Notícias
Vereadores de Macapá definem blocos partidários
Vereadores de Macapá definem blocos partidários
Os vereadores Nelson Souza, Dreiser Alencar e Professor Rodrigo Gomes integram o bloco parlamentar da Rede Sustentabilidade na Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Os três vereadores apresentaram requerimento à mesa diretora da CMM informando a criação do bloco durante a Reunião Ordinária desta quinta-feira, 7.
O vereador Nelson Souza é o líder da Rede na CMM e o vereador Dreiser Alencar ocupa o cago de vice-líder da sigla no parlamento municipal.
Outro bloco apresentado por meio de requerimento, na mesma sessão, foi dos vereadores Carlos Murilo (PROS), Adrianna Ramos (PTB) e Marcelo Dias (PPS). O vereador Carlos Murilo é o líder do bloco na Câmara Municipal de Macapá.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Ruzivan Pontes conduz a primeira Reunião Ordinária de 2019 da CMM
Presidente Ruzivan Pontes conduz a primeira Reunião Ordinária de 2019 da CMM
A primeira Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) deste ano ocorrida nesta quinta-feira, 7, foi conduzida pelo presidente da CMM, vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade).
A leitura da mensagem da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) prevista no Regimento Interno da CMM durante a abertura dos trabalhos legislativos deste ano foi lida pelo líder do Executivo Municipal na CMM, vereador Rinaldo Martins (PSOL),
A mensagem fez uma síntese das principais ações da Prefeitura de Macapá na gestão de Clécio Luis (Rede) com destaque para os investimentos nas áreas de educação, saúde, emprego, social, habitação, iluminação pública, infraestrutura e limpeza da cidade.
O documento destacou ainda as prioridades e os investimentos do Executivo Municipal previstos para este ano. Na mensagem, o prefeito de Macapá pede o apoio dos 23 parlamentares para os debates e aprovações de matérias do Executivo Municipal.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Sancionada lei do vereador Cláudio Góes que beneficia mototaxistas
Sancionada lei do vereador Cláudio Góes que beneficia mototaxistas
Foi sancionada nesta sexta-feira, 8, Lei Municipal que amplia de oito para 10 anos a vida útil de motocicletas cadastrados para serviço de mototáxi na capital.
A lei é de autoria do vereador de Macapá Cláudio Góes (PDT) e beneficia mais de 2 mil mototaxistas legalizados.
“Estamos sancionando o Projeto de Lei do vereador Cláudio Góes por entendermos que é a melhor proposta para o enfrentamento da crise financeira que atinge todos nós”, declarou o prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede), enquanto sancionava a lei, na presença de dezenas de mototaxistas representantes da categoria.
Na oportunidade o vereador Cláudio Góes e os mototaxistas pediram ao prefeito Clécio Luis, mais fiscalização no combate aos mototaxistas clandestinos e a concessão de placas para a exploração da atividade de mototáxi na capital, visto que hoje a categoria possui apenas autorização para rodar, mas não dispõe da concessão da placa.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Paratleta é recepcionada pelos vereadores de Macapá
Paratleta é recepcionada pelos vereadores de Macapá
Vereadores da capital receberam nesta segunda-feira, 11, na sala da presidência da Câmara Municipal de Macapá (CMM), a paratleta Lenna Gomes.
O presidente da CMM, vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), parabenizou a paratleta pela conquista do primeiro lugar (categoria cadeirante) na corrida da Polícia Militar do Amapá 2019, ocorrida no domingo, 10, em homenagem ao aniversário da instituição.
Durante a visita de cortesia à Câmara de Vereadores, Lenna Gomes falou do orgulho que tem em representar o Amapá e das conquistas obtidas pelo Estado.
A paratleta, que é dententora de vários troféus e medalhas pelo Estado, vai representar o Amapá em João Pessoa, no perído de 15 à 17 de março no Campeonato Regional Norte Nordeste de Atletismo, nas modalidades arremesso de peso e lançamento de disco e dardo.
Lenna Gomes foi recepcionada pelos vereadores Ruzivan Pontes (Solidariedade), Didio Silva (PRP), Carlos Murilo (PROS), Gian do Nae (Avante), Japão Baia (PDT), Patriciana Guimarães (PRB),Yuri Pelaes (MDB) e Rayfran Beirão (PR).
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Câmara de Vereadores de Macapá realiza mais uma Reunião Ordinária neste momento
Câmara de Vereadores de Macapá realiza mais uma Reunião Ordinária neste momento. Presidente Ruzivan Pontes comanda os trabalhos da Mesa.
Antônio Grilo destaca eleição de Davi Alcolumbre à presidência do Senado
Antônio Grilo destaca eleição de Davi Alcolumbre à presidência do Senado
Durante a 2ª Reunião Ordinária desta terça-feira, 12, o vereador de Macapá Antônio Grilo (PV) fez menção à eleição do senador pelo Amapá Davi Alcolumbre (DEM) ao cargo de presidente do Senado Federal.
Segundo Antônio Grilo, com Davi Alcolumbre na presidência do Senado, o Amapá tem a chance de se destacar no cenário nacional. “Estamos orgulhosos do senador Davi Alcolumbre pela vitória. A expectativa é de que ele continue lutando pelo desenvolvimento do Estado, capitaneando recursos para o Amapá”.
Antônio Grilo recebeu adesão dos demais parlamentares presentes na reunião, que também apostam na gestão de Davi Alcolumbre.
Edy wilson Silva Assessor de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Rinaldo Martins fala dos investimentos na educação
Vereador Rinaldo Martins fala dos investimentos na educação
Investimentos na educação municipal. Este foi o tom do discurso do vereador Rinaldo Martins (PSOL) durante a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá desta terça-feira, 12.
O vereador Rinaldo Martins ressaltou que a Prefeitura de Macapá investiu em obras de revitalização de 18 escolas na capital e nos distritos, incluindo Bailique, Maruanum e Campina Grande.
Segundo o parlamentar foram investidos ainda recursos na construção e recente inauguração da Creche Tia Chiquinha, bairro Cuba de Asfalto. Ele antecipa que mais duas creches estão sendo construídas pelo município, uma em Fazendinha e outra no bairro Novo Horizonte.
Rinaldo destacou também o projeto Barca da Leitura, que segundo ele, tem papel fundamental no incentivo a leitura nas regiões ribeirinhas da capital.
Edy wilson Silva Assessor de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Yuri Pelaes propôs retomada das Reuniões Itinerantes
Vereador Yuri Pelaes propôs retomada das Reuniões Itinerantes
A retomada das Reuniões Itinerantes nos bairros e distritos de Macapá foi uma das pautas debatidas durante a 2ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá desta terça-feira, 12.
O tema foi provocado pelo vereador Yuri Pelaes (MDB). Ele defende o retorno das Reuniões Itinerantes ainda este semestre com o objetivo de aproximar o Poder Legislativo Municipal da população.
“Precisamos retornar aos bairros e distritos que foram bastante visitados durante nossas campanhas eleitorais. A população de Macapá precisa de nós”, argumenta Yuri Pelaes.
O parlamentar também propôs a mesa diretora da CMM, a retomada do sistema de Rádio e TV Câmara, outra ferramenta fundamental utilizada na divulgação das ações dos vereadores junto a sociedade.
O presidente Ruzivan Pontes se colacou à disposição dos demais parlamentares para debater e definir o cronograma de Reuniões Itinerantes e pleitear o retorno da Rádio e TV Câmara.
Edy wilson Silva Assessor de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores aprovam dezenas de matérias
Vereadores aprovam dezenas de matérias
Durante a 2ª Reunião Ordinária realizada nesta terça-feira,12, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), foram apresentadas 93 proposições entre Projetos de Leis, Indicações e Requerimentos.
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) apresentou quatro Projetos de Leis (PL,s) com temas voltados a crianças com necessidades especiais e pessoas com mobilidade reduzida. A parlamentar reforçou a necessidade de instituir no calendário municipal a Semana de Conscientização de Combate ao Feminicídio e Violência contra a Mulher, além de outros direitos assegurados em âmbito nacional, que devem ser debatidos em nível municipal.
O presidente da Câmara Municipal, vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), convidou a população, lideranças comunitárias e a imprensa para acompanhar o trabalho dos vereadores mais de perto. Ele sugeriu que a população apresente sugestões e propostas para que os parlamentares possam atender as reivindicações comunitárias. “Somos representantes e defensores da população. A comunidade pode e deve interagir com este poder”, enfatizou o presidente.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM
Vereador Gian do Nae propõe debate e reforma do Plano Diretor de Macapá
Vereador Gian do Nae propõe debate e reforma do Plano Diretor de Macapá
Durante a Sessão Ordinária desta terça-feira, 12, o vereador Gian do Nae (Avante) propôs a Câmara Municipal de Macapá (CMM) o debate sobre a reforma do Plano Diretor de Macapá.
Segundo o parlamentar, o atual plano diretor municipal precisa ser debatido com urgência pelos vereadores e pelo município.
Gian do Nae diz que o plano em vigor está há cerca de oito anos sem revisão ou atualização por parte do Legislativo Municipal. “Macapá cresce a cada dia de maneira desordenada e todos perdem com isso, perde o município e principalmente a sociedade”.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores aprovam propostas de melhorias para Macapá
Vereadores aprovam propostas de melhorias para Macapá
Os vereadores de Macapá debateram e aprovaram dezenas de matérias na 3ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM) desta quinta-feira, 14. Durante a reunião foram apresentados dois Projetos de Lei (PL,s), dos vereadores Rayfran Beirão (PR) e Caetano Bentes (PSC), respectivamente.
Na oportunidade foram defendidas e encaminhadas ao Governo do Estado, sete indicações de autoria dos vereadores Cláudio Góes (PDT), Patriciana Guimarães (PRB), Dídio Silva (PRP) e Antônio Grilo (PV).
Os vereadores aprovaram ainda 37 requerimentos propondo à Prefeitura de Macapá, a execução e melhoria dos serviços de terraplanagem, asfaltamento, faixa de pedestre, iluminação e limpeza pública, transporte público, desobstrução de bueiros e reparo de semáforos.
Os requerimentos foram elaborados pelos vereadores Caetano Bentes (PSC), Patriciana Guimarães (PRB), Cláudio Góes (PDT), Diego Duarte (Podemos), Didio Silva (PRP), Rayfran Beirão (PR), Odilson Nunes (Solidariedade), Victor Hugo (PV) e Antônio Grilo (PV).
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Ruzivan Pontes está no cargo de prefeito de Macapá
Ruzivan Pontes está no cargo de prefeito de Macapá
Cumprindo agenda oficial à Brasília, o prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede) passou o cargo ao presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade).
Ruzivan Pontes fica na função de prefeito em exercício de Macapá nos dias 13 e 14, quarta e quinta-feira, respectivamente.
A Lei Orgânica do Município de Macapá estabelece que na ausência dos titulares dos cargos de prefeito e vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal assume automaticamente a funcão. O mandato de vice-prefeito de Macapá está extinto visto que o cargo era ocupado por Telma Nery, que hoje é deputada estadual.
O vereador Yuri Pelaes (MDB) assumiu interinamente a presidência da Câmara Municipal. Ele ocupa o cargo de 2º vice-presiente da mesa diretora.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Ruzivan Pontes recebe visita de deputados estaduais
Ruzivan Pontes recebe visita de deputados estaduais
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), recebeu nesta sexta-feira, 15, a visita de três dos 24 deputados estaduais: Telma Nery (PSDB), Antônio Furlan (PTB) e Diogo Senior (PMB).
O objetivo do encontro foi iniciar a formatação de uma unidade parlamentar disposta a debater e encaminhar conjuntamente as propostas que possam ajudar na solução dos problemas que afetam Macapá, que, segundo dados do IBGE, concentra 70% da população do Estado.
“A maioria da população do Amapá está na capital. Precisamos criar uma unidade parlamentar forte, tanto da Câmara de Vereadores, quanto da Assembleia Legislativa para que possamos contribuir com o desenvolvimento da cidade”, destacou Ruzivan Pontes.
O presidente da CMM também ressaltou o interesse em retornar com o sistema de Rádio e TV Câmara, com a proposta de ampliar a divulgação das atividades do Legislativo Municipal, de modo que alcance toda a sociedade.
Edy Wilson Silva Assessor de Comunicação/SECOM/CMM.
Mototaxistas utilizam Tribuna da Câmara de Vereadores para agradecer aprovação de lei
Mototaxistas utilizam Tribuna da Câmara de Vereadores para agradecer aprovação de lei
A aprovação de uma Lei Municipal que beneficia diretamente mais de 2 mil mototaxistas em Macapá, levou representantes da categoria à Câmara Municipal de Macapá nesta terça-feira, 19 para agradecer o benefício.
A lei de autoria do vereador Cláudio Góes (PDT) foi sancionada recentemente pelo prefeito Clécio Luis (Rede Sustentabilidade) e altera de oito para dez anos o tempo de vida útil das motocicletas utilizadas no serviço de mototáxi na capital.
Reconhecimento- O mototaxista Edilson dos Anjos Brito, presidente do Sindicato dos Mototaxistas de Macapá, reconhece o empenho dos parlamentares em aprovar a lei. “A categoria agradece pelo benefício. Nossa luta agora é pelo combate ao serviço clandestino de mototáxi e pela isenção da taxa de gerenciamento cobrada anualmente da categoria”.
Edilson Brito denunciou que o transporte clandestino muitas vezes é usado para o tráfico de drogas, estupros e assaltos.
Autor da Lei- Cláudio Góes, autor da lei recebeu o apoio dos demais vereadores. Ele também se colocou a disposição da categoria para continuar lutando por uma fiscalização mais rigorosa aos clandestinos e pela isenção da taxa de gerencimento.
Edi wilson Silva
Assessor de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Diego Duarte reivindica serviço de vídeo monitoramento para cemitérios de Macapá.
Vereador Diego Duarte reivindica serviço de vídeo monitoramento para cemitérios de Macapá.
Na Sessão Ordinária desta terça feira, 19, da Câmara Municipal de Macapá, o vereador Diego Duarte, do Podemos/MCP, teve aprovado requerimento de sua autoria, reivindicando à Prefeitura da capital, por meio da Secretaria de Manutenção Urbanística – SEMUR, implantação de serviço de monitoramento por câmeras, nos três cemitérios existentes na cidade.
A justificativa do requerimento se baseia nas constantes ocorrências de vandalismo dentro dos cemitérios, provocando depredação de sepulturas e assessórios como vasos, letreiros personalizados, grades e outros objetos, além de roubos e assaltos praticados à visitantes.
Na defesa pela aprovação do requerimento, Diego Duarte citou o recente caso da violação da sepultura e do cadáver da policial Emily Miranda, ocorrida durante o último fim de semana de janeiro de 2019.
“Foi um fato lamentável, que mexeu ainda mais com a estrutura emocional da família da policial, que já estava abalada com a perda recente da ente querida. E muitos outros fatos, que às vezes nem chegam a ser divulgados, ocorrem nos cemitérios. Nem sempre os culpados são identificados porque a prefeitura não tem serviço de vigilância que cubra todas as áreas dos cemitérios”, declarou o vereador.
O requerimento foi aprovado por unanimidade e seguirá para apreciação do prefeito Clécio Luis.
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773
Violência contra a mulher será tema de debate na Câmara de Vereadores
Violência contra a mulher será tema de debate na Câmara de Vereadores
“Violência contra a mulher”. Este será o tema de uma audiência pública agendada para o dia 15 de março deste ano, no plenário da Câmara Municipal de Macapá.
O debate será presidido pelo vereador de Macapá Rinaldo Martins (PSOL) que teve requerimento aprovado nesta terça-feira, 19, durante Sessão Ordinária da CMM propondo o tema.
Segundo Rinaldo Martins o tema proposto será alusivo ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março.
