Vereadora Janete Capiberibe relembra os 50 anos do golpe militar no Chile

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 19/09/2023 17h00, última modificação 19/09/2023 17h00

Na 48ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, a vereadora Janete Capiberibe (PSB-AP) utilizou a Tribuna como um gesto de respeito e gratidão ao povo e governo chileno pelo país ter acolhido sua família e milhares brasileiros exilados da ditadura militar brasileira.

A parlamentar enfatizou o governo de Salvador Allende como uma gestão generosa e democrática, e o terror que interrompeu a esperança de viver em paz e com liberdade. “Tudo isso foi desfeito há 50 anos, no dia 11 de setembro de 1973. Capi estava prestes a pegar nossos documentos de permanência no Chile, quando na manhã pela Rádio Portales, descobrimos que militares bombardearam o Palácio La Moneda, a comando do general Augusto Pinochet”, discursou Janete.

50 anos depois, Janete Capiberibe junto de sua família João Capiberibe, filhos Artionka, Camilo e Luciana, além de seus netos Antônio, Thomaz, Cloé e Júlia; retornaram aquele país para agradecer e relembrar a história através de suas próprias memórias, principalmente o respeito por aqueles que se foram lutando.

“Jane Vanini, Luiz Carlos, Nelson de Souza, Nilton da Silva, Túlio Cardoso e Wâbanio José, 6 militantes que foram ali mortos no golpe militar. Hoje seus nomes, nestes 50 anos de golpe, foram gravados em placa em frente a embaixada do Brasil, como um gesto de memória e respeito a esses cidadãos desaparecidos e a seus familiares que estiveram agora em 2023 ali presente”, homenagepu a vereadora.

É importante também lembrar a participação e o apoio de militares brasileiros no golpe do Chile e que esse mês de setembro de 2023 dos 50 anos do golpe, foi reconhecido pelo governo Lula, junto com um pedido de desculpas ao povo chileno. O governo federal brasileiro teve forte representação com o ministro dos Direitos Humanos, Silvio Almeida, o ministro da Justiça, Flávio Dino e o embaixador do Brasi, Paulo Roberto.

Com forte emoção, a vereadora reafirma sua luta de 50 anos até hoje “Ditadura nunca mais! Nem no Brasil, nem no Chile, nem na América Latina, nem no mundo!”

Ascom/Janete Capiberibe
Fotos: Jaciguara Cruz