Vereadores aprovam PL que transforma a Associação dos Ostomizados em instituição de Utilidade Pública

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 07/12/2023 17h31, última modificação 07/12/2023 17h31

A Câmara Municipal de Macapá aprovou Projeto de Lei do vereador Nelson Souza (PSD) que torna a Associação dos Ostomizados do Amapá (AOAP), uma instituição de utilidade pública. A votação se deu durante a 68ª Sessão Ordinária da Casa desta quinta-feira, 7 de dezembro.

Autonomia - Segundo o parlamentar, a medida vai ampliar as ações da associação e permitir entre outras coisas, o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas nas esferas municipal, estadual e federal. “O título de Utilidade Pública favorece muito a qualquer instituição que se propõe a atuar no campo social, desportivo ou educacional. Neste caso especifico, a Associação dos Ostomizados do Amapá tem um papel crucial no acolhimento e apoio aos pacientes com ostomia”, completou o parlamentar.

Atuante - Nelson Souza ressaltou que a Associação dos Ostomizados do Amapá tem atuado de maneira incisiva com o objetivo de garantir o mínimo de assistência, acolhimento e melhoria da qualidade de vida destes pacientes – que muitas das vezes enfrentam muitas dificuldades, inclusive são vítimas de preconceitos - pelo uso temporário ou permanente de bolsas de colostomia. “O nosso próprio mandato tem levantado sistematicamente essa bandeira de apoio aos ostomizados. Agradeço também ao senador Lucas Barreto que tem apoiado de maneira significativa os ostomizados*, destacou o vereador.

O PL recém-aprovado segue agora para a sanção do prefeito Antônio Furlam (Podemos) para então ser transformado em lei.

Texto: Ascom/Nelson Souza
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento