Vereador Joselyo propõe audiência pública em homenagem ao Dia do Advogado e à Família Bordalo
Na sessão desta terça-feira, 5, o vereador Joselyo É Mais Saúde (PP) apresentou o Requerimento nº 1867/25 à Câmara Municipal de Macapá, solicitando a realização de uma audiência pública no dia 11 de agosto. O evento será em comemoração ao Dia do Advogado e em homenagem à Família Bordalo, que completa 70 anos de contribuição à advocacia no Estado do Amapá.
Segundo o parlamentar, o Dia do Advogado — celebrado em 11 de agosto — faz referência à criação dos primeiros cursos jurídicos no Brasil, em 1827, e é uma oportunidade para reconhecer o papel essencial da advocacia na garantia da justiça, da cidadania e do Estado Democrático de Direito.
A homenagem à Família Bordalo se justifica por sua trajetória de sete décadas de atuação ininterrupta na área jurídica no Amapá, sendo referência na defesa dos direitos e na formação de novos profissionais. “Diante dessa relevância, é de grande importância promover um momento solene de reconhecimento e debate, valorizando a advocacia amapaense e destacando o legado dessa ilustre família”, destacou Joselyo.
Objetivos da Audiência Pública
• Celebrar o Dia do Advogado, ressaltando a importância da profissão para a sociedade;
• Homenagear a Família Bordalo pelos 70 anos de dedicação à advocacia no Amapá;
• Debater os desafios e avanços da advocacia no estado, com participação de representantes da classe jurídica;
• Reconhecer publicamente personalidades e instituições que contribuem para o fortalecimento do Direito no Amapá.
A audiência pública contará com a presença de convidados que representam diversos segmentos do sistema de Justiça e da sociedade. Entre eles, estão os membros da tradicional Família Bordalo, homenageada pelo legado de 70 anos dedicados à advocacia no Amapá; representantes da OAB/AP e suas comissões; magistrados, promotores de Justiça, defensores públicos e delegados. Também serão convidados autoridades dos poderes estadual e municipal, além de advogados, professores, estudantes de Direito, a imprensa e representantes da sociedade civil.
Texto: Ver. Joselyo
Foto: Secom CMM