Vereadora Janete defende o uso imediato da Maternidade de Parto Normal e criação de políticas públicas para desenvolver o Banco de Leite Humano

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 02/09/2021 20h57, última modificação 02/09/2021 20h57

A vereadora Janete Capiberibe usou a tribuna da Câmara Municipal de Macapá, nesta quinta-feira (2), para reivindicar a utilização imediata do prédio da Maternidade de Parto Normal da Zona Norte, por parte do governo estadual, e que o município e o estado criem políticas públicas para melhorar a doação de leite materno, de responsabilidade do Banco de Leite.

Na terça-feira (31) a parlamentar, junto à colega vereadora Luany Favacho, visitaram a estrutura da maternidade, localizada entre os bairros São Lázaro e Renascer, para avaliar a condição do prédio, que serviu em 2020 como centro de tratamento da Covid-19, mas logo foi novamente abandonado.

Na visita, as parlamentares constataram que a unidade está pronta para receber pacientes e que falta apenas a contrapartida do Governo do Estado para que o prédio comece a funcionar. Além disso, após a utilização, todos os equipamentos hospitalares foram retirados.

De acordo com a vereadora Janete, a maternidade, construída no governo do ex-governador Camilo Capiberibe (PSB), tem a capacidade de realizar até 600 partos por mês, resultando na média de 20 partos diários.

“Nós, da Comissão e Procuradoria Especial das Mulheres desta Casa, realizaremos uma agenda com o Ministério Público, junto ao Governo do Estado do Amapá, para que haja a inauguração tão esperada, dada as condições precárias de atendimento da Maternidade Mãe Luzia”, declarou.

A vereadora também visitou o Banco de Leite Humano, da Maternidade Mãe Luzia, e durante o discurso, parabenizou a iniciativa da criação do Projeto de Lei, chamado Amor em Frasco, da vereadora Luany Favacho, que preza pelo abastecimento e disponibilização necessária do leite materno para os bebês do Amapá. Ela também ressaltou o ótimo trabalho conduzido pela equipe do Banco de Leite, visto que trabalha em condições mínimas e, mesmo assim, se supera.

Durante a sessão, Janete também teve a aprovação de importantes requerimentos, que visam melhorar a infraestrutura de ruas e sistema elétrico de vias na Zona Norte e Zona Sul, são elas: Travessa Raimundo Jassen, Conjunto América; Avenida Ely Araújo, Congós; Rua Abil e Marís, Açaí; e Avenida Pedro Peticov, Infraero I.

Ascom/Janete Capiberibe
Foto: Jaciguara Cruz