Vereador Marcelo Dias inaugura placa memorial em homenagem a Aluísio Júnior na Rampa do Açaí

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 17/06/2025 13h40, última modificação 17/06/2025 13h40

Em meio a fortes emoções, o vereador Marcelo Dias (PRD) inaugurou uma placa memorial em homenagem póstuma a Aluísio Luiz da Silva Júnior, jovem que perdeu a vida após um ato de bravura no Rio Amazonas, na Rampa do Açaí, em Macapá. O evento aconteceu no sábado, 14 de junho, e contou com a presença de familiares do jovem, membros do Corpo de Bombeiros e do deputado estadual Jack JK (Solidariedade).

Marcelo Dias é autor da Lei Municipal nº 2.875/2024-PMM, que denomina oficialmente a Rampa do Açaí como “Rampa Aluísio Luiz da Silva Júnior”. Uma homenagem para eternizar a memória do jovem de 23 anos que protagonizou um gesto de coragem cujo desfecho trágico comoveu toda a cidade.

Em 18 de outubro de 2024, Aluísio lançou-se nas perigosas águas do Rio Amazonas para salvar duas pessoas que se afogavam. Graças à sua atitude altruísta e determinada, as vítimas sobreviveram. Contudo, exausto, ele não conseguiu retornar à margem com vida. Seu gesto é descrito por muitos como um ato de heroísmo.

Homenagem a um herói

A placa reconhece oficialmente o feito do jovem, destacando o sacrifício e a grandeza do seu ato. A inscrição celebra o amor ao próximo, a coragem e a compaixão demonstradas por ele ao dar a própria vida para salvar outras duas.

“Essa placa é mais que uma homenagem. É o reconhecimento de um verdadeiro herói amapaense, que nos inspira a sermos melhores uns com os outros”, afirmou Marcelo Dias.

A irmã do jovem, Dryelle Inês, disse estar muito orgulhosa do irmão pelo ato de amor e coragem. Destacou que a luta da família tem dado resultados não só com a instalação da placa memorial, mas também com a presença de equipes do Corpo de Bombeiros na Rampa do Açaí, agora prontas para atuar em emergências. “Sabemos que tudo isso aqui é por ele, Aluísio. Esse lugar sempre vai ser dele. Quando passo aqui, sempre digo: ‘E aí, meu irmão, como é que você tá?’. Sempre vou lembrar desse lugar como dele. Então, agradeço imensamente ao vereador Marcelo Dias e a toda a sua equipe, que estão sempre conosco em todos os momentos. Muito obrigada a todos”, agradeceu.

Muito emocionado, o pai, Aluísio Luiz da Silva, disse não ter palavras para expressar o sentimento. “Eu não consigo falar. Só tenho a agradecer a todo mundo, especialmente ao vereador Marcelo Dias. Quando chego aqui, a ficha cai… não tenho como dizer nada”, murmurou em prantos.

A mãe, Maria Rita, lembrou que Aluísio era um bom filho, “um filho maravilhoso que o rio levou”. “Nós tínhamos um plano: ele se formar e a gente ir embora, mas Deus tem outros planos e a gente tem que respeitar. É muito difícil pra mim. Todos os dias que acordo e não vejo meu filho… À noite ele não chega… Tudo muito difícil. Mas estou seguindo com a força de Deus, dos meus filhos, parentes e amigos, todos me dão apoio… E ao vereador Marcelo Dias, que agora mora no nosso coração por estar fazendo essa homenagem ao meu filho”, reconheceu.

O tenente do Corpo de Bombeiros afirmou que a corporação passou a atuar no local por conta da tragédia que aconteceu com Aluísio Júnior. “Ele foi um herói, conseguiu salvar duas pessoas, mas nossa atuação aqui vai além de uma homenagem à memória dele. É, acima de tudo, um alerta à sociedade sobre os perigos do rio”, destacou.

O deputado estadual Jack JK parabenizou o vereador Marcelo Dias pela bela e justa homenagem ao jovem. “Quero dizer à dona Maria Rita, ao seu Aluísio e a toda a família que isso aqui não é só uma placa memorial. Isso é um pedaço do Aluísio que está colocado aqui. Todas as vezes que vocês passarem por aqui, vão sentir a presença dele. Ele está aqui hoje entre a gente e realizou um dos maiores atos de heroísmo do Estado do Amapá. Ele é exemplo de pessoa, de ser humano e é alguém que vai cuidar dos nossos corações. Viva Aluísio Júnior!”, declarou.

Marcelo Dias recordou que, desde que tomou conhecimento do fato, ficou muito sensibilizado e emocionado. Por isso, não hesitou em criar a lei municipal que denomina a Rampa do Açaí como “Rampa Aluísio Júnior”. “É uma satisfação muito grande fazer essa homenagem a esse jovem herói. Essa é uma forma de ele ser lembrado. Ele foi exemplo para todos nós, e seu ato heroico serve também como alerta à sociedade sobre os perigos do rio, pois nem sempre vai haver um Aluísio ou um bombeiro por perto para ajudar”, finalizou.

Texto/Fotos: Ascom Ver. Marcelo Dias