Vereadora Margleide Alfaia se posiciona contra a criação da Reserva Extrativista Marinha no Bailique

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 24/04/2025 14h06, última modificação 24/04/2025 14h06

Durante a 20ª Reunião Ordinária, realizada nesta quinta-feira, 24, na Câmara Municipal de Macapá (CMM), a vereadora Margleide Alfaia (PDT) manifestou-se contrária à criação da Reserva Extrativista Marinha no Arquipélago do Bailique. A parlamentar também votou favoravelmente ao Projeto de Decreto Legislativo que altera o local da audiência pública que seria realizada na região.

O projeto, de autoria da Mesa Diretora da Casa, propõe a transferência da audiência pública — inicialmente prevista para o dia 3 de maio no Bailique, organizada por uma ONG e um instituto federal — para o plenário da Câmara Municipal de Macapá.

Vice-presidente da Mesa Diretora, Margleide Alfaia esclareceu que não é contra a preservação ambiental, mas defende que decisões com grande impacto devem ser tomadas com transparência e participação efetiva da população local.

“Não podemos aceitar que decisões que afetam diretamente nossa economia e nossa soberania energética sejam tomadas à distância, sem ouvir quem vive aqui. A defesa do meio ambiente precisa caminhar lado a lado com o desenvolvimento. Não se faz justiça social sem progresso. Por isso, reitero: sou contrária à criação dessa reserva da forma como está sendo proposta. Exigimos diálogo, respeito e equilíbrio entre proteção ambiental e desenvolvimento econômico”, afirmou a vereadora.