Vereadora Luany Favacho promove debate sobre empreendedorismo feminino na Câmara Municipal de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 03/12/2022 16h51, última modificação 03/12/2022 16h51

Na 53ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, a vereadora Luany Favacho (PROS), trouxe para o debate o “Empreendedorismo Feminino”, comemorado dia 19 de novembro. O tema, cada vez mais inserido no cotidiano, foi discutido pelos demais parlamentares, que frisaram a importância da mulher como protagonista no empreendedorismo.

Para abordar esse tema de grande relevância, a diretora-técnica do SEBRAE Amapá, Marciane Santo, foi convidada para usar a Tribuna, onde ressaltou que os números da mulher no empreendedorismo vêm crescendo e ganhando cada vez mais destaque, tanto no cenário mundial, quanto local.

De acordo com dados colhidos pelo SEBRAE, 30% de quem empreende no Brasil é mulher; 40% foi o crescimento do empreendedorismo feminino durante a pandemia; 10,1 milhões de empreendimentos no Brasil são liderados por mulheres e 49% dos lares são chefiadas por mulheres. Nesse sentido, “O empreendedorismo, a geração de empresas e a criação da própria renda, combate de maneira direta o desemprego na nossa capital”, ressaltou Marciane Santo.

O SEBRAE também realiza O Prêmio Sebrae Mulher de Negócios (PSMN), um concurso que busca estimular o empreendedorismo feminino a premiar histórias inspiradoras de empresas lideradas por mulheres. O prêmio é dirigido às mulheres empreendedoras, abrangendo as categorias de ‘pequenos negócios’, ‘microempreendedora individual’ e ‘produtora rural’, nas etapas: estadual, regional e nacional.

“É imprescindível trazer a este plenário, legislar, fomentar e incentivar projetos que estimulem a independência feminina, diminuindo assim, também, o ciclo da violência contra a mulher”, declarou Luany Favacho, e agradeceu às presenças da diretora do SEBRAE Marciane Santo; Rejane Reis, gestora do projeto SEBRAE Delas; Denise Nunes, gerente da unidade educação empreendedora; e do presidente do Conselho Deliberativo do SEBRAE, Iraçu Colares.

Ascom/Luany Favacho
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento