Vitória para as famílias: Câmara Municipal de Macapá derruba veto ao projeto da Vereadora Pra. Léia Pelaes sobre redução de jornada para servidores cuidadores de pais com Alzheimer

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 05/06/2025 15h13, última modificação 05/06/2025 15h13

A Câmara Municipal de Macapá derrubou, nesta quinta-feira ,05, o veto do Executivo ao Projeto de Lei Complementar nº 002/2025, de autoria da Vereadora Pastora Léia Pelaes (PDT). A proposta garante a redução da jornada de trabalho para servidores municipais que sejam responsáveis pelo cuidado de pais ou mães diagnosticados com a Doença de Alzheimer.

Essa conquista representa um importante passo para a construção de uma cidade mais justa, humana e solidária. Com a nova legislação, o servidor público que trabalha em regime integral poderá, mediante apresentação de laudo médico oficial, reduzir sua carga horária para acompanhar e cuidar de seu familiar com Alzheimer — uma doença grave, progressiva e que demanda atenção constante.

A Vereadora também ressaltou a importância de sensibilizar todos os parlamentares sobre o impacto que a doença causa nas famílias:

“Somos a favor, sim, que os funcionários públicos sejam respeitados nesse momento tão difícil e quando uma pessoa está com essa doença, adoece a família inteira, então nós pedimos a compreensão de todos os vereadores. Isso não é um projeto que vai atender apenas uma pessoa, mas todos os funcionários e todos aqueles que vivem essa situação tão difícil.” Finalizou Léia Pelaes

A Doença de Alzheimer atinge mais de 1,2 milhão de pessoas no Brasil, segundo dados da Associação Brasileira de Alzheimer. A medida proposta busca garantir ao servidor condições adequadas para conciliar suas responsabilidades profissionais com o compromisso de cuidar de seus entes queridos.

Agora, o projeto segue para promulgação pelo Prefeito de Macapá, quando então será transformado em lei municipal.