O tema foi muito bem recepcionado pelos demais parlamentares presentes a sessão desta terça-feira.
Edi wilson Silva
Assessor de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores debatem as problemáticas da capital
Vereadores debatem as problemáticas da capital
Iluminação pública, asfaltamento, limpeza de ruas, desobstrução de esgotos, sinalização, água potável e policiamento foram alguns dos temas debatidos pelos vereadores de Macapá nesta terça-feira,19.
Durante a sessão ordinária os parlamentares destacaram a preocupação com os alagamentos e pontos críticos na capital, provocados pelas fortes chuvas que têm caído sobre a cidade, em especial com os alagamentos no centro e nas áreas de ressacas que são ocupadas por centenas de famílias.
Na ocasião foram apresentadas 15 indicações, endereçadas ao Governo do Estado, de autoria dos vereadores Cláudio Góes (PDT), Patriciana Guimarães (PRB), Rayfran Beirão (PR), Didio Silva (PRP), Antônio Grilo (PV), Japão Baia (PDT) e Marcelo Dias (PPS).
Os parlamentares aprovaram ainda 64 requerimentos de autoria dos vereadores Yuri Pelaes (MDB), Auciney Maciel (PSDB), Patriciana Guimarães (PRB), Diego Duarte (Podemos), Cláudio Góes (PDT), Maraína Martins (PR), Bruna Guimarães (PSDB), Caetano Bentes (PSC), Rayfran Beirão (PR), Didio Silva (PRP), Rinaldo Martins (PSOL), Japão Baia (PDT) e Marcelo Dias (PPS).
Os requerimentos foram endereçados ao Executivo Municipal, visanso a execução ou melhoria de serviços já exitentes nos bairros de Macapá.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Em Brasília, Patriciana Guimarães defende pautas prioritárias para Macapá.
Em Brasília, Patriciana Guimarães defende pautas prioritárias para Macapá.
Macapá (AP) – Representando a Câmara Municipal de Macapá, a vereadora Patriciana Guimarães (PRB) participou, na quarta-feira (13), de encontro na Confederação Nacional dos Municípios, em Brasília, para tratar do início das atividades no Legislativo e debater a pauta prioritária para os municípios.
O evento serviu como preparatório para a 22ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, que ocorrerá de 8 a 11 de abril; e a Marcha dos Vereadores e Vereadoras, que também ocorre abril, entre os dias 23 a 26, e reuniu representantes dos municípios, deputados e senadores, na discussão de temas e propostas que tramitam no Congresso Nacional e impactam diretamente as gestões locais.
“Participei deste momento importante em que deputados, senadores e representantes municipais discutiram temas de interesse nacional e da importância da união dos legislativos em projetos e ações para os municípios, que estão lá na ponta e precisam da atenção dos representantes no Congresso Nacional”, destacou Patriciana.
Ainda na capital federal, a republicana visitou a Liderança do PRB na Câmara dos Deputados e se encontrou com parlamentares do seu estado em busca de recursos para atender as demandas da capital amapaense. Ao falar das demandas de Macapá, a vereadora destacou a importância de investimentos para a segurança pública. Segundo ela, a guarda municipal não usa arma de fogo, o que a torna incapaz de inibir a violência na cidade.
Patriciana alega que mesmo uma Lei Federal 13.022/14 prevendo armamento para estes profissionais em cidades com mais de 50 mil habitantes, Macapá, que tem mais 600 mil, ainda não se adequou à norma. “Temos uma guarda municipal completamente vulnerável. Eu falo que eles são escudos humanos. Os vândalos, por exemplo, invadem escolas, postos de saúde e o guarda apenas com um cassetete não pode fazer nada. Então precisamos avançar na área da segurança municipal. Na saúde tivemos uma melhora, mas ainda temos problemas com a falta de médicos. Temos postos de saúde equipados e com ótimas instalações, mas não tem o profissional para atender os pacientes. Isso tem que ser resolvido. É uma das minhas prioridades”, disse Patriciana Guimarães.
A republicana disse, ainda, que Macapá ainda carece de políticas públicas para contemplar as mulheres. Segundo ela, o feminicídio no Estado do Amapá tem crescido assustadoramente e na capital Macapá não tem sido diferente.
Texto e foto: Agência PRB Nacional
Auciney Maciel pede construção de creche no bairro Pedrinhas
Auciney Maciel pede construção de creche no bairro Pedrinhas
O vereador Auciney Maciel (PSDB) propôs por meio de requerimento a construção de uma creche no bairro Pedrinhas, Zona Sul da capital.
Segundo o parlamentar, a falta de creche dificulta a vida de dezenas de mães residentes no bairro, que precisam trabalhar todos os dias. “Macapá é carente de creches infantis. O bairro Pedrinhas necessita de uma creche urgente”, completou o vereador.
Auciney Maciel pediu ainda ao Executivo Municipal, serviços de tapa buraco na Rua Cândido Mendes, entre as Avenidas Ernestino Borges e Mateus de Azevedo Coutinho, no Centro. Ele solicita ainda a troca de luminárias na Travessa D, nas Pedrinhas.
Texto: Edi wilson Silva.
Assessoria de Comunicação/SECOM/CMM.
Foto: Rosivaldo Nascimento.
Rayfran Beirão pede serviço de tapa buraco para a Duca Serra
Rayfran Beirão pede serviço de tapa buraco para a Duca Serra
O vereador Rayfran Beirão (PR) propôs ao Setrap por meio de indicação, serviços de tapa buraco na Rodovia Duca Serra, no distrito do Coração, zona Oeste de Macapá. O parlamentar recebeu muitas reclamações de moradores quanto a precariedade do trecho, principalmente no atual período de inverno.
Rayfran Beirão tem focado o mandato na defesa de questões de interesse dos diversos segmentos da sociedade. O parlamentar tem recebido em seu gabinete e por meio das redes sociais, inúmeros apelos pela melhoria de serviços como transporte público, faixa de pedestre, asfaltamento, policiamento, água tratada e melhoria dos serviços de saúde.
“A partir das demandas que chegam até nós vamos elaborando nossas proposituras em defesa do bem estar da população”, destacou o vereador.
Texto: Edi wilson Silva.
Assessoria de Comunicação/SECOM/CMM.
Fotos: Deco de França.
Yuri Pelaes pede iluminação pública para os bairros Jardim Felicidade e Trem
Yuri Pelaes pede iluminação pública para os bairros Jardim Felicidade e Trem
Melhorar o serviço de iluminação pública nos bairros Jardim Felicidade e Trem. Esta é a proposta do vereador Yuri Pelaes (MDB) que fez o pedido à Secretaria Municipal de Iluminação Pública (SEIP) por meio de requerimento.
O parlamentar aponta a necessidade urgente da troca de lâmpadas em diversos trechos dos bairros Jardim Felicidade e Trem. Yuri Pelaes ressalta que a maioria das luminárias existentes nestes locais está danificada.
Além do pedido das luminárias, Yuri Pelaes, propôs serviço de asfaltamento e instalação de abrigo de passageiros no bairro Jardim Felicidade.
“Todos são serviços básicos e essenciais a população. Enquanto vereador estamos fazendo nossa parte, buscando ajudar a comunidade, encaminhando os pedidos as autoridades”, destacou o vereador.
Texto: Edi wilson Silva.
Assessoria de Comunicação/SECOM/CMM.
Foto: Rosivaldo Nascimento
Câmara de Macapá aprova quatro projeto de lei da vereadora Patriciana Guimarães
Câmara de Macapá aprova quatro projeto de lei da vereadora Patriciana Guimarães
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) teve quatro projetos de lei aprovados na Câmara Municipal de Macapá. Um dos mais relevantes trata da instalação, nas áreas de uso público destinadas ao lazer ou à recreação, de brinquedos a serem usados por crianças com deficiência ou mobilidade reduzida de acordo com a Lei 001/19-CMM.
“Este projeto tem como finalidade levar e conceder a quem precisa momentos de alegria, lazer e claro, mostrar para todos que, todos têm os mesmo direitos. Direitos que devem ser respeitados”, destacou a republicana.
Os outros projetos aprovados tratam da inclusão, no calendário municipal das datas, da Semana de Conscientização e Combate ao feminicídio – n°002/19-CMM, do Dia Mundial do Combate a Exploração Sexual de Mulheres – n° 003/19 e do Dia Municipal do Combate dos Surdos – n° 004/19-CMM.
Texto e foto: Ascom – vereadora Patriciana Guimarães
Edição: Agência PRB Nacional
Maraína Martins intervem por melhorias em cinco bairros de Macapá
Maraína Martins intervem por melhorias em cinco bairros de Macapá
A vereadora Maraína Martins (PR) elaborou uma série de requerimentos destinados à Prefeitura de Macapá, propondo a melhoria de serviços públicos nos bairros Goiabal, Cidade Nova, Jardim Marco Zero, Araxá e bairro Universidade.
Entre os problemas detectados nestes bairros está a falta de asfaltamento de ruas e avenidas. Segundo a parlamentar, sem pavimentação asfaltica, a situação de ruas e avenidas dos bairros fica complicada no perído de inverno.
Maraína Martins também requer o serviço de reposição de luminárias em trechos do bairro Jardim Marco Zero, que segundo a vereadora, está completamente as escuras.
Texto: Edi wilson Silva.
Assessoria de Comunicação/SECOM/CMM.
Foto: Rosivaldo Nascimento
Cláudio Góes busca melhoria de sinalização nas rodovias
Cláudio Góes busca melhoria de sinalização nas rodovias
A falta de sinalização nas rodovias tem preocupado o vereador Cláudio Góes (PDT). Esta semana o parlamentar enviou duas indicações para o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) propondo melhoria da sinalização na BR-210 e Duca Serra.
Nos documentos o parlamentar propõe ao DNIT a implantação de semáforo na BR-210, em frente ao supermercado Fortaleza, trecho que segundo o vereador, apresenta riscos de acidentes automobilísticos devido a falta de sinalização.
Cláudio Góes também pleiteia junto ao DNIT a conclusão da sinalização horizontal e vertical da rodovia Duca Serra, desde o Instituto de Administração Penitenciário do Amapá (Iapen) até a entrada do bairro Marabaixo.
Texto: Edi wilson Silva.
Assessoria de Comunicação/SECOM/CMM.
Foto: Rosivaldo Nascimento
Guimarães visita áreas alagadas em Macapá.
Guimarães visita áreas alagadas em Macapá.
Nos últimos dias vários pontos da capital ficaram alagados deixando vários trabalhadores ilhados em suas casas.
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) esteve conferindo de perto um dos pontos de alagamentos da cidade na Avenida Cora de Carvalho, no Centro de Macapá. A chuva intensa que caiu na terça-feira (19) fez com que moradores recorressem a caiaques de pescas para se locomoverem pelas ruas alagadas da região.
A republicana ressaltou que é necessário que sejam tomadas medidas de precaução pela Prefeitura de Macapá para que esse fato não aconteça em outros pontos da cidade. “É preciso ser feito um estudo técnico para nivelar as ruas de Macapá. Nós como cidadãos não temos que passar por essas situações constrangedoras e que na maioria das vezes, impede a população sair de casa, prejudicando os seus negócios por um serviço mal feito, já que está via passou recentemente por uma obra que durou cerca de três meses”.
Outros pontos tomados pelas águas das chuvas, foram os bairros como: Santa Rita, Laguinho, Pacoval, Laurindo Banha e Centro, causando alagamento e o transbordamento de canais.
ASCOM Vereadora Patriciana Guimarães
Texto - Caroline Andrade
Ruzivan Pontes assume Prefeitura de Macapá
Ruzivan Pontes assume Prefeitura de Macapá
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), fica na função de prefeito em exercício de Macapá no período de 20 a 25 de fevereiro.
Ruzivan Pontes, além de cumprir agenda deixada pelo prefeito Clécio Luis (Rede), está acompanhando os serviços de limpeza e desobstrução dos canais que a prefeitura realiza para amenizar os problemas causados pelas chuvas.
Cumprindo agenda oficial à cidade de Kourou/Guiana Francesa, o prefeito Clécio Luis passou o cargo ao presidente CMM, vereador Ruzivan Pontes .
A Lei Orgânica do Município de Macapá estabelece que na ausência dos titulares dos cargos de prefeito e vice-prefeito, o presidente da Câmara Municipal assume automaticamente a função. O mandato de vice-prefeito de Macapá está extinto visto que o cargo era ocupado por Telma Nery, que hoje é deputada estadual.
O vereador Yuri Pelaes (MDB) assumiu interinamente a presidência da Câmara Municipal. Ele ocupa o cargo de 2º vice-presidente da mesa diretora.
Germana Duarte
Assessoria de comunicação/ CMM
981340384
Didio Silva requer benefícios para Macapá.
Didio Silva requer benefícios para Macapá.
O vereador Didio Silva (PRP) busca melhoria para os bairros Goiabal, Amazonas, Santa Rita e Residencial Macapaba. Após receber as demandas das famílias residentes nestes bairros, o parlamentar protolcolou uma série de requerimentos destinados à Prefeitura de Macapá.
Didio Silva pede serviços de tapa buracos para as Ruas Carlos Mariguela e Aldony Fonseca, no Macapaba. O mesmo serviço foi proposto para o bairro Goiabal, na zona oeste.
O parlamentar pede ainda a troca de lâmpadas na rodovia BR-210, em frente ao bairro Amazonas e na Rua Marcelo Cândia, entre as Avenidas Fab e Euclides da Cunha, no Santa Rita.
“Nosso mandato é popular. Em visitas a estas comunidades, percebemos que os bairros ainda precisam de mais investimentos”, relatou o parlamentar.
Texto: Edi wilson Silva
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Foto: Deco de França
Japão Baia atua em defesa de melhorias para a capital
Japão Baia atua em defesa de melhorias para a capital
Na Sessão da Câmara Municipal de Macapá, desta terça feira, 21 de fevereiro, o vereador Japão Baia (PDT) pediu asfaltamento e serviço de tapa buracos para os bairros Cidade Nova, Perpétuo Socorro e Jardim Marco Zero.
Os pedidos foram aprovados em plenário por meio de requerimentos e depois endereçados à Prefeitura de Macapá.
Japão Baia justifica no documento endereçado a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob) que algumas ruas e avenidas dos três bairros encontran-se intrafegáveis neste período de chuva.
“É necessário que seja feito pelo menos um serviço paliativo nestes bairros para que as pessoas não tenham tantos transtornos quando precisarem utilizar as vias que hoje estão em situação precária”, argumentou o vereador.
Texto: Edi wilson Silva
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Foto: Deco de França
Vereadores debatem temas de interesse da população macapaense.
Vereadores debatem temas de interesse da população macapaense.
Durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá desta quinta-feira, 21, os vereadores aprovaram dezenas de matérias de interesse da população.
Na ocasião foram aprovados 53 requerimentos e apresentadas oito indicações. O vereador Odilson Nunes comunicou por meio de memorando que é o líder de bancada do partido Solidaridade na CMM, seguido de Ruzivan Pontes, que também pertence a sigla do Solidariedade.
O vereador Auciney Maciel (PSDB) teve aprovado o pedido de aplausos para o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no Amapá, Auriney Brito, pelos relevantes serviços prestados na área da advocacia do Estado, e principalmente pelo nobre gesto do presidente da OAB em adotar um gato abandonado, e torná-lo simbolicamente como o mais novo colaborador da instituição.
Edi Wilson Silva
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Fotos: Rosivaldo Nascimento
Vereadores anunciam criação da CPI do transporte.
Vereadores anunciam criação da CPI do transporte.
Os vereadores de Macapá deverão discutir na próxima terça-feira, 26, a abertura de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar irregularidades no transporte público da capital.
