Notícias
Amapá ganha novo aeroporto
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) participou na manhã desta sexta-feira (12) da inauguração do Aeroporto Internacional de Macapá Alberto Alcolumbre.
A cerimônia contou com a presença do presidente da República, Jair Bolsonaro, presidente do senado, Davi Alcolumbre, Governador do Amapá, Waldez Góes, Prefeito de Macapá, Clécio Luís, senadores, deputados federais, estaduais e vereadora de Macapá.
Um investimento de R$166,4 milhões que traz conforto, modernidade e segurança para os passageiros.
As novas instalações contam com 25 a bolcões de Check, 13 elevadores, três esteiras de restituição de bagagem. Com uma capacidade de atender duas vez maior que as instalações antigas.
Para a vereadora de Macapá, Patriciana Guimarães esta obra é nada mais que um presente para o povo do Amapá que por muitos anos sofreram com as condições do antigo terminal aéreo. " Já estava na hora de termos um local digno de receber as pessoas que chegam e partem deste Estado, além do mais, essa obra entregue trará economia e geração de emprego e renda", enfatizou Guimarães.
ASCOM Vereadora Patriciana Guimarães
Diego Duarte acompanha entrega de medicamentos à Prefeitura de Macapá
O vereador Diego Duarte (PODEMOS), acompanhado de outros parlamentares da CMM, participou na manhã deste sábado, 13/04, do ato de entrega de medicamento à Prefeitura de Macapá. No total, foram R$ 2 milhões de reais em equipamentos, medicamentos e correlatos como: anti-inflamatórios, vitaminas, antialérgicos, ataduras, sondas, equipos, papel cirúrgico, entre outros.
Todo o material é fruto de emenda parlamentar do senador Davi Alcolumbre (DEM), que também participou do ato de entrega. De acordo com a Secretaria de Saúde de Macapá, o quantitativo recebido vai possibilitar o abastecimento dos postos de saúde, que utilizam nos atendimentos diários e também distribuem à população, parte desses medicamentos que auxiliam em tratamentos como: hipotireoidismo, osteoporose, saúde mental, pré-natal e uso pediátrico.
Diego Duarte se mostrou contente com o novo estoque, voltado para atender a demanda da população que procura e necessita muito desses medicamentos nas Unidades de Saúde da capital. “A gente cobra muito da Prefeitura em nome da população, e agora o prefeito Clécio está nos mostrando esse estoque que, com certeza, representa a garantia de abastecimento por um bom tempo”, disse o vereador.
Texto:
ASCOM/Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 98110-1067 / 99115-77
Fotos:
ASCOM/PMM
Presidente da Câmara de Vereadores de Macapá participa da abertura do Ciclo do Marabaixo 2019
O Presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS), participou na noite de sábado, 13, da abertura do Projeto Ciclo do Marabaixo 2019. O projeto tem a participação de 34 grupos tradicionais da capital, que vão mostrar durante o evento, as manifestações socioculturais das comunidades, com o objetivo de proporcionar a visibilidade da cultura do Marabaixo.
Na cerimônia de abertura, que aconteceu no Lions Club Macapá, houve entrega da comenda ‘A Arte Ancestral Tradição Cultural Afro-Brasileira’ aos representantes de todos os grupos. A iniciativa representou a referência e a homenagem da Prefeitura de Macapá ao status que a cultura recebeu pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ao elevar o Marabaixo ao título de Patrimônio Imaterial do Amapá.
Marcelo Dias foi convidado na condição de presidente da Câmara de Vereadores de Macapá, mas como integrante da cultura macapaense, acabou prestando homenagem aos grupos com um pouco da sua música, com o ritmo do Marabaixo.
Texto e fotos:
ASCOM/CMM
Câmara Municipal determina ponto facultativo na quinta-feira
A Câmara Municipal de Macapá (CMM) determinou ponto facultativo nesta quinta-feira, 18, por conta da celebração da Semana Santa. Sexta-feira Santa, 19, é definido no calendário como feriado nacional.
O expediente na CMM será retomado na próxima segunda-feira, 22, às 8 horas. A ordem de serviço foi assinada pelo presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (PPS).
Texto: Edy wilson Silva
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Câmara de Vereadores retoma sessões com transmissão ao vivo pelas redes sociais
A Sessão Ordinária que retomou as atividades da Câmara Municipal de Macapá, realizada nesta terça-feira, 16, foi transmitida ao vivo via Facebook. Inicialmente, a transmissão foi feita pelo Facebook pessoal do vereador Marcelo Dias (PPS), que preside a Casa, devido a um problema técnico na página oficial da CMM.
Durante a sessão, os 16 vereadores presentes na reunião, enalteceram a iniciativa do novo presidente em restabelecer a ordem na Casa e viabilizar a transmissão das sessões pelas redes sociais.Os parlamentares também se colocaram a disposição da presidência para ajudar na condução dos trabalhos legislativos.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Marcelo Dias conduz primeira sessão ordinária da CMM na condição de presidente
O vereador Marcelo Dias (PPS) presidiu nesta terça-feira, 16, a primeira sessão ordinária após ser eleito presidente da Câmara Municipal de Macapá.
A retomada dos trabalhos legislativos e a pacificação na Casa foram as “palavras de ordem” proferidas pelos 16 vereadores presentes a reunião. Durante o debate Marcelo Dias ressaltou que foi eleito presidente da Casa para representar os 23 vereadores. “Fui eleito presidente para representar os 23 vereadores e todos terão o mesmo tratamento”.
O presidente Marcelo Dias anunciou para esta quarta-feira, 17, ás 10 horas, reunião com todos os vereadores para tratar da composição das onze comissões parlamentares da CMM.
Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Candidatas a Miss dos Bairros são recebidas pelos vereadores de Macapá
Durante a sessão ordinária desta terça-feira, 16, da Câmara Municipal de Macapá, à convite da vereadora Maraína Martins (PR), as candidatas ao concurso Miss dos Bairros 2019, foram apresentadas aos demais parlamentares e ao público que ocupava o plenário da Casa.
O coordenador do concurso, Moises Santos, usou a tribuna e ressaltou que as candidatas representam os mais diversos bairros da capital. “Esta é a 5ª edição deste concurso. O apoio do Parlamento Municipal é muito importante para que possamos divulgar cada vez mais este concurso”.
Moises Santos destacou que o evento, além de eleger a candidata mais bonita dos bairros, serve para promover a autoestima, intelectualidade e o crescimento pessoal de cada candidata inscrita.
O concurso Miss dos Bairros acontece dia 8 de junho, no Teatro das Bacabeiras.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores aprovam dezenas de proposituras na CMM, durante reinício de sessões ordinárias
Dezenas de matérias legislativas foram aprovadas durante a sessão ordinária desta terça-feira, 16, na Câmara Municipal de Macapá.
Foram 18 Indicações, 90 Requerimentos, dois ofícios do Executivo Municipal e um pedido de vista de um Projeto de Lei. Entre as proposituras aprovadas durante a reunião, destacam-se indicações sugerindo reforço policial para os bairros Alvorada, Zerão, Muca, Jardim Felicidade, Novo Horizonte e Santa Rita, além de melhorias nas áreas da saúde, saneamento e água tratada nos bairros Trem, Brasil Novo e Cidade Nova.
Os parlamentares aprovaram ainda Requerimentos propondo a execução de serviços públicos nos bairros Jardim América, Jardim Felicidade, Infraero, Brasil Novo, Marco Zero, Goiabal, Jesus de Nazaré, Novo Horizonte, Perpétuo Socorro, Pantanal, Universidade, Amazonas, Pacoval e Centro.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães solicita melhorias para bairros de Macapá
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) por meio de seu Gabinete Móvel Popular, visita bairros da cidade. Na oportunidade a republicana encaminha todas as demandas para a Câmara Municipal de Macapá-CMM.
Um deles foi o requerimento apresentado pela vereadora de n°349/19- CMM, que solicita ao Secretário de Manutenção Urbanística de Macapá-SEMUR, Augusto César Almeida da Silva, o serviço de limpeza e conservação em toda a extensão da Rua João de Deus Dias,localizada no Bairro Novo Horizonte, zona norte da cidade. O documento foi lido e aprovado em sessão. Agora segue para o órgão competente.
"Defender e lutar pelos direitos do povo sempre serão sempre prioridades enquanto estiver legislando. As dificuldades são muitas,mas onde existe trabalho,existe resultado, e assim iremos enquanto Deus permitir",disse a Vereadora.
Outro requerimento aprovado foi o de n°352/19- CMM, que solicita ao Secretário de Iluminação Pública -SEIP, Claudiomar Rosa, o serviço de manutenção ou troca de lâmpadas da Iluminação pública no Canal das Pedrinhas, na Avenida Equatorial, até o Porto de Macacaúba no bairro das Pedrinhas, zona sul da cidade.
A vereadora destaca que visitou o local e percebeu a carência de Iluminação. " Fiz o requerimento e foi aprovado,espero que muito em breve o serviço seja feito, e a população possa andar com mais tranquilidade, a falta de Iluminação torna o lugar propício para crimes." Afirmou Guimarães
Cristina Passos , ASCOM Vereadora Patriciana Guimarães
Presidente Marcelo Dias recebe grupos de Marabaixo, na Câmara de Vereadores de Macapá
O Presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), recebeu na manhã desta terça-feira, 16/04, os grupos de Marabaixo: ‘Berço do Marabaixo da Favela’ e ‘Raízes Tica Congó’.
Os dois grupos fazem parte do Projeto Ciclo do Marabaixo, lançado pela Prefeitura de Macapá na noite de sábado, 13/04. A visita teve o objetivo de buscar apoio institucional da Câmara e dos 23 vereadores à projetos voltados para cultura do Marabaixo.
Durante o encontro, Marcelo Dias foi presenteado com um produto do artesanato do Marabaixo (Dançarina/Marabaixeira), o mesmo que foi entregue na recepção ao presidente Jair Bolsonaro, por ocasião da inauguração do Aeroporto Internacional de Macapá. O presidente da CMM disse que a Casa estará sempre à disposição para receber e apoiar as iniciativas que visam o fortalecimento da Cultura e outros seguimentos sociais.
Texto e fotos:
ASCOM/CMM
Câmara Municipal de Macapá define membros de comissões permanentes
O presidente da Câmara Municipal de Macapá - CMM, vereador Marcelo Dias (PPS) conduziu nesta quarta-feira, 17, reunião que definiu a composição das onze comissões permanentes da Casa.
A indicação dos novos membros que vão integrar as comissões, foi feita pelos vereadores líderes de bancadas e de blocos partidários que atuam no Legislativo Municipal.
Segundo o presidente, Marcelo Dias, a formação das comissões é uma exigência do artigo 38 do Regimento Interno da Câmara de Vereadores, para atuação nas 3ª e 4ª Sessões Legislativas da XII Legislatura.
Marcelo Dias explicou que feita a composição das onze comissões, o Projeto de Resolução, elaborado pela Mesa Diretora da Casa, segue para aprovação em plenário. Feito isso, os vereadores nomeados para ocupar os cargos de membros, terão três dias para eleger o presidente de cada comissão.
“Na próxima semana vamos cumprir todas as etapas para a criação definitiva das comissões permanentes, para que a Câmara Municipal de Macapá possa acelerar os debates e aprovação de Projetos de Leis, previamente apreciados pelas respectivas comissões”, finalizou o presidente.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Professor Rodrigo participa de marcha em defesa de municípios
O vereador de Macapá Professor Rodrigo Gomes (Rede) participou da XXII Marcha à Brasília em Defesa dos Municípios. A programação aconteceu no período de 8 à 11 deste mês na capital federal.
Segundo o parlamentar, o encontro serviu para debater as pautas municipalistas de interesse dos mais de 5 mil municípios do país. “O encontro foi muito positivo e serviu para avançarmos nos debates, planos e definições de investimentos em nossas capitais”.
Professor Rodrigo entende que com a união e fortalecimento da bancada federal em Brasília (deputados federais e senadores) e com apoio dos deputados estaduais e vereadores do Amapá, se torna mais fácil a captação de recursos para o Estado.
“Enquanto vereador da capital amapaense, esperamos que o Amapá tenha maior atenção do Governo Federal e que com a força da nossa bancada, nosso Estado avance cada vez mais. Hoje o presidente do Senado Federal é amapaense, e isso reforça nossa confiança”, observou o vereador.
Texto: Edi Wilson Silva.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Fotos: Assessoria ver. Professor Rodrigo
Vereadora Adrianna Ramos pede melhoria de serviços para o Brasil Novo
A vereadora Adrianna Ramos (PTB), destinou requerimentos à Prefeitura de Macapá, pedindo melhoria de serviços públicos para o bairro Brasil Novo, zona norte da cidade.
Um dos pedidos foi feito à Secretaria Municipal de Manutenção Urbanística (SEMUR), requerendo a limpeza no entorno do campo de futebol do bairro. A parlamentar pediu ainda à Secretaria Municipal de Iluminação Pública (SEIP), serviços de restauração e substituição de lâmpadas na Avenida Pinhal, esquina com a Rua Mamoeiro, também no Brasil Novo.
Segundo Adrianna Ramos, os pedidos se fazem necessário para garantir segurança e comodidade às pessoas residentes no local e que utilizam o campo para a prática de esporte. “Nosso mandato está à disposição da sociedade. Estamos atentos aos apelos e anseios das pessoas quanto às problemáticas que enfrentam no dia a dia”, finaliza a parlamentar.
Texto: Assessoria de Comunicação/Vereadora Adrianna Ramos (PTB).
Vereadora de Macapá Patriciana Guimarães ganha Prêmio " Mulher do Ano"
A Vereadora de Macapá Patriciana Guimarães(PRB) recebeu na noite desta terça-feira(17) em São Paulo, o prêmio "Mulher do Ano", um evento promovido pela Adela Villas Boas, que neste ano de 2019 veio com a Edição Especial- “Mulher da Década”.
O Prêmio Mulher do Ano em sua 27ª edição, é uma realização consecutiva, e foi concebida em caráter sócio cultural, tendo como objetivo único de homenagear homens e mulheres que tenham essencialmente contribuído para o crescimento cultural e sócio econômico do Brasil.
A vereadora Patriciana Guimarães recebeu o prêmio na categoria Social. " Este tipo de reconhecimento só nos mostra que estamos no caminho certo. Minha vida é voltada em prol de uma sociedade; sociedade está que represento com muito amor e dedicação", enfatizou Guimarães.
As áreas relacionadas ao prêmio foram: Empresarial, Artística, Jornalística, Jurídica, Literária, Médica, Esportiva, Educacional, Benemérita e Social.
