Vereadores aprovam inclusão de novos profissionais na lista de prioridades da vacina contra a COVID-19

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 14/04/2021 00h22, última modificação 14/04/2021 00h22

Os vereadores de Macapá aprovaram por unanimidade Projeto de Lei do Executivo Municipal, instituindo o Fundo Solidário de Vacinação Tucuju, visando a compra de vacinas para combater a pandemia da COVID-19. O PL foi debatido e aprovado em plenário virtual durante a 10ª sessão virtual da Câmara Municipal de Macapá desta terça-feira, 13 de abril.

Inclusão - Na pauta, os vereadores defenderam ainda a inclusão de novas categorias profissionais que estão atuando na linha de frente no combate ao vírus para serem vacinados com prioridade. “Existem outras categorias expostas aos riscos da doença que também devem ser incluídos na lista de prioridades para vacinação contra a COVID-19”, destacou o vereador Marcelo Dias (Solidariedade), que presidiu a sessão.

Segundo os parlamentares, entre os profissionais expostos na linha de frente destacam-se: jornalistas, oficiais de justiça, guardas municipais, conselheiros tutelares, entre outros. A mesma prioridade também foi defendida para as pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

Proposituras – Durante a sessão, foram aprovados 58 requerimentos e quatro indicações carimbadas pelos vereadores: Cláudio Góes (DEM), João Mendonça (PL), Adrianna Ramos (PSC), Gabriel Andrade (DEM), Janete Capiberibe (PSB), Carlos Murilo (PSL), André Lima (Rede), Luany Favacho (Pros), Nelson Souza (PSD), Edinoelson Careca (Pros), Marcelo Dias, Dudu Tavares (PDT), Alexandre Azevedo (PP), Maraína Martins (Podemos), Paulo Nery (Cidadania), Zeca Abdon (PP), Claudiomar Rosa (Avante) e Gian do Nae (MDB).

Adoção - Outro assunto debatido na sessão foi o processo de adoção. O tema foi explanado pela professora Maria do Socorro da Silva Costa, vice-presidente da Sociedade Amapaense de Apoio a Adoção (SAAD). Ela usou a tribuna virtual da CMM a convite da vereadora Janete Capiberibe (PSB).
A explanação do assunto foi bastante envolvente. Vários vereadores fizeram intervenções, contribuindo com o debate e se colocando em defesa da causa.

Secom/Secom
Fotos: Rosivaldo Nascimento/Jaciguara Cruz