Vereadores participam de sessão extraordinária na terça-feira gorda de carnaval

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 16/02/2021 13h45, última modificação 16/02/2021 13h45

A Câmara de Municipal de Macapá realizou sessão extraordinária presencial nesta terça-feira gorda de carnaval, 16 de fevereiro. O Legislativo municipal, atendendo aos decretos de prevenção e combate à pandemia do novo coronavírus, cancelou o feriado prolongado de carnaval e o expediente acontece normalmente.

A sessão foi presidida pelo 1º vice-presidente da CMM, vereador Gian do Nae (MDB). O presidente Marcelo Dias (Solidariedade) assumiu temporariamente o comando do município, devido às ausências do prefeito Antônio Furlan (Cidadania) e da vice-prefeita Mônica Penha (MDB).

Entre as proposituras da Ordem do Dia, os vereadores aprovaram Projeto de Lei, de autoria do Poder Executivo Municipal, autorizando a desafetação de parte da área verde do Loteamento Açaí, na zona norte da capital. A desafetação é uma prática comumente utilizada pelos entes públicos municipais, passando a integração dessas áreas para o domínio municipal.

As áreas verdes possuem grande importância social por serem instrumentos eficazes para o fornecimento de serviços públicos à comunidade, tais como saúde, educação e lazer, Além disso, asseguram um meio ambiente urbano saudável à comunidade.

Os vereadores debateram e aprovaram ainda 16 requerimentos e quatro indicações de autorias dos vereadores Caetano Bentes (Rede), vereador Cláudio Góes (DEM), Maraína Martins (Podemos), Odilson Nunes (PSDB), Claudiomar Rosa (Avante), Zeca Abdon (PP) e Dudu Tavares (PDT).

As proposituras solicitam aos gestores públicos ações e serviços em vários bairros e distritos da capital como: melhorias no fornecimento de água energia, segurança pública, drenagem, asfaltamento e limpeza de ruas, mudança em itinerário de ônibus, sinalização e etc.

No Grande Expediente, a presidente do Conselho Regional de Enfermagem (Coren/AP), Emília Nazaré Ribeiro Menezes Pimentel, fez uso da tribuna, atendendo convite do vereador Marcelo Dias. Emília falou aos vereadores sobre a campanha de prevenção e diagnóstico precoce da Fibromialgia, Alzheimer e Lúpus – Fevereiro Roxo -.

Os vereadores Caetano Bentes, Janete Capiberibe (PSB), Claudiomar Rosa, Gean do Nae também usaram a tribuna. A maioria fez referência ao bloco A Banda que nesta terça-feira gorda de carnaval, se não fosse à pandemia, estaria arrastando milhares de foliões pela ruas de Macapá e ao Dia do Repórter, parabenizando os profissionais de imprensa da Casa e dos veículos de comunicação.

Secom/CMM