Vereador Marcelo Dias homenageia senador Davi Alcolumbre com a Medalha Cidade de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 23/02/2022 13h05, última modificação 23/02/2022 13h05

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, Projeto de Decreto Legislativo nº 001/22-CMM, do vereador Marcelo Dias (Solidariedade), que concede a Medalha Cidade De Macapá ao excelentíssimo senador Davi Alcolumbre, por sua contribuição e trabalho em prol do desenvolvimento e melhoria da qualidade de vida do povo macapaense. A matéria foi apreciada na 1ª Sessão Extraordinária em ambiente virtual do ano, realizada nesta sexta-feira, 18 de fevereiro.

A honraria foi criada recentemente e é concedida pelo Poder Legislativo Municipal às pessoas físicas, entidades com personalidade jurídica legalmente constituídas, por reconhecimento do seu ato de bravura e/ou relevantes serviços prestados à comunidade macapaenses em sua área de atuação. A homenagem ao senador amapaense recebeu o apoio unanime dos demais pares da Casa que também reconhecem o trabalho de Davi.

O presidente da CMM argumenta que a homenagem ao senador Davi Alcolumbre tem o intuito de dar o devido reconhecimento por parte da Câmara Municipal de Macapá ao destacado político que não tem medido esforços em Brasília para trazer recursos para inúmeras obras em todo o Amapá, mas principalmente, em Macapá. “Por esse motivo e por ser um aliado que tem trabalhado junto com todos os políticos do Amapá, independentemente de cor partidária, deve receber o devido e merecido reconhecimento desta Casa de Leis”, destacou Marcelo Dias.

Perfil - Davi Alcolumbre nasceu em Macapá, em junho de 1977, filho de Julia Peres Alcolumbre e Samuel José Tobelem, casado com Liana Andrade e pai de Matheus Andrade Alcolumbre Tobelem.

Foi eleito pela primeira vez para um mandato em 2000, quando assumiu uma cadeira de vereador na Câmara Municipal de Macapá. Em 2002, virou deputado federal pelo Amapá e se reelegeu em 2006 e 2010.

Candidato ao Senado Federal nas eleições de 2014 foi eleito com mais de 131 mil votos. Assumiu o mandato no dia 1º de fevereiro de 2015, tornando-se o senador mais jovem do país. Foi coordenador da bancada do Amapá por duas vezes e relator setorial do Orçamento Geral da União em 2018, na área da Educação.

Foi eleito presidente da Comissão de Desenvolvimento Regional e Turismo e da Comissão de Meio Ambiente do Senado; vice-líder do governo. Representou o Senado em diversos eventos no exterior, com ativa participação nas pautas de votação mais importantes que tramitaram na Casa.

Em 2019, em uma eleição histórica, tornou-se presidente do Senado Federal e do Congresso Nacional. Atualmente, o senador é o presidente da Comissão de Justiça e Redação, uma das mais importantes do Senado Federal.

Ascom/Marcelo Dias
Fotos: Rosivaldo Nascimento