Vereador Banha Lobato tem projeto aprovado que busca melhorar a gestão de consultas e exames na rede pública de saúde de Macapá

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 15/04/2025 17h56, última modificação 15/04/2025 17h56

O vereador Banha Lobato (União Brasil) teve aprovado nesta terça-feira, 15, durante a 18ª Reunião Ordinária da Câmara Municipal de Macapá, o projeto de lei que propõe à Secretaria Municipal de Saúde a obrigatoriedade de contatar, com antecedência, pacientes que tenham consultas ou exames agendados na rede pública. O objetivo da proposta é garantir mais eficiência nos atendimentos e evitar o desperdício de horários por faltas não justificadas.

Pela nova lei, a confirmação deverá ser feita com no mínimo 24 horas de antecedência, por meio de mensagem contendo informações como: nome completo do paciente, unidade de saúde, data e horário do atendimento, nome do profissional responsável e uma opção clara para confirmação ou cancelamento.

“A ideia é simples, mas muito eficaz. Com um sistema de confirmação prévia, conseguimos otimizar o uso das agendas, reduzir o número de faltas e oferecer essas vagas a outras pessoas que estão aguardando na fila de espera”, explica Banha Lobato.

O texto também prevê que, caso não haja confirmação até 12 horas antes do horário agendado, a vaga poderá ser realocada para outro paciente. O contato será feito preferencialmente por celular (WhatsApp ou SMS) e, quando possível, por e-mail, de acordo com os dados atualizados no cadastro do paciente.

Outro ponto importante é a responsabilidade das unidades de saúde em manter o cadastro dos usuários sempre atualizado, garantindo a efetividade da comunicação.

“Esse projeto é mais uma iniciativa do nosso mandato para fortalecer a saúde pública de Macapá com ações práticas, humanas e que melhoram diretamente a vida das pessoas”, destacou o vereador.