A proposta está sendo defendida pelos vereadores Rayfran Beirão (PR) e Victor Hugo (PV), mas depende do consenso da maioria para ser aprovada. A Câmara Municipal de Macapá deverá convocar ainda nos próximos dias, o empresário Décio Santos de Melo, presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap) para debater com os vereadores e a população, o eventual reajuste da tarifa de ônibus em Macapá, que vem sendo proposto pelos empresários.
Segundo Rayfran Beirão, o Setap não pode decidir sozinho pelo reajuste da tarifa sem debater o tema com a população.
“É um absurdo elevar o valor para R$ 3,80 sem que tenhamos a oportunidade de debater a qualidade do transporte público. Vamos propor uma CPI para apurar a situação do transporte público”.
O vereador Auciney Maciel (PSDB) também se manifesta favorável a criação da CPI. “Antes de pensar em reajustar a tarifa, o Setap precisa debater e cumprir os acordos de melhorias da qualidade do transporte público na capital”.
Texto: Edi wilson Silva
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Fotos: Jadson de França
Vereadora Patriciana Guimarães mostra indignação quanto a falta de aprovação em requerimentos em sessão plenária
Vereadora Patriciana Guimarães mostra indignação quanto a falta de aprovação em requerimentos em sessão plenária
Na câmara municipal, a vereadora de Macapá Patriciana Guimarães, esteve presente na 5° reunião ordinária na manhã desta quinta-feira (21). Foram levantados inúmeros pontos a favor da sociedade, mas pela falta de quórum não houve aprovações de alguns requerimentos de suma importância.
"Quando há assuntos que não atingem o interesse do prefeito, observa-se o plenário vazio de vereadores da base do executivo. É necessário que os cidadãos saibam quem está realmente trabalhando pela sociedade, por meio da implementação da TV, rádio e transmissões em tempo real do que acontece nas reuniões ordinárias no plenário pela internet", ressaltou Patriciana Guimarães.
Texto e foto:
ASCOM Vereadora Patriciana Guimarães
Vereador Diego Duarte requisita serviços públicos para os bairros Alvorada e Jardim Felicidade II.
Vereador Diego Duarte requisita serviços públicos para os bairros Alvorada e Jardim Felicidade II.
Na Sessão Ordinária de quinta feira, 21, da Câmara Municipal de Macapá, o vereador Diego Duarte, do Podemos/MCP, teve aprovados quatro requerimentos, mostrando ao Poder Público Municipal a necessidade de execução de serviços em bairros das Zonas Norte e Oeste da capital.
Para o Bairro Alvorada, Diego Duarte requereu limpeza e retirada de entulhos; melhoramento da iluminação pública; e manutenção nos abrigos de passageiros de ônibus; ambos os serviços destinados à Travessa Joaquim Pinheiro Borges.
Já para o bairro Jardim Felicidade II, o parlamentar solicita ao titular da SEMOB, recapeamento asfáltico para a Rua Guilherme Coelho, no trecho entre a Rodovia do Curiaú a Avenida Ana Maria Gomes. A enorme quantidade de buracos está provocando transtornos e prejuízos aos motoristas e pedestres eu utilizam a via diariamente.
Na justificativa dos requerimentos, o vereador apontou a urgência na execução dos serviços, visto que situação se agravou ainda mais com as fortes chuvas que têm caído ultimamente em Macapá.
Texto:
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 99147-9106 / 99115-7773
Foto: ASCOM/CMM
Vereador Caetano Bentes quer acabar com o limite diário de utilização do benefício da meia-passagem
Vereador Caetano Bentes quer acabar com o limite diário de utilização do benefício da meia-passagem
Tramita na Câmara Municipal de Macapá (CMM) Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Caetano Bentes (PSC), que prevê a regulamentação do uso do cartão magnético da meia-passagem para estudantes, em Macapá.
Segundo o parlamentar, a proposta é tornar o uso do cartão ilimitado pelos estudantes desde que obedecida a cota mensal de uso do cartão que é de 104 passagens.
O vereador diz que atualmente as empresas limitam o uso do cartão, alegando que o benefício é utilizado por até quatro pessoas diferentes em um único dia.
Caetano Bentes contesta o argumento levantado pelas empresas, visto que, com a implantação do sistema de biometria fácil, o uso do cartão fica reservado apenas ao estudante que detêm o benefício. “Isso derruba de vez o argumento das empresas de ônibus de que um único cartão era utilizado por até quatro pessoas durante o dia”.
Caetano defende que o estudante use o benefício de acordo com a necessidade e com atividades como: freqüentar a escola, fazer pesquisas, participar de grupos de estudos, estágios, entre outras relacionadas a educação.
O PL que prevê a regulamentação do benefício já foi lido em plenário e segue em análise nas comissões permanentes da Câmara de Vereadores para posterior debate e aprovação.
Pauta- O parlamentar prevê que deverá entrar em pauta ainda este ano, a nova regulamentação do benefício da meia-passagem para estudantes. Segundo o vereador, a lei que criou o benefício é de 1985 e a regulamentação atual completa 22 anos dia 28 de abril.
Caetano ressalta que o benefício da meia-passagem é resultado de lutas do movimento estudantil. “Não se trata de benesse, visto que o custo do benefício será pago pelos demais passageiros. A nova regulamentação prevê mais garantias para os estudantes, que hoje são asseguradas apenas por meio de Termos de Ajustamento de Conduta, como a quantidade de passes e os critérios de concessão”, completou.
Texto: Edi Wilson Silva
Foto: Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM
Prefeito em exercício, Ruzivan Pontes assina resultado de cotas para negros no concurso da saúde
Prefeito em exercício, Ruzivan Pontes assina resultado de cotas para negros no concurso da saúde
O prefeito de Macapá em exercício, vereador Ruzivan Pontes assinou nesta sexta-feira, 22, o resultado oficial com os nomes dos candidatos aprovados na análise de cotas raciais do concurso público da saúde.
Para fazer a seleção dos candidatos negros inscritos no certame, a Fundação Carlos Chagas, empresa responsável pelo concurso público, utilizou o exame Fenótipo, que consiste em análise criteriosa sobre os traços dos candidatos que se declararam negros no ato da inscrição.
A partir de agora, além de se altodeclarar negro, o candidato é submetido ao Fenótipo, teste que vai desde a análise mais aprofundada dos traços do candidato, perguntas, filmagens, comportamento, jeito de falar, até o histórico da pessoa. A análise é feita por uma comissão de cinco membros e mais um suplente.
O resultado com os nomes dos candidatos que passaram pelo Fenótipo será publicado nos sites da fundação Carlos Chagas (www.concursosfcc.com.br) e da Prefeitura de Macapá (macapa.ap.gov.br).
Ruzivan Pontes considera fundamental, o avanço da administração pública com a realização de concursos públicos e na condição de presidente da Câmara Municipal de Macapá, colocou o Legislativo Municipal a disposição para que o município continue avançando.
Fotos: Paulo Gil
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM
Nelson Souza pede melhorias para o Cabralzinho
Nelson Souza pede melhorias para o Cabralzinho
Moradores do bairro Cabralzinho, Zona Oeste de Macapá, reclamam da qualidade das ruas e avenidas do local.
Segundo o vereador Nelson Souza (Rede), que está intervindo para ajudar na resolução do problema, o conjunto Cabralzinho é antigo, e as ruas e avenidas do bairro carecem de manutenção corretiva urgente.
Nelson Souza fez uma série de requerimentos destinados a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob) pedindo com urgência reparos e manutenção das Alamedas Maracá, Ipiranga, Cajarí, Oiapoque, Bela Vista, Calçoene, Mazagão e Alameda Araguari.
“A Prefeitura de Macapá precisa executar pelo menos os serviços de reparo e manutenção nas ruas e avenidas do Cabralzinho para melhorar o aspecto das vias urbanas daquele bairro”, observa.
Texto: Edi wilson Silva Foto: Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Marcelo Dias reivindica serviços para os bairros Macapaba e Hospital de Base
Marcelo Dias reivindica serviços para os bairros Macapaba e Hospital de Base
O vereador Marcelo Dias (PPS) encaminhou duas indicações propondo melhorias para os bairros Macapaba e Hospital de Base, zonas Norte e Sul da capital, respectivamente.
O parlamentar propõe à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa) a desobstrução da rede de esgoto do Residencial Macapaba. Ele também pede policiamento ostensivo para o Hospital de Base.
O vereador aponta ainda a necessidade de policiamento urgente na comunidade Lontra da Pedreira, Zona Rural de Macapá.
“É imprescíndivel a presença efetiva da Polícia Militar nos bairros da capital. Enquanto vereador, vou continuar lutando pelo reforço policial em todos os bairros”, finaliza.
Texto: Edi wilson Silva Foto: Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Câmara de Vereadores recebe imagem peregrina de São José.
Câmara de Vereadores recebe imagem peregrina de São José.
A Câmara Municipal de Macapá recebeu, na manhã desta terça-feira (26), a imagem peregrina de São José, padroeiro da cidade de Macapá e do Estado do Amapá. A visita faz parte das comemorações do dia de São José, celebrado em 19 de março.
O vereador e presidente da casa Ruzivan Pontes, os servidores, vereadores e as pessoas que frequentam a Casa Legislativa puderam prestigiar o momento especial de fé. Ruzivan agradeceu a visita da imagem do Santo.
"Em nome da Câmara de vereadores, Agradeço a Diocese de Macapá e toda a coordenação da peregrinação da imagem de São José por essa Casa sempre ser lembrada. Todos os anos temos a honra de receber a imagem do nosso padroeiro e podemos reforçar nossa fé e prestar essa homenagem. O tema deste ano “São José, guarda os filhos da Amazônia, como guardastes Jesus e Maria”, nos faz refletir sobre nossa terra, a Amazônia. Que nós possamos nos conscientizar mais, lembrando do seu valor para a nossa sobrevivência. Que este seja um momento de reflexão para todos nós sobre a importância da Fé, da Esperança e do Amor. Que São José abençoe nossa terra e toda nossa gente. VIVA o nosso PADROEIRO SÃO JOSÉ”. Finalizou Ruzivan.
O padre Rafael Donneeschi, conduziu o momento de oração com os cânticos entre eles um de autoria do vereador Marcelo Dias, “São José, Santo Esposo”.
Após a celebração o presidente Ruzivan Pontes conduziu a imagem peregrina pelos corredores da CMM.
Texto: Germana Duarte.
Fotos: Paulo Gil e Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Odilson Nunes pede melhorias para os bairros Novo Horizonte e Infraero
Odilson Nunes pede melhorias para os bairros Novo Horizonte e Infraero
Os bairros Infraero e Novo Horizonte, apresentam problemas de falta de iluminação pública, asfaltamento e acúmulo de lixo.
Preocupado com a situação, o vereador Odilson Nunes (Solidariedade) pede a melhoria dos serviços nestas regiões.
Para o bairro Novo Horizonte, o vereador Odilson Nunes propõe por meio de requerimento a troca de luminárias da Rua Maria Nair da Silva Santos e da Avenida Joaquim Silva do Amaral. Ele requer ainda serviços de asfaltamento e sinalização da Avenida Alexandre Ferreira da Silva, no mesmo bairro.
Odilson Nunes também quer a execução dos serviços de limpeza, retirada de entulhos, terraplanagem e asfaltamento da Avenidas Hermes Monteiro da Silva.
O parlamentar pediu ainda serviços de manutenção de grades em frente à Escola Josafá Aires da Costa, bairro Infraero.
Os requerimentos já aprovados em pleanário na Câmara Municipal de Macapá, foram endereçados a Prefeitura de capital.
Texto: Edi wilson Silva.
Foto: Paulo Gil.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
NOTA À IMPRENSA
NOTA À IMPRENSA
Em resposta às declarações do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Amapá (SETAP), divulgadas em redes sociais e veículos de comunicação, a Câmara de Vereadores de Macapá, vem a público prestar os seguintes esclarecimentos:
1 – Que em nenhum momento deixou de acompanhar e de participar dos debates envolvendo a questão do transporte público da capital, principalmente os que se referem à qualidade dos serviços prestados pelas empresas e o valor da tarifa paga pelos usuários;
2 – Que atua rigorosamente, por meio da Comissão de Viação e Transporte – CVT/CMM, e do representante da CMM no Conselho de Transportes do Município de Macapá, vereador Rayfran Beirão, monitorando fatos e debatendo matérias referentes ao transporte público, envolvendo sempre que necessário, todos os órgãos, entidades representativas e a sociedade em geral;
3 – Que em novembro de 2018, por duas vezes, convidou por meio dos ofícios 001/CVT-CMM e 002/CVT-CMM, o presidente do SETAP, senhor Décio Santos de Mello a participar de reuniões com as datas de 19/11/18 e 28/11/18, na sala das Comissões da Câmara Municipal de Macapá, afim de que o mesmo pudesse explanar os acordos firmados com a PMM sobre aumento de passagem, bem como, Planilha de Custos com vistas ao ano de 2019;
4- Que o presidente do SETAP não compareceu em nenhuma das datas, apresentando justificativa para apenas uma delas (19/11/18), sob o argumento de que teria compromissos agendados fora do Estado, o que não impediu a realização das reuniões, mas que prejudicou o seguimento do debate;
5 – Que tem buscado o diálogo com todos os setores responsáveis pelas decisões referentes ao transporte público, mas que não concorda e nem aceita atropelamento de trâmites e muito menos decisões impositivas e contrárias aos interesses da população macapaense, eis porque, acionou a justiça em outros momentos para reverter reajustes que não passaram pelo devido processo de debate democrático;
6 – Que lamenta a atitude do SETAP em se manter ausente dos debates e sempre buscar a justiça para conseguir reajuste que, necessariamente deveriam ser discutidos e aprovados pelos órgãos e entidades competentes, tendo garantida a participação da população que é a maior interessada no assunto;
7 – Por fim, repudia e desmente as declarações do SETAP, reafirmando que em nenhum momento se absteve ou foi omissa ao debate legal, sadio e democrático de qualquer assunto referente ao transporte publico da capital. A Câmara Municipal de Macapá, através de seu presidente, vereador Ruzivan Pontes e do Membro Representante da CMM no Conselho de Transporte do Município de Macapá, vereador Rayfran Beirão, se coloca à disposição dos órgãos, entidades, sociedade e dos meios de comunicação, para quaisquer esclarecimentos sobre o assunto.
Macapá, 28 de fevereiro de 2019.
Vereador RUZIVAN PONTES Presidente da Câmara Municipal de Macapá
Pautas discutidas e aprovadas durante Sessão Ordinária desta quinta feira, 28.02, na CMM.
Pautas discutidas e aprovadas durante Sessão Ordinária desta quinta feira, 28.02, na CMM.
Durante a 6ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), realizada nesta quinta-feira, 28, foram apreciadas 132 proposições entre Mensagem (01), Indicações (17), Moção de Aplausos e Requerimentos (113), com destaque para a Mensagem 003/2019-PMM, do Executivo Municipal, vetando parcialmente o Projeto de Lei 004/2018, dispondo sobre as diretrizes para a elaboração e execução da Lei Orçamentária de 2019.
As 17 Indicações e 113 Requerimentos dos vereadores tratam das reivindicações comunitárias, voltadas para as diversas necessidades da população, consideradas urgentes. Agora os vereadores vão aguardar e cobrar dos órgãos públicos o atendimento das proposições encaminhadas e aprovadas.
A maioria das reivindicações é endereçada a Caesa, Setrap, Cea, Semed, Semob entre outros órgãos públicos.
Texto: Edi Prado.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação-SECOM/CMM
Transporte público volta a ser tema de debate na Câmara de Vereadores.
Transporte público volta a ser tema de debate na Câmara de Vereadores.
Durante a 6ª Reunião Ordinária desta quinta-feira, 28, os vereadores de Macapá voltaram ao debate sobre o reajuste da tarifa de ônibus na capital para R$ 3,80 proposto pelos empresários do setor de transporte.
O vereador Victor Hugo (PV) chegou a coletar 12 assinaturas para propor a criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) com o intuito de investigar o transporte público na capital, mas a matéria não entrou em pauta para votação.
Contrários- A maioria dos parlamentares se posicionou contra o reajuste da tarifa de ônibus, e principalmente contra a maneira como os empresários encaminham o processo, uma vez que a proposta do reajuste vem sendo pleiteada judicialmente.
No entendimento dos vereadores, qualquer reajuste deve ser amplamente debatido pela sociedade, empresários e município para posterior apreciação, votação e manifestação do prefeito concedendo ou não o aumento no valor da tarifa.
Texto: Edi wilson Silva Fotos: Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Ruzivan Pontes fala de nova gestão e transparência.
Ruzivan Pontes fala de nova gestão e transparência.
Durante a 6ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 28, o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Ruzivan Pontes (Solidaridade) falou, entre outros assuntos, de transparência e democracia.
Ruzivan Pontes que está há menos de dois meses no cargo de presidente, eleito por 13 dos 23 vereadores de Macapá, ressalta que está implementando uma administração célere, transparente e democrática com a participação dos 23 vereadores.
“Estamos fazendo um levantamento dos avanços e desafios da Câmara de Vereadores, de modo que os desafios serão sanados com prioridade e conforme as necessidades e disponibilidade orçamentária desta Casa de Leis”.
Ruzivan Pontes deixou claro que a atual Mesa Diretora está a disposição dos demais parlamentares. Ele destaca que tem atuado com total transparência no exercício da função de presidente. “Não temos nada a esconder, nem a temer. Qualquer outro colega vereador terá acesso às contas e aos balanços financeiros da instituição”.
O parlamentar também acrescentou que está focado neste inicio de gestão, entre outras pautas, a retomada das transmissões ao vivo pela Rádio e TV Câmara das sessões ordinárias da CMM, assunto que será discutido inclusive com o presidente do Senado Federal, senador Davi Alcolumbre durante reunião com os vereadores da capital, por ocasião da agenda de trabalho a ser cumprida no período do carnaval.
Texto: Edi wilson Silva. Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Carnavalesco autista usa Tribuna da Câmara para divulgar trabalho social de bloco.
Carnavalesco autista usa Tribuna da Câmara para divulgar trabalho social de bloco.
O carnavalesco e autista Abel Mateus Nunes do Nascimento esteve nesta sexta-feira, 28, na tribuna da Câmara Municipal de Macapá para falar do tradicional “Bloco do Abel”. Ele veio a convite do vereador Yuri Pelaes (MDB).
Abel Nascimento ressalta que viu no carnaval, uma alternativa para evitar o isolamento, muita vezes, provocado pelo autismo. Ele também vê no carnaval uma forma de ajudar outras pessoas, visto que toda arrecadação do evento é revestida em donativos alimentícios para instituições carentes.
O Bloco do Abel se apresenta no sábado, 2.03, dentro do estacionamento do Amapá Garden Shopping, na zona sul de Macapá. Será a quarta edição do bloco que leva o nome do amapaense Abel Nascimento, estudante autista que cursa estatística na Universidade Federal do Pará (UFPA).
Texto: Edi wilson Silva Foto: Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores de Macapá participam de encontro com o presidente do senado Davi Alcolumbre.
Vereadores de Macapá participam de encontro com o presidente do senado Davi Alcolumbre.
Os vereadores de Macapá foram recebidos nesta sexta-feira, 1º de março, em um almoço, pelo senador do Amapá Davi Alcolumbre (DEM), atual presidente do Senado Federal.
Os parlamentares foram acompanhados do prefeito da capital Clécio Luis (Rede), que foi o anfitrião do encontro com o senador amapaense, que contou também com a presença de parte da Bancada Federal.
Agenda - Davi Alcolumbre chegou à Macapá às 11 horas desta sexta-feira. Após conceder entrevista coletiva à imprensa, iniciou uma extensa agenda de uma semana que cumprirá no Amapá.
Pauta - Durante o encontro, o Presidente do Senado explanou sobre o Pacto Federativo, que tem o objetivo de definir prioridades para todos os municípios do Estado. O parlamentar declarou seu empenho pelo projeto e disse que precisa da união de todos os agentes políticos para que os resultados sejam alcançados.
"Já falei, incluvive com o Presidente da República, para que em alguns meses ele possa buscar essas tratativas no sentido de melhorar os repasses pra os municípios e os governos" disse Davi Alcolumbre.
os vereadores abordaram ainda a pauta das articulações do Legislativo Municipal com o Senado Federal para a liberação de canais da Rádio e TV Senado que deverão ser utilizados nas transmissões das atividades legislativas da Câmara Municipal de Macapá, incluindo as Sessões Ordinárias.
Durante a conversa com Davi Alcolumbre, o prefeito Clécio Luis e os vereadores aproveitaram para tratar de questões relativas ao desenvolvimento da capital Macapá.
Texto: Edi wilson Silva. Fotos cedidas pela Secom/PMM.
Ruzivan Pontes prestigia posse do novo presidente do Tribunal de Justiça
Ruzivan Pontes prestigia posse do novo presidente do Tribunal de Justiça
O vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM) participou nesta sexta-feira, 1º de março, da solenidade de posse do novo presidente do Tribunal de Justiça do Amapá, desembargador João Guilherme Lages Mendes (Biênio 2019-2021).
A cerimônia aconteceu às 18 horas, no plenário do Cartório da 10ª Zona Eleitoral de Macapá, prédio localizado na zona norte da capital.
João Guilherme Lages substitui o também desembargador Carlos Tork, que agora vai ocupar o cargo de diretor da Escola Judicial do Amapá. A vice-presidente é a desembargadora Sueli Pini.
Representando o Legislativo Municipal, Ruzivan Pontes colocou a Câmara Municipal de Macapá, a disposição do judiciário para eventuais parcerias visando propostas de interesse comum para o desenvolvimento da capital Macapá.
“Nós vereadores, recohecemos o importante papel do Poder Judiciário na relação com os demais poderes institucionais e principalmente com a sociedade”, finalizou Ruzivan.
Textos: Edi wilson Silva. Fotos: Paulo Gil. Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães requer urgência em ações municipais
Patriciana Guimarães requer urgência em ações municipais
Durante a 7ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira, 7, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), foram apresentados dois requerimentos de urgência, de autoria da vereadora Patriciana Guimarães (PRB).
O Requerimento de nº 331/19, solicita urgência do Presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (Ctmac), André Luís Alves de Lima, para que seja instalada a placa de sinalização e regulamentação indicando PARE na Rua José Tavares de Almeida com a Avenida Projetada, no Bairro Cidade Nova I.
Patriciana Guimarães justifica a urgência, baseada na preocupação dos moradores que relatam frequentes acidentes de trânsito neste local, por falta de orientação da placa que priorize as vias preferenciais, independente se de dia ou à noite.
Alertou ainda para que a Ctmac priorize também as sinalizações verticais e horizontais, visando reduzir o números de vítimas, muitas delas fatais, pela ausência de sinalizações.
“É preciso fazer o levantamento estatístico das vias onde ocorre a maior incidência de acidentes, para priorizar essas sinalizações”, apela a vereadora.
O Requerimento de nº 332/19, requer ao Secretário Municipal de Manutenção Urbanística de Macapá (Semur), Augusto César Almeida da Silva, para também fazer um levantamento das lixeiras viciadas de Macapá, para iniciar uma campanha de conscientização para armazenar o lixo nos containers, que devem ser disponibilizados pela Prefeitura, a fim de evitar proliferações de insetos e danos à saúde da população.
Aponta como prioridade máxima a eliminação da lixeira a céu aberto, que existe há anos na Avenida dos Timbiras, entre as ruas Leopoldo Machado e Jovino Dinoá, no Bairro do Beirol.
“A Semur precisa instalar câmeras que identifiquem quem são os contumazes depositores de lixos, para serem multados e expostos na mídia, a fim de criar a consciência e evitar que esta prática continue”, sugere Patriciana Guimarães.
Texto: Edi Prado Ribeiro.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores aproveitam sessão para falar do Dia Internacional da Mulher
Vereadores aproveitam sessão para falar do Dia Internacional da Mulher
O Dia Internacional da Mulher celebrado dia 8 de março foi lembrado pelos vereadores de Macapá durante a 7ª Sessão Ordinária desta quinta-feira, 7.
Os vereadores presentes na reunião aproveitaram para enaltecer as mulheres que trabalham na Câmara Municipal de Macapá (CMM), colaboradoras, assessoras e as quatro vereadoras que integram o Legislativo Municipal, assim como as demais mulheres do município de Macapá.
Segundo os parlamentares, mesmo com as inúmeras conquistas e avanços já alcançados pelas mulheres ao longo dos anos, ainda existem muitos desafios a serem superados como igualdade salarial, maior inserção na política e a redução da violência contra a mulher.
Os vereadores defendem uma Câmara Municipal com uma quantidade maior de mulheres vereadoras nas próximas eleições. Hoje dos 23 parlamentares, apenas quatro são mulheres: Maraína Martins (PR), Bruna Guimarães (PSDB), Patriciana Guimarães (PRB) e Adrianna Ramos (PTB).
A vereadora Maraína Martins aproveitou para convidar os 23 vereadores e a sociedade em geral para uma Sessão Solene em homenagem a todas as mulheres da Câmara Municipal de Macapá. A solenidade acontece dia 14 deste mês, a partir das 9 horas, no plenário da CMM.
Texto: Edi wilson Silva Fotos: Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores discutem as problemáticas da capital
Vereadores discutem as problemáticas da capital
Vereadores de Macapá debateram nesta quinta-feira, 7, diversos temas que afetam o dia a dia da população da capital. Durante a 7ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá (CMM), foram apresentadas 47 proposições (sete indicações, 39 requerimentos, uma moção de aplausos e dois requerimentos de urgência.
Reforço policial nos bairros, troca de luminárias, asfaltamento e limpeza de ruas e avenidas, foram os pedidos mais comuns defendidos pelos parlamentares. Indicações assinadas pelos vereadores Japão Baia e Cláudio Góes, ambos do PDT, sugerem a Polícia Militar, rondas ostensivas nos bairros Amazonas, Conjunto Barcellos e Laguinho.
Cláudio Góes propõe ainda a recuperação de iluminação pública do Parque do Forte e a troca de postes de iluminação pública da Travessa José Caetano, bairro Zerão.
A vereadora Patriciana Guimarães fez indicação para a troca de postes de iluminação pública da Avenida Vinicius de Moraes, bairro Sol Nascente. Já o vereador Didio Silva (PRP) indica a colocação de tampa de um bueiro na Rua São José, entre as Avenidas José do Espirito Santo e Marcilio Dias.
Requerimentos - Por intermédio de requerimentos os parlamentares pedem a execução de serviços de limpeza, asfaltamento e tapa-buracos para os bairros Centro, Novo Horizonte, Cidade Nova, Santa Rita, Infraero, Morada das Palmeiras, Jardim Felicidade, Pacoval e bairro Jardim Marco Zero. Os pedidos foram assinados pelos vereadores Diego Duarte (Podemos), Japão Baia (PDT), Maraína Martins (PR), Cláudio Góes (PDT), Patriciana Guimarães (PRB), Yuri Pelaes (MDB), Caetano Bentes (PSC) e Didio Silva (PRP).
Texto: Edi wilson Silva Fotos: Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Ruzivan Pontes assume pela terceira vez a Prefeitura de Macapá
Ruzivan Pontes assume pela terceira vez a Prefeitura de Macapá
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade) assume o cargo de prefeito em exercício da capital pela terceira vez este ano.
Ruzivan Pontes substitui o prefeito Clécio Luis que nesta sexta-feira, 8, cumpre agenda oficial em Laranjal do Jari para tratar de assuntos relacionados a municipalidade.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Cláudio Góes defende policiamento para o São Lázaro
Cláudio Góes defende policiamento para o São Lázaro
Preocupado com a onda de violência no bairro São Lázaro, Zona Norte de Macapá, o vereador Cláudio Góes (PDT) encaminhou esta semana indicação à Polícia Militar do Estado, propondo policiamento ostensivo na região.
Cláudio Góes ressalta que o apelo foi feito pelos próprios moradores do São Lázaro, que apontam a insegurança como um dos problemas que mais preocupam as famílias residentes no bairro.
Cláudio Góes indica ainda a PM, ondas ostensivas no entorno do Parque do Forte, no Centro da capital. “Temos certeza de que o Governo do Estado, por meio da Polícia Militar vai atender os apelos dos moradores quanto a falta de policiamento”, finaliza.
Texto: Edi wilson Silva
Fotos: Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães alerta para podagem de árvore e pede ronda no Perpétuo Socorro
Patriciana Guimarães alerta para podagem de árvore e pede ronda no Perpétuo Socorro
Durante a 8ª Reunião Ordinária, realizada nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Macapá, a vereadora Patriciana Guimarães, apresentou duas Indicações, alertando ao comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Amapá (CBM/AP, para a podagem de uma mangueira na Rua Eliezer Levi com a Avenida José Tupinambá. O outro requer ao comandante da Polícia Militar, rondas ostensivas em toda a extensão da Rua Quintino Justo de Almeida, no Bairro Perpétuo Socorro.
Podagem urgente - A vereadora constatou que durante o período da safra de mangas, os frutos caem sobre os veículos e os frondosos galhos impedem a visão dos motoristas ao semáforo desse cruzamento, o que pode acarretar acidentes graves, por falta de visão. Além disso, os galhos se entrelaçam na rede elétrica, o que poderá provocar um grave curto circuito.
Rondas ostensivas - Patriciana Guimarães, atendendo aos apelos dos moradores da Rua Quintino Justo de Almeida, no Bairro Perpétuo Socorro, pede rondas ostensivas nesta rua devido a concentração de gangues e os inevitáveis conflitos. Esta situação de abandono vem ocasionado com frequência assaltos e tentativas de estupros , que causando pânico aos moradores.
Texto: Édi Prado.
Foto: Deco de França.
Secretaria de Comunicação - SECOM/CMM.
Marcelo Dias pede reformas de passarela e da quadra poliesportiva do Colégio Amapaense
Marcelo Dias pede reformas de passarela e da quadra poliesportiva do Colégio Amapaense
Durante a 8ª Reunião Ordinária, realizada nesta terça-feira, 12, na Câmara Municipal de Macapá, o vereador Marcelo Dias (PPS), apresentou duas Indicações . Uma endereçada ao titular da Secretaria de Infraestrutura (Seinf), cobrando reformas na passarela da Av. Raimundo Nobre, no Bairro Universidade, que se encontra em péssimas condições de trafegabilidade. A estrutura danificada está colocando em risco os transeuntes, em especial os idosos, crianças e deficientes físicos, tornando impossível a mobilidade dos cadeirantes.
A outra Indicação aponta à Secretaria de Educação do Estado do Amapá, a urgente necessidade de reforma da quadra poliesportiva do Colégio amapaense. Na condição em que se encontra, o espaço vem prejudicando as atividades esportivas e outros eventos do calendário escolar do Colégio mais tradicional do Amapá.
Além de prejudicar as atividades, a quadra pode ocasionar lesões graves, devido ao piso inadequado e perigoso.
“Em escola nenhuma podemos considerar normal um espaço destinado as atividades poliesportivas, sem as condições de segurança e utilização adequada. Principalmente no Colégio amapaense, o Colégio Padrão, que formou a geração que vem gerenciando o Estado há décadas”, justifica Marcelo Dias.
Texto: Édi Prado.
Foto: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação - SECOM/CMM.
Rinaldo Martins realiza audiência pública para debater a violência contra a mulher
Rinaldo Martins realiza audiência pública para debater a violência contra a mulher
Confirmada para sexta-feira, 15, a realização da audiência pública que vai debater a “Violência contra a mulher”.
