Vereador Nelson Souza fala da Lei que criou o Dia Municipal dos Ostomizados

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 31/08/2022 14h05, última modificação 31/08/2022 14h05

A Lei que criou o Dia Municipal dos Ostomizados, de autoria do vereador Nelson Souza (PSD), completa um ano de criação no próximo dia 30 de agosto. A matéria inclui a data no calendário oficial do município de Macapá.

Conscientização - Segundo o parlamentar, a proposta é ampliar, divulgar, debater e expor de maneira consciente a causa dos ostomizados, visto que muitos destes pacientes ainda padecem com o preconceito e dificuldades de toda ordem. “Esta é uma bandeira essencial de luta do nosso mandato, consistes que esta causa ainda vive na invisibilidade do poder público. Portanto, é preciso que os homens públicos assumam compromissos na construção de políticas públicas para estes pacientes”, completou o vereador.

Conquistas - Nelson Souza reforça que, em um ano, os pacientes ostomizados tiveram conquistas importantes, como por exemplo, a instituição do Dia Municipal dos Ostomizados, a liberação de emendas parlamentar pelo senador Lucas Barreto (PSD) para custear despesas com cirurgias de reversão da ostomia temporária e aquisição de bolsas para pacientes ostomizados.

Tribuna – O parlamentar reforça que, para celebrar a data, no dia 30 deste mês, a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá vai receber, Rosilete Maria Paes do Carmo, presidente da Associação dos Ostomizados do Amapá. Na oportunidade, ela vai expor aos 23 parlamentares as principais conquistas dos pacientes ostomizados e as dificuldades ainda enfrentadas devido à escassez de políticas públicas mais eficientes para este segmento.

Ascom/Nelson Souza
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento