Notícias

por Interlegis — publicado 08/03/2016 17h31, última modificação 23/05/2025 11h04
Banco de notícias desta Casa Legislativa.

Vereadores e autoridades discutem administração pública e ambiental durante encontro em Macapá.

por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h50, última modificação 08/03/2016 12h50

A Câmara Municipal de Macapá será palco de uma grande reunião entre os presidentes das 16 Câmaras de Vereadores dos municípios do Estado do Amapá.

O encontro será realizado na terça-feira(08), 9h, no plenário Stephan Houat, quando na oportunidade membros do IBAM- Instituto Brasileiro de Administração Municipal, farão o uso da tribuna para explanarem sobre o tema: “Amazônia, Programa de Qualificação da Gestão Ambiental e Serviços gratuitos a serem disponibilizados aos vereadores e câmaras municipais”.

Durante o evento será apresentado o Programa de Qualificação de Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia, executado pelo IBAM, com apoio do fundo Amazônia/BNDES e da Agência Ambiental Estadual.

A iniciativa da reunião foi do presidente da CMM, vereador Acácio Favacho e da vereadora Aline Gurgel, que preside a UVEAP-União das Câmaras de Vereadores do Amapá e tem como objetivo colocar em debate o Desenvolvimento Sustentável das cidades..
“Será algo inédito, pois vamos reunir todos os presidentes de Câmaras Municipais do Amapá. Entendemos que debater os problemas do Estado começa pelo parlamento municipal”. Disse a vereadora Aline Gurgel.

Para o vereador Acácio Favacho, presidente da CMM, o encontro fortalece os parlamentos municipais, pois abre um leque de discussões sobre os problemas de cada município. “O parlamento municipal é onde a população chega primeiro para trazer suas demandas. O vereador tem um papel fundamental na resolução desses problemas. Logo, temos que fortalecer o parlamento e esse encontro será uma grande oportunidade”. Declarou Favacho.

O encontro terá a participação do secretário estadual de Meio Ambiente, Marcelo Creão e do representante do IBAM, Willian Resende de Castro Junior.

A sessão será transmitida pela TV, no canal 24, Rádio Câmara, via aplicativo e na 92,3 FM.

Neuzinha Velasco: Projeto de Lei visa a implantação de medidas e prevenção ao suicídio nas escolas municipais.

por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h52, última modificação 08/03/2016 12h52

A vereadora Neuzinha Velasco, apresentou um Projeto de Lei, que tem como como proposta alertar e promover o debate na escola e na comunidade acerca da questão do suicídio, suas possíveis causas e indicadores auxiliando educadores, pais, familiares e outras pessoas a reconhecerem uma situação de risco de suicida potencial.

Segundo Neuzinha, a medida visa contribuir para a redução dos casos de suicídio entre crianças, pré-adolescentes e adolescentes no Município de Macapá, além de estabelecer uma diretriz para ações integradas envolvendo a população, órgãos públicos e instituições privadas ampliando o debate sobre o problema sob o ponto de vista social e educacional e estimulando o desenvolvimento de ações, programas e projetos na área da educação e prevenção.

“Há mais de uma década que o Amapá figura como um dos estados com maior número de suicídios, levando-se em consideração a média de ocorrência para cada grupo de cem mil habitantes. Não podemos fechar os olhos e fingir que não está acontecendo. Nossa juventude tem sido a maioria das vítimas e tudo isso precisa parra de alguma forma ”. Enfatizou a vereadora.

O Projeto foi lido no plenário da Casa na última semana e seguiu para ser debatido nas Comissões da Casa onde posteriormente será votado e se aprovado, seguirá para a sanção do prefeito.

Marcela Viana - Ascom Ver Neuzinha

8 DE MARÇO DIA INTERNACIONAL DA MULHER.

por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 12h57, última modificação 08/03/2016 12h57

A Câmara Municipal de Macapá, em nome das vereadoras Adrianna Ramos, Aline Gurgel, Neuzinha Velasco e Telma Nery, parabeniza à todas as mulheres pela data.

Câmara de vereadores de Macapá debate gestão ambiental e sustentabilidade.

por danielle.duarte — publicado 08/03/2016 17h35, última modificação 08/03/2016 17h35

Com a presença de representantes do Instituto Brasileiro de Administração Municipal(IBAM) e de presidentes de Câmaras de Vereadores dos demais municípios, a 5ª. sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá(CMM) debateu sobre o tema: “Amazônia, Programa de Qualificação da Gestão Ambiental e Serviços gratuitos a serem disponibilizados aos vereadores e câmaras municipais”.

O vereador Acácio Favacho, presidente da Câmara Municipal de Macapá, considerou o debate fundamental para o crescimento e o desenvolvimento dos municípios no que diz respeito ao monitoramento, descentralização e controle racional do meio ambiente.

A vereadora Aline Gurgel, avaliou positiva a discussão. Para ela, discutir a Amazônia, o desenvolvimento sustentável é sempre um tema importante. “É necessário o envolvimento de todos em torno de uma proposta que é continuar preservando o meio ambiente com a possibilidade do desenvolvimento econômico sustentável”. Pontuou.

O representante do IBAM Willian Resende de Castro, usou a tribuna da CMM, para esclarecer aos vereadores e representantes as vantagens e os desafios de cada município, a partir da aplicação do Programa de Qualificação de Gestão Ambiental – Municípios Bioma Amazônia.

O programa é executado pelo IBAM, com apoio do fundo Amazônia/BNDES e da Agência Ambiental Estadual.

Aline Gurgel fala do projeto “Vereadora na Comunidade”.

por danielle.duarte — publicado 21/03/2016 16h28, última modificação 21/03/2016 16h28

Aline Gurgel fala do projeto “Vereadora na Comunidade”.


A vereadora Aline Gurgel, autora do projeto “Vereadora na Comunidade”, anuncia que continuará este ano com suas andanças nos bairros da capital. Em 2015, Aline Gurgel visitou dez bairros para ouvir as demandas da comunidade, o que resultou em mais de 1.500 requerimentos e 8 projetos aprovados.


Segundo a parlamentar, por intermédio do projeto, a população pôde manifestar suas opiniões, reclamações e sugestões com a proposta de indicar as melhorias para os bairros de Macapá. “Foram inúmeras manifestações e apelos pedindo limpeza de bairros, melhoria do transporte coletivo, serviços de terraplanagem e asfaltamento, além da melhoria da merenda escolar e dos serviços de saúde pública”. Arrematou.


Aline Gurgel ressaltou ainda que o projeto “Vereadora na Comunidade” é o caminho mais rápido para que o parlamentar se aproxime da comunidade. “Todas as demandas levantadas na comunidade foram transformadas em Requerimentos, Indicações e Projetos de Leis. Estamos fazendo nosso papel enquanto vereadora e esperamos que a Prefeitura Municipal de Macapá e o Governo do Estado cumpram sua parte”. Finalizou Aline Gurgel.

 

 

André Lima anuncia audiência pública para discutir critérios para corrida de rua.

por danielle.duarte — publicado 21/03/2016 16h44, última modificação 21/03/2016 16h44

André Lima anuncia audiência pública para discutir critérios para corrida de rua.

O vereador de Macapá André Lima se reuniu nesta segunda-feira(14), na Sala de Comissões da Câmara Municipal de Macapá, com atletas e representantes de corridas de rua da capital.

A reunião foi para discutir e estabelecer critérios durante a realização de eventos relacionados à corrida de rua em Macapá. A proposta, diz o vereador André Lima é elaborar um documento que regularize a organização destes eventos.

Segundo André Lima, com a falta de um marco regulatório na realização e organização destas práticas esportivas, atualmente ocorre muitas falhas desde a organização, realização e premiação dos eventos.

O parlamentar aponta que entre os problemas verificados durante a prova de uma corrida de rua, por exemplo, estão à falta de segurança, de fechamento de vias públicas para a realização das corridas, de melhor atendimento médico aos atletas e a falta de regularidade no pagamento das premiações.

André Lima informou também que a reunião terá continuidade no dia 4 de abril, com a realização de audiência pública na Câmara Municipal de Macapá para debater amplamente o assunto.

Diego Duarte propõe concessão de vale-transporte para servidor municipal.

por danielle.duarte — publicado 30/03/2016 11h47, última modificação 30/03/2016 11h47

Diego Duarte propõe concessão de vale-transporte para servidor municipal.

O vereador Diego Duarte, vice presidente da Câmara Municipal de Macapá, apresentou um Projeto de Lei na sessão desta terça-feira(22), que regulamenta a concessão do vale transporte aos servidores e empregados públicos da administração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Municipal.

Segundo o vereador Diego Duarte, a proposta é reestabelecer a garantia deste beneficio a estas categorias. “Neste cenário de crise econômica no país é inadmissível que benefícios conquistados sejam retirados dos trabalhadores municipais”. Defendeu o parlamentar.

Diante desta realidade, o vereador Diego Duarte propõe por intermédio de Projeto de Lei, a incorporação do vale-transporte nos vencimentos dos servidores do poder público municipal.

O Projeto
Conforme o projeto, só terão acesso ao benefício aqueles servidores que comprovarem a necessidade de concessão do benefício. O pagamento do vale-transporte será de responsabilidade do órgão ou entidade em que o servidor ou empregado estiver lotado. O PL ainda depende de apreciação das comissões internas da Câmara Municipal de Macapá, antes de ser votado e levado para a sansão do prefeito de Macapá Clécio Luis.

Câmara Municipal terá sinal próprio de Rádio FM e TV.

por danielle.duarte — publicado 30/03/2016 11h50, última modificação 30/03/2016 11h50

A interatividade e transparência tem sido as marcas registradas da gestão do presidente Acácio Favacho, frente à presidência do legislativo municipal.

Desde o seu primeiro mandato, Favacho tem investido em ferramentas de comunicação que aproximam o cidadão da sua casa de leis. Primeiro foi a criação do site institucional, depois as páginas nas redes sociais, alimentadas em tempo real, transmissão, via rádio FM para a região do Bailique e Macapá, jornal impresso e ano passado a inauguração da Rádio Câmara de Macapá, que transmite via app http://05.stmip.net:8226/listen.pls?sid=1

 

Na terça-feira(29), Acácio Favacho esteve reunido em Brasília, com o presidente do Senado, Senador Renan Calheiros e o secretário de Comunicação da Câmara Federal, deputado Cleber Verde, tratando da transmissão da TV e Rádio Câmara de Macapá, em sinal aberto para a população de Macapá.

 

"Temos uma estrutura pronta para fazer as transmissões. Pessoal qualificado e estávamos aguardando com ansiedade esta posição do Senado. Agora vamos seguir o andamento dos trâmites legais e muito em breve, vamos estar com o nosso sinal aberto para a nossa população". Pontuou o presidente Acácio Favacho.

 

A reunião entre o presidente da CMM, Acácio Favacho e o presidente do Senado, Renan Calheiros, foi articulada pelo Senador Davi Alcolumbre.

Presidente da Fecomércio usa tribuna da Câmara para defender o incentivo ao turismo

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h12, última modificação 13/04/2016 00h12

Presidente da Fecomércio usa tribuna da Câmara para defender o incentivo ao turismo

Contribuir com a divulgação do turismo local e da economia amapaense. Esta é uma das propostas do vídeo institucional da Federação do Comércio do Estado do Amapá (Fecomércio). 
O presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino da Silva, usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM) nesta terça-feira(29), para difundir a potencialidade do turismo local. Ele veio a convite do vereador André Lima.

Durante a sessão, Eliezir Viterbino destacou que o Amapá é um celeiro de potencialidade turística. O presidente da Fecomércio citou que existem três eixos essenciais que o Estado do Amapá precisa trabalhar de maneira unificada, Governo do Estado e Prefeituras Municipais. “Os eixos são reorganizar os investimentos no setor turístico, melhorar o receptivo do turismo local e buscar atrativos que atraiam mais turistas para visitarem o Amapá”. Pontuou.

O vereador Diego Duarte, que presidiu a sessão ordinária desta terça-feira, considerou o tema importante. Para ele, difundir o turismo amapaense é fundamental para a valorização das potencialidades turísticas e econômicas do Estado.

“A presença do presidente da Fecomércio, Eliezir Viterbino, reforça a disposição de cada vereador aqui na Câmara Municipal para continuar empenhado na divulgação do corredor turístico local que começa por Macapá”, finalizou.

Problemas do bairro Congós são debatidos na Câmara de Vereadores.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h14, última modificação 13/04/2016 00h14

Problemas do bairro Congós são debatidos na Câmara de Vereadores.

O bairro Congós, zona sul de Macapá, foi tema de debate nesta quinta-feira(31), durante a 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá.

A convite da vereadora Aline Gurgel, a presidente da Associação de Moradores do bairro Congós, Marcione da Costa Santana de Moraes, usou a tribuna da CMM para expor os principais problemas que afetam a população daquele bairro.

Segundo Marcione Santana, os principais problemas que afetam o Congós são a falta de água tratada, de energia elétrica, de segurança pública, além de problemas com lixeiras viciadas e a falta de investimento em construção ou reformas de passarelas.

O vereador Acácio Favacho, presidente da Câmara Municipal de Macapá, se comprometeu em enviar documentos à Companhia de Água e Esgoto do Amapá-Caesa e a Companhia de Eletricidade do Amapá-CEA, indicando a correção dos problemas nestas duas áreas no bairro Congós. Acácio também enviará requerimentos à Prefeitura Municipal de Macapá, referente às demandas de responsabilidade do município.

Acácio Favacho: Liberação do sinal de rádio e TV ainda neste semestre.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h16, última modificação 13/04/2016 00h16

Acácio Favacho: Liberação do sinal de rádio e TV ainda neste semestre.

Durante a 10ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira(31), o presidente da casa, vereador Acácio Favacho, falou sobre sua viagem à Brasília nesta semana, para tratar da liberação definitiva de sinais de rádio FM e de televisão para a Câmara Municipal de Macapá.

Segundo o presidente, as negociações para a liberação do sinal da Rádio Senado e da TV Senado, deve ocorrer em breve e aproveitou para destacar os avanços na área de comunicação e interatividade entre o legislativo municipal e a comunidade, implantados durante sua gestão.

“Hoje a Câmara Municipal de Macapá dispõe de um estúdio de rádio moderno e equipado, e ainda, contamos com uma equipe profissional de jornalistas, locutores, técnicos e operacional, capacitada para gerar uma programação voltada à nossa população. Isso é uma grande vantagem para que tenhamos o projeto da rádio e TV Câmara consolidado”. Destacou Favacho.

Acácio Favacho disse ainda que nos próximos dias, uma comissão de vereadores retorna à Brasília para reforçar este pleito. Acácio prevê que ainda este semestre o sinal de rádio e TV para a Câmara Municipal de Macapá esteja liberado.

“Por enquanto, mantemos uma programação 24 horas, via aplicativo, dentro do padrão das melhores emissoras do país”. Concluiu o presidente.

Lucas Barreto pede melhorias para o Conjunto Macapaba

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h18, última modificação 13/04/2016 00h18

Lucas Barreto pede melhorias para o Conjunto Macapaba.

O vereador Lucas Barreto tem feito inúmeras intervenções junto às autoridades públicas com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade de vida da população de Macapá. 
Esta semana, o parlamentar fez indicação ao senador do Amapá Davi Alcolumbre, que apresente Emenda Parlamentar ao Orçamento da União, para aquisição de Academia ao Ar Livre e Parque Infantil para o Conjunto Macapaba, zona norte de Macapá.

O vereador também fez indicação para o senador Randolfe Rodrigues, que apresente Emenda Parlamentar ao Orçamento da União para construção de Creche no Conjunto Habitacional Macapá. Em outra indicação, Lucas Barreto sugere ainda Emenda Parlamentar para a construção de um Posto de Saúde, no mesmo Conjunto Habitacional.

O vereador Lucas Barreto diz que o Conjunto Habitacional Macapaba, que reúne mais de 2 mil famílias, está completamente abandonado por falta de investimentos do Governo do Estado. “A crise financeira enfrentada pelo Governo do Estado, que está parcelando até o salário dos servidores, nos obriga a recorrer a nossa bancada federal para ajudar o município de Macapá”. Explicou Barreto.

Lucas Barreto diz que continuará intervindo com Requerimentos, Indicações, Proposições e até Projetos de Lei, com o objetivo de ajudar na melhoria da cidade de Macapá. “A cidade está precisando de investimentos. São mais de 60 bairros em Macapá, continuaremos fiscalizando, reivindicando e ouvindo a população para tentarmos ajudar a resolver os problemas”. Finalizou.

Vereadores visitam comunidades no Bailique.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h21, última modificação 13/04/2016 00h21

Vereadores visitam comunidades no Bailique.

Os vereadores Nelson Souza, Lucas Barreto e a vereadora Telma Nery, estiveram no fim de semana, participando de várias reuniões com moradores de comunidades do Arquipélago do Bailique. Eles participaram de uma extensa programação na Escola Municipal de Jaranduba, que também contou com a presença do prefeito da capital, Clécio Luis.

Segundo o vereador Nelson Souza, na ocasião o prefeito de Macapá Clécio Luis sancionou a Lei Municipal que altera o nome da Escola Municipal de Jaranduba para Escola Municipal Genivaldo dos Santos, o popular “Genico”, que faleceu em novembro passado.

Nelson Souza diz que Genivaldo dos Santos era um líder comunitário atuante na comunidade Jaranduba, onde atuou por cerca de duas décadas. “A homenagem ao Genivaldo dos Santos, resulta de um Projeto de Lei de nossa autoria, reconhecendo o trabalho do “Genico” em prol do crescimento do Bailique”. Destacou o parlamentar.

Acácio Favacho se despede do PMDB para ingressar no PROS.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h23, última modificação 13/04/2016 00h23

Acácio Favacho se despede do PMDB para ingressar no PROS.

O vereador Acácio Favacho(PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, usou a tribuna da Casa, nesta terça-feira(05) durante a 11ª. sessão ordinária, para agradecer oficialmente aos dirigentes do Partido do Movimento Democrático Brasileiro(PMDB), sigla partidária onde permaneceu por 13 anos. Acácio Favacho ingressou oficialmente no PROS na sexta-feira, 1º. de abril.

Acácio disse que durante dois mandatos como vereador de Macapá, sempre pautou sua vida pública focada nas diretrizes do PMDB. Reiterou que tem consciência que sua passagem pelo PMDB serviu como aprendizado na vida pública, e principalmente nas questões de interesse da população.

Acácio Favacho agradeceu ao presidente do PMDB no Amapá, Gilvam Pinheiro Borges e ao presidente de honra do PMDB, José Sarney e, pelo acolhimento que teve dos dirigentes, filiados e simpatizantes durante o tempo que permaneceu no partido.

PROS
O vereador Acácio Favacho diz que está apto a colaborar e contribuir com o crescimento do PROS, no Estado, principalmente na capital. “Agradeço a minha mãe Francisca Favacho, líder do PROS, no Amapá, que nos acolheu dignamente nesta nova empreitada de nossa carreira política”. Declarou.

A maioria dos demais vereadores presentes à sessão ordinária desta terça-feira, manifestaram apoio ao presidente nas fileiras do PROS, que hoje conta com quatro vereadores na Câmara Municipal de Macapá, Acácio Favacho, Eddy Clay Goés, Carlos Murilo e Aldrin Torrinha.

