Vereador Paulo Nery tem PL aprovado que cria programa de doação de cabelos à pessoas com câncer

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 03/10/2023 19h03, última modificação 03/10/2023 19h03

O vereador Paulo Nery (Cidadania) conseguiu a aprovação, por unanimidade, de Projeto de Lei, de sua autoria, que cria o Programa Municipal de Incentivo à doação de cabelos destinados à pessoas em tratamento de câncer ou vítimas de escalpelamento. A matéria foi votada na Câmara Municipal de Macapá, na 52ª Sessão Ordinária desta terça-feira, 3 de outubro.

Autoestima - Segundo o parlamentar, o PL tem caráter preventivo com base nos elevados índices de pessoas com diagnostico de cânceres no Amapá, principalmente na capital, e de pacientes vítimas de escalpelamento. “A proposta é contribuir para melhorar a autoestima desses pacientes, visto que essas doenças muitas vezes abalam completamente o psicológico de quem passa pelos tratamentos”, destacou o vereador.

Proposta - O PL prevê ainda a sensibilização das pessoas em relação à doação de cabelos para que Organizações Não Governamentais (ONG,s) e demais entidades representativas, sem fins lucrativos, passem a produzir perucas destinadas à pessoas carentes ou de baixa renda que estejam em tratamento contra o câncer. A matéria também busca a solidariedade com o próximo, enaltecendo a importância de um gesto altruísta em meio à dor provocada pela perda dos cabelos por conta do câncer ou do escalpelamentos, e recuperação da autoestima destas pessoas.

De acordo com o PL, as perucas oriundas deste programa podem, inclusive, ser destinadas à rede de hospitais especializada em tratamento de câncer, em Macapá.

Sanção - O Projeto de Lei recém-aprovado ainda depende da sanção do prefeito da capital Antônio Furlan para ser transformado em lei municipal.

Texto: ASCOM/Vereador Paulo Nery
Fotos: Jaciguara Cruz.