Presidida pelo vereador Rinaldo Martins (PSOL), a audiência pública acontece a partir das 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM). O parlamentar ressalta que o debate faz parte da programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, celebrado dia 8 de março passado.
“A violência contra a mulher é um tema recorrente, que deve estar permanentemente na pauta de debates da Câmara de Vereadores. Não podemos tolerar nenhum tipo de violência ou constragimento contra a mulher”, comenta Rinaldo Martins.
Participam da audiência pública, os vereadores de Macapá, representantes de instituições que atuam na defesa da mulher e a população em geral.
Texto: Edi Wilson Silva.
Foto: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Antônio Grilo luta pela melhoria da qualidade da água fornecida pela Caesa
Antônio Grilo luta pela melhoria da qualidade da água fornecida pela Caesa
O vereador Antônio Grilo (PV), propõe por meio de indicação, melhoria na qualidade da água tratada fornecida a população de Macapá.
O documento com o pedido foi encaminhado à Companhia de Água, Esgoto e Abastecimento do Amapá (Caesa).
Antônio Grilo destaca que são muitas as reclamações de consumidores da Caesa quanto à qualidade da água que consomem. “O nosso pleito junto a Caesa é quanto a melhoria da qualidade da água produzida pela estatal e distribuida aos milhares de consumidares da capital”, argumenta.
O vereador fez ainda outra indicação. Desta vez destinada a Polícia Militar, buscando policiamento ostensivo no entorno da praça Chico Noé, bairro Laguinho.
Texto: Edi Wilson Silva. Fotos: Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Japão Baia mostra preocupação com a falta de segurança na Fazendinha
Japão Baia mostra preocupação com a falta de segurança na Fazendinha
O vereador Japão Baia (PDT) está preocupado com a falta de segurança nos bairros da capital.
Segundo o parlamentar o Distrito da Fazennha é um dos que necessitam urgentemente de policiamento ostensivo por parte da Polícia Militar do Estado. Neste sentido, Japão Baia fez indicação esta semana propondo reforço policial no local.
“Nosso mandato tem recebido inúmeras reclamações dos moradores de Fazendinha. O policiamento ostensivo no local vai ajudar a resolver ou amenizar o problema da falta de segurança na região”, observa.
Japão Baia propõe ainda por meio de indicação, reparo em tubulação de água tratada com vazamento na Avenida Acelino de Leão, entre as Ruas Eliezer Levy e Odilardo Silva, bairro Trem.
Texto: Edi wilson Silva. Fotos: Rosivaldo Nascimento. Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Mulheres da Câmara de Vereadores serão homenageadas nesta quinta-feira
Mulheres da Câmara de Vereadores serão homenageadas nesta quinta-feira
A Câmara Municipal de Macapá (CMM), realiza nesta quinta-feira, 14, Reunião Solene, em homenagem às mulheres que trabalham na instituição.
A solenidade inicia às 9 horas, no plenário da CMM. Segundo a vereadora Adrianna Ramos (PTB), que presidirá o encontro, a homenagem é uma forma de reconhecimento dos vereadores de Macapá a todas as mulheres lotadas na Câmara Municipal entre servidoras efetivas, assessoras e colaboradoras.
“Os 23 vereadores de Macapá reconhecem o empenho e a dedicação de cada mulher que trabalha nesta Casa de Leis. É o mínimo que podemos fazer para homenagear a cada uma delas”, destaca Adrianna Ramos.
Durante a programação, haverá palestras motivacionais com o tema “Sexualidade Feminina”, curso de maquiagem e atendimento jurídico.
Na área da saúde haverá serviços como testes rápipos (hepatite, sífilis e HIV), clínico geral, triagem, ginecologista, coleta de PCCU, aferição de pressão arterial, acupuntura, massoterapia, fisioterapia, maquiagem e saúde bucal.
Haverá ainda homenagens com exibição e divulgação nas páginas oficiais da CMM de imagens das colaboradoras da instituição. A homenagem às mulheres da Casa é organizada pelas vereadoras: Adrianna Ramos (PTB), Maraína Martins (PR), Patriciana Guimarães (PRB) e Bruna Guimarães (PSDB).
Texto: Edi wilson Silva Fotos: Deco de França/ Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães visita bairro da zona norte da cidade
Patriciana Guimarães visita bairro da zona norte da cidade
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) esteve nesta terça-feira (12) visitando os moradores do bairro Novo Horizonte, zona norte da cidade. A visita foi por intermédio de moradores que acompanham as redes sociais da parlamentar.
As principais reclamações dos munícipes é falta de limpeza urbana, serviço de asfaltamento e saneamento básico. "Já não aguentamos mais essa situação, precisamos viver com dignidade social, afinal pagamos nossos impostos", declarou uma moradora.
A vereadora Patriciana Guimarães visita o local pela quarta vez, no ano de 2018 ela esteve na Rua João de Deus, também a pedido dos moradores.
"Naquele momento encaminhamos documentos legislativos para os órgãos competentes, e mais uma vez vamos fazer o trabalho de cobrar e fiscalizar. Nós queremos que tudo se resolva, mais essa vontade não pode ser só minha. Lutar pelo povo é a minha missão, e é por esta missão que vou mais uma vez cobrar providências", destacou Guimarães.
ASCOM Vereadora Patriciana Guimarães
Dezenas de mulheres da Câmara Municipal de Macapá recebem homenagens
Dezenas de mulheres da Câmara Municipal de Macapá recebem homenagens
Mulheres que atuam na Câmara Municipal de Macapá, como servidoras efetivas, assessoras e colaboradoras, foram homenageadas nesta quinta-feira, 14, pelos vereadores da capital, durante Sessão Solene alusiva ao Dia Internacional da Mulher.
Durante a programação houve palestras, música ao vivo, debates, homenagens, sorteio de brindes e ofertas de serviços de saúde, jurídico, maquiagem, testes rápipos (hepatite, sífilis e HIV), clínico geral, triagem, ginecologista, coleta de PCCU, aferição de pressão arterial, acupuntura, massoterapia e fisioterapia.
A Reunião Solene foi organizada pelas vereadoras Maraína Martins (PR), Patriciana Guimarães (PRB), Bruna Guimarães (PSDB) e Adrianna Ramos (PTB), que presidiu a sessão.
Adrianna Ramos destacou que existem mulheres que atuam há mais de 30 anos na Câmara de Vereadores. “A homenagem as servidoras da CMM é mais que justa. É o mínimo que podemos fazer por quem todos os dias faz muito por nós vereadores”.
Representando os demais parlamentares, o vereador Rinaldo Martins (PSOL) ressaltou o papel da mulher na sociedade. Ele destacou a luta da mulher por igualdade de gênero.
Participaram do evento a ex-deputada federal Fátima Pelaes e os ex-deputados estaduais Alexandre Barcellos e Paulo José, além dos vereadores Ruzivan Pontes (Solidariedade), Carlos Murilo (PROS), Marcelo Dias (PPS), Gian do Nae (Avante), Nelson Souza (Rede), Cláudio Góes (PDT), Rinaldo Martins (PSOL), Antônio Grilo (PV), Japão Baia (PDT), Dreiser Alencar (Rede), Yuri Pelaes (MDB), e Professor Rodrigo Gomes (Rede).
Texto: Edi wilson Silva
Fotos: Paulo Gil/Rosivaldo Nascimento/Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Violência contra a mulher é tema de debate na Câmara de Vereadores
Violência contra a mulher é tema de debate na Câmara de Vereadores
“Enfrentando a violência contra a Mulher”. Este foi o tema da audiência pública ocorrida nesta sexta-feira, 15, na Câmara Municipal de Macapá, sob a presidência do vereador Rinaldo Martins (PSOL).
Dezenas de mulheres, principalmente aquelas que atuam na luta pela igualdade de gênero, participaram do debate. Uma delas foi Odineia Miranda, mãe da cabo da PM Emily Karine de Miranda Monteiro, assassinada pelo namorado, o soldado PM Kassio de Mangas dos Santos, dia 12 de agosto do ano passado.
O debate, segundo Rinaldo Martins, serviu para avaliar, refletir e encaminhar propostas que venham contribuir com a redução dos índices de violência contra a Mulher e aumentar o nível de igualdade entre mulheres e homens.
“Precisamos mobilizar todos os segmentos e instituições públicas no combate a violência contra a Mulher”, declarou Rinaldo Martins.
Durante o encontro, foram apresentados dados estatísticos onde o Amapá ainda apresenta índices elevados de violência contra a Mulher. “A rede de atendimento a mulher no Estado precisa ser fortalecida para que as respostas à essas atrocidades contra a mulher sejam mais rápida possível”, destaca o parlamentar.
Projeto - Rinaldo Martins encerrou a Audiência com a leitura de um Projeto de Lei, de sua autoria, que cria o "Dossiê Mulher Tucujus" e Promove Campanhas Permanentes de Conscientização e Enfrentamento à Violência contra a Mulher, em Macapá. O Projeto de Lei consiste na elaboração de estatísticas periódicas sobre as mulheres atendidas pelas políticas públicas sob ingerência do município de Macapá. O PL tramita nas comissões permanentes da CMM e deverá entrar em votação ainda este semestre.
Vereadores- Participaram ainda do debate os vereadores Dreiser Alencar (Rede), Nelson Souza (Rede), Marcelo Dias (PPS), Gian do Nae (Avante), Carlos Murilo (PROS), Yuri Pelaes (MDB), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Maraína Martins (PR), Patriciana Guimarães (PRB), Bruna Guimarães (PSDB) e Adrianna Ramos (PTB).
Dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, mostram que a cada duas horas, uma mulher morre no Brasil vítima de violência. No Amapá em 2018, a Delegacia de Crimes Contra a Mulher (DCCM) registrou quase oito mil denúncias de violência contra mulher. Ameaça, lesão corporal, estupro e injúria ajudaram a contribuir para a estatística negativa da violência doméstica, emocional ou física, na capital Macapá.
Texto: Edi wilson Silva. Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento. Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães convida mulheres para o parlamento
Patriciana Guimarães convida mulheres para o parlamento
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) realizará nesta quarta-feira, 20, às 9 horas, uma Audiência Pública, no plenário da Câmara Municipal de Macapá, com o tema: "Mais Mulheres no Parlamento e Políticas Públicas para as Mulheres". “A proposta é despertar na mulher a necessidade de participação ativa no parlamento em todos os segmentos políticos”, argumenta a vereadora.
De acordo com o levantamento realizado em março de 2018, mesmo o Brasil tendo legislação específica para garantir a presença feminina na política, o país amarga intensa desigualdade. Em um ranking de 190 países, o Brasil ocupa a 152ª posição em relação ao percentual de parlamentares mulheres na Câmara dos Deputados.
Mas as leis mudaram visando aumentar o número de mulheres na política. A medida surtiu um efeito considerável, principalmente na Câmara Federal. Esta foi a primeira eleição em que se tornou obrigatório que os partidos destinem ao menos 30% dos repasses de campanha às candidaturas femininas.
Sete mulheres foram eleitas para o Senado na última eleição. Já na Câmara, foram 77 deputadas, um aumento de 51% em relação a 2014. O número de deputadas estaduais também cresceu 35%. No Senado, somadas as eleitas recentemente com as que já estavam na Casa, na bancada atual, elas passam a representar 12 de um total de 81 cadeiras (15%) - um número que se mantém estável comparado à configuração anterior. Assim, em 2019, as mulheres vão representar 15% das duas Casas Legislativas Federais.
O Brasil teve o pior resultado entre os países sul americanos. A Bolívia, por exemplo, aparece na 2ª posição do ranking, com 53,1% das cadeiras da Câmara ocupadas por mulheres. Ruanda lidera o ranking feito pela IPU desde 2008. Em dezembro de 2017, as mulheres representavam 61,3% do parlamento do país.
A Assembleia Legislativa amapaense, com oito deputadas é a única do país a ter mais de 30% de parlamentares femininas estaduais a partir de 2019. Os demais Estados elegeram ao menos 20% de mulheres para as assembleias do Norte e do Nordeste.
Dos 23 vereadores na Câmara Municipal de Macapá, apenas quatro são mulheres. “Precisamos nos fortalecer. Aumentar o número de mulheres no Parlamento Municipal. Reforçar este número na Assembleia Legislativa, na Câmara Federal e no Senado. É essa a nossa proposta nesta Audiência e estamos convidando todas as mulheres, independentes de serem filiadas ou não a partidos políticos”, reforça Patriciana Guimarães.
Texto: Édi Prado.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação - SECOM/CMM.
Audiência pública debate presença da mulher no parlamento
Audiência pública debate presença da mulher no parlamento
Incentivo a mulher na política partidária. Este foi o tema principal de uma audiência pública ocorrida nesta quarta-feira, 20, na Câmara Municipal de Macapá. O debate foi presidido pela vereadora Patriciana Guimarães (PRB).
Patriciana Guimarães defende a presença maciça das mulheres na política. “Infelizmente ainda somos a minoria nos Parlamentos Municipais, Estaduais, na Câmara Federal e no Congresso Nacional. A mulher precisa participar mais, se envolver mais e disputar de igual para igual o seu espaço na política brasileira”, argumenta a vereadora.
A parlamentar acredita que, com a participação efetiva das mulheres na política, haverá inclusive redução dos índices de crime contra a mulher como feminicídio, estupro, preconceito e o assédio moral. “Não podemos nos calar diante de tantas atrocidades, aberrações e abusos que são cometidos contra a mulher”.
“O chamado foi para todas as mulheres, envolvendo presidentes de associação de moradores, de sindicatos, movimentos sociais, classes estudantis, servidoras públicas, militares, professoras, donas de casas e ativistas para que possam engrossar nossa bandeira de luta por um parlamento mais igualitário”, ressalta Patriciana Guimarães.
Participaram ainda do debate os vereadores Yuri Pelaes (MDB), Professor Rodrigo Gomes (Rede), Marcelo Dias (PPS), Carlos Murilo (PROS), Rinaldo Martins (PSOL), Nelson Souza (Rede) Gian do Nae (Avante) e a vereadora Bruna Guimarães (PSDB).
Texto: Edi wilson Silva Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Mulheres opinam sobre a participação no parlamento
Mulheres opinam sobre a participação no parlamento
Dezenas de mulheres representantes de diversas instituições públicas e privadas participaram nesta quarta-feira, 20, de audiência pública que debateu a presença mais efetiva da mulher na política partidária.
Entre elas, a ex-vereadora de Mazagão Irene da Silva Monteiro. Ela exerceu 8 mandatos como vereadora e permaneceu cinco anos na presidência da Câmara Municipal de Mazagão. Irene Monteiro fez um apelo às mulheres para que tenham maior engajamento na política partidária.
A assistente social Nadabe de Jesus Cordeiro, do Centro Estadual de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM), defende o envolvimento de todos na luta pela ampliação da presença da mulher na política como os poderes (Federal, Estadual e Municipal), igrejas e demais movimentos sociais. “Muitas vezes não temos a liberdade para falarmos dos direitos ou dos desafios da mulher dentro da própria igreja. É Necessario ampliar o nível de consciência de todos”, defendeu Nadabe.
A coordenadora do PRB Mulher/Macapá, Leila Viana, que milita há mais de 20 anos no movimento feminista, ressaltou que é inadimissível conviver com a disparidade entre mulheres e homens na política.
A professora e empresária Kelly Dantas, defendeu a valorização da mulher no mercado de trabalho, no serviço público, nos movimentos sociais e nos parlamentos. “Precisamos empoderar nossas mulheres, combater a violência e o preconceito para que tenhamos oportunidades de igualdade em todos os sentidos”, finalizou.
Texto: Edi wilson Silva Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores aprovaram dezenas de matérias nesta quinta-feira
Vereadores aprovaram dezenas de matérias nesta quinta-feira
Os vereadores de Macapá debateram e aprovaram dezenas de matérias nesta quinta-feira, 21, durante a 9ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá.
Durante a reunião, os parlamentares apresentaram 10 indicações dos vereadores Rayfran Beirão (PR), Patriciana Guimarães (PRB), Diego Duarte (Podemos), Cláudio Góes (PDT), Marcelo Dias (PPS) e Rinaldo Martins (PSOL). Na ocasião foi lido Projeto de Lei do vereador Rayfran Beirão (PR) que institui em Macapá, a Campanha Permanente de Conscientização para Esclarecimento sobre o Transporte de Pessoas com Deficiência.
Foram aprovados três Projetos de Leis, de autoria dos vereadores Antônio Grilo (PV), Rinaldo Martins (PSOL) e Marcelo Dias (PPS). Um PL, apresentado pelo vereador Japão Baia (PDT), que entrou em votação recebeu pedido de vista. Os parlamentares aprovaram ainda 88 requerimentos.
Uso da Tribuna - A convite da vereadora Maraína Martins (PR), o mototaxista José Rodrigo da Silva, presidente da Cooperativa dos Mototaxistas de Macapá usou a Tribuna da CMM. Ele reclamou da falta de fiscalização contra os mototaxistas clandestinos e pediu apoio dos parlamentares para que a categoria tenha assegurada a concessão própria da placa de mototáxi.
O vereador Didio Silva convidou para usar a tribuna, o ex-dependente químico André Barbosa Picanço, presidente da Casa Peniel. André Picanço pediu apoio dos vereadores para a manutenção da Casa Peniel que atende 15 dependentes químicos.
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) também usou da tribuna. Patriciana fez um breve relato sobre a difícil situação, segundo ela, enfrentada pela categoria da Guarda Civil Municipal (GCM) de Macapá.
Constou na pauta ainda a leitura de um ofício da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) encaminhado à CMM, prestação de contas do Terceiro Quadrimestre de 2018.
Justificativas - Foram justificadas as ausências dos vereadores Ruzivan Pontes (Solidariedade), Rayfran Beirão (PR), Auciney Maciel (PSDB) e Japão Baia (PDT) no período de 19 à 22 deste mês que cumprem agenda oficial em Brasília, na Câmara Federa e no Senado.
Texto: Edi Wilson Silva. Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento. Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Diego Duarte indica e requisita serviços para os bairros Santa Rita, Alvorada, Jardim Felicidade e Pedrinhas.
Diego Duarte indica e requisita serviços para os bairros Santa Rita, Alvorada, Jardim Felicidade e Pedrinhas.
Na Sessão Ordinária desta quinta feira, 21.03, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, o vereador Diego Duarte, do Podemos, deliberou encaminhamento ao presidente da CAESA, indicando a necessidade de correção de vazamento na tubulação de água, na avenida Almirante Barroso, no bairro Santa Rita.
O parlamentar também teve aprovados oito requerimentos, apontando a necessidade urgente de serviços públicos em vários pontos de Macapá.
Ao titular da Secretaria Municipal de Obras – SEMOB, Diego Duarte requisitou recapeamento asfáltico para as ruas Raimundo Banha Correa e Maria Torres da Silva, Avenida São Francisco, e travessas: João Gouveia, Josefina Soledade e SD José dos Santos, todas no Bairro Alvorada.
Já para o Bairro Jardim felicidade, o vereador requisitou drenagem, terraplanagem e asfaltamento para a Avenida Carlos de Souza, entre a Rodovia do Curiaú e a Rua Júlio Maria Pinto Pereira.
À Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística - SEMUR, Diego Duarte solicitou serviços de limpeza e retirada de entulhos de um terreno baldio, localizado à Rua Canal das Pedrinhas, entre a Rodovia JK e Alameda Meridional, no Bairro Pedrinhas, Zona Sul de Macapá.
Todos os requerimentos foram acompanhados de justificativas relatando as situações em que cada local se encontra.
Texto:
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 98110-1067 / 99115-7773.
Foto: Rosivaldo Nascimento - ASCOM/CMM.
Ruzivan Pontes assume interinamente a prefeitura de Macapá.
Ruzivan Pontes assume interinamente a prefeitura de Macapá.
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade), assumiu, na manhã desta sexta feira (22), o comando do Executivo Municipal.
Interinamente, Ruzivan passa a ser prefeito, durante o período em que o prefeito Clécio Luis estiver fora da capital. O motivo é a viagem a Curitiba/PR e a Brasília - DF, para tratar de assuntos de interesses do município.
O prefeito em exercício, Ruzivan, diz estar se dedicando mais uma vez como chefe do executivo e afirma que dará continuidade as metas traçadas pelo prefeito Clécio, conforme o cronograma estabelecido pela administração municipal.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Audiência pública em favor do idoso atrai autoridades e entidades afins
Audiência pública em favor do idoso atrai autoridades e entidades afins
Sob a presidência do vereador Yuri Pelaes (MDB), autor da proposição, foi realizada na manhã desta sexta-feira, 22, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, a Audiência Pública que teve com o tema "Políticas de cuidados com a pessoa idosa".
Compuseram a Mesa que dirigiu os trabalhos, o deputado federal Camilo Capiberibe, deputada federal Lêda Sadala, Elaine Nunes, representando a diretora do Abrigo São José, Rayana Farias, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB/AP, Nádia Costa, Presidente do Conselho Municipal da Pessoa Idosa, Alan Carneiro, representando o diretor do Centro de Reabilitação do Amapá (CREAP), deputado estadual Jesus Pontes, e Ana Kátia, representante do MDB Mulher/Ap.
Além de vereadores, o encontro contou com os convidados, representantes de instituições ligadas à defesa da pessoa idosa, nas esferas municipal, estadual e federal; destaque para a Secretaria de Estado da Inclusão e Mobilização Social (SIMS), Conselhos Estadual e Municipal do Idoso e Centro de Reabilitação do Amapá (CREAP).
Yuri Pelaes considerou positiva a proposta de debater e avaliar a situação do idoso no município de Macapá e criar mecanismo práticos e eficazes da aplicação de políticas públicas voltadas aos idosos.
“Todos vamos envelhecer. Não queremos mais perder tempo com carta de intenções. Queremos compromisso das ações reais, concretas. Avançar nas conquistas. Que esta audiência seja um marco de nossas ações, comprometendo e responsabilizando os órgãos dedicados a este setor e criando na sociedade uma consciência de amparo, respeito e cuidados para com o idoso”, declarou o vereador.
Texto: Édi Prado.
Fotos: Deco de França e Rosivaldo Nascimento.
Secretariade Comunicação- SECOM/CMM.
Vereadores vão à Brasília defender projetos e implantação de sinal da Rádio Câmara em Macapá.
Vereadores vão à Brasília defender projetos e implantação de sinal da Rádio Câmara em Macapá.
O presidente da Câmara Municipal de Macapá, Ruzivan Pontes (Solidariedade), cumpriu agenda de trabalho em Brasília, nos dias 19, 20 e 21 de março, acompanhado dos vereadores Japão Baía (PDT), Auciney Maciel (PSDB) e Rayfran Beirão (PR). Os parlamentares participaram de vários encontros com membros da Bancada Federal do Amapá, buscando parcerias e articulações que possam ser transformadas em projetos e iniciativas voltadas para a população macapaense.
As pautas foram acompanhadas pelos deputados federais Acácio Favacho e Luis Carlos, Senador Lucas Barreto e pela Ex-Secretária Nacional de Políticas Públicas para as Mulheres, Fátima Pelaes.
Os vereadores também foram recebidos pela diretoria da Rádio Câmara. O assunto foi a continuidade do processo iniciado em 2017, que trata da liberação de freqüência de rádio para a Câmara Municipal de Macapá. Ruzivan Pontes defende celeridade na conclusão do procedimento, para que a população possa receber através de sinal radiofônico, todas as informações sobre a atuação parlamentar de seus representantes, inclusive a transmissão das sessões ordinárias e audiências públicas que a Casa realiza.
As articulações para liberação de freqüências da Rádio e TV Câmara começaram no fim de 2017, na gestão do ex-presidente da Casa, Acácio Favacho, hoje deputado federal. Porém, houve necessidade de prioridade para o Sistema Interlegis, que é um conjunto de ferramentas tecnológicas gratuitas, disponibilizado pelo Senado Federal, que facilita a criação, manutenção e identificação de sites personalizados para câmaras municipais de todo o país. O sistema dinamiza e fortalece o Poder Legislativo Brasileiro, possibilitando que as casas legislativas atendam as regras previstas nas Leis de Acesso à Informação e Transparência.
Texto: Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Fotos: ASCOM/Rádio Câmara – DF.
Requerimentos da vereadora Patríciana Guimarães são aprovados em regime de urgência
Requerimentos da vereadora Patríciana Guimarães são aprovados em regime de urgência
Durante sessões ordinárias da Câmara Municipal, três requerimentos de autoria da vereadora Patriciana Guimarães (PRB) foram aprovados para beneficiar os cidadãos do Município de Macapá.
O primeiro foi a solicitação ao Secretário de Manunteção Urbanística de Macapá -SEMUR, Augusto César Almeida da Silva, os seguintes requerimentos de Limpeza e Conservação de Toda extensão do Parque do Forte, localizado na rua Cândido Mendes, no bairro Central (nº454/19–CMM), e ainda limpeza do cemitério São José, localizado na rua Santos Dumont, entre as Avenidas Henrique Galúcio e Maria Quitéria, bairro Santa Rita (nº453/19 –CMM).
Outro requerimento aprovado por unanimidade, de autoria da parlamentar foi Limpeza e conservação da Feirinha do Buritizal, localizada na avenida Primeiro de Maio entre as ruas: Leopoldo Machado e Hamilton Silva, bairro Buritizal (nº456/19-CMM).
Todos os requerimentos foram solicitados dos munícipes a parlamentar. " Quando os moradores nos procuraram devemos atendê-los imediatamente, haja vista que estamos trabalhando para eles e por eles. Nosso papel como representante do povo é sempre estar perto ouvindo e levando suas demandas para que sejam apresentadas aos órgãos competentes e assim dá celeridade para a resposta, seja ela positiva ou negativa", destacou Guimarães.
Texto e foto:
ASCOM/Ver. Patriciana Guimarães.
Vereador Rayfran Beirão defende PL que beneficia pessoas com deficiência
Vereador Rayfran Beirão defende PL que beneficia pessoas com deficiência
Deverá ser votado ainda este semestre, Projeto de Lei do vereador Rayfran Beirão (PR), que beneficia pessoas com deficiência, lido em Plenário na última quinta-feira, 21.
A matéria tramita nas Comissões Permanentes da Câmara Municipal de Macapá para análise e apreciação. Em seguida, o PL voltará ao plenário para votação.
Segundo Rayfran Beirão, o Projeto de Lei, prevê a instituição de campanhas permanentes para conscientizar e esclarecer quanto aos direitos das pessoas com deficiência ao transporte público, com destaque para as dificuldades, limitações e preconceitos enfrentados por estas pessoas.
Rayfran Beirão destaca que, com a aprovação do PL, pretende reduzir as barreiras ainda enfrentadas no dia a dia por pessoas com deficiência, mobilidade reduzida e pessoas obesas.
Além das campanhas, a proposta prevê ainda, realização de seminários e debates sobre os direitos da pessoa com deficiência, orientações e acompanhamento das ações voltadas para estes segmentos.
“As pessoas com deficiência, mobilidade reduzida ou obesas ainda enfrentam muitas dificuldades. Precisamos intervir urgentemente para que esta realidade mude o mais rápido possível”, finaliza o parlamentar.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação - SECOM/CMM.
A vereadora Patriciana Guimarães esteve atendendo à solicitação de moradores do bairro zona sul da cidade.
A vereadora Patriciana Guimarães esteve atendendo à solicitação de moradores do bairro zona sul da cidade.
A vereadora Patríciana Guimarães (PRB) atendeu a solicitação dos munícipes do bairro do Beirol, q falta da devida sinalização de trânsito que além de prejudicar o fluxo de veículos é fator agravante para ocorrência de acidentes na avenida Timbiras com a rua do Canal, segundo os moradores do local.
A parlamentar por meio de um vídeo mostrou o seu requerimento verbal pelas redes sociais para que as medidas de providências fossem atendidas.
"Eu venho pedi encarecidamente ao nosso gestor que olhe para este trecho, pessoas estão sendo atropeladas, acidentes constantes acontecem aqui. Não podemos fechar os olhos diante desse problema", destacou a parlamentar.
O Presidente da CTMAC, André Lima, atendeu ao pedido da vereadora em menos de 24horas foi realizado a sinalização devida para evitar acidentes, promover a segurança para os motoristas e pedestres daquela localidade.
ASCOM Vereadora Patríciana Guimarães
Vereadores reivindicam melhorias para os bairros da capital
Vereadores reivindicam melhorias para os bairros da capital
Durante a 10ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 26, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), foram apresentadas 77 proposições.
Entre as matérias apreciadas estavam quatro Ofícios, 14 Indicações e 58 Requerimentos, propostas que buscam melhorar os serviços públicos municipais nos diversos bairros da capital.
Os pedidos envolvem a melhoria de serviços como policiamento ostensivo, abastecimento de água, terraplanagem, asfaltamento, reforma de escola, iluminação pública e transporte público.
Projeto - Os parlamentares aprovaram também um Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Diego Duarte (Podemos) que denomina de Mariana Souza Pereira de Barros, a UBS da comunidade Ambé, há 77 quilômetros de Macapá.
Foram aprovados ainda Votos de Pesar pelo falecimento do guarda civil municipal César Augusto Ferreira da Silva, 40, que segundo a polícia, suicidou-se nesta segunda-feira, 25, nas dependências da Escola Municipal Josafá Aires da Costa, no Infraero I, zona norte de Macapá e pelo falecimento do médico pediatra José Fernandes da Silva Mourão,72, vítima de um câncer, ocorrido também nesta segunda-feira.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Miss Amapá Gay é recepcionado pelos vereadores de Macapá
Miss Amapá Gay é recepcionado pelos vereadores de Macapá
Selene Taques, Miss Amapá Gay Universo 2019, foi destaque na Câmara Municipal de Macapá. Ela esteve na sessão ordinária desta terça-feira, 26. A miss veio à convite da vereadora Maraína Martins (PR).
Selene Taques, fez questão de destacar que é negra e ressaltou que a iniciativa da CMM, revela a sensibilidade dos vereadores. “Desprovidos de preconceitos e enaltecendo as questões sociais e raciais”.
Selene se prepara agora para o concurso de beleza transformista Miss Brasil Gay Universo, que acontece em São Paulo, em junho deste ano. O concurso é direcionado para profissionais que atuam como cabeleireiros, maquiadores, vendedores, estudantes e outras atividades.
O concurso tem como intuito eleger o transformista mais bonito do Brasil, onde o grande vencedor irá representar o Brasil no Concurso Internacional Miss Gay, na Colômbia.
Texto: Édi Prado Ribeiro.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Bruno Igreja pede apoio dos vereadores para retomada de projeto social de Taekwondo
Bruno Igreja pede apoio dos vereadores para retomada de projeto social de Taekwondo
O amapaense Bruno Igreja, técnico e treinador efetivo da Seleção Brasileira Juvenil de Taekwondo, pediu apoio dos vereadores de Macapá para a retomada do projeto social: “Nascido para vencer e nunca desistir”.
Bruno Igreja esteve nesta terça-feira, 26, na tribuna da Câmara Municipal de Macapá relatando as dificuldades enfrentadas pelos atletas de Taekwondo que integram o projeto.
“Iremos protocolar oficialmente na Câmara de Vereadores, um pedido de apoio para a retomada do nosso projeto social, que hoje se encontra desativado”, destacou Bruno Igreja.