Lideranças comunitárias de Macapá usam tribuna da Câmara Municipal.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h25, última modificação 13/04/2016 00h25

Lideranças comunitárias de Macapá usam tribuna da Câmara Municipal.

Durante a 11ª. sessão ordinária desta terça-feira(05), da Câmara Municipal de Macapá, o governador do Distrito Lions A 6, Raimundo Nonato da Silva Souza, usou a tribuna da CMM para falar das ações que a instituição desenvolve no Estado e dos 100 anos do Lions Internacional.

Segundo o governador, o Distrito Lions Macapá, está organizando uma extensa programação para o início de maio em homenagem ao centenário da instituição, que segundo Raimundo Nonato, vem atuando em diversas frentes sociais no Estado. O governador veio à CMM, a convite do vereador Antônio Grilo.

A presidente da Associação de Moradores do Bairro Universidade, Maria Madalena Pinheiro da Conceição, também fez uso da tribuna da Câmara Municipal de Macapá. Ela esteve na CMM a convite dos vereadores Marcelo Dias e Diego Duarte.

Maria Madalena Pinheiro pediu apoio dos vereadores para ajudar na resolução de alguns problemas existentes no bairro Universidade, como a falta de abrigo de passageiros, construção e reforma de passarelas e melhoria de ruas e avenidas do bairro.

Auciney Maciel critica a falta de iluminação pública na cidade.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h27, última modificação 13/04/2016 00h27

Auciney Maciel critica a falta de iluminação pública na cidade.

Preocupado com a falta de iluminação pública em diversos trechos de Macapá, o vereador Auciney Maciel está indicando a Companhia de Eletricidade do Amapá(CEA) a troca de lâmpadas e manutenção dos postes de iluminação pública.

Segundo Maciel, a CEA, precisa fazer urgentemente a substituição de luminárias e manutenção do posteamento de energia elétrica da Rua Santos Dumont, entre as Avenidas Henrique Galúcio e Feliciano Coelho, bairro Santa Rita, zona sul da capital.

Auciney Maciel também sugere a CEA, a melhoria do serviço de iluminação pública na Rua Leopoldo Machado, entre as Avenidas Ana Nery e Mae Luzia, bairro Jesus de Nazaré, na zona norte. O vereador diz que tem recebido muitas reclamações contra a CEA por problemas de falta de falta de iluminação pública e de posteamento, nos bairros da capital.

Ruzivan Pontes preocupado com os problemas do Novo Buritizal.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h29, última modificação 13/04/2016 00h29

Ruzivan Pontes preocupado com os problemas do Novo Buritizal.

O vereador Ruzivan Pontes, em visita aos bairros da capital, têm recebido inúmeras reclamações da população, quanto a falta de investimentos e de melhorias nos diversos bairros da capital.

Segundo o vereador, um dos bairros que necessita de atenção urgente é o Novo Buritizal, zona sul de Macapá. Esta semana, Ruzivan Pontes, solicitou a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos-SEMOB, serviços de terraplanagem e asfaltamento da Rua Leopoldo Queiroz Teixeira, no bairro Novo Buritizal.

Ruzivan Pontes pede ainda a Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (SEMUR) serviços de limpeza da Rua Almerindo da Silva Farias, também no Novo Buritizal. O vereador diz que este ano continuará sua agenda de visita aos bairros de Macapá, além de disponibilizar seu gabinete na Câmara Municipal de Macapá para ouvir as demandas, reclamações e sugestões da comunidade. 
.

Câmara Municipal formaliza parceria com a Escola do Legislativo Estadual.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h32, última modificação 13/04/2016 00h32

Câmara Municipal formaliza parceria com a Escola do Legislativo Estadual.

Vereadores de Macapá receberam na manhã desta quinta-feira(07), a visita das deputadas estaduais Edna Auzier e Mira Rocha. Elas vieram em nome da Assembleia Legislativa do Amapá, ofertar uma parceria à Câmara Municipal de Macapá, para a realização de cursos na área de cerimonial e assessoria parlamentar, através da Escola do Legislativo.

A princípio, cada vereador deve indicar um assessor de seu gabinete para participar do treinamento, que deve acontecer no anexo da ALAP, na avenida Santos Dumont.

O vereador Marcelo Dias, autor da lei que cria a Escola do Legislativo Municipal, agradeceu a iniciativa da ALAP e disse que a parceria fortalece os dois parlamentos.

O parlamentar disse ainda que aguarda com ansiedade a implantação da Escola do Legislativo Municipal. “Tivemos uma grande no ano passado, que foi a aquisição do terreno e prédio da Câmara Municipal. Isso vai tornar possível a implantação da nossa escola do legislativo”. Declarou Dias.

Vereador Grilo Idealizador do “Projeto Comunidade em Ação".

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h35, última modificação 13/04/2016 00h41

Vereador Grilo na campanha de combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A população de Macapá tem vivido ultimamente em alerta quanto a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor da Dengue, Febre Chikungunya e o Vírus Zika.

Preocupado com a situação, o vereador Grilo, tem chamado a atenção sobre o assunto, durante suas falas nas sessões ordinárias da Câmara Municipal de Macapá.

O parlamentar destaca o envolvimento da população na ação, principalmente dos cuidados que a população deve ter para ajudar combater a proliferação. 
“Temos que trabalhar a conscientização da comunidade com apoio da mídia e distribuição de informativos. Assim os moradores terão informações suficiente para evitar o mosquito Aedes Aegypti”. Destacou o vereador.

Idealizador do “Projeto Comunidade em Ação”, o vereador Grilo e sua equipe realizam todos os sábados o mutirão de limpeza nas ruas e avenidas da capital, que visa buscar a participação e conscientização dos moradores para as questões ambientais, além de oferecer serviços de capina, roçagem, limpeza de valas e retirada de lixo e entulho.

Câmara aprova dezenas de requerimentos e indicações com o objetivo de ajudar a sanar os problemas de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h36, última modificação 13/04/2016 00h36

Câmara aprova dezenas de requerimentos e indicações com o objetivo de ajudar a sanar os problemas de Macapá.

Durante a 13ª. sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá desta terça-feira(12), os vereadores aprovaram dezenas de Requerimentos e Indicações, baseados nas demandas mais urgentes da comunidade, tanto na área municipal, quanto estadual.

Segundo o vereador Diego Duarte, que presidiu a sessão desta terça-feira, houve a leitura de um Projeto de Lei do vereador Ulysses Parente, que dispõe sobre o direito da mulher à investigação ao exame genético, que detecta a trombofilia, além do respectivo tratamento, quando da prescrição de anticoncepcional no pré-natal e na prescrição de reposição hormonal, na rede pública municipal.

Diego Duarte destacou ainda a leitura de treze Indicações para o Governo do Estado, a maioria sugerindo a Polícia Militar do Amapá, o policiamento preventivo e ostensivo nos bairros de Macapá, entre eles: Marabaixo 2 e 3, Zerão, Laguinho, Amazonas, Jardim Felicidade 1, Congós e Araxá. As demais Indicações apresentadas pelos vereadores tinham endereço certo: As Companhias de Eletricidade do Amapá(CEA) e de Água e Esgoto do Amapá(Caesa), intervindo pela melhoria na qualidade dos serviços ofertados pelas duas empresas.

Foram aprovados também 42 Requerimentos, de autoria da maioria dos vereadores de Macapá. As principais demandas levantadas pelos vereadores e que afetam a população diz respeito a melhoria de ruas e avenidas da cidade e a falta de investimentos no serviço de transporte público da capital.

Câmara aprova projeto de Acácio Favacho para ajudar no combate ao Aedes aegypti.

por danielle.duarte — publicado 13/04/2016 00h39, última modificação 13/04/2016 00h39

Câmara aprova projeto de Acácio Favacho para ajudar no combate ao Aedes aegypti.

O vereador Acácio Favacho(PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, teve projeto aprovado nesta terça-feira(12), durante a 13ª. sessão ordinária.
Segundo Acácio Favacho, o projeto estabelece fiscalização mais rigorosa e aplicação de multa durante as condutas que influenciam na proliferação dos vetores Aedes aegypti e Aedes albopictus, na capital Macapá.

O parlamentar ressalta que as multas a serem aplicadas variam de R$ 176,00 a R$704,00, cujos valores podem ser duplicados em caso de reincidência. A matéria estabelece que o recurso arrecadado pela aplicação da lei seja direcionado ao Fundo Municipal de Saúde para ser gasto especificamente nas ações de controle de doenças endêmicas.

As penalidades deverão ser aplicadas a todos que insistirem em não cooperar com as ações do município e dos agentes de endemias de Macapá. As multas se aplicam desde o cidadão comum a empresários, principalmente borracharias e ferro velhos, que se recusam a adotar medidas preventivas para ajudar a combater o vetor. Acácio diz que mesmo com as políticas públicas já adotadas pelo poder público, o risco de contaminação de doenças como Dengue, Chikungunya, Zika Vírus, Febre Amarela Urbana e indiretamente a Microcefalia é cada vez mais eminente.

O Projeto de Lei de Acácio Favacho segue agora para a sanção do prefeito de Macapá Clécio Luis.

Estacionamento rotativo é debatido na Câmara Municipal de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 03/06/2016 14h10, última modificação 03/06/2016 14h10

O estacionamento rotativo na cidade de Macapá foi tema de um debate nesta terça-feira(19), na Câmara de Vereadores de Macapá.

Conforme os parlamentares presentes, a vagas no centro da cidade ficam ocupadas por um longo período, principalmente pela manhã, dificultando a vida do munícipe que precisa fazer algo no comércio, por exemplo. Ainda segundo os vereadores, as vagas destinadas a pessoas com deficiência também estariam ameaçadas.


PROJETO

Durante a sessão, os vereadores aprovaram ainda Projeto de Lei do vereador Lucas Barreto, que entrou na pauta em caráter de urgência.

A matéria defendida por Lucas Barreto autoriza o estacionamento rotativo gratuito de veículos em frente aos laboratórios de análises clínicas ou de exames médicos, clínica e consultórios médicos, clínicas e consultório odontológicos e clínicas veterinárias.

Ainda conforme o texto do projeto, a sinalização horizontal e vertical em frente a esses estabelecimentos fica sob a responsabilidade da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac).

Na quinta-feira(21), não haverá sessão ordinária, devido ao feriado em homenagem a Tiradentes. As sessões retornam na próxima terça-feira(26), 9h.

Durante este período o parlamento municipal funciona com expediente interno e com as reuniões das comissões parlamentares.


Adrianna Ramos participa do Encontro Nacional de Vereadoras, Assessoras, Diretoras, Procuradoras e Servidoras de Câmaras Municipais.

por danielle.duarte — publicado 29/06/2016 12h35, última modificação 29/06/2016 12h35

O evento é promovido pela União dos Vereadores do Brasil–UVB, no período de 22 a 24 de junho, no Hotel Embaixador, na cidade de Porto Alegre–RS e vai contar com a presença de legisladoras, assessoras, diretoras, procuradoras e gestoras municipais, além de especialistas em gestão pública e personalidades de renome nacional.

 

Segundo a UVB, o objetivo é promover um amplo debate sobre a participação da mulher na política e nos parlamentos municipais, além das políticas públicas para as mulheres, com a missão de elaborar estratégias para melhorar a sua participação no cenário político e nos poderes constituídos.

 

A vereadora Adrianna Ramos(PTB), participa do encontro como palestrante. A parlamentar é Conselheira Federal da OAB/AP, Presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Comissão de Assuntos Internacionais da Câmara Municipal de Macapá e vai abordar o tema “Sororidade”.

 

A palestra da vereadora Adrianna Ramos acontece na sexta-feira(24), 10h.

 

 

Sororidade

A origem da palavra sororidade está no latim sóror, que significa “irmãs”. Este termo pode ser considerado a versão feminina da fraternidade, que se originou a partir do prefixo frater, que quer dizer “irmão”.

É a união e aliança entre mulheres, baseado na empatia e companheirismo, em busca de alcançar objetivos em comum.

Câmara Municipal realiza audiência pública para debater LDO 2017.

por danielle.duarte — publicado 29/06/2016 12h40, última modificação 29/06/2016 12h40
A Câmara Municipal de Macapá, realizou na manhã desta segunda-feira(20), uma audiência pública para discutir a Lei de Diretrizes Orçamentárias-LDO 2017. O objetivo foi debater com os vereadores e a população as diretrizes do orçamento municipal do ano que vem.

A vereadora Aline Gurgel(PRB), presidente da Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária(CTFO), diz que o debate é fundamental para que sejam asseguradas para o orçamento de 2017, as prioridades a serem executadas pelo Executivo Municipal.

A parlamentar destacou que a maioria das propostas são defendidas pela própria comunidade. Ela defende maior participação da população em geral para que o orçamento seja discutido com maior amplitude.

Participaram da audiência pública, lideres comunitários, representantes de bairros, presidentes de associações de moradores, representantes de igrejas, escolas, creches, sindicatos e a população em geral, além de vereadores, servidores municipais e técnicos do legislativo e executivo municipal.

O debate foi mediado pela vereadora Aline Gurgel(PRB) e contou com a presença dos vereadores Ruzivan Pontes (Solidariedade), Gian do Nae(PT do B), Washington Picanço(PSB), Nelson Souza(Rede Sustentabilidade), Allan Ramalho(PSB), Adrianna Ramos(PTB), Eddy Clay Góes (PROS) e João Henrique (PDT).

Acácio Favacho preside sessão solene em homenagem ao IJOMA.

por danielle.duarte — publicado 29/06/2016 12h57, última modificação 29/06/2016 12h57

"Presidir uma sessão solene em homenagem ao Ijoma, é um dos momentos mais importantes da minha vida". A declaração é do vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

Em sessão solene ocorrida nesta quinta-feira(23), os vereadores concederam Votos de Louvor, a 21 personalidades colaboradoras do Instituto do Câncer Joel Magalhães(IJOMA). Na ocasião, os parlamentares aprovaram também o Projeto de Lei (PL) do Executivo Municipal para doação de um terreno ao Instituto para construção de um Centro de Educação, Promoção e Valorização da Vida e Prevenção do Câncer.

Presente a solenidade, o prefeito de Macapá, Clécio Luis, sancionou o PL, transformando em lei, a doação do terreno ao Ijoma.

O vereador Acácio Favacho foi um dos principais articuladores para garantir celeridade e agilidade na análise e aprovação da matéria.

Acácio se emocionou por diversas vezes ao relatar que seu cunhado enfrenta um câncer. "Padre Paulo Roberto, conte não apenas com este vereador, mas com o amigo Acácio Favacho. O senhor é um símbolo vivo de luta contra essa maldita doença. Deus coloca anjos em nossas vidas, o senhor é um deles". Declarou Favacho.

Para o presidente do IJOMA, padre Paulo Roberto, a iniciativa da Câmara Municipal de Macapá, capitaneada pelo vereador Acácio Favacho, demonstra o compromisso social dos vereadores de Macapá com as pessoas vítimas de câncer.

O padre Paulo Roberto enalteceu a determinação do jovem presidente, Acácio Favacho, em promover a homenagem a homens e mulheres que dedicam parte de seu tempo para cuidar de quem precisa, não apenas de saúde, mas de solidariedade e amor.

Os demais vereadores presentes a sessão foram unânimes em reconhecer os relevantes trabalhos que o IJOMA desenvolve em prol das pessoas diagnosticadas com câncer.

Vereador Acácio Favacho cobra mais investimentos para os bairros de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 29/06/2016 13h15, última modificação 29/06/2016 13h15

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), cobrou semana passada mais investimentos do município nos bairros da capital.

Segundo o parlamentar, bairros como Perpétuo Socorro, Centro e Santa Rita, carecem com urgência de maior atenção do poder público municipal.

Acácio Favacho, pediu por meio de requerimentos, serviços de capina e limpeza da praça Radialista Agostinho Nogueira de Souza, no Perpétuo Socorro. O parlamentar defende ainda, a execução de serviços de tapa buraco, na Avenida Padre Júlio Maria Lombaerd, entre a Rua Leopoldo Machado até a orla da Beira Rio. 

O vereador também propôs a revitalização da Rua Marcelo Cândia, entre as Avenidas Fab e Padre Júlio Maria Lombaerd, no Santa Rita. 

Acácio Favacho fez ainda indicações à Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA), pedindo reparo ou reposição de lâmpadas da Praça Radialista Agostinho Nogueira de Souza, no Perpétuo Socorro e no canteiro central da Rua Claudomiro de Moraes, nos Congós.

Eleição da Mesa Diretora - CMM / 2017

por admin publicado 21/12/2016 15h40, última modificação 22/12/2016 16h38
É tornado publico o edital para a eleição da mesa diretora da Câmara Municipal de Macapá para o 1º Biênio 2017/2018
Eleição da Mesa Diretora - CMM / 2017

Câmara Municipal de Macapá

Eleição da Mesa Diretora - CMM/2017

por mcp — última modificação 11/05/2020 13h00

PDF document icon EDITAL N 0012016-MD-CMM .pdf — Documento PDF, 2.70 MB (2831939 bytes)

Eleição da Mesa Diretora - CMM/2017

por mcp — última modificação 11/05/2020 13h00

PDF document icon EDITAL N 0012016-MD-CMM .pdf — Documento PDF, 2.70 MB (2831939 bytes)

Eleitos em 2016 tomam posse na Câmara Municipal de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 05/01/2017 22h37, última modificação 05/01/2017 22h37

A Câmara Municipal de Macapá recebeu no primeiro dia do ano de 2017, os eleitos e diplomados nas últimas eleições municipais, para a solenidade de posse, no plenário Stephan Houat. O evento começou as 16h, com a posse dos 23 vereadores eleitos e reeleitos, pelo município de Macapá.

Foram empossados os vereadores: Cláudio Góes (PDT), Acácio Favacho (PROS), Maraína Martins (PR), Caetano Bentes (PSC), Rinaldo Martins (PSOL), Auciney Maciel (PSDB), Pastor Didio (PRP), Gian do NAE (PT do B), Patriciana Guimarães (PRB), Victor Hugo (PV), Bruna Guimarães (PSDB), Odilson Nunes (PRB), Nelson Souza (Rede), Antônio Grilo (PV), Yuri Pelaes (PMDB), Rayfran Beirão (PR), Marcelo Dias (PPS), Ruzivan Pontes (SD), Diego Duarte (PTN), Japão Baía (PDT), Diogo Sênior (PMB), André Lima (PPL) e Prof.Rodrigo (Rede).

 

Em seguida, ocorreu a posse do prefeito reeleito de Macapá, Clécio Luiz (Rede) e sua vice, Telma Nery (DEM), para a gestão 2017/2020.

 

Conforme preconiza o Art. VI, do regimento interno da Casa, após a posse, foi realizada a eleição da mesa diretora para o biênio 2017/2018. Regimentalmente, toda a solenidade é presidida pelo vereador de maior idade, que tem a responsabilidade de coordenar os trabalhos até a votação para a escolha da nova Mesa Diretora da Casa. Neste ano, coube ao vereador Nelson Souza (Rede).

