Vereador Claudiomar Rosa aprova honraria que leva o nome de “Tia Biló”

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 23/03/2022 12h29, última modificação 23/03/2022 12h29

É de autoria do vereador Claudiomar Rosa (Avante) o projeto de Decreto Legislativo nº 112/2021, que dispõe sobre o nome da honraria “Mérito Personalidade Negra” que passará a ser intitulado como: “Mérito Personalidade Negra Tia Biló”.

A matéria foi aprovada na manhã desta terça-feira, 22 de março, durante a 5ª Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, contando com votos unânimes dos vereadores e vereadoras.

Benedita Guilherma Ramos, conhecida popularmente como Tia Biló, nasceu em 10 de fevereiro de 1925, no antigo Território Federal do Amapá, filha de Januária Simplícia Ramos e Julião Tomaz Ramos, o “Mestre Julião”, uma das maiores personalidades negras do Amapá, quando o assunto é Marabaixo.

E foi a partir deste legado de Julião Ramos, que Tia Biló deu continuidade às tradicionais rodas de Marabaixo nos campos do Laguinho. Mulher negra que sustentou seus filhos e netos, desenvolvendo suas funções na labuta da roça, como lavadeira, quituteira, depois se tornando funcionária pública no governo Janary Nunes.

Tia Biló, matriarca da família Ramos, assumiu a responsabilidade de salvaguardar, perpetuar e valorizar esta manifestação cultural e toda sua ritualística, a pedido de seu pai no leito de morte, onde tomou a responsabilidade de repassar aos seus filhos, netos e bisnetos.

Foi também sócia fundadora da Associação Raimundo Ladislau, entidade criada com o intuito expandir, valorizar e realizar os festejos relacionados ao Ciclo do Marabaixo, em louvor ao Divino Espírito Santo e à Santíssima Trindade.

Benedita Guilherma Ramos faleceu em 18 de setembro de 2021, aos 96 anos, deixando um silêncio nos tambores do Batuque e Marabaixo, com um imenso vazio no Bairro do Laguinho e em todo o Estado do Amapá.

“Hoje rendemos esta homenagem à Tia Biló, e é com muito orgulho que apresento este Decreto, e a partir desta aprovação, Tia Biló terá seu nome eternizado para sempre na história, na memória e no coração do povo amapaense”, disse o vereador Claudiomar Rosa.

Ascom/Claudiomar Rosa
96 99141-8420
Fotos: Gabriel Penha/Rosivaldo Nascimento