Vereador Marcelo Dias convida Presidente da ONG Salvação para destacar a importância do Abril Laranja
Mês dedicado à prevenção da crueldade contra os animais
A campanha, em âmbito municipal, promovida por meio da Lei Nº 2.457/2021 - PMM, de autoria do Vereador Marcelo Dias (PRD), visa despertar a consciência da sociedade sobre os maus-tratos a animais domésticos, silvestres e de produção, incentivando o respeito, a empatia e a denúncia de abusos. Convidamos o Presidente da ONG Salvação, Adriano Pinheiro, para Uso da Tribuna na 20ª Reunião Ordinária, que abordou assuntos como a importância das políticas públicas, a luta da defesa animal e o trabalho desenvolvido há 16 anos pela sua Organização sem fins lucrativos no Amapá.
Para o Presidente da ONG Salvação, Adriano Pinheiro, o Abril Laranja é uma oportunidade de transformar a relação da sociedade com os animais.
“Muitas vezes, o que vemos como ‘normal’ é, na verdade, uma forma de crueldade institucionalizada. Animais acorrentados, privados de cuidados básicos, usados em rinhas ou mesmo ignorados em casos de doença. A campanha convida todos a reverem comportamentos e denunciarem o que é errado”, menciona.
A crueldade contra animais é crime no Brasil. A Lei 9.605/98, conhecida como Lei de Crimes Ambientais, prevê pena de dois a cinco anos de reclusão, além de multa, para quem maltratar, ferir ou mutilar animais silvestres, domésticos ou domesticados.
Vereador Marcelo Dias, cita que a educação é um dos pilares mais importantes para prevenir a crueldade animal. “Ensinar as crianças sobre os direitos dos animais, promover a guarda responsável e valorizar a adoção são atitudes que constroem um futuro mais ético para todos os seres vivos. Respeitar os animais é também respeitar a vida”, finaliza.
Texto: Ascom/Ver. Marcelo Dias