 

Os vereadores empossados, seus partidos e suas respectivas votações:

  

 

NOME / PARTIDO

VOTAÇÃO

01

Cláudio Góes (PDT)

Rociclaudio Rodrigues da Silva

5.814 - 2,69%

02

Acácio Favacho (PROS)

Acácio Favacho Neto

5.700 - 2,64%

03

Maraína Martins (PR)

Maraina Kellen Martins Souto

4.707 - 2,18%

04

Caetano Bentes (PSC)

Manoel Caetano Bentes Monteiro Neto

4.322 - 2%

05

Rinaldo Martins (PSOL)

Carlos Rinaldo Nogueira Martins

4.236 - 1,96%

06

Auciney Maciel (PSDB)

Auciney Rodrigues Maciel

3.901 - 1,80%

07

Pastor Didio (PRP)

Aristides da Silva Lopes

3.813 - 1,76%

08

Gian do NAE (PT do B)

Giancarlo Darla Pinon Nery

3.775 - 1,75%

09

Patriciana Guimarães (PRB)

Patriciana Guimarães Araujo

3.767 - 1,74%

10

Victor Hugo (PV)

Victor Hugo Carneiro Fernandes

3.708 - 1,71%

11

Bruna Guimarães (PSDB)

Bruna Guimarães Aires da Costa

3.661 - 1,69%

12

Odilson Nunes (PRB)

Odilson Serra Nunes

3.530 - 1,63%

13

Nelson Souza (Rede)

Sebastião Nelson Silva de Souza

3.429 - 1,59%

14

Antônio Grilo (PV)

Antônio de Deus Nunes dos Santos

3.185 - 1,47%

15

Yuri Pelaes (PMDB)

Yuri Pelaes Brito

3.128 - 1,45%

16

Rayfran Beirão (PR)

Rayfran Macedo Barroso

3.114 - 1,44%

17

Marcelo Dias (PPS)

Marcelo de Matos Dias

3.110 - 1,44%

18

Ruzivan Pontes (SD)

Ruzivan de Jesus Pontes da Silva

2.820 - 1,30%

19

Diego Duarte (PTN)

Alison Diego dos Santos Pinheiro 

2.787 - 1,29%

20

Japão (PDT)

Enderson Costa Baia

2.749 - 1,27%

21

Diogo Sênior (PMB)

Diogo Wenceslau Vilhena Senior

2.555 - 1,18%

22

André Lima (PPL)

Andre Luiz Alves de Lima

2.534 - 1,17%

23

Professor Rodrigo (REDE)

Rodrigo Souza Gomes

2.090 - 0,97%

 

 

Acácio Favacho é reeleito presidente da Câmara de Vereadores de Macapá

por danielle.duarte — publicado 05/01/2017 22h49, última modificação 05/01/2017 22h49

A Câmara Municipal de Macapá elegeu na tarde de domingo (01), a nova mesa diretora para o biênio 2017/2018.

A solenidade iniciou com a posse dos 23 vereadores eleitos e reeleitos em 2016 e do prefeito e sua vice-prefeita da capital do Amapá.

Logo em seguida, conforme preconiza o Art. VI, do regimento interno da Casa, os parlamentares deram inicio a votação para escolha da nova mesa da Casa.

Regimentalmente, toda a solenidade é presidida pelo vereador de maior idade, que tem a responsabilidade de coordenar os trabalhos. Neste caso, coube ao vereador Nelson Souza (Rede).

 

Duas chapas estavam concorrendo: Chapa A, presidida por Acácio Favacho (PROS) e os vereadores Diego Duarte (PTN), 1º. vice-presidente; Pastor Didio (PRP), 2º. vice-presidente; Yuri Pelaes (PMDB), 1º secretário e Marcelo Dias (PPS), como 2º secretário.

 

A chapa B foi composta com o vereador Gian do Nae (PT do B), que incluía os vereadores Nelson Souza (Rede), 1º. vice-presidente; Antônio Grilo (PV), 2º. Vice-presidente; Maraína Martins (PR), 1ª. secretária e Bruna Guimarães (PSDB), 2ª. secretária.

 

A eleição se deu por meio de voto aberto e venceu a chapa A.

 

Acácio Favacho (PROS) foi reeleito com 13 votos contra 10. E agora vai conduzir o parlamento macapaense pela terceira vez.

 

A mesa diretora da CMM – biênio 2017/2018:

 

Acácio Favacho (PROS) – presidente

Diego Duarte (PTN) - 1º. vice-presidente

Pastor Didio (PRP) - 2º. vice-presidente

Yuri Pelaes (PMDB) - 1º secretário

Marcelo Dias (PPS) - 2º secretário.

Câmara Municipal prepara estrutura para receber novos vereadores.

por danielle.duarte — publicado 05/01/2017 22h55, última modificação 08/02/2017 16h14

A Câmara de Vereadores de Macapá está preparando as suas dependências para receber seus novos parlamentares que iniciam suas atividades a partir do dia 4 de fevereiro – Dia do aniversário de Macapá.

O presidente reeleito da Casa, vereador Acácio Favacho (PROS), afirmou que a limpeza e readequação nos gabinetes, devem ficar prontas em tempo hábil para serem entregues aos novos parlamentares.

Desde que assumiu a presidência da CMM, Acácio Favacho (PROS), tem mantido um diálogo permanente com todos os vereadores, independente de cor partidária. Da mesma forma com os demais poderes institucionais.

“Fazer política em que as ideologias partidárias não atrapalhem o objetivo de trabalhar pelo município, mantendo um relacionamento respeitoso entre vereadores e os demais poderes”. Define Acácio Favacho (PROS).

Dreiser Alencar é empossado vereador de Macapá

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 16h07, última modificação 08/02/2017 16h07

Dreiser Alencar é empossado vereador de Macapá

A Câmara Municipal de Macapá (CMM) empossou na manhã desta quarta-feira (18), o vereador Dreiser de Almeida Alencar, 42. Ele assumiu a vaga deixada pelo vereador licenciado André Lima (PPL), nomeado pelo prefeito de Macapá, Clécio Luis (Rede) para o cargo de diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transportes de Macapá (CTMac).

Dreiser Alencar foi empossado pelo vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM. A solenidade aconteceu na sala de reunião dos vereadores e contou com a presença de vereadores e do senador Randolfe Rodrigues (Rede).

Dreiser é evangélico, professor universitário e filho do pastor Oton Miranda de Alencar, atual presidente da igreja Assembleia de Deus - a Pioneira.

Eleições
Nas últimas eleições municipais, Dreiser Alencar, disputou uma vaga de vereador pelo partido Rede Sustentabilidade. Ele obteve 1.952 votos, e ocupou o cargo de primeiro suplente pela coligação Unidade Popular, composta pelos partidos Rede, PPL e PC do B.

O parlamentar disse que vai atuar com foco nas áreas de saúde, transporte público, família, direitos da criança e do adolescente e religião. Dreiser Alencar é casado com Zilmara Richene Alencar e pai de duas meninas.

Câmara Municipal de Macapá completa 47 anos de criação

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 16h12, última modificação 08/02/2017 16h12

Câmara Municipal de Macapá completa 47 anos de criação

No mês de janeiro, a Câmara Municipal de Macapá (CMM) completa 47 anos de criação. O processo de instalação do Legislativo Municipal iniciou uma nova fase na política amapaense e em quase cinco décadas de atuação, a CMM tem contribuído com o desenvolvimento e a história da população macapaense.

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM – pela terceira vez consecutiva, aproveitou a data para se congratular com os demais parlamentares e a comunidade. “Reconhecemos o importante papel que a Câmara Municipal tem na defesa dos interesses do povo macapaense e sinto-me honrado em fazer parte dessa história”. Declarou Favacho.

Desde que assumiu a presidência da CMM pela primeira vez, Acácio Favacho tem dotado o Legislativo Municipal de uma infraestrutura necessária para atender os 23 vereadores, assessores, servidores da casa e a população em geral. Inclusive com reformas e adaptações para garantir maior comodidade a todos.

“Nesta XII Legislatura não será diferente. Vamos honrar o compromisso firmado com o nosso povo e, com uma grande responsabilidade de administrar mais uma vez esta Casa”. Concluiu o presidente Acácio.

A Câmara Municipal de Macapá ainda encontra-se em recesso parlamentar. A retomada das sessões ordinárias será na próxima terça-feira, 07 de fevereiro. Neste momento os gabinetes dos 23 vereadores recebem serviços de reformas e adaptações, por iniciativa de cada parlamentar.

Câmara de Vereadores de Macapá adia sessão solene de 4 de Fevereiro.

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 16h16, última modificação 08/02/2017 16h16

Câmara de Vereadores de Macapá adia sessão solene de 4 de Fevereiro.

A sessão solene do dia 04 de fevereiro, na Câmara de Vereadores, em comemoração ao aniversário de Macapá, ocorrerá em outra data a ser definida pela mesa diretora da Casa.

A informação foi data nesta quarta-feira (1), pela secretaria geral da CMM. O motivo foi os serviços de adequação, que estão em andamento, na estrutura dos gabinetes dos vereadores e demais dependências do prédio.

O início dos trabalhos legislativos que seria nesta quinta-feira (02), também foi transferido para a próxima quinta-feira (07), em função da agenda do prefeito Clécio Luiz.

Nesta sessão será apresentado o Plano de Governo para o município de Macapá, previsto no Artigo 222, Parágrafo Único, Inciso II, da Lei Orgânica do Município.

Parabéns Macapá

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 17h15, última modificação 08/02/2017 17h15

Câmara de Vereadores de Macapá retorna do recesso parlamentar nesta terça (07).

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 17h19, última modificação 08/02/2017 17h19

Câmara de Vereadores de Macapá retorna do recesso parlamentar nesta terça (07).

A Câmara Municipal de Macapá retorna do recesso parlamentar nesta terça (07), 9h, com a primeira sessão ordinária da 12ª legislatura do parlamento macapaense.

Dos 23 vereadores empossados no dia 1º. de janeiro, 14 vão ocupar o cargo pela primeira vez. São eles: Cláudio Góes (PDT), Maraína Martins (PR), Caetano Bentes (PSC), Rinaldo Martins (PSOL), Pastor Didio (PRP), Patriciana Guimarães (PRB), Victor Hugo (PV), Bruna Guimarães (PSDB), Odilson Nunes (PRB), Yuri Pelaes (PMDB), Rayfran Beirão (PR), Japão Baía (PDT), Prof.Rodrigo (Rede) e Dreizer Alencar (Rede).

Os reeleitos são: Acácio Favacho (PROS), Auciney Maciel (PSDB), Gian do NAE (PT do B), Nelson Souza (Rede), Antônio Grilo (PV), Marcelo Dias (PPS), Ruzivan Pontes (SD), Diego Duarte (PTN) e Diogo Sênior (PMB).

O vereador Acácio Favacho (PROS), preside pela terceira vez consecutiva o parlamento municipal, ao lado de Diego Duarte (PTN), 1º. vice-presidente; Pastor Didio (PRP), 2º. vice-presidente; Yuri Pelaes (PMDB), 1º secretário e Marcelo Dias (PPS), como 2º secretário. A nova mesa diretora comandará os trabalhos legislativos para o biênio 2017/2018.

Durante a sessão, o prefeito de Macapá, Clécio Luiz (Rede), deve apresentar o Plano de Governo para o município de Macapá, previsto no Artigo 222, Parágrafo Único, Inciso II, da Lei Orgânica do Município.

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores de Macapá são realizadas às terças e quintas-feiras, 9h, no plenário Stephan Houat.

Primeira sessão ordinária da 12ª legislatura do parlamento macapaense

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 17h21, última modificação 08/02/2017 17h21

A Câmara Municipal de Macapá retorna do recesso parlamentar nesta terça (07), 9h, com a primeira sessão ordinária da 12ª legislatura do parlamento macapaense.

O prefeito da capital do Amapá, Clécio Luiz, e a vice-prefeita, Telma Nery, participam da sessão.

Câmara de Vereadores volta do recesso e realiza a primeira sessão ordinária de 2017.

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 17h25, última modificação 08/02/2017 17h25

Câmara de Vereadores volta do recesso e realiza a primeira sessão ordinária de 2017.

A Câmara Municipal de Macapá realizou na manhã desta terça-feira (07), no plenário Stephan Houat, a primeira sessão ordinária do ano. A reunião marca o inicio dos trabalhos legislativos de 2017.

A sessão foi presidida pelo vereador Acácio Favacho (PROS), e contou com a presença da maioria dos vereadores, autoridades, secretários municipais, do prefeito de Macapá, Clécio Luis, a vice prefeita, Telma Nery e a comunidade que lotou as galerias.

O prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede) usou a tribuna para fazer a leitura da Mensagem do Executivo Municipal e aproveitou para fazer uma avaliação de seu primeiro mandato, reconhecendo a postura republicana da Câmara Municipal, sob a presidência do vereador Acácio Favacho. Clécio disse que a Prefeitura de Macapá quer manter o clima de integração, respeito e independência entre os dois poderes.

O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho (PROS), recepcionou a todos dando boas vindas aos seus pares, e pedindo o empenho de todos na condução do legislativo municipal.

Acácio entende que diante do cenário de crise financeira instalada no país e com reflexos para as capitais, o clima entre Câmara Municipal de Macapá e Prefeitura de Macapá será republicano. “O Legislativo Municipal está pronto para debater e aprovar todos os projetos do Executivo Municipal e desta Casa de Leis, que sejam de interesse da população”. Declarou.

Favacho anunciou que nesta XII Legislatura, a Câmara Municipal de Macapá fará uma atuação ainda mais descentralizada. “Iremos levar a Câmara Municipal através das sessões itinerantes a todos os bairros de Macapá, além de pautar o debate sobre a reformulação do Plano Diretor do Município”. Pontuou.

Diante da possibilidade de um reajuste nas tarifas do transporte coletivo na capital. O presidente da Casa antecipou que na próxima semana, a CMM, vai solicitar a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a instalação do Conselho de Transporte Coletivo, que reúne representantes do Executivo Municipal, do Legislativo Municipal, dos estudantes, dos moradores e da CTMac. “Nos últimos anos, o reajuste da tarifa de ônibus em Macapá tem sido judicializado. O debate deve sim passar pela apreciação da Câmara Municipal e da Prefeitura”. Concluiu.

As sessões ordinárias da Câmara Municipal de Macapá são realizadas nas terças e quintas-feiras, 9h.

Vereador Diego Duarte fala sobre expectativas para o segundo mandato na Câmara de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 08/02/2017 17h27, última modificação 08/02/2017 17h27

Na primeira Sessão Ordinária de 2017, Vereador Diego Duarte fala sobre expectativas para o segundo mandato na Câmara de Macapá.

Na condição de primeiro Vice-Presidente da Mesa Diretora, o Vereador Diego Duarte – PTN/MCP, participou da primeira Reunião Ordinária de 2017, que marcou o início da XII Legislatura na Câmara Municipal de Macapá.

Esta é a terceira vez consecutiva que o parlamentar vai ajudar a dirigir os trabalhos da Casa, como primeiro vice-presidente, sem deixar de lado sua atuação junto à população. No mandato anterior, Diego Duarte foi um dos vereadores que mais apresentaram e aprovaram projetos, requerimentos e indicações.

“Vamos continuar com esse propósito neste segundo mandato. Manter o mesmo ritmo de atuação, com as atenções voltadas para as principais demandas da população.” argumentou o vereador.

A sessão de início dos trabalhos foi quase toda destinada à Mensagem do Prefeito da Capital, conforme prevê o Regimento Interno da Câmara, mas a partir da próxima quinta feira, 09, a pauta se intensifica com a votação de matérias e a formação das 11 Comissões Permanentes da Casa. Desde o dia 1º de Janeiro, quando ocorreu a posse, os 23 parlamentares eleitos para o quadriênio 2017/2020, se movimentam nos bastidores, preparando as estruturas dos gabinetes e elaborando matérias com as demandas das diversas comunidades macapaenses, visitadas durante o recesso parlamentar.

“Estamos iniciando hoje as sessões ordinárias, mas o trabalho de bastidores foi mantido. Tudo para que a Casa ficasse pronta para atuar e atender os anseios da sociedade que nos elegeu.” explicou Diego Duarte.

Vereador Odilson Nunes afirma que fará um mandato popular

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 14h56, última modificação 09/02/2017 14h56

Vereador Odilson Nunes afirma que fará um mandato popular

Eleito com 3.530 votos pelo PRB, o empresário Odilson Nunes, está entre os 14 novos vereadores de Macapá, que integram a XII legislatura da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

Durante a primeira sessão deste ano, o parlamentar destacou que fará um mandato popular, com foco na educação, saúde, social, esporte, religião e infra-estrutura.

Odilson Nunes diz que durante a campanha teve a oportunidade de visitar muitos bairros e distritos de Macapá. “Em minhas andanças pelos bairros conheci a realidade e as demandas mais emergentes de cada local por onde passei”. Pontua.

O parlamentar disse que a falta de infra-estrutura nas áreas de ressacas, nas palafitas, é uma questão que preocupa, e que merece atenção imediata. “Iremos elaborar projetos e proposições com o objetivo de ajudar a melhorar a vida das pessoas que residem nestes locais insalubres”. Destacou.

O vereador espera contribuir com esta nova legislatura e principalmente com a elaboração de Projetos de Lei, Requerimentos, Indicações e Proposições, que atendam os interesses da população de Macapá. “Não sou mais o vereador dos 3.530 eleitores que votaram em mim, mas sim um parlamentar eleito para representar toda a população macapaense”.

Vereador Ruzivan Pontes: Um mandato de desafios e lutas pelo povo de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 15h05, última modificação 09/02/2017 15h05

Vereador Ruzivan Pontes: Um mandato de desafios e lutas pelo povo de Macapá.

Em seu terceiro mandato, o vereador Ruzivan Pontes (SD), vai continuar sua luta em defesa da população macapaense. Uma de suas bandeiras nesta nova legislatura será a cobrança junto ao Executivo Municipal do cumprimento das leis de sua autoria já aprovadas. “Vamos intensificar as fiscalizações junto à Prefeitura de Macapá, cobrando a execução das leis de nossa autoria. Muitas, ainda não saíram do papel”. Denuncia.

Nos dois primeiros mandatos, Ruzivan Pontes, foi autor de diversos Projetos de Lei, que contribuíram com o desenvolvimento da capital. “Nossas leis beneficiam diversos segmentos da sociedade”. Pontua Pontes.

O parlamentar ressaltou que vai priorizar também a elaboração de Projetos de Leis, Requerimentos e Indicações nas áreas de educação, saúde, emprego, social, meio ambiente, juventude, acessibilidade e infraestrutura.

“Nosso gabinete está de portas abertas para nossa comunidade para fazermos um mandato cada dia mais participativo”. Finaliza Ruzivan Pontes.

Vereador Nelson Souza defende uma legislatura republicana.

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 15h25, última modificação 09/02/2017 15h25

Vereador Nelson Souza (Rede), reeleito para o seu terceiro mandato, prevê uma legislatura produtiva e com grandes conquistas. O parlamentar avalia que a relação entre o Legislativo e o Executivo Municipal deve ser a mais republicana possível.

O vereador, que continua como líder do Governo Municipal na Câmara de Vereadores de Macapá, reconheceu nesta terça-feira (07), durante a primeira sessão ordinária da CMM deste ano, que “O Legislativo Municipal teve um comportamento republicano o tempo inteiro, gerando um clima de maior estabilidade e confiança entre os dois poderes”.

