Vereadora Janete Capiberibe une Governo Federal, Estadual e Municipal em audiência sobre regularização dos quilombos de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 02/06/2023 20h30, última modificação 02/06/2023 20h30

Aconteceu nesta sexta-feira, dia 2 de junho, audiência pública que discutiu a situação atual dos territórios quilombolas do Amapá, e de Macapá.

O principal objetivo do evento foi discutir qual a situação atual de cada comunidade que precisa ser titulada para garantir seu direito secular à terra e o acesso às políticas públicas do Estado.

A vereadora Janete Capiberibe falou do seu compromisso como parlamentar e ativista desta causa social tão importante.

“Destinamos R$ 1 milhão em recursos para o INCRA AMAPÁ classificar, elaborar estudos antropológicos e demarcar inúmeras comunidades quilombolas de Macapá, Santana, Itaubal e Mazagão. Desse feito, conseguimos avançar em 26 terras. Ainda assim, há muito o que se fazer.”, relatou a parlamentar durante a audiência.

O Amapá conta com apenas 6 territórios quilombolas que possuem seu processo concluído de fato: Curiaú, Mel da Pedreira, Conceição do Macacoari, Rosa, São José do Mata Fome e Raimundo do Pirativa.

O evento foi organizado pelo gabinete da vereadora Janete Capiberibe e contou com a presença do diretor executivo da ANATER, Camilo Capiberibe; o secretário municipal de direitos humanos Raimundo Azevedo; Marcus Lima do Amapá Terras; Aluizo Carvalho do Improir; Matheus Francisco do INCRA e Nubia Souza do CONAQ AP.

Além de representantes de inúmeras comunidades que usaram seu momento de fala para discorrer suas principais mudanças, dentre elas a Lagoa dos Índios do Arco da Ressaca, Comunidade Vila Velha do Cassiporé e Cunani (Oiapoque);Quilombo do pescado; São Pedro dos bois;Campina Grande; Assentamento Maracá (Mazagão); Igarapé do Palha, Quilombo tradicional do Mazagão Velho; Ressaca da Pedreira e São José do Mata fome.

Gabinete da vereadora Janete Capiberibe (PSB-AP)