Ascom ver. Patriciana Guimarães
Adrianna Ramos e Maraína Martins vão debater atendimentos odontológicos de Macapá em audiência pública.
Na manhã desta segunda-feira, 22, as vereadoras Adrianna Ramos (PTB) e Maraína Martins (PR), reuniram com representantes do Conselho Regional de Odontologia do Amapá – CRO-AP. O assunto da pauta foi a preocupação dos profissionais de odontologia com os atendimentos realizados nas Unidades Básicas de Saúde de Macapá.
De acordo com a representante da categoria, Dra. Patrícia Lenora, que é presidente do CRO-AP, o serviço de saúde bucal da capital precisa avançar e satisfazer a necessidade da população. Para a presidente, o pequeno número de profissionais que atuam nas Unidades Básicas de Saúde não consegue atender toda a demanda. Também é preciso ampliar a estrutura de consultórios e equipamentos.
O CRO-AP quer que a Câmara de Vereadores levante a discussão em plenário, junto com o Executivo Municipal, os profissionais da odontologia e sociedade. Adrianna Ramos e Maraína Martins se comprometeram em organizar uma audiência pública para um debate aberto com o intuito de formular propostas que possam melhorar a qualidade dos serviços prestados à população. A data escolhida para a realização da audiência foi o dia 15 de maio.
Texto: Garcia Brito.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Antônio Grilo quer construção de complexo poliesportivo em área de incêndio.
Durante a 13ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 23, o vereador Antônio Grilo (PV) demonstrou preocupação com a chamada área de incêndio do bairro Perpétuo Socorro.
O parlamentar sugere a construção de um complexo poliesportivo no local, com quadra em piso sintético, uma creche, e um quartel da Guarda Civil Municipal no local.
De acordo com o vereador, desde o incêndio ocorrido no local em 2013, a área está abandonada e virou um verdadeiro matagal, gerando outros problemas.
Antonio Grilo apresentou proposta por meio de Indicação ao senador Davi Alcolumbre (DEM), presidente do Senado Federal, propondo a viabilidade de recursos para custear a execução das obras.
Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadora Adrianna Ramos quer realização de concurso público para a CMM.
A vereadora Adrianna Ramos (PTB) propôs por meio de Requerimento, a constituição de uma Comissão Especial para tratar da realização do concurso público da Câmara Municipal de Macapá.
Segundo a parlamentar, a matéria foi aprovada semana passada e prevê a criação de uma comissão composta por três dos 23 vereadores com o objetivo de iniciar estudos, planejamento e a viabilidade de realização do certame.
A respeito do tema, o presidente da CMM, vereador Marcelo Dias (PPS) ressaltou que a Comissão Especial será criada e que nela será incluída a participação de técnicos lotados na Casa.
Texto: Edi wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Nelson Souza sugere Sessão Itinerante no Bailique.
O vereador Nelson Souza (Rede) propôs à Mesa Diretora da Câmara Municipal de Macapá, a realização de uma sessão itinerante no arquipélago do Bailique.
Nelson Souza ressalta que Bailique é um distrito complexo e que merece toda atenção do município e dos vereadores da capital.
O parlamentar destaca que com o inicio das transmissões ao vivo das sessões ordinárias pelas redes sociais, tem recebido inúmeros pedidos de lideranças comunitárias e moradores do local, para a realização de uma sessão itinerante.
Nelson Souza diz que o Executivo Municipal tem feito muito pela população do arquipélago, mas segundo ele, ainda existe muito a ser feito em prol daquela localidade.
Diante da proposta do vereador, a mesa diretora acatou o pleito e ficou de definir e anunciar a presença da Câmara Municipal naquela região.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Gian do Nae fala de Lei que altera horários de supermercados e mini-boxes.
O vereador Gian do Nae (Avante) destacou durante a 13ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 23, a aprovação de emenda que altera os horários de supermercados e mini boxes em Macapá.
Segundo o parlamentar, com a aprovação da nova lei, os supermercados poderão funcionar até as 23 horas. Os mini boxes ficam autorizados a funcionar até 2 horas da manhã.
Gian do Nae ressalta que a medida entrará em vigor a partir da publicação da lei no Diário Oficial do Município, prevista para ocorrer ainda esta semana. O vereador informou que a multa para o estabelecimento que exceder os horários estabelecidos será de R$ 10 mil.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Rayfran Beirão pede policiamento para o Bairro Pantanal.
O vereador Rayfran Beirão (PR) pede mais policiamento para o bairro Pantanal, zona norte de Macapá. O parlamentar argumenta que tem recebido muitas reclamações quanto à falta de segurança pública no local.
Rayfran Beirão também pede a melhoria de serviços públicos para os bairros Jardim Felicidade e Zerão.
Para o bairro Jardim Felicidade, Rayfran Beirão, propõe a execução de serviços de tapa buracos na Avenida Jeriba Azevedo Costa, entre as Ruas Guilherme Coelho e Vereador Júlio Pinto Pereira. O mesmo pedido foi feito para o bairro Zerão, em ruas e avenidas próximas a segunda arena esportiva.
“O inverno rigoroso e a falta de manutenção preventiva nas ruas e avenidas de Macapá têm gerado muitos transtornos a nossa população”, completa Rayfran Beirão.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias anuncia alteração no Regimento Interno para evitar faltas de vereadores.
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS) anunciou para a próxima semana, alteração no Regimento Interno da Casa.
O parlamentar ressalta que a mudança vai permitir que a CMM atribua falta ao vereador que faltar às sessões ordinárias sem previa justificativa. A proposta prevê ainda, que seja feito desconto no salário do vereador que faltar sem apresentar justificativa.
Marcelo Dias garante que o objetivo é acelerar cada vez mais os trabalhos dos parlamentares e melhorar o nível de frequência dos vereadores nas reuniões.
“Muitas vezes temos aprovações de Requerimentos e até de Projetos de Leis, que ficam prejudicados pela falta de quórum”, comentou a vereadora Maraína Martins (PR), ao declarar apoio à iniciativa.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Diego Duarte requisita serviços de terraplanagem e asfaltamento para os bairros Santa Rita e Goiabal.
Cinco requerimentos foram apresentados pelo vereador Diego Duarte (PODEMOS) e aprovados na sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, desta terça-feira, 23. Um deles pede à Secretaria Municipal de Obras – SEMOB, recapeamento asfáltico para um trecho da avenida Presidente Vargas, entre as ruas Santos Dumont e Marcelo Cândia, no bairro Santa Rita.
De acordo com a justificativa do requerimento, a via ficou bastante comprometida por conta das fortes chuvas que têm caído na capital. O asfalto quase não existe mais e a população reclama de transtornos e prejuízos.
Outros quatro requerimentos, também destinados à SEMOB, cobram drenagem, terraplanagem e asfaltamento para as ruas Vitória Régia, Josefa da Silva, Edilson Pinheiro e Francisco Souza, todas no bairro Goiabal, zona oeste de Macapá.
Ao justificar as requisições e solicitar aprovação do plenário, Diego Duarte argumentou que os locais indicados estão tomados por lama e mato, necessitando urgentemente da intervenção do Executivo Municipal.
“São ruas que apresentam sérios problemas, como acúmulo de água, lama e escuridão. Mas são os únicos acessos que a população possui para entrar e sair do bairro”, finalizou o vereador.
Texto e fotos:
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 98110-1067 / 99115-7773
Câmara de Macapá aprova lei que regulamenta estágios para estudantes de ensino médio e superior.
A Câmara de Vereadores de Macapá aprovou nesta terça-feira, 23, o projeto de lei 026/2018, de autoria do vereador Caetano Bentes, e que altera dispositivos da Lei Municipal 1.693/2009, regulamentando os valores a serem pagos nos estágios remunerados de estudantes no âmbito da capital e dando outras providências.
De acordo com Caetano Bentes, a lei que possibilitou a contratação deestagiários era de 2009 e precisava de revisão. No artigo 6º, parágrafo quarto, por exemplo, ficou estipulado que os estudantes de ensino médio trabalharão 20 horas semanais e receberão um salário mínimo vigente. Já os estudantes de ensino superior terão carga horária de 30 horas semanais e receberão um salário mínimo e meio.
Outra inovação é a possibilidade de que o convênio para os estágios possa ser celebrado tanto no âmbito da Prefeitura de Macapá, quanto de suas autarquias e da Câmara de Vereadores. Esses órgãos só poderão celebrar convênio com agentes de integração sem fins lucrativos, que tenham sede no município de Macapá e que sejam registrados no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. “Isso vai dar oportunidade para que instituições locais, que se dedicam a inserção de adolescentes e jovens no mercado de trabalho tenham oportunidade de celebrar convênios com o município”, explicou Caetano.
A lei segue para sanção do prefeito Clécio Luis.
Gabinete do Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social
Câmara de Vereadores aprova composição de Comissões Permanentes.
A Câmara Municipal de Macapá (CMM) aprovou na última terça-feira, 23, em sessão extraordinária, a criação das onze Comissões Permanentes da Casa.
O Projeto de Resolução foi aprovado por unanimidade dos vereadores presentes em plenário.
Além das onze Comissões Permanentes, os parlamentares aprovaram, a criação de uma Comissão Especial temporária com cinco membros para debater e analisar Projeto de Lei Complementar do Executivo Municipal que trata da reforma administrativa da Prefeitura Municipal de Macapá (PMM) e de instituições ligadas a administração municipal.
Conheça as onze Comissões Permanentes
1- Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR).
2- Comissão Tributária Financeira e Orçamentária (CTFO).
3- Comissão de Educação, Cultura e Desportos (CECD).
4- Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS).
5- Comissão de Indústria, Comércio e Serviços Públicos (CICSP).
6- Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM).
7- Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC).
8- Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente (CDMA).
9- Comissão de Legislação Participativa (CLP).
10- Comissão de Viação e Transporte (CVT).
11- Comissão Permanente de Assuntos Internacionais(CAI).
Texto: Édi Prado
Fotos: Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Justiça decide pela legalidade da Eleição de Marcelo Dias à presidência da CMM.
A decisão da justiça do Amapá em manter a eleição dos vereadores Marcelo Dias (PPS) e Adrianna Ramos (PTB) nos cargos de presidente e 1º vice-presidente da Câmara Municipal de Macapá, gerou tranquilidade entre os vereadores, servidores, colaboradores da instituição e à população.
Os julgamentos dos Mandados de Segurança n°. 0000784-63.2019.8.03.0000 e 0000899-76.2019.8.03.0000, que resultaram nadecisão, aconteceram na manhã desta quarta-feira, 24, no plenário do Tribunal de Justiça do Amapá. A desembargadora Sueli Pini, relatora do processo votou pela permanência de Marcelo Dias e Adrianna Ramos nos respectivos cargos, os demais desembargadores presentes na sessão acompanharam o voto da desembargadora.
Segundo o procurador geral da CMM, Allan Ramalho, a justiça à unanimidade indeferiu os pedidos nos mandados de segurança impetrados pelos vereadores Yuri Pelaes (MDB) e Ruzivan Pontes (SD) que questionavam a legalidade da eleição que conduziu Marcelo Dias ao cargo de presidente da CMM.
O novo presidente da Casa, vereador Marcelo Dias, disse que a CMM vai continuar avançando com os trabalhos, fazendo inovações e melhorias administrativas. “A proposta é melhorar a ampliação, divulgação e qualidade dos serviços da CMM disponíveis a população macapaense”, finaliza Marcelo Dias.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Carlos Murilo fala sobre o mandato.
O vereador Carlos Murilo (PROS) faz parte de três Comissões Permanentes, recém criadas, da Câmara Municipal de Macapá (CMM). Ele integra as Comissões: Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO), Saúde e Assistência Social (CSAS) e Viação e Transporte (CVT).
Carlos Murilo destaca que tem como foco para este mandato questões como infraestrutura, saneamento básico, transporte e educação. "Estou sempre me preparando para atuar e debater em todos os segmentos, tanto na esfera municipal, quanto estadual”.
Carlos Murilo que integra a base de apoio ao presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (PPS), reconhece o empenho e a velocidade como as mudanças positivas vêm ocorrendo na CMM. “Em pouco tempo o presidente Marcelo Dias implantou serviços como a transmissão ao vivo das sessões ordinárias pelas redes sociais, anúncio de concurso público, entre outras medidas”.
“A expectativa de todos os parlamentares é de que em breve a Câmara de Vereadores volte a transmitir as sessões ordinárias pela Rádio e TV. A população precisa saber das ações de cada parlamentar e decidir a partir de suas conclusões quem deve ou não continuar com mandato”, finaliza Carlos Murilo.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadora Patriciana Guimarães participa da Marcha dos Vereadores em Brasília.
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) participa de 23 a 26 de abril da XXIII Marcha dos Vereadores em Brasília
A Marcha é uma realização da União dos Vereadores do Brasil-UVB, em parceria com a Plenária Assessoria. Participam do evento vereadores do Brasil, perfeitos, além de especialistas em gestão pública, personalidades políticas e administrativas, além da deputada federal do Amapá, Aline Gurgel.
Pelo segundo ano consecutivo, a vereadora de Macapá Patriciana Guimarães participa do evento, que segundo ela é de extrema importância para o crescimento e desenvolvimento dos municípios do país." Este momento é muito importante para cada município do Brasil, momento em que podemos expressar nossos trabalhos e assim interagir com os demais, levando conhecimento e trazendo também. Momento marco de lutas, de pressão. Pressão essa que nós mulheres enfrentamos todos os dias. Não podemos ser números menores na política, devemos mostrar a força da mulher no parlamento e não ter o feminicídio na política. As mulheres precisam e devem ter voz. ", destacou Guimarães.
No primeiro dia foi lançado o “ Frente Parlamentar Mista Pelo Fortalecimento dos legislativos Municipais”, logo em seguida ocorreu a palestra com o vereador de Natal/RN, Raniere Barbosa, que trouxe o tema “Cota Para o Exercício da Atividade Parlamentar”.
Nos próximos dias o evento contará com a participação Roselei Luiz Angst que faz parte da equipe de São Miguel do Oeste/ SC, André Luiz, Conselheiro do Tribunal de Contas do Tocantis, Marcos Peixoto, Conselheiro do Tribunal de Contas do Rio Grande do Sul, entre outros.
Ascom Gabinete Patriciana Guimarães
Vereador Japão Baia reclama benefícios para os bairros Buritizal e Novo Buritizal.
O vereador Japão Baia (PDT) pediu à Companhia de Água e Esgoto do Amapá (Caesa), a correção em vazamentos de água tratada nos bairros Buritizal e Novo Buritizal.
Segundo o parlamentar, um dos vazamentos ocorre na Avenida Maria Raimunda Machado, entre as Ruas 24 e 25 de Julho, bairro Novo Buritizal. Um outro problema apontado pelo parlamentar é na Rua Professor Tostes, entre as Avenidas Primeiro de Maio e Clodóvio Coelho, no Buritizal.
Japão Baia também pediu por meio de Requerimentos já aprovados, serviços de limpeza, capina, terraplanagem, tapa buracos e de asfaltamento para os bairros Muca, Congós e Jardim Felicidade.
Texto: Edi wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Cláudio Góes propõe melhorias para quatro bairros da capital.
O vereador Cláudio Góes (PDT) propôs por meio de Indicação, policiamento ostensivo para o bairro Jardim Marco Zero.
Segundo o parlamentar, com base em reclamações que tem recebido, se faz necessário o reforço do policiamento na Rua Redenção, entre as Avenidas Equatorial e Onix e Avenida Ivaldo Veras, entre a Rua Inspetor Aimorés e a Rodovia JK.
Cláudio Góes também pede a execução de serviços públicos nos bairros Goiabal, Muca, Jardim Marco Zero e Zerão. Os serviços propostos por Cláudio Góes envolvem pavimentação em ruas e avenidas do Goiabal, instalação de iluminação pública em ruas do Muca e Jardim Marco Zero, além da conclusão do serviço de asfaltamento em trechos de ruas do bairro Zerão.
“Sou vereador do povo e nosso mandato está à disposição da população macapaense. Este é o nosso papel, propor, cobrar, sugerir e fiscalizar os serviços dispensados a nossa população”.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães cobra melhorias para ruas do bairro Novo Horizonte.
Os moradores do bairro Novo Horizonte, zona norte da cidade, por meio do Gabinete Móvel Popular, solicitaram providências quanto a limpeza e retirada de entulhos principalmente das avenidas Joaquim Magalhães e das Ruas Maria da Silva Xavier e João de Deus Dias de Souza.
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) encaminhou documentos legislativos solicitando providencias quanto aos problemas dos munícipes. “Criamos o gabinete móvel popular para esta finalidade. Um meio onde o cidadão possa ter voz, e é justamente isso que estamos fazendo, dando voz para quem precisa. Nossos requerimentos já foram a provados e agora vamos cobrar soluções”, destacou Guimarães.
Dona Lurdes Siqueira, de 57 anos, mora no local há três anos, segundo ela, este tipo de cena é comum de se ver. “Nós sabemos que ainda falta muito para termos ruas e avenidas boas para o trafego, porém, tem aqueles moradores que insistem em jogar lixo nas vias, se cada um fizer sua parte, teremos melhores dias”, destacou Siqueira. Patriciana Guimarães cobra melhorias para ruas do bairro Novo Horizonte.
Os moradores do bairro Novo Horizonte, zona norte da cidade, por meio do Gabinete Móvel Popular, solicitaram providências quanto a limpeza e retirada de entulhos principalmente das avenidas Joaquim Magalhães e das Ruas Maria da Silva Xavier e João de Deus Dias de Souza.
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães (PRB) encaminhou documentos legislativos solicitando providencias quanto aos problemas dos munícipes. “Criamos o gabinete móvel popular para esta finalidade. Um meio onde o cidadão possa ter voz, e é justamente isso que estamos fazendo, dando voz para quem precisa. Nossos requerimentos já foram a provados e agora vamos cobrar soluções”, destacou Guimarães.
Dona Lurdes Siqueira, de 57 anos, mora no local há três anos, segundo ela, este tipo de cena é comum de se ver. “Nós sabemos que ainda falta muito para termos ruas e avenidas boas para o trafego, porém, tem aqueles moradores que insistem em jogar lixo nas vias, se cada um fizer sua parte, teremos melhores dias”, destacou Siqueira.
Ascom/Ver. Patriciana Guimarães.
Vereadores debatem e aprovam matérias que refletem os problemas de Macapá.
A 14ª sessão ordinária desta quinta-feira, 25, reuniu a maioria dos vereadores no plenário da Câmara Municipal de Macapá. Durante o encontro foram debatidos diversos temas de interesse da população macapaense.
Foram apresentadas oito Indicações, um Projeto de Lei (PL) do vereador Gian do Nae (Avante), que denomina oficialmente de Maria Manoela Rodrigues, o nome da Unidade Básica de Saúde (UBS) da comunidade Ilha Redonda, área rural da capital.
Os parlamentares aprovaram ainda 35 Requerimentos. As matérias são de autoria dos vereadores Diego Duarte (Podemos), Cláudio Góes (PDT), Adrianna Ramos (PTB), Maraína Martins (PR), Patriciana Guimarães (PTB), Marcelo Dias (PPS), Rayfran Beirão (PR), Didio Silva (PRP), Odilson Nunes (Solidariedade) e Antônio Grilo (PV).
Os Requerimentos tratam de questões como falta de asfaltamento, drenagem, limpeza urbana, abrigo de passageiros, iluminação pública, além da falta de serviços como reformas em escolas, academias ao ar livre e em postos de saúde.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Marcelo Dias anuncia aquisição de elevador para a CMM.
O novo presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS) já autorizou estudos para a compra e instalação de um elevador na Casa.
Segundo Marcelo Dias, existe a necessidade urgente de instalação de um elevador na CMM para que pessoas com deficiência ou cadeirantes tenham acesso às dependências e aos gabinetes dos 23 vereadores.
“A Câmara de Vereadores existe há 50 anos. Aqui é a casa do povo, precisamos oferecer o mínimo de comodidade e conforto à população que vem visitar a instituição diariamente”.
Marcelo Dias também ratificou o compromisso em alterar o Regimento Interno da Casa, inclusive com previsão de desconto nos salários de vereadores faltosos nas sessões, sem previa justificativa, e a realização de concurso público para composição de quadro efetivo da Câmara.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Rinaldo Martins denuncia falta de leitos no HE.
A falta de leitos no Hospital Estadual de Emergências (HE) levou o vereador Rinaldo Martins (PSOL) à tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), nesta quinta-feira, 25.
Rinaldo Martins, que também é enfermeiro naquele hospital, ressalta que 52 macas do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência estão retidas nos corredores do HE por falta de leitos hospitalares na referida casa de saúde.
O parlamentar argumenta que trabalha no HE desde 1984, e segundo ele, os investimentos em infraestrutura física, leitos e equipamentos, foram muito poucos ao longo dos anos.
Rinaldo Martins fez um apelo ao governador do Estado, Waldez Góes, para que resolva o problema da falta de leitos no HE. O parlamentar recebeu apoio da maioria dos vereadores presentes à sessão ordinária, quanto à situação difícil enfrentada pelos pacientes atendidos naquela unidade de saúde.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães solicita Sessão Itinerante no Conjunto Habitacional Macapaba.
A republicana Patriciana Guimarães solicitou em sessão plenária uma sessão itinerante dentro do Conjunto Habitacional Macapaba, localizado na zona norte da cidade.
O encontro tem como objetivo levar proposta de melhorias, além de ouvir a comunidade em relação aos problemas enfrentados como falta de água, segurança e saúde.
Em 2018, a vereadora levou até os moradores do Macapaba, o Gabinete Móvel Popular, que a época encaminhou requerimentos e indicações a pedidos dos moradores, como a falta de limpeza do local e serviço de coleta de lixo. " Já iniciamos um trabalho no local, temos a plena convicção que ali tem problemas frequentes como a falta de segurança pública, água, limpeza das vias entre outras. Estamos trabalhando e pedindo providências, mas também precisamos ouvir os cidadãos daquele lugar e para isso vamos levar secretários da gestão municipal para que todos passam ter também este conhecimento", destacou Guimarães.
ASCOM gabinete ver. Patriciana Guimarães
Vereadores participam de inauguração de UBS no Lontra da Pedreira.
A convite do prefeito Clécio Luis (REDE), vários vereadores, incluindo o presidente da Câmara Municipal de Macapá, Marcelo Dias (PPS), participaram da reinauguração da Unidade Básica de Saúde do Lontra da Pedreira, realizada neste sábado, 27.
A estrutura inaugurada em 1998, não passava por reforma desde 2002. Antes da revitalização, o local estava funcionando com muitas dificuldades. Agora, com todas as dependências reformadas e equipada com materiais e medicamentos, a UBS vai atender de maneira satisfatória cerca de 93 famílias que formam a comunidade.
Durante discurso, Clécio Luis fez um relato sobre as unidades de saúde que já foram reformadas e entregues em toda a região da Pedreira. O prefeito também agradeceu a participação dos vereadores, não somente na reinauguração, mas durante a realização das reformas.
O presidente Marcelo Dias, falou em nome dos demais vereadores e colocou a Câmara à disposição da comunidade. Os vereadores aproveitaram a visita para ouvir os moradores sobre demandas que possam ser transformadas em projetos, requerimentos e indicações.
Acompanharam o presidente Marcelo Dias no evento, os vereadores: Nelson Souza (Rede), Diego Duarte (Podemos), Caetano Bentes (PSC), Carlos Murilo (Pros), Japão Baía e Cláudio Góes, ambos do PDT.
Texto e fotos:
ASCOM/CMM
Maraína Martins participa de Marcha de Vereadores em Brasília.
Na quinta-feira (25), a vereadora Maraína Martins participou da XVIII Marcha dos Vereadores e Vereadoras promovida pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) em Brasília-DF.
Ao longo do dia, a vereadora participou do lançamento da 19ª Marcha que acontecerá ano que vem. Além de assistir painéis com temas que discutiram as Reformas Estruturantes, Pacto Federativo, Reforma Tributária e Lei Kandir.
Também assistiu a palestra “Mulheres nos espaços de poder e decisão”, com intuito de fortalecer o empoderamento feminino no espaço político.
O evento reuniu parlamentares municipais de todo o país e encheu a bagagem de conhecimentos que podem ser utilizados em forma de indicações que contemplem políticas públicas em favor dos munícipes.
ASCOM/ Gabinete da Vereadora Maraína Martins.
Marcelo Dias participa de recepção à delegação francesa
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), participou nesta segunda-feira, 29, no gabinete da Prefeitura de Macapá, da cerimônia de recepção à delegação francesa que visita o Amapá.
Coordenada pelo embaixador da França, Michael Miraillet, a comitiva veio reinaugurar o Consulado Francês em Macapá, que passa a funcionar na Rua Tiradentes, bairro Central.
O vereador Marcelo Dias entende que a reaproximação entre o Amapá (Brasil) e Guiana Francesa (França) é fundamental para estreitar os laços entre as duas nações. “A Câmara Municipal de Macapá está atenta a todas as ações que beneficiam a população. Estamos à disposição para colaborar e agir em tudo o que depender da nossa atuação”.
A vereadora Adrianna Ramos (PTB), que preside a Comissão Permanente de Assuntos Internacionais (CAI), ressaltou durante a recepção, que a CMM tem o papel de debater e tratar de temas relativos aos direitos dos macapaenses, referentes à cooperação transfronteiriça entre os dois países. “O retorno da emissão de vistos para a França já é uma excelente iniciativa a partir do acordo estabelecido entre os dois países”.
A bancada de senadores e quatro dos oito deputados federais do Amapá, também participou do evento.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimaräes é eleita Presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Macapá
Na manhã de hoje(29) a vereadora Patriciana Guimarães (PRB) foi eleita por unanimidade Presidente da Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania da Câmara Municipal de Macapá -CMM.
Fazem parte da comissão os vereadores Professor Rodrigo (REDE),
Rayfran Beirão (PR) e Victor Hugo (PV).
A comissão tem como objetivo iniciativar e dar visibilidade e acolhimento institucional a graves violações da integridade física da liberdade e da dignidade humana, especialmente das mulheres , jovens , crianças entre outras.
“Quem conhece minha vida política sabe que estou atuando diretamente em ações voltadas para mulheres, idosos e crianças. Tenho um compromisso com o povo e hoje como presidente de uma comissão tão importante posso dizer; vamos fazer muito mais por aqueles que precisam e necessitaram do apoio desta casa”, enfatizou Guimarães.
Ascom / Gabinete Vereadora Patriciana Guimaräes
Maraína Martins busca apoio em Brasília para Cultura e Turismo de Macapá.
A vereadora Maraína Martins fez visita ao deputado federal Vinícius Gurgel (PR), em Brasília. A visita teve como objetivo estreitar relações e buscar incentivos para fomentar a cultura e turismo do Município de Macapá.
Sabendo que é uma área que precisa de valorização, a vereadora solicitou a viabilização de recursos através de emenda parlamentar.
O deputado assumiu o compromisso em destinar emendas para os segmentos, tendo em vista que tais recursos ajudarão a incentivar os movimentos socioculturais, além de movimentar a economia da capital com a geração de emprego e renda para a população local.
Texto e foto:
Ascom/ver. Maraína Martins.
Vereador Didio Silva pede reformas de academias ao ar livre
Preocupado com o bem estar e a saúde da população macapaense, o vereador Didio Silva (PRP) luta pela reforma de duas Academias ao Ar Livre, nos bairros Santa Inês e Araxá.
Segundo o vereador, as duas academias necessitam com urgência de serviços de reparos e reformas.
O parlamentar pede ainda a execução de serviços de terraplanagem e asfaltamento da Travessa Municipalista, bairro Novo Buritizal e a substituição de luminárias na Rua São Paulo, entre as Avenidas Paraíba e Pernambuco, no Pacoval.
“Estamos atentos aos problemas que afetam nossa população. Enquanto vereador estamos fiscalizando, sugerindo e acompanhado as ações do Executivo Municipal, com o objetivo de colaborar com o bem estar de nossa comunidade”.
Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Odilson Nunes busca melhorias para o bairro Jardim Felicidade
Serviços de drenagem, terraplanagem e asfaltamento. Estes foram alguns dos pedidos feitos pelo vereador Odilson Nunes (Solidariedade) à Prefeitura de Macapá.
O parlamentar teve Requerimento aprovado esta semana em plenário na Câmara Municipal de Macapá, que pede serviços de limpeza no entorno da Praça Jardim Felicidade, em frente à Escola Estadual Maria do Carmo Viana dos Santos.
Odilson Nunes também reclama por serviços de drenagem, terraplanagem e asfaltamento na Rua Clodoaldo da Silva Matias, entre as Avenidas Joaquim Silva do Amaral e Severino Gomes de Almeida, também no Jardim Felicidade.
O vereador pediu ainda os mesmos serviços para a Avenida Paulo do Espírito Santo Silva, entre as Ruas Josefa Pelaes da Silva e Marabaixo, no mesmo bairro.
Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Professor Rodrigo defende inauguração de creche
O vereador de Macapá (AP) Professor Rodrigo Gomes (Rede), visitou o bairro Renascer, zona norte da capital no último fim de semana.
O parlamentar interveio pela inauguração de uma creche localizada no bairro, e que segundo ele, há mais de cinco anos está fechada e sem data para definida para funcionar.
O vereador resssaltou que existe um abaixo-assinado com mais de mil assinaturas, que ratifica o pedido da comunidade. O parlamentar entende que o anseio da população reflete exatamente o que prega a Campanha da Fraternidade 2019, cujo tema é Fraternidade e Políticas Públicas”.
Rodrigo Gomes participa nesta terça-feira, 30, de reunião com representantes do Governo do Estado e e da Prefeitura de Macapá para tentar resolver definitivamente a questão da creche do bairro Renascer.
Texto: Edi Wilson Silva
Secretaria de Comunicação - SECOM/CMM
Fotos: Assessoria/Vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede)
Vereadores debatem temas relevantes para o Município de Macapá.
Com transmissão ao vivo pelo facebook, a Câmara Municipal de Macapá debateu temas relevantes nesta terça-feira, 30, durante a 15ª sessão ordinária.
Os parlamentares falaram de questões como suicídio, situação carcerária, excesso de buracos na cidade, Marcha dos Vereadores em Brasília, transporte público e realização de audiências públicas.
Durante a reunião, os vereadores aprovaram 55 requerimentos, apresentaram 12 indicações e quatro projetos de leis (PL,s) de autoria dos vereadores: Dídio Silva (PRP), Marcelo Dias (PPS), Professor Rodrigo Gomes (Rede) e Adrianna Ramos (PTB).
Valorização - O vereador Marcelo Dias (PPS) presidente da CMM, destacou o nível de debate dos vereadores. Ele ressaltou o empenho da mesa diretora na valorização dos servidores e dos 23 vereadores da Casa. “A mesa diretora se empenha para que cada parlamentar desempenhe seu mandato com plenitude”.
Fizeram ainda uso da tribuna, os vereadores: Nelson Souza (Rede), Patriciana Guimarães (PTB), Rinaldo Martins (PSOL), Gian do Nae (Avante) e Bruna Guimarães (PSDB).
Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Projeto Liberdade e Cidadania é apresentado na CMM.
A convite do vereador Nelson Souza (Rede), ocuparam a tribuna da Câmara Municipal de Macapá, a professora Maria Alice Ramalho de Oliveira Tenório, coordenadora do projeto Liberdade e Cidadania e o juiz titular da Vara de Execuções Penais, João Teixeira de Matos Júnior.
Segundo Alice Ramalho, o projeto desenvolvido em parceria entre o Tribunal de Justiça e a Prefeitura de Macapá, atua na ressocialização de detentos do Iapen que cumprem pena no regime semiaberto por meio da capacitação e colocação no mercado de trabalho. Eles recebem um benefício financeiro mensal equivalente a 75% do salário mínimo vigente.
Alice Ramalho explica que os reeducandos fazem serviços de apoio administrativo, limpeza, manutenção dos prédios municipais, além de preparo, cultivo e plantio de plantas ornamentais, frutíferas, verduras e legumes com preparação de mudas, hortas comunitárias e áreas de jardinagem nas secretarias que integram a administração municipal.
O juiz titular da Vara de Execuções Penais, João Teixeira de Matos Júnior, diz que o projeto já atendeu cerca de 2 mil pessoas. “O projeto precisa do apoio de todos os órgãos e da comunidade em geral, para que possamos atingir a meta de ressocializandos e que eles retornem a vida social e vivam como cidadãos”, finaliza.
Texto: Édi Prado Ribeiro
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias recebe lideranças da região da Pedreira.
O vereador Marcelo Dias (PPS), presidente da Câmara Municipal de Macapá, recebeu nesta segunda-feira, 30, no gabinete da presidência, lideranças da região da Pedreira, zona rural da capital.
As duas lideranças vieram agradecer pessoalmente a visita que o parlamentar e seus pares fizeram no fim de semana àquela região, onde participaram da reinauguração da Unidade Básica de Saúde do Lontra da Pedreira, ocorrida no último sábado, 27.
A líder comunitária Izabel Chaves da Silva, residente na comunidade Lontra da Pedreira, busca apoio para um projeto de incentivo à leitura que desenvolve com jovens e adultos da região. Ela também reivindica a implantação de uma base da Polícia Militar, devido o aumento dos índices de criminalidade na localidade.
O pedido de Izabel Chaves foi reforçado pela líder comunitária Maria Aparecida Marques, do distrito de Abacate da Pedreira, que também agradeceu a visita que Marcelo Dias e demais vereadores fizeram à região da Pedreira.
O presidente Marcelo Dias, atento às demandas apresentadas pelas duas lideranças, garantiu que vai intervir junto aos Executivos Municipal e Estadual para tentar ajudar na resolução dos problemas.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadora Bruna Guimarães preside audiência pública sobre a Reforma da Previdência.
A vereadora Bruna Guimarães (PSDB), vai presidir nesta sexta-feira,3, audiência pública com o tema a “Reforma da Previdência”.
O debate acontece às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Macapá e contará com a presença dos vereadores da Casa, colaboradores e demais convidados.
“A Reforma da Previdência é uma pauta prioritária para todos nós. Vamos debater a respeito da PEC 6/2019, para avaliar a real dimensão dos impactos da reforma da previdência na vida da população brasileira”, destacou a parlamentar.
Segundo Bruna Guimarães, foram convidados para o debate, representantes da Procuradoria Geral do Município de Macapá (PROGEM), Macapá Previdência (MACAPÁPREV), Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Amapá.
A vereadora ressalta que os resultados envolvendo questionamentos, propostas e alterações, sugeridas durante a audiência pública, serão encaminhadas à Câmara Federal e ao Senado Federal, para subsidiar o debate e os ajustes que poderão ser feitos na proposta do Governo Federal, sobre a reforma.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadora Patriciana Guimarães dedica prêmio Mulher da Década em sessão na Câmara de Vereadores de Macapá (CMM).
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB), esteve fazendo o uso da tribuna na Câmara Municipal de Macapá (CMM), onde pode mostrar aos demais vereadores e populares presentes em sessão , o troféu que ganhou em São Paulo na última passada.
O troféu tem como objetivo mostrar a importância e valorização da mulher na política, este ano trouxe o tema: “HOMEM E MULHER DA DÉCADA”.
A Republicana, dedicou o troféu aos colegas e destacou que este prêmio a deixou muito honrada “ser homenageada na Assembléia Legislativa de São Paulo foi uma honra, mas garanto que esta homenagem não é pra mim e sim para o meu povo que em mim confiou, eles são meus patrões.”, afirmou a parlamentar.
Patriciana,também citou a participação dela na “ Marcha dos Vereadores, onde esteve juntamente com a Vereadora Bruna Guimarães,Vereador Professor Rodrigo e Vereadora Maraína Martins.
A parlamentar foi a única amapaense indicada ao prêmio e disse:” em primeiro lugar dedico este prêmio ao meu senhor Jesus Cristo, depois aos meus patrões que são o povo, e neste momento aos meus colegas vereadores, a minha equipe, pois sempre esta comigo, cheguei até aqui e irei honrar o povo que em mim confiou esta missão”, finalizou a vereadora.
O prêmio “Mulher do Ano”, é um evento promovido pela jornalista Adela Villas Boas em São Paulo. Neste ano, a premiação teve uma Edição Especial “Mulher da Década”.
O prêmio “Mulher do Ano” está sua 27ª edição e é concebido em caráter sócio cultural, tendo como objetivo único de homenagear homens e mulheres que tenham essencialmente contribuído para o crescimento cultural e sócio econômico do Brasil.
A vereadora Patriciana Guimarães, recebeu o prêmio na categoria Social.
Ascom Gabinete vereadora Patriciana Guimarães.
Vereadores se manifestam contra reajuste de tarifa de ônibus
A Câmara Municipal de Macapá (CMM), aprovou Requerimento Verbal do vereador Japão Baia (PDT), que pede explicações a respeito da proposta de reajuste da tarifa de ônibus em Macapá, de R$ 3,25 para R$ 3,80.
O parlamentar propôs aos demais vereadores a convocação do presidente do Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (Setap), Décio Melo, para debater o tema na tribuna da CMM.
Japão Baia, que preside a Comissão de Viação e Transporte (CVT) da CMM, ressalta que o pedido de reajuste da tarifa de ônibus já foi judicializado pelo Setap.
“É inadmissível que todos os anos, o Setap ignore a Câmara de Vereadores e leve a proposta de reajuste direto a justiça”, argumentou.
O vereador Caetano Bentes (PSC), anunciou que irá convidar o presidente da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), André Lima, para explanar na tribuna, sobre o cumprimento do acordo estabelecido entre o Setap e a CTMac, que resultou no atual reajuste da passagem de ônibus em Macapá para R$ 3,25.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Melhoria do protocolo de atendimento neonatal é debatida na Câmara de Vereadores.
A enfermeira obstetra Ediane Andrade Ferreira, à convite da vereadora Maraína Martins (PR) fez uma síntese nesta quinta-feira, 2, do 3º Encontro de Enfermagem Obstétrica e Neonatal (ENEON), ocorrido nos dias 16 e 17 de abril passado, em Macapá.
Durante o uso da tribuna na Câmara Municipal de Macapá, Ediane Ferreira destacou a importância da qualificação para enfermeiros e técnicos de enfermagem, no sentido de melhorar o protocolo de atendimento às gravidas na rede hospitalar, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS,s) e Postos de Saúde.
A enfermeira ressaltou que o apoio institucional das Câmaras Municipais de Vereadores e Assembleia Legislativa é fundamental para ampliar os debates, qualificações e capacitações dos profissionais de saúde que atuam na saúde preventiva.
A vereadora Maraína Martins, uma das apoiadoras do encontro, anunciou para o dia 17 deste mês, audiência pública sobre o tema 'Amamentação'. No final, a enfermeira Ediane Ferreira, entregou certificado de apoio aos vereadores: Maraína Martins (PR), Gian do Nae (Avante), Adrianna Ramos (PTB), Professor Rodrigo Gomes (Rede) e vereador Rinaldo Martins (PSOL).
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadores questionam impactos da reforma da Previdência durante audiência pública na Câmara Municipal.
Com participação de especialistas no assunto e de sindicalistas locais, a vereadora Bruna Guimarães (PSDB), presidiu nesta sexta-feira, 3, audiência pública que discutiu a “Reforma da Previdência”. O debate aconteceu no plenário da Câmara Municipal de Macapá.
Bruna Guimarães entende que, por tratar-se de um tema nacional e de interesse de toda a sociedade brasileira, a Câmara Municipal de Macapá não poderia deixar de dar sua parcela de contribuição neste debate.
A vereadora defende que antes da proposta da reforma entrar em votação, na Câmara e no Senado Federal, o tema deve ser amplamente debatido com toda a sociedade, tendo todos os questionamentos esgotados. “O trabalhador brasileiro, a sociedade em geral, têm o direito de saber quais os impactos negativos e positivos que a reforma da Previdência causará na vida das pessoas”.
Bruna Guimarães, que avaliou o debate positivo, diz que as propostas, sugestões e questionamentos elencados durante a audiência pública, serão encaminhados à bancada amapaense, em Brasília.
Os vereadores Yuri Pelaes (MDB), Rinaldo Martins (PSOL), Nelson Souza (Rede) e Rayfran Beirão (PR), participaram dos debates. Estiveram presentes também Adolpho Marques, membro do Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário (IBDP), Dra.Rayana Machado Farias, presidente da Comissão de Direito Previdenciário da OAB Amapá, Anne Marques, presidente do Sindicato dos Serventuários da Justiça (Sinjap), Marco Aurélio, representante da MACAPAPREV, Iaci Ferreira Ramalho, presidente do Sindicato dos Professores da Executiva Municipal (Sinsepeap), e Luiz Pereira Santana, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Macapá (SSMM).
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Adrianna Ramos propõe garantia de trabalho para ex-detentos.
A vereadora Adrianna Ramos (PTB), protocolou um Projeto de Lei (PL), na Câmara Municipal de Macapá (CMM), estabelecendo mecanismos para a criação do Programa de oportunidades de trabalho aos egressos do sistema prisional de Macapá.
A execução do projeto ficará sob a tutela da Vara de Execuções Penais da Comarca de Macapá, visando à reinserção no mercado de trabalho, de reeducandos, internos e egressos si sistema prisional.
A medida beneficia ainda detentos que cumprem pena em regime semiaberto ou aberto e outras condições que as leis permitam. Todos se submeterão a treinamentos específicos nas referidas área de atuação.
Para garantir essas vagas referidas ao programa, fica facultado aos órgãos da administração direta e às entidades da administração indireta, exigir que as empresas e entidades, com as quais firmem contratos de prestação de serviços, reservam vagas para essa clientela.
A vereadora Adrianna Ramos, que também é advogada há 15 anos em defesa dos direitos humanos e na área criminal, fala a respeito do tema.
“A ressocialização exige atuação decisiva dos poderes públicos. O ex-detento enfrenta discriminação, muitas vezes da própria família. São estigmatizados e sem esse apoio, são presas fáceis das facções criminosas. O reingresso ao sistema prisional, além de sobrecarregar o erário, frustra o programa de reeducação social”, adverte a vereadora.
Texto: Édi Prado Ribeiro
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Yuri Pelaes cobra construção de abrigos de passageiros para o Centro de Macapá.
Preocupado com a falta de abrigo de passageiros em Macapá, o vereador Yuri Pelaes (PMB) busca junto a Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), a construção de dois abrigos no bairro Central.
De acordo com os Requerimentos aprovados em plenário, na sessão ordinária da última quinta-feira, 2, um dos pontos onde o parlamentar sugere a construção de um terminal de ônibus é na Avenida Antônio Coelho de Carvalho, entre Eliezer Levy e General Rondon.
O parlamentar fez ainda o mesmo pedido de construção de abrigo de passageiros para a Avenida Antônio Coelho de Carvalho, entre Eliezer Levy e Odilardo Silva, também no Centro.
“Neste período de inverno rigoroso, as pessoas sofrem nos pontos de ônibus sem poder se proteger da chuva. Isso chega a ser desumano com os usuários”, classifica Yuri Pelaes.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães (PRB), recebe em seu gabinete o Secretário Municipal de Urbanística (SEMUR).
Na oportunidade, trataram assuntos relacionados a difícil trafegabilidade da Avenida José Caetano, do bairro do Zerão, zona sul da cidade.
Por meio de solicitação pelas redes sociais, os moradores pediram a visita da vereadora no local, que foi até lá, e constatou o caos vivido pelos moradores.
"É muito complicado para quem mora ali, constatei a triste realidade novamente do povo do Zerão , não é fácil. A visita do secretário é de extrema importância para que ele tome conhecimento sobre a problemática. E posso dizer que ele fará o que estiver ao alcance para ajudar a quem precisa", disse a vereadora.
O requerimento foi entregue ao secretário em mãos, e muito em breve as ações positivas chegarão ao povo da Avenida José Caetano,do bairro do Zerão.
Em 2018
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães, esteve no local em outubro de 2018, na oportunidade entregou ao então secretário Claudiomar Rosa, requerimento solicitando providências quanto ao problema da via acima citada.
Ascom Gabinete Vereadora Patriciana Guimarães.
Câmara de Vereadores define nomes de presidentes de Comissões.
Já estão definidos todos os presidentes das onze comissões permanentes da Câmara Municipal de Macapá (CMM), e da comissão especial temporária, criada para funcionar durante 90 dias, com a finalidade de análisar e debater matérias específicas, como a proposta de reforma administrativa da Prefeitura de Macapá, emenda à Lei Orgânica do Município e projetos de resoluções, entre eles o que prevê mudanças no regimento interno da Câmara.
As demais Comissões Permanentes tratam de questões pertinentes aos diversos segmentos da sociedade e atuam com a mesma finalidade que de analisar, debater e emitir pareceres favoráveis ou contrários às matérias protocoladas na Casa, com necessidade de votação em plenário.
Veja quem são os presidentes das doze Comissões:
1- Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) - vereador Nelson Souza (Rede).
2- Comissão Tributária, Financeira e Orçamentária (CTFO) - vereador Gian do Nae (Avante).
3- Comissão de Educação, Cultura e Desportos (CECD) - vereador Dreiser Alencar (Rede).
4- Comissão de Saúde e Assistência Social (CSAS) - vereador Rinaldo Martins (PSOL).
5- Comissão de Indústria, Comércio e Serviços Públicos (CICSP) - vereador Cláudio Góes (PDT).
6- Comissão Permanente de Defesa dos Direitos da Mulher (CDDM) - vereadora Maraína Martins (PR).
7- Comissão Permanente de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) -vereadora Patriciana Guimarães (PRB).
8- Comissão Permanente de Defesa do Meio Ambiente (CDMA) -vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede).
9- Comissão de Legislação Participativa (CLP) -vereador Dreiser Alencar (Rede).
10- Comissão de Viação e Transporte (CVT) - vereador Japão Baia (PDT).
11- Comissão Permanente de Assuntos Internacionais(CAI) - vereadora Adrianna Ramos (PTB).
12-Comissão Especial Temporária (CET) - vereador Odilson Nunes (Solidariedade).
Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadora Patriciana Guimarães destaca problemáticas de comunidades e distrito de Macapá na CMM
A vereadora Patriciana Guimarães (PRB) destaca em sessão plenária problemáticas de comunidades e distritos de Macapá como do Abacate da Pedreira e Arquipélago do Bailique. A republicana enfatizou que durante os dois primeiros anos de mandato visitou todas as comunidades e distritos da capital, e problemas como falta de infraestrutura, iluminação pública, saúde e educação foram encontrados em praticamente todos.
Guimarães visitou o Arquipélago do Bailique no segundo semestre de 2018, no local pode visualizar passarelas que necessitavam de reformas. “ Estivemos lá e ainda este ano vamos retornar para ver se algo mudou, trazemos para dentro desta casa as problemáticas encontradas naquela localidade . A distância dificulta o nosso ir e vir, mas isso não significa que aquela população está esquecida. O meu retorno já está no cronograma de visitas do meu Gabinete Móvel Popular e vamos trazer novidades para esta casa. O trabalho não pode parar”, enfatizou Guimarães.
Outra comunidade que foi visitada pela parlamentar foi o Distrito do Coração, Abacate da Pedreira e Santo Antônio.
“ Como representante do povo reafirmo que ainda falta muito para que nossa cidade seja referência como uma cidade desenvolvida para todos. Esta casa trabalha em prol do povo. E vamos lutar para que a população desta cidade tenha dignidade para se viver”, disse a vereadora.
Ascom Gabinete Vereadora Patriciana Guimarães
Câmara debateu e aprovou 106 proposições na sessão ordinária desta terça-feira.
Durante a 17ª Sessão Ordinária, ocorrida nesta terça-feira, 7, os vereadores de Macapá receberam em plenário, a Mensagem do Executivo Municipal, que trata sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) para a elaboração e execução da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2020. Também entrou em pauta um Projeto de Resolução da CMM, que modifica vários artigos do Regimento Interno da Casa.
Os parlamentares encaminharam ainda 18 indicações a vários órgãos do Executivo Estadual, além da discussão e aprovação de 65 Requerimentos, que refletem inúmeras demandas e anseios da sociedade macapaense.
Também foram apreciados quatro vetos do prefeito à projetos de leis, sendo que um deles, obteve pedido de vistas para uma análise mais profunda sobre a matéria.
Texto: SECOM/CMM
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Excesso de buracos em Macapá é debatido pelos vereadores
A situação das ruas e avenidas da capital foi um dos principais temas debatidos pelos vereadores durante a 17ª sessão ordinária desta terça-feira, 7, na Câmara Municipal de Macapá.
A necessidade de manutenção preventiva, de terraplanagem e de asfaltamento foi um dos questionamentos mais recorrentes, feitos pelos parlamentares presentes na reunião.
Os vereadores Dídio Silva (PRP) e Auciney Maciel (PSDB) reclamaram e pediram medidas urgentes por parte da Prefeitura de Macapá, na execução de obras de pavimentação e tapa buracos. O vereador Caetano Bentes (PSC) líder da base do Executivo Municipal na CMM, garantiu que a PMM está trabalhando, conforme o tempo permite. Ele informou que no momento em que ocorria a sessão, dez equipes estavam em vários bairros da cidade, realizando serviços de manutenção de ruas e avenidas.
Segundo o vereador Auciney Maciel, por meio de um Requerimento, já aprovado em plenário, na sessão ordinária de quinta-feira, 9, o secretário municipal de obras e serviços públicos de Macapá, David Covre, usará a tribuna da Casa para esclarecer aos parlamentares e a população em geral, a respeito do cronograma de obras do município neste quesito 'melhorias de ruas e avenidas da capital'.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Japão Baía quer aprofundar debate sobre tarifas de ônibus de Macapá.
A questão da indefinição no reajuste de tarifas de ônibus em Macapá, volta a ser debatida na Câmara, pelo vereador Japão Baia (PDT), presidente da Comissão de Viação e Transportes da CMM.
Na sessão desta terça-feira, 7, o parlamentar cobrou explicações ao titular da Companhia de Transportes e Trânsito de Macapá (CTMac), André Lima, a respeito dos trâmites do processo que tramita na justiça, pedindo reajuste de tarifas.
Japão Baía se manifestou por meio do Requerimento nº 887/19 –CMM, cobrando a falta de cumprimento das cláusulas propostas no acordo firmado entre o Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros do Amapá (SETAP ) e a CTMac, referente ao processo datado em 10 .10.17, que define as datas de execução dos benefícios propostos neste acordo.
O vereador ressalta que o pedido de reajuste da tarifa de ônibus já foi judicializado pelo Setap. “É inadmissível que todos os anos, o Setap ignore a Câmara de Vereadores e leve a proposta de reajuste direto a justiça amapaense”, cobrou na sessão anterior e reforça os questionamentos, alegando que estão atropelando os trâmites hierárquicos das decisões, sem que a CMM seja sequer ouvida ou convidada a participar do debate.
O vereador Caetano Bentes (PSC) endossa a posição do vereador Japão Baia e convida o presidente da CTMac, André Lima, para avaliar o cumprimento do acordo estabelecido. André Lima confirmou presença na CMM para dia 16 deste maio, onde esse tema e outros ligados a CTMac, serão esclarecidos.
Texto: Édi Prado Ribeiro.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias recebe diretor do Interlegis na CMM.
O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS) recebeu na tarde de terça-feira, 7, no gabinete da presidência, o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Interlegis, Francisco Etelvino Biondo.
Os dois trataram de parcerias com o objetivo de inserir a Câmara de Vereadores da capital no programa Interlegis, que envolve qualificação, capacitação, integração e modernização dos Poderes Legislativos nas esferas municipal, estadual e federal.
Francisco Biondo convidou o presidente Marcelo Dias para ir à Brasília conhecer de perto toda a estrutura do programa. Marcelo Dias aceitou o convite, faltando definir apenas a data da visita.
O sistema Interlegis é administrado pelo Senado Federal e disponibilizado gratuitamente para as casas legislativas de todo o Brasil.
Atualmente, a CMM já utiliza o modelo de site do Interlegis, porém, de forma muito restrita. A intenção de Marcelo Dias é ampliar a plataforma e facilitar o acesso com todas as informações da Câmara, para a sociedade macapaense.
Texto e Fotos: Edi wilson Silva.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães pede providências quanto a falta de iluminação pública para vias do bairro do Zerão.
A republicana Patriciana Guimarães, vereadora de Macapá, esteve realizando uma visita em loco,na rua José Caetano,no bairro do Zerão, zona sul da capital.
A visita foi a pedido dos próprios moradores que na oportunidade solicitaram providências da parlamentar quanto a falta de iluminação pública da via.
“O local é tão escuro que não foi possível identificar os moradores que acompanhavam a visita, a falta de iluminação pública é crítica para caminhar durante a noite, imaginem os números de crimes que já ocorreram e que podem ocorrer aqui", disse Guimarães.
Uma moradora que não quis se identificar relatou que já presenciou vários acidentes devido à falta de iluminação do local. “Como não é possível ter visibilidade muitos tropeçam e caem. A situação é mais crítica para idosos, crianças e pessoas com necessidades especiais", enfatizou a moradora.
Várias solicitações por meio de requerimentos foram encaminhadas pela vereadora, mais de 80% foram atendidas, e mais uma vez a parlamentar solicitou o serviço da Secretaria de Iluminação Pública(SEUP).
Ascom Gabinete Vereadora Patriciana Guimarães
Vereadora Maraína Martins solicita reforma predial do Conselho Tutelar da Zona Norte de Macapá.
Em visita ao prédio foi recebida pela Conselheira Tutelar Martinha Souza. A parlamentar requer melhorias na estrutura física do prédio, bem como aquisição de um veículo para permitir melhor locomoção em atender às demandas existentes.
A solicitação da Vereadora é pautada na necessidade de oferecer melhores condições de trabalho aos funcionários e assim a eficiência no atendimento imediato às denúncias de maus-tratos a crianças e adolescentes recebidas diariamente neste órgão.
ASCOM / Gabinete da Vereadora Maraína Martins.
Guimarães solicita visita de secretarias de governo para solucionar problemática de uma via no Centro da cidade.
A vereadora de Macapá, Patriciana Guimarães, esteve realizando visita em ruas e avenidas de Macapá, levando seu Gabinete Móvel Popular a pedido de internautas que acompanham o trabalho da parlamentar pelas redes sociais.
Um dos locais visitados pelo Gabinete Móvel Popular foi a Rua Bingo Uchôa, no Centro da capital.
Uma parte da via “corre risco” de romper.
“ Eu sinceramente tenho até medo de trafegar por aqui, afinal é possível ver que a estrutura está danificada. Eu temo que isso possa vir a baixo, e acidentes possam acontecer aqui.
Imaginem um problema maior, o asfalto parece que está cedendo, e não podemos esperar para que o pior aconteça,então peço humildemente uma vistoria aqui para que não tenhamos que noticiar uma situação drástica", disse Guimarães.
Jorge Santos de 26 anos pratica esporte próximo ao local e diz que o problema já existe há algum tempo. “ Não é de hoje que essa situação existe. Eu temo por vidas aqui, já que alguém pode cair e bater a cabeça”, enfatizou.
O pedido de vistoria no local foi solicitado verbalmente em um vídeo gravado pela própria vereadora no local. Ela solicita aos secretários das Secretária de Estado de Transportes - SETRAP e Secretária de Estado da Infraestrutura do Amapá -SEINF, que encaminhe equipes o mais rápido possível ao local para fazer a verificação e sanar o problema.
A rua citada fica em frente A seccional da ordem dos Advogados do Brasil/Amapá, um local que tem grande movimentação de pessoas e trânsito de veículos.
Ascom Vereadora Patriciana Guimarães.
Adrianna Ramos preside a primeira reunião da Comissão Internacional.
A vereadora Adrianna Ramos (PTB),1ª vice-presidente da Câmara Municipal de Macapá, presidiu esta semana, a primeira reunião da Comissão de Assuntos Internacionais (CAI) da CMM.
Segundo Adrianna Ramos, o encontro serviu para tratar de questões como o papel e a atuação regimental da comissão, além de agendamento de viagens dos membros da CAI, à Oiapoque e Guiana Francesa. Foi tratado também a respeito da expedição de Passaporte Oficial aos membros da comissão e assessores.
Os vereadores Japão Baia (PDT), Diego Duarte (Podemos) e Auciney Maciel (PSDB), servidores e assessores jurídicos da comissão, participaram da reunião.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Assessoria Vereadora Adrianna Ramos
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Rayfran Beirão defende melhorias para o bairro Pantanal.
O vereador Rayfran Beirão (PR) usa do mandato para tentar ajudar as famílias residentes no bairro Pantanal, zona norte da capital. Os moradores do local reclamam da ausência de alguns serviços públicos no bairro.
De acordo com Rayfran Beirão, a Prefeitura de Macapá precisa executar com urgência serviços de asfaltamento na Rua João Almeida do Nascimento, entre as Avenidas Maria Marques e Nicolau Libório. O parlamentar destacou que a população residente no local reclama das péssimas qualidades do trecho neste período de inverno.
O vereador também pede serviços de capina com retirada de entulhos em todas as ruas do Pantanal. Segundo ele, a maioria das ruas e avenidas do bairro está tomada por mato e entulhos, prejudicando o trânsito de carros, motocicletas, bicicletas e de pedestres nestes trechos.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Na sessão ordinária de terça-feira, 07, o vereador Diego Duarte (PODEMOS), teve mais cinco requerimentos aprovados na Câmara Municipal de Macapá.
Desta vez, o parlamentar requisitou serviços de recapeamento asfáltico para as avenidas: Tupis, entre as ruas Manoel Eudóxio Pereira e Hamilton Silva, no Beirol; Carlos Almeida de Souza, entre o Horto Municipal e a rua Maria da Silva Xavier, no Novo Horizonte; e rua Paraná, entre as avenidas Almirante Barroso e Fab, no Santa Rita.
Diego Duarte solicitou ainda à Secretaria de Iluminação Pública – SEIP, troca e reposição de luminárias para melhorar a iluminação pública da avenida Tembés, entre as ruas Manoel Eudóxio Pereira e Hamilton Silva, no Beirol; capina e retirada de entulhos para a Rodovia do Curiaú, em toda a sua extensão.
“A cada semana, procuramos contemplar bairros diferentes em nossas proposições. Tenho dito sempre que, são demandas urgentes, que chegam ao nosso gabinete ou são identificadas nas visitas que estamos sempre mantendo em todo o Município de Macapá”, declarou o vereador.
Foto: Deco de França.
Texto: ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 98110-1067 / 99115-7773
Vereador Marcelo Dias luta por melhorias para o Brasil Novo e Cabralzinho.
A falta de policiamento no bairro Brasil Novo, zona norte de Macapá, levou o presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS), a apresentar Indicação no plenário da Casa, propondo reforço policial no local.
Segundo o parlamentar, a Polícia Militar precisa reforçar com urgência o policiamento na rua Mamoeiro, no Brasil Novo, onde segundos os próprios moradores do local, há uma incidência maior de criminalidade. O parlamentar pediu ainda por meio de requerimento a execução de serviços de recuperação e troca de lâmpadas na rua Bacuri, também no Brasil Novo.
Marcelo Dias propôs ainda através de outra indicação, a revitalização da praça Cabralzinho, localizada à Alameda Curiaú, na zona oeste da capital.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador apresenta PL com prioridade nos assentos de ônibus em Macapá.
O vereador de Macapá. Dídio Silva (PRP) por meio deste Projeto de Lei, define os assentos de prioridades no sistema de transporte público da capital.
A matéria, apresentada em plenário na Câmara Municipal de Macapá (CMM), tramita nas Comissões Permanentes da Casa e segue para votação.
Segundo Dídio Silva, o PL estabelece os assentos prioritários no transporte público de Macapá. Tem direito a esses lugares os idosos acima de 60 anos, mulheres grávidas ou com crianças de colo e pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida.
O Projeto de Lei estabelece ainda campanha educativa para conscientizar e conceder a quem de direito o assento nos coletivos. Compete a Coordenadoria Municipal de Mobilidade e Acessibilidade Urbana (CMMAU) a execução dessas campanhas educativas voltadas aos usuários do serviço. É de responsabilidade da Companhia de Transporte e Trânsito de Macapá (CTMac), a fiscalização para o cumprimento da lei.
Texto: Edi wilson Silva
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Odilson Nunes pede iluminação pública para três bairros da capital.
O vereador Odilson Nunes (Solidariedade) tem se empenhado na busca de melhorias para os bairros Infraero, Brasil Novo e comunidade Vila Trem, localizada no km 10, zona rural de Macapá.
Em visitas a estes bairros, Odilson Nunes conversou com as pessoas, ouviu as reclamações e transformou os pedidos em requerimentos já aprovados em plenário, na Câmara Municipal de Macapá.
Para a comunidade Vila Trem, no km 10, o parlamentar pede a recuperação de lâmpadas de LED na rua Vila Trem. Ele fez o mesmo pedido para a avenida Brigadeiro Farias Lima, no Infraero e na Rua Raul Monteiro Valdez, bairro Novo Buritizal.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Cláudio Góes pede mais policiamento para os bairros Pedrinhas e Equatorial.
A falta de policiamento nos bairros Pedrinhas e Jardim Equatorial, zona sul de Macapá, levou o vereador Cláudio Góes (PDT), a fazer indicações ao Comando Geral da Polícia Militar, sugerindo rondas ostensivas nestas regiões.
Segundo Cláudio Góes, são inúmeras as reclamações que chegam de moradores residentes nos dois bairros, quanto a insegurança no local.
Em uma das indicações, o parlamentar sugere policiamento ostensivo na rua Jardim Oliveiras, entre a rodovia Juscelino Kubitschek e avenida Equatorial, nas Pedrinhas. Cláudio Góes também propõe policiamento para a rua João Castro Sussuarana, entre a avenida Antônio Martins da Silva e a rua da Bacia, bairro Jardim Equatorial.
Cláudio Góes pediu ainda melhorias de serviços públicos para os bairros Muca e Zerão. O parlamentar solicita recuperação de luminárias e instalação de faixas de pedestres em ruas e avenidas, tanto do Muca, quanto do Zerão.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias recebe representantes de Associações de Intérpretes e Surdos do Amapá.
O presidente da Câmara Municipal de Macapá, vereador Marcelo Dias (PPS), recebeu nesta quarta-feira, 8, na sala da presidência os representantes das Associações de Tradutores e Intérpretes de Libras/Português e de Surdos do Amapá.
A categoria busca apoio da CMM, para a garantia de pleitos como, a elaboração de leis instituindo a disciplina Libras (Língua Brasileira de Sinais), vagas em concursos públicos e a criação da Escola Bilíngue para Surdos.
Marcelo Dias se colocou a disposição da categoria. O parlamentar propôs a reformulação de Lei Municipal de 2009, que trata da questão com o objetivo de assegurar os benefícios reivindicados pelo segmento.
O vereador destacou ainda a importância de realização de uma audiência pública para debater amplamente as questões que envolvem os pleitos levantados pelos representantes das Associações de Tradutores e Intérpretes de Libras/Português e de Surdos do Amapá.
Os dois presidentes, Rodrigo Ferreira dos Santos (Associação dos Tradutores e Intérpretes de Libras/Português) e Maria José Noronha de Castro (Associação dos Surdos do Amapá) foram unanimes em reconhecer o empenho do vereador Marcelo Dias com a causa que envolve os profissionais que atuam com a linguagem dos surdos. Os vereadores Diego Duarte (Podemos) e Caetano Bentes (PSC) também participaram da conversa.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Dreiser Alencar solicita policiamento ostensivo, iluminação pública e faixas para pedestres.
O vereador Dreiser Alencar, durante o expediente da reunião da Câmara de Vereadores em Macapá, que ocorreu nesta terça-feira (07), apresentou variadas problemáticas enfrentadas por vários bairros da Capital Amapaense. Durante a sessão plenária, o parlamentar apontou as dificuldades enfrentadas pelos macapaenses.
Dentre os embaraços enfrentados pela população, Alencar requereu ao Comandante Geral da Polícia Militar do Amapá, rondas ostensivas no bairro Infraero II para que possa ocorrer a ampliação da segurança no bairro.
Solicitou, também, ao secretário da SEIP a substituição de luminárias da Rua Inspetor Antônio Oliveira, entre as Avenidas Tenente Amaral e Geovanete Pinheiro Borges, no Zerão, na Rodovia Juscelino Kubitschek, entre o Marco Zero até o shopping Amapá Garden, no bairro Universidade que também apresenta a falta de iluminação pública e a reposição de lâmpadas na Av. Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, no bairro Infraero II que apresentam defeitos.
Além de mudanças na iluminação pública, o Vereador Alencar, requisitou ao presidente da CTMac a implantação de faixas de pedestres na rua Santos Dumont com Av 13 de setembro, no bairro Santa Rita.
Texto: Eliadima Matias.
Fotos: Deco de França.
Assessoria de Comunicação/ Vereador Dreiser Alencar.
Requerimento aprovado da vereadora Patriciana Guimarães solicita a revitalização do terminal de ônibus do bairro do Zerão.
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães, teve mais um requerimento aprovado em plenária na na Câmara Municipal de Macapá (CMM). O documento (n°194/19), que o indica ao senador Lucas Barreto (PSD), recurso por meio de emenda parlamentar para revitalização do terminal de ônibus no bairro do Zerão, zona sul da cidade.
Com a aprovação do requerimento a vereadora espera celeridade nos demais processos. "Não é fácil, imagina quem usa o transporte público precisar passar por tamanho constrangimento em enfrentar chuva e sol", disse a vereadora.
A aprovação foi feita por unanimidade durante a sessão. "Fico extremamente feliz em poder contar com o apoio dos meus colegas,costumo dizer que uma equipe unida vence campeonatos e dia a pós dia temos feito isso com a aprovação de tantos requerimentos, cerca de 80% são aprovados", finalizou Guimarães .
Ascom vereadora Patriciana Guimarães
Vereadora Maraína Martins solicita esclarecimentos quanto à conclusão da obra do Mercado Central de Macapá.
A parlamentar fez visita técnica ao Mercado Municipal na tarde desta quarta-feira (08), juntamente do secretário de Turismo de Macapá (MACAPATUR), Paulo Brito, para avaliar as condições do espaço que passa por reforma para melhor atender a população da capital.
O Mercado que durante anos gera emprego e renda, é também referência cultural e turística da cidade.
Com localização privilegiada (bairro central), ponto comercial da cidade, já está com prazo de entrega previsto para julho deste ano.
ASCOM / Gabinete da Vereadora Maraína Martins.
Câmara debate e aprova dezenas de proposições durante reunião ordinária.
Entre os temas debatidos nesta quinta-feira, 9, durante sessão ordinária na Câmara Municipal de Macapá, estavam, a reforma administrativa da Prefeitura Municipal de Macapá, campanhas de prevenção ao suicídio e dezenas de proposituras lidas e aprovadas pelos parlamentares.
No total, os vereadores aprovaram 91 proposições, incluindo um Projeto de Decreto Legislativo (PDL), do vereador Rinaldo Martins (PSOL), que concede título honorífico de 'Mérito Personalidade Negra' em Macapá.
Os parlamentares aprovaram ainda dois pareceres da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR), a respeito do vetos parciais a projetos de leis e 67 requerimentos.
A entrega dos títulos honoríficos 'Mérito Personalidade Negra' ocorrerá nesta sexta-feira, 10, às 09h, durante sessão solene presidida pelo autor da matéria, o vereador Rinaldo Martins.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Câmara aprova reforma administrativa de secretarias e órgãos da Prefeitura de Macapá.
A Câmara de Vereadores de Macapá aprovou nesta quinta-feira, 09, o projeto de lei complementar 006/2018, de autoria do Poder Executivo Municipal que coloca em prática a reforma administrativa dos órgãos da administração direta e indireta da Prefeitura de Macapá.
O projeto, que foi amplamente discutido na Câmara e pelas categorias de servidores municipais, cria novas secretarias e adequa a estrutura de cargos, sem aumentar despesas para o município.
De acordo com o vereador Caetano Bentes, que conduziu as discussões sobre a reforma em 2018, quando foi líder do governo municipal, o projeto pode ser resumido em três vieses: modernizar secretarias e órgãos públicos, adequar a estrutura administrativa à Constituição Federal e à lei orgânica do município e garantir que o prefeito faça alterações na organização e funcionamento de órgãos por meio de decreto, desde que isso não implique em extinção de secretarias ou aumento de despesas.
Com a reforma, foram criadas as secretarias municipais de Direitos Humanos, Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Inovação, Agricultura e Articulação Institucional, dentre outras.
Todos os vereadores foram unânimes em destacar a necessidade da reforma administrativa como forma de adequar a estrutura municipal inclusive para receber recursos federais. “Como exemplo cito a Semast, que foi desmembrada, pois a legislação federal já não permite que Trabalho e Assistência Social sejam tratadas numa mesma pasta”, explicou Caetano Bentes.
O projeto segue agora para sanção do prefeito.
Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social
Vereador Dídio Silva protagoniza debate a respeito do suicídio.
O vereador Dídio Silva (PRP), foi o protagonista do debate que ocorreu nesta quinta-feira, 9, na Câmara Municipal de Macapá, a respeito do suicídio.
A convite do parlamentar, a assistente social Ivonete Maciel, do projeto Paz e Vida Brasil, falou aos vereadores do trabalho voluntário desenvolvido pelo grupo.
Segundo Ivonete Maciel a prevenção e o fortalecimento de políticas públicas são essenciais para ajudar na redução dos índices de suicídio no Estado. Ela pediu apoio dos parlamentares para o projeto Paz e Vida Brasil, que desenvolve ações a partir de doações.
Ivonete Maciel aproveitou a transmissão ao vivo da sessão ordinária, pelo facebook, e convidou a sociedade para um jantar em homenagem as mães, agendado para esta sexta-feira,10, no Sesc Araxá, cujos recursos arrecadados serão destinados ao projeto.
O vereador Dídio Silva que apóia o projeto, entende que a desistruturação familiar e a falta de fé em Deus são fatores decissivos que incentivam uma pessoa a tirar a própria vida.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Yuri Pelaes evidencia problemas da cidade na CMM.
Durante a sessão ordinária da Câmara Municipal de Macapá, ocorrida na quinta-feira, 9, o vereador Yuri Pelas (PMB), abordou questões como a situação do asfaltamento de ruas e avenidas da capital e dos atendimentos de saúde nos hospitais públicos.
Yuri Pelaes também propôs ao Estado por meio de indicação, policiamento ostensivo para a Avenida Antônio Coelho de Carvalho, entre as Ruas Cândido Mendes e Leopoldo Machado, no Centro, onde segundo o parlamantar, existem índices alarmantes de violência.
Por meio de requerimentos, já aprovados, o vereador Yuri Pelaes também propôs a Prefeitura de Macapá, melhorias para os bairros Perpétuo Socorro, Centro e Pacoval. Entre os serviços pedidos estão: limpeza de ruas, construção de abrigo de passageiros e pavimentação asfáltica.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Nelson Souza intervém por população do Bailique.
O arquipélago do Bailique, distante da capital cerca de 12 horas de barco pelo rio Amazonas, enfrenta uma série de problemas.
Diante desta realidade, o vereador de Macapá Nelson Souza (Rede), que tem forte ligação com aquela comunidade, usou a tribuna da Câmara esta semana, para propor, entre outras questões, a realização de uma sessão itinerante no Bailique com o objetivo de ouvir a população, levantar as demandas e buscar soluções urgentes para os principais problemas que afeta o arquipélago.
Energia elétrica - Nelson Souza relatou as dificuldades que a comunidade do Bailique enfrenta com as constantes interrupções da energia elétrica, fornecida pela Companhia de Eletricidade do Amapá (CEA). “Quando não falta energia elétrica, as quedas de energia são frequentes”.
Segundo Nelson Souza, a proposta é que participem da sessão itinerante da Câmara Municipal de Macapá, além dos 23 vereadores, secretários municipais da capital e representes do Governo do Estado.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Rinaldo entrega títulos honoríficos a Personalidades de Macapá.
