Vereadores aprovam Projeto de Dudu Tavares que cria Dia Municipal do Marabaixo

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 18/06/2021 19h15, última modificação 18/06/2021 19h15

propositura ainda eleva o Marabaixo, e sua manifestação artístico-cultural, à condição de patrimônio cultural imaterial do Município de Macapá.

Foi aprovado por unanimidade no Legislativo Municipal o Projeto de Lei (PL) de autoria do vereador Dudu Tavares (PDT) que cria o Dia Municipal do Marabaixo, em 16 de junho, e ainda, eleva o Marabaixo, e sua manifestação artístico-cultural, à condição de patrimônio cultural imaterial do Município de Macapá. O PL, que agora, segue para sanção do prefeito Antônio Furlan, foi votado, durante a 29ª reunião ordinária desta quinta-feira, 17.
O parlamentar destacou que a aprovação da matéria valoriza e protege as comunidades tradicionais, mulheres e homens que vestem colorido e com o sorriso no rosto mantém viva a cultura ancestral de um povo que fez e ainda faz muito para Macapá.
“Trata-se do reconhecimento dessa cultura secular, das saias rodadas, da gengibirra, do sorriso solto e da alegria que o nosso povo transmite quando dança em reverência a Deus e ao Divino Espirito Santo para mostrar a nossa fé. Agora Macapá tem um dia para reverenciar a mais autentica manifestação cultural do nosso município e do nosso estado”, destacou Dudu Tavares.
De acordo com o texto do projeto, para aplicar a lei, caberá a Prefeitura de Macapá fomentar e apoiar as manifestações culturais do Marabaixo, incluindo no calendário Municipal de eventos do município e dar prioridade na celebração de convênios e aporte de recursos. Além disso, a prefeitura deverá promover e proteger as características atuais da manifestação cultural para impedir censuras que tragam perda da essência natural da tradição.

Ascom/Dudu Tavares