Vereadora Maraína Martins provoca debate na CMM sobre o Alzheimer no Amapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 01/04/2022 01h00, última modificação 01/04/2022 01h00

A convite da vereadora Maraína Martins (Podemos), a médica-geriatra Thayla Picanço, usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá para alertar a sociedade amapaense, a respeito do Alzheimer, cujo índice da doença no estado é elevado. O debate ocorreu nesta quinta-feira, 31 de março durante a 8ِª Sessão Ordinária da Casa.

Acolhimento - Na oportunidade, a geriatra ressaltou que o Amapá precisa adotar políticas públicas eficientes capazes de atender e acolher com dignidade pessoas com diagnóstico de Alzheimer. A médica é das percussoras na luta pela implantação definitiva da Associação Brasileira de Alzheimer (ABRAz), regional Amapá. Thayla Picanço também é Professora do curso de Medicina e Diretora-Cientifica da ABRAz.

Ela alerta que, hoje, no mundo, existem cerca de 50 milhões de pessoas com diagnóstico de Alzheimer, número que deve atingir 150 milhões de pessoas até 2050. “A cada três segundos um novo caso de Alzheimer é diagnosticado”, completa a geriatra.

Referência - Tanto Maraína Martins, quanto Thayla Picanço defendem a implantação urgente de uma unidade de referência de atendimento e acolhimento à pessoa com diagnóstico de Alzheimer na capital. “A sociedade toda está discutindo a respeito do Alzheimer, a mídia nacional também debate o tema. Então, não podemos nos eximir desta discussão”, pontou a vereadora.

Alerta – A parlamentar ressalta que debater o tema serve como alerta para toda a sociedade, visto que as estatísticas apontam a evolução da doença. “A infraestrutura de saúde precisa acompanhar esta evolução e a saúde pública do Amapá precisa reforçar as ações e as políticas públicas nas redes básicas de saúde e unidades estaduais para melhor acolher o paciente com Alzheimer”, finalizou a vereadora.

Ascom/Maraína Martins
Foto: Rosivaldo Nascimento