Vereadora Maraína Martins suscita debate sobre a prevenção do câncer de colo uterino

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 15/03/2023 11h51, última modificação 15/03/2023 11h51

“Em Macapá, o câncer do colo do útero é o mais prevalente entre as mulheres”. A declaração é de Larissa Penha Moraes, diretora do Departamento de Ciclos de Vida, da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa). Ela usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá nesta quinta-feira, 9 de março, durante a 9ª Sessão Ordinária, para conscientizar as mulheres da necessidade da prevenção da doença.

Lei - Larissa Moraes veio a CMM a convite da vereadora Maraína Martins (PL), autora da lei N° 2.576/2022, que instituiu o "Março Lilás" e incluiu a data no calendário oficial de eventos do município de Macapá. A convidada ressaltou que atualmente o exame de PCCU que detecta o câncer do colo uterino é ofertado em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS`s), nas áreas urbana e rural. “Ainda assim a procura pelo PCCU ainda é considerada baixa. As nossas mulheres não precisam ter medo ou vergonha de fazer o exame, cujo resultado é liberado em até 30 dias. Caso alguns desses exames apontem alguma intercorrência, o ressuado sai em 15 dias”, explicou a diretora.

Apelo - Ela também fez um apelo aos pais para que incentivem os filhos na faixa etária de 9 a 14 anos para se vacinar contra o HPV, a melhor forma de prevenção ao câncer de colo uterino. “Iremos intensificar essa campanha nas UBS`s e nas escolas, afim de que meninas e meninos nesta faixa etária sejam todos imunizados. O uso do preservativo é uma forma muito eficiente de prevenção também”, completou.

Debate - Maraína Martins reforçou o convite as mulheres. “É importante que as mulheres acessem e façam o PCCU. A prevenção salva vidas. Qualquer sintoma as nossas mulheres devem buscar os serviços nas UBS,s”, destacou a parlamentar.

Índices - Os índices em Macapá revelam que em 2019, antes da pandemia, foram realizados cerca de 15.852 mil coletas de exames de PCCU, em 2020 caiu para 4.663 mil coletas, em 2021 foram 6.987 exames e em 2022 subiu para 12.186 coletas de PCCU.

Texto: SECOM/CMM.
Fotos: Jaciguara Cruz/ Rosivaldo Nascimento.