Vereador Marcelo Dias aprova PL que cria o Programa Motos que Salvam para o Samu

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 26/05/2022 11h27, última modificação 26/05/2022 11h27

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 019/22-CMM, do vereador Marcelo Dias (Solidariedade), presidente da Casa de Leis, que Institui o Programa Motos que Salvam no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – Samu – no município de Macapá. A matéria foi votada na 20ª Sessão Ordinária, realizada nesta terça-feira, 24 de maio.

O PL consiste na implantação de veículo motocicleta - motolância - como mais um recurso de intervenção móvel disponível e integrado à frota do Samu. O objetivo é atender intervenções nos acionamentos de unidade de suporte avançado de vida – USA -, para efetuar o despacho imediato da motocicleta como forma de assegurar a chegada do socorro no menor tempo-resposta possível, preservando-se a segurança do condutor da motocicleta.

Além disso, a motolância visa atender intervenções em eventos em locais de difícil acesso a veículos de urgência (ambulâncias) em razão de características geográficas, condições da malha viária, entre tantas outras peculiaridades de cada região da cidade.

Para Marcelo Dias, a motolância antecipa o atendimento médico ao paciente, especialmente em caso de acidente de trânsito, até a chegada da ambulância. “A motocicleta chega três ou quatro vezes mais rápido ao local do sinistro do que a ambulância, proporcionando a equipe médica fazer os primeiros socorros, e, consequentemente, salvar vidas”, justificou o parlamentar.

Ascom/Marcelo Dias
Fotos: Jaciguara Cruz/Rosivaldo Nascimento