Vereadora Janete Capiberibe promove debate sobre tratamento de resíduos sólidos em Macapá e problemas enfrentados pelas comunidades do interior

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 27/10/2021 19h26, última modificação 27/10/2021 19h26

Na Sessão Ordinária desta terça-feira, 26 de outubro, da Câmara Municipal de Macapá, atendendo convite da vereadora Janete Capiberibe (PSB), Marília de Nazaré, voluntária do Movimento Lixo Zero Amapá, usou a Tribuna para levar ao conhecimento dos parlamentares e da sociedade civil as ações realizadas no Estado. O movimento é vinculado ao Lixo Zero Brasil.

O intuito é discutir e impactar positivamente a forma como as cidades se relacionam com os resíduos sólidos. A Casa de Leis concordou em realizar uma Audiência Pública para tratar sobre o assunto com mais profundidade, e apresentar soluções à problemática em Macapá.

Na mesma Sessão, a vereadora Janete debateu a situação do arquipélago do Bailique. Em julho de 2021, a parlamentar visitou à região para fazer o levantamento das solicitações das comunidades que ali vivem, e falar sobre as emendas que já foram ou serão aplicadas na região. Janete disse ter destinado emenda no valor de R$ 492 mil para a construção de passarelas na Comunidade do Carneiro, além de outras emendas.

A campanha do SOS Bailique teve início com a atuação do mandato da vereadora Janete, ainda na viagem realizada em julho, quando ela apresentou ao prefeito Antônio Furlan (Cidadania), a situação precária em que vivem as comunidades que sofrem com a salinização da água, efeito acarretado pelo fenômeno das terras caídas que faz com que o oceano avance rio adentro.

Janete ainda falou sobre a visita que seu mandato realizou às comunidades da região do Torrão do Matapi. Na comunidade da Campina Grande, a população apresentou à parlamentar a necessidade da reforma e ampliação da escola municipal que, atualmente, está com a estrutura comprometida, pois a própria comunidade teve que construir mais salas de aula. “Os alunos estão assistindo aulas entre séries mistas, o que dificulta o processo de ensino-aprendizagem. A escola também está sem pedagoga, servente e merendeira, sendo que a própria diretora precisa desempenhar algumas dessas funções. Os moradores também apresentaram queixas em relação ao transporte das crianças para a escola”, denunciou

Segundo a vereadora, as unidades de saúde foram fechadas ainda na gestão do ex-prefeito Clécio Luiz, e as comunidades precisam ser atendidas com urgência.

Sobre a questão do transporte público, os moradores solicitaram que a linha que faz rota na região aumente seu percurso até o Torrão, atendendo assim mais moradores.

Todas essas demandas foram apresentadas na CMM, com reforço de atenção ao vereador Ednoelson Careca (PROS), líder do governo na Casa. O parlamentar parabenizou a atuação de Janete pelas comunidades rurais de Macapá.

Ascom/Janete Capiberibe