, 8, quatro requerimentos do vereador Caetano Bentes, que beneficiam moradores de bairros das zonas sul e norte de Macapá.

O primeiro deles atende uma solicitação dos moradores do conjunto Oscar Santos. Trata-se da limpeza do campo de futebol que atende tanto os moradores do conjunto quanto do loteamento Ypê.

Outro pedido atendido foi dos moradores da Avenida Iracema Castro dos Santos, no Novo Horizonte. No local, a prefeitura, através da Secretaria de Manutenção Urbanística, realizará limpeza e capina.

Na zona sul, o vereador atendeu solicitação da comunidade do Nova Esperança e requereu da Secretaria Municipal de Obras recuperação asfáltica das ruas Padre Vitório Galiani, Secundino Campo e Pedro de Oliveira Gomes.

Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social

Ações do documento