Vereador Nelson Souza realiza audiência pública para incentivar a democratização da leitura

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 03/12/2022 16h55, última modificação 03/12/2022 16h55

A Câmara Municipal de Macapá sediou nesta sexta-feira, 2 de dezembro, audiência pública para debater a democratização do acesso a leitura e a expansão das bibliotecas comunitárias. A reunião foi presidida pelo vereador Nelson Souza (PSD), com apoio do Segmento Livro Literatura.

Tema - Na pauta o tema: Bibliotecas – Equipamentos em Espaços de Cultura, Rumos no Sistema Municipal de Cultura e Plano Municipal do Livro Leitura e Bibliotecas (PMLLB), cuja lei de incentivo a estas questões já estão bem avançadas em outras cidades. A proposta foi provocar uma ampla discussão acerca da retomada das políticas públicas municipais voltadas para o incentivo a leitura, literatura e expansão das bibliotecas. A reabertura da Biblioteca Pública Municipal também esteve no centro dos debates.

Positiva - “A audiência pública foi produtiva e norteou a todos nós na elaboração de um Plano Municipal do Livro Literatura e Bibliotecas com o foco no fortalecendo da cultura, a partir da oferta de atrativos e atividades que possam aquecer a economia do livro e levar a leitura e as bibliotecas onde for preciso”, destacou o vereador Nelson Souza. O parlamentar ressaltou que a troca de experiência durante a audiência pública serviu para acelerar a elaboração de propostas com o objetivo de fomentar a literatura e a leitura na cidade, inclusive de se fazer cumprir o que preconiza as leis federais, estaduais e municipais que tratam dos temas.

Consenso – O vereador Nelson Souza entende que o foco da audiência púbica foi alcançado que era de “ouvir os atores envolvidos nessa questão, conhecer os anseios deles diante da nossa realidade literária e propor, por meio de consenso, encaminhamentos que promovam a retomada imediata das políticas públicas de incentivo a leitura. O nosso mandato irá se apropriar ao máximo de informações e na medida do possível propor a elaboração de leis que possam aquecer a economia do livro e aumentar o consumo do livro”, desatacou o parlamentar.

Opinião - A escritora Ângela de Carvalho, que participa ativamente do movimento literário no Amapá, se entusiasmou com o debate. Ela é uma entre tantos artistas literários que buscam respostas a respeito do motivo do fechamento da Biblioteca Municipal. Ângela de Carvalho tem vasta experiencia no incentivo à leitura com enfoques nas políticas públicas da leitura e literatura voltadas para o público infantil e juvenil e sustentabilidade, dentre outras temáticas voltadas para a proteção dos direitos da criança.

O secretário municipal de Educação Rodrigo Gomes ressaltou que a Semed está disposta a apoiar toda qualquer iniciativa que venha impulsionar a literatura e anunciou ainda que o município pretende aplicar a lei federal que trata da universalização das bibliotecas nas escolas públicas.

A mesa foi composta por Leididaiana Araújo e Silva, bibliotecária do Ministério Público do Amapá; Rita de Cássia Viana de Almeida, presidente do Conselho Regional de Biblioteconomia - CRB2 - Amapá, Pará e Tocantins -, Ângela Maria Oliveira de Carvalho, coordenadora do ANGELITA - Projeto Encontrar, Contar e Encantar; Paulo Tarso Barros, presidente da Associação dos Escritores; Rodrigo Souza Gomes, secretário municipal de Educação; e Izam Paixão, coordenador da CUFA no Amapá. Participaram ainda do debate poetas, escritores, bibliotecários, professores, ativistas sociais, músicos, contadores de histórias e defensores da literatura e da cultura amapaense.

Secom/CMM
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento