Mulheres opinam sobre a participação no parlamento

por danielle.duarte — publicado 26/03/2019 10h37, última modificação 26/03/2019 10h37

Mulheres opinam sobre a participação no parlamento

Dezenas de mulheres representantes de diversas instituições públicas e privadas participaram nesta quarta-feira, 20, de audiência pública que debateu a presença mais efetiva da mulher na política partidária.

Entre elas, a ex-vereadora de Mazagão Irene da Silva Monteiro. Ela exerceu 8 mandatos como vereadora e permaneceu cinco anos na presidência da Câmara Municipal de Mazagão. Irene Monteiro fez um apelo às mulheres para que tenham maior engajamento na política partidária.

A assistente social Nadabe de Jesus Cordeiro, do Centro Estadual de Referência de Atendimento a Mulher (CRAM), defende o envolvimento de todos na luta pela ampliação da presença da mulher na política como os poderes (Federal, Estadual e Municipal), igrejas e demais movimentos sociais. “Muitas vezes não temos a liberdade para falarmos dos direitos ou dos desafios da mulher dentro da própria igreja. É Necessario ampliar o nível de consciência de todos”, defendeu Nadabe.

A coordenadora do PRB Mulher/Macapá, Leila Viana, que milita há mais de 20 anos no movimento feminista, ressaltou que é inadimissível conviver com a disparidade entre mulheres e homens na política.

A professora e empresária Kelly Dantas, defendeu a valorização da mulher no mercado de trabalho, no serviço público, nos movimentos sociais e nos parlamentos. “Precisamos empoderar nossas mulheres, combater a violência e o preconceito para que tenhamos oportunidades de igualdade em todos os sentidos”, finalizou.

Texto: Edi wilson Silva Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.