Vereadores debatem COVID-19 e aprovam matérias de interesse da população

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 16/03/2021 20h35, última modificação 16/03/2021 20h35

O agravamento da pandemia da COVID-19 no Amapá foi uns dos principais temas debatidos pelos vereadores de Macapá durante a 3ª sessão virtual da Câmara Municipal de Macapá, ocorrida nesta terça-feira, 16 de março. Durante a reunião, os parlamentares receberam a notícia de que o governador do estado Waldez Góes (PDT) decretou lockdown, a partir da próxima quinta-feira, 18 de março.

Os vereadores aprovaram proposituras que pedem das autoridades de saúde municipal e estadual, mais agilidade no processo de vacinação, ampliação dos postos de saúde e a melhoria da infraestrutura de assistência à saúde dos pacientes da COVID-19, ou com suspeita da doença.

Maternidade - Outro tema debatido foi o pedido de inauguração imediata da nova maternidade, da Zona Norte, cuja obra já foi concluída. O assunto foi instigado pelo deputado federal Camilo Capiberibe (PSB) que, em tribuna virtual, à convite da vereadora Janete Capiberibe (PSB), questionou o governo do estado, responsável pela obra, o porquê da demora na entrega de uma unidade de saúde tão importante e esperada por todos para desafogar a Maternidade Mãe Luzia.

Matérias - Os parlamentares aprovaram 50 requerimentos e cinco indicações de autoria de: Cláudio Góes (DEM), Luany Favacho (Pros), Carlos Murilo (PSL), Marcelo Dias (Solidariedade), Nelson Souza (PSD), João Mendonça (PL), Caetano Bentes (Rede), Janete Capiberibe (PSB), Alexandre Azevedo (PP), Maraína Martins (Podemos), Zeca Abdon (PP), André Lima (Rede), Adrianna Ramos (PSC), Bruno Santos (PSDB), Claudiomar Rosa (Avante), Edinoelson Careca (Pros) e do vereador Dudu Tavares (PDT).

As proposituras aprovadas tratam de temas recorrentes como asfalto, terraplanagem, faixa para pedestre, sinalização, abertura de postos de vacinação para COVID-19, iluminação pública, coleta adequada de lixo, água tratada, energia elétrica, reforma de passarelas, testes rápidos para Coronavírus, entre outras problemáticas que afetam a população macapaense.

A sessão virtual desta terça-feira foi presidida pelo vereador Marcelo Dias, presidente da Casa. As sessões da CMM acontecem dias de terça e quinta-feira, com início às 9 horas, e transmissão ao vivo pelo facebook e youtube.

Secom/CMM
Fotos: Rosivaldo Nascimento.