Vereadora Janete Capiberibe faz balanço das atividades parlamentares durante a semana

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 04/03/2022 12h28, última modificação 04/03/2022 12h28

Na sessão presencial na Câmara Municipal de Macapá desta quinta-feira, 3 de março de 2022, entre diversos assuntos abordados por parlamentares, a vereadora Janete Capiberibe (PSB) destacou a aprovação do requerimento onde solicita o uso da Tribuna da CMM pela professora Piedade Lino Videira, graduada em Educação Artística com habilitação em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Amapá – UNIFAP -, psicopedagoga pela Faculdade de Macapá – FAMA -, mestre e doutora em Educação Brasileira pelo Programa de Pós-graduação Stricto Sensu da Faculdade de Educação – FACED - da Universidade Federal do Ceará.

A parlamentar justificou que a solicitação se deve a brilhante atuação de Piedade Videira, como professora-adjunta da UNIFAP. A professora vai discorrer sobre a importância do livro Marabaixo, Dança Afrodescendente: significando a identidade Étnica do Negro Amapaense, de sua autoria, que é de fundamental relevância para o conhecimento da população, uma vez que relata o valor dos afrodescendentes na história cultural do povo amapaense.

Janete Capiberibe informou, ainda, ida ao gabinete do prefeito Antônio Furlan (Cidadania), juntamente com o deputado federal Camilo Capiberibe (PSB), na tarde desta quinta-feira, para participar da cerimônia de assinatura da Ordem de Serviço para a construção da passarela do Igarapé no Bailique, uma emenda da parlamentar de 2019, no valor de R$ 490 mil reais. Ela ressaltou que somente agora será efetivada a construção desta obra que é considerada de extrema importância para a comunidade.

A vereadora também levou ao conhecimento da Casa que o Sr. Carlos Marques, ex-taxista, conhecido popularmente como Galilhão, está aguardando por uma prótese desde outubro do ano passado. Segundo Galilhão, o Centro de Reabilitação do Amapá – CREAP -, informou que o Estado encerrou contrato com a empresa em agosto de 2021 e desde então não realizam mais entregas dos aparelhos para os portadores de necessidades especiais, o que tem afetado consideravelmente essa parcela da sociedade que carecem desses equipamentos.

Janete Capiberibe falou sobre a luta da participação das mulheres na política. É de conhecimento que no cenário político às mulheres têm pouco espaço, sendo a maioria dos cargos ocupados pelos homens. Ela aproveitou para anunciar a pré-candidatura pelo Partido Socialista Brasileiro ao governo do Amapá em 2022 de uma mulher negra, Piedade Videira, que leva a luta das mulheres, principalmente das afrodescendentes nas mais diversas áreas. E, encerrou o discurso, saudando a todas as mulheres pelo dia 8 de março.

Ascom/Janete Capiberibe
Foto: Rosivaldo Nascomento