Vereadora Adrianna Ramos promove audiência pública para discutir o desenvolvimento de Macapá
A Audiência Pública ‘Discutindo a Cidade: A executoriedade do Plano Diretor e os desafios da modernização das cidades observando os impactos regionais’ ocorreu no plenário da Câmara Municipal de Macapá, na manhã desta sexta-feira, 7. A escuta promovida pela vereadora Adrianna Ramos (PP) teve como objetivo ouvir especialistas e demais autoridades no segmento da arquitetura para promover a atualização do Plano Diretor , a fim de adequá-lo à realidade atual.
Compuseram o dispositivo a vereadora Adrianna Ramos; o deputado estadual Jesus Pontes; o promotor de justiça André Luiz Dias Araújo; o representante do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil Welton Barreiros Alvino; a presidente CAU/AP Ana Corina Palheta; Romaro Antônio Silva, reitor do Instituto Federal do Amapá; e o vereador Zeca Abddon.
Durante a solenidade, entre os que fizeram o uso da Tribuna, se destacam os palestrantes Ronaldo Pessoa do Rego Carvalho, arquiteto e urbanista, Dr. Daniel Chaves, historiador e professor da Unifap; Dra. Marcelle Vilar doutoranda em Arquitetura pela Universidade de Lisboa e mestra em Arquitetura e Urbanismo com ênfase em Desempenho Ambiental e Tecnologia.
Os palestrantes esclareceram que o plano diretor é um instrumento básico da política de desenvolvimento urbano de um município, que orienta o crescimento e a organização do espaço urbano, visando garantir o uso sustentável do território, inclusão social, entre outros benefícios. A importância do uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) que promovem melhor eficiência nos âmbitos ambientais e culturais também foi salientada, e por fim, os malefícios da verticalização sem o devido planejamento, que entre outros transtornos, pode causar zonas de calor e bloquear o resfriamento natural advindo da Orla de Macapá também foram citados.
Texto: Ascom/ Wallace Fonseca
Fotos: Deco de França