Acácio Favacho participa de reunião com o governador Waldez Góes para discutir sobre região metropolitana de Macapá.

por danielle.duarte — publicado 22/02/2017 15h51, última modificação 22/02/2017 15h51

O vereador Acácio Favacho (PROS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, esteve reunido na tarde desta segunda-feira (20), no palácio do Setentrião, com o governador do estado do Amapá, Waldez Góes (PDT), prefeitos e presidentes de Câmaras dos municípios de Mazagão e Santana.

Na pauta, um debate preliminar sobre a construção do plano de desenvolvimento urbano integrado da nova região metropolitana de Macapá. Durante a reunião, os gestores concordaram em definir diretrizes do desenvolvimento social, de infraestrutura e econômico das três cidades, obedecendo às necessidades e as peculiaridades de cada cidade da região metropolitana.

A proposta defendida pelo Governo do Amapá, prevê com a medida, a integração urbana das três cidades, melhorando a mobilidade urbana e a conseqüente qualidade de vida das populações que residem nestas regiões.

O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Acácio Favacho (PROS), considera importante a integração metropolitana das três cidades. Ele sugeriu ao governador, que o assunto possa ser debatido pelas Câmaras Municipais, e que a discussão possa envolver as comunidades locais de cada município. "Não podemos perder tempo. É importante que sejamos persistentes e perseverantes em nossos sonhos de contribuir com o desenvolvimento do município e do Estado”. Pontuou Favacho.

Foi acordado entre os gestores, que ainda esta semana, serão escolhidos os integrantes, que vão compor uma comissão para tratar sobre a implantação da região metropolitana de Macapá.

Região Metropolitana

Com a inauguração da ponte do Rio Matapí, que liga o município de Mazagão à Macapá e Santana, houve a necessidade da integração da cidade de Mazagão à nova região metropolitana da capital.
Com a inclusão, as cidades de Macapá, Santana e Mazagão, passariam a ser um único bloco metropolitano, garantindo assim a real possibilidade da realização de convênios entre si, como por exemplo, um consórcio licitatório para a coleta de lixo, tarifa de telefonia única, ou mesmo a criação de linhas de ônibus ligando as cidades, com tarifas mais baratas.

SECOM CMM