Vereador Edinoelson Careca promove a Campanha Novembro Azul com debate sobre a saúde do homem

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 12/11/2022 11h50, última modificação 12/11/2022 11h50

A prevenção à saúde do homem foi um dos temas debatidos nesta quinta-feira, 10 de novembro, durante a 49ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá.

A convite do vereador Edinoelson Careca (PROS), o médico urologista Nalisson Marques Pereira usou a Tribuna da Casa para destacar a importância da Campanha Novembro Azul, que trata da prevenção e combate ao câncer de próstata.

Estatística - O Instituto Nacional de Câncer (INCA) revela que 80% dos casos de cânceres de próstata diagnosticados no Amapá, se concentram na capital Macapá. Os índices apontam ainda, aumento de 30% nos casos de cânceres de próstata, comparado ao câncer de mama, no Estado.

O médico destaca que a falta de estrutura na saúde do Amapá é outro agravante que tem prejudicado o diagnóstico precoce da doença. “Hoje, enquanto médico urologista, me sente muito triste e até impotente em saber que a saúde estadual não realiza cirurgia de câncer de próstata, contribuindo significativamente para o aumento da doença”, completou o especialista.

Estatísticas apontam ainda que, atualmente, a cada oito minutos um homem é diagnosticado com câncer de próstata no Brasil e a cada 40 minutos um homem morre com a doença.

Manifestação - Durante os esclarecimentos feitos pelo médico Nalisson Marques Pereira, houve a manifestação dos vereadores Paulo Nery (Cidadania), Zeca Abdon (PP), Gian do Nae (MDB), Edinoelson Careca (PROS) e Marcelo Dias (Solidariedade), todos chamaram atenção para a necessidade dos homens realizarem os exames de prevenção ao câncer de próstata.

Secom/CMM
Fotos: Rosivaldo Nascimento