O atleta veio à CMM, a convite do vereador Didio Silva (PRP). O parlamentar ressaltou que o apoio institucional ao desporto e ao esporte macapaense é imprescindível. “Fico indignado com a falta de apoio e incentivo tanto do Governo do Estado, quanto da Prefeitura de Macapá, ao Taekwondo amapaense, modalidade que tem se destacado inclusive em competições internacionais”,
O parlamentar diz que além da retomada do projeto social: “Nascido para vencer e nunca desistir”, os atletas do Taekwondo amapaense, também enfrentam dificuldades para representar o Amapá em competições nacionais e internacionais com despesas de passagens aéreas, estada e alimentação.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Diego Duarte propõe nome de Mariana Souza Pereira de Barros para UBS da localidade do Ambé.
Diego Duarte propõe nome de Mariana Souza Pereira de Barros para UBS da localidade do Ambé.
Foi aprovado por unanimidade, na Sessão Ordinária de terça feira, 26.03, no Plenário da Câmara Municipal de Macapá, o Projeto de Lei nº 019/18 – CMM, de autoria do vereador Diego Duarte, do Podemos, que denomina de Mariana Souza Pereira de Barros (In Memoriam), a Unidade Básica de Saúde (UBS) da Comunidade do Ambé, localizada à 77 quilômetros do Centro de Macapá.
Mariana de Souza fez parte de uma família tradicional da comunidade, que até hoje mantém forte influência na formação cultural e religiosa da localidade. Foi agricultora e devota de São Roque, padroeiro da comunidade, e por muito tempo ficou responsável pelas festividades do Santo.
Seus conhecimentos, herdados dos pais e avós, também ficaram registrados na culinária, artesanato e nos métodos curativos por meio de plantas. Após a morte, ficou reconhecida como ícone de sabedoria na Comunidade Quilombola do Ambé, por tudo o que fez pelas pessoas e pelo melhoramento da região. Hoje, seus filhos, netos e sobrinhos estão dando continuidade à tradição religiosa e cultural praticada por ela.
Ao justificar a iniciativa de elaborar o projeto, Diego Duarte ressaltou a importância de reconhecimento às pessoas que fizeram história na formação familiar, cultural e religiosa das comunidades que formam a capital e o Estado do Amapá. O vereador destacou também que a UBS ainda não possuía nome definitivo, por isso, a intenção de prestar a homenagem.
“É o mínimo que podemos fazer pelas pessoas que ajudaram a construir a nossa história. Reconhecê-las e homenageá-las é uma forma de manter vivas as tradições, os costumes e as práticas da medicina popular”, declarou o parlamentar.
O projeto segue para análise do prefeito Clécio Luis. Diego disse esperar que o mesmo seja sancionado, considerando a importância do reconhecimento para a comunidade, que é a beneficiária direta dos serviços da UBS.
Texto:
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 98110-1067 / 99115-7773
Foto: Deco de França - ASCOM/CMM
Igreja Católica debate políticas públicas para populações excluídas
Igreja Católica debate políticas públicas para populações excluídas
Representantes da Igreja Católica e vereadores de Macapá debateram nesta sexta-feira, 29, a Campanha da Fraternidade deste ano.
O encontro aconteceu durante audiência pública ocorrida na Câmara Municipal de Macapá. O debate foi mediado pelo vereador Caetano Bentes (PSC) que presidiu a audiência.
Opinião - Segundo o vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede) que participou do encontro, a Igreja Católica há muito tempo desenvolve políticas públicas em favor das populações mais carentes. O parlamentar defendeu maior envolvimento das igrejas com o poder público, visando a equidade na execução de ações e demandas voltadas à sociedade.
Laudelino Augusto dos Santos Azevedo, assessor da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), ressalta que o papel da Igreja Católica não se limita à evangelização, mas sim na implementação de ações que possam atender os anseios da sociedade. “Já avançamos muito, mas ainda precisa de maior mobilização de todos. As Campanhas da Fraternidade ao longo dos anos têm despertado para a prática de políticas públicas”.
Positivo - O vereador Caetano Bentes considerou o debate positivo. Ele ressalta que a idéia foi aumentar o nível de conscientização e mobilização da sociedade em torno do verdadeiro papel dos cidadãos cristãos. “A igreja faz um trabalho importante voltado às populações carentes e, muitas vezes, excluídas das ações do poder público. É preciso o engajamento de todos”.
O tema da Campanha da Fraternidade deste ano é “Fraternidade e Políticas Públicas - Serás Libertado pelo Direito e pela Justiça”.
Participaram ainda do debate, o bispo de Macapá Dom Pedro José Conti, padres, párocos, presidentes de pastorais, representantes da sociedade civil e os vereadores Marcelo Dias (PPS), Rinaldo Martins (PSOL) e Antônio Grilo (PV).
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Antônio Grilo busca melhorias para os bairros Pacoval e Jesus de Nazaré
Antônio Grilo busca melhorias para os bairros Pacoval e Jesus de Nazaré
O vereador Antônio Grilo (PV) encaminhou Indicação ao Governo do Estado, propondo a conclusão urgente dos serviços de recapeamento asfáltico da Avenida Rio Grande do Norte, entre as Ruas São Paulo e Guanabara, no bairro Pacoval.
Antônio Grilo ressalta que tem recebido inúmeras reclamações de pessoas que utilizam o trecho. A Indicação feita pelo parlamentar foi lida em plenário na Câmara Municipal de Macapá e endereçada à Secretaria de Estado de Transportes (Setrap).
Revitalização - O parlamentar propôs ainda à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), a revitalização imediata da praça José Bonifácio, no bairro Jesus de Nazaré.
“A praça está abandonada e necessita com urgência de revitalização. As famílias do bairro Jesus de Nazaré merecem ter uma praça digna para o lazer”, finaliza Antônio Grilo.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Dídio Silva Alerta para a falta de segurança na Fortaleza
Vereador Dídio Silva Alerta para a falta de segurança na Fortaleza
O vereador Dídio Silva (PRP) propôs rondas ostensivas nas mediações e nas áreas da Fortaleza São José de Macapá, o “Parque do Forte”. O parlamentar fez Indicação ao comando Geral da Polícia Miltar sugerindo reforço policial na área.
“O índice de assaltos assusta as pessoas que usam aquele espaço para passeio turístico, lazer ou para exercícios físicos. Temos que conter este índice”, adverte o vereador.
Em outra Indicação destinada à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), Didio Silva faz um apelo pela regularização no problema de falta de água tratada na Avenida Equatorial, bairro Pedrinhas e Avenida Arthur Roque, bairro Congós.
“As famílias reclamam da falta de água tratada constante no local. A Caesa precisa encontrar solução para que as pessoas residentes nestas áreas voltem a ter água nas torneiras”, apela Dídio Silva.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Bruna Guimarães cobra da PMM serviços de tapa buracos
Bruna Guimarães cobra da PMM serviços de tapa buracos
A vereadora Bruna Guimarães (PSDB) requer ao titular da Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), que seja estendida a operação tapa buraco para a Rua Professor Tostes, entre as Avenidas Ataíde Teive e Pedro Baião, no Bairro Santa Rita.
A parlamentar pede ainda o mesmo serviço para a Rua Manoel Eudóxio Pereira, entre as Avenidas Mendonça Furtado e Presidente Vargas, e também entre as Avenidas Antônio Coelho de Carvalho e Salgado Filho, Bairro Central.
Bruna Guimarães também cobrou por meio de Requerimento à Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a instalação de redutor de velocidade na Avenida José Tupinambá, entre as Ruas Hamilton Silva e Hildemar Maia.
“A comunidade nos procura e pede a nossa intervenção. Estamos oficializando essas reivindicações e vamos cobrar solução”, disse Bruna Guimarães.
Texto: Édi Prado Ribeiro.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
O vereador Japão Baia (PDT), propôs ao Governo do Estado, a reforma urgente da Escola Estadual São Joaquim do Pacuí, no distrito com o mesmo nome, zona rural de Macapá.
Japão Baia pede mais investimentos para o distrito São Joaquim do Pacuí
O vereador Japão Baia (PDT), propôs ao Governo do Estado, a reforma urgente da Escola Estadual São Joaquim do Pacuí, no distrito com o mesmo nome, zona rural de Macapá.
Segundo o parlamentar, que visitou a escola, os serviços de reforma no estabelecimento são imprescindíveis devido a precariedade em que se encontra o prédio.
“Estamos propondo por meio de Indicação, serviços de reforma nesta escola estadual para que alunos e colaboradores tenham maior conforto e comodidade durante o período de funcionamento das aulas”, declarou o vereador.
Japão Baia propôs ainda à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), a manutenção urgente do sistema isolado de água do distrito de São Joaquim do Pacuí, que segundo ele, apresenta problemas que refletem na constante falta de água potável na comunidade.
O vereador também encaminhou cinco Requerimentos à Prefeitura de Macapá, pedindo serviços de capina, limpeza, troca e instalação de luminárias, reforma de UBS e a contratação de médicos para o distrito São Joaquim do Pacuí.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Marcelo Dias luta por melhorias para os bairros Brasil Novo, Laguinho e Laurindo Banha
Marcelo Dias luta por melhorias para os bairros Brasil Novo, Laguinho e Laurindo Banha
Reforma de escolas, de passarelas e melhoria do sistema de abastecimento de água. Estas foram algumas das Indicações feitas na semana passada pelo Vereador Marcelo Dias (PPS) ao Governo do Estado.
Marcelo Dias encaminhou proposta à Secretaria de Estado da Educação (Seed) reforma geral da quadra poliesportiva da Escola Estadual Professora Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no bairro Brasil Novo. Segundo o parlamentar, a quadra poliesportiva precisa com urgência de reforma.
Demandas - O vereador propôs ainda à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), a reviltalização da rede de abastecimento de água tratada da Avenida 16 de Julho, no Conjunto Laurindo Banha. Marcelo Dias também indica à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), reforma da passarela da Avenida José Antônio Siqueira, bairro Laguinho.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Rayfran Beirão alerta para a falta de segurança no Renascer
Rayfran Beirão alerta para a falta de segurança no Renascer
O vereador Rayfran Beirão (PR), defendeu maior policiamento para o Bairro Renascer, Zona Norte de Macapá. Ele propôs por meio de Indicação, rondas ostensivas da Polícia Militar para a região.
Segundo o parlamentar, são inúmeras as queixas de moradores quanto a ação de delinqüentes no bairro. “É preciso conter a violência no bairro para que os moradores possam viver com mais tranquilidade e dignidade”, ressalta.
Rayfran Beirão está preocupado com o aumento da violência nos bairros da capital, principalmente da Zona Norte, onde a incidência de violência é maior. “Sabemos do empenho das Polícias Civil e Militar no combate intensivo para conter os criminosos. Mas a situação está se tornando assustadora. Assaltos a luz do dia, estupros, roubos e furtos fazem parte da rotina desses moradores que clamam por segurança”, disse o vereador.
O parlamentar também pede serviços de tapa buracos na Rua Odilardo Silva, entre as Avenidas Ana Nery e José Tupinambá, bairro Jesus de Nazaré. Ele pleiteia ainda retirada de entulhos na praça do Bairro Pantanal. “A cidade precisa de cuidados e infraestrutura para que a população tome a consciência de jogar o lixo em local adequado para a coleta”, apela o vereador.
Texto: Édi Prado Ribeiro.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Ruzivan Pontes cobra da PMM melhorias para a cidade
Ruzivan Pontes cobra da PMM melhorias para a cidade
O vereador Ruzivan Pontes (Solidariedade) solicitou ao Secretário Municipal de Iluminação Pública (SEIP), a troca de luminárias na Rua Francisco Xavier das Chagas, bairro Jardim Felicidade e na Avenida 22ª, bairro do Congós.
O palamentar pediu também a substituição de lâmpadas no entorno dos conjuntos habitacionais Macapaba I e II e em toda a extensão da orla do Perpétuo Socorro.
Ruzivan Pontes requereu ainda à Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a pintura da faixa de pedestre na Avenida José Tupinambá, entre as Ruas Beira Rio e Turíbio Guimarães, em frente a Escola Estadual Deuzuíte Cavalcante, bairro Perpétuo Socorro. Pedido semelhante foi feito para a faixa de pedestre da Rua Claudomiro de Moraes, entre as Avenidas 13 de Setembro e Clodóvio Coelho, em frente a Feira do Produtor, bairro Buritizal. “Os alunos ficam muito expostos a acidentes”, adverte o vereador.
Pavimentação - Ruzivan Pontes solicitou ainda à Secretaria Municipal de Obras (SEMOB), reparos na pavimentação asfástica da Rua Acésio Guedes, entre as Avenidas José Tupinambá e Pedro Américo, bairro Perpétuo Socorro, e serviços de terraplanagem e asfaltamento na extensão da Avenida Cid Borges de Santana, bairro Infraero II.
Texto: Édi Prado Ribeiro.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Eleição para presidência da Câmara de Vereadores será nesta quinta-feira
Eleição para presidência da Câmara de Vereadores será nesta quinta-feira
A eleição para os cargos de presidente e de 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM) para o 2º Biênio 2019/2020, acontece nesta quinta-feira, 4. O Edital de Convocação está disponível no site oficial da CMM.
O processo eleitoral terá inicio às 14 horas com a chamada nominal dos vereadores. Em seguida ocorrerá primeiro a votação para o cargo de presidente e depois para o cargo de 1º vice-presidente.
As inscrições para a disputa dos cargos acontece nos dias 2, 3 e 4 (terça, quarta e quinta-feira, respectivamente) nos horários das 14 às 19 horas de terça, das 8 às 19 horas de quarta e das 8 às 12 horas de quinta feira.
Os candidatos interessados em disputar as vagas de presidente e 1º vice-presidente da CMM, devem se inscrever pessoalmente na Secretaria Legislativa da Câmara Municipal de Macapá. A homologação dos candidatos inscristos ocorrerá em até 30 minutos após o prazo de inscrição.
A eleição será presidida pelo vereador Yuri Pelaes (MDB) presidente em exercício da CMM. A eleição ocorerrá com a presença da maioria absoluta dos vereadores. O Edital estabelece que não havendo quórum suficiente, haverá convocação de reuniões diárias até que o pleito seja realizado.
Segundo o Edital de Convocação, serão proclamados eleitos presidente e 1º vice-presidente, os candidatos que obtiverem a maioria simples dos votos. A eleição será acompanhada por uma comissão composta pelos vereadores Professor Rodrigo Gomes (Rede), Antônio Grilo (PV) e Patriciana Guimarães (PRB).
Os 22 parlamentares presentes na sessão ordinária desta terça-feira, 2, foram oficialmente informados sobre o processo eleitoral, inclusive com entrega de cópias de Edital de Convocação e da Portaria, que criou a comissão responsável em acompanhar todo o processo eleitoral. O vereador Victor Hugo (PV) ausente na sessão será comunicado oficialmente da eleição.
Texto: Edi wilson Silva Fotos:Rosivaldo Nascimento/Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presença de Lactose deve ficar destacado nos produtos alimentícios
Presença de Lactose deve ficar destacado nos produtos alimentícios
Aprovado nesta terça-feira, 2, Projeto de Lei (PL), de autoria do vereador Dreiser Alencar (Rede), que obriga os estabelecimentos comerciais de Macapá, informar com destaque nas gôndolas, a presença de lactose em produtos disponíveis nas prateleiras.
“Existem pessoas que não devem consumir produtos que contenha a lactose. A lactose provoca desconforto e problemas de saúde em muitas pessoas. Por isso o consumidor deve ser alertado e informado”, defende o vereador.
A lactose é o açúcar presente no leite e derivados. É um hidrato de carbono, mais especificamente um dissacarídeo, que é composto por dois monossacarídeos: a glicose e a galactose, presente no leite, iogurte, queijo, bolos, chocolates, pães, biscoitos, massas e produtos afins.
O PL do vereador Dreiser Alencar segue agora para sanção do prefeito de Macapá Clécio Luis (Rede).
