Vereador Claudiomar Rosa aprova Projeto de Lei que garante a instalação de brinquedotecas nas unidades básicas de saúde

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 06/10/2021 11h35, última modificação 06/10/2021 11h35

Foi aprovado na manhã desta terça-feira, 5 de outubro, por unanimidade, durante a 24ª Reunião Ordinária em Ambiente Presencial da Câmara Municipal de Macapá, o Projeto de Lei nº 050/2021-CMM, de autoria do vereador Claudiomar Rosa (AVANTE), que dispõe sobre a obrigatoriedade da instalação de brinquedotecas nas unidades básicas de saúde da rede pública municipal.

Além da instalação da brinquedoteca, os serviços de atenção à saúde da rede pública municipal, que ofereçam atendimento ambulatorial ou em regime de internação, deverão manter em suas dependências, um espaço lúdico preparado para estimular a criança a brincar.

De acordo com o PL, o objetivo da implantação de brinquedotecas também gira em torno de possibilitar que a mãe ou responsável da criança tenha tranquilidade ao aguardar nos momentos que antecedem as consultas e/ou exames.

Durante a sessão, Claudiomar Rosa discorreu sobre a preocupação em humanizar ambientes hospitalares e de atendimento básico de saúde, pois, é de grande valor que nestes locais as pessoas sintam-se amparadas, especialmente o público infantil, que, muitas vezes, chegam amedrontados.

“A brinquedoteca, por sua vez, trata-se de um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos, num ambiente preparado e, especialmente, lúdico. Importante dizer também, que o mundo da brinquedoteca proporciona à criança compreensão de muitas coisas através do brincar, incentivando a interação com pessoas e ambientes, estimulando o desenvolvimento motor e psicossocial”, finalizou o vereador.

Ascom/Claudiomar Rosa
Foto: Jaciguara Cruz