Vereador Edinoelson Careca cobra soro antiofídico para o Bailique na tribuna da CMM
O vereador Edinoelson Careca (PROS) usou a Tribuna da Câmara Municipal de Macapá, durante a 44ª Sessão Ordinária, na quinta-feira, 31 de agosto, para cobrar da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS), do governo do Amapá, soro antiofídico para as Unidades Básicas de Saúde do distrito do Bailique. Ele está preocupado com a alta incidência de acidentes com animais peçonhentos, especialmente cobras, naquela região.
O parlamentar disse estar indignado com a demora da SVS em enviar o soro para que a Secretaria Municipal de Saúde de Macapá (Semsa) possa disponibilizá-lo para a região do Bailique. “Fui informado que há dois meses a Semsa aguarda pelo envio de soro antiofídico por parte da SVS”, denunciou.
Edinoelson Careca informou que está semana um morador do Bailique foi picado por uma Jararaca e por pouco não perdeu uma das pernas. “O acidente aconteceu por volta das 9 horas da manhã e a vítima só chegou somente às 17 horas em Macapá para receber atendimento médico, correndo risco de perder a vida. Foram mais de 8 horas de viagem de barco, pois o Grupo Tático Aéreo (GTA) não pode fazer o atendimento e transporte desse paciente”, ressaltou.
Esse período do ano é a época de maior incidência desse tipo de acidente com cobra no interior da Amazônia. Todo cuidado é pouco.
Durante o pronunciamento de Careca, os vereadores Paulo Nery (Cidadania), Carlos Murilo (PP), João Mendonça (PL) e Karlyson Rebolça (PRTB), também demostraram preocupação com a problemática e cobraram providências por parte do governo do Amapá.
O presidente da Casa, vereador Marcelo Dias (Solidariedade), sugeriu que o assunto fosse levado ao conhecimento do Ministério Público do Amapá.
Texto: Secom/CMM
Foto: Jaciguara Cruz