Vice-reitora destaca na CMM a luta das mulheres para terem igualdade política

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 12/11/2022 11h45, última modificação 12/11/2022 11h45

Na 47 ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, o vereador Claudiomar Rosa (Avante) trouxe para o debate a “Instituição do Dia do Direito Voto Feminino no Brasil”, comemorado na quinta-feira, 3. O tema foi amplamente discutido pelos demais parlamentares, que enfatizaram a luta histórica da mulher pelo direito ao voto.

A luta das mulheres brasileiras pelo direito ao voto teve início em 1891, quando foi rejeitada proposta de emenda à Constituição prevendo o direito de voto à mulher, mas, em 24 de fevereiro de 1932, o voto feminino no Brasil foi assegurado. Em 3 de maio de 1933, na eleição para a Assembleia Nacional Constituinte, a mulher brasileira, pela primeira vez, votou e foi votada em âmbito nacional. Com a Constituição de 1934, o voto feminino ganhou bases constitucionais.

Para falar sobre esse dia tão importante, a vice-reitora da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP -, Ana Cristina, foi convidada para usar a Tribuna, e em sua fala destacou a história da mulher na política. “São séculos de exclusão feminina, a política tem se mostrado o último espaço arredio a entrada da mulher, nós temos essa entrada, mas de maneira lenta e gradual. São 90 anos de voto feminino, e nesse contexto a gente percebe que ainda somos poucas nesse cenário. As mulheres avançaram bastante no tempo e no espaço público, estão nas artes, na indústria cinematográfica, a maioria na universidade, a maioria da população eleitoral, no entanto no universo político percebemos uma resistência a entrada das mulheres, por exemplo, nas últimas eleições, nós temos um percentual de 18% das mulheres, mesmo com a lei de cotas que incentiva a participação de candidaturas femininas”, disse.

O vereador Claudiomar Rosa destacou a importância da igualdade entre homens e mulheres no cenário político. “Lugar de mulher é onde ela quiser estar, tem muitas lutas para debater ainda e conseguir vitórias, mas só é possível se a gente compreender que todos nós somos iguais, temos o direito de ter salários iguais, mandatos iguais e cargos iguais. Agradeço muito a vice-reitora Ana Cristina pela sua disponibilidade de vir aqui, para que pudéssemos debater esse tema tão importante”, pontuou.

Ascom/Claudiomar Rosa
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento