Vereador Nelson Souza questiona a ausência da secretária Sandra Casemiro na Escola Bosque do Bailique

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 04/04/2023 17h22, última modificação 04/04/2023 17h22

Moradores do arquipélago Bailique, distrito distante de Macapá cerca de 12 horas de barco pelo rio Amazonas, cobram explicações da atual secretária de estado da Educação, Sandra Maria Martins Cardoso Casemiro, por não ter visitado a Escola Bosque Amapá. A gestora cumpriu agenda oficial de dois no Bailique, mas não arrumou tempo para ver a realidade em que a escola se encontra.

Tribuna - O vereador de Macapá Nelson Souza (PSD) usou a Tribuna da Câmara Municipal na quinta-feira, 30 de março, durante Sessão Extraordinária e reverberou o assunto. O parlamentar leu Ipsis litteris uma postagem feita na página oficial da Escola Bosque que revela a indignação e a revolta de professores, alunos e colaboradores da instituição de ensino com a atitude da gestora estadual da Educação.

Acompanhe a integra da postagem: “No dia 09/06/1998, foi inaugurada na Vila Progresso do Arquipélago do Bailique, a Escola Bosque do Amapá-MRB. Esta inauguração se tornou um marco histórico para a população Bailiquense, já que pela falta de escolas para continuidade dos estudos, muitos pais mandavam seus filhos para Macapá, em busca de melhorias.

Durante os quase 25 anos de história desta instituição, toda vez que um secretário de estado da Educação visitou o Bailique, sempre fez visita a Escola Bosque (a maior escola do Arquipélago).

Mas desta vez foi diferente! Uma nova página foi escrita em nossa história. A secretária Sandra Casimiro, se fez presente no arquipélago por 2 dias, entretanto, não encontrou tempo em sua agenda para visitar o que restou da Escola Bosque, desencadeando um sentimento de abandono em toda a equipe escolar. É assim que nos sentimos em relação ao poder público: Abandonados. Por diversas vezes clamamos por socorro. Durante anos estamos avisando sobre a situação da Escola Bosque e nada foi feito para solucionar o problema.

Isso mesmo, o senhor Waldez Góes, hoje ministro do governo Lula, esteve à frente do governo do Amapá por 8 anos e nada fez para resolver o problema. Bem como sua secretária de educação Goreth Souza, hoje deputada federal eleita defendendo a bandeira da educação. Senhor governador Clécio Luiz. O senhor em campanha prometeu construir uma nova Escola Bosque para o povo do Bailique! Cansamos de ser enganados.
Respeitem Nossa História

Explicação- O parlamentar ressaltou que embora tenha uma relação cordial com a secretária Sandra Casemiro, ela deve sim uma explicação ao povo bailiquense, especialmente aos professores, alunos e colaboradores da Escola Bosque, que atualmente se encontra ameaçada devido o fenômeno das terras caídas que aos poucos tem destruído a escola.

“Deixar de visitar a Escola Bosque, também me fez me sentir abandonado, desguarnecido e desamparado, visto que temos uma relação quase que umbilical com o povo do Bailique”, completou o vereador, enfatizando que a secretária deve ter sim uma explicação razoável pela ausência.

Ascom/Nelson Souza