Vereador Dudu Tavares cobra manutenção urgente na UBS Marcelo Cândia

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 24/03/2021 16h09, última modificação 24/03/2021 16h09

Diante das irregularidades estruturais constatadas na Unidade Básica da Saúde (UBS) Marcelo Cândia, no Bairro Jardim Felicidade, o vereador Dudu Tavares (PDT) cobrou da Prefeitura de Macapá, por meio de requerimento a imediata manutenção para melhorar o acolhimento e a assistência prestada aos pacientes com sintomas da covid-19. A propositura foi aprovada por unanimidade, durante sessão em ambiente virtual da Câmara Municipal de Vereadores, desta terça-feira, 23.

“Não podemos admitir que uma unidade com tamanha importância no atendimento de casos sintomáticos da covid-19 esteja nessas condições. Há necessidade urgente de intervenções para regularizar os serviços. Nossa visita foi e sempre será de interesse público para propor soluções em benefício da nossa população”, declarou o vereador.

Em visita a unidade, que é referência no atendimento a pacientes com sintomas de covid-19, o vereador conversou com usuários e servidores da casa de saúde. Na oportunidade, foi informado uma série de problemas que vão desde elétricos, falta de medicamentos e exames de raio x, até o desperdício de oxigênio – em pleno agravamento da pandemia com todo a problemática que a escassez iminente do gás medicinal tem ocasionado.

Segundo relatos, o sistema de transmissão de oxigênio está com defeito e gera vazamento e por consequência perda de dinheiro público e transtorno aos pacientes, que acabam tendo de interromper a terapia para troca ou reabastecimento dos cilindros de oxigênio a cada 2h30. Pacientes também informaram que o kit do protocolo terapêutico, distribuído pela farmácia da unidade está incompleto.

Manutenção dos Cemitérios - Outro requerimento aprovado, de autoria do vereador Dudu Tavares, foi a manutenção dos cemitérios de Macapá, que estão com acúmulo de mato e iluminação precária. Diante do cenário pandêmico, há necessidade de providências para que as famílias possam se despedir de seus entes – que acontece rapidamente devido ao protocolo sanitário – em um ambiente com estrutura adequada.

Ascom/Dudu Tavares