Nelson Souza ressaltou que, em quatro anos, o prefeito Clécio Luis conseguiu avançar em todas as áreas. “A Prefeitura de Macapá tem mais quatro anos para ajudar a desenvolver Macapá. E nós vereadores temos papel fundamental na contribuição com o desenvolvimento da capital”, finalizou.

Bancadas da Câmara de vereadores definem novas lideranças

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 15h37, última modificação 09/02/2017 15h37

Os vereadores que integram a XII legislatura da Câmara Municipal de Macapá definiram na sessão ordinária desta quinta-feira (09), os líderes das bancadas partidárias.

O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho (PROS), recebeu a informação das legendas e deu publicidade, ainda durante a sessão. Ele saudou a todos os líderes partidários e desejou boa sorte na condução de seus trabalhos. “Os líderes exercem um papel fundamental na construção e proposição de políticas públicas, representando as demandas populares junto ao governo municipal”. Destacou.

Acácio Favacho destacou também a postura dos parlamentares que exercem este papel. “É uma construção de unidade com respeito às diferenças entre as legendas, sempre mantendo o respeito e o alto nível do debate político”. Concluiu Acácio.

Os líderes são responsáveis por nortear os processos de discussão e votação das proposições parlamentares e unificam os discursos das bancadas.

As lideranças ficaram definidas assim:

PSDB Vereadora Bruna Guimarães – líder

PV Vereador Grilo – líder

PRB Vereadora Patriciana Guimarães – líder
Vereador Odilson Nunes – vice-líder

Rede Vereador Prof. Rodrigo – líder
Vereador Dreiser Alencar – vice-líder

PDT Vereador Claudio Góes – líder
Vereador Japão Baia – vice-líder

PR Vereadora Maraína Martins – líder
Vereador Rayfran Beirão – vice-líder

PSC / PSOL / PT do B Vereador Gian do Nae – líder
Vereador Caetano Bentes – vice-líder

PMDB / SD / PROS Vereador Ruzivan Pontes – líder

PPS / PTN / PRP / PMB Vereador Diogo Senior – líder

Papel das lideranças

Uma das atribuições do colégio de líderes é chegar a um consenso acerca de determinadas proposições, seja do Executivo e do Legislativo, que serão incluídas na Ordem do Dia.

Além de nortear a discussão e a votação de propostas, os líderes partidários acumulam uma série de atribuições ligadas à articulação política no legislativo municipal. Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem representa: partido, bloco parlamentar, governo e oposição.

No plenário, o líder orienta sua bancada com relação aos votos e dispõe de um tempo na tribuna destinado especificamente para as comunicações das lideranças.

As sessões na Câmara Municipal de Macapá acontecem as terças e quintas-feiras, 9h.

SECOM CMM

Vereador Caetano Bentes propõe que tarifa seja discutida em audiência pública na Câmara de Macapá

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 23h32, última modificação 09/02/2017 23h32

Em pronunciamento nesta manhã, 9, durante sessão na Câmara Municipal, o vereador de Macapá, Caetano Bentes, reafirmou ser contra o aumento da tarifa de ônibus, proposta sugerida pelo Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap). De acordo com a proposta, o aumento, dos atuais R$ 2,75, subiria para R$ 3,40. O vereador garante que irá realizar uma grande audiência pública para discutir o assunto, e atualizar a Lei Municipal 239, que tem mais de 30 anos.

“Não podemos permitir que mais uma vez a corda arrebente do lado mais fraco, e, respondendo aos questionamentos, sou contra o aumento da tarifa e irei continuar a lutar para que as decisões sobre transporte público sejam discutidos com a sociedade”, disse o vereador. Enquanto presidente da União dos Estudantes Secundaristas do Amapá (UECSA), Caetano Bentes conseguiu reduzir a tarifa de R$ 1,20 para R$ 1,00, feito considerado histórico no movimento estudantil amapaense.

De acordo com Caetano, a Lei Municipal que instituiu a meia-passagem é de 1985, foi regulamentada em 1997, e rediscutida em 2005, pelo Conselho Municipal de Transportes, PMM e Ministério Público. A Lei está totalmente desatualizada, e desde a primeira gestão do então prefeito João Henrique, as decisões relacionadas á tarifa de ônibus, foram intermediadas pela Justiça, e decididas através de Termo de Ajuste de Conduta (TAC). “Não podemos mais permitir que a Justiça faça o papel que cabe à Prefeitura, vereadores e sociedade, temos que assumir nosso papel, fiscalizar, atualizar as leis e intermediar as discussões”.

O vereador chamou a atenção para o fato do Setap ter protocolado a proposta de reajuste na Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac), sem debater com a população. “O Setap fez a parte dele, de pedir reajuste de acordo com sua planilha, mas o processo tem que seguir os trâmites, e eu estou vigilante na Câmara. Os estudantes precisam de oportunidades para estudar e se capacitar, e com este valor, é impossível que tenham acesso ao transporte público e à educação”.

Assessoria do Vereador Caetano Bentes

Vereadores de Macapá debatem diversos problemas da capital.

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 23h39, última modificação 09/02/2017 23h39

A Câmara Municipal de Macapá (CMM) aprovou nesta quinta-feira (09), as primeiras matérias defendidas pelos vereadores da XII legislatura. As propostas foram aprovadas durante a realização da 2ª. sessão ordinária da CMM.

Durante a reunião, o vereador Gian do NAE (PT do B) defendeu vários Projetos de Lei. Um que propõe a instituição da Central de Conciliação e outro que autoriza o Poder Executivo Municipal a conceder aumento no valor da tarifa do transporte de passageiros (Taxi).

O vereador Marcelo Dias (PPS) também defende três projetos: O primeiro dispõe sobre a obrigatoriedade da contratação, formação, atualização e manutenção de Brigada Profissional, composta por Bombeiros Profissionais Civis, em estabelecimentos. O segundo trata sobre a instituição do passe livre aos grupos de escoteiros(as), desbravadores(as), e alunos(as) dos projetos sociais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros Militar, nos coletivos urbanos de Macapá. Marcelo Dias propõe ainda a regulamentação de publicidade em transporte de passageiros, modalidade Táxi.

Indicações

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira (09), foram lidos também indicações de autoria dos vereadores Antônio Grilo (PV) e Rayfran Beirão (PR). As matérias dos dois parlamentares fazem indicação ao Governo do Estado e aos três senadores do Amapá para apresentarem Emenda ao Orçamento da União para obras de reforma do Centro de Convivência do Perpétuo Socorro e construção de Unidade Básica de Saúde com equipamentos no bairro Pantanal.

Os vereadores aprovaram ainda 19 requerimentos. As matérias foram de autoria dos vereadores Gian do NAE, Antônio Grilo, Caetano Bentes, Pastor Didio, Rayfran Beirão, Acácio Favacho e Claudio Góes.

Vereador Acácio Favacho pede melhorias para os bairros Marabaixo, Novo Horizonte e Central

por danielle.duarte — publicado 09/02/2017 23h50, última modificação 10/02/2017 14h33

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), apresentou diversos requerimentos pautados nos problemas que afligem a comunidade.

Entre os pedidos defendidos por Acácio Favacho está o pedido ao diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), André Luiz Alves de Lima, da construção de abrigo de passageiros nos bairros Marabaixo 1,2,3 e 4, cujos usuários enfrentam chuva e sol por falta de abrigos de passageiros nestes locais.

O parlamentar propôs ainda ao Secretário Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), Claudiomar Rosa da Silva, serviços de limpeza e retirada de entulhos na Rua 8, entre as Avenidas 4 e 7, no Marabaixo 1. O mesmo serviço foi proposto para a Rua Iracema Castro Santos, entre as Avenidas 5 e Sebastião Lamarão, bairro Novo Horizonte.

Acácio Favacho também defende a execução dos serviços de tapa-buraco em toda a extensão da Avenida Duque de Caxias, no Centro, além de serviços de asfaltamento de um trecho da Rua Iracema Castro Santos, bairro Novo Horizonte.

Vereadores definem na próxima semana os membros das Comissões Permanentes.

por danielle.duarte — publicado 10/02/2017 14h06, última modificação 10/02/2017 14h06

Na próxima segunda-feira (13), os 23 vereadores de Macapá se reúnem para definir os novos membros das Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Macapá, desta XII legislatura - biênio 2017/2018.

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da CMM, ressaltou que as comissões permanentes se destinam a realizar estudos, investigações, além de apresentar proposições à Câmara.

Favacho explicou que cabe as comissões permanentes a realização de audiências públicas com entidades da sociedade civil. As comissões recebem ainda petições, reclamações, representações de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades públicas.

A composição das Comissões Permanentes da CMM:

1- Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)
2- Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO)
3- Comissão de Educação, Cultura e Desportos (CECD)
4- Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS)
5- Comissão de Indústria, Comércio e Serviços Públicos (CICSP)
6- Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM)
7- Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC)
8- Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA)
9- Comissão de Legislação Participativa (CLP)
10- Comissão de Viação e Transportes (CVT)
11- Comissão Permanente de Assuntos Internacionais (CAI)

A escolha do presidente das comissões será decidida entre os próprios representantes. Em seguida, as indicações serão homologadas pelo presidente da CMM, vereador Acácio Favacho (PROS).

Meu mandato será participativo, declara vereador Dreiser Alencar.

por danielle.duarte — publicado 10/02/2017 14h12, última modificação 10/02/2017 14h12

Debutante na política Amapaense, o vereador Dreiser Alencar (REDE), que assumiu a vaga deixada pelo vereador licenciado André Lima (PPL), que responde a frente da CTMac, disse que quer fazer um mandato participativo, ouvindo as necessidades e anseios da população macapaense.

O vereador que agora ocupa o cargo, destaca que irá fazer um trabalho com participação popular, com objetivo de conhecer seus anseios e necessidades e trabalhar para que todos tenham melhor qualidade de vida.

“Durante o mandato quero deixar consolidado meu nome no parlamento, como fiscal do povo e com isso contar com o apoio da população, por meio de suas lideranças comunitárias, sindicais e de movimentos sociais. Assim, conclamo para que juntos possamos cobrar da gestão municipal ações que venham ao encontro da população, principalmente dos mais carentes, mas sem esquecer do dever, como cidadão, de cuidar da nossa cidade” disse o vereador.

Dreiser Alencar destaca ainda que as prioridades do mandato devem ser realizadas com agilidade destacando as áreas de saúde, transporte público, família, direitos da criança e do adolescente e meio ambiente. “Anseio por nossa cidade mais bonita e um povo mais feliz, consciente de seu papel como cidadão macapaense. Me coloco a disposição da prefeitura para contribuir com o desenvolvimento de nosso município.” Finalizou.

Dreiser Alencar

Dreiser de Almeida Alencar é macapaense, tem 42 anos, casado com Zilmara Richene Alencar e pai de duas meninas Yasmin e Abigail. Filho de Oton e Juracy Alencar, Professor da Universidade do Estado do Amapá e formado em Design pela Universidade do Estado do Pará, com especialização em Engenharia do Produto pela PUC- PR. Pastor evangélico na Igreja Assembleia de Deus – A Pioneira.

Imbuído por um propósito de lutar para que as pessoas, independente de credo, raça ou posição social, tenham seus direitos respeitados e garantidos. A fim de construirmos uma sociedade mais justa e consciente de seus direitos e deveres. Ressalta que devemos nos importar mais uns com os outros e todos com o meio em que vivemos.

Fernanda Picanço
Assessoria de Imprensa 
Ver. Dreiser Alencar

Vereador Diogo Senior é líder de bancada partidária no parlamento Municipal.

por danielle.duarte — publicado 10/02/2017 14h14, última modificação 10/02/2017 14h14

Vereador Diogo Senior é líder de bancada partidária no parlamento Municipal.

A decisão foi anunciada pelo presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), Acácio Favacho (PROS), na 1ª sessão ordinária deste ano, que ocorreu na terça-feira, 9, no plenário da Casa de leis. Os líderes de cada Bloco Partidário foram definidos pela nova bancada de vereadores que integram XII Legislativa.

O Bancada do bloco liderada pelo vereador Diogo Senior, eleito pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) é formado pelos vereadores Marcelo Dias(PPS), Diego Duarte(PTN) e vereador Pastor Dídio(PRP).

Em entrevista, o vereador Diogo Senior, disse está honrado em liderar um bloco parlamentar composto por vereadores idôneos e com vontade de trabalhar pela melhoria do município. “Como líder de bancada, pretendo promover o debate e após um consenso, bem representar meus pares e os anseios da população macapaense, levando um discurso único e respeitoso, e sempre obedecendo a lei no processo de discussão e votação das proposituras na Câmara Municipal”, afirmou o legislador.

Após a entrevista o vereador fez uso da tribuna e reforçou que o tema “família” será a sua principal bandeira de luta dentro da CMM. O vereador demonstrou sua preocupação com os adolescentes de hoje. Lembrou de quando estava à frente do Conselho Tutelar da Zona Sul de Macapá em 2011, ter atendido uma mãe desesperada que tinha apenas o sonho de retirar seu filho das drogas. “Antes, o sonho de um pai e de uma mãe era que o filho terminasse uma faculdade e ingressasse no serviço público, hoje o sonho é que seus filhos não entrem no mundo das drogas e da prostituição, aí eu percebo o quanto as nossas crianças e nossos adolescentes estão perdidos”, explicou o vereador.

Na ocasião, Diogo sênior citou o vereador Caetano Bentes relembrando os trabalhos realizados em prol da criança e do adolescente enquanto Conselheiros Tutelares da Zona Sul de Macapá. Em seguida, finalizou seu discurso convidando os demais vereadores de Macapá e de outros municípios do Estado, as famílias e a sociedade para fazer uma corrente de apoio e fortalecimento das famílias e da garantia dos direitos da criança e do adolescente.

Selma Cunha
Ascom Vereador Diogo Senior

Vereador Didio agradece os votos recebidos durante 2ª sessão ordinária de 2017.

por danielle.duarte — publicado 10/02/2017 14h15, última modificação 10/02/2017 14h15

Durante segunda sessão ordinária de 2017, o vereador pastor Didio usou a tribuna do plenário da Câmara de Vereadores de Macapá para agradecer os 3.813 votos obtidos nas eleições municipais de 2016.

Em seu discurso, o parlamentar citou que foi a mão de Deus que lhe conduziu até o mandato agradeceu ao pr Guaracy Jr e bispo Guaracy Silveira e a todas as lideranças e povo evangélico em geral pelo resultado tão significativo obtido nas urnas no dia 02 de outubro, sendo eleito o 7º vereador mais votado em Macapá.

“Quero expressar minha gratidão a minha esposa, meus filhos, enfim a todos que confiaram em mim para representá-los. Aproveito também para reafirmar que iremos lutar por uma Macapá cada vez melhor.”, disse o vereador Didio.

O parlamentar destacou ainda o atual cenário do país. “sabemos que o Brasil está enfrentando um momento muito difícil, estamos vivendo em nossa capital o reflexo de tudo o que está acontecendo no país, o desemprego é notório. Basta analisarmos o cenário atual e principalmente nas demandas que chegam diariamente para cada um de nós vereadores, vários pais de famílias que vem até nós na esperança de conseguir um emprego. Minha missão como parlamentar é lutar para que este cenário mude"

O vereador pastor Didio encerrou seu pronunciamento deixando uma mensagem de esperança a todos " não percam a esperança e a fé, por mais difícil que esteja a situação ela não vai durar a vida toda vai passar. Vamos continuar lutando e que Deus abençoe a todos” concluiu pastor Didio Silva.

Assessoria do Vereador Didio.

Vereadora Maraína Martins: Um mandato em prol da juventude e do empreendedorismo.

por danielle.duarte — publicado 10/02/2017 21h23, última modificação 10/02/2017 21h23

“Juventude e empreendedorismo”. Esta será uma das principais bandeiras de lutas da vereadora Maraína Martins (PR), que recebeu 4.707 votos, tornando-se a vereadora mais votada em Macapá.

A parlamentar disse que seu mandato vai atuar em todos os segmentos da sociedade. “Iremos utilizar nossa experiência em prol da população macapaense, com foco para a juventude e empreendedorismo”. Declarou.

Maraína Martins ressaltou ainda que seu compromisso será a condução de um mandato popular baseado nas prioridades levantadas junto às comunidades durante a sua campanha eleitoral. “Vamos desenvolver projetos nas áreas da saúde, educação, segurança pública, emprego, social, infraestrutura, entre outros segmentos”. Disse.

Segundo a vereadora, na sessão ordinária da próxima semana, ela vai apresentar um Projeto de Lei, que propõe a criação de um espaço especifico para o acolhimento de crianças e adolescentes vítimas de violência, em Macapá. “Este será o nosso primeiro Projeto de Lei em defesa deste segmento. Aqui na Câmara Municipal de Macapá 60% dos vereadores exercem o primeiro mandato. A população que confiou seu voto em nós, sempre espera o melhor da gente”. Finalizou a vereadora

Mesa Diretora da Câmara de Macapá recepciona diretores da Rede Amazônica de Televisão.

por danielle.duarte — publicado 10/02/2017 21h39, última modificação 10/02/2017 21h39

O Presidente em exercício da Câmara de Vereadores de Macapá, Diego Duarte e o Segundo Secretário da Mesa Diretora, Marcelo Dias, receberam na manhã desta sexta feira (10), no Gabinete da Presidência da Casa, a visita do diretor de afiliadas da Rede Amazônica de Televisão, Antônio Luiz Campanari e o Vice-Presidente de TV aberta e negócios correlatos, Gino Padial, além do Diretor Geral da TV Amapá, Francisco Dimas.

O objetivo do encontro foi a apresentação do novo organograma que está sendo implantado na Rede Amazônica, após o falecimento do fundador e presidente da organização, Phelippe Daou, em dezembro de 2016. O cargo, hoje é exercido pelo engenheiro Phelippe Daou Júnior, que assumiu a missão de comandar a gestão das emissoras de cinco estados da Região Norte.

O Diretor de Afiliadas da Rede Amazônica, Antônio Luiz Campanari, discorreu sobre a missão da empresa e ressaltou a importância das parcerias empresariais e a aproximação com as instituições que representam a sociedade.

"A Rede Amazônica foi feita para servir a Amazônia e é isso que nós faremos da melhor forma possível, para que todos os estados onde nós temos afiliadas, tenham boas oportunidades tanto para a sua população quanto para os empresários", disse Campanari.

Já o Presidente em exercício da Câmara de Vereadores, Diego Duarte, destacou a imparcialidade da empresa no trato com a notícia em todas as suas afiliadas e a importância que a mesma tem para as populações da Região Norte.

"A Rede Amazônica faz parte da historia e do desenvolvimento da nossa região. Sem dúvida, um empreendimento que contribui diariamente, não só com o desempenho do bom jornalismo, mas com o crescimento de grande parte da Amazônia. Uma vez que apresenta as demandas que precisam ser vistas e trabalhadas pelo Poder Público”, disse o parlamentar.

O vereador Marcelo Dias (PPS), agradeceu a presença dos diretores da Rede Amazônia, no Amapá e a aproveitou para solicitar mais espaços para os artistas do estado do Amapá. “Acompanhamos o programa Paneiro, por exemplo, e vimos que os artistas do Amazonas são os mais prestigiados. Defendo que a Rede Amazônica poderia dar mais espaço para nossos amapaenses”. Declarou Dias.

A direção da emissora se comprometeu em acatar a solicitação do vereador amapaense. Inclusive, estabelecendo um prazo de no máximo 3 meses, para fazer significativas mudanças na grade da programação no Estado do Amapá.

Professor Rodrigo assume a liderança da Rede Sustentabilidade na Câmara de vereadores

por danielle.duarte — publicado 14/02/2017 18h05, última modificação 14/02/2017 18h05

Durante a 2ª sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) foram apresentados os líderes das bancadas partidárias. O vereador professor Rodrigo foi apresentado como líder do partido Rede Sustentabilidade, e o vereador Dreiser Alencar (Rede) ficou como vice-líder.

Na ocasião sessão também foram aprovadas as matérias defendidas pelos vereadores da XII legislatura. Os parlamentares aprovaram 19 requerimentos. Na ocasião, as indicações de autoria dos vereadores também foram expostas.

Segundo o vereador, com o apoio dos demais vereadores do mesmo partido, Dreiser Alencar e Nelson Souza, a responsabilidade para legislar para a população será o principal objetivo. “Agradeço a indicação, o nosso projeto é legislar com compromisso, e reafirmo que vamos assumir a liderança da Rede com muita confiança e coragem para trabalhar pelo povo de Macapá.” Ressaltou Rodrigo.

Missão do líder

O papel das lideranças partidárias consiste em chegar a um consenso relacionado as determinadas proposições, do Executivo e do Legislativo, que serão incluídas na Ordem do Dia.

O líder também direciona a discussão e a votação de propostas, além de articular politicamente as atividades do legislativo municipal. Durante as votações, cabe ao líder expressar a opinião de quem representa: partido, bloco parlamentar, governo e oposição.

No plenário, o líder orienta sua bancada com relação aos votos e dispõe de um tempo na tribuna destinado especificamente para as comunicações das lideranças.

Serviço:
Assessoria de Comunicação do vereador Prof. Rodrigo
Texto Mônica Costa, com informações do site oficial da CMM.
Fotos Oziel Coutinho

Em Macapá, definidas as Comissões Permanentes da Câmara de Vereadores.

por danielle.duarte — publicado 14/02/2017 18h08, última modificação 14/02/2017 18h08

A Câmara Municipal de Macapá empossou na manhã desta terça-feira (14), durante ordinária, no plenário Stephan Houat, os membros das comissões permanentes da Casa.

Foram instaladas 11 comissões para o biênio 2017/2018. Os integrantes foram escolhidos após várias reuniões entre os vereadores no parlamento macapaense.

Nas Comissões Permanentes são discutidas propostas legislativas, realizadas audiências públicas e analisadas a aprovação ou rejeição de projetos. Elas também fazem estudos, investigações, apresentam proposições à instituição, recebem petições, reclamações, representações ou queixas de qualquer pessoa contra atos ou omissões das autoridades públicas.

Veja quem são os membros das comissões:
1- Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR)
Bruna Guimaraes
Vitor Hugo
Rayfran Beirão
Pastor Didio
Nelson Souza
Gian do Nae
Odilson Nunes

2- Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO)
Patriciana Guimarães
Claudio Góes
Dreiser Alencar
Maraina Martins
Ruzivan Pontes

3- Comissão de Educação, Cultura e Desportos (CECD)
Marcelo Dias
Japão Baia
Auciney Maciel
Rinaldo Martins
Prof. Rodrigo

4- Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS)
Odilson Nunes
Maraina Martins
Rinaldo Martins
Ruzivan Pontes
Diogo Senior

5- Comissão de Indústria, Comércio e Serviços Públicos (CICSP)
Ruzivan Pontes
Dreizer Alencar
Claudio Góes
Odilson Nunes
Diogo Senior

6- Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM)
Nelson Sousa
Bruna Guimarães
Patriciana Guimarães
Maraina Martins
Rinaldo Martins

7- Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC)
Pastor Didio
Prof. Rodrigo
Caetano Bentes
Patriciana Guimarães
Rayfran Beirão

8- Comissão de Defesa do Meio Ambiente (CDMA)
Claudio Góes
Caetano Bentes
Marcelo Dias
Victor Hugo
Prof. Rodrigo

9- Comissão de Legislação Participativa (CLP)
Dreiser Alencar
Gian do Nae
Diogo Senior

10- Comissão de Viação e Transportes (CVT)
Diego Senior
Rayfran Beirão
Japão Baia
Auciney Maciel
Antonio Grilo

11- Comissão Permanente de Assuntos Internacionais (CAI)
Nelson Souza
Bruna Guimarães
Diego Duarte
Marcelo Dias
Pastor Didio
Antonio Grilo

Conforme regimento interno da Casa, cada vereador tem direito a participar de até 3 comissões. Porém só poderá presidir uma. 
A escolha do presidente das comissões será decidida entre os próprios representantes. Em seguida, as indicações serão homologadas pelo presidente da CMM, vereador Acácio Favacho (PROS).

As sessões ordinárias da Câmara de Vereadores acontecem as terças e quintas-feiras, 9h.

Vereador Diogo Senior requer melhorias em avenidas de Macapá

por danielle.duarte — publicado 15/02/2017 22h39, última modificação 15/02/2017 22h39

Atendendo as demandas da comunidade, o vereador Diogo Sênior (PMB), requereu ao poder executivo municipal, vários serviços de infraestrutura para solucionar os transtornos enfrentados pelos moradores de determinados bairros de Macapá. Os pedidos foram aprovados durante sessão realizada nesta terça-feira, 14, no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

À Secretaria de Obra do Município (SEMOB), o vereador solicitou serviços de pavimentação asfáltica na Avenida Orlando Dias, no bairro Universidade, em todo o percurso da Avenida Clodóvil Coelho, entre as ruas Odilardo Silva e Jovino Dinoá no bairro do Trem e na rua Liberato no bairro Marabaixo. Também solicitou à SEMOB serviços e tapa buraco na avenida Marechal Eduardo Gomes, no bairro Infraero I.

À Secretaria de Mobilização Urbana (SEMUR) requereu serviços de limpeza e capina na avenida Ivaldo Veras, no bairro zerão.

De acordo com os moradores as respectivas avenidas encontram-se em péssimas condições e têm gerado transtornos a população, principalmente nesse período de chuvas. A situação além dificultar o tráfego de veículos e o acesso de pessoas que precisam sair para trabalhar e estudar, os populares temem os acidentes de trânsitos nesses locais.

Preocupado com a situação, o vereador Diogo sênior, disponibilizou uma equipe de força tarefa para acompanhar o andamento desses requerimentos junto aos órgãos competentes da esfera municipal. “temos o compromisso com a comunidade e precisamos dar uma resposta positiva. Quando eles buscam apoio em nosso gabinete, esperam que os problemas sejam solucionados” pontuou o vereador.

Selma Cunha
Ascom Ver. Diogo Senior

Vereadores começam a apresentar os primeiros Projetos de Lei.

por danielle.duarte — publicado 15/02/2017 22h45, última modificação 15/02/2017 22h47

Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 14, da Câmara Municipal de Macapá (CMM), os vereadores debateram inúmeros temas. Na ocasião, os parlamentares apresentaram dezenas de indicações e aprovaram vários requerimentos.

Foram apresentados ainda três Projetos de Lei. Um de autoria do Executivo Municipal, que propõe à CMM a prorrogação da medida que reduziu temporariamente o salário dos servidores em cargo comissionado da Prefeitura de Macapá, incluindo os vencimentos do prefeito e da vice-prefeita da capital.

Para o vereador Nelson Souza (Rede), a medida que vigora desde o ano passado, demonstra o compromisso da Prefeitura de Macapá em reduzir gastos, principalmente diante da crise que o país enfrenta.

A vereadora Maraína Martins (PR), defende dois PL,s. O primeiro institui o Dia Municipal do Empreendedorismo Virtual, em Macapá, que segundo a parlamentar é um segmento que tem crescido e contribuído economicamente com o desenvolvimento do município. A segunda matéria propõe a criação de um espaço denominado “Quero ser Ouvida”, para acolher crianças vítimas de abuso ou violência sexual.

Outra matéria que foi lida nesta sessão ordinária, é de autoria do vereador Odilson Nunes (PRB), que por meio de Projeto de Lei, propõe ao município de Macapá, à prestação de serviços de psicologia nas escolas da rede pública municipal.

Vereador Dreiser Alencar é contrário ao aumento da tarifa do transporte coletivo

por danielle.duarte — publicado 15/02/2017 22h44, última modificação 15/02/2017 22h44

Durante 3º sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá realizada na ultima terça (14), o Vereador Dreiser Alencar (Rede) disse ser contrário ao aumento da tarifa do transporte público em Macapá. Para o vereador é de suma importância que o prefeito juntamente com os empresários responsáveis pelo transporte coletivo cheguem a um acordo que não prejudique o usuário do transporte coletivo.

Ao fazer uma analise sobre o valor do aumento da tarifa, Dreiser Alencar destacou que o aumento vai desestabilizar famílias de baixa renda que já ganham tão pouco para o seu sustento. “As empresas estão pedindo o aumento de 20% no valor da tarifa de transporte coletivo, que equivale a R$0,65 centavos, então se tirando por base uma família de três pessoas que pegam dois ônibus por dia cada um, esta família esta pagando 6 passagens ao dia, o que custaria por mês, no mínimo, 78 reais a mais no gasto com transporte”. Salientou, “ não se estaria apenas tirando 0,65 centavos do bolso do cidadão, e sim comida da mesa das famílias mais carentes da população”.

Entenda o caso

Em dezembro de 2016, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (Setap) protocolou na Prefeitura de Macapá o pedido de aumento da tarifa de R$2,75 para R$3,40. 
O autor do pedido alega que não fazem reajuste desde 2015, e que o aumento solicitado é com base no aumento de insumos, como óleo diesel, peças automotivas e data base dos funcionários.

Ascom Vereador Dreiser Alencar

Vereador Rinaldo Martins se posiciona contra o reajuste da tarifa de ônibus.

por danielle.duarte — publicado 16/02/2017 18h50, última modificação 16/02/2017 18h50

Durante o uso da tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), ainda na terça-feira, 14, o vereador Rinaldo Martins (PSOL), se posicionou contrário ao reajuste da tarifa de ônibus de R$ 2,75 para R$ 3,40. A proposta é do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap).

Segundo o parlamentar o reajuste da tarifa de ônibus neste momento de crise e arrocho salarial é uma afronta ao bolso do trabalhador. “Quando essa matéria chegar aqui na Câmara de Macapá, vamos debatê-la exaustivamente, avaliar as planilhas e reivindicar a realização de licitação pública para o transporte coletivo”. Declarou.

Rinaldo Martins defende uma discussão mais ampla acerca desta matéria. “Não podemos votar contra o trabalhador. Enquanto vereador de Macapá vou dedicar meu mandato a serviço do povo”, arrematou.

O vereador que já ocupou o cargo de secretário municipal de saúde de Macapá encerrou demonstrando preocupação com as condições de acolhimento e repouso dos servidores da saúde municipal.

Yuri Pelaes defende articulação com a bancada federal do Amapá.

por danielle.duarte — publicado 16/02/2017 18h52, última modificação 16/02/2017 18h52

O vereador Iury Pelaes (PMDB), usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá, para agradecer a população pelos votos recebidos nas últimas eleições municipais, que o elegeram vereador de Macapá.

O parlamentar, que também é o 1º. secretário da mesa diretora da Casa, sugeriu aos demais parlamentares presentes na sessão ordinária, que utilizem o máximo a prerrogativa de vereador, em defesa dos anseios da população macapaense.

Yuri Pelaes sugeriu ainda que seus pares façam articulações com os deputados estaduais, federais e senadores do Amapá, com o objetivo de contribuir com o desenvolvimento do município de Macapá e do Estado.

Câmara de Vereadores de Macapá recebe ex-jogadores que buscam apoio para reforma do Estadio “Glicerão”.

por danielle.duarte — publicado 16/02/2017 18h56, última modificação 16/02/2017 18h56

Ex-jogadores de futebol, desportistas e torcedores estiveram nesta quinta-feira, 16, na Câmara Municipal de Macapá (CMM) para acompanhar o debate sobre a mobilização “SOS Glicerão”. A pauta foi debatida durante a sessão ordinária da CMM.

A convite do vereador Rayfran Beirão (PR), o presidente da Associação de Ex-jogadores de Futebol do Amapá (Escrete), Germano Thiago, esteve na tribuna da casa para falar sobre o assunto.

Segundo Germano “O Thiaguinho”, a proposta é sensibilizar as autoridades públicas quanto a reforma urgente do Estádio Glicério de Souza Marques, o “Glicerão”. 
“Fui gandula no Glicerão, e hoje, sou ex-jogador de futebol e nos incomoda muito em ver que há quase dez anos o estádio não recebe investimentos”. Exclamou.

Os vereadores presentes na sessão foram unânimes em apoiar a mobilização SOS Glicerão.

O vereador Pastor Didio (PRP), que presidiu a sessão, colocou a Câmara Municipal de Macapá à disposição dos ex-atletas para continuar debatendo o tema. “Iremos acompanhar a luta dos ex-jogadores pela reforma do Estádio Glicério Marques e cobrar das autoridades públicas investimentos urgentes no estádio”, finalizou.

Vereadores defendem diversas matérias na sessão desta quinta-feira, 16

por danielle.duarte — publicado 16/02/2017 19h04, última modificação 16/02/2017 19h04

Durante a sessão ordinária desta quinta-feira, 16, da Câmara Municipal de Macapá (CMM), foram apresentadas diversas matérias envolvendo Projetos de Lei, Indicações e Requerimentos.

O vereador Diogo Senior (PMB) apresentou dois Projetos de Lei, lidos durante a sessão. O primeiro institui o Calendário Oficial de Eventos Esportivos e o segundo institui a “Feira do Livro Cristã”.

A vereadora Patriciana Guimarães (PR) defende quatro PL,s, entre eles, Projeto de Lei, que obriga as Empresas Prestadoras de Transporte Público de Macapá, a disponibilizar em seus itinerários a informação “Socorro Assalto”. Em outra matéria, que obriga o poder público municipal a prestar atendimento aos moradores de rua.

Os parlamentares também apresentaram e aprovaram 39 requerimentos, de autoria dos vereadores Patriciana Guimarães, Japão Baia, Rayfran Beirão, Caetano Bentes, Antônio Grilo, Ruzivan Pontes, Rinaldo Martins, Professor Rodrigo, Odilson Nunes, Pastor Didio, Maraina Martins e vereador Claudio Góes.

Foram lidas também 19 indicações, a maioria propondo melhorias dos serviços de iluminação pública, de segurança pública, reforma de passarelas e indicações à bancada federal do Amapá, apresentando Emendas ao Orçamento da União para serem aplicados principalmente nas áreas de saúde e educação.

Acácio Favacho participa de reunião com o governador Waldez Góes para discutir sobre região metropolitana de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 22/02/2017 15h51, última modificação 22/02/2017 15h51

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (20), no palácio do Setentrião, com o governador do estado do Amapá, Waldez Góes (PDT), prefeitos e presidentes de Câmaras dos municípios de Mazagão e Santana.

Na pauta, um debate preliminar sobre a construção do plano de desenvolvimento urbano integrado da nova região metropolitana de Macapá. Durante a reunião, os gestores concordaram em definir diretrizes do desenvolvimento social, de infraestrutura e econômico das três cidades, obedecendo às necessidades e as peculiaridades de cada cidade da região metropolitana.

A proposta defendida pelo Governo do Amapá, prevê com a medida, a integração urbana das três cidades, melhorando a mobilidade urbana e a conseqüente qualidade de vida das populações que residem nestas regiões.

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho (PROS), considera importante a integração metropolitana das três cidades. Ele sugeriu ao governador, que o assunto possa ser debatido pelas Câmaras Municipais, e que a discussão possa envolver as comunidades locais de cada município. "Não podemos perder tempo. É importante que sejamos persistentes e perseverantes em nossos sonhos de contribuir com o desenvolvimento do município e do Estado”. Pontuou Favacho.

Foi acordado entre os gestores, que ainda esta semana, serão escolhidos os integrantes, que vão compor uma comissão para tratar sobre a implantação da região metropolitana de Macapá.

Região Metropolitana

Com a inauguração da ponte do Rio Matapí, que liga o município de Mazagão à Macapá e Santana, houve a necessidade da integração da cidade de Mazagão à nova região metropolitana da capital.
Com a inclusão, as cidades de Macapá, Santana e Mazagão, passariam a ser um único bloco metropolitano, garantindo assim a real possibilidade da realização de convênios entre si, como por exemplo, um consórcio licitatório para a coleta de lixo, tarifa de telefonia única, ou mesmo a criação de linhas de ônibus ligando as cidades, com tarifas mais baratas.

SECOM CMM

Atletas amapaenses são homenageados na Câmara de Vereadores de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h04, última modificação 06/03/2017 17h04

Os atletas do juvenil sub-13 da Seleção Brasileira de Desporto Escolar, formada por garotos do Amapá, juntamente com a Comissão técnica, foram recebidos na manhã desta quinta-feira (23), na Câmara de Vereadores de Macapá, para receberem votos de louvor.

A iniciativa foi do vereador Claudio Góes (PDT) e apoiada pelo presidente da CMM, vereador Acácio Favacho (PROS), como forma de reconhecimento pela brilhante participação da equipe na competição internacional, realizada em Doha, no Qatar.

O convite para o Amapá representar o Brasil em uma competição internacional sub-13, foi dado pelo vice-presidente da Confederação Brasileira de Desporto Escolar (CBDE), Robson Aguiar, que veio ao estado para oficializar a participação dos garotos no evento.

Um dos pontos que influenciou na escolha, foi a proximidade da federação escolar com a de futebol no estado e a influência do deputado federal Roberto Góes (PDT-AP), que também preside a Federação Amapaense de Futebol (FAF).

Durante a sessão, 17 atletas e 6 membros da comissão técnica receberam votos, entregues por parlamentares presentes na sessão ordinária desta quinta-feira (23).

Confira a relação dos homenageados:
Alisson José Sacramento Leão
André Magalhães Ewerton
Cassio Gustavo Alves Machado
Cauã Guilherme da Silva Thomas
David Dias Oliveira
Dilson Pablo Quaresma de Souza
Delmivaldo Rodrigues Lacerda neto
Enzo Zidane Sales Reis
Flávio Nasciemnto da Costa
Guilçherme Cabral Corte
Ian Trinid Monteiro da Silva
Lyan Kaue Gomes Santana
Ricardo Ribeiro campos
Rudiclei Serrão da Costa Junior
Sanderson Trindade Nascimento
Thiago Medeiros de Carvalho
Tiago Videira Lobato

Comissão Técnica
Armindo Rogério Moreira da Silva
José Romeu Lima Figueira
Roberto Góes – deputado federal
Paulo Vítor
Vítor Jaime
Kleber

O vereador Claudio Góes (PDT), parabenizou a todos e disse que a radiante participação dos atletas do Amapá, coloca o estado em grande destaque nacional. “Os meninos do sub-13 desempenharam um papel importantíssimo na sua formação profissional, e trouxeram na bagagem a esperança de um novo sonho”. Destacou o parlamentar.

