Vereador Marcelo Dias promove debate sobre inclusão e destaca a participação da Autodefensora do Amapá pela Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down
Convidada pelo Vereador Marcelo Dias, a primeira Autodefensora do Amapá pela Federação Brasileira de Associações de Síndrome de Down (FBASD) e fotógrafa do Tribunal de Justiça do Estado do Amapá (Tjap), Leticia Lisboa, fez Uso da Tribuna para falar da luta pela busca do respeito, inclusão e os desafios da pessoa com T21 (Síndrome de Down). A participação ocorreu na manhã desta terça-feira, 18 de março, às 9h30, durante a 10ª Reunião Ordinária no Plenário Stephan Houat, da Câmara Municipal de Macapá- CMM -.
O debate sobre inclusão de pessoas com síndrome de Down na sociedade é um tema de grande relevância e que vem ganhando cada vez mais espaço nas discussões sobre diversidade e direitos humanos. Ângela Maximin, presidente da Associação Nortear Down Amapá (ANDA), cita que a síndrome de Down, uma condição genética que resulta em um desenvolvimento cognitivo e físico diferente, não define a capacidade ou o potencial de uma pessoa. “Nos últimos anos, diversas iniciativas têm sido implementadas para promover a inclusão de indivíduos com síndrome de Down em diferentes áreas, como educação, mercado de trabalho e atividades culturais. Escolas têm adotado práticas inclusivas, adaptando currículos e promovendo a convivência entre alunos com e sem deficiência”, mencinou.
Letícia Lisboa enfatiza que a conscientização sobre a síndrome de Down também tem avançado, com campanhas que buscam desmistificar preconceitos e promover uma visão mais positiva sobre a condição, emanando sua voz com pedido de respeito e não ao bullying. “A sociedade precisa continuar trabalhando para eliminar barreiras e preconceitos, garantindo que todos tenham acesso a oportunidades iguais. A inclusão não é apenas uma questão de direitos, mas também uma forma de enriquecer a convivência social, onde cada indivíduo pode contribuir com suas singularidades”
Inclusão - Marcelo Dias a parabenizou pela importante participação no Poder Legislativo Municipal, assim como, o papel da Associação Nortear Down Amapá, que realiza um trabalho de conscientização, valorização e inclusão de pessoas com Síndrome de Down. “É uma satisfação em receber todos vocês aqui, na Câmara de Vereadores. A luta pela inclusão é um esforço coletivo que envolve famílias, educadores, empregadores e a sociedade como um todo. Juntos, podemos continuar construindo um mundo mais justo e acolhedor. Parabéns, Letícia, por sua coragem, dedicação e por ser uma voz tão potente na luta pela inclusão! Seguimos juntos”, finalizou.
A Sessão legislativa contou ainda com a exposição de fotografias de 10 crianças com Síndrome de Down, celebrando a semana de conscientização da causa.
Texto: Ascom/Vereador Marcelo Dias