Vereador Alexandre Azevedo tem aprovado PL que adequa sinais sonoros nas escolas da rede municipal de ensino para pessoas com TEA

por Secretaria de Comunicação CMM publicado 06/12/2023 17h56, última modificação 06/12/2023 17h56

O vereador Alexandre Azevedo (PP) teve aprovado por unanimidade na Sessão Ordinária da última terça-feira, 5, o Projeto de Lei nº 103/2023 - CMM, que estabelece a substituição de sirenes e sinais sonoros tradicionais nas escolas da rede municipal de ensino em Macapá, por sinais sonoros musicais adequados aos alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), para anunciar o início e término das aulas.

Em sua justificativa, o vereador ressalta que em muitos casos,é comum que crianças autistas apresentem hipersensibilidade auditiva, o que as torna mais suscetíveis a ser afetadas por sons do ambiente, que podem gerar sofrimento, angústia, aversão e até mesmo dor física.

O projeto visa justamente evitar experiências sonoras desconfortáveis, que afetam as relações sociais e o desempenho escolar dessas crianças.

“Por mais simbólico que esse projeto possa parecer, temos trabalhado para garantir mais conforto para as nossas crianças que frequentam a rede municipal de ensino, fazendo com que se sintam mais seguras, tranquilas e acolhidas”, ressaltou o parlamentar.

Agora o projeto segue para a sanção do prefeito de Macapá, Antônio Furlan.

Texto/Foto: Ascom/Alexandre Azevedo