Vereadora Patriciana Guimarães e Câmara de Vereadores de Macapá recepcionam o lançamento da campanha nacional Acolha a Vida

por adrianaramos — publicado 19/09/2019 13h24, última modificação 19/09/2019 13h24

O Município de Macapá recebeu nesta quarta-feira, 18, o lançamento da campanha nacional Acolha a Vida, voltada à prevenção do suicídio e à automutilação, promovida pelo Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O evento, sediado no plenário da Câmara Municipal de Macapá (CMM), contou com a participação de presidentes de Organizações Não Governamentais (ONG,s), e instituições públicas. A secretária nacional da família, Ângela Vidal Gandra da Silva Martins, participou do evento, a convite da vereadora Patriciana Guimarães (Sem partido), organizadora e realizadora do evento.

O presidente da CMM, vereador Marcelo Dias (PPS), participou da programação. Ele defendeu a realização de campanhas permanentes e de políticas públicas mais efetivas nas ações de valorização da vida. “A Câmara Municipal de Macapá está à disposição para debates e construção de ideias que possam ajudar na redução dos índices assustadores de suicídio em nossa capital”.

VALORIZAÇÃO- Segundo Ângela Vidal Gandra Martins, a questão não é só combater o suicídio. É investir na valorização da vida, no resgate dos valores familiares e morais. “O mundo precisa de amor, solidariedade, zelo com o próximo. O acolhimento às pessoas, especialmente aos adolescentes e jovens, é fundamental para fortalecer os laços familiares. A sociedade, a escola, os grupos sociais são importantes. O essencial é ter uma família estruturada. Isso refletirá positivamente para os filhos”, argumenta a secretária nacional da família.

ÍNDICES- A vereadora Patriciana Guimarães, protagonista do evento, reforça o argumento de Ângela Vidal Gandra Martins, ressaltando que nos últimos cinco anos, o índice de suicídio no Amapá aumentou cerca de 308%. “Este ano, a cada mês os números são temerosos. Isso é muito preocupante e enquanto representantes do legislativo municipal, não podemos nos calar ou nos acomodar diante dessa cruel estatística”, declarou a vereadora.

O evento prossegue à tarde com a palestra do psiquiatra Humberto Corrêa, professor da UFMG e presidente da Associação Brasileira de Estudos e Prevenção do Suicídio (ABEPS), que irá ministrar o curso: Identificando fatores de risco para o suicídio e estratégias de prevenção.

Participaram ainda do evento representantes do Ministério Publico Estadual, Polícia Militar, Guarda Civil Municipal, Tribunal de Justiça do Amapá, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Saúde, Marinha do Brasil, entre outras instituições públicas e privadas.

Texto: Edi Wilson Silva.
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento