Vereadores de Macapá passam por treinamento sobre o processo legislativo 100% digital

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 02/02/2024 16h43, última modificação 02/02/2024 16h43

A Câmara Municipal de Macapá (CMM) realizou nos dias, 1° e 2 de fevereiro, o treinamento de implantação do novo Sistema de Processo Legislativo Digital e o uso do tablet que fará parte das sessões. O Poder Legislativo Municipal é o primeiro das capitais do Norte a adotar à ferramenta, facilitando a tramitação dos processos, ajudando na transparência e no balanço da prestação de conta dos parlamentares.

O Sistema de Apoio ao Processo Legislativo Digital trabalha toda a tramitação das matérias (Projetos de Leis, Indicações, Requerimentos e etc.), de forma eletrônica, desde o protocolo. E a ferramenta que está diretamente ligada ao sistema, estará à disposição dos vereadores para registrar presença, leitura das matérias em tempo real, andamento das votações e demais solicitações de uso da tribuna e comunicações parlamentares.

O benefício da nova tecnologia é que os parlamentares vão passar a ter na palma da mão todo o processo de atuação interna, que se refere as Reuniões Ordinárias e Extraordinárias. “Essa implantação é importante para viabilizar os processos que são necessários para realização das sessões, o sistema é eficiente e objetivo, e dará aos vereadores a liberdade e praticidade de acompanhar em tempo real. São mudanças que auxiliam diretamente na atuação de cada parlamentar e modernizam a casa do povo, sendo a primeira das capitais da região Norte a ter esse sistema todo digital”, declarou o presidente Marcelo Dias.

Paralelamente, a sociedade por meio da consulta pública, poderá ter acesso ao portifólio do vereador e acompanhar integralmente todos os trabalhos por ele produzido. A plataforma será disponibilizada para download nos sistemas IOS e Android.

Texto: Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Crus/ Rosivaldo Nascimento