Da tribuna da Casa, o deputado federal Roberto Góes (PDT), enalteceu a participação dos garotos e descreveu a maratona dos atletas, que incluiu muitas horas de viagem e um fuso horário diferente, além da competição contra grandes equipes. “O time enfrentou vários adversários na fase de grupos como o Sudão, Chile e a Rússia. Arrancamos duas vitórias, um empate e perdemos para o Bahrein nas quartas de final”. Disse o deputado.

O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho (PROS), disse que a homenagem demonstra o reconhecimento à equipe de jovens atletas de Macapá, que orgulharam a todos pelo seu talento e dedicação.
“Eles representaram dignamente nosso município e divulgaram Macapá no cenário nacional e internacional do esporte”. Destacou.

Favacho disse também que tem acompanhado o esforço desta equipe, que merece não apenas o reconhecimento, mas o apoio de todos os setores da cidade e salientou a importância do esporte para a saúde, incentivando a todos para diversas atividades.

A façanha dos jovens atletas macapaenses foi comemorada e comentada entre os vereadores na plenária da Câmara Municipal de Macapá.

SECOM CMM

Vereador Diego Duarte propõe criação de Capela Mortuária Pública em Macapá.

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h08, última modificação 06/03/2017 17h08

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Macapá, Vereador Diego Duarte, do PTN, está propondo a criação de uma Capela Mortuária Pública no Município de Macapá. O Projeto de Lei que dispõe sobre o serviço foi protocolado na Casa e lido na Sessão Ordinária desta terça-feira, 21.

A redação da matéria considera Capela Mortuária Pública a edificação de espaço para velório, com salas para administração, repouso, sanitários e cozinha, de uso especial, com finalidade de proporcionar funeral humano e outros atos de encomendação, sem distinção de raça, cor e credos religiosos ou ideologia política.

Diego Duarte argumenta que está propondo o serviço por causa da necessidade, principalmente das pessoas mais carentes, que nem sempre têm condições financeiras para arcar com as despesas de velório de seus entes queridos.

“Muitas famílias não têm espaços para velar seus entes queridos e nem condições financeiras para custear capelas mortuárias particulares. Vejo que essa dificuldade é constante e crescente em Macapá, por isso, elaborei esse projeto e estou apresentando aqui na Câmara.” justifica o vereador.

Pelo projeto, a administração e permissão para a utilização da Capela Mortuária será de responsabilidade da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho – SEMAST, mediante lavratura de Termos de Permissão. A proposta autoriza o Poder Executivo a celebrar convênios com interessados na administração da Capela Mortuária, depois de construída.

“Espero contar com a sensibilidade dos demais vereadores na aprovação do projeto e depois com a sanção do prefeito. Entendo que esse serviço, que já existe em muitos municípios brasileiros, é importante e necessário também para a nossa população.” conclui o vereador.

Depois da leitura em plenário, a matéria segue para tramitação nas comissões da Casa e vai à votação após os pareceres. A Capela Mortuária é mais um projeto de relevância social de Diego Duarte, que também é autor de outras propostas como: Creche para Idosos, Teste do Coraçãozinho nos Postos de Saúde, Adaptação de Veículos de Auto-Escolas para deficientes físicos e Serviço de Optometria no Município de Macapá.

ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773

Pedidos de recursos federais do Vereador Diogo Senior são aprovados na CMM.

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h10, última modificação 06/03/2017 17h10

Em sessão plenária desta quinta feira, 23, da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereadores aprovaram duas indicações de emenda parlamentar do vereador Diogo Senior (PMB), endereçada ao deputado Federal Vinícius Gurgel (PR) para a construção de uma Creche e um Posto de Saúde no bairro das Pedrinhas.

O vereador Diogo Senior, que é membro da Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS), explicou que na cidade não existem creches públicas e a saúde está precária. Segundo ele, o Município dispõe de poucos recursos financeiros próprios para investir, principalmente em saúde e educação que são áreas prioritárias e requer de investimentos direto e imediato. “A cidade está crescendo, os bairros estão ficando cada vez mais populosos e a falta de projetos assistenciais efetivos nesses locais têm dificultado a vida das pessoas. Quando propomos emendas para determinada área, fica mais fácil fiscalizar a aplicação dos recursos e destinar corretamente para àquelas áreas onde há mais necessidade”, esclareceu o vereador.

O vereador justifica ainda que Pedrinhas é um bairro populoso e de maior demanda social. Muitos de seus moradores vêm dos interiores do Pará. Sem muitos recursos financeiros, habitam em áreas de invasão e vivem em condições precárias e sem apoio. “A construção de uma creche no bairro irá beneficiar muitas famílias desassistidas e minimizar o estado de vulnerabilidade social de muitas crianças da comunidade, pois muitos Pais e Mães precisam sair para trabalhar e não têm onde deixar seus filhos, muitos deles ficam à mercê da criminalidade, por não ter um espaço que ofereça abrigo, cuidados adequados e orientação”, justificou o vereador.

Requerimentos indicados pelo parlamentar a órgãos competentes do Poder Executivo, de Segurança Pública e Mobilidade Urbana, estão dentre os aprovados. Ação de trapa buraco para os bairros, Infraero II na avenida Cidade Santana; Novo Horizonte na avenida Álvaro Carvalho entre as ruas Cícero Marques de Souza e Fernando Alves; Limpeza e retirada de entulhos no bairro Nova Esperança; Rondas ostensivas e periódicas para os bairros Mestre Oscar, Murici e Vale Verde.

Após aprovação das propostas dos vereadores, a CMM deu inicio à entrega de “votos de louvor” proposto pelo vereador Claudio Góes (PDT), em reconhecimento à 17 atletas e membros da comissão técnica da seleção sub-13 amapaense, pelo talento e excelente atuação na competição contra grandes adversários internacionais, colocando o nosso Estado em destaque mundial, em competição realizada em Doha, no Qatar.

O vereador aproveitou a presença do deputado federal Roberto Góes (PDT), presidente da Federação Amapaense de Futebol (FAF) e pediu o apoio do parlamentar para a construção de uma praça semi olímpica no bairro Brasil Novo.

Durante a comemoração Diogo Senior falou sobre a importância do esporte para a saúde e formação do cidadão. Em seguida, parabenizou o vereador Claudio Góes (PDT) pela iniciativa e fez elogios ao deputado federal Roberto Góes, por ser referência na luta e apoio prestado ao futebol amapaense. Ao final da comemoração o vereador entregou ”votos de louvor” ao atleta Guilherme Cabral corte.

Além da presença de atletas e seus familiares, vereadores, técnicos do esporte amapaense, a comemoração também contou com a presença do deputado federal Vinicius Gurgel (PR) e da deputada estadual Luciana Gurgel (PMB).

Selma Cunha
Ascom Vereador Diogo Senior

Tema debatido em audiência pública será tratado em reunião da Comissão de Saúde

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h15, última modificação 06/03/2017 17h15

O debate sobre “A municipalização dos serviços do SUS voltados às pessoas com HIV/AIDS, em Macapá”, ocorrido nesta sexta-feira, 24, terá desdobramento após o feriado de carnaval. O tema foi discutido em audiência pública na Câmara Municipal de Macapá (CMM), realizada pelo vereador Gian do Nae (PT do B).

Segundo o vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), presidente da Comissão de Saúde da CMM, o tema estará em pauta novamente na primeira reunião da Comissão de Saúde, que deverá ocorrer depois do carnaval.
“O tema merece ampla discussão. É importante observamos as responsabilidades de cada um. O Governo do Estado e a Prefeitura de Macapá precisam trabalhar conjuntamente para oferecer atendimento digno de saúde a estes pacientes”, salientou Ruzivan Pontes.

O vereador Rinaldo Martins (PSOL) também defende a municipalização dos serviços do SUS para os pacientes com HIV e Aids, mas demonstrou preocupação com a falta de recursos que o município enfrenta.

Participaram da audiência pública os vereadores Gian do Nae, Ruzivan Pontes, Cláudio Góes, Rinaldo Martins, Professor Rodrigo, Victor Hugo, Patriciana Guimarães e Caetano Bentes.

Vereador Diego Duarte discute qualidade do transporte público da capital.

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h19, última modificação 06/03/2017 17h19

O Vice-Presidente da Câmara Municipal de Macapá, membro da Comissão de Viação e Transporte, e representante da CMM no Conselho Municipal de Transporte, Vereador Diego Duarte, do PTN, se reuniu na manhã desta sexta-feira, 24, com diretores do SETAP e da CTMAC, para debater melhorias no transporte público da capital.

Na pauta da discussão, a qualidade e cumprimento de horários dos coletivos que executam os itinerários nas áreas urbanas de Macapá, além das dificuldades para acessibilidade, por parte de cadeirantes e pessoas que possuem necessidades especiais.

Diego Duarte explanou aos responsáveis pela concessão, fiscalização e exploração do serviço de transporte, as constantes reclamações recebidas em seu gabinete e na Comissão de Viação e Transporte da Câmara de Vereadores. O parlamentar cobrou mais dinâmica operacional e rigidez no cumprimento das rotas, no sentido de evitar atrasos e fragilidades no atendimento aos usuários.

“As reclamações mais freqüentes são relacionadas à horários e acessibilidade, por isso solicitamos esse encontro para debater essas questões com os setores que operam e os que concedem e fiscalizam o transporte público. O objetivo é melhorar cada vez mais o serviço que é oferecido à população”, destacou o vereador.

Artur Sotão e Andrey Rego, participaram da reunião pelo SETAP. O diretor presidente da CTMAC, o Vereador licenciado André Lima, que esteve acompanhado de Marcílio Dantas, um dos diretores de trânsito e transportes da Companhia, explicou que um novo planejamento operacional está em andamento para melhorar a fiscalização e o acompanhamento do serviço prestado pelas empresas, mas enquanto não entra em execução, a companhia adotará outras medidas para amenizar as dificuldades reclamadas pelos usuários.

“Estamos somando forças e colhendo opiniões de todos, para que possamos diminuir essas dificuldades, possibilitando que o usuário fique satisfeito com o serviço que utiliza”, concluiu o presidente.

Diego Duarte disse que vai aguardar as providências e monitorar os questionamentos junto à população.

ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773

Vereador Grilo realiza mutirão de limpeza.

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h23, última modificação 06/03/2017 17h23

O vereador Antonio Grilo (PV), e sua equipe de trabalho, aproveitaram o feriado de Carnaval, para realizar mais um mutirão de limpeza, no bairro Perpétuo Socorro, na zona norte de Macapá.

No mês de fevereiro, o mandato do vereador completou 421 mutirões de limpeza, totalizando 9.360 m³ de lixo retirados das ruas e logradouros públicos do bairro.

A ação realizada no entorno da escola Maestro Miguel, contou com o apoio da comunidade do entorno do educandário.

Vereador Dreiser Alencar requer construção e reforma de praças

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h25, última modificação 06/03/2017 17h25

O vereador Dreiser Alencar (REDE) requereu durante sessão da Câmara de Macapá, a construção e reforma das praças dos bairros Jesus de Nazaré e do 34ª BIS.

Segundo o parlamentar a praça do bairro Jesus de Nazaré já está abandonada há alguns anos e os moradores anseiam pela conclusão da construção que ficou parada, deixando os moradores sem nenhum lugar para lazer no bairro, servindo ainda de abrigo para usuários de drogas e salteadores, colocando em risco a segurança das famílias que ali moram.

A praça que fica em frente ao 34ª Bis, “precisa de reforma e está com vários espelhos d’água que nunca foram utilizados e servem de acúmulo para as águas da chuva, sendo viveiro de mosquitos transmissores de doenças”.

O parlamentar ressaltou ainda, a situação das ruas que ficam em seu entorno, estas apresentam-se com difícil acesso em razão dos buracos existentes no local” relatou.

Para o parlamentar as praças são locais de lazer para famílias, jovens e crianças.

Fernanda Picanço
Assessoria de Imprensa

Imagem peregrina de São José é recebida na Câmara de Vereadores de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 06/03/2017 17h32, última modificação 06/03/2017 17h32

O Legislativo Municipal recebeu na manhã desta sexta-feira (04), a visita da imagem peregrina de São José, santo padroeiro do estado do Amapá.

É a primeira vez que a imagem percorre instituições públicas, fazendo alusão à data festiva de 19 de março – Dia de São José.

Na Câmara, vereadores, servidores e devotos fizeram um momento de oração e preces. E em nome do parlamento, o vereador Professor Rodrigo, deu boas vindas e fez um breve relato sobre a importância do santo, na religião católica.

Acácio Favacho, participa de lançamento do Programa Criança Feliz, no Amapá

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 13h53, última modificação 16/03/2017 13h53

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), participou nesta segunda-feira, 6, da solenidade de lançamento do programa Criança Feliz no Amapá. O evento aconteceu no Palácio do Setentrião e contou com a presença do ministro de Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

Participaram do evento, o governador do Amapá Waldez Góes (PDT), representantes dos municípios, gestores do Estado e os vereadores de Macapá Diogo Senior, Patriciana Guimarães, Ruzivan Pontes, Rayfran Beirão, Yuri Pelaes, Claudio Góes, Japão Baia e Odilson Nunes.

Programa- O programa Criança Feliz objetiva o fortalecimento de políticas públicas para crianças de 0 até 3 anos de idade. Lançado pelo Governo Federal em outubro de 2016, visa, por de meio de ações coordenadas em várias áreas como saúde, educação, assistência social, justiça e cultura, identificar as oportunidades e riscos para o desenvolvimento infantil.

Acácio Favacho, que fez parte da mesa de autoridades à convite do governador Waldez Góes, destacou que o Programa Criança Feliz, demonstra o compromisso dos Governos Federal e Estadual com o atendimento às crianças carentes no Brasil. “A Câmara Municipal de Macapá apoia toda e qualquer iniciativa que vier para contribuir com as politicas públicas, voltadas para as populações mais carentes, em especial as nossas crianças”, finalizou.

Vereador Rinaldo destaca importância da “luta” das mulheres, em pronunciamento na câmara

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 13h58, última modificação 16/03/2017 13h58

O vereador Rinaldo (Psol) destacou, em pronunciamento na tribuna da Câmara de Vereadores de Macapá, desta terça-feira, 7, as “lutas” das mulheres e a importância do dia 8 de março para a sociedade. Reafirmou o compromisso do mandato em combater o machismo, buscar por mais direitos e na conquista dos espaços públicos para as mulheres.

“A homenagem é para aquela mulher que ‘luta’ dia a dia para que outras tenham seus espaços conquistados. É preciso ‘lutar’ a favor de políticas para as mulheres nessa sociedade machista. Nosso mandato é feito também por mulheres, assim como o Psol, com o Setorial de Mulheres”, ressaltou o vereador.

Rinaldo também lembrou da importância da presença das vereadoras Maraína Martins, Patriciana Guimarães e Bruna Guimarães no exercício do legislativo e de como as mulheres conquistaram ao longo dos anos os espaços públicos, que antes eram dominados por homens. “Os espaços foram conquistados por vocês. Ninguém deu os cargos legislativos. Ele foi conquistado, com garra e determinação”.

O vereador ainda falou sobre o início da programação da Prefeitura de Macapá para o Mês da Mulher, com a entrega da Carreta da Mulher, na segunda-feira, 6, na Unidade Básica de Saúde do Infraero II. Com a ação, o Município garante às mulheres tratamento preventivo e atendimento especializado.

Câmara de Vereadores realiza sessão solene em homenagem às mulheres.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h02, última modificação 16/03/2017 14h02

A Câmara Municipal de Macapá realizou na manhã de quarta-feira (08), uma sessão solene alusiva às homenagens do Dia Internacional da Mulher. Uma propositura da vereadora Patriciana Guimarães, que objetivou homenagear mulheres que desempenharam e desempenham funções importantes para o desenvolvimento da cidade de Macapá.

Patriciana Guimarães, que presidiu a sessão, prestou justa homenagem, em nome das presentes, a todas as mulheres de Macapá.

A vice-prefeita de Macapá, Telma Nery, destacou o trabalho das vereadoras e recordou os momentos em que foi vereadora na Casa, enaltecendo o trabalho das servidoras, a quem as chamou de “grandes amigas”. Também defendeu maior participação da mulher na política.

A sessão contou também com a participação de mulheres que estavam nas galerias, quando puderam falar sobre assuntos pertinentes e palpitantes.

Um momento que serviu de reflexão para todos, sobre a importância e o papel da mulher na sociedade.

Vereador Marcelo Dias anuncia novos Projetos de Lei.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h05, última modificação 16/03/2017 14h05

Vereador Marcelo Dias anuncia novos Projetos de Lei.

O vereador Marcelo Dias (PPS), em seu terceiro mandato, continua cobrando das autoridades públicas municipais, maiores investimentos para a capital Macapá.

O parlamentar ressaltou que Macapá enfrenta sérios problemas com transporte público, falta de reformas de passarelas, de limpeza de ruas e avenidas da cidade, de creches e falta de abrigos de passageiros. “O nosso mandato continua fiscalizando e cobrando da Prefeitura Municipal de Macapá, a melhorias destes serviços”. Declarou Dias.

Marcelo Dias está focado atualmente na aprovação de três novos Projetos de Lei (PL,s) de sua autoria. As matérias já foram lidas em plenária e tramitam nas comissões permanentes.

Entre os PL,s defendidos por Marcelo Dias destacam-se: A proposta de passe livre no transporte público para alunos escoteiros e integrantes de projetos sociais da Polícia Militar e Corpo de Bombeiros; Projeto que autoriza a propaganda em táxis de Macapá e Projeto de Lei, que estabelece punições de pessoas flagradas pinchando em monumentos públicos e particulares.

Vereador Antônio Grilo reclama do abandono da Escola Estadual Barão do Rio Branco.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h09, última modificação 16/03/2017 14h09

O vereador Antônio Grilo (PV), está preocupado com a situação do prédio da Escola Estadual Barão do Rio Branco, em Macapá. Ele abordou o assunto durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM).

Segundo o parlamentar, o prédio foi construído na década de 1940, e atualmente encontra-se abandonado. “O local tem servido para reunir marginais, delinquentes e acumular lixo. É preciso que as autoridades públicas tomem alguma atitude para reverter esta situação”. Denuncia.

Antônio Grilo também reclamou do estado de abandono do Trapiche Eliezer Levy, na frente da cidade. O vereador pediu aos seus pares, apoio para fortalecer os pedidos que ele fará ao Governo do Estado.

Bruna Guimarães defende melhorias para Macapá.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h18, última modificação 16/03/2017 14h18

A vereadora Bruna Guimarães (PSDB) enviou requerimentos à Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) propondo melhorias nos serviços públicos da capital.

Entre os requerimentos estão, o pedido da ampliação de mais uma linha de ônibus para o bairro Goiabal, na zona oeste de Macapá. O pleito foi endereçado a Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac). Ela também solicitou a construção de abrigo de passageiros para o conjunto Macapaba.

Bruna também endereçou requerimentos à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (Semur), pedindo serviços de limpeza da arena esportiva e da pracinha do bairro Cabralzinho. Em outro requerimento destinado a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), a parlamentar solicitou serviços de terraplenagem e asfaltamento na Travessa Municipalista, bairro Novo Buritizal, e na 12ª. Avenida dos Congós, zona sul de Macapá.

