Vereadora Maraína Martins traz defensora para falar dos direitos da mulher

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 04/04/2023 17h23, última modificação 04/04/2023 17h23

A convite da vereadora Maraína Martins (PL), a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá recebeu na quinta-feira, 30 de março, Elena de Almeida Rocha, defensora pública do Amapá. Ela destacou as ações da Defenap em defesa dos direitos da mulher.

Segundo a defensora, a atuação da Defenap na defesa e promoção dos direitos da mulher é permanente, visto que a instituições têm sempre uma demanda exaustiva de mulheres em busca de atendimento e de orientação.

Núcleo - Elena de Almeida explicou que no aspecto dos direitos da mulher vítima de violência de gênero, a Defenap dispõe de um Núcleo de Proteção dos Direitos da Mulher, que atende mulheres vítimas de todos os tipos de violência. “O nosso atendimento independe da condição financeira da vítima. Esse tem sido o papel da Defenap, cujos serviços disponibilizados a população são amplos e direcionados a todas as camadas da sociedade, porém nossa maior clientela é a população mais vulnerável”, destacou.

Machismo - A defensora destacou ainda que, em que pese os avanços em defesa dos direitos da mulher, o machismo estrutural ainda é muito evidente na sociedade brasileira, um obstáculo que deve ser combatido todos os dias.

Ressonância - Maraína Martins salientou que a presença da defensora Elena de Almeida Rocha na Tribuna da Câmara de Vereadores, amplia a ressonância da luta de todos no combate à violência contra a mulher e principalmente na garantia dos direitos femininos.

“Essa articulação entre as instituições das esferas municipal, estadual ou federal é fundamental para que suas ações e medidas sejam evidenciadas para que os serviços disponíveis cheguem a quem de fato precisa”. Ela destacou que a CMM, por meio da Comissão de Defesa dos Diretos da Mulher (CDDM), da qual é presidente e da Procuradoria Especial da Mulher da CMM, tem dado celeridade, ressonância e prioridade as pautas que tratam dos direitos da mulher.

Convite - Maraína reforçou o convite da Defenap para Mutirão Itinerante, que vai acontecer no dia 1º de abril, bairro Infraero, das 8 às 13 horas.

Ascom/Maraína Martins
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento