Vereador Claudiomar Rosa tem PL aprovado que cria o Dia Municipal do Ritmista

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 27/10/2023 18h38, última modificação 27/10/2023 18h38

A votação ocorreu na quinta-feira, 26, na Câmara de Vereadores de Macapá, durante a 58º Sessão Ordinária. O Projeto de Lei foi aprovado por unanimidade.

A matéria tem como objetivo homenagear os artistas que desempenharam e continuam desempenhando um papel fundamental na história do nosso carnaval: os ritmistas.

“Sendo o coração das escolas de samba, nada mais justo do que homenageá-los e reconhecê-los como artistas da cultura carnavalesca”, afirmou o vereador Claudiomar Rosa, autor do PL.

O Dia Municipal do Ritmista leva o nome de uma das maiores personalidades do samba e do carnaval amapaense: José Pedro da Silva Ramos. Morador ilustre do Bairro do Laguinho, Pedro Ramos é filho de Dona Zefa, ícone do nosso Marabaixo, e foi um dos fundadores da Escola de Samba Piratas Estilizados e também do primeiro grupo de pagode de Macapá, o “Bandeira do Samba”.

Nas redes sociais, familiares e amigos comemoraram a aprovação do Projeto de Lei: “Agradecer o vereador Claudiomar Rosa pela homenagem ao nosso Repique de Ouro, Pedro Ramos. Eu e minha família estamos gratos pela belíssima homenagem. Ele deve estar muito pavulagem e feliz com essa notícia”, relatou Marina Rosário, filha do homenageado.

Ao justificar a escolha do dia 18 de fevereiro para celebrar a data, Claudiomar Rosa lembra que “Pedro Ramos nasceu dia 18 de fevereiro. Uma data que está dentro do pulsar do carnaval, momento que está efervescente os bastidores, dos barracões, dos ensaios. O Pedro nasceu numa data que é a cara dele. Vamos comemorar junto com a família e com os amigos. É uma forma de prestar homenagem a ele, por toda a sua história e a todos os ritmistas que tornaram nosso carnaval uma festa inesquecível” conclui o parlamentar.

Ascom/Claudiomar Rosa
Fotos: Jaciguara Cruz/divulgação