Acácio Favacho solicita melhorias em vias públicas de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h21, última modificação 16/03/2017 14h21

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, atendeu inúmeras reclamações de moradores de vários bairros da capital e na sessão desta quinta-feira (09), requereu junto aos órgãos competentes, o devido atendimento.

Favacho solicitou junto ao secretário da SEMOB, serviços de tapa buracos na Av. Equatorial, entre o trecho do Monumento marco Zero e a Rua Setentrional, no Bairro das Pedrinhas.

No bairro Buritizal, o vereador requer junto ao presidente da CTMAC, a construção de um ponto de ônibus coberto, na Rua Claudomiro de Moraes entre as avenidas José da Silva Castro e Diógenes silva. E ainda no bairro, o parlamentar solicitou ao secretário da SEMUR, serviços de limpeza, no decorrer da avenida Diógenes Silva.

Outro bairro atendido pelo mandato de Favacho foi o Conjunto Chefe Clodoaldo. A população denunciou a má condição das ruas e o vereador solicitou junto ao secretário da SEMOB, serviços de tapa buracos na avenida dos Lírios, entre as Ruas Rosas e Açucena.

Câmara de Vereadores debate municipalização da taxa de iluminação pública.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h24, última modificação 16/03/2017 14h24

A municipalização da taxa de iluminação pública de Macapá. Este foi um dos temas debatidos pelos vereadores durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) desta quinta-feira (09).

Os parlamentares estão preocupados quanto ao gerenciamento dos serviços a partir da transferência de responsabilidade deste serviço da Companhia de Eletricidade do Amapá-CEA para a Prefeitura Municipal de Macapá (PMM).

A Câmara Municipal aprovou em caráter de urgência requerimento dos vereadores Japão Baia (PDT) e Rayfran Beirão (PR) solicitando informações detalhadas sobre o Fundo Municipal que trata especificamente sobre o assunto.

Os vereadores querem saber como vai funcionar os serviços de manutenção, expansão e cobrança da tarifa de iluminação pública sob a responsabilidade do executivo municipal.

O vereador Caetano Bentes confirmou que a transferência oficial do serviço acontece nesta sexta-feira (10), às 9 horas, na sede do Ministério Público do Amapá, no Araxá, por meio de um acordo celebrado entre a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA) e a Prefeitura de Macapá. No entanto, Caetano Bentes diz que cerca de 65% da iluminação pública da capital está sucateada e, precisa “urgentemente” de investimentos. O que deve onerar aos cofres públicos do município.

O assunto repercutiu durante a sessão e, foi cogitada a realização de uma audiência pública para tratar sobre tal.

Vereadores participam da posse dos novos dirigentes do TRE-AP.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h36, última modificação 16/03/2017 14h36

A Câmara Municipal de Macapá foi representada na cerimônia de posse dos novos dirigentes do Tribunal Regional Eleitoral do Amapá, na tarde de quarta-feira (08), pelos vereadores Japão Baia, Claudio Góes e Yuri Pelaes.

O vereador Yuri Pelaes, durante seu discurso, destacou a importância do trabalho da Justiça Eleitoral no Amapá, enaltecendo a postura dos magistrados da Côrte.

Aproveitou também para desejar boa sorte à nova missão dos desembargadores Manoel Brito e Sueli Pini, que passam a dirigir o TRE/AP para o biênio 2017/2019.

A desembargadora Sueli Pini, elogiou o desempenho da Câmara Municipal de Macapá durante os últimos anos, e cumprimentou o vereador Yuri, por ser tão jovem a assumir um mandato no legislativo municipal.

Vereador Acácio Favacho participa da solenidade de assinatura de TAC que transfere iluminação pública para a Prefeitura.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h42, última modificação 16/03/2017 14h42

O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Acácio Favacho (PROS), participou de solenidade de assinatura do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC), entre a Prefeitura de Macapá e a Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA).

A assinatura ocorreu às 11 horas, desta sexta feira, 10, no auditório do Ministério Público do Estado (MPE), no bairro Araxá. Por intermédio do TAC, a Prefeitura de Macapá assume oficialmente a manutenção da iluminação pública da capital.

O vereador Acácio Favacho, que fez parte da mesa durante o evento, ressaltou que este assunto foi debatido na Câmara Municipal de Macapá na sessão ordinária desta quinta-feira, 9. Na ocasião, os vereadores aprovaram por unanimidade requerimento que exige da gestão municipal informações mais especificas sobre o Fundo Municipal de Gestão e Manutenção da Iluminação Pública.

“A Câmara Municipal de Macapá vai acompanhar de perto o andamento deste serviço. Iremos continuar discutindo o assunto de modo que a população tenha a garantia do serviço de qualidade de iluminação pública”, destacou Acácio Favacho.

Também participaram do evento os vereadores, Diego Duarte, Odilson Nunes, Diogo Senior, Caetano Bentes, Antônio Grilo, Bruna Guimarães, Rayfran Beirão, Gian do Nae, Auciney Maciel, Claudio Góes, professor Rodrigo e Rinaldo Martins.

Dados

De acordo com dados da Prefeitura de Macapá, atualmente o parque de iluminação de Macapá tem 31.440 pontos. Destes, cerca de 60% encontra-se danificado. Os custos para reparar esses equipamentos podem ultrapassar R$ 4 milhões, segundo estimativa da Secretaria de Governo de Macapá. O Município trabalha para fazer licitação para a contratação de uma empresa para que assuma esses trabalhos. Como o processo é demorado, a prefeitura está contratando emergencialmente outra empresa para fazer a manutenção.

Conforme o TAC, neste primeiro momento, como forma de compensação, pelo fato do parque não estar em pleno funcionamento, a Companhia de Eletricidade do Amapá disponibilizará pessoal e material para ajudar na manutenção.

Audiência pública vai discutir criação de albergue para moradores de rua de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h52, última modificação 16/03/2017 14h52

Acontece no próximo dia 17, sexta-feira, a audiência pública que vai discutir a criação de um albergue para moradores de rua de Macapá. A iniciativa partiu do vereador Caetano Bentes (PSC), que vem tratando da questão desde a primeira semana após sua posse no início de janeiro.

A reunião vai ter a presença de representantes de secretarias e órgãos ligados à assistência social e direitos humanos como a Secretaria de Inclusão e Mobilização Social, Ordem dos Advogados do Brasil, Ministério Público, Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho e Defensoria Pública.

A ONG Anjos da Vida, que já trabalha com pessoas nessa condição também vai estar presente. A organização atende hoje a nada menos que 900 moradores de rua com distribuição de sopa. Bruno Teles, que dirige a organização repassou informações ao vereador sobre casos de pessoas que passaram a ser atendidas desde o ano passado. Entre elas, um grupo de pelo menos 30, que viviam no entorno do Hospital Alberto Lima no centro de Macapá.

Depois da audiência será encaminhado um requerimento para os órgãos competentes que cuidarão da parte estrutural e burocrática do albergue. Logo no início do ano Caetano Bentes esteve reunido com o Senador Davi Alcolumbre (DEM) discutindo o assunto. Davi, segundo o vereador, se mostrou interessado em conseguir recursos federais o que agilizaria o projeto.

A realidade dos moradores de rua na capital está dividida entre problemas mentais e a dependência do álcool e drogas, segundo Bruno Teles. A ONG se mantém hoje da doação de parceiros e dos poucos recursos próprios que atendem as pessoas de Macapá e os ribeirinhos que vêm geralmente em busca de tratamento médico e acabam passando por dificuldades.

Ascom - Vereador Caetano Bentes

Professor Rodrigo pede instalação de lixeiras subterrâneas na cidade de Macapá

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 14h56, última modificação 16/03/2017 14h56

Em sessão realizada na Câmara Municipal de Macapá (CMM), o vereador professor Rodrigo (Rede), falou sobre o requerimento que pede a execução de estudos de viabilidade para a implantação de lixeiras subterrâneas nas feiras livres e praças públicas de maior movimentação na capital amapaense.

Segundo o vereador Rodrigo, as cidades brasileiras que implantaram o sistema de lixeiras subterrâneas conseguiram reduzir os custos na coleta em até 30%.

O parlamentar justificou que o sistema de lixeiras subterrâneas embutida também evita o entupimento de bueiros, o ataque de vândalos ou animais e a exalação de odores, além de permitir e estimular as pessoas a separar o lixo desde a origem, incentivando à reciclagem e a diminuição de resíduos a serem enviados para o aterro sanitário.

“A implantação do sistema de lixeiras subterrâneas evita o contato com as pessoas, animais e a água da chuva, além de preservar a beleza dos locais onde é instalada, facilita a coleta dos resíduos, gerando economia ao município,” alertou o vereador.

Lixeira subterrânea

Composta por uma cuba de concreto, a lixeira subterrânea agrega um contêiner de plástico, com tampa e uma lixeira de aço inox que oferece vantagens por ser resistente e de fácil manutenção de limpeza. A coleta dos resíduos pode ser feitas separadas por tipo reciclável como plástico, papel, metal e orgânico, e todo o lixo pode ser armazenado em caixas subterrâneas a dois metros sob a terra que podem ser recolhidas por um caminhão.

Assessoria de Comunicação – Mônica Costa

Patriciana Guimarães realiza Campanha "Doação Solidária" no distrito da Pedreira.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h00, última modificação 16/03/2017 15h00

A Vereadora e Coordenadora Estadual do PRB MULHER AMAPÁ, Patriciana Guimarães esteve junto com sua equipe de trabalho no Distrito de Abacate da Pedreira, distante 47 km da capital, com acesso pela rodovia AP-70, para a Ação da Campanha “Doação Solidária”.

A ação foi realizada no “Porto do Abacate”, nome dado por ser o acesso à comunidade mais próxima que se chama Abacate da Pedreira.

Dona Dalva, uma das moradoras mais antigas daquela região recepcionou a comitiva da Vereadora em sua propriedade às margens do Rio Pedreira, onde aconteceu parte da Ação.

A Vereadora Patriciana Guimarães seguiu com a equipe em uma rabeta pelo Rio Pedreira para distribuir kits para algumas famílias que moram às margens do rio.

Várias famílias ribeirinhas estiveram presentes na ação, onde receberam além dos kits, abraços, sorrisos e a atenção da Vereadora.

A surpresa foi generalizada. “É a primeira vez que um vereador depois de eleito vem na minha casa”, relatou um “ribeirinho”.

A vereadora agradeceu também a todas as pessoas que se dispuseram a doar e à presidente do PRB AMAPÁ, Aline 10, que não mediu esforços para a realização do evento.

"Temos que achar alternativas" propõe Diogo Senior, sobre alunos da escola estadual Maria Bernadete no Jardim Marco Zero

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h04, última modificação 16/03/2017 15h04

Durante reunião realizada na sexta-feira,10, com pais de alunos, corpo docente da escola e técnicos da Secretaria de Estado da Educação (SEED) e a comunidade, o vereador Diogo Senior decidiu interromper a reunião em favor dos pais e da comunidade presente.

Questionou aos técnicos da SEED sobre a decisão em desativar a escola e realocar os alunos e professores para outras escolas da região. "Se tinham a pretensão de fechar a escola, para que colocaram circuito interno se não havia dinheiro para reformar? Porquê matricularam novos alunos e realizaram a semana pedagógica? E porquê não reuniram antes, se já havia relatório técnico desde 2016 alegando que a escola não tinha condições físicas para receber alunos e professores. Isso é um desrespeito", disse o vereador.

Após os questionamentos pertinentes, o vereador Diogo Senior informou a todos que estava na reunião à convite da comunidade, e enquanto vereador de Macapá, fiscal da boa execução dos serviços públicos e morador do Bairro, jamais ficaria ausente na situação. "Não quero aqui colocar a comunidade contra a Secretaria, muito menos apontar um culpado, pelo contrário, quero contribuir", conclui.

Bastante aplaudido pela comunidade, o parlamentar finalizou seus manifestos, sugerindo a desapropriação do antigo Teleclube para a construção de escola para atender a demanda da comunidade.

Sebastião Magalhães, Secretário Adjunto de Políticas de Educação da SEED, explicou que a escola funciona num prédio particular a partir de um convênio firmado com a SEED, e por ser um espaço privado o governo não têm como fazer a manutenção. Além disso o espaço não atende o padrão mínimo, necessário para o ensino público exigido pelo Plano Estadual de Educação.

Pais de alunos reclamaram da decisão tomada sem ouvir a comunidade. "A decisão deles vai prejudicar nosso filhos. Essa escola é próxima. A nossa preocupação é para onde vão mandar nossos filhos. Não temos dinheiro pra pagar transporte", diz mãe de aluna, dona Carminda Martins.

O pai, Iranilton Uchoa, é a favor da permanência da escola no bairro. "Minha filha tem 12 anos, e assim como muitos alunos daqui, estuda desde a primeira série. Confiamos em deixar nossos filhos aqui, o local é perto e seguro e já conhecemos todo o funcionamento da escola e seus funcionários", explicou Iranilton.

Dreiser Alencar pede construção de escola infantil e creche para o bairro Congós

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h06, última modificação 16/03/2017 15h06

Durante sessão da Câmara de Macapá, o vereador Dreiser Alencar indicou aos senadores Randolfe Rodrigues e Davi Alcolumbre emendas para construção de uma creche e uma escola infantil municipal para o bairro Congós. A proposta surgiu durante participação em audiência pública realizada no bairro no mês passado.

Segundo o parlamentar, muitas mães carentes precisam trabalhar e necessitam dessa prestação de serviço por parte do poder público, que além de ser social é muito mais educacional.

Segundo moradores do Congós, o bairro não tem uma escola de ensino fundamental do município. “Em 2016 os moradores solicitaram um anexo da escola municipal Moranguinho, só que não atendeu a grande demanda”. Afirmou a presidente da Associação dos Moradores do Bairro Congós, Marcione Santana.

Como educador, o vereador Dreiser Alencar, destacou a importância de implantar esse serviço não só no bairro solicitado, mas em todos os bairros da capital. “É um serviço social, mas também educacional, pois um projeto dessa natureza vai beneficiar várias mães que precisam trabalhar e são mantenedoras do seu lar, porém não tem com quem deixar seus filhos” afirma.

Vereador Diego Duarte cobra limpeza, policiamento e iluminação pública para os bairros Laguinho e Perpétuo Socorro.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h12, última modificação 16/03/2017 15h12

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 14, o vereador Diego Duarte, do PTN/MCP, apresentou duas indicações para execução de serviços, por parte do Poder Público Estadual.

Uma foi destinada ao Comandante Geral da Polícia Militar, indicando rondas policiais ostensivas na Avenida Manoel Cardoso, no Bairro Perpétuo Socorro. A outra, foi para o Presidente da CEA, indicando a troca de lâmpadas queimadas e manutenção de luminárias com defeito, na instalação elétrica da rede pública da Praça Chico Noé, No Bairro Laguinho.

O parlamentar também teve três requerimentos aprovados durante a Ordem do Dia, na mesma sessão. Todos endereçados ao titular da Secretaria de Manutenção e Urbanística – SEMUR, pedindo serviços de limpeza e retirada de entulhos nas ruas José Furtado de Almeida, Turíbio Guimarães e Avenida Josefa Pelaes de Souza, ambas no Bairro Perpétuo Socorro.

Diego Duarte pediu destaque para a votação dos requerimentos, por considerar a urgência para a realização dos serviços, visto que essas vias se encontram em situações difíceis para o tráfego de veículos e o trânsito de pedestres, principalmente para as crianças que estão em período de retorno às aulas.

“O mato está bastante alto e toma conta de boa parte dessas vias. Isso, somado à lama, provocada pelas chuvas, causa transtornos e prejuízos à quem precisa passar diariamente por esses locais, principalmente as crianças que, para chegarem à escola, precisam passar pelo meio do mato, lixo e entulhos” declarou o vereador.

Na justificativa dos pedidos, Diego Duarte argumentou que, após o encaminhamento das indicações e requerimentos aos destinatários, fará o acompanhamento junto ao Poder Público para que os serviços sejam executados e a população possa desfrutar de maior conforto e tranqüilidade.

ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773

Japão Baia questiona serviços de auxilio funeral ofertados pela Semast

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h13, última modificação 16/03/2017 15h13

Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) desta terça-feira, 14, a Secretária Municipal de Assistência Social Naldima Flexa, fez uma explanação a respeito dos serviços e projetos sociais desenvolvidos pela instituição. Na ocasião, a gestora foi questionada por alguns vereadores que apontaram deficiências no serviço de auxilio funeral prestado pela Semast.

Naldima Flexa veio à Câmara Municipal a convite do vereador Japão Baia (PDT). Ele queria explicação acerca do funcionamento dos serviços que a Semast presta a comunidade. O vereador Japão Baia questionou o funcionamento do serviço de auxilio funeral. “Existem muitas reclamações sobre esse serviço. 
Infelizmente no momento da dor e da perda de um ente querido, muita das vezes o serviço não funciona”. Declarou.

O questionamento do vereador ganhou reforço dos demais parlamentares presentes na sessão ordinária desta terça-feira. Eles sustentam que foram abordados por diversas vezes por familiares que não conseguiram auxilio funeral.

Segundo a secretária Naldima Flexa, o serviço foi reformulado e está funcionando normalmente. Ela entregou a cada vereador presente uma cópia de um relatório que sintetiza os atendimentos realizados pela Semast.

Vereadores debatem os problemas da cidade durante sessão ordinária desta terça-feira

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h16, última modificação 16/03/2017 15h16

Os vereadores de Macapá debateram diversos temas de interesse da população macapaense na sessão ordinária desta terça-feira, 14. Entre os assuntos, a municipalização do serviço de iluminação pública e a falta de creches na cidade de Macapá.

Na ocasião foi lido um Projeto de Lei, da vereadora Patriciana Guimarães, que disciplina o horário de cargas e descargas, em Macapá.

Foram lidas ainda 19 indicações dos vereadores Diego Duarte, Rayfran Beirão, Patriciana Guimarães, Bruna Guimarães, Japão Baia, Antônio Grilo, Acácio Favacho, Pastor Didio Silva e Claudio Góes. A maioria indicando ações do Governo do Estado quanto à melhoria do policiamento ostensivo nos bairros de Macapá.

Os parlamentares aprovaram também 46 requerimentos, que envolvem diversas demandas da capital. Foram pedidos de limpeza, terraplanagem e asfaltamento de ruas, instalação de faixas de pedestres, expansão de linhas de ônibus, construção de abrigos de passageiros, reparos de luminárias e ampliação do serviço de iluminação pública, em Macapá.

Os requerimentos foram assinados pelos vereadores Diego Duarte, Maraína Martins, Rayfran Beirão, Patriciana Guimarães, Acácio Favacho, Diogo Senior, Bruna Guimarães, Japão Baia, Antônio Grilo, Pastor Didio Silva, Claudio Góes, Rinaldo Martins e Marcelo Dias.

Acácio Favacho exige transparência na contratação de empresa para cuidar da iluminação pública.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h19, última modificação 16/03/2017 15h19

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, esteve na tribuna da Casa, na manhã desta terça-feira (14), durante sessão ordinária, e exigiu da Prefeitura Municipal, mais transparência no processo de contratação da empresa que será responsável pela operacionalização da iluminação pública da capital.

Na semana passada foi assinado em TAC-Termo de Ajustamento de Conduta, entre PMM, CEA e MP, onde a Prefeitura de Macapá fica responsável pelo serviço.

