Vereador Dudu Barbosa aprova requerimento que solicita implantação de ciclovia no entorno da Avenida Padre Júlio

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 21/10/2021 17h37, última modificação 21/10/2021 17h37

Considerando o crescente aumento de adeptos do ciclismo e com o intuito de promover mais segurança e gerar melhor fluidez geral no trânsito, o vereador Dudu Barbosa (PL) solicitou, através de requerimento aprovado, por unanimidade, nesta terça (19), a implantação de ciclofaixa na Avenida Padre Júlio, umas das principais vias da cidade.

Além de encorajar o ciclismo, as ciclofaixas desafogam o trânsito nas cidades e reduzem a incidência de acidentes que ocorrem em função da disputa por espaço nas vias públicas.

Vale ressaltar que o desrespeito de motoristas carros e pilotos de motos com relação à demarcação da área para ciclistas é uma infração de trânsito. Estacionar o carro ou a moto em área de ciclofaixa (assim como em calçadas, canteiros centrais e jardins) é uma infração grave (R$ 195,23 e 5 pontos na carteira), conforme o Código de Trânsito Brasileiro, e tem previsão de multa e remoção do veículo. Parar na ciclofaixa também é infração grave, com multa de R$ 195,23 e 5 pontos na carteira.

Já andar com o veículo na ciclofaixa é uma infração gravíssima que equivale, por exemplo, a dirigir em calçadas ou canteiros centrais, e tem previsão de multa (R$ 293,47 com valor triplo = R$ 880,41) e 7 pontos na carteira. O fato da ciclofaixa e a via de carros estarem lado a lado impõem ainda cuidados das duas partes. Mesmo com a delimitação de espaços, há sempre a orientação para que os motoristas mantenham uma distância segura do veículo em relação à ciclofaixa.

“A implantação de ciclovias tem sido um pedido recorrente da população macapaense, em virtude dos benefícios comprovados, uma vez que garante aos ciclistas da cidade, uma opção segura para sua locomoção”, garante o autor da proposta.

A proposta será agora encaminhada a Companhia de Trânsito de Macapá - CTMAC, que irá realizar estudo de viabilidade técnica e financeira para a e execução do pleito.

Ascom/Dudu Barbosa