Vereador Gian do Nae aprova PL que cria o Programa Empresa Amiga da Saúde da Mulher em Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 05/11/2021 01h05, última modificação 05/11/2021 01h05

A Câmara Municipal de Macapá aprovou, por unanimidade, o Projeto de Lei nº 114/21-CMM, do vereador Gian do Nae (MDB), que dispõe sobre a criação do Programa Empresa Amiga da Saúde da Mulher. A votação aconteceu 30ª Sessão Ordinária, realizada nesta quinta-feira, 4 de novembro de 2021.

Pelo PL, a empresa participando do programa receberá o diploma de reconhecimento pela facilitação do procedimento do exame de mamografia para suas funcionárias. A Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) acompanhará as ações sociais das empresas que aderirem ao programa no que concerne ao número de mulheres atendidas anualmente.

A matéria estabelece, ainda, que as dez empresas que se destacarem no atendimento e apoio a suas colaboradoras, serão homenageadas com o Diploma de Empresa Amiga da Saúde da Mulher, que entregue pela Semsa, em evento organizado pela Câmara Municipal de Macapá. A comenda poderá ser divulgada em qualquer campanha publicitária das empresas agraciadas.

Na justificativa, Gian do Nae argumenta que o objetivo do Projeto de Lei é incentivar as empresas a motivarem as funcionárias a fazerem a mamografia o quanto antes, a fim de preservar a saúde das mulheres. “Sou pai de três mulheres, sou um defensor incansável dessa luta. Responsabilidade e compromisso com a nossa sociedade, devemos transformar em ações que sejam realmente capazes de modificar nossa realidade”, destacou o parlamentar.

Para o vereador, a matéria demonstra a importância da proteção da integridade física da mulher e, acima de tudo, fomenta o debate sobre o tratamento precoce do câncer de mama. O PL segue para a sanção ou verto do prefeito Antônio Furlan (Cidadania).

Ascom/Gian do Nae
Foto: Jaciguara Cruz