Vereador Joselyo defende transparência e sugere atualização em tempo real de estoques de medicamentos em Macapá
Durante a sessão desta terça-feira (12), na Câmara Municipal de Macapá, o vereador Joselyo É Mais Saúde (PP) cobrou a implementação de um sistema atualizado em tempo real ao se pronunciar sobre o Projeto de Lei Ordinária nº 053/25, de autoria da vereadora Pastora Léia Pelaes. A proposição dispõe sobre a obrigatoriedade de divulgação quinzenal, em página eletrônica oficial na internet, da lista com os estoques atualizados de medicamentos e vacinas nas farmácias e unidades de saúde sob gestão do município.
A matéria recebeu parecer favorável da Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) e da Comissão Permanente de Saúde (CPS), sendo aprovada pelos vereadores por 19 votos.
“A vereadora Léia elaborou um projeto de grande valia para a população macapaense. Sabemos das dificuldades que a gestão pública municipal enfrenta com relação aos medicamentos e também da importância desse projeto para garantir o acesso da população aos estoques das farmácias. Percebo no projeto da vereadora Léia que ela solicita a divulgação quinzenal, mas acredito que deveria haver um sistema que fosse atualizado em tempo real, para que a população pudesse acompanhar, com maior transparência, os medicamentos disponíveis nas farmácias públicas municipais”, ressaltou Joselyo.
“Imagina um pai de família sair de casa em busca de um remédio, especialmente os vitais, e ter que ir em várias farmácias sem saber onde encontrar o medicamento e não ter acesso ao estoque. Muitos remédios são essenciais para a sobrevivência e precisam ser tomados diariamente. E hoje, nós vereadores temos que votar uma lei para obrigar a gestão municipal a ter transparência. Isso é o básico. Quero parabenizar a vereadora Pastora Léia pelo projeto”, concluiu.
Texto e foto: Secom CMM.