Segundo Acácio, dos mais de 31 mil pontos de iluminação instalados na capital, cerca de 60% estão danificados ou sem funcionamento. E seria necessário em torno de R$ 4 milhões para investimento no setor para atender a demanda existente.

Favacho lembrou que a Prefeitura de Macapá já anunciou um processo de contratação emergencial de uma empresa especializada neste tipo de serviço. Disse ainda, que segundo a CEA, já existe um montante de R$ 1,6 milhão, depositados no Fundo de Iluminação Pública do Município, referente a arrecadação do mês de fevereiro/2017.

Na oportunidade, o vereador chamou a atenção da Câmara de Vereadores, para acompanhar de perto todos os trâmites do processo de contratação e a qualidade dos serviços que serão disponibilizados para o cidadão. “Temos que debater através de audiências públicas, e também peço ao líder do prefeito, para que possamos ter acesso de que maneira está sendo construída essa parceria da Prefeitura com a inciativa privada”. Declarou Favacho.

O parlamentar disse que a Câmara de Vereadores deve debater sobre este assunto amplamente, pois será cobrada pela qualidade dos serviços prestados ao cidadão. Daí a necessidade do parlamento acompanhar de perto toda essa tramitação. “Que empresa verdadeiramente é essa? Ela tem capacidade de cuidar da iluminação pública? Não podemos errar!”. Pontuou Favacho.

Conforme Acácio Favacho, mais de 70% das demandas que chegam ao parlamento e que são transformadas em requerimentos ou indicações são relativas à iluminação pública da cidade.

Agricultor alerta vereador Diogo Senior para o risco de desabastecimento da agricultura familiar em Macapá.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h26, última modificação 16/03/2017 15h26

“A menos que haja uma intervenção forte do Poder Público, daqui há cinco anos pode até faltar cheiro-verde na mesa do macapaense", adverte o agricultor Otávio Almeida.
A advertência foi feita ao vereador Diogo Sênior (PMB), durante visita à plantação de hortaliças, localizada no bairro das Pedrinhas, Zona Sul de Macapá.

Em uma área extensa, com a ajuda da esposa e dois filhos, seu Otávio cultiva salsinha, pimenta-de-cheiro, sendo o “carro-chefe” do plantio, o cheiro-verde e a alface. Após o cultivo, sua esposa separa as hortaliças e seus filhos saem distribuindo nos comércios, no entorno dos Bairros, Pedrinhas, Jardim Equatorial e Jardim Marco Zero.

Em conversa, o agricultor reclama da falta de incentivo dos gestores públicos, para continuar o trabalho que ele faz com a ajuda da família. “Eles precisam olhar mais para a agricultura familiar, porque ela garante o sustento de muitas famílias, abastece o comércio local e movimenta a economia, mas precisamos de capital para manter o plantio”, explicou o agricultor.

Outro exemplo é a situação do Pólo hortifrutigranjeiro de Fazendinha que está enfraquecendo. A falta de apoio e de recursos têm reduzindo a produção agrícola local. A ausência de uma creche na região é outro agravante, pois a maioria das mulheres que vivem no pólo, são responsáveis por grande parte da produção, e por não ter onde deixar seus filhos, ficam por vezes impedidas de ajudar no plantio e na venda de seus produtos. Muitas são obrigadas a levar seus filhos para as feiras, submentendo-os às condições desumanas, para garantir o sustento da família.

Dados nacionais apontam que em alguns Estados, onde o agricultor dispõe de linhas de créditos para financiar o agronegócio, a agricultura familiar é bem desenvolvida.

No Amapá a agricultura familiar é mantida através do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e executado pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com a Secretaria de Estado de Inclusão e Mobilização Social (SIMS).

Sensibilizado com a questão da agricultura familiar em Macapá, o vereador Diogo Senior colocou o seu mandato à disposição dos agricultores locais para fazer uma busca em programas de incentivo, e prometeu criar uma agenda para discutir os problemas com as autoridades do Executivo e com órgãos ligados ao tema.

O vereador disse ainda que estará sempre vigilante para defender os interesses do cidadão amapaense, que tanto clama por melhorias e qualidade de vida.

Câmara de Vereadores atenta às demandas de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 16/03/2017 15h28, última modificação 16/03/2017 15h28

Câmara de Vereadores atenta às demandas de Macapá.

Saúde, obras, serviços e segurança pública, foram alguns dos temas debatidos durante a sessão ordinária desta quinta-feira (16), na Câmara Municipal de Macapá.

Assuntos relevantes e demandas ocorridas nos últimos dias foram inseridos na pauta pelos vereadores, que apresentaram questões relativas a diversos temas.

O presidente da Casa, vereador Acácio Favacho (PROS), comandou a reunião com a presença da maioria dos vereadores.

Foram 9 indicações e 55 requerimentos, em sua maioria com pedidos de recapeamento asfáltico, implantação de faixa de pedestres, serviços de tapa buracos, reparo e troca de lâmpadas, rondas ostensivas em vários bairros e reforma e adequação da Escola Municipal Mundo da Criança, no Bairro Pacoval.

Liderança

Durante a sessão desta quinta-feira (16), também foi lido o ofício nº 0495/17-GABI/PMM, do Prefeito de Macapá, informando que o vereador Rinaldo Martins (PSOL), exercerá a liderança do governo municipal ao lado do vereador Caetano Bentes (PSC), como vice.

O vereador Nelson Souza (Rede), que exerceu o papel de líder do governo municipal, esteve na tribuna da Casa e fez um breve balanço, como representante do executivo. Aproveitou para agradecer ao apoio de seus pares e desejou boa sorte aos novos líderes.

Tribuna da Câmara de Vereadores recebe representantes da comunidade.

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h15, última modificação 23/03/2017 17h15

A tribuna da Câmara de Vereadores de Macapá, recebeu na manhã desta quinta-feira (16), durante 10ª. sessão ordinária, da XII legislatura, dois representantes de classes sociais, que fizeram uma explanação sobre as suas devidas categorias.

Primeiramente foi a representante do Núcleo de Estudos Afrobrasileiros, Alzira Nogueira. Ela defendeu maior intervenção dos políticos para as lutas em defesa das mulheres. Ela disse que ao longo dos anos, os direitos das mulheres continuam sendo sonegados, principalmente das mulheres negras.

Ainda conforme Alzira, mesmo com as conquistas alcançadas, a luta pela igualdade de gênero e pelos direitos da mulher precisa ser reforçada. “As mulheres ainda são a minoria na política, no mercado de trabalho, tem os menores salários e sofrem todo tipo de violência”, arrematou.

Alzira Nogueira veio até a Câmara de Vereadores a convite do vereador Rinaldo Martins (PSOL).

Em seguida, foi a vez do jornalista Randolph Scoot, representante da Federação Nacional dos Comunicadores (Fenacom) no Amapá. Ele veio a convite do vereador Diogo Senior (PMB).

O jornalista destacou que entre as prioridades da sua entidade, estão a valorização e a qualificação do profissional de comunicação. “É importante a unificação da categoria. E por isso, contamos com o apoio dos vereadores e dos nossos colegas de imprensa”. Declarou o jornalista.

Randolph Scoot encerrou sua fala, reforçando o convite para o I Encontro Estadual de Comunicadores do Amapá, que acontece nos dias 30 e 31 deste mês, no município de Santana.

A tribuna da Câmara de Vereadores de Macapá é um instrumento de grande importância para ampliar a participação dos munícipes. O espaço é utilizado por representantes de entidades, durante as sessões plenárias da Câmara, quando o orador possui dez minutos, sem apartes, para a explanação do tema a que se propôs.

Nesta sexta-feira (17), 9h, acontece a Audiência Pública que vai debater sobre a construção de albergues destinados a moradores de rua. A propositura é do vereador Caetano Bentes (PSC).

Bruna Guimarães em busca de soluções para os problemas da cidade de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h18, última modificação 23/03/2017 17h18

Preocupada com os índices de violência e assaltos ocorridos no bairro Muca, zona sul de Macapá, a vereadora Bruna Guimarães (PSDB), apresentou na Câmara Municipal, durante sessão ordinária desta quinta-feira (16), indicação propondo policiamento ostensivo na Rua Hildemar Maia, no perímetro em que corta o bairro.

A parlamentar também defendeu vários requerimentos que pedem à Prefeitura Municipal de Macapá, a melhoria de diversos serviços essenciais para a população da capital. Como exemplo, Bruna Guimarães, propõe serviços de capina e coleta de lixo na Avenida Maria das Graças Picanço, entre as Ruas Cicero Marques de Souza e São José, bairro Novo Horizonte.

A jovem vereadora, pede ainda, sinalização horizontal e vertical na Avenida Henrique Galúcio, esquina com a Rua Professor Tostes, no bairro de Santa Rita. E também a criação de mais uma linha de ônibus para servir aos moradores do bairro do Muca, com acesso ao bairro do Congós, na zona sul da capital.

Em outro requerimento, Bruna Guimarães propõe a Prefeitura de Macapá, serviços de terraplanagem e asfaltamento de ruas e avenidas dos bairros Infraero 2 e Novo Horizonte, na zona norte.

Audiência Pública discute políticas de inclusão e implantação de albergue público.

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h21, última modificação 23/03/2017 17h21

O vereador Caetano Bentes (PSC), liderou na manhã desta sexta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Macapá, uma audiência pública, com o tema “Moradores rua: políticas de inclusão e implantação de albergue público”.

Conforme dados disponibilizados pelo mandato do vereador, Macapá já possui mais de mil moradores de rua, segundo levantamento de ONGs.

O parlamentar defende a construção de um Albergue Público Municipal. A proposta é que no local sejam oferecidos cursos de capacitação, possibilitando a inserção dessas pessoas no mercado de trabalho. 
“E que tenham mutirões de ações sociais para retirada de documentos, assistência jurídica, serviços odontológicos e médicos”, acrescenta Caetano.

Participaram da audiência pública, os vereadores Dreizer Alencar e Patriciana Guimarães.

Câmara de Vereadores recebe denúncias contra diretora de escola pública.

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h25, última modificação 23/03/2017 17h25

Professores e pais de alunos da Escola Municipal Raimunda Lima Guedes, do bairro Marabaixo 4, estiveram nesta terça-feira, 21, na Câmara Municipal de Macapá (CMM) denunciando a administração conduzida pela diretora da escola, Silvana Fernandes Souza.

A convite do vereador Caetano Bentes (PSC), a professora Stephanie Rodrigues, fez uso da tribuna para relatar o problema. Segundo a professora, desde que iniciou em 2013, a gestão da diretora Silvana Fernandes, professores, servidores e até pais de alunos enfrentam uma administração autoritária e centralizadora.

Os professores entregaram aos vereadores cópia de um relatório que aponta os graves problemas, que segundo eles, vem ocorrendo na Escola Municipal Raimunda Lima Guedes, entre eles, a devolução sumária de pelo menos 15 professores para a Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Segundo o relatório, a escola também enfrenta sérios problemas de infraestrutura com infiltrações, goteiras nas salas de aulas, e banheiros sem assento.

Stephanie Rodrigues cobrou da Comissão de Educação, Cultura e Desporto (CECD) da Câmara Municipal, uma visita à instituição para apurar as denúncias levantadas pelos professores e pais de alunos. 
Uma comissão de vereadores agendou para esta quarta-feira, 22, uma visita na escola, às 15 horas.

Vereadores são recebidos pelo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá.

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h27, última modificação 23/03/2017 17h27

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, usou a tribuna da Casa, na manhã desta terça-feira (21), durante a sessão ordinária, para questionar sobre os serviços de aterro sanitário e da iluminação pública da capital.

Favacho defendeu a lisura e o detalhamento de um contrato com a empresa responsável pelos serviços de aterro sanitário, em Macapá. “A população precisa se apropriar destas informações. A Câmara de vereadores precisa acompanhar e fiscalizar a execução destes serviços”. Declarou.

O parlamentar também demonstrou preocupação quanto à execução do serviço de municipalização da iluminação pública de Macapá. Principalmente no que tange a qualidade, critérios para a terceirização do serviço e manutenção do parque.

Ainda na tribuna, Acácio Favacho convidou a todos os vereadores para participarem de uma audiência com o presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador Carlos Tork.

TJAP

Durante a tarde desta terça-feira (21), o vereador Acácio Favacho, acompanhado dos vereadores, Diego Duarte, Marcelo Dias, Diogo Senior, Rayfran Beirão, Odilson Nunes, Rinaldo Martins e Caetano Bentes, foram recebidos no Tribunal de Justiça do Amapá, pelo presidente da Côrte, desembargador Carlos Tork.

No encontro, os vereadores expuseram ao presidente, a preocupação quanto aos dois assuntos que pautaram a reunião desta terça-feira, no parlamento municipal - Aterro sanitário e municipalização da iluminação pública. 
“Precisamos de orientações do TJAP, sobre a condução do processo de transição da iluminação pública. Principalmente no que tange ao processo licitatório”. Descreveu o vereador Acácio Favacho.

O presidente do TJAP, desembargador Carlos Tork, agradeceu a visita dos parlamentares e disse que o tribunal vai auxiliar com informações técnicas necessárias para a lisura de todo o processo. “Os assuntos tratados intervimos com orientações e à medida que formos provocados através de nossos núcleos”. Pontuou

Carlos Tork disse que o Tribunal dialoga com todas as instituições procurando auxiliá-las da melhor forma possível, dentro dos limites constitucionais. “No que pudermos colaborar, colocamos a nossa instituição a disposição da Câmara de Vereadores, assim como estamos a disposição de qualquer das instituições púbicas do estado”. Concluiu Tork.

Ainda no encontro, o desembargador Carlos Tork oficializou ao presidente Acácio Favacho, a inclusão da Câmara de Vereadores de Macapá, na Comissão de Saúde Estadual do Tribunal de Justiça, para participar da implantação no Amapá, das chamadas Organizações Sociais em Saúde (OSs). Cuja finalidade é transferência de gestão das unidades de saúde que permanecem públicas, porém com atendimento exclusivo ao SUS.

Vereador Diego Duarte cobra limpeza do Canal do Nova Esperança.

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h31, última modificação 23/03/2017 17h31

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 21, o vereador Diego Duarte, do PTN/MCP, apresentou em plenário, Requerimento de Urgência solicitando limpeza e desobstrução do canal que percorre quase todo o Bairro Nova Esperança.

O documento, aprovado por unanimidade, foi decorrente de uma visita de monitoramento feita pelo parlamentar horas antes da referida sessão. Diego Duarte comprovou e registrou em fotografias, os alagamentos provocados pela chuva forte que caiu sobre a capital desde a tarde de segunda feira, se estendendo para a madrugada de terça, culminando no transbordamento do canal e deixando algumas vias do bairro e muitas residências debaixo d’água.

“Mesmo com os recentes serviços realizados pela prefeitura, ainda existe muito lixo e mato em algumas partes do canal. Com chuvas fortes, como as que estão caindo nesses últimos dois dias, as águas transbordam e causam alagamentos. O requerimento que apresentei e que foi aprovado, pede uma ação urgente de limpeza para resolver o problema e evitar prejuízos para a população do local” declarou o vereador.

Na justificativa do pedido, Diego Duarte argumentou que, além dos prejuízos nas residências, os alagamentos provocam a interdição do tráfego de veículos em algumas vias do bairro e dificuldades para quem precisa sair cedo de casa, principalmente as crianças, que acabam deixando de ir à escola.

ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE 
Tels: 99147-9106 / 99115-7773

Campanha da Fraternidade 2017: Audiência pública debate o Bioma Amazônia na Câmara de Vereadores

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h35, última modificação 23/03/2017 17h35

“Bioma Amazônia e defesa da vida no município de Macapá” é o tema da primeira audiência pública que visa refletir sobre Campanha da Fraternidade 2017. O debate vai acontecer no dia 24 de março, a partir de 9h, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), e será realizado pelo presidente da Comissão de Meio Ambiente, vereador Professor Rodrigo (Rede).

Promovida anualmente pela Igreja Católica no Brasil, a campanha busca a participação da sociedade com as ações desenvolvidas pelos movimentos e pastorais em todo território brasileiro, com intuito de refletir e promover relações fraternas com a vida e a cultura dos povos, à luz do Evangelho. Este ano, o tema de discussão é “Biomas Brasileiros e Defesa da Vida” tendo como lema “Cultivar e guardar a criação”.

A Amazônia é o maior bioma do país, domina 49,29% do território brasileiro, sendo destaque mundial como a maior reserva de biodiversidade do planeta. E com um olhar voltado à realidade região amazônica, a audiência pública visa abordar questões socioambientais especificamente no município de Macapá e distritos vizinhos.

O evento contará com a participação do público e de diversas autoridades. Entre os convidados, o coordenador da Comissão da Pastoral da Terra (CPT) da Diocese de Macapá, Padre Sisto explanará acerca da devastação da APA do Curiaú e os conflitos ambientais e humanos em áreas fundiárias e quilombolas. A promotora de justiça, Ivana Lúcia Franco Cei, do Ministério Público Estadual (MPE/AP) vai proferir sobre as ações da Promotoria de Justiça do Meio Ambiente, Conflitos Agrários, Habitação e Urbanismo de Macapá (PRODEMAC). E o tema Ocupações humanas nos biomas brasileiros: lições do Amapá será abordado pelo professor Dr. Ricardo Ângelo, da Universidade Federal do Amapá (Unifap).

Assessoria do Vereador
Mônica Costa 
Contato (96) 991807036
http://vereadorprofrodrigo.blogspot.com.br

Em Macapá, emenda federal deve contemplar 6 bairros, conforme pedido do vereador Diogo Senior

por danielle.duarte — publicado 23/03/2017 17h38, última modificação 23/03/2017 17h38

Através da Indicação 160/17-CMM, o vereador Diogo Sênior (PMB), solicita ao Deputado Federal Roberto Góes (PDT), que viabilize recursos, através de emenda parlamentar para a construção de Creche Pública nos bairros, Brasil Novo, Mestre Oscar, Fazendinha, Vale Verde, Murici e Chefe Clodoaldo.

O pedido foi aprovado por unanimidade, durante sessão realizada na Câmara Municipal de Macapá (CMM).

A construção de creches nos bairros mais necessitados é uma promessa de campanha do vereador Diogo Senior, e deve beneficiar país e mães que precisam sair para trabalhar e estudar, e não dispõem de um espaço adequado e seguro para deixar seus filhos.

Diogo Senior explica que por se tratar de bairros distantes, é necessário a construção de creches nesses locais para atender as crianças na própria comunidade.

Segundo o parlamentar, na Fazendinha por exemplo, as mães precisam trabalhar na agricultura para garantir o sustento de seus filhos. Por não haver creche na comunidade, acabam levando essas crianças para ambientes inadequados. "É para essas famílias necessitadas que estamos pedindo creches", explica o vereador.

Conforme Diogo Senior, o deputado Roberto Góes, têm sido um parlamentar incansável na luta pela melhoria da qualidade de vida da população e autor de muitas emendas destinadas para o Estado.

"Tenho a certeza de que o deputado federal Roberto Góes atenderá o meu pedido. Ele é um parlamentar muito atuante e comprometido com as famílias amapaenses. A comunidade pode contar com essa parceria", afirmou o vereador.

Ações do documento