Fotos: Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Falta de saneamento básico é debatido na Câmara de Vereadores
Falta de saneamento básico é debatido na Câmara de Vereadores
A Superintendente da Fundação Nacional de Saúde (Funasa/AP), Girlene Picanço Chucre, ocupou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá nesta terça-feira, 2, durante a 11ª sessão ordinária.
A convite da vereadora Patriciana Guimarães (PRB), a superintendente Girlene Picanço, explanou sobre o saneamento básico nas comunidades ribeirinhas.
“O Amapá está com 261 anos de atraso em relação ao saneamento básico. Macapá é considerada a capital nacional campeã em desperdício de água tratada. Se a capital está nesta falência, imagine as comunidades ribeirinhas, que não dispõe de água tratada, onde as mulheres precisam caminhar bastante com lata d’água na cabeça para abastecer as casas”, denúncia Girlene Chucre.
Girlene Chucre reforça a necessidade de realização de uma audiência pública para debater e encaminhar as reivindicações dos ribeirinhos. ”Em 2018, demos um grito de alerta para esse problema, mas sem resultados ainda. Queremos maior comprometimento de todos e que tenhamos os meios legais de cobrar resultados”, finaliza a superintendente.
Texto: Édi Prado Ribeiro Fotos: Rosilvado Nascimento/Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Professor Rodrigo Gomes busca melhorias para o bairro Universidade
Vereador Professor Rodrigo Gomes busca melhorias para o bairro Universidade
O bairro Universidade, zona sul de Macapá, carece de investimento de alguns serviços públicos considerados essenciais.
Um dos problemas se concentra na 2ª Avenida, esquina com a Rua Inspetor Miguel Amorim, onde as famílias residentes no bairro Universidade.
Preocupado com a situação, o vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede), pede a Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), a execução de serviços de limpeza, drenagem, terraplanagem e asfaltamento deste trecho.
Segundo o vereador Professor Rodrigo Gomes, Requerimento propondo o serviço já foi aprovado em plenário na Câmara Municipal de Macapá semana passada.
Assessoria de Comunicação/Professor Rodrigo Gomes (Rede).
Vereador Cláudio Góes quer mais policiamento para os bairros Pedrinhas e Jardim Felicidade
Vereador Cláudio Góes quer mais policiamento para os bairros Pedrinhas e Jardim Felicidade
A falta de policiamento nos bairros Pedrinhas, e Jardim Felicidade, zonas sul e norte da capital, respectivamente, tem preocupado os moradores destas regiões.
Ciente do problema, o vereador Cláudio Góes (PDT) está propondo a Polícia Militar, por meio de Indicação, policiamento ostensivo nos dois bairros.
Cláudio Góes, o “vereador do povo” como também é conhecido, diz que no bairro Pedrinhas, a violência se concentra na Rua Canal das Pedrinhas, entre a Rodovia JK e Alameda Meridional. Enquanto que no bairro Jardim Felicidade, precisa de reforço policial na Rua Antônio Osmar, que também apresenta índices de criminalidade.
O vereador Cládio Góes também defende vários Requerimentos já aprovados em plenário, pedindo, a revitalização de passarelas e de iluminação pública nos bairros Jardim Felicidade e Jardim Marco Zero.
Texto: Edi wilson Silva Fotos: Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Didio Silva pede iluminação pública para três bairros de Macapá
Vereador Didio Silva pede iluminação pública para três bairros de Macapá
Preocupado com a escuridão em determinados bairros de Macapá, o vereador Didio Silva (PRP) está pedindo a implantação dos serviços de iluminação pública para os bairros Parque dos Buritis, Pacoval e Jesus de Nazaré.
O parlamentar fez uma série de Requerimentos a Secretaria Municipal de Iluminação Pública (SEIP) propondo a manutenção e troca de lâmpadas queimadas nas regiões: Loteamento Parque dos Buritis (Rua Antônio Flexa da Costa) e (Rua Djanira Mendonça Palheta), Pacoval (Rua São Paulo, entre as Avenidas Paraíba e Pernambuco).
Didio Silva ressalta que são inúmeras as reclamações de moradores com problemas da falta de iluminação pública nos bairros de Macapá. “É necessário que seja feita a manutenção e troca de luminárias. Mesmo na escuridão, a taxa de iluminação pública muitas das vezes é cobrada”.
Fotos: Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadora Adrianna Ramos quer mais policiamento na Escola Municipal Josafá Aires da Costa
Vereadora Adrianna Ramos quer mais policiamento na Escola Municipal Josafá Aires da Costa
A vereadora Adrianna Ramos (PTB) pede a presença da Guarda Civil Municipal no entorno da Escola Municipal de Ensino Fundamental Josafá Aires da Costa, bairro Infraero, na zona norte de Macapá.
Segundo a parlamentar, a falta de segurança pública no local, preocupa alunos, professores e colaboradores do estabelecimento. “É imprescindível a presença da Guarda Civil Municipal no local para conter ações de deliquentes”.
Adrianna Ramos tem recebido reclamações da falta de segurança em alguns bairros da capital, principalmente no entorno de escolas públicas.
Fotos: Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Yuri Pelaes busca melhorias para o Boné Azul e Universidade
Vereador Yuri Pelaes busca melhorias para o Boné Azul e Universidade
O vereador Yuri Pelaes (MDB) está propondo ao Departamento Nacional Infraestrutura de Transporte (DNIT) no Amapá, a construção de um abrigo de passageiros na Rua Armindo Pinto, bairro Boné Azul, zona norte da capital.
Segundo o vereador Yuri Pelaes, a falta de abrigos de passageiros ou de proteção nos abrigos, tem gerado muitos transtornos a passageiros que dependem todos os dias do transporte público.
O vereador Yuri Pelaes também teve Requerimentos aprovados que pedem investimentos públicos para os bairros Universidade e Boné Azul. Segundo o parlamentar, os dois bairros carecem de serviços de reposição de lâmpadas na rede de posteamento e de tapa buracos.
Fotos: Deco de França Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores debatem saúde municipal em audiência pública
Vereadores debatem saúde municipal em audiência pública
Os vereadores de Macapá realizam nesta sexta-feira, 5, audiência pública para debater a saúde municipal. O debate inicia às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Segundo o vereador Yuri Pelaes (MDB) presidente em exercício da CMM, o debate se faz necessário para que os parlamentares possam discutir e avaliar o relatório das contas da saúde municipal, referente ao 3º quadrimestre 2018.
Yuri Pelaes ressalta que a audiência pública contará com a participação da população em geral, representantes da saúde municipal, estadual e federal, Ministério Público, sindicatos, associações de moradores, lideranças comunitárias e dos vereadores da capital.
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Marcelo Dias assume presidência e adota medidas para retomada urgente de atividades da Câmara
Marcelo Dias assume presidência e adota medidas para retomada urgente de atividades da Câmara
O novo presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS), assumiu na manhã desta segunda-feira, 08/04, o comando da Mesa Diretora da Casa e já determinou medidas de emergência para que as atividades do Legislativo Municipal voltem à normalidade.
Uma das medidas adotadas foi a recuperação de parte do alambrado da galeria destinada ao público que acompanha as Sessões Ordinárias. A ordem de serviço de Marcelo Dias determina que os serviços sejam realizados no prazo máximo de uma semana e que os custos da reforma sejam descontados dos salários dos vereadores que se envolveram em atrito dentro do plenário na semana passada.
O novo presidente da CMM também emitiu convocação de todos os vereadores para uma reunião que será realizada na Sala das Comissões, quinta-feira, 11/04, para formação das 11 Comissões Permanentes da Casa, que deixaram de existir desde dezembro do ano passo.
“Não podemos perder mais tempo. Precisamos formar essas comissões e dar andamento aos trabalhos da Casa, com todos os vereadores. A reforma das galerias também precisa ser rápida para que na semana seguinte possamos dar continuidades as Sessões Ordinárias”, declarou o presidente.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias prioriza reorganização da CMM
Presidente Marcelo Dias prioriza reorganização da CMM
Reestruturar e dinamizar os serviços da Câmara Municipal de Macapá (CMM). Estas são algumas das prioridades já adotadas pelo novo presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS).
O presidente da CMM vem se reunindo com os gestores, servidores e colaboradores da Casa com o objetivo de restabelecer os serviços da instituição e focar na reestruturação física de serviços que inclui instalação e recuperação de torneiras, pias e vasos nos banheiros, corrimãos nas escadas, readaptação da rampa para deficientes, reparo do alambrado danificado, entre outros serviços que serão priorizados e com prazos para serem concluídos.
Nesta terça-feira, 9, Marcelo Dias continua se reunindo com os novos secretários que integram a nova gestão da Casa para alinhar uma frente de trabalho que visa à oxigenação, agilidade e dinamismo dos trabalhos.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Gian do Nae, visando a pacificação e reorganização da CMM, declara apoio à administração do presidente Marcelo Dias.
Durante encontro na manhã desta quarta-feira, 10, no Gabinete da Presidência da Câmara de Vereadores de Macapá – CMM, o vereador Gian do Nae (Avante), declarou apoio à administração do novo presidente da Casa, Marcelo Dias (PPS).
Gian do Nae afirmou que a decisão foi tomada em nome da pacificação e reorganização do Legislativo Municipal, propostas pela nova composição da Mesa Diretora da CMM. Ao receber a notícia, o presidente Marcelo Dias disse que desde o momento em que assumiu o comando da Casa, vem dialogando com todos os vereadores, no sentido de promover a união para que a população seja a grande beneficiada.
“A nossa intenção é trabalhar conjuntamente em nome da sociedade macapaense. Só não vai fazer parte desse diálogo quem realmente não quiser. O nosso objetivo é administrar com a participação de todos”, declarou o presidente.
Texto e foto:
ASCOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias confirma compromissos para intensificar trabalhos na Câmara Municipal.
Em entrevista nesta terça-feira, 9, no programa Café com Notícias pela rádio 90.9 FM, o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS) destacou algumas das prioridades que pretende adotar a frente do parlamento no biênio 2019/2020. 
O presidente Marcelo Dias reitera o compromisso de priorizar a retomada das transmissões ao vivo pela Rádio e TV das sessões ordinárias da CMM. “A população precisa saber das ações dos parlamentares. Aprovamos centenas de matérias, mas isso não tem ressonância alguma”. Marcelo Dias também vai priorizar a pacificação na Câmara de Vereadores e a instalação das Comissões Permanentes da Casa.
Cumprindo o terceiro mandato de vereador por Macapá, Marcelo Dias pretende usar a experiência adquirida ao longo dos anos em favor da sociedade.
Texto: Edi wilson Silva
Fotos: Leonardo Trindade
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias determina reparos de urgência no plenário da CMM.
Com o objetivo de retomar o mais breve possível as sessões ordinárias da Câmara Municipal de Macapá (CMM), o presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (PPS) determinou a execução dos serviços de reparo no plenário da CMM.

Os serviços a serem realizados no plenário da CMM serão custeados pelos próprios vereadores e devem ficar prontos em uma semana, conforme ordem de serviço assinada por Marcelo Dias.
As sessões ordinárias da CMM acontecem dias de terça e quinta-feira, com inicio às 9 horas e as galerias são abertas a população.
Texto: Edi wilson Silva
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores Japão Baía e Patriciana Guimarães declaram apoio à administração do presidente Marcelo Dias
Vereadores Japão Baía e Patriciana Guimarães declaram apoio à administração do presidente Marcelo Dias
Visando a pacificação da Câmara Municipal de Macapá e a retomada urgente das atividades legislativas, os vereadores Japão Baía (PDT) e Patriciana Guimarães (PRB), também declararam apoio à gestão do Presidente Marcelo Dias (PPS), que vem implementando a reorganização da CMM.
A manifestação dos dois parlamentares ocorreu durante conversa na manhã desta quinta-feira, 11/04. Marcelo Dias já havia recebido anteriormente, declaração de apoio do vereador Gian do Nae (Avante), que inclusive protocolou pedido de desistência de inscrição de candidatura no pleito em que Marcelo Dias foi eleito.
O novo presidente da Casa disse que todos os parlamentares são bem vindos à sua administração e que continuará dialogando com o objetivo de mostrar a nova proposta de condução dos trabalhos com a participação conjunta dos vereadores, servidores e colaboradores, buscando melhorar ao máximo a qualidade dos serviços oferecidos à população.
“É com satisfação que recebemos mais dois vereadores que se propõem a apoiar a nossa gestão, e vamos continuar trabalhando, no sentido de pacificar cada vez mais a Câmara de Vereadores, que é a Casa do Povo”, declarou o presidente.
Texto e foto:
ASCOM/CMM
Presidente da Câmara de Vereadores de Macapá participa de inauguração do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre
Presidente da Câmara de Vereadores de Macapá participa de inauguração do Aeroporto Internacional Alberto Alcolumbre
Acompanhado de vários vereadores, o Presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS), participou na manhã desta sexta feira, 12/04, da inauguração do novo Aeroporto Alberto Alcolumbre.
Marcelo Dias e os parlamentares da CMM, integraram a comitiva de prefeitos e vereadores de todo o Amapá, convidada pelos cerimoniais da Prefeitura de Macapá e do Senado Federal.
A cerimônia contou com a participação do Presidente da República, Jair Bolsonaro e do Senado Federal, Davi Alcolumbre. O novo aeroporto, que possui uma área de 27 mil metros quadrados, começa oficialmente as atividades a partir deste sábado, 13/04. O primeiro avião deve pousar na nova e moderna estrutura por volta das 14h40, vindo da Cidade de Belém.
Com o novo espaço, existe a expectativa de ampliação de vôos, inclusive para outras regiões, e da capacidade de recebimento de até 5,5 milhões de passageiros por ano.
Texto:
ASCOM/CMM
Fotos: Marcos Brandão – Ascom/Presidência do Senado
Presidente da CMM participa da posse dos novos Servidores da Educação de Macapá
Presidente da CMM participa da posse dos novos Servidores da Educação de Macapá
A convite do prefeito Clécio Luis (REDE), o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS), participou da solenidade de posse dos 118 novos servidores da Educação, entre professores, nutricionistas e fonoaudiólogos.
O evento, que contou também com as participações dos senadores Daví Alculumbre (DEM), presidente do Senado Federal, e Randolfe Rodrigues (REDE), aconteceu na noite desta sexta-feira, 12/04, no auditório do Sebrae.
Os novos servidores fazem parte de mais uma lista de convocados do Concurso Público realizado em agosto de 2018. Os profissionais já serão distribuídos a partir da próxima semana nas escolas que possuem carência de servidores, conforme as especificações do edital de convocação.
Marcelo Dias parabenizou a iniciativa do prefeito Clécio Luis, de ampliar e melhorar a qualidade da Educação em Macapá, e em seguida, cantou uma de suas músicas para homenagear os novos servidores.
Texto e fotos:
ASCOM/CMM
Vereadora Patriciana Guimarães recebe mulheres de Macapá em seu Gabinete
Vereadora Patriciana Guimarães recebe mulheres de Macapá em seu Gabinete
Na manhã desta terça-feira (09), a republicana Patriciana Guimarães, recebeu em seu gabinete na Câmara Municipal de Macapá-CMM, mulheres moradoras do Bairro Açaí e adjacências. Na oportunidade as munícipes solicitaram da parlamentarar providências de melhorias para os bairros da zona norte da cidade.
Mesmo com as sessões suspensas na CMM, Patriciana Guimarães afirma que continua os trabalhos em prol da população da capital.
"Várias visitas serão realizadas durante esses dias por meio do nosso Gabinete Móvel Popular, e esperamos consegui atender as expectativas de quem confia em nosso trabalho. O nosso trabalho não pode parar,a câmara está sob justiça, porém eu não aceito que o nosso trabalho seja prejudicado por conta de meia dúzia de vereadores",afirmou Guimarães.
Ascom Vereadora Patríciana Guimarães
Cristina Passos
Ações do documento