O Vereador Rinaldo Martins (Psol-Macapá) entregou nesta sexta-feira, 10, às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Macapá,14 títulos honoríficos a personalidades que se destacaram em diversos segmentos pela prestação de serviços relevantes à população macapaense.
Foram entregues 14 títulos:
- Cleodineia Paes do Carmo: Mérito da Educação.
- Maria Carolina Monteiro de Almeida: Mérito do Advogado.
- Hericka Suanny das Neves Braga: Mérito do Advogado.
- Shirley Sarah Santana de Siqueira: Mérito do Advogado.
- Bárbara Pires de Castro: Mérito do Profissional da Estética Corporal.
- Luíza Picanço Nunes: Mérito da Enfermagem.
- Maycon Magalhães: Consagração Pública.
- Dina Maria Tupinambá Martins: Consagração Pública.
- Pâmela Jhuly: Mérito Estudantil.
- Yasmin Kyara Gonçalves Barbosa de Mendonça: Mérito Estudantil.
- Luane e Souza Monteiro: Mérito Estudantil.
- Eduardo Sepêda: Mérito Estudantil.
- Lilian da Silva Monteiro: Mérito da Comunicação.
"É um reconhecimento da Câmara de Vereadores de Macapá a vocês que têm trabalhos reconhecidos na sociedade, e por isso estão aqui hoje, recebendo esses títulos do nosso mandato, que teve prazer em indicá-los a receber cada título honorífico", enfatizou Rinaldo Martins.
"Estou feliz e agradecida porque é um motivo a mais para continuar desenvolvendo meu trabalho, com mais responsabilidade ainda. Obrigada vereador Rinaldo pela homenagem", comemorou Maria Carolina que recebeu o Mérito do Advogado.
Texto: Assessoria de Comunicação/Vereador Rinaldo Martins (PSOL)
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Câmara de Vereadores debate saúde bucal na segunda-feira, dia 13.
A Câmara Municipal de Macapá realiza na segunda-feira, 13, audiência pública com o tema “Saúde Bucal”. O encontro acontece às 9 horas, no plenário da Casa. A iniciativa é das vereadoras Adrianna Ramos (PTB) e Maraína Martins (PR), que pretendem com a reunião iniciar um amplo debate há cerca do assunto.
Segundo a vereadora Adrianna Ramos, durante a audiência pública serão tratadas diversas questões relativas ao assunto como: Melhoria das condições de trabalho dos profissionais que atuam na prevenção e combate as doenças bucais.
“Quando se investe em saúde bucal, se investe em qualidade de vida e, consequente, melhoria da saúde pública”, destaca Adrianna Ramos.
Ela também acrescenta que na ocasião serão debatidas a qualidade e a eficiência dos serviços de atendimento a saúde bucal nas Unidades Básicas de Saúde (UBS,s), Postos de Saúde do município e Unidades de Saúde do Governo do Estado.
“Iremos debater as execuções de políticas públicas, equipamentos, falta de estrutura e insumos na saúde bucal”, reforça a vereadora Maraína Martins, umas das protagonistas do encontro.
Participam do debate, vereadores de Macapá, representantes dos Conselhos Federal e Regional de Odontologia, Associação Nacional e Estadual de Odontologia, Sindicatos, acadêmicos de odontologia e a população em geral.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães (PRB) juntamente com seu Gabinete Móvel Popular esteve visitando ruas e avenidas da cidade a pedido de internautas.
A vereadora esteve na Avenida Almirante Barroso, no bairro do Santa Rita.
A via conta com vários empreendimentos que geram emprego e renda para o Estado. Porém o descaso com o local é visivelmente constatado.
Um trecho da avenida possui água empossada e crateras que dificultam estacionamento e passagem de pedestres.
“Eu não consigo entender como um local de grande movimentação e que gera economia para o Estado possa estar nessas condições. Vamos encaminhar documentos pedindo soluções para que seja o mais rápido possível solucionado este problema que afeta a quem precisa passar por aqui”, enfatizou Guimarães.
Dona Marieta Silveira que é paciente oncológica diz que precisa passar pela via já que faz tratamento em uma clínica particular próximo ao problema da via. “ Além de estar doente ainda temos que nos driblar para não cair em possa de água e lama”, destacou a paciente.
A parlamentar enfatizou ainda que o seu papel é de fiscalizar e encaminhar documentos solicitando providências. “Nosso trabalho é fiscalizar, e é exatamente isso que estamos fazendo pela população de Macapá que tanto necessita do apoio e trabalho dos parlamentares.Contem com esta vereadora que luta por você cidadão de bem”, destacou.
Ascom Gabinete Vereadora Patriciana Guimarães
Vereadora de Oiapique, Irmã Creusa, visita a Câmara Municipal de Macapá
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), acompanhado de seus pares: Diego Duarte (Podemos), Cláudio Góes (PDT) e Nelson Souza (Rede), recebeu no gabinete da presidência, nesta segunda-feira, 13, a visita da vereadora de Oiapoque, Creusa Maria da Silva Ribeiro, a Irmã Creusa (PSC).
A parlamentar veio à Macapá com o objetivo de estreitar relações institucionais entre as duas Câmaras Municipais. Irmã Creusa, que acompanha as transmissões ao vivo pelo facebook das sessões ordinárias da CMM, vai levar proposta semelhante ao presidente da Câmara Municipal de Oiapoque para que adote o mesmo projeto de transmissão das sessões pelas redes sociais.
Irmã Creusa também pediu informações a respeito de alguns projetos de leis, que segundo ela, poderão ser adequados para serem transformados em leis em Oiapoque, visto que as duas cidades enfrentam problemas idênticos.
O presidente Marcelo Dias colocou a CMM à disposição dos vereadores de Oiapoque para eventual parceria. “A Câmara de Macapá está aberta e à disposição de todas as Câmaras Municipais do Estado, para auxiliá-las no que for possível”, finaliza.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Audiência pública na Câmara de Vereadores debate saúde bucal
Mais investimentos em prevenção. Este foi um dos principais temas debatidos durante audiência pública sobre “Saúde Bucal”, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 13, na Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Uma das preocupações dos vereadores e convidados para o debate é a falta de implantação do Centro de Especialidade Odontológica de Macapá, instituição que viria para garantir e fortalecer atendimentos necessários à prevenção da saúde bucal na rede básica de saúde do município.
A situação pela qual passa os serviços do Centro de Especialidade Ondontológica do Governo do Estado, também foi debatida na audiência pública. Os presidentes de sindicatos e associações odontológicas no Amapá, apontam a falta de estrutura, equipamentos e a falta de valorização salarial dos profissionais de saúde que atuam, tanto no Estado, quanto no município.
O debate foi provocado pelas vereadoras Maraína Martins (PR) e Adrianna Ramos (PTB). As parlamentares justificam que a audiencia pública foi um espaço aberto onde o público presente pôde manifestar opiniões e sugestões acerca da saúde bucal no município e no Estado.
Uma pesquisa realizada em 2017, no Amapá, que entrevistou cerca de 500 adolescentes com idades entre 11 e 16 anos, aponta que 60% deles tem cárie na boca. Os vereadores Marcelo Dias (PPS) e Rinaldo Martins (PSOL) participaram do debate.
Texto: Edy Wilson Silva.
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães visita a Avenida Zélia Cardoso no Bairro Novo Horizonte, zona norte da cidade.
Por intermédio de um internauta que acompanha o trabalho da parlamentar por meio de suas redes sociais, a visita teve como intuito de mostrar a situação intrafegável da via. Lama, buraco e mato alto dificultam o ir e vir dos pedestres e motoristas. A Escola Maria Raimunda Virgulino fica as proximidades da via, dificultando ainda mais o passeio dos estudantes.
“ Sabemos que a vereadora tem um promisso com o povo, e acompanhamos seu trabalho pelas redes sociais e já constatamos que tem resultado, e é exatamente isso que esperamos dela, alguma reposta do poder público “, disse um morador.
Guimarães esteve visitando outras vias do bairro e a situação não foi diferente , “ nosso cronograma de visitas do bairro do Novo Horizonte é praticamente o mesmo problema, ruas totalmente intrafegáveis. Vamos encaminhar documentos a Secretaria de Obras do Município de Macapá e cobrar repostas para o povo que tanto sofre com essa situação “, disse Guimarães.
Ascom Vereadora Patriciana Guimarães.
Vereadores de Macapá debateram e aprovaram inúmeras matérias e proposituras na sessão ordinária desta terça-feira, 14.
Durante a reunião, foram apresentadas 17 Indicações e aprovados 76 Requerimentos. Foram lidos ainda dois Projetos de Leis (PL,s). Um é de autoria do vereador Marcelo Dias (PPS), que dispõe sobre a divulgação da expressão 'Se beber não dirija', impressa em cardápios, panfletos e propagandas de bares, restaurantes e casas de eventos.
O outro PL lido em plenário é da vereadora Bruna Guimarães (PSDB) que entrou extra pauta, propondo a criação no âmbito da Câmara Municipal de Macapá, da Procuradoria Especial da Mulher, com atuação na proteção dos direitos e no combate à violência e a discriminação contra a mulher. Também foi lida em plenário a mensagem do Executivo Municipal, propondo reajuste salarial para a categoria de agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde, que também entrou extra pauta.
O presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (PPS) pediu prioridade na análise e aprovação em dois turnos da matéria que trata da aprovação do piso salarial para os profissionais de saúde beneficiados pelo Projeto de Lei Complementar proposto pelo município.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Câmara de Vereadores recebe proposta de piso salarial nacional para os agentes de endemias de Macapá
A Câmara Municipal de Macapá (CMM) deverá votar num prazo de 15 dias, proposta de reajuste salarial para a categoria de agentes de combate às endemias, agentes comunitários de saúde e agentes de vigilância em saúde. O Projeto de Lei Complementar (PLC), do Executivo Municipal, chegou à CMM na manhã desta terça-feira, 14.
O presidente do Sindicato dos Agentes de Combate às Endemias (SINDACSEPESF), Jó Pereira Ferreira, usou a tribuna da CMM para tratar do mesmo tema: o piso salarial nacional da categoria. Ele veio à Câmara Municipal a convite da vereadora Bruna Guimarães (PSDB).
O sindicalista Jó Ferreira ressalta que cerca de 800 profissionais de saúde aguardam pela aprovação da matéria. Isso segundo ele, eleva o salário base da categoria de R$ 835,00 para R$ 1.014,00 mensal. “Esse é o nosso maior objetivo conseguir a aprovação do piso salarial nacional, exatamente o que propõe este PLC”, destaca o sindicalista.
O presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (PPS) e os demais parlamentares presentes à sessão, prometeram agilidade na avaliação e aprovação da matéria, que deverá ser votada em dois turnos até o final deste mês.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Secretário de Obras da PMM usa a tribuna da Câmara para esclarecer situação de ruas e avenidas de Macapá
O Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), John David Belique Covre, usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá (CMM), nesta terça-feira, 14, para esclarecer sobre a situação de ruas e avenidas da capital. Ele veio à Casa, a convite do vereador Auciney Maciel (PSDB).
O secretário destacou que a Prefeitura de Macapá está com dez equipes nas ruas e avenidas, realizando ações preventivas e de manutenção, nos trechos mais complicados de trafegabilidade. “Estamos redobrando esforços para garantir o mínimo de qualidade nas ruas e avenidas da cidade”.
David Covre anunciou que a Prefeitura de Macapá dispõe de R$ 31 milhões em recursos federais para investir em asfaltamento na capital em 2019. “Iremos abrir cinco frentes de trabalho e fazer 31 quilômetros de asfalto. Iremos fazer ainda 20 quilômetros com recursos próprios”.
O vereador Auciney Maciel questionou o convidado a respeito dos Requerimentos aprovados na CMM, pedindo asfaltamento e manutenção das ruas. O secretário respondeu que os Requerimentos são encaixados na planilha de execução de serviços.
A maioria dos vereadores presentes na reunião reconheceu o esforço da Prefeitura de Macapá com os serviços de tapa buraco, manutenção e prevenção das ruas e avenidas, mas cobrou a ampliação dos serviços com o objetivo de gerar melhores condições de trafegabilidade.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Restaurante popular é reaberto à população
O vereador Caetano Bentes (PSC), primeiro secretário da Câmara de Vereadores de Macapá, representou a casa de leis durante a reabertura nesta terça-feira, 14, do Restaurante Popular Ibrahim Ferreira Dias. O vereador Nelson Souza também esteve no evento.
O Restaurante Popular oferece pratos no valor de R$ 3,50 para pessoas de baixa renda. Os serviços estavam paralisados devido à rescisão de contrato do Município com a empresa que administrava o local.
Agora, o restaurante será administrado pela nova empresa, R. Nutry, em regime emergencial, por 180 dias, período em que a Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast) finalizará o novo processo de licitação. O restaurante funcionará de segunda a sexta-feira, das 11h30 às 14h. Serão oferecidas duzentas refeições diárias, que custaria em média R$ 11,90, cada prato. A prefeitura arca com 70% desse total, ficando para o usuário 30%, resultando no preço final de R$ 3,50.
O vereador Caetano Bentes fez questão de acompanhar o prefeito Clécio no almoço e aprovou o cardápio: carne assada com batatas e filé de peito de frango empanado, além de sobremesas e bebidas, como sucos e água.
O prédio passou por reforma e pequenas adaptações, como troca de torneiras, nova pintura e instalações elétricas e hidráulicas, além da inclusão de um novo jardim na entrada. A reforma completa custou cerca de R$ 33 mil. Com detalhes rústicos, o novo mobiliário foi todo produzido por artesãos locais, além de quadros assinados por artistas da terra, que deram o toque final ao espaço.
Com informações da Comunicação da PMM
Gabinete Vereador Caetano Bentes
Assessoria de Comunicação Social
Diego Duarte solicita limpeza e revitalização para a praça do conjunto Laurindo Banha
Por meio de dois requerimentos aprovados na sessão desta terça-feira, 14, o vereador Diego Duarte (PODEMOS), solicitou aos titulares da SEMUR e SEMOB, limpeza, manutenção e revitalização da praça do conjunto Laurindo Banha.
O parlamentar pediu ainda à Secretaria de Iluminação Pública – SEIP, substituição das luminárias queimadas, dentro da área e no entorno da praça. Atualmente, o local vem sendo alvo de muitas reclamações por conta da escuridão, acúmulo de água no campo e mato alto que chega a encobrir os bancos e parte das calçadas. Por conta desta situação, muitas ocorrências de roubos e assaltos vêm sendo registradas, principalmente no período noturno.
Diego Duarte também teve requerimentos aprovados na mesma sessão ordinária, solicitando ao presidente da CTMac, faixa para pedestres na rua Claudomiro de Moraes, em frente ao residencial São José, no Buritizal; assim como, reposição de lâmpadas queimadas e correção da iluminação pública na rua Figos e todas as suas paralelas, no bairro Morada das Palmeiras.
O vereador requereu ainda recapeamento asfaltico para a travessa São Jorge, entre as avenidas Pantaleão Gomes de Oliveira e José Alves Pessoa, e rua Antônio Osmar, em toda a sua extensão, ambas no bairro São Lázaro.
Texto e fotos:
ASCOM/ Ver. DIEGO DUARTE
Tels: 98110-1067 / 99115-7773
Vereador Professor Rodrigo leva projeto “Entardecer pela Vida” ao bairro Jardim Felicidade
O vereador Professor Rodrigo Gomes (Rede) realiza neste sábado, 18, a segunda edição do projeto “Entardecer pela Vida”. O encontro acontece às 16 horas, no Centro Comunitário Marcelo Cândia, próximo à Paróquia Nossa Senhora do Rosário, no bairro Jardim Felicidade 2.
Segundo o vereador, o projeto consiste no desenvolvimento de ações que visam à promoção da saúde mental, prevenção do suicídio e a valorização da vida de jovens e adultos, em Macapá.
O projeto “Entardecer pela Vida”, contará com a participação de representantes do Ministério Público do Estado, Pastoral da Juventude, Comunidade Católica Shalom e da Paróquia Nossa Senhora do Rosário.
O evento terá ainda a presença de vários psicólogos, responsáveis pelas rodas de conversas, escutas ativas e demais atividades que são desenvolvidas nos bairros com o objetivo de promover qualidade de vida à população macapaense.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereadora Maraína Martins promove debate sobre os direitos na gravidez
A vereadora Maraína Martins (PR) preside na sexta-feira, 17, audiência pública com o tema “Mãe tem direito!”. O debate inicia às 9 horas, no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM).
Segundo a parlamentar, o objetivo é debater, propor e tirar dúvidas a respeito dos direitos das grávidas. “São centenas de mulheres que engravidam todos os anos. O debate se faz necessário para que possamos dirimir todas as dúvidas sobre gravidez”.
Maraína Martins destacou que serão debatidas questões como: Amamentação, depressão pós parto, parto humanizado, licença a maternidade e os principais direitos assegurados às mulheres grávidas. “É importante que as nossas grávidas participem, tirem suas dúvidas e façam seus questionamentos. O debate servirá para ajudar nossas mãezinhas”, argumenta a vereadora.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Patriciana Guimarães leva Gabinete Móvel Popular para o Bairro Novo Horizonte
A vereadora de Macapá e republicana Patriciana Guimarães leva seu Gabinete Móvel Popular para o bairro Novo Horizonte, zona norte da cidade.
Mato alto, buraco e lama da Avenida Glicério de Souza Figueiredo do bairro Novo Horizonte, vem tirando o sossego de quem mora no local principalmente durante a noite, já que além desses problemas a via não possui iluminação pública.
Segundo seu Nilton Silva morador do bairro, a situação vem de anos e até agora nada foi feito para solucionar a problemática.” Se chove tem lama e buraco , se tem sol é poeira, já não sabemos o que é pior ou menos pior. Espero que algo possa ser feito urgentemente, já que aqui também mora eleitores que pagam seus impostos “, disse seu Silva.
A vereadora de Macapá Patriciana Guimarães vem visitando vários bairros da cidade. As visitas estão sendo pautadas pelos próprios moradores que acompanham o trabalho da parlamentar nas redes sociais.
“Nossas agendas são feitas por você internauta que nos procura por meio das redes sociais ou até mesmo vão ao nosso Gabinete na Câmara Municipal de Macapá. Vocês têm uma representante que luta por você. E mais uma vez digo que vou procurar os secretários a quem compete essa problemática. Não Basta Falar é Preciso Trabalha”, afirmou Guimarães.
Ascom Vereadora Patriciana Guimarães
Vereadores debatem as problemáticas da cidade durante sessão ordinária.
Policiamento, água tratada, reforma de escolas, faixa de pedestres, iluminação pública, asfaltamento, tapa-buraco e limpeza de ruas, foram alguns dos temas debatidos, votados e aprovados durante a 20ª sessão ordinária de quinta-feira, 16.
Os vereadores presentes à reunião, aprovaram 49 requerimentos, apresentaram 12 indicações e dois projetos de leis (os dois de autoria da vereadora Bruna Guimarães). O primeiro prevê a instituição da campanha 'Coração de Mulher' e o segundo trata da implantação de ações preventivas à depressão e ao suicídio entre adolescentes nas escolas.
As indicações lidas em plenário são de autoria dos vereadores: Dreiser Alencar (Rede), Patriciana Guimarães (Republicano), Ruzivan Pontes (Solidariedade), Odilson Nunes (Solidariedade), Marcelo Dias (PPS), Japão Baia (PDT) e Yuri Pelaes (MDB).
Os requerimentos foram propostos pelos parlamentares: Adrianna Ramos (PTB), Odilson Nunes (Solidariedade), Ruzivan Pontes (Solidariedade), Bruna Guimarães (PSDB), Patriciana Guimarães (Republicano), Carlos Murilo (PROS), Nelson Souza (Rede), Marcelo Dias (PPS), Diego Duarte (Podemos), Japão Baia (PDT), Dídio Silva (PRP) e Yuri Pelaes (MDB).
Os vereadores Patriciana Guimarães, Rinaldo Martins e Gian do Nae, usaram a tribuna da Casa durante o expediente, para abordar temas como: depressão e prevenção de suicídio, valorização de categorias profissionais e homenagens aos garis da capital.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
André Lima usa tribuna da CMM e fala sobre a campanha Maio Amarelo
A convite do vereador Rinaldo Martins (PSOL), a Câmara Municipal de Macapá (CMM), recebeu nesta quinta-feira, 16, o diretor-presidente da Companhia de Trânsito e Transporte de Macapá (CTMac), André Luiz Alves de Lima. Ele falou sobre a campanha Maio Amarelo, que está em andamento na capital.
Segundo André Lima, as ações preventivas e de fiscalização no trânsito, desenvolvidas pela instituição, foram decisivas para tirar Macapá do ranking de cidades que mais matam no trânsito brasileiro, para a segunda capital com menor taxa de acidentes automobilísticos.
De acordo com André Lima, a campanha Maio Amarelo é mais uma ferramenta educativa que veio para contribuir com a redução de acidentes de trânsito.
Os vereadores presentes na sessão ordinária desta quinta-feira, foram unânimes em reconhecer os avanços no trânsito e no transporte de Macapá, a partir da gestão de André Lima, como diretor-presidente da CTMac. Os parlamentares também fizeram cobranças à respeito da pintura de faixas de pedestres, fiscalização ao transporte clandestino e precariedade do transporte público em Macapá.
André Lima prometeu intensificar esses serviços e anunciou para o dia 27 deste mês, uma audiência pública que vai tratar sobre licitação para o transporte público.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França/Rosivaldo Nascimento.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias faz alusão ao Dia do Gari, durante sessão ordinária
Durante a 20ª sessão ordinária desta quinta-feira, 16 (Dia do Gari), o presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), aproveitou para homenagear a todos os garis da capital.
Marcelo Dias destacou os relevantes serviços que os garis prestam a sociedade macapaense, com o objetivo de manter a cidade limpa e saudável, a partir da coleta regular e seletiva do lixo doméstico de milhares de residências da capital.
“Nossos garis são trabalhadores honrados, verdadeiros guerreiros que demonstram dedicação e compromisso com o trabalho, embora exaustivo, mas que permite com o apoio da população, manter nossa cidade limpa”, acrescentou Marcelo Dias.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Vereador Dreiser Alencar reivindica serviços de tapa buraco para os bairros Novo Horizonte, Jardim Felicidade e Santa Rita
O vereador Dreiser Alencar (Rede) teve diversos Requerimentos aprovados esta semana no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM).
O parlamentar apresentou e defendeu proposituras que tratavam de questões enfrentadas no dia a dia pela população macapaense.
Diante dos problemas apontados, Dreiser Alencar encaminhou uma série de Requerimentos ao Secretário Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), John David Belique Covre, propondo a execução de tapa buraco nos seguintes pontos em Macapá:
Avenida Joaquim Silva Amaral, com a rua Cícero Marques de Souza, bairro Novo Horizonte,
Avenida Joaquim Silva Amaral, com a rua Josefa Pelaes da Silva, bairro Novo Horizonte,
Avenida Ana Maria Gomes da Costa, com a rua Guilherme Coelho, bairro Novo Horizonte,
Travessa dos Imigrantes, entre a Rodovia do Curiaú e a rua Felicidade, bairro Jardim Felicidade 1,
Rua Vereador Júlio Pereira, com avenida Sebastião Alcântara, também no bairro Jardim Felicidade 1,
Além da manutenção da rua Hamilton Silva, com avenida FAB, no bairro Santa Rita.
Texto e Fotos:
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Caetano Bentes presta homenagem aos garis e destaca importância do trabalho deste “exército da limpeza”
O vereador Caetano Bentes (PSC) prestou homenagem nesta quinta-feira, 16, aos profissionais responsáveis pelo serviço de limpeza urbana, durante as comemorações do Dia do Gari.
De acordo com Caetano, o profissional da limpeza é considerado um ser invisível por exercer tarefas que parecem simples, e, geralmente, só são percebidas quando recolhe todos os tipos de resíduos que a população joga nas ruas. “Por isso, importante registrar a data para fazer uma reflexão. Como seria um dia sem coleta de lixo? Como seria descartar resíduos em dias que não há recolhimento? Como ficariam nossas praças ou festas se os garis não entrassem em ação? ”, questionou.
O vereador ainda enalteceu serem estes os profissionais que ajudam a manter a limpeza, a proporcionar um ambiente melhor e uma cidade mais preservada. “Devemos nos lembrar dos garis todos os dias, não só quando a coleta atrasa, ou quando nos deparamos com um foco de lixo. Lá estão eles em todos os lugares, correndo atrás de caminhões de coletas, varrendo ruas, fazendo capinas. O exército da limpeza”, defendeu.
Para ele, além de valorizar a presença cotidiana dos profissionais de limpeza, é preciso que a população pense sobre suas ações. “Conscientizar na preservação do meio ambiente”.
Texto e Fotos:
Assessoria de Comunicação Social/Vereador Caetano Bentes.
Vereadora Maraína Martins promove debate sobre os direitos na gravidez
Amamentação. Este foi um dos principais temas debatidos nesta sexta-feira, 17, durante audiência pública no plenário da Câmara Municipal de Macapá. O debate foi presidido pela vereadora Maraína Martins (PR).
Segundo a parlamentar, o encontro serviu para avançar nas discussões a cerca das politicas públicas de atenção a gravidez. “Ainda existem muitas dúvidas a respeito dos direitos da mãe e dos benefícios que o leite materno gera para o recém-nascido”, completa a vereadora.
Profissionais do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Estadual Maternidade Mãe Luzia (HMML), fizeram apresentação teatral mostrando a importância do aleitamento materno. Houve ainda apresentação do grupo de Marabaixo Manoel Felipe.
Maraína Martins avaliou que o debate foi positivo. "A partir deste encontro poderemos agora apontar os caminhos para que, tanto município, quanto Estado, possam melhorar os índices de amamentação. Infelizmente, parece que muitas mulheres tem medo ou dificuldade de amamentar”.
Participaram do debate, representantes dos sindicatos dos médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de técnicos da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) e da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). As vereadoras Adrianna Ramos (PTB) e Patriciana Guimarães (Republicano) também fizeram parte do evento.
Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Presidente Marcelo Dias participa de cerimônia de apresentação da UBS Fluvial
O presidente da Câmara Municipal de Macapá (CMM), vereador Marcelo Dias (PPS), participou na sexta-feira, 17, da cerimônia de apresentação da Unidade Básica de Saúde Fluvial (UBSF), Doutora Célia Trasel, que vai atender as localidades ribeirinhas e o Distrito do Bailique.
A Unidade Básica de Saúde Fluvial foi adaptada para atender cerca de 100 pacientes/dia com serviços básicos de saúde, inclusive odontológicos.
O vereador Marcelo Dias elogiou a iniciativa da Prefeitura Municipal de Macapá. Segundo ele, fortalecer e ampliar o atendimento básico de saúde nas regiões ribeirinhas é essencial para que as populações mais distantes possam acessar estes serviços.
Marcelo Dias ressalta que, enquanto vereador da capital, tem acompanhado os investimentos do município na área da saúde. “Temos fiscalizado e acompanhado os serviços nos postos de saúde e UBS,s, com objetivo de assegurar que a população tenha atendimento de saúde eficiente e de qualidade”.
A UBSF vai ofertar serviços como: consultas médicas e atendimentos em saúde bucal. A embarcação possui espaço com consultórios, farmácia, laboratório e banheiros. As primeiras comunidades a serem atendidas pela unidade serão: Vila Progresso, Maranata, Arraiol do Bailique e Livramento, Boa Esperança e Itamatatuba.
Acompanharam o presidente Marcelo Dias na visita a UBSF, os vereadores Professor Rodrigo Gomes (Rede), Rayfran Beirão (PR), Patriciana Guimarães (Republicano), Diego Duarte (Podemos), Cláudio Góes (PDT) e Japão Baía (PDT).
Texto: Edi Wilson Silva.
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Fotos: Ascom/PMM
Cláudio Góes pede reforma da arena esportiva do Muca
O estado de abandono da Arena Esportiva do Muca, zona sul de Macapá, levou o vereador Cláudio Góes (PDT), a propor por meio de indicação à Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinf), a reforma imediata do local.
Cláudio Góes destacou que este é o único espaço destinado a recreação e a prática de esporte da população, em especial aos jovens e adolescentes do Muca e bairros adjacentes.
Segundo o parlamentar, a falta de revitalização da arena esportiva, deixa centenas de jovens ociosos e sem opção de lazer. “Espero que nosso pleito seja atendido. Muitas tragédias podem ser evitadas quando este espaço for restaurado”, argumentou o vereador.
Cláudio Góes pediu ainda à Secretaria Municipal de Obras e Infraestrutura Urbana (Semob), reforma das passarelas 25, 29 e 30 de Julho, entre as ruas Remo Amoras, no conjunto Habitacional Laurindo Banha, no Muca.
Texto: Edi Wilson Silva
Fotos: Deco de França
Secretaria de Comunicação/SECOM